Page 1

Potiguar capa:2.qxd 18/2/2011 17:34 Page 2

Parnamirim - 21 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

www.potiguarnoticias.com.br

Ano 12 - número 360 - R$ 1.50

Potiguar Notícias

Wilma: expectativa para “ressurreição” política ››

maciel gonzaga

Pág. 3

Polícia combate venda ilegal de gás de cozinha ››

MUNICÍPIOS Saúde será municipalizada em mais de 80 municípios ››

Capa

Passa e Fica: Prefeito reúne secretariado ››

Página 4

Prefeito de São Gonçalo quer recursos para cidade ›› ››

José Pinto Júnior

Em Natal, PSB de Wilma mais parece o PMDB de Henrique

›› Página 2

Agripino presidente do DEM nacional é bom para rosalbistas ››

Pág. 3

Capa

Programa Útero é Vida faz atendimentos em Arez ››

Parnamirim. Capa

Página 4 3 Página

Lembrança do sebo antes do incêndio

canindé soares

Na semana passada, um curto circuito gerou um incêndio que destruiu o Sebo Cata Livros, em Morro Branco, Natal. O professor João da Mata Costa escreveu artigo em que evoca histórias do sebo controlado por Jasso Torres e registra o amor pelos livros. “O sebo é bom lugar para essas brechadas. A conversa se instala. Chega uma mulher para vender umas revistas e conversa: - Fiquei doente de tanto trabalhar. Lecionava pela manhã, tarde e noite. Adoeci. O corpo não agüenta. De acordo!”, diz o texto.

››

Pág. 7

Cefas Carvalho

Claudino Filho

João Bezerra

Evandro Borges

Rômulo Estânrley

As leitoras do pintor Renoir e o hábito da leitura

Ordem dos Pastores de Natal realizou café da manhã

Novo salário mínimo traz decepções e esperanças

Mensagens do Executivo perante o Legislativo

Projeto 1ª Edição valoriza quadrinhos potiguares

›› Página 7

›› Parn. Página 3

›› Página 5

›› Mun. Pág. 3

›› Mun. Pág. 2


Potiguar 2:2.qxd 18/2/2011 17:19 Page 2

2

Potiguar Notícias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

Política

Valério Mesquita

José Pinto Junior

mesquita.valerio@gmail.com

pintojunior@potiguarnoticias.com.br

OS SENTIMENTOS DE UMA MISSÃO APAIXONADO POR UMA MÁQUINA Lívio Oliveira Por costume, incompetência pessoal, ou mero receio, tenho acompanhado a evolução (ou revolução) tecnológica com alguma lentidão e muitos cuidados. Principalmente, no que concerne ao ramo da informática, em que estou sempre com olhos desconfiados e tateando para poder me assomar àqueles sôfregos adeptos da linguagem e dos instrumentos que freneticamente surgem no mercado a cada santo dia. É uma fobia contemporânea…quem sabe? Pode ter várias outras "leituras"... Mas, o fato é que, desde que tive notícia acerca da existência dos chamados “tablets”, os leitores digitais portáteis, intessei-me de cara. E prometi a mim mesmo que superaria os meus medos e iria logo adquirir um daqueles tais brinquedinhos. Pois é! Esse dia chegou já faz quase um mês, quando comprei o tal do IPad. Vou dizer. Vou dizer. Vou dizer: uma maravilha tecnológica! Uma delícia em vidro e metal! Puxa vida! Nada melhor do que parar num café ou mesmo numa chata fila de banco, ou numa viagem qualquer, dentro de ônibus, barco ou avião, e dispor de informações do mundo todo, levando, inclusive, uma biblioteca ambulante em várias línguas. Ainda por cima, carregando pouquíssimo peso. Estou apaixonado pelos aplicativos diversos, as cores, os dados, a possibilidade de ler jornais de toda parte ou os meus blogs e sites favoritos, com qualidade de imagem acima da média e…tantos outros recursos ao alcance da mão. E tem mais: é um grande auxiliar de trabalho. Dia desses participei de uma audiência na Justiça Federal, podendo acompanhar todo o processo diante dos meus olhos e naquela telinha. Extremamente útil, constatei! Você já imaginou seus filhos sem aquelas mochilas com quilos e quilos de livros, cadernos e outros materiais escolares nas costas? Pois é! Esse dia vai chegar, logo, logo! Vou dizer uma coisa e quem quiser que se chateie: o tal do Steve Jobs já é um dos meus heróis contemporâneos!!!

FECAM

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Edivan Martins (PV), trabalha para reestruturar a Fecam. A federação deverá atuar no sentido de apontar idéias para que algumas casas legislativas saiam do marasmo.

Os poderes se fortalecem e se aprimoram em função do cumprimento das normas que os organizam e que lhes dão legitimidade e funcionalidade na vida social. Uma ordem jurídica, qualquer que seja o estágio histórico e sociocultural, reclama, como força vital para a sua eficácia, o seu pleno respeito e acatamento. Sem exceções. Sem ambiguidades. Sem mistificações. No exórdio deste ano iniciei uma nova travessia, para cumprir mais uma etapa de vida com o mesmo espírito público da primeira caminhada. Cheguei a presidência do TCE/RN com a minha história - como qualquer ser humano - de erros e virtudes, mas verdadeira e erguida com a força da humanidade e da boa fé, sobretudo calcada na herança que recebi dos meus pais desde as lutas inaugurais da minha vida pública. Cheguei para renovar a identidade e os compromissos diante de Deus e da Corte de Contas, instituição símbolo de uma luta. Presidindo-a, revigoro a minha afinidade eletiva e afetiva no curso exemplar de uma presença diária, solidária e simples, seguindo o tempo e a sua história. Como queria o poeta, com duas mãos e o sentimento do mundo. Mas, trago as minhas lembranças, vestido de ontem, e tão puro de intenções que seria capaz de tirar a

camisa para mostrar que não exibo nas costas as marcas das lutas, mesmo que tenham sido muitas as mãos que tentaram chicotear o homem público que fui, sem rancor e sem remorso.O tempo é a dimensão da mudança. Das novas circunstâncias que dinamizam a vida e dão-lhe uma substância renovada. Incontida. Para alçar a condição humana ao infinito. Para superar-se em cada geração, pois este é o legado e esta é a antevisão que me acodem neste momento. A responsabilidade que me transferiram, à qual alcancei sem alarde, confere-me a plena convicção de que farei o que for possível por ela e por merecê-la. Aqui, a instituição é o único bem que ficará após tudo o mais passar. Nela ingresso numa atitude reverente àqueles que me precederam, pois, cada ser humano, para desenvolver as suas potencialidades, não pode prescindir do exemplo e também do apoio e da dedicação de todos. Não chego tão tarde assim. Ainda trago um pouco de juventude no rosto e entusiasmo para o combate. Aprendi a ouvir os gemidos do mundo e a acalmar os meus próprios gemidos num longo exercício de tolerância. E se hoje sou o que sou, nem por isso desconheço a humildade que o novo desafio exige de mim. Cheguei à presidência pe-

MIDIÁTICO

Vicente Vitoriano

O deputado Agnelo Alves (PDT) montou estúdio de rádio dentro do próprio gabinete. O ex-prefeito de Parnamirim quer combinar a praticidade do mandato com o trabalho de repórter. Ou seja, influir no plenário e na opinião pública.

2012

Os gestores municipais que têm direito à reeleição tentam adequar as equipe para enfrentar a luta de 2012. O desafio é não perder o time da reforma ou mesmo deixar de remover os empecilhos dos próprios projetos.

PORPINO

O ex-deputado Cláudio Porpino poderá deixar o ninho wilmista. O homem cansou de não ser prioridade no projeto da Guerreira. Cláudio poderá virar micarlista.

VISITAS

O Rio Grande do Norte tem recebido vários ministros. A torcida é que aconteça algo além do encantamento com o Morro do Careca.

FEMURN

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), prefeito de Lajes, Benes Leocádio, quer tornar a instituição mais dinâmica. Desafios nestes tempos de crise é o que não falta para o municipalismo.

PSB

Na Câmara Municipal de Natal, o PSB de Wilma de Faria está bem parecido com o PMDB de Henrique na Assembléia Legislativa. Tem vereador na situação, na oposição e até independente. Vixe!

INCÊNDIO

O escritor e procurador federal Lívio Oliveira, entrou a corrente de solidariedade para ajudar ao sebista Jasso Torres, que perdeu milhares de livros, discos, cartas, quadros e fotografias em um incêndio. A perda da memória é irrecuperável, mas a sensibilidade dos amigos anima o sebista a tocar a vida. Quem quiser doar livros podem fazê-lo, na cigarreira localizada ao lado do Sebo Cata-Livros.

VISITAS

O Rio Grande do Norte tem recebido vários ministros. A torcida é que aconteça algo além do encantamento com o Morro do Careca.

vvitoriano@gmail.com

MOVIMENTAM-SE OS QUADRINHOS Nascido nos anos cinquenta, como toda criança, li histórias em quadrinhos desde cedo. Das historietas de Walt Disney àquelas barras-pesadas de terror, passando pelas fotonovelas e que tais. Não é preciso dizer que eu adorava tudo aquilo e, por esta conta, fazia trocas na frente do cinema e novos amigos eram medidos por sua coleção de “revistinhas”. Pelo final dos anos sessenta, as histórias em quadrinhos começaram a aparecer como objeto de debate científico e repartiam-se as opiniões contra e a favor, da mesma forma que já se fazia em relação à televisão. Este debate reconhecia a sua capacidade educativa e o que se discutia era se tal educação era ou não benéfica, considerada, ainda, a sua presença, digamos, avassaladora. Do alto de minha adolescência, eu pouco compreendia o porquê da discussão. Em minha experiência, os quadrinhos e toda sorte de pulp fiction, “catecismos” e cordéis a que se tinha acesso possuíam o mesmo status informativo ou educativo que eu encontrava nos livros

escolares, nos condensados de Shakespeare, romances de Hermann Hess, de Jorge Amado ou nos textos filosóficos de Voltaire e Erasmo de Roterdã. Como se diz, muito do extrato pedagógico estaria além das páginas quadrinizadas e, para obtêlo era só seguir as referências ali encontradas. Só para dar um exemplo, eu cheguei a iniciar a leitura da Odisséia, tirada da biblioteca do Colégio Diocesano Santa Luzia, motivado por indicações encontradas numa historieta do Tio Patinhas! Hoje, os quadrinhos são indiscutíveis em seus múltiplos valores, a começar por aquele relacionado à arte gráfica ou ao desenho, a partir do que também são chamados de arte sequencial. Por outro lado, as sofisticadas elaborações de roteiros elevaram-nos ao status de graphic novels cujos lançamentos são precedidos de campanhas publicitárias e suas sobejas edições esgotam-se em poucos dias, tornando-os objetos de culto disputados em leilões ou em circuitos menos formais. Por estes dias, algumas notícias

Diretor: José Alves Pinto Júnior - DRT-RN nº 848

Um jornal a serviço de Parnamirim e do RN C.N.P.J: 05.585.247/0001-30 - Insc.mun. 004.456-3 Rua José Serafim Nunes, 145 - Vale do Sol, Parnamirim - RN - CEP: 59.143-265 - Telefax: 3272-1919 Home page:www.potiguarnoticias.com.br E-mail:redacao@potiguarnoticias.com.br / administracao@potiguarnoticias.com.br

lo voto representando o universo telúrico de Macaíba, onde nasci, como se herdasse o ideário maior, tempos atrás, do admirável e ilustre conterrâneo Augusto Tavares de Lyra, que presidiu o Tribunal de Contas da União. A grande experiência que vivenciei na instituição, ao longo de quase nove anos, pela deferência dos meus pares, passou pela presidência das duas câmaras, pela corregedoria e pela vice-presidência. Em todas as atribuições, sempre pugnei, com zelo e dedicação, pelo dever constitucional do controle externo, orientando e fiscalizando os órgãos públicos jurisdicionados. Atuei em defesa da sociedade, pela formação de uma cultura comprometida com os princípios da moralidade, da legalidade e da eficiência. Procurei valorizar e fortalecer o papel do Ministério Público Especial, como instância parceira no aperfeiçoamento das ações. Como Exupéry, na “Cidadela”, posso repetir, que “nada tem sentido se aí não misturei meu corpo e meu espírito”. Senti inaugurada a partir do momento da posse, a nova fase de um trabalho em defesa da probidade e da moralidade administrativa que o Tribunal de Contas tem realizado e que juramos solenemente proteger e preservar.

Editor: Cefas Carvalho

Diretor Comercial: Sandro Luiz - sandro@potiguarnoticias.com.br (84) 3272-1919

em torno das histórias em quadrinhos revela a sua valorização em nosso circuito cultural. Na semana passada, por exemplo, vários títulos tiveram lançamento em Natal, parte deles por meio do Prêmio Moacy Cirne e todos agenciados pelo Projeto Primeira Edição, coordenado pelo desenhista e professor de arte Luiz Élson Dantas. Para março, outro grupo interessado no estudo dos quadrinhos e do desenho animado, o Projeto ANIMA (NEAHAQ/DECDOM/UFRN), anuncia ciclo de exibições de filmes baseados em quadrinhos um parte do que promove. Membros destes grupos também têm divulgado um evento internacional, em São Paulo (ECA/USP), o I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, a realizar-se em agosto deste ano. Para participar das Jornadas, consulte o site http://jornadasinternacionais.wordpress.com/. Para um envolvimento com os quadrinistas locais, comece por procurar suas revistas na Poty Livros. Administração e Finanças: Irandi M. Dantas Pinto Assinatura: (84) 3272-1919

Circulação :PARNAMIRIM, NATAL, MOSSORÓ, SÃO JOSE DO MIPIBU, NISIA FLORESTA, SENADOR GEORGINO AVELINO, GOIANINHA, CEARÁ-MIRIM, EXTREMOZ, SÃO GONÇALO, MACAÍBA, MONTE ALEGRE, GUAMARÉ, AREZ, BREJINHO, BOM JESUS, PASSA E FICA, CAMPESTRE, VERA CRUZ E NOVA CRUZ.


Potiguar 3:2.qxd 18/2/2011 17:19 Page 2

Política fêNix poLíTicA?

Wilma: sobrevida política e expectativas jefferson lira

Wilma de Faria: resistência

DA REDAÇÃO DO PN Sem mandato, derrotada para o Senado, assistindo a defecções no PSB e perdendo aliados. Este cenário desastroso que cerca a vida política da ex-governadora Wilma de Faria faz com que adversários e analistas políticos decretem sua “morte política”. Mas, a história não é bem assim. Wilma “mergulhou” para esperar o desenrolar dos acontecimentos políticos. Que podem ser benéficos para ela. A “Guerreira” está na expectativa de dois acontecimentos: 1) O desgaste contínuo da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV) e

2) um possível desgaste político-administrativo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). No primeiro caso, o desgaste de Micarla favoreceria uma candidatura de Wilma a prefeita, cargo que ocupou com sucesso por três vezes. No segundo caso, um desgaste de Rosalba daria a Wilma um palanque de oposição e ajudaria seu discurso de lembrar boas ações do seu governo e criticar a gestão Rosalba. Em relação à eleição municipal, o surgimento de muitas pré-candidaturas e possibilidades (Carlos Eduardo Alves, Felipe Maia, Fá-

bio Faria, beneficiariam Wilma, que teria como mostrar ao eleitor sua experiência comprovada em relação aos demais. É preciso registrar que em 1994, Wilma foi candidata ao Governo e amargou um constrangedor 4º lugar (ficou atrás de Fernando Mineiro, o 3º mais votado, então vereador). Com Garibaldi Alves no Governo, muitos davam sua carreira política como sepultada. Em 1996, venceu a eleição para prefeita de Natal e catapultou-se para o Governo do Estado em 2002. Wilma sonha com o fenômeno da fênix pela segunda vez.

coNsequêNciA

Liderança nacional de Agripino favorece rosalbistas Canindé soares

O senador potiguar José Agripino Maia vai assumir a presidência nacional do Democratas (DEM). Encabeçará chapa de consenso nas eleições marcadas para o dia 15 de março, data em que ocorre a Convenção Nacional do partido. O consenso não foi fácil. Haviam divergências que pareciam insuperáveis, devido ao movimento liderado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que parece decidido a deixar o DEM. Daí, Agripino teve que se articular para garantir o consenso em torno do seu nome – única exigência que fez para ser candidato a presidente. O atual presidente, deputado Rodrigo Maia, reforçou o discurso do seu sucessor, enaltecendo a unidade do DEM. Segundo ele, o partido saiu do debate mais forte, vitorioso e pronto para os futuros embates. “Todos saímos vitoriosos. Por

assessoria

Senador José Agripino

Gov. Rosalba Ciarlini

meio do bom diálogo, de uma maneira equilibrada, as principais lideranças do DEM estão representadas na Comissão Executiva e Agripino será o novo presidente”, comentou. Os nomes anunciados para compor a Executiva são os do deputado Marcos Montes (MG) para a Secretaria Geral; do ex-senador Marco Maciel (PE), que será o presidente do Conselho

Político; e do ex-deputado Antônio Carlos Aleluia (BA) como presidente da Fundação Liberdade e Cidadania. Agripino se tornou ainda mais forte com as vitórias conquistadas nas eleições 2010. Renovou o mandato de senador para mais oito anos; viu o filho Felipe Maia ser reeleito deputado federal, e teve participação na vitória de Rosalba.

COMANDO A saída de Agripino para a presidência nacional do Democratas colocará o comando do partido no Rio Grande do Norte nas mãos de Rosalba. É o caminho natural. Porém, com uma dosagem de reconhecimento ao grupo liderado pelo ex-deputado Carlos Augusto Rosado, marido da governadora. Se Rosalba ocupa hoje o maior cargo eletivo na esfera estadual, é visto como natural que ela tenha influência na hora da decisão. A presidência do DEM, provavelmente, ficará sob o seu controle, podendo ela transferir para Carlos , que é o atual presidente do Diretório Municipal do Democratas de Mossoró. O DEM, antes PFL, voltou a governar o Estado depois de 16 anos. O partido, em quase duas décadas de oposição, perdeu forças e quadros.

Da Redação redacao@potiguarnoticias.com.br

Oposição internet

seus livros ou partes para o sebo, favor deixá-los nos sebos Cata-Livros da 15 e no Mercado de Petrópolis, onde existem filiais do Cata-Livros. Pode deixar também no Preto & Branco, no endereço Av. Xavier da Silveira, 1763, ao lado do sebo destruído.

Felipe em Praga

Tudo indica que o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) será o maior opositor ao Governo do Estado na Assembléia. Resta esperar a definição do líder do Governo naquela Casa, para se ter idéia dos debates que acontecerão.

Getulio x Mineiro? Entre jornalistas que cobrem política, existe a expectativa de que Getulio Rego (DEM )seja ungido líder do Governo. Preparado e experiente, Getulio faria um belo duelo com Mineiro na hora de um atacar e outro defender o Governo.

Escola Conhecer Dione Melo é sócia na escola “Conhecer”, em São José de Mipibu. A escola desenvolve projeto de valorização da arte musical. Lucinha Lira e Isaque Galvão participam do projeto.

A convite da União Internacional Democrata (IDU - sigla de International Democratic Union), o deputado Felipe Maia (RN) participa, na próxima semana, de fórum realizado em Praga, capital da República Checa.

Neurociências A Universidade Federal do RN promove, no dia 24 deste mês, o “I Encontro de Neurociências Cognitiva e Comportamental”, que tem como tema “Neurociências e Desenvolvimento Humano, Novas Perspectivas sobre Processos Cognitivos”. As atividades do encontro terão início às 8h, no Auditório do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET). As inscrições estão limitadas a de 120 pessoas e podem ser feitas até amanhã, dia 22.

4º secretário

divulgação

Nova Frente Parlamentar

NATAL

Câmara aprova projeto que isenta de taxa Na sessão do último dia 17, em discussão final, a Câmara Municipal de Natal aprovou projeto de lei dos vereadores Fernando Lucena e Adão Eridan que isenta do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos, no âmbito municipal, os “cidadãos carentes desempregados”. Fernando Lucena explicou que serão considerados carentes, para os efeitos da lei, os integrantes de famílias com renda de até dois salários mínimos e a situação de desemprego poderá ser atestada através da Car-

3

Potiguar Notícias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

teira de Trabalho. “Apesar da redução nos índices de desemprego em todo País, há milhares de natalenses sem emprego que precisam de incentivos como esse para participar dos concursos”, enfatizou o vereador. ANÁLISE O projeto agora seguirá para análise da prefeita Micarla de Sousa, que terá 30 dias para sancionar ou vetar. Se vetada, a proposta retorna à Câmara, onde os vereadores terão 45 dias para analisá-la, mantendo ou derrubando o veto.

Canindé soares

assessoria

A Câmara Municipal do Natal aprovou na quinta-feira, 17, o requerimento de N° 021/11, de autoria do vereador Ney Lopes Jr. (DEM), que institui a "Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento Econômico e Social de Natal”.

Campanha por Jasso

Fernando Lucena

Adão Eridan

Amigos do sebista Jasso Torres, que teve seu sebo Cata-Livros destruído por um incêndio na semana passada, iniciaram uma campanha de aquisião de livros para o CataLivros. Quem puder doar

Novato na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Dibson Nasser acabou sendo eleito para a mesa diretora da AL, no cargo de 4º secretário. Dibson não era tido como o favorito para o cargo, mas, as estratégias de Dibson e do pai dele, vereador Dickson Nasser, deram resultado e conduziram o jovem parlamentar para a função.


Potiguar 4:2.qxd 18/2/2011 17:16 Page 2

4

Potiguar Notícias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

Estado/Parnamirim NA mENSAGEm ANuAL

Maurício lamenta queda de R$ 70 milhões na receita, mas prevê grandes obras em 2011 Entrega de imóveis do Minha Casa, Minha Vida para mais de 3 mil famílias de baixa renda, construção do cine-teatro, construção de oito novas Unidades de Saúde e de mais três centros infantis, conclusão do projeto de urbanização de Moita Verde, drenagem e pavimentação de ruas do Parque Industrial; construção de mais praças e instalação de academias de ginástica ao ar livre para incentivar a prática de exercício físicos e melhorar a qualidade de vida da população. Essas são algumas obras previstas para 2011, segundo anunciou na terça-feira (15) o prefeito Maurício Marques, ao fazer a leitura da mensagem anual na Câmara Municipal de Parnamirim. Na lista ainda estão incluídas a pavimentação da Avenida Petra Kelly, em Nova Parnamirim, pavimentação de ruas da Cidade Ver-

de, construção da ponte sobre o rio Pitimbu em Passagem de Areia para melhorar o acesso à BR-304 e abertura de uma da via de acesso ao aeroporto Augusto Severo sem necessidade de ir pela BR-101. O prefeito iniciou a mensagem de 53 páginas, destacando que, somente nos anos de 2009 e 2010 o município teve uma queda de R$ 70 milhões na receita, em ralação à previsão orçamentária aprovada pelo Legislativo, em decorrência da chamada Lei Robin Hood, “que tirou dos grandes para dar aos pequenos, além de não resolver o problema dos pequenos municípios agravou a situação de Parnamirim, pois retirou da nossa cidade receita do ICMS mais de R$ 4 milhões em 2010”. O prefeito fez questão de incluir em sua mensagem um balanço do que foi realizado nos últimos dois anos

Na leitura de sua mensagem anual, o prefeito Maurício Marques fez um balanço dos dois anos de governo em Parnamirim, destacando-se pavimentação de mais de 200 ruas, a ampliação do atendimento dos serviços de saúde e dos programas de

inclusão social, melhoria do ensino básico e modernização da máquina administrativa. “Na área da saúde, nos últimos dois anos, os investi-

NOVA DECISÃO

PLEITOS ANTIGOS

Valério Santiago atende apelo e permanece na liderança O vereador Valério Felipe Santiago (PDT) confirmou sua permanência na liderança do prefeito Maurício Marques depois de anunciar no final da legislatura passada que estava deixando as funções. “Eu tive uma conversa com o prefeito Maurício, onde acertamos e definimos alguns pontos da liderança. Ele me fez um apelo para permanecer no cargo e eu não tive como não atendêlo”, disse Valério. O vereador também destacou que a partir desta legislatura, a liderança da mai oria adotará uma nova estratégia de trabalho. “Nós vamos atuar mais decididamente na defesa da administração e rebatendo ponto a ponto o que a aposição fizer. Entendemos ser salutar o trabalho da oposição, mas esse trabalho não pode aparecer como único e verdadeiro,

mentos ultrapassaram os R$ 120 milhões de reais. A nossa obrigação constitucional, é aplicar, no mínimo, 15% nossa receita. Aplicamos

muito mais que isso. Aplicamos 44%”, disse o prefeito lembrando que não faltaram esforços para melhorar a saúde. Na mensagem, o prefeito também falou do esgotamento sanitário, uma obra essencial para a cidade, emblemática para ele e que está parada desde novembro de 2008 por questões de ordem técnica e também por determinação do Tribunal de Contas da União. Fez um relato completo das providências adotadas pela Prefeitura e, no final, renovou esperanças de que os obstáculos serão superados para que as obras possam ser retomadas ainda este ano. “Portanto, o ano de 2011 será de grandes realizações e temos certeza de que assim estaremos cumprindo os compromissos assumidos com todos que acreditaram em nosso plano de governo”, disse Maurício.

quando o governo age corretamente e a oposição critica por criticar. Vamos trabalhar para mostrar sempre de que lado está a verdade. Quando a oposição tiver razão nós teremos a humildade de buscar a correção do que estiver errado”, adiantou. Ao fazer a leitura de sua mensagem anual na Câmara, na terça-feira (15), o prefeito Maurício Marques deu a senha sinalizando que Valério Santiago permaneceria no cargo, embora a confirmação só tenha ocorrido no dia seguinte. O final da mensagem o prefeito fez a seguinte referência ao vereador: “Permita-me aqui fazer uma referência pessoal a um homem público que tem dedicado sua vida as coisas do bem comum de nossa cidade e que nesses dois anos de administra-

Valério Santiago adotará novas estratégias em defesa do governo ção foi atento, co brador e conselheiro em defesa de Parnamirim. Refiro-me ao líder do meu governo nesses dois anos, o decano desta Casa, vereador Valério Felipe Santiago. A você, meu líder, o meu agradecimento pelo seu traba-

lho em defesa deste governo que só tem pensado em como atender os pleitos de nossos cidadãos. Muito obrigado por sua parceria, pois, tenho certeza, que continuarei contando com seu apoio e de todos que compõem esta Casa”.

Vereadores vão entregar documento a governadora Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na quartafeira (16), vários assuntos foram abordados, entre eles a sugestão para criação de uma comissão especial que irá elaborar um documento já denominado de “Carta de Parnamirim” que será entregue, de forma solene, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) relacionando os problemas mais prementes do município que são da alçada do Governo do Estado. A sugestão feita pelo vereador Gildásio Figueiredo (PSB) foi acatada por todos os vereadores presentes. Segundo Gildásio, nesse início de governo “nós temos que unir todas as forças de Parnamirim em defesa dos nossos problemas, pois se não o fizermos pode aparecer algum aventu-

reiro para tentar tirar proveito da situação”. Entre os problemas citados pelo vereador estão: a implantação da UERN, a Via Metropolitana, a construção da Ceasa (que seria transferida de Natal para Parnamirim), o saneamento do Litoral, a concessão do abastecimento d´água do Li toral, que passaria a ser administrado pela Caern (atualmente é administrado pelo SAAE de São Gonçalo); melhoria da segurança pública; melhoria das condições de funcionamento das escolas da rede estadual; o prosseguimento das obras da Cidade da Ciência, com a construção de uma escola de 2º grau em Nova Parnamirim; a construção de uma nova estrada alternativa ligando Parnamirim ao Litoral; entre outros assuntos.


potiguar 5:2.qxd 18/2/2011 17:57 page 2

5

Potiguar Notícias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

Economia

lajes

João Bezerra de Medeiros joaobezerra@digizap.com.br

Vamos aguardar

Após mais de 10 horas de discussões, confabulações e manifestações, a Câmara dos Deputados aprovou na noite da última quarta-feira, 16, o Projeto de Lei do Poder Executivo que reajusta o salário mínimo dos atuais 510 reais para R$ 545. Na leva, também foi aprovada as diretrizes para a política de valorização do mínimo,que passará a vigorar entre 2012 e 2015. Ainda foram apresentadas duas emendas com outros valores, uma do PSDB que estipulava o mínimo em R$ 600, e outra do DEM, que pretendia R$ 560. Porém, alegando responsabilidade e equilíbrio nas contas públicas a maioria definiu os 545 reais como salário mínimo. Dados apontam que 47 milhões de brasileiros recebem salário mínimo. Porém este número é muito maior se for somado os trabalhadores informais, que também são milhões. O fato é que a aprovação do novo mínimo pela Câmara traz a tona um debate um tanto quanto delicado e minucioso. Mexe com todos os brasileiros. Traz decepções e esperanças. Agora, o projeto segue para apreciação e votação no Senado. Vamos aguardar.

Obras iniciadas

No último dia 15 aconteceu o lançamento oficial do Condomínio Aquarelle, uma obra da Estrutural Brasil, que está em andamento desde dezembro de 2010. O empreendimento está localizado na Avenida Abel Cabral, em Nova Parnamirim, e está sendo projetado dentro do conceito condomínio clube. Aquarelle possuirá 4 torres de apartamentos com área privativa de 83 m2 com dois e três quartos.

Primeira turma

Foram diplomados os primeiros formandos pelo projeto Atum Brasil/Japão. O programa é uma parceria da FIERN e SENAI/RN com o governo do Japão para desenvolver o pólo atuneiro na costa potiguar. Os 31 novos profissionais foram formados pelo SENAI com instrutores japoneses e irão trabalhar em modernas embarcações da empresa Atlântico Tuna nos mares do RN. O projeto visa aliar a experiência japonesa com a mão-de-obra local na exploração do pescado. Para o presidente da FIERN, Flávio Azevedo, o projeto é o início de uma caminhada que trará benefícios não só para os pescadores formados, mas principalmente para a economia do Rio Grande do Norte.

Contagem regressiva

Já na prévia das comemorações dos 21 anos, o restaurante Paçoca de Pilão, localizado na praia de Pirangi, em Parnamirim, traz na próxima sexta-feira, 25, as bandas Linha de Passe e Metrópolis. No sábado, 26, o espaço dará continuidade ao projeto "Chef's na Praia", apresentando a ‘Noite dos Risotos’, com cordeiro e frutos do mar. Informações pelo telefone 3238-2088.

Espanhóis interessados em implantar fábrica no RN Empresários espanhóis interessados em implantar no Estado uma fábrica de placas para painéis de energia solar se reuniram dia 15, à noite, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama e o prefeito de Lajes, Benes Leocádio. Da reunião também participou Maria Cristina Silva, diretora-geral da empresa Geotécnica, que intermedia negócios estrangeiros no País. A posição geográfica de Lajes e o interesse do prefeito Benes Leocádio em abrigar uma fábrica que possibilitará a oferta de 400 empregos diretos foram determinantes, de acordo com a diretora da Geotécnica, para a indicação de Lajes para abrigar o empreendimento. O município está localizado a apenas 120 quilômetros de Natal e está disposto a ceder grande área e oferecer incentivos fiscais para atrair os investimentos. Depois de se reunir com o prefeito Benes Leocádio e a diretora da Geotécnica em Recife, os espanhóis Luis Marco Pardo e Ángel Blanco, diretores de investimentos internacionais da empresa Fluitecnik Sunergy se reuniram nesta terça-feira com o titular da Sedec, Benito Gama. De acordo com o prefeito de Lajes e também presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), o secretário demonstrou interesse na atra-

arquivo pn

internet

Benes Leocádio

Benito Gama

ção do investimento para o Rio Grande do Norte e expôs alguns dos incentivos fiscais que o Governo oferece. Ainda segundo Benes, Benito Gama mostrou que a produção de painéis solares a preços bastante competitivos, como asseguram os espanhóis, pode possibilitar a utilização da energia solar na agricultura familiar, a exemplo do que acontece no Sul e Sudeste do País, inclusive no programa Minha Casa, Minha Vida. INDICAÇÃO Ao explicar por que indicou Lajes para receber o empreendimento, a diretora da Geotécnica, Maria Cristina Silva, observou que “o prefeito Benes Leocádio é empreendedor, demonstrou in-

teresse, está disposto a disponibilizar uma grande área e oferecer incentivos”. Ao final da reunião na Sedec, ficou acertado que os empresários espanhóis apresentarão dentro de 30 dias apresentarão um projeto para implantação do empreendimento. De acordo com os seus diretores de investimentos, o grupo Fluitecnik Sunergy tem tecnologia e pode colocar no mercado painéis com preços que representam entre 20% e 30% dos praticados atualmente no mercado. No encontro na Sedec, o prefeito Benes esteve acompanhado do vice-prefeito Mário Madruga e do presidente da Câmara Municipal de Lajes, César Militão.

festa

Harmonização com vinhos

Como faz mensalmente, a Confraria Uvifrios realizou mais uma harmonização de vinhos no restaurante Abade Petrópolis. Participaram da rodada, apreciadores, especialistas, estudiosos e pessoas que desejavam conhecer mais sobre vinhos e a Enogastronomia. A combinação entre os pratos e vinhos foi elaborada pelo consultor, Antônio Alves.

Parcelando débitos

Os contribuintes em débito com a Secretaria de Tributação de Parnamirim poderão fazer o parcelamento da dívida num prazo máximo até 36 meses. Os descontos de multas e juros chegam a 90%. Para um desconto de 90% sobre multas e juros é oferecido a quem optar pelo pagamento à vista. No fracionamento, o benefício depende do número de parcelas. Até seis meses, por exemplo, o desconto será de 50%, e de 45% para pagamento em doze meses. O menor desconto, 10%, é para quem optar por 36 meses. O pedido de negociação ou renegociação da dívida pode ser feito na página da prefeitura na Internet – www.parnamirim.rn.gov.br –, na Secretaria de Tributação, localizada na Rua Cícero Fernandes Pimenta 1.379, Santos Reis, ou nos postos da Tributação, em Nova Parnamirim e Pirangi.

Novas empresas

Dados do relatório divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior destacaram a constituição de mais 19 mil empresas no RN em 2010. Ao lado da Paraíba, o estado ocupa o 5º lugar no Nordeste. Em destaque o projeto Empreendedor Individual, programa do SEBRAE que facilita a formalização de pequenos negócios autônomos. No estado, 58,73% das empresas registradas em 2010 foram constituídas por meio do programa.

Colaboração: Rodrigo Freire

BISCOITO DA SORTE “Não troco o meu "oxente" pelo "ok" de ninguém!” Ariano Suassuna

Cepe vai realizar Baile de Carnaval com banda Reviver No próximo dia 26 de fevereiro, o Clube dos Empregados da Petrobrás (CEPE) promoverá em sua sede social (em Nova Parnamirim), o Baile Carnavalesco da Saudade, na tentativa de resgatar o verdadeiro sentimento desta época, com fantasias, marchinhas e muito mais. A animação ficará ao cargo do músico Diogo Leite e da banda Reviver. Segundo o presidente do Cepe, Valcimar Silva Meira, o resgate do carnaval autêntico no clube faz parte de um projeto que inicialmente terá duração de quatro anos. “As pessoas que viveram grandes carnavais de época se sentem um pouco marginalizadas por mudanças tão drásticas de estilos dessa festa. Nós estamos apostando nessa proposta, e queremos realizar um baile de

Valcimar Meira, presidente do CEPE clube tradicional, como em outras cidades do Brasil”, afirma Valcimar. Diogo Leite complementa: “Com certeza. Hoje o carnaval de família anda bem esquecido. Então, nós iremos resgatar essa essência. Isso se perdeu ao longo do tempo. Acredito que não sou o único jovem que curte esse estilo mais clássico de carnaval, então essa memó-

ria precisa ser resgatada e é isso que estamos fazendo”, afirma. INFORMAÇÕES A sede social do CEPE, onde será realizado o baile fica na Av. Ayrton Senna, 1891, Pq. dos Eucaliptos, em Nova Parnamirim. Mais informações sobre o baile e compra de mesas e senhas pelos telefones 3205-3062 e 3208-1534.


Potiguar 6:2.qxd 18/2/2011 17:56 Page 2

6

Potiguar Notícias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

TecNologia | N

aibhy

RodRigues

computador

O que o iMAC tem que os outros PCs não têm? fotos: naibhy rodrigues

Muito se fala e na maioria das vezes pouco se sabe a respeito dos tão falados iMAC, uma das máquinas mais potentes e versáteis criadas pela Apple. Isso porque a maioria das pessoas se sente intimidada e intrigada no que diz respeito à sua plataforma, design e espaço que um computador desses deixaria de ocupar na sua casa, já que ele é tudo em um. Um computador como este possui alguns benefícios como as interfaces desenvolvidas para rodar tanto Windows como Mac OS X, o sistema operacional oficial da Apple. Assim como tantas outras funções, o iMAC é especialmente desenvolvido para que o usuário não tenha dor de cabeça nem qualquer tipo de dificuldade, no que diz respeito a milhares de vírus os quais expomos nossas máquinas todos os dias, isso porque já existe uma proteção de fábrica, que garante quase totalidade de imunidade sem que haja necessidade de instalar softwares de anti-vírus. Assim como programas específicos que não cau-

Computador iMAC: moderno e potente

Vendedor Nailson Leandro: “Elevado custo que vale a pena!”

sam travamento ao seu computador, os Engenheiros da Apple explicam que estes tipos de problemas não acontecem com o iMAC porque tudo é projetado para que ocorra um ótimo desempenho sem dores de cabeça. É como se formasse um casal perfeito entre programas e configurações. Além de outras dúvidas freqüentes, como a compatibilidade de programas e extensões de arquivos como Excel, Wor d, PowerPoint, PDF, são totalmente executáveis, o reconhecimento de pro-

Naibhy – Nailson qual o perfil dos clientes que buscam um computador como este? Nailson – O tipo de cliente bastante exigente e que realmente tem conhecimentos acerca dos recursos oferecidos. Geralmente são profissionais que trabalham com projetos gráficos pesados, edição de vídeo, e precisam de um computador que não lhe apresentará surpresas inesperadas, como de costume acontece com computadores convencionais.

gramas e extensões são feitos de maneira bem inteligente. E se você está pensando em trocar o seu computador convencional por um iMAC, pode ficar despreocupado em relação aos seus arquivos. Basta conectá-los e realizar transferência a tra vés de HD exter no no caso de arquivos. Para conferir mais algumas informações a respeito do iMAC, o Potiguar Notícias entrevistou o vendedor Nailson Leandro, que já trabalha no ramo de informática há bastante tempo:

Naibhy – Em média, quantos computadores são mantidos em estoque e qual a procura do mesmo? Nailson – Devido ao ele vado custo de um com putador como este, bem como de seu período de atualização de configurações, que ocorre anu almente, nós não podemos manter um grande es toque na loja. Em média, mantemos duas unidades que geralmente são vendidas num período de 3 a 4 meses.

Naibhy – Na sua opinião, quais são os prós e contras de possuir um iMAC? Nailson – Pontos positivos são inúmeros, mas a diferença mais notória que posso falar é do próprio Sistema Operacional da Apple, que nem se com para com o Windows. Depois que o usuário se adapta, provavelmente não vai querer saber de outro sistema. E como ponto negativo, infelizmente ainda tem a questão de acessórios que são difíceis de se encontrar aqui na cidade.

pesquisa científica

As estatísticas do mundo da informação

Jornais, revistas, sites, canais de televisão, GPS, Ipad, Tablet, Desktops, Netbooks, EBooks e tantos outros dispositivos eletrônicos já tomaram conta de nossas vidas. Tais quantidades inestimáveis de informações ainda vão fazer o mundo entrar em colapso? É difícil afirmar, mas só para que nós fiquemos por dentro de uma média da quantidade de informações que compartilhamos todos os dias nos últimos 10 anos, pesquisadores têm trabalhado bastante para colocar no papel tais estimativas. Recentemente através de um artigo científico publi-

cado na revista Science, algumas perguntas conseguem ser respondidas. Quem está à frente de tais estudos são dois pesquisadores, Martin Hilbert e Priscila Lópes, da Universidade da Califórnia e Catalunha respectivamente. As pesquisas têm como objetivo, estudar o processamento e comunicação partindo de tecnologias analógicas e digitais disponíveis de 1986 até 2007, bem como a capacidade mundial de armazenamento. Desde os primórdios de nossa existência aprendemos a lidar com as informações do cotidiano, mesmo quando ainda não se ti-

nha o dom da linguagem verbal. Acerca de tal fato alguns pesquisadores resolveram fazer uma profunda pesquisa a respeito da quantidade de informação que o mundo possui. Voltando ao ano de 2002 quando começamos a entrar na era digital, já se tinham dados de que ao fim desse ano a capacidade de armazenamento digital já ultrapassaria o analógico. Os dados chegam a ser um pouco assustadores quan do comparados a ações do nosso cotidiano. A impressão que se tem é que viramos escravos de nossos queridos computadores. Através de estudos

de estatísticas comprova-se que a humanidade é capaz de armazenar uma quantidade de informação equivalente a 295 exabytes de dados, número que chega a ser difícil de equiparar às nossas conhecidas taxas de bits e bytes, já inclusos no nosso vocabulário diário. Mas esse número fica menor quando comparado às quantidades de informações contidas no DNA de um ser humano, onde os 296 exabytes correspondem apenas a 1% da capacidade e quantidades armazenadas no nosso DNA. Com o surgimento de novas tecnologias a cada

dia, esses números certamente devem aumentar, visto que num período de cinco anos desde o início desses estudos, constata-se que nós transmitimos 65 zezabytes de informação através de dispositivos como: TV, rádio e GPS – É como se cada pessoa tivesse lido 174 jornais inteiros todos os dias. Já em termos intercomunicacionais pode se dizer que cada pessoa digitaria o conteúdo de 67 jornais via celular todos os dias para seu melhor amigo. Se pararmos para analisar, qual seria a quantidade de jornais que cada usuário de rede social digita hoje em dia?

"Esses números são impressionantes, mas continuam minúsculos quando comparados com a ordem de magnitude com que a natureza manuseia informações," afirmou Martin Hilbert No último ano desse estudo, os computadores já registravam 6,4 x 1018 instruções por segundo. Tal capacidade cresceu cerca de 58% ao ano, durante o período coberto pela pesquisa, enquanto as telecomunicações cresceram 28%, e a capacidade de armazenamento 23%. Enquanto os números da difusão são mais humildes somando apenas 6%.


Potiguar 7:2.qxd 18/2/2011 17:56 Page 2

7

Potiguar Notícias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

Cultura

Cefas Carvalho

artigo

Relembrando uma tarde com Jasso canindé soares

cefascarvalho@gmail.com - cefascarvalho@potiguarnoticias.com.br

as leitoras de renoir Cefas Carvalho Devoto que sou da pintura impressionista (como também o sou da literatura francesa do século 19), tenho Gauguin, Manet e Cezanne entre meus favotitos eternos. Mas, de todos os impressionistas, o meu favorito sempre foi Renoir. Não sou estudioso de artes plásticas, portanto, não gosto nem analiso por critérios e padrões técnicos. É gosto e empatia mesmo. Tem muito a ver em ter conhecido a obra de Renoir ainda criança (vale um agradecimento público aos meus pais por terem me comprado a coleção Gênios da Pintura quando eu tinha dez anos de idade) e pela impressão – perdão pelo trocadilho – que ele e os demais impressionistas me causaram. De Renoir, gosto de quase tudo. Da leveza de “Mulher com sombrinha” ao raios-X social de Paris em “O baile no moulin de La Gallete”. Mas, tenho encantamento mesmo é pelas leitoras de Renoir. Sim, o mestre pintou diversas telas em que jovens se dedicam (às vezes com aten-

TEXTO APÓCRIFO

ção, às vezes negligentemente) à leitura de livros. Sempre imaginei que livros seriam aqueles. Romances da época? Poesias? Aquelas meninas preferiam Stendhal ou novelinhas água com açúcar? A devoção das leitoras de Renoir aos livros me remete

a um trecho que li em algum livro de Balzac ou Stendhal (ah, maldita memória que me falha!). Dois jovens aristocratas parisienses conversam sobre a beleza e formosura de tal moça, quando

um deles critica: “Ela é bela, mas culturalmente deixa a desejar. Tudo bem que sabe tocar piano e canta algumas árias de óperas. Também lê um pouco, pelo menos aqueles romances clássicos históricos que estão fora de moda...” Espere aí, então o rapaz considera a moça inculta porque ela apenas toca piano, canta trechos de ópera e lia Alexandre Dumas e Walter Scott? Que se dirá das moçoilas de hoje, às voltas com as novidades do BBB, ascenção profissional, mundo fashion e novidades para o cabelo? Daí talvez meu fascínio pelas leitoras da Belle Epoque. O fascínio por uma cultura social – a da leitura – que parace estar morrendo, principalmente no Brasil, triste país dos trópicos em que ler em lugares públicos (praças, recepções de clínicas médicas, filas de banco) é não apenas raro e estranho, como visto com maus olhos. As leitoras, o impressionismo, Renoir, tudo parte de um mundo que parece cada vez mais ultrapassado e condenado ao fim.

SALÁRIO ANUAL: R$ 400 MIL

divulgação

Salário anual de um deputado passa de 400 mil. O cálculo é do site Congresso em Foco. O salário mensal de um deputado é de 26 mil e 700 reais. Fora outros penduricalhos - passagens de avião, auxílio moradia, auxílio disso, auxílio daquilo, cada parlamentar brasileiro receber 15 salários por mês. Então, é só fazer a conta: 15x26.700 = 400.500,00.

É O AMOR...

Um texto sobre o Big Brother Brasil vem circulando pela internet. Ele é atribuído ao escritor Luis Fernando Veríssimo. Só que o gaúcho vem desmentindo a autoria, chegando a escrever sobre isso em O Globo. A divulgação de textos apócrifos na net é uma das maiores pragas que assola a rede mundial de computadores.

Saiu na coluna “Painel” da “Folha de S. Paulo”: “Desgastado por uma série de atritos com o Planalto, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, foi abordado por um repórter que brincou com a atitude mais amena exibida pela bancada do partido: - Eu ouvi dizer que o senhor agora está apaixonado pela Dilma, é isso mesmo? O deputado potiguar complementou: - Eu sempre fui! A diferença é que agora ela também está apaixonada por mim!”

JOÃO DA MATA COSTA Tarde quente de uma sexta-feira, prenuncio daquele chope gelado para refrescar a semana que passou em cinzas. Milhares de livros queimados esperando a Fênix. Algumas mensagens sulcadas na marginália de tantos alfarrábios jamais serão recuperadas. O remorso por ter deixado aquele livro. Aquele disco. E os quadros de Assis Marinho? – Tantos pescadores e ceias magras. No meio daquela bagunça – só aparentemente - não tem nada de novo. Vou garimpando e encontro um livro sobre a minha querida Teresa de A´vila, com textos de Walter Migg e fotos de Helmuth Nils. O êxtase místico dessa mulher é a prova de algo para além de humano e físico. Só a arte consegue escorrer o mármore e nos levar ao sublime. Um anjo na transverberação transpassa o coração de Teresa com o dardo ardente do amor divino. Encontro um outro livro da década de 50 em capa dura sobre a Teoria Atômica da Matéria do grande físico J. Leite Lopes, colega que tive a oportunidade de conhecer e assistir conferência. Tudo adverte e interessa. Vou enchendo a sexta e o

sorriso do vendedor, meu amigo. Algumas pessoas eu vejo sempre. O galego que aparece todos os dias e conserta tudo. O rapaz calado que gosta de folhear as revistas, seleções e outros livros. Aquele homem que chega dizendo não conseguir concentração para ler Proust ou filosofia. O sebo é bom lugar para essas brechadas. A conversa se instala. Chega uma mulher para vender umas revistas e conversa: - Fiquei doente de tanto trabalhar. Lecionava pela manhã, tarde e noite. Adoeci. O corpo não agüenta. De acordo! O meu amigo Jasso está meio lúgubre e quase vou embora com a sua conversa. Todo sebista é meio Helmuth! - Nietzsche nunca chorou, viu! - João, será que a vida é só isso? Tudo é muito rápido, filosofa. - Por isso, temos que deixar alguma coisa. Fazer algo antes de morrer. - Você já fez, não é? Sei não, meu amigo. Vou fazendo as coisas sem pensar muito. A conversa esquenta mais, não bastasse o forno que está fazendo no mês de São José. Esses livros anti-

gos que você gosta são muito carregados. Muitas vezes ouço vozes aqui dentro do sebo. Devem ser os donos-mortos dos livros. Talvez se queixando da venda de seus livros acumulado durante tanto tempo, penso eu....já saindo para tomar meu chope. Tudo termina num livro e o livro termina num sebo. O fogo é inesperado. A chuva não caiu e o arco-iris só vai parecer no outro dia. Irado, como diz o locutor dos surfistas. Vou embora impressionado com aquelas histórias. E agora, levo ou não os livros? Ainda no bar, não me sai da cabeça aquela conversa do meu amigo. Não. Não sei se já fiz alguma coisa útil para deixar. Lembro do Bandeira e tomo mais um chope. “Andorinha lá fora está dizendo: — "Passei o dia à toa, à toa!" Andorinha, andorinha, minha cantiga é mais triste! Passei a vida à toa, à... ” PS: Agora tudo apagado. Ainda não tive forças para passar no Cata-Livros da Xavier da Silveira. Receba meu abraço, amigo!


Potiguar 8:2.qxd 18/2/2011 17:44 Page 2

8

Potiguar Notícias | Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

literatura

Carteiro e escritor parnamirinense escreve sobre fé e razão Seu nome é Francisco Canindé dos Santos, carteiro por profissão e escritor por paixão, que decidiu tirar da gaveta um antigo projeto. Foi aí que surgiu “Fé e Razão”, título de seu primeiro livro, que buscará responder à questões enfáticas entre ciência e religião, mostrando que as duas vertentes podem caminhar lado a lado, sem que sejam inimigas. A idéia do livro partiu de conversas entre amigos, e um sentimento de que realmente haveria algo em comum entre as duas linhas de raciocínio. Através de estudos em livros didáticos e de pesquisa científica, Francisco passou a formular seu embasamento teórico para começar a escrever o livro, que demorou cerca de quatro meses para ficar bem organizado e finalizado. “Primeiro eu rascunhava em um caderno e posteriormente ia até uma lan house para ir digitando os capítulos”, conta Francisco.

Naibhy rodrigues

Seu livro propõe uma reflexão e faz uma nova proposta do que até hoje se considera duas coisas distintas, passando somar uma nova forma de ver o mundo. Francisco conta que foi uma batalha complicada até mesmo para conseguir publicar seu livro, pois não conseguiu patrocínio ou apoio financeiro. Sendo assim, recorreu às próprias

economias para mandar seu projeto a uma editora local, para que seus exemplares fossem então publicados, e num período de um ano conseguiu vender quase todos. Quem se interessar e quiser conhecer mais sobre o livro “Fé e Razão”, pode entrar em contato com Francisco, através do telefone 3645-4363.


Parnamirim Capa:2.qxd 18/2/2011 17:15 Page 2

www.potiguarnoticias.com.br

Parnamirim

››

Edição 335 | Parnamirim, 6 de setembro de 2010 - segunda-feira

Dnit gastará R$ 4,5 milhões em obra da cratera da BR-101, em Emaús. Pág. 3

cOMbAtENDO RIScO

Polícia Civil ‘aperta o cerco’ contra a venda ilegal de gás de cozinha e faz 18 apreensões O número de pontos de venda ilegal de gás de cozinha na Grande Natal supera o de estabelecimentos comerciais regulares. Parnamirim é campeã na modalidade. Os locais funcionam de forma irregular e sem nenhum registro. Proporcionalmente, a situação nacional é mais grave. No país, são 37 mil revendas regulares e mais de 100 mil irregulares. Sem fiscalização atuante, o comércio ilegal e irregular de gás de cozinha tomou conta principalmente de Parnamirim. Nas principais ruas, veículos sem condições de rodar, que não oferecem segurança, trafegam vendendo o produto. Motos com até três botijões costuram entre os automóveis. Clandestinos sem licença da Agência Nacional do Petróleo (ANP) aproveitam a impunidade e faturam alto com produtos sem garantias de segurança, lesando comerciantes e consumidores. Para tentar reduzir o número de pontos de venda irregular, a ANP (Agência Nacional do Petróleo), em parceria com a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual, vem intensificando a fiscalização nos municípios de Natal e Parnamirim.

Uma operação realizada recentemente culminou com o fechamento de 35 pontos clandestinos de venda de gás de cozinha. Uma cartilha distribuída pela ANP orienta os consumidores a tomar medidas simples para segurança, como manter botijões em pé e nunca usar ferramentas para ligar o gás. Outra orientação é só comprar o produto em revendas autorizadas. De acordo com informações do delegado Henrique Maia, da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), a ação já vinha sendo articulada através do monitoramento desses locais há mais de três meses. Segundo ele, foram deferidos 18 mandados de busca e apreensão em Parnamirm e 18 em Natal. O resultado foi a apreensão de 97 botijões de gás que estavam sendo armazenados indevidamente. O delegado acrescentou ainda que esse tipo de ação já vem sendo realizada há mais de dois anos e que durante esse período o número de pontos ilegais de venda do produto extraído do petróleo caiu de 3 mil para manos de 200. “É importante destacar que este tipo de ação só beneficia o consumidor, pois estes lugares

Motos trafegam na cidade transportando botijões de gás

O transporte do produto é recomendado pela ANP

não seguem as normas de armazenamento da ANP”, disse. Foi instaurado um inquérito para apurar como esse material chegava até esses pontos de vendas. Os estabelecimentos foram notificados e seus proprietários autuados, devendo ser chamados para prestar esclarecimentos. Em caso de condenação, a pena pode ir de um a cinco anos.

Ainda, segundo o delegado, a maior preocupação do Ministério Público ao fortalecer o combate ao comércio ilegal de gás de cozinha é proteger a população, começando com a conscientização dos vendedores legalizados no sentido de não revender o produto para pequenos comerciantes que colocam em risco o produto e a própria população funcionando de forma ilegalmen

O delegado Henrique Maia diz que, baseado em parecer técnico, pode-se informar que um lacre mal fixado pode romper e liberar pressão suficiente para o cilindro decolar e sair voando, ou se inflamar violentamente, à menor fagulha. “Em ambiente fechado, o acidente pode provocar um incêndio, o que pode significar uma tragédia”, ressalta o delegado.

em área periféricas. O GLP é distribuído em todos os 5,5 mil municípios brasileiros. Está presente em cerca de 53 milhões de lares, ou 95% dos domicílios. O setor reúne mais de 350 mil trabalhadores diretos e indiretos no país, e a cada mês são vendidos em todo o Brasil 33 milhões de botijões de gás de cozinha. O setor conta com 22 distribuidoras e 37 mil revendas.

FOLIA DE MOMO

Prorrogado prazo de inscrições para Rei e Rainha do Carnaval A Fundação Parnamirim de Cultura prorrogou para a próxima quarta-feira (23) o prazo para inscrição no concurso de Rei Momo e Rainda do Carnaval de 2011 em Parnamirim. As inscrições deveriam ser encerradas na quarta-feira (16). A escolha do casal que vai animar as festividades carnavalescas será no dia 26 de fevereiro na Praça São Sebastião, em Pirangi do Norte, a partir das 19h30. Os candidatos ao título de Rei Momo e Rainha do Carnaval terão de ter domicílio na cidade de Parnamirim. Os requisitos essenciais para concorrer aos títulos são: idade mínima de 18 anos e mulheres devem ser solteiras. Conforme vem

ocorrendo nos últimos anos, o fator peso não será essencial para os candidatos do sexo masculino, mas sim desenvoltura e simpatia. Para se inscrever é necessário preencher o formulário de inscrição, levar comprovante de residência e apresentar cópias do RG e do CPF. A comissão julgadora vai analisar simpatia, desenvoltura dos candidatos em danças como samba e frevo, além do conjunto geral da apresentação dos inscritos. As inscrições podem ser feitas na Fundação Parnamirim de Cultura das 8h às 13h, situada à rua Antônio Ferreira Neto, nº 129-A, no bairro Boa Esperança. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3644-8336.

ANIMAÇÃO

Burro Elétrico em Pirangi

A escolha do casal real da folia deverá ocorrer no dia 26 O Rei e a Rainha receberão da Fundação Parnamirim de Cultura, todos os ornamentos que compõem os

títulos (fantasias, coroa, cetro e faixa) e o prolabore pago na importância de R$ 2 mil, cada um.

Está chegando a hora e o Burro Elétrico está todo formatado para energizar o animado carnaval de Pirangi, no sábado, saindo na avenida principal com o trio e Banda Detroit e, finalizando nos fundos do Paçoca de Pilão, com show da banda Tropical e Seus Metais. O Burro Elétrico leva dentro de suas quatro linhas jornalistas, publicitários, advogados, médicos, políticos e os formadores de opinião da cidade, sempre num clima de

paz e de alegria, características deste bloco muito querido em Natal. O bloco distribui água, cerveja, Pitú e whisky na avenida e nos fundos do Paçoca de Pilão, onde o furdunço rola até o sol raiar. Segundo uma das organizadoras do bloco, a jornalista Nelly Carlos, oss kits estão sendo vendidos da Atlântico Operadora de Turismo na Av. Engenheiro Roberto Freire, Shopping Sea Way, fone 3642-3335.


Parnamirim 2:2.qxd 18/2/2011 17:08 Page 2

2

Potiguar Notícias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

Parnamirim “Além de movimentar a atividade pesqueira, vai criar

“Precisamos urgentemente restaurar a saúde financeira do

mais empregos. É o governo do PT e aliados trabalhando

Estado, pois só assim será possível restabelecer o

pelo Rio Grande do Norte”.

crédito do Governo, hoje destroçado”

Fátima Bezerra (sobre terminal Pesqueiro de Natal)

Rosalba ciarlini (na leitura de sua mensagem anual na al)

ARQUIVO/PN

redacao@potiguarnoticias.com.br

PASSAGEM Depois do aumento das passagens de ônibus de Natal, as empresas que fazem as linhas da Região Metropolitana também querem aumento. Quem mais deseja o aumento é a Empresa Trampolim da Vitória,que faz a linha Natal/Parnamirim.

FUSÃO Dizem que diante da falta de recursos não haverá outra alternativa para o prefeito Maurício Marques a não ser fundir a Secretaria de Turismo com a Secretaria de Esporte e Lazer.

COMBATE À DENGUE É OBRIGAÇÃO DE TODOS O Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) elaborado para ser aplicado em 2011, prevê a intensificação do combate à dengue em vários municípios do estado, inclusive Parnamirim, que apresentou dois casos de dengue hemorrágica. Com a chegada do período de chuvas, é importante chamar atenção dos gestores municipais para que intensifiquem as ações de controle da dengue, com ênfase na eliminação de criadouros, visitando todos os imóveis edificados ou não de suas localidades. Além disso, há necessidade de que os proprietários de terrenos baldios façam a limpeza da área e que sejam eliminados todos reservatórios capazes de acumular água. Além disso, é importante a orientação da população sobre a unidade de saúde à qual deve se direcionar, evitando-se a auto-medicação. O Índice de Infestação Predial – que mede a concentração de focos do mosquito Aedes aegypti nos terrenos e prédios - é algo que tem que ser constantemente avaliado. As cidades que apresentam índice abaixo de 1 são considerados de pequeno risco. De 1 até 2,9 o risco é médio e, acima disso, o perigo é considerado alto. Entretanto, é bem possível que os números divulgados em Parnamirim não condizam com a realidade, pois a cidade possui muitas casas utilizadas apenas para veraneio e que ficam fechadas a maior parte do ano, sem poder receber a visita das equipes. Para isso, todo cuidado é pouco, para que se possa reduzir o risco de processos epidêmicos e a letalidade por dengue no município, com a qualificação de profissionais da atenção básica e rede hospitalar de referência para o atendimento baseado na classificação de risco. Os bairros com maior incidência da doença: são Liberdade, Passagem de Areia, Rosa dos Ventos e Parque Industrial. Para isso, há necessidade da população realizar mutirões de limpeza nos quintais, terrenos, e nas próprias residências com o objetivo de diminuir os focos de dengue na cidade.

PARALISAÇÃO

CANDIDATO

A Cidade da Ciência, que está sendo construída na Avenida Abel Cabral, está com as obras paralisadas. No local também deve ser construída uma escola de 2º grau pelo Governo do Estado.

O senador José Agripino Maia será o novo presidente nacional do DEM. A eleição ocorrerá no dia 15 de março. Mais um cargo de projeção para o RN.

CRESCIMENTO Cerca de 15 mil novos apartamentos estão sendo construídos atualmente em Nova Parnamirim. Em breve o bairro pode se tornar inviável em termos de trânsito.

MEIA PASSAGEM Estudantes de Parnamirim se mobilizam para ingressar com ação junto ao Ministério Público para exigir que os interbairros cumpram a lei da meia passagem.

21 ANOS Um dos restaurantes mais queridos da praia de Pirangi, o Paçoca de Pilão está comemorando 21 anos, quando vai receber os fãs para show com as bandas Linha de Passe e Metrópolis, no próximo dia 25.

ElithiaNE coSmE da Silva

ENQUETE!

é a vencedora dessa semana da Promoção Navegue no Marina Badauê

As prefeituras devem gastar com festas de carnaval? Sim - 47,06 %

O portal potiguarnoticias.com.br está com uma super promoção. Cadastre-se e concorra a uma passeio de barco no Marina Badauê, com direito a acompanhante. Além disso, você tem direito a um almoço no charmoso restaurante do Marina Badauê, localizado na praia de Pirangi.

Não - 52,94 %

BRIGA O restante dos cargos do Governo do Estado em Parnamirim estaria sendo alvo de verdadeira briga de foice entre os aliados. O fato já estaria irritando a governadora Rosalba Ciarlini.

A Caern está mantendo segurança armada e ronda no local para evitar roubos de cabos elétricos no Poço 13, do sistema que abastece o Centro Industrial Avançado (CIA) em Macaíba. O fato, segundo a Caern, tem gerado constantes faltas d´água na cidade. O fato está sendo investigado pela Polícia Civil.

Será no próximo sábado (26) a 1ª Prévia de Carnaval que a CDL Parnamirim vai realizar no restaurante Paçoca do Pilão, em Pirangi, a partir das 20 horas. O jovem Gustavo Negócio, diretor da Rádio FM87, filho do ex-prefeito Raimundo Marciano, diz que agora a vez é sua. Em 2012 será candidato a vereador.

O prefeito Maurício Marques vetou os projetos de lei 054/2010 e 055/2010, além de nove emendas apresentadas por vários vereadores ao Orçamento do Município. Agora, o plenário da Câmara Municipal vai apreciar os vetos do Executivo.

ROUBO EM MACAÍBA

CARNAVAL

PROJEÇÃO

VETOS

UNIÃO O diretório municipal do PT de Parnamirim acredita que desta vez conseguirá eleger um vereador. O partido promete unir forças em torno de um nome. Resta saber quem será o felizardo!

CAJUEIRO O município de Parnamirim está desafetando toda área do maior cajueiro do mundo – 15.782m2. O cajueiro vai se tornar área de preservação ambiental

GREVISTAS Engenheiros e arquitetos do município de Parnamirim que se encontram em greve solicitaram audiência ao prefeito Maurício Marques. A audiência foi marcada, só que os grevistas desapareceram.

CONTRIBUINTES Os contribuintes em débito com a Secretaria de Tributação de Parnamirim poderão fazer o parcelamento da dívida no prazo máximo até 36 meses. Os descontos de multas e juros chegam a 90%. O decreto instituindo os descontos e os prazos de parcelamentos de créditos tributários municipais foi publicado no Diário Oficial do Município.


Parnamirim 3:2.qxd 18/2/2011 17:09 Page 2

Parnamirim

Potiguar Notícias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

BUEIRO METÁLICO

Dnit anuncia obra definitiva na cratera da BR-101 orçada em R$ 4,5 milhões O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) deverá iniciar nos próximos dias a obra definitiva na BR-101, no bairro de Emaús, no local onde ocorreu o desmoronamento que interrompeu o fluxo de veículos por 13 dias e promoveu o assoreamento do Rio Pitimbu. No local deverá ser construído um bueiro metálico que servirá tanto para a drenagem das águas pluviais na rodovia e nas marginais, como para a canalização do rio. A duração da obra, orçada em R$ 4,5 milhões (investimento liberado pelo Ministério dos Transportes), está prevista entre 120 a 160 dias após a assinatura, sem interrupção do tráfego no local. Segundo o superinten den te regional do Dnit, Ézio Gonçalves dos Reis, após a sua execução, a obra possibilitará um aumento considerável da vazão do Rio Pitimbu e evitará o seu assoreamento. O tubo metálico, do tipo Armco, possui 3,20 metros de diâmetro e sua extensão

claudinoleite@bol.com.br

O PÚLPITO É UM SHOW

A obra na cratera ocasionada pelas chuvas na BR-101 deve durar cerca de 160 dias pode chegar aos 100 metros de comprimento. Quanto a expedição da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que havia sido antes exigida pelo Conselho Regional de Engenharia (CREA/RN) para a execução da obra, Ézio Reis garante que as ARTs para obras de dupli-

cação e construção das marginais da BR-101 já foram expedidas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). O superintendente do Dnit ressaltou que as anotações de responsabilidade técnica referentes ao novo serviço (construção do tu-

bo metálico) serão registradas após a assinatura do contrato da obra, conforme as resoluções do Confea. “Nós estamos tranqüilos com relação a esse procediment. Aguardamos ape nas o momento de iniciar esta obra, que consideramos muito importante”, concluiu.

MEIO AMBIENTE

Com iluminação à base de LEDs, novos modelos embelezam o altar e ajudam a fixar a atenção do público. O LED (ligth emitter diode) é um componente eletrônico semicondutor, isto é, um diodo transmissor de luz. Ele utiliza a mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Tal transformação é diferente do encontrado nas lâmpadas convencionais, que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, entre outras. Pois bem: a modernidade entrou definitivamente nas igrejas e ocupa cada vez mais espaço. Se já não bastasse o uso de data show, computadores e som de alta qualidade, o púlpito está se tornando objeto de destaque no altar. Antes fabricados de madeira e usados quase unicamente com apoio para a Bíblia e, no máximo, um copo de água, hoje eles são fabricados em materiais leves e decorativos, como vidro e acrílico, e podem até receber iluminação especial. Atualmente, um dos modelos mais requisitados é o de acrílico iluminado com tecnologia LED, oferecido por empresas pioneiras no ramos de móveis para igrejas, mas atentas às tendências e novidades. A demanda tem sido grandiosa. A cor mais procurada é a azul, e o modelo top de linha da fábrica é o Dream Luxo, produzido com acrílico de 24mm. O púlpito custa em média a importância de R$ 7.900,00 e pode ser parcelado em suaves prestações. Na internet os interessados podem obter mais informações respeitante ao belo altar.

DIANTE DO TRONO 1 A Ordem dos Pastores de Natal (PEN) promoveu quinta-feira, dia 17 de fevereiro, às 8h30, café da manhã destinado a pastores e lideranças evangélicas da capital potiguar, no Harmonia Recepções, quando apresentará uma comissão do “Diante do Trono”, que apresentará o projeto de gravação ao vivo do 14º DVD do grupo baiano.

DIANTE DE TRONO 2

Audiência discutirá Plano de Saneamento Ambiental Plano Municipal de Saneamento Ambiental será mais uma vez debatido em audiência pública marcada para o dia 23 de fevereiro, às 10 horas, no Plenário da Câmara Municipal. A audiência, que encerra a série de debates públicos sobre o PMSA, promovido pela Secretaria Especial de Saneamento Básico. O plano é constituído de quatro eixos: esgotamento

Claudino Leite

sanitário, abastecimento de água, resíduos sólidos e drenagem urbana. Estudo técnico realizado por uma empresa de consultoria recomenda 43 proposições a serem implementadas nos próximos 20 anos. No diagnóstico ficou constatado que o abastecimento de água tratada atinge 94% da população, a coleta de lixo 100% e a drenagem 21%. O diagnóstico propõe

que cada um dos quatro seg mentos (água, esgoto sanitário, drenagem e resíduos sólidos) apresente seu plano diretor e sugere o desenvolvimento de estudos para reuso de águas e a criação de uma agência reguladora para fiscalizar a prestação de serviço da Caern no município. Na audiência será votada a minuta do projeto de lei do Plano Municipal de

Saneamento Ambiental a ser posteriormente enviado para aprovação do Poder Legislativo. Segundo o prefeito Maurício Marques, “estamos demonstrando cuidado não só com o saneamento, mas também com o meio ambiente, onde todo o processo deu sequência com a participação da população”. Ainda, segundo o prefeito, a cidade como um todo será beneficiada e, inclusive, a obra trará ganhos para vários setores da administração como na educação, saúde, urbanismo e meio ambiente. Apesar disso, ele diz que as áreas mais necessitadas são aquelas de fronteira, a exemplo do bairro de Nova Parnamirim, que é o que mais cresce na cidade. Maurício Marques lembra que Parnamirim tem crescido de uma forma que às vezes assusta. “O crescimento está saindo de Natal e indo para Parnamirim, porque ainda temos possibilidade. Agora, Parnamirim começa a delimitar com maior clareza seu território e pensar políticas públicas para ele”, concluiu o prefeito.

A OPEN agendou uma audiência com a governadora Rosalba Ciarline e a prefeita de Natal, Micarla de Souza, com a finalidade de apresentar o projeto e discutir o apoio a iniciativa, que deverá movimentar o turismo local, com caravanas de todo os país. O Diante do Trono”, da Igreja Batista de Lagoinha (BA) se caracteriza por ser hoje o maior grupo musical cristão do Brasil e que em suas 13 edições bateu recordes de público em suas apresentações. O maior público foi na cidade de São Paulo, onde cerca de 2 milhões de pessoas participaram da gravação ao vivo e o menor foi na cidade de Barretos que teve um público de 100 mil pessoas.

ENÉAS TOGNINI O reverendo Adail Carvalho Sandoval é o novo presidente da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). A escola ocorreu durante a 19ª Assembleia Geral da entidade. Ele ocupará o cargo até 2012. Pastor Enéas Tognini, presidente por dois mandatos consecutivos, passou a ser presidente de honra da organização. Sobre as expectativas para o seu mandato, o pastor Adail Carvalho frisa que estão firmadas na mensagem do lema da SBB: Semeando a Palavra que transforma vidas. “Com apoio de todos os sócios da Sociedade Bíblica do Brasil e de todas igrejas cristãs, vamos semear com mais vigor essa Palavra viva para que ela produza, com o poder do Espírito Santo, uma transformação visível em nossas igrejas, a fim de que as famílias, a sociedade e nossas autoridade sejam impactadas pelo “Evangelho que é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16)”, declarou o reverendo Adail em entrevista concedida à grande imprensa.

PODER DA FÉ Coube a medicina confirmar o que a Bíblia já mostra há anos: a oração tem poder de curar. Segundo o médico americano Harold Koeni, do Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick, ao fazer orações, pacientes religiosos controlam indiretamente suas doenças, o que ajuda a cura. Em um estudo com 455 idosos internados, Koeni observou que a média de internação dos que frequentavam a igreja mais de uma vez por semana era quatro dias. Já os que iam raramente ou nunca chegavam a passar até 12 dias hospitalizados. Enquanto nos Estados Unidos há estudos aprofundados acerca do tema, no Brasil existe ceticismo por parte de médicos.

3


Parnamirim 4:2.qxd 18/2/2011 17:01 Page 2

4

Potiguar Notícias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

parnamirim HABITAÇÃO

Minha Casa prepara entrega de primeiros imóveis Os parnamirinenses deverão receber, em março, as primeira unidades do Programa Minha Casa Minha Vida. Os residenciais Waldemar Rolim e Nelson Monteiro, com 848 apartamentos, estão em fase de conclusão no Vale do Sol, o bairro que mais se valoriza na cidade. Prioridade da administração do prefeito Maurício Marques, o programa contratou até o momento 3.728 unidades habitacionais, o que equivale a 47% da cota de financiamentos destinado à Caixa para empreendimentos na faixa de 0 a 3 salários mínimos no Rio Grande do Norte. Dos 418 apartamentos do Waldemar Rolim, 13 serão reservados para idosos, 13 para portadores de necessidades especiais; 294 para o grupo dos 75% e 98 para o grupo dos 25%. Os empreendimentos criaram 2.550 empregos diretos e usam mão-de-obra local, uma exigência da administração como contrapartida na desoneração fiscal. O valor de cada unidade habitacional é de R$ 41 mil,

sendo R$ 17 mil subsidiados pelo Governo Federal. O prazo de financiamento é de 10 anos. A prestação vai variar de R$ 50,00 a R$ 139,00. Os apartamentos estão sendo construídos em blocos com 16 apartamentos cada, sendo quatro por andar, com uma área interna de 45 metros quadrados, com sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Cada empreendimento terá guarita de entrada, área de lazer com duas quadras esportivas e vaga de estacionamento. O pacote de desoneração fiscal concedido pela prefeitura - e que permitiu a construção dos apartamentos a preços populares - prevê parcelamento do ITIV (Imposto sobre Transmissão Intervivos de Bens Móveis) e isenção do IPTU durante os 10 anos de financiamento. Além disso, a Prefeitura já está fazendo obras de urbanização no entorno dos empreendimentos. No Vale do Sol já foram construídos dois pontilhões sobre o Riacho Vermelho e estão sendo pavimentadas 12 ruas. Com isso, a prefeitura

O valor de cada unidade habitacional é de R$ 41 mil facilita a ligação com outros bairros e melhora as condições de tráfego de veículos, permitindo que serviços como coleta de lixo, entrega de gás, transporte coletivo e até a presença de ambulâncias sejam feitos com mais agilidade e segurança. A documentação das famí-

lias sorteadas nos residenciais Waldemar Rolim e Nelson Monteiro foi encaminhada no início do mês à Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela análise da papelada. Os contemplados com imóveis vão receber também um refrigerador novo e lâm-

Em Parnamirim, mais de 16 mil pessoas estão inscritas padas econômicas, doados pelo programa Luz para Todos. Em Parnamirim, mais de 16 mil pessoas estão inscritas no Minha Casa Minha Vida para mutuários com renda familiar até três mínimos. O programa de governo prevê a construção de 1.200 unida-

des habitacionais em quatro anos. “Mas esses 848 apartamentos representam 70% do total previsto já no primeiro ano, em breve outros empreendimentos poderão ser divulgados. Estamos cumprindo com o nosso cronograma”, afirmou o prefeito Maurício Marques.

NOVA PARNAMIRIM

Parceria garante drenagem na Avenida Abel Cabral A Prefeitura de Parnamirim e a MRV Engenharia assinam parceria na quarta-feira (16) para execução das obras de drenagem da Avenida Abel Cabral, no trecho entre as ruas Canguaretama e Antonio Lopes Chaves, um dos pontos de alagamentos em dia de chuvas. A solenidade aconteceu às 10 horas, com a presença do prefeito Maurício Marques, diretores das empresas, representantes da Caixa Econômica Federal e da Associação dos Moradores de Nova Parnamirim. Além da drenagem da área, também serão realizadas obras de transposição de águas da Lagoa Nezinho Alves para a Lagoa da Mahatma Gandhi e, de lá, para o Rio Pitimbu. Com isso, acaba o problema de transbordamento da Nezinho Alves nos anos de invernos rigorosos.

A lagoa da Mahatma Gandhi foi concluída em 2008, numa parceria com o Ministério das Cidades, numa área onde havia uma grande voçoroca que ameaçava dezenas de imóveis. A partir de então, toda água da chuva no entorno da Avenida Maria Lacerda é canaliza e levada para a lagoa. Lá passa por um processo de decantação e infiltração no solo. Quando o volume supera a capacidade, a água é jogada no Rio Pitimbu, sem riscos de assoreamento ou contaminação. Em 2009, o prefeito Maurício Marques anunciou obras idênticas na Bacia da Petra Kelly, que incluem a construção de uma lagoa de águas pluviais, drenagem e pavimentação de 46 ruas, totalmente financiada pela Prefeitura.

AÇÃO SOCIAL

Prefeitura entrega cadeiras de rodas

O prefeito assinou o convênio de parceria com a MRV "O processo de urbanização será concluído com o asfaltamento da Petra Kelly", disse o prefeito Maurício

Marques ao fazer uma visita às obras, na semana passada. A urbanização da Petra Kelly vai custar R$ 10 milhões.

O prefeito Maurício Marques promoveu a entrega na quarta-feira (15), no auditório do Centro Administrativo, de 20 cadeiras de rodas para portadores de necessidades especiais, cadastrados na Secretaria de Assistência Social. O programa é desenvolvido de forma contínua pela Secretaria de Assistência Social e visa beneficiar pessoas em estado de vulnerabilidade social, desde que devidamente cadastrados na Central de Atendimento. Na ocasião, a secretária de Assistência Social, Marta Lopes, explicou como funciona o programa informando que todos aqueles que necessitam de uma ca-

deira e não tem como adquiri-la podem se cadastrar no CAS – Central de Atendimento Social. O primeiro beneficiado foi Luciano Faustino, que recebeu das mãos do prefeito Maurício Marques, a cadeira de rodas para a filha Lara Gabriele Faustino. Logo em seguida, o vice-prefeito Epifânio Bezerra fez a entrega de uma cadeira a Carlos Eduardo Alves, pai do garoto André Nascimento. O presidente da Câmara, Rosano Taveira, promoveu a entrega a João Maria Francisco da Silva e a secretária Marta Lopes entregou a cadeira a Francisco Carlos da Silva.


Municipios Capa:2.qxd 18/2/2011 16:58 Page 2

www.potiguarnoticias.com.br

Municípios

Prêmio para prefeita é útil para município Página 3

Potiguar Notícias | Edição 360 | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

SAÚDE plEnA

Saúde será municipalizada em 80 municípios O secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, disse que já existe uma compreensão mais abrangente por parte dos prefeitos quanto à municipalização de 14 dos 23 hospitais regionais do Rio Grande do Norte. "Eles estão percebendo que o dinheiro vem do Governo Federal de qualquer jeito", diz Domício Arruda, lembrando que pelo menos 80 municípios terão a saúde plena municipalizada nos próximos doze meses. O secretário visitou Mos soró para conhecer a estrutura do Hospital Regional Tarcísio Maia. Foi recebido também na Prefeitura e no Hospital Rafael Fernandes. Conversou com gerente de Cidadania, Francisco Carlos, a prefeita Fafá Rosado e o chefe de Gabinete, Gustavo Rosado. Assim como fez em outras cidades, buscou parceria para melhorar os serviços de saúde. No que se refere à saúde plena, o serviço em Mossoró já é mu-

nicipalizado. A idéia é fortalecer para ser referência. Para que aconteça essa transferência de responsabilidade do Estado para o município, o secretário destacou que é preciso primeiro organizar o funcionamento destes hospitais regionais de pequeno porte com material de trabalho, as equipes médicas de plantão (anestesistas e enfermagem). "É uma tarefa difícil, numa situação que o Estado se encontra de dificuldade, mas que estamos aqui para resolver atendendo a uma determinação da governadora", diz. Entre os hospitais regionais que serão totalmente reestruturados, está o Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assu, e o Hospital Regional Cleodon Carlos, de Pau dos Ferros. Estruturando estes hospitais, a subsecretária de Saúde Dorinha Burlamaque acredita que reduzirá muito o número de atendimento nos hospitais de Mossoró e Natal.

cedida

Secretário de Saúde do Estado, Domício Arruda Domício destacou que já iniciou o processo de estadualização do Hospital do CESP de Caicó, que pertencia ao Governo Federal e que agora será um regional para o Seridó. Entretanto, o secretário Domício Arruda destacou que o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, caminha para continuar sendo referên-

horas. Mas antes o secretário lembra que é preciso ser feita a reestruturação dos hospitais com material e pessoal para só então iniciar este trabalho de municipalização dos Samus. CAMPANHA DE TRANSITO Outro ponto destacado pelo secretário é que já se foi conversado com o Ministério da Saúde a respeito de uma campanha no Estado para conscientizar a população quanto o trânsito. A ideia, segundo Domício Arruda, é investir numa campanha de trânsito como forma de reduzir o número de atendimentos ortopédicos de alta complexidade nos hospitais regionais, principalmente de Mossoró. O comando da Polícia de Trânsito de Mossoró confirma que se houvesse mais prudência por parte dos motoristas e principalmente motoqueiros, o número de acidentes seria bem menor.

SAÚDE

cAicó

MPF quer 12 anos de cadeia para ex-prefeito O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), de Recife (PE), à condenação de Nilson Dias de Araújo, ex-prefeito de Caicó (RN), por crime de "apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio", que tem previsão de 2 a 12 anos de prisão, além de 5 anos impedido de exercer cargo ou função pública. Denunciado pelo MPF, por meio da Procuradoria da República no Município de Caicó, Nilson Araújo foi absolvido pela 9ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, que entendeu não haver prova suficiente da existência do fato criminoso. Alegou que já havia devolvido o dinheiro desviado, que seria para combater a

cia nos serviços de alta complexidade no que se refere à ortopedia, cardiologia e neurologia. Mas isto não quer dizer que hospitais de médio porte, como de Assu e Pau dos Fer ros não façam atendimento de ortopedia de alta complexidade. Eles vão fazer este atendimento, só que na área de urgência e emergência.

CIRURGIAS Arruda explicou que neste caso, as cirurgias eletivas que são realizadas no hospital de pequeno e médio porte após o paciente ter seu quadro de saúde estabilizado é enviado para Mossoró, onde será submetido à cirurgia eletiva pelo SUS para corrigir problemas ortopédicos, pelo fato do HRTM já ter uma melhor estrutura e equipe médica. Inclusive, atualmente já existem 40 pacientes aguardando cirurgia complementar só em Mossoró. "Vamos fazer um mutirão de médicos para resolver esta questão de imediato", acrescenta Domício Arruda. Como forma de humanizar o socorro às pessoas nas regiões afastadas dos oito hospitais de referência no Estado, Domício Arruda destacou que pretende regionalizar os serviços do SAMU, de modo que cada microrregião tenha equipes de plantão 24

dengue. O MPF não aceitou e recorreu da decisão, e o ex-prefeito será julgado agora pelo TRF-5, no Recife (PE). De acordo com a denúncia, Nilson Araújo, na condição de prefeito de Caicó, teria falsificado documentos públicos para utilizar indevidamente, em proveito próprio e de terceiros, as verbas públicas federais repassadas ao município por meio do Convênio nº 251/97, celebrado com o Ministério da Saúde, no valor total de R$ 277.574,21. Os recursos eram destinados a ações para a erradicação da dengue. Segundo a acusação, uma inspeção realizada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em 10/9/2000, teria constatado diversas irregularidades

na execução do convênio, como a realização de pagamentos a pessoas físicas e jurídicas sem que elas tivessem executado qualquer serviço relacionado ao objeto do convênio. CRIME DE RESPONSABILIDADE Com isso, Nilson Araújo teve que devolver R$ 55.305,33 ao Ministério da Saúde. Para o MPF, porém, a devolução desse valor não isenta o prefeito da prática do crime de responsabilidade, ao contrário do que alega a defesa. Seria uma confissão. Se condenado pelo Tribunal, o ex-prefeito poderá receber pena de reclusão de dois a doze anos e ficar impedido, pelo prazo de cinco anos, de exercer cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação.

Programa Útero e Vida supera expectativas em Arez A cidade de Arez, localizada na Região Agreste do Rio Grande do Norte, recebeu durante a quinta-feira (17) a caravana da saúde do Sistema Faern/Senar, que levou para a comunidade rural de Urucará o Programa Útero é Vida. Na oportunidade, todas as expectativas, que giravam em atender cerca de 150 mulheres nos exames preventivos contra o câncer no colo de útero, foram superadas. De acordo com a coordenação do programa, mais de 200 mulheres fizeram os exames preventivos e receberam os kits de beleza entregues pela equipe do Sistema Faern/Senar no final do exame. “Foi muito gratificante essa etapa em Arez. Fizemos muitos exames e tudo caminhou dentro do que tínhamos programado”, ex-

plicou a assessora da Faern/Senar, Janaína de Paula. PARCERIAS O prefeito de Arez, Erço Paiva, acompanhado da secretária de Saúde do município, Jacione de Paiva, observou o andamento do programa e falou sobre novas parcerias com o Sistema Faern/Senar para 2011: “Acredito que esse programa de saúde da mulher será o primeiro desse ano. Queremos mais e daremos total apoio aos educadores e profissionais da Faern/Senar para futuros projetos”. A edição em Arez do Programa Útero é Vida também recebeu a visita do superintendente do Senar/RN, Otávio Tavares, que se mostrou um entusiasta da idéia e pediu que a educação também fosse lembrada nesses eventos.

“Gostei muito do que vi. Um trabalho sério e que leva dignidade para essas agricultoras. Um trabalho que desejo ver complementado também com cursos voltados para a área de educação. Com isso, a nossa ação será perfeita”, explicou Tavares. A alegria nos rostos das jovens e das senhoras atendidas era visível. “Uma satisfação em cuidar de sua saúde e deixar a auto-estima levantada”. Foi o que considerou Maria Inácio Azevedo, uma jovem de 24 anos, que era uma das mais falantes de um grupo que se reunia para esperar o tratamento no salão de beleza. “Estou achando tudo muito bonito e organizado. Gostei muito desse programa, e acredito que vou ficar linda quando sair do salão”, completou Maria.


municipios 2:2.qxd 18/2/2011 16:53 Page 2

2

Potiguar Notícias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - Segunda-feira

Municípios educação

Semana Pedagógica é realizada em Carnaubais De 15 a 18 de feveveiro, mais de cem educadores de Carnaubais participaram da Semana Pedagógica, que abordou como tema “Vivendo e Revivendo na Adversidade”. O prefeito Luizinho Cavalcante esteve presente na abertura do evento, que ocorreu no último dia 15, com palestra sobre a “Escola inclusiva e suas implicações pedagógicas”. Até a sexta-feira, ocorreram muita reflexão e planejamento para o ano letivo, além de lançamento do livro "Salvados do Exílio”, de Tânia Pinheiro. A secretária Gianny Wanderley afirmou que 2011 será um ano de muitas atividades e avanços para a educação de Carnaubais. “Dentre as ações propostas na nova metodologia, es-

tão a construção de diretrizes curriculares, programa de incentivo à leitura e projetos facilitadores para melhoria dos resultados da aprendizagem dos alunos e o fortalecimento do uso da tecnologia”, disse a secretaria. A Semana Pedagógica antecedeu o ano letivo nas escolas da rede municipal com início previsto para esta segunda-feira, dia 21. Recentemente, Carnaubais recebeu o prêmio Top Educacional 2010, fruto da melhoria no IDEB. OBRAS As máquinas já estão fazendo a recuperação na estrada entre o Distrito do Entroncamento e o Alto do Rodrigues. Em parceria com a Petrobrás, que doou 50 caçambões de piçarras, a prefeitura está fazendo a

agricultura

toni martins

PROFESSORA SOFRE ABUSO DE AUTORIDADE POLICIAL

Prefeito Luizinho e educadora em solenidade municipal melhoria nos trechos mais críticos. Ainda na área de infraestrutura, o Poder Executivo municipal autorizou o início do calçamento do Conjunto Áurea Andrade, Dis-

trito do Entroncamento, obra custeada com recursos próprios da prefeitura. Nos últimos meses, várias ruas do centro da cidade foram asfaltadas pela municipalidade.

são josé do campestre

Em Guamaré, safra Cine Sesi Cultural 2011 recebe atenção atrai mil pessoas Diante da solicitação de apoio encaminhada ao Poder Executivo pelos agricultores de Guamaré, o secretario de Agricultura e Pesca, José de Arimatéia Gomes, anuncia providências técnicas e estruturais para garantia de um melhor aproveitamento da safra 2011. Dentre as medidas tomadas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, viabiliza contratos com proprietários de tratores para o corte de terra e a compra de sementes para distribuição entre os agricultores. De acordo com o secretario José de Arimatéia, as previsões de um bom inver-

no favorecem o incentivo ao plantio. “Todos os esforços do Poder Público visam um bom desempenho produtivo e assistência integral aos assentamentos. Para isso, monitoramos os rebanhos de bovinos, eqüinos e caprinos, com orientação de técnicos da EMATER e profissionais capacitados do setor agropecuário”, explica o secretário Arimatéia. Existe a determinação do prefeito Auricélio Teixeira em intensificar ações nas áreas de agricultura e pesca, pela importância que ambas têm e pela geração de renda que oferecem para a comunidade.

Rômulo Estânrley

O Cine Sesi Cultural, que leva cinema de graça para os moradores das cidades do interior onde não há salas de exibição, atraiu um público recorde em Campestre. Na sexta-feira dia 4, mais de 900 pessoas compareceram ao Largo do Terminal Rodoviário, onde foi montada a estrutura para a exibição dos filmes. O projeto abrange a exibição de curtas e longas metragens “Até o Sol Raiar” e “Se Eu Fosse Você 2”, no primeiro dia; “O Branco” e “Pequenas Histórias”, no segundo dia, e “Vida Maria” e “A Era do Gelo 3”, no terceiro dia,

sempre a partir das 19h. Para o secretário de Turismo William Moura, é uma grata satisfação para toda a Prefeitura, na gestão do prefeito Zequinha Borges e do SESI/RN, reunir um público tão grande no município atendido por este projeto. CULTURA “Esse projeto de responsabilidade social contribui e muito na valorização do turismo cultural na área de cidadania. São projetos de extrema importância para a população, que tem a oportunidade de conhecer a força da cultura”, analisou o secretário de Turismo, William Moura.

A coluna se solidariza com a professora Ivonete Umbelino Silva de Lima, de 40 anos, que no último dia 12, por volta das 16h, de frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde, foi vítima de abuso de poder por parte do policial militar Jailson Silva Costa, provavelmente lotado no 11º BPM em Macaíba. Conforme relatou a professora, ela estava à espera de um transporte, do centro da cidade para Lagoa do Lima, comunidade onde mora, na zona rural. Nesse ínterim, testemunhou uma viatura da PM abordar uma pessoa. Quando entrou no transporte alternativo, tipo Kombi, ouviu comentários de outros passageiros sobre a abordagem, que insinuava que o policial queria “comer graninha ou bolinha”. Ela colocou a cabeça para fora da Kombi, indagou: “Bolinha?”. Instantes depois, percebeu que a viatura seguia o transporte alternativo. O motorista recebeu o sinal para parar. “Você, sua rapariga, me acusou que eu tava pegando bolinha de corrupção? Quem você pensa que é, sua porra?”, teria se dirigido o PM Jailson Costa a Ivonete. Em seguida, ordenou que ela entrasse na viatura, mas a educadora se recusou. “Você quer entrar ou quer que eu pegue à força?”, indagou o policial. Ivonete Umbelino advertiu-o de que tinha direitos e iria acioná-los. Um outro policial perguntou se ela estava ameaçando. E a professora respondeu que não estava ameaçando ninguém. Ela reclama que ficou muito tempo dentro do camburão, exposta a uma situação constrangedora, após o veículo percorrer várias ruas da cidade. À noite, foi levada para a 1ª DP do Plantão Zona Sul. Lá, foi lavrado um procedimento, em que assinou um termo de compromisso para comparecer ao Juizado Especial de Macaíba quando fosse intimada. Inconformada com o fato, Ivonete Umbelino formulou queixa na Corregedoria Geral, na Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social, dia 16.

ASSEMBLÉIA GERAL

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Macaíba (Sinsemac) estará realizando assembléia geral com a categoria, próximo dia 1º de março, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Macaíba, em dois horários – das 8h às 13h; e das 13h às 16h.

ASSEMBLÉIA GERAL II

Entre os pontos de pauta, serão deliberados os seguintes assuntos: informes, prestação de contas, avaliação da proposta da Prefeitura em relação às reivindicações dos professores e funcionários, reajuste salarial, entre outros; e agenda de lutas para as atividades da categoria.

HQ POTIGUAR: PROJETO 1ª EDIÇÃO

Todos os artistas que trabalham com histórias em quadrinhos no RN presenciaram, na noite do último dia 15, um evento histórico: o lançamento das vinte primeiras HQs do Projeto 1ª Edição, na livraria Poty Livros, em Natal. O amplo espaço da livraria ficou pequeno para tantos amigos, colegas e curiosos que foram prestigiar e conhecer um pouco da produção dos quadrinistas locais. Marcaram presença Emanoel Amaral, um dos membros fundadores do GRUPEHQ; fotógrafo Adrovando Claro; Crispiniano Neto, ex-presidente da Fundação José Augusto; artista plástico e professor da UFRN, Vicente Vitoriano; o pessoal da Revista Catorze e do zine Lado R.


Municipios 3:2.qxd 18/2/2011 16:58 Page 2

Municípios messias targino

Prêmio para prefeita é importante para município divulgação

Prefeita Shirley Targino (de Messias Targino) O incentivo aos micro e pequenos negócios já rendeu à prefeita de Messias Targino, Shirley Targino (PR), o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, referente a 2009/2010. Isso foi apenas o começo de uma série de benefícios que vai mudar a realidade lo-

cal e refletir positivamente nos municípios vizinhos. Como resultado do prêmio conferido pelo Sebrae, Shirley Targino viajou à cidade de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), onde participou do II Encontro da Rede de Prefeitos Empreendedores no final de

2010. A rede é integrada por vencedores e finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae, para reconhecer e disseminar a promoção do desenvolvimento municipal a partir do incentivar aos micro e pequenos negócios. Segundo a prefeita, a partir da abertura do encontro os temas focados pelos gestores e ex-gestores de municípios mineiros e de outros estados da Federação, mostraram a importância da estratégica do apoio aos micro e pequenos negócios para a promoção do desenvolvimento local. ENCONTRO No Encontro, Denise Donate, que é a analista de políticas públicas do Sebrae e coordenadora nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor, destacou a importância da Rede de Prefeitos Empreendedores para disseminar iniciativas de

desenvolvimento local focadas nos micro e pequenos negócios. Para Shirley Targino, as estratégias de atuação para 2011 definidas no encontro darão uma grande contribuição para a disseminação de experiências exitosas no município. A prefeita Shirley Targino venceu a VI Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, referente a 2009/2010, do estado do Rio Grande do Norte e em nível nacional na categoria de Formalização de Empreendimentos. Daí para cá, ela já participou de diversos eventos no país voltados para o empreendedorismo, apresentando as experiências locais convertidas em êxito e trazendo novos conhecimentos que vão contribuir para o bem-estar da população e melhorar a infraestrutura da cidade.

oportunidade

TRT abre vagas de estágio remunerado Os estudantes dos cursos de Direito e Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido vão poder concorrer a estágio remunerado no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. Os interessados vão poder efetuar a inscrição no período de 14 a 25 de março, no horário das 9 às 12h e das 14 às 17h. Em Mossoró, as inscrições vão acontecer na 3ª Vara do Trabalho, localizada à Alameda das Carnaubeiras, 833, Bairro Costa e Silva, Mossoró/RN. Haverá também inscrições em Natal, Assú e Macau. A inscrição é gratuita e poderá ser requerida em formulário próprio, obtido diretamente no Tribunal ou na internet, pelo site www.trt21.-

jus.br, assinado pelo candidato ou mandatário legalmente constituído. Na oportunidade, o candidato ao estágio deve apresentar histórico acadêmico universitário, expedido pela instituição de ensino, que demonstre o total de períodos do curso; declaração de rendimentos acadêmicos (I.R.A. ou equivalente), declaração ou comprovante de matrícula (P.I.D. ou similar) atualizada e, cópias e originais da Cédula de identidade e do CPF. Os candidatos do Curso de Direito deverão ter cumprido, no mínimo, uma disciplina de Direito do Trabalho. Os demais candidatos deverão estar cursando, no mínimo, o 4º semestre da grade curricular. Serão considera-

3

Potiguar Notícias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

dos aptos para a classificação todos os candidatos que atenderem aos requisitos acima. A classificação obedecerá como critério a nota expressa na Declaração de Rendimento Acadêmico informada pela instituição de ensino na qual se encontra regularmente matriculado. A seleção terá validade de 12 meses, a contar da publicação da lista classificatória dos resultados, podendo a Administração do TRT da 21ª Região decretar-lhe termo final antecipadamente ou prorrogar, a qualquer tempo, mediante conveniência administrativa. Os resultados da seleção serão afixados na sede do TRT da 21ª Região e nas sedes das Varas do Trabalho de Mossoró, Assu e Ma-

cau, bem como no site www.trt21.jus.br. IAGRAM A Incubadora do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, contará com apoio financeiro da Prefeitura de Mossoró. Acordo nesse sentido foi firmando entre a coordenadora executiva da IAGRAM, professora Jesane Alves Lucena, e o secretário de desenvolvimento municipal, Nilson Brasil. O acordo foi firmado no último sábado, dia 12, durante o lançamento do Programa Banco de Sementes, feito pela governadora Rosalba Ciarline e pela prefeita, Maria de Fátima Rosado, em Mossoró.

Ração Animal Medicamentos veterinários Ultensílios Agrícolas Acessórios Pet

Av. Piloto Pereira Tim, 4440 - BR 101 Vale do Sol | Parnamirim/RN Cep: 59140-660 84 3272 8125 - 9996 3486

Evandro

Borges

evandroborges@supercabo.com.br

AS MENSAGENS DO EXECUTIVO PERANTE O PODER LEGISLATIVO. A leitura das mensagens. Abertura da sessão anual legislativa. Harmonia dos poderes. Consensos. O período legislativo primeiro que abriu foi o congresso nacional, com a presença marcante da Presidente da República, fazendo uma bela mensagem, comprometendo-se com a Reforma Política, que ficou bem claro que não será restrita a uma modificação meramente eleitoral, possivelmente, atenderá os reclamos da sociedade, principalmente, no que tange as mudanças tributárias, estando todos ansiosos para conhecer. Enquanto a reforma não é apresentada ao congresso, na ordem do dia estão os temas dos cortes e contingenciamento do orçamento da União e o valor do salário mínimo a ser fixado com suas naturais conseqüências em relação a previdência social, a referência para o piso salarial para inúmeras categorias profissionais e a capacidade de endividamento do aparelho administrativo em todos os seus entes. A Prefeita de Natal, o Prefeito de Parnamirim e a Governadora do Estado, também, cumpriram a sua missão institucional, marcaram presença na abertura do período legislativo, apresentando as respectivas mensagens. A leitura da mensagem pelo representante do Poder Executivo perante o Poder Legislativo é um modo peculiar da República, de apresentação das prioridades, dos Programas e Projetos, o rumo que vai ser dado na estratégia de desenvolvimento, cabendo aos agentes políticos e a toda sociedade fazer uma leitura com bastante atenção. A mensagem da leitura, pode-se dizer é republicana, entretanto, até nas monarquias constitucionais, e às vezes parlamentaristas, mesmo com o poder moderador, no caso brasileiro, D. Pedro II, marca a História, participava da abertura das Cortes. No caso Português, do nosso país irmão, na época da monarquia absolutista, as

Cortes passaram mais de um século sem se reunirem, em que pese os graves problemas estruturantes que enfrentaram. Assim, a leitura da mensagem do executivo perante a abertura da sessão legislativa anual é republicana, cabendo aos Prefeitos realizarem, principalmente, em um momento de crise, de diminuição dos repasses do FPM com desdobramentos nos ingressos das Câmaras Municipais. Nos municípios, não existe a tripartição de poderes, de inspiração francesa com Montesquieu, mas apenas dois poderes, com as suas diferenças e peculiaridades, entretanto, devendo trabalhar ambos, com harmonia para a consecução das políticas e programas públicos. A leitura da mensagem consiste em uma nova compreensão democrática, que o executivo, sozinho, não pode tudo, é preciso buscar o apoio do legislativo, que este poder é eclético, de varias representações, é plural, e muitas ações governamentais se precisa de consensos. Bobbio, filósofo italiano tem lançado as bases atuais da construção democrática, baseado no aprendizado histórico, na força da opinião pública e na formação de consensos, para se conseguir eficácia nas ações públicas, portanto, a abertura do período legislativo é uma excelente oportunidade para a manifestação deste pensamento, de encontrar consensos. O Legislativo atrasado, subalterno, sem quaisquer representatividade ficou enterrado na lata do lixo da História, com raras exceções, pois, hoje, é comum, os debates, as audiências públicas, a transparência com transmissão das sessões e própria Lei, para aprovação de significativas matérias exige a participação popular.


Municipios 4:2.qxd 18/2/2011 16:54 Page 2

4

Potiguar Notícias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

Municípios passa e fica

prevenção

Prefeito Pepeu reúne secretários para avaliação e planejamento Todos os secretários do Município foram convocados pelo prefeito Pedro Algusto Lisboa (Pepeu) para uma reunião na tarde do último dia 17 de janeiro, no auditório de Prefeitura de Passa e Fica, com o objetivo de fazer uma avaliação do trabalho da administração nestes 12 meses de governo e traçar metas para 2011, o que foi definido como uma Reunião de Planejamento e Atualização de Gestão. Na 2ª Replag, foi abordado individualmente sobre cada um dos trabalhos desenvolvidos por cada secretaria municipal, sendo discutido sobre os projetos e obras que estão em andamento e novos planejados para o ano de 2011. “Cada secretário municipal pode apresentar o que foi previsto e o que já está sendo executado neste ano” além de enfatizar as necessidades e prioridades e metas para que o Município possa crescer junto com a população de Passa e Fica. Pepeu quer planejamento em todas as ações, dentro da atual realidade, expondo que: “o planejamento é

assessoria

Projeto Útero é Vida chega a Arez A cidade de Arez, localizada na Região Agreste do estado, recebeu na quintafeira (17) mais uma edição do Projeto Útero é Vida, que desta vez será promovido na comunidade de Urucará, na Zona Rural do município. A iniciativa é uma parceria da prefeitura local com o Sistema Faern/Senar, idealizadora do programa. De acordo com a assessora do Sistema Faern/Senar, Janaína de Paula, essa

edição em Arez ainda é a complementação das ações de 2010, que por motivos logísticos não pôde ser realizada em dezembro. “Ainda estamos finalizando essa etapa que seria toda feita em 2010. Os trabalhos de 2011 somente serão promovidos depois do carnaval. E, ai sim, poderemos realizar todas as 25 edições nas comunidades rurais do estado”, explicou à assessora. Desenvolvido pela Con-

federação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e coordenado no Rio Grande do Norte pelo Sistema Faern/Senar, o projeto levará para as mulheres de Arez exames preventivos contra o câncer no colo do útero com o objetivo de realizar 160 exames de prevenção. “Espero o maior número de mulheres no evento. Acredito que será um sucesso, assim como foram os outros já promovidos”.

assu Prefeito Pepeu (2º à direita) e secretários municipais uma ferramenta administrativa que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturar o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que a ação se destina, sendo, portanto, o lado racional da atuação”. “Eu preciso ter um planejamento para ir buscar recursos. O planejamento é necessário para dimensionar o recurso que se precisa”, concluiu Pepeu. Ainda foram discutidos a intensificação do controle

de despesas, obrigatoriedade de reuniões com os servidores, atendimento de qualidade ao público, respeito ao cidadão, campanhas informativas sobre ações e metas do governo, comunicação entre os secretários e uma agenda pautada de todos os secretários de forma periódica com a próxima reunião já agendada para o dia 25 de abril, com todo corpo da administração. “Essas ações buscam dar mais celeridade e transparência nas ações públicas”, afirmou.

Mutirão combate o glaucoma O Hospital Geral de Oftalmologia (HGO), em parceria com a Secretaria de Saúde de Assú, esteve na sexta-feira, 19, no Centro Clínico Doutor Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, às 09h, para realizar um mutirão em investigação de glaucoma. “O projeto tem a finalidade de diagnosticar e tratar a doença ainda nos primeiros estágios e é voltado para a população mais carente. Além da consulta, quando diagnosticada a

são gonçalo

Prefeito busca recursos para educação e saneamento

Visite nossa loja e venha conferir muitas ofertas todos os dias. Temos a Quarta da Moeda, a Quinta de Frutas e Verduras, a Sexta da Carne e u fim de semana recheado de promoções. Aceitamos todos os cartões, entregamos em domicílio e funcionamos de segunda a sábado, das 7:00 às 20:00 e aos domingos das 7:00 às 13:00.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, esteve em Brasília nesta quarta e quinta-feira, dias 9 e 10. Acompanhando dos secretários Abel Neto (Educação), Paulo Emídio (Habitação), Glenda Dantas (Planejamento), e do vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores, Eraldo Paiva, ele percorreu ministérios em busca de recursos para investimentos nas áreas de educação e saneamento básico. No Ministério da Educação e Cultura, a comitiva de São Gonçalo se reuniu com o secretário executivo do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, Getúlio Ferreira, representante da Secretaria de Educação Tecnológica e com a deputada federal Fátima Bezerra (PT). Na reunião, foram tratados de assuntos relativos à construção de creches, escolas de ensino fundamental, centros tecnológicos, bem como da implantação dos programas PROUCA que permitirá que cada aluno tenha um computador e o PROINFO que trata da instalação de laboratórios de informática nas escolas do município. A expectativa é que o convênio para a construção das

duas creches, sendo uma na sede e outra em Santo Antônio, já aprovadas, seja assinado ainda este semestre. PROJETO DE ABASTECIMENTO No Ministério das Cidades o prefeito Jaime Calado e a secretária de Planejamento, Glenda Dantas, se reuniram com os técnicos da Secretaria Nacional de Saneamento para tratar do projeto de abastecimento de água, elaborado pelo município e aprovado no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, no valor de R$ 80 milhões. Na audiência os analistas do projeto, Helena Silva e Hélio Freitas, orientaram a equipe de São Gonçalo com relação ao atendimento das próximas etapas, expondo algumas das principais exigências do programa. O município está tomando todas as providências para as adequações do projeto. Este garantirá o fortalecimento da infraestrutura de água no município, possibilitando melhoria na qualidade de vida da população. Ainda está em análise o projeto de esgotamento sanitário apresentado ao Governo Federal, orçado em cerca de R$ 47 milhões.

doença, o doente terá acesso imediato aos medicamentos e tratamentos necessários”, disse Lucianny Edja, secretária de Saúde. As pessoas que são consideradas com maior o nível de risco são as que têm mais de 30 anos, descendentes de africanos ou asiáticos, diabéticos, as que têm problemas de pressão intraocular, miopia, usuários de corticóides ou casos da doença na família que podem colocar o indivíduo no grupo com maiores

chances de contraí-la. Para ser atendido o paciente teve que se dirigir ao centro clínico com cópias da identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Durante o mutirão a doença pode ser diagnosticada a partir de dois exames: a tonometria (que mede a pressão intraocular dos olhos) e a fundoscopia (que examina o nervo ótico). O controle do glaucoma é feito com colírios para estabilizar a pressão.


Calssificados 1:2.qxd 18/2/2011 18:07 Page 2

Potiguar NotĂ­cias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - Segunda-feira

ClassifiCados


Classificados 2:2.qxd 18/2/2011 18:08 Page 2

ClassifiCados

Potiguar NotĂ­cias | Parnamirim 21 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

2


Calssificados 3:2.qxd 18/2/2011 18:02 Page 2

3

Potiguar NotĂ­cias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - Segunda-feira

ClassifiCados


Calssificados 4:2.qxd 18/2/2011 18:18 Page 2

ClassifiCados

Potiguar NotĂ­cias | Parnamirim, 21 de fevereiro de 2011 - Segunda-feira

4


Potiguar Notícias - Edição 360  

Potiguar Notícias - Edição 360

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you