Page 1

Potiguar Capa:2.qxd 29/1/2011 19:37 Page 2

Parnamirim - 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

www.potiguarnoticias.com.br

Ano 12 - número 357 - R$ 1.50

Potiguar Notícias

Buraco na BR-101 era “tragédia anunciada” ››

Foto: máRlio FoRtE

Parnamirim. Pág. 7

Mulheres podem ser maioria nas Prefeituras da Grande Natal ››

Macaíba tem muitos nomes sonhando com 2012 ››

Assembléia elege nova mesa diretora dia 1º ››

Página 8

Rômulo EstanRlEy

Quando chega o inverno, o assunto do dia em Macaíba, Região Metropolitana de Natal, são as enchentes do Rio Jundiaí. Com as chuvas dos últimos dias, os olhares da população se viraram para a Barragem de Tabatinga, localizada na extensa zona rural do município (70% de sua área demográfica). O temor dos macai benses é que o nível de água elevado da barragem provoque um transbordamento.

››

José Pinto Júnior

Política: nós, jornalistas, não conseguimos mudar de assunto

›› Página 2

Claudino Filho

João Bezerra

Cantor grava paródia de “O senhor dos anéis”

Novidades sobre o universo evangélico

Economia, variedades e o mundo moderno

›› Parn. Página 3

Messias Targino: Prefeitura amplia Centro de Idosos ››

Página 2

Ouvidoria Pública é criada em Carnaubais ››

Página 3

Ronaldo Venâncio é o novo presidente da Fecam ››

Página 3

Carnaval de Assu tem programação elaborada ›› ››

Página 4 3 Página

Página 8

Cefas Carvalho

›› Página 7

MUNICÍPIOS

Página 3

Macaibenses temem que barragem transborde

Municípios. Capa

›› Página 5

Evandro Borges

Rômulo Estânrley

O novo salário, o reajuste dos professores e os municípios

Com as chuvas, as atenções são para a barragem de Tabatinga

›› Mun. Pág. 3

›› Mun. Pág. 2


Potiguar 2:2.qxd 29/1/2011 19:39 Page 2

2

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

Política

José Pinto Junior pintojunior@potiguarnoticias.com.br

VIRANDO A PÁGINA

Nós, jornalistas, não estamos conseguindo mudar de assunto. Viramos as páginas e as pautas se repetem. Voltamos a virar a página e o tema persiste. Não, não adianta mudar de veículo. Todos sofremos da paixão incurável por política. Muda a manchete, mas até o assunto persiste. Numa página, o Estado está quebrado. Viramos a página e o Estado não pagou aos fornecedores. Se folhearmos outro veículo, os servidores reclamam o salário atrasado. Ou seja, tudo igual! Em outra página, a notícia diz que Paulinho Freire conseguiu reduzir custos em 20% em menos de um mês, coisa que Micarla não conseguiu em dois anos. Ao virar a página, o vereador Raniere Barbosa contesta! Na página seguinte, o PP tenta ressurgir, mas logo é chamado de traidor. As próximas linhas apontam o rompimento de Ronaldo Soares com Ivan Júnior. Nas entrelinhas, o sonho de Ronaldo ver o filho, George Soares, ser prefeito de Assú. Uns prefeitos desistem de reeleição. Outros insistem. Na próxima página: Os eleitores desistirão! Algumas Câmaras Municipais surpreendem. Outras, se sumirem, poucos perceberão. Vamos à próxima página... Enquanto num canto de página, José Agripino Maia defende acumular aposentadoria como ex-governador e senador, ultrapassando o teto do servidor, o ex-vereador Fernando Lucena diz tratar-se de algo imoral que lembra a ditadura. As páginas de janeiro estiveram mais cheias que os açudes. Mas já são águas passadas. A eleição da Fecam transbordou para a Justiça. A escolha da primeira secretaria da Assembléia Legislativa escapou do PMDB e virou assunto pluripartidário. Janeiro bate as botas. Fevereiro bate a porta e o assunto deverá ser o carnaval de março. Nas varandas, uma pausa para o café sem leite, pois nem o governo passado e nem o atual, pagaram o Programa do Leite. Estão matando a galinha dos ovos de ouro, pois as vacas leiteiras estão virando churrasco. Nós, jornalistas, deveremos mudar de pauta em fevereiro. Vamos virar a página! Só não pode deixar para o dia 31.

CARNAVAL COM FREVO

O clube dos Empregados da Petrobras (CEPE) fechou parceria com a banda Reviver para um carnaval à moda antiga. O evento será realizado na sede do CEPE, que fica na Avenida Airton Senna, dia 22 de fevereiro.

É A MULHER

A presidente da Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte, Zelma Bezerra Furtado de Medeiros, trabalha na produção do Dicionário da Mulher Potiguar – Do Século XVII ao Século XXI. Zelma é também fundadora e presidente do Memorial da Mulher.

FALTA DE DINHEIRO

Valério Mesquita mesquita.valerio@gmail.com

A cabreragem 01) Lages do Cabugi, antes denominada de Itaretama, ficou famosa no estado pela grande criação de caprinos. Era parada obrigatória dos viajantes que se deslocavam de Natal a Fortaleza. O guisado de carne de bode fez história em tempos idos. Certa vez, Expedito Mariano, o irreverente Expedito Bolão, desceu do ônibus e foi logo dizendo aos dois amigos: “Isso é lugar de ‘cabra ruim’”. Os passageiros mais próximos riram apenas e adentraram no hotel buscando o almoço. Expedito continuava proclamando: “Isso é lugar de “cabra ruim’”!. Lá para as tantas, todos já na calçada, se depararam com três elementos mal encarados, aproximando-se de Expedito e um deles interrogou: “Alguém aqui já fez mal ao senhor?”. Expedito dissimuladamente: “Não. Por quê?”. O outro interrompeu: “Por que o senhor diz que Lages é lugar de cabra ruim?”. O vereador Bolão respondeu: “É que eu comprei uma cabra aqui, o moço garantiu que ela dava dois litros de leite por dia, mas a danada nunca deu nem meia garrafa”. Esta-

vvitoriano@gmail.com

De que nos salva a arte?

GOSSON DA UBE

MAIS MULHERES

Em entrevista ao site Congresso em foco, a deputada por São Paulo, Luiza Erundina, citou a potiguar Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1929, sendo pioneira. Erundina aconselha Dilma a ter calma. Mesmo sendo paraibana, a deputada foi a primeira mulher a governar o município de São Paulo.

ASSEMBLÉIA I

O experiente deputado federal e presidente do PMDB no Rio Grande do Norte, Henrique Alves, deu mais uma bola fora. Ao invés de negociar internamente um nome para assumir a primeira secretaria, passou a bola para outra agremiação resolver. no caso, o PMN.

ASSEMBLÉIA II

O nome do deputado estadual eleito Hermano Moraes é quase consenso para assumir a primeira Secretaria da Assembléia Legislativa na gestão Ricardo Motta.

NOS MUNICÍPIOS...

Há gestores fazendo destes tempos de crise oportunidades para ajustar a máquina e planejar os projetos políticos. Outros cochilam.

CHEFIAS DE GABINETES

Marcílio Dantas, ex-secretário de Agricultura de Ceará-Mirim, será o chefe de gabinete do deputado Gustavo Fernandes; e Jorge Cunha, secretário de Planejamento de Parnamirim, o chefe de gabinete do deputado Agnelo Alves. Estrearão esta semana.

1.Sem objeto imediato a comentar – a primeira exposição do ano, de Carla Brat na Galeria Conviv’art, só abre na próxima quinta, dia 3, fico ao sabor do que me chega às mãos ou aos olhos. Como na última semana, quando falei sobre o uso de fotografias como fonte de imagens para pintores. Nesta semana, ocorreu-me uma questão filosófica fundamental e que merece um texto ampliado, quiçá, nos próximos dias: do que nos salva a arte? A questão me foi sugerida pela coincidência do tema em duas circunstâncias da imprensa, ainda, respectivamente, nos meses de outubro e novembro do ano passado: uma entrevista com Agnaldo Farias, curador da última Bienal de São Paulo, e uma edição inteira da revista Trip dedicada ao assunto. Que me venha à memória, a crença numa função redentora da arte, no perpassar pelo pensamento sobre seu ensino, valeu boa parte da obra do filósofo Herbert Read no rastro seja de Platão ou de Rousseau. Desta brevíssima bibliografia, grosso modo, pode-se resumir que a arte é capaz de criar circunstância tais que, dis-

tanciadas e melhoradas da realidade aparente (vida cotidiana), apontam para sua transformação (utopias). Sem me alongar, pois o espaço não permite, pontuo que uma série de ensaios de Read sobre o ensino de arte, educação pela arte, como ele queria, chama-se sintomaticamente de “A redenção do robô”. 2.Uma pergunta como a feita acima pode ter correspondência com outra: o que faz quase um milhão de pessoas, em quatro meses, irem visitar a retrospectiva de Monet, no Grand Palais, em Paris? Entre setembro de 2010 e o último dia 24, a exposição, pela afluência de público, foi a segunda mais visitada em toda a história da arte, apenas suplantada pela do Tesouro de Tutankamon, em 1967. Claro: Monet é uma quase uma unanimidade e as dimensões e completitude da mostra constituíram um atrativo a mais. Por outro lado, o público francês, à parte a grande leva de turistas que naturalmente zanza por Paris, tem revelado ou recuperado um verniz conservador que chama a atenção quando pressiona instituições para literalmente censurarem mostras como a do fotógrafo Larry

Diretor: José Alves Pinto Júnior - DRT-RN nº 848

Um jornal a serviço de Parnamirim e do RN C.N.P.J: 05.585.247/0001-30 - Insc.mun. 004.456-3 Rua José Serafim Nunes, 145 - Vale do Sol, Parnamirim - RN - CEP: 59.143-265 - Telefax: 3272-1919 Home page:www.potiguarnoticias.com.br E-mail:redacao@potiguarnoticias.com.br / administracao@potiguarnoticias.com.br

vorou-se. “O senhor falou com a vaca?”. “Falei sim. Quando menino, eu conversava com os bichos daqui”. O negrinho adiantou os passos. Quando dobraram uma esquina de um cercado, havia uma burra. O menino, entre assustado e precavido disse: “O senhor não pergunte nada a essa burra não, que ela mente feito a gota serena” O menino soltou as malas e saiu em disparada. Segredos de relacionamento. 03) Francisco Gerson, baixinho, atarraxado, vermelho tal qual um alemão, olhos azuis, querendo saltar da órbita, muito cedo ganhou o apelido de “lagarta de aveloz”, na cidade de Pedro Avelino. Não se sabe qual padre que o batizou. A verdade é que casou “tomé com bebé”. A princípio, Gerson se incomodava com a alcunha. Depois, começou ver que era parecido, mas nem tanto. Até que um dia, desabafou: “Vou embora daqui antes que eu faça uma arte com um f.d.p. desses”. Alguém ouviu e incinerou: “Calma, Gerson. Lagarta queima, mas não mata”. A coisa ficou feia. Chico Gerson ficou mas prolongou o seu martírio.

Vicente Vitoriano

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, José Vieira, anda preocupado com o atraso do Programa do Leite. Disse que os produtores estão sendo obrigados a vender vacas leiteiras para “fazer dinheiro rápido”.

O presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-RN), Eduardo Antônio Gosson, sofreu uma trombose, mas passa bem. A coluna deseja plena recuperação.

va sanado o equívoco, aparentemente. 02) Raimundo Julião, de São Rafael, amigo de todos, gostava de imitar vozes e fazer chacotas com os amigos. Um dia, pegou a estrada e foi parar em São Paulo, em busca de uma vida melhor. No sul maravilha, Raimundo descobriu ou “descobriram” nele o dom de ser ventríloquo. E logo passou a ser chamado de “Raí-jul”, o homem que “fala de boca fechada”. Logo adquiriu um boneco e foi ganhar dinheiro nas feiras. Dez anos se passaram. Com “um pé de meia” razoável, veio visitar os familiares. Chegando em São Rafael retirou várias malas do trem e ficou olhando a paisagem. Quase nada havia mudado. Um moleque aproximou-se e disse: ”Eu levo as malas”. Raimundo perguntou: “Você sabe onde é a casa do velho Zuza?”. Era o seu pai. “Sei, sim sinhô. Fica lá na passagem do rio”. Bagagem a tiracolo, os dois saíram rua fora. Já na periferia, passando por uma vaca, Raimundo emocionou-se: “Olá vaca velha. Ainda estás viva?”. A vaca “respondeu”: “Hei rapaz! Você tá gordo, nem parece aquele”. O garoto apa-

Editor: Cefas Carvalho

Diretor Comercial: Sandro Luiz - sandro@potiguarnoticias.com.br (84) 3272-1919

Clark (comentei aqui). Nesta tendência, as paisagens, mesmo borradas pelo impressionismo radical de Monet, foi uma bênção, um oásis de cor plana na parafernália multimidiática, quase sempre incompreensível da arte contemporânea. 3.Reduzindo os números, mas ainda tangenciando a matemática, uma nota sobre a recém inaugurada mostra “O mundo mágico de Escher”, no dia18 passado, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, onde fica até final de março. Saída de Brasília, onde recebeu quase duzentos mil visitantes, a exposição aposta na interatividade da arquitetura das instalações que exploram, em três dimensões, as “brincadeiras” geométricomatemáticas de Escher, um geniozinho do modernismo, relegado pela consagração, pelo menos enquanto vivo, quando seus trabalhos eram mais comuns entre cientistas do que no meio do público interessado em arte. Não à toa, seus desenhos (gravuras, em sua maioria) são preferidos por professores de matemática que se interessam por incluir arte em suas metodologias. A exposição ainda vai a São Paulo, em abril. Administração e Finanças: Irandi M. Dantas Pinto Assinatura: (84) 3272-1919

Circulação :PARNAMIRIM, NATAL, MOSSORÓ, SÃO JOSE DO MIPIBU, NISIA FLORESTA, SENADOR GEORGINO AVELINO, GOIANINHA, CEARÁ-MIRIM, EXTREMOZ, SÃO GONÇALO, MACAÍBA, MONTE ALEGRE, GUAMARÉ, AREZ, BREJINHO, BOM JESUS, PASSA E FICA, CAMPESTRE, VERA CRUZ E NOVA CRUZ.


potiguar 3:2.qxd 29/1/2011 19:33 page 2

Política nova legislatura

Assembléia vai eleger Mesa Diretora no dia 1º arquivo/pn

Deputado Ricardo Motta

arquivo pn

OLIVEIRA WANDERLEY A Assembléia Legislativa realiza na próxima terçafeira (1º) duas sessões. A primeira, às 16h, será presidida pela atual presidente, Márcia Maia (PSB). A sessão será para a solenidade de posse dos deputados da 60ª Legislatura. A segunda sessão, logo depois da posse, será para a eleição dos membros da nova Mesa Diretora da AL. Também será presidida por Mácia Maia. PRIMEIRA VOTAÇÃO A primeira votação será para a Presidência da Assembléia Legislativa. Mesmo havendo apenas um

Márcia Maia

candidato, o deputado Ricardo Motta (PMN), haverá votação. Em seguida, já sob a presidência do presidente eleito, será realizada a eleição dos demais cargos da Mesa Diretora. TRABALHOS Com a posse e a eleição da nova Mesa Diretora, a Assembléia retoma o recesso e abre oficialmente seus trabalhos legislativos para 2010 no dia 15 de fevereiro. Neste dia, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) vai comparecer à AL para fazer a leitura anual do Governo do Estado. Será a 1ª leitura anual da governadora.

expectativa

Nísia Floresta prepara palanques para 2012 jefferson lira

DA REDAÇÃO DO PN O município de Nísia Floresta está em ebulição quando o assunto é a sucessão do prefeito George Ney Ferreira (DEM), que está no segundo mandato consecutivo e não poderá disputar reeleição. Dois nomes polarizam quando o assunto é a disputa de raiz. Na oposição, o empresário e professor José Maria Figueredo. Este bate forte em George em um programa de rádio, na FM Executiva 87. Do lado do governista quem surge é o presidente da Câmara Municipal, Eugênio Gondim. Eugênio te-

ve o nome citado como candidato natural do grupo pelo vice-governador Robinson Faria. Mas fala-se em outros nomes: Ricardo Barros, que é empresário do ramo rodoviário; e Marize Leite, atual vice-prefeita. Também fala-se em Camila Ferreira, que é sobrinha do prefeito, embora ausente no município. Mas, de perfil jovem, pode ganhar a vaga por ser um nome novo e se apresentar como tal para o eleitorado; sem esquecer Joel Pastor, que obteve menos de 300 votos no último pleito. A aguardar as movimentações.

daltro emerenciano

Eugênio Gondim

Camila Ferreira: chances?

Wilma admite ser candidata em 2012 e em 2014

Fátima comenta rompimento entre Ivan Júnior e Ronaldo

arquivo pn

Wilma de Faria

redacao@potiguarnoticias.com.br internet

Aposentado No jornal O Globo, a informação: 13 dos 81 senadores da República podem ultrapassar o teto salarial do funcionalismo público, ganhando salários de até R$ 50 mil graças às aposentadorias que recebem como ex-governadores.

Aposentado 2

assu

tamente participará ativamente do pleito do próximo ano, não só na capital como também no interior do estado”, concluiu. Wilma amargou derrota para o Senado Federal Para José Agripino Maia e Garibaldi Alves Filho.

Da Redação

Dentre os 13 está o norte-rio-grandense José A gri pino Maia, líder do De mocratas no Senado. Agripino recebe uma aposentadoria como ex-governador do estado (19821986 e 1990-1994), apesar de dizer que nunca pleiteou o benefício. “Era automático na época”, justifica o ex-governador.

planos para o futuro

ROBSON PIRES Na sexta-feira (28), a exgovernadora Wilma de Faria (PSB) admitiu que possa disputar a prefeitura de Natal, em 2012. E nem descarta uma provável candidatura em 2014, provavelmente de deputada federal ou senadora. Segundo Wilma, “na política, quem determina alternativas e caminhos a serem seguidos é o povo e não projetos de ordem pessoal”. O objetivo da ex-governadora, nesse momento, é trabalhar pelo fortalecimento do PSB, legenda que ela preside no estado, para depois iniciar as articulações de ordem política pensando nas eleições municipais do próximo ano. “O PSB é uma legenda forte e representativa e cer-

3

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

MARCOS DANTAS A ex-secretária de Estado Fátima Moraes (PSB), que em 2008 enfrentou o prefeito Ivan Júnior (PP) em Assú, achou positiva a atitude do ex-deputado Ronaldo Soares (PR) em romper com o seu ex-aliado e integrar mais um sistema de oposição. "Em fevereiro de 2009, quando eu respondia pelo escritório de Representação do Governo em Brasília, me encontrei com Ivan e disse a ele: você só foi prefeito por causa de Ronaldo Soares", afirmou. Ainda relatando o encontro com Ivan, Fátima disse que o prefeito tinha retrucado: "Eu? Não, senhora. Não devo nada a Ronaldo". Adversária do prefeito, Fátima lembrou que a sua derrota em 2008 foi devido a estratégia do ex-deputado que

divulgação

Trilha Verão Força, união e muita solidariedade é o que demonstram mais uma vez os jipeiros e bugueiros do RN com a organização do evento “Trilha Verão Solidário”, a ser realizado em 19 de fevereiro, com o objetivo de ajudar aos atingidos pelas chuvas no sudeste do país e na cidade de Jucurutu.

ria aprovaram a arte, no início da tarde da sextafeira (28), em reunião com o assessor de Comunicação Social, Alexandre Mulatinho. Na marca, a sigla do estado aparece em destaque na composição dominada por tons de azul, se unindo ao vermelho do slogan, que traz a frase “Governo do RN: reconstruir e avançar”. A idéia é combinar força e modernidade, expressas nas tipologias escolhidas para compor a nova arte.

Robinson x PP A iniciativa do Partido Progressista (PP) de buscar autonomia no Rio Grande do Norte irritou o vice-governador Robinson Faria (PMN), que, mesmo sendo de outra legenda, comandou os progressistas potiguares durante quase quatro anos. Robinson rebateu, no Twitter, o posicionamento do vereador natalense Chagas Catarino (PP), que defendeu o rompimento do PP com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), alegando falta de reciprocidade da democrata com a legenda. "Aqui, de público, discordo da posição tomada pelos integrantes do PP", declarou o vicegovernador.

Trilha Verão 2

Fátima Morais: análise colocou na cabeça do povo de Assú que o melhor seria eleger o jovem prefeito. "Ivan tinha sido secretário de Saúde de Ronaldo, mas não fez um bom trabalho. Aliás, a Saúde de Assú hoje é a pior do RN. A secretaria de Ivan que mais funciona é a de Comunicação”.

Nesse passeio de veículos 4x4 e buggies pelo litoral norte do RN, com direito a lua cheia e maré baixa, a inscrição será a doação de alimentos não perecíveis (duas cestas básicas), roupas e medicamentos.

Logomarca O foco no Rio Grande do Norte é destaque na marca e no slogan adotados pelo novo Governo do Estado. A governadora Rosalba Ciarlini e o vicegovernador Robinson Fa-

Daqui, não saio Em Brasília, tomando pé para ser empossado deputado federal do Rio Grande do Norte na próxima terça-feira, Paulo Wagner descartou a possibilidade de fazer um acordo para ceder o lugar na Câmara Federal para a suplente Rosy de Souza, irmã da prefeita de Natal, Micarla de Souza.


Potiguar 4:2.qxd 29/1/2011 19:29 Page 2

4

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

EntrEvista

José Vieira

“O Governo deve estimular a recuperação de áreas degradáveis” O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (FAERN), José Vieira, volta a reclamar do atraso do Programa do Leite. O governo passado atrasou, o atual governo renegociou, mas não cumpriu o primeiro e o segundo pagamentos. O secretário Betinho Rosado disse que falaria no dia 13 de janeiro e no dia 25, mas “até agora, nada” disse José Vieira. O cenário apontado por José Vieira é de desalento, inclusive há casos de venda de gado leiteiro para corte por razões de sobrevivência do proprietário. “Para levantar dinheiro com urgência não há outro caminho para o produtor, mas isso é grave. Primeiro, porque já somos um Estado importador de leite; segundo, porque o criador precisará de quatro anos para ‘fazer’ uma vaca leiteira”, argumentou. Outro desafio a ser encarado no campo, do ponto de vista de José Vieira, é o roubo. Ou seja, uma polícia do campo. Confira a entrevista ao jornalista José Pinto Júnior: Pinto Júnior - Comece nos atualizando. Qual a missão da Faern?

José Vieira - A Federação da Agricultura é composta por um conselho de representantes, que são os delegados e os presidentes de produtores rurais. Tem como missão defender os interesses dos produtores rurais do estado. PJ- Quais são os principais desafios enfrentados pela Faern? JV - Produzir no semi-árido é um desafio extraordinário e nós estamos fazendo com que o CENARC, que é veiculado a agricultura, facilite a irrigação dos produtores para que eles não fiquem vulneráveis, como em 2009 a seca; e em 2010, as chuvas. PJ- Age-se mais nas dificuldades do que se adotam medidas preventivas, certo? JV- Na verdade, o Estado vem perdendo o seu potencial agrícola para os estados vizinhos, principalmente devido a falta de infra-estrutura. O nosso porto não consegue fazer algumas movimentações e as nossas frutas acabam não sendo exportadas. Algumas empresas nossas estão migrando para outros estados

por causa da potencialidade destes para a exportação. Falta no governo do Estado um comprometimento maior com a agropecuária no estado. O governo tem apoiado de certa forma, mas não podemos descriminalizar os pequenos, médios e grandes produtores, que são responsáveis pela riqueza do RN e do Brasil. Apenas 25% é de responsabilidade dos grandes. Essa deve ser a preocupação do governo Rosalba, com esses produtores que ficaram à margem. PJ- Na revista produzida pela FAERN, há uma carta em que a instituição solicita incentivo do Governo do Estado. Qual tipo propriamente? JV - Foi a primeira vez em que a Federação fez algo assim. Com relação a política agrícola, não só crédito, mas a renda é importante para a sobrevivência da sua propriedade e para os produtores. E os parlamentares precisam ver esse aspecto. Outro tema importante é a questão social. De acordo com o Banco Mundial, de quatro pobres, três estão na área rural. Nós precisamos descortinar isso. Como vamos fazer com que eles permaneçam no campo, se não damos apoio para isso? PJ– Outro problema preocupante é o da desertificação... JV- Hoje a gente concorda que o governo deve estimular a recuperação de áreas degradáveis, pois o maior aliado do produtor é o meio ambiente. Então, o produtor não vai se desfazer dos seus mananciais. Nós precisamos recuperar essas áreas e só se recupera com a ajuda do governo. PJ- Outra questão é o atraso do leite. A que passos anda? JV - Essa é a nossa maior preocupação. Desde outubro não recebemos nada. Nesse mês, tivemos uma reunião com o secretário da Agricultura, Betinho Rosado, e ele nos garantiu que efetuaria o pagamento na segunda dezena de dezembro. E que no dia 25 de janeiro seria feito o

pagamento da primeira quinzena de janeiro. Com o restante atrasado, seria feito um calendário de escalonamento. Estamos com sete quinzenas atrasadas e R$ 13 milhões em atrasados do Programa do Leite. PJ - É verdade que devido a essa situação os produtores têm utilizado o gado para o corte? JV- A partir do momento em que o produtor não tem renda, ele tem que se desfazer do bem maior para não passar dificuldade pessoais, desestimulando assim a cadeia produtiva. E como se recupera isso? A longo prazo. Para alcançar esse nível de novo demora mais 3 anos. Nós já somos Estado importador de leite e o pouco que temos estamos acabando. PJ- O aumento da insegurança no campo é algo crescente. Como a Faern analisa isso?

JV - Há dois tipos de insegurança. A insegurança jurídica e a de fato. A insegurança jurídica é movida pelas invasões de terras. Nós não somos contra a reforma agrária, mas a invasão é contra a Constituição. Nos últimos anos, vivemos uma enorme insegurança. A violência de fato tem invadido o campo a ponto de as drogas serem uma preocupação. Em Baraúnas, há furtos de inseticidas e no Agreste, de animais. A gente sabe que uma patrulha rural traria mais segurança. PJ- Então, há feiras de animais em várias regiões, menos no Agreste. Há previsão e qual a importância desse evento? JV - As feiras agropecuárias são fundamentais. Nelas, os produtores expõem seus animais. Recentemente, em Monte Alegre, a Faern apoiou uma associação de criadores e a feira foi um sucesso. Eu acho que vai muito da vontade dos prefeitos. Eles têm que viabilizar isso.


Potiguar 5:2.qxd 29/1/2011 19:31 Page 2

5

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

Economia

nEgócIOS

João Bezerra de Medeiros joaobezerra@digizap.com.br

Ainda há luz

Dona Maria Inalda de Souza Grilo: “Eu nunca paro de sonhar” cedida

Pioneira no serviço de telefonia móvel, a empresa Telecom Itália Mobile (TIM) chegou ao Brasil no ano de 1998, após a privatização da telefonia brasileira. Em 2002 se tornou a maior empresa de telefonia do país atingindo a cobertura de mais 2.500 municípios. Foi a primeira a disponibilizar o serviço de multimídia em celulares e 3G para pré-pagos. Já foi a primeira em vários quesitos do segmento, tanto de desenvolvimento e serviços quanto de denuncias e reclamações. Aqui no Rio Grande do Norte a TIM encontrou a sua fronteira. No inicio deste mês a empresa foi proibida pela Justiça do estado de habilitar novas linhas. Essa medida causou espanto e esperança. Pela primeira vez uma empresa de telefonia estava sendo enquadrada e “aconselhada” a melhorar os serviços e infraestrutura antes de oferecer novas linhas e modalidades. O exemplo da TIM serve para ilustrar uma situação vivida por nós, consumidores e clientes. Não é só o caso da empresa italiana, mas quantas vezes somos vítimas ou conhecemos pessoas que compra “gato por lebre”? É assim nas operadoras de telefone, como é o caso, nas companhias aéreas, nas compras pela Internet, enfim sempre estamos à mercê das empresas que muitas vezes nos tratam como se estivéssemos pedindo um favor. Somos clientes. Pagamos e merecemos o devido e irrestrito respeito. Que sirva de exemplo.

Vagas para trainees

Nesta quinta-feira, 3, começam as inscrições para o programa de trainees do Grupo Boticário. Candidatos de todo o País podem participar da seleção para 23 vagas em diferentes áreas e negócios da empresa. As inscrições podem ser feitas pelo site www.grupoboticario.com.br e estarão disponíveis até 31 de março. É necessário que o candidato tenha concluído a graduação entre dezembro de 2008 e julho de 2011. Colaboradores e estagiários do Grupo Boticário que atendam aos critérios também podem participar.

Repasse de royalties

Dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás, Natural e Biocombustíveis (ANP) informam que durante este mês de janeiro o Rio Grande do Norte recebeu em royalties um total de 25,33 milhões de reais. Esse montante representa um aumento de menos de 0,10% sobre o mesmo período de 2010. Desse valor R$ 13,46 milhões foram repassados ao estado e o restante – R$ 11,87 milhões – foi rateado entre 94 municípios.

Negócio em expansão

Operando há 10 anos com venda de polpa de frutas, a empresa Mil Frutas, sediada em Macaíba, inicia processo de expansão nos negócios com industrialização de sucos prontos. Enquanto a produção de poupa gira em torno de 20 mil quilos/mês, a de suco industrializado é, neste primeiro momento, de cerca de 300 mil copos de 300ml/mês. No momento estão sendo comercializados os sabores acerola, cajá, goiaba e manga.

Menor taxa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacou a taxa de desemprego no Brasil em 2010. Segundo o instituto, a taxa de 6,7%, cerca de 1,6 milhões de pessoas, é a menor da série histórica iniciada em 2002. Em 2009, a taxa havia ficado em 8,1%.

Fim do prazo

Termina nesta segunda-feira, 31, em Parnamirim, o período de desconto para o pagamento do IPTU 2011. A prefeitura havia prorrogado o prazo no inicio do mês para os contribuintes que desejavam quitar o débito e obter descontos de 20%.

Feirão escolar

Até o próximo domingo, 06 de fevereiro, a Casa Sarmento, no Praia Shopping, realiza a terceira edição do Feirão Escolar. Para este ano a loja se transformou numa Vila Encantada, com um amplo espaço animado onde recebe personagens das histórias infantis. Durante todo o período, haverá uma programação semanal diferente e divertida com distribuição de pipocas e algodão doce, além da participação de palhaços e bandinha de fanfarra.

Bem próximo

Até final de março. Este é o prazo estipulado para a conclusão da dragagem do Porto de Natal. A obra, no valor de R$ 42 milhões, aumentará a profundidade do porto, que atualmente é de 10m, para 12,5m, está sendo realizada pelo governo federal, através da Secretaria de Portos (SEP). Com a conclusão da obra o RN estará apto a receber navios de grande porte.

Colaboração: Rodrigo Freire

BISCOITO DA SORTE “A gente leva da vida a vida que a gente leva” Tom Jobim

A empresária trabalhou muito durante 15 anos para construir sua carreira A história do belo restaurante não aconteceu em um passe de mágica. Veio com muito trabalho. O que antes era uma cratera às margens da BR, hoje é o melhor restaurante do Agreste: o Mirante do Vale. A empresária dona Maria Inalda de Souza Grilo e família trabalhou duro durante 15 anos em um acanhado restaurante, que ficava ao lado do atual estabelecimento. Lá, almoçava o gerente da Caixa Econômica Federal de Goianinha, senhor Marcos Aciolly, que adorava o tempero de dona Maria Inalda. Quando soube que a empresária tinha “comprado um buraco na beira da BR”, a procurou e sugeriu: “Porque a senhora, ao invés de um buraco, não comprou o prédio da Caixa Econômica, que é muito melhor negócio?”. Dona Inalda respondeu: “Comprei o buraco e compro o prédio, se a Caixa me ajudar”. Assim foi feito o negócio, o qual foi pago em oito anos. Hoje, na antiga agência da CEF de Goianinha funciona o Hotel Casa Grande. Mas dona Inalda não está satisfeita. “Vamos ampliar para oferecermos leitos mais modernos e con-

fortáveis”, disse. Somente os cinco filhos de dona Inalda sabiam que a empresária sonhava em adquirir aquele imóvel desde o tempo em que trabalhava na feira do município, vendendo galetos. “Que é isso, mãe? Este prédio é muito caro”, reclamou um dos filhos. Hoje ninguém duvida dos sonhos da mulher de voz calma e de 65 anos de experiência. Poucos lembram, mas há 25 anos, a senhora chamada Maria Inalda de Souza vendia galetos na feira de Goianinha com os cinco filhos. Hoje, a família é proprietária do maior hotel do Agreste e também o melhor restaurante. A filha do casal José Galvão de Melo e Isabel Regina de Carvalho, dona Inalda, como é conhecida, teve uma infância feliz na zona rural. Uma criança saudável, que ajudava os pais na roça e brincava subindo em pés de mangueiras e em goiabeiras. “Foi uma infância maravilhosa ao lado dos meus pais”, relembra. Mas, queria mais. Aos 14 anos, pediu aos pais para morar na cidade onde já moravam os tios: Goianinha. Aos 19 anos, ca-

sou com o namorado Manuel N. de Souza Grilo, já falecido. Dona Inalda, diferente das outras feirantes de seu tempo, tinha um sonho. Pensava grande. Mas, não só pensava, trabalhava duro ao lado dos filhos. “Tudo que a gente faz tem que ser com amor e devemos pensar sempre positivo”, ensina. A empresária se destaca por suas realizações. “Eu nunca paro de sonhar”, diz. Se quem faz o que gosta não pede aposentadoria. Dona Inalda é um exemplo: “Quero continuar trabalhando e crescendo. Meu sonho é deixar todos os meus filhos estabilizados. Quero viver muito bem”, enfatizou. O município de Goianinha fica próximo a capital (Natal) e é a porta de entrada para a praia de Pipa, segundo destino turístico do Rio Grande do Norte. Dona Inalda viu a cidade crescer e muitas caras diferentes. Era o turismo influenciando na economia local. A empresária logo entendeu a demanda por restaurante do porte do Mirante do Vale. “Aproveitei a oportunidade”, disse a empresária sobre o empreendimento, que já funciona há dois anos.

SOLIDARIEDADE

Praia Shopping continua na campanha SOS Rio de Janeiro O Praia Shopping, em parceria com a Cruz Vermelha, continua recebendo doações para a campanha SOS Rio de Janeiro, em prol das vítimas das chuvas na região serrana fluminense. O

shopping está aceitando alimentos e material de higiene pessoal e limpeza. DOAÇÕES NO SHOPPING As doações podem ser feitas no horário de funciona-

mento do shopping, das 10h às 22h. O posto de arrecadação está localizado em frente aos caixas de auto atendimento da Caixa Econômica Federal, próximo ao corredor central do mall.


Potiguar 6:2.qxd 29/1/2011 19:14 Page 2

6

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

Tecnologia games

Steve Ballmer lança sensor Kinect na CES 2011 nicK ellis

Steve Ballmer, da Microsoft, na CES 2011

N AIBHY R ODRIGUES A CES (Consumer Eletronics Show) 2011, realizada em Las Vegas no mês de janeiro entre os dias 6 e 9, levou fãs e profissionais do mundo todo à cidade para presenciar o que há de mais novo em tecnologia. Certamente um dos lançamentos mais esperados do evento foi o sensor Kinect, sistema aprimorado pela Microsoft, e apresentado ao público por seu presidente executivo Steve Ballmer, que subiu ao palco acompanhado de um simpático avatar que repetia todos os movimentos feitos por Steve. Essa nova tecnologia

questão ambiental

possibilita que o jogador tenha mais interatividade com o jogo, através de um dispositivo que cria uma malha sobre o rosto de quem está à frente do game, e é capaz de reconhecer até expressões faciais. Agora os fãs dos jogos eletrônicos podem ficar livres dos antigos controles, e ter maior mobilidade durante jogos de luta, partidas de tênis de mesa, jogos de boliche, dentre outros games existentes adaptados ao uso do novo sensor. Mais uma jogada bem sucedida da Microsoft que trouxe rapidamente milhões para o caixa da em-

presa, que até o dia da feira já havia vendido 8 milhões de sensores kinect. E tem como grande aposta do momento além das suas outras plataformas Windows Phone e Windows 7, o XBOX 360 que já fechou parcerias com a ESPN, para os amantes de jogos radicais, assim como o aplicativo Zune, que reúne música e vídeo. Tudo para que o console se consolide como uma central de entretenimento em casa. Além disso, outros serviços serão integrados ao Kinect bem famosos nos Estados Unidos, se trata do Hulu Plus e do Netfix, que ofe-

recem pacotes multimídia de programas, séries e filmes em HD, bem diferentes das tradicionais TVs por assinatura existentes aqui no Brasil. Os novos desafios da empresa se voltam para o campo de criação de consoles que funcionariam com o sensor. Afinal de contas já foi comprovado que o retorno é praticamente imediato, e deixa os concorrentes com água na boca, que não oficialmente vêm testando adaptadores para seus consoles, porém este sensor só está disponível para o XBOX 360.

ciência

Teconologia e ecologia

Uma boa pedida para os Hardcore Gamers (blog techtudo)

site oficial da universidade

Melhorias e transformações provenientes dos problemas ambientais só não são postos em prática por falta de vontade política e social, segundo pesquisadores. Em pesquisa recente realizada na Universidade da Califórnia-Davis, com co-autoria de pesquisadores de Stanford, Mark Z.Jacobson e Marc Delucchi, comprovamse que é possível transformar o mundo em um lugar mais limpo utilizando energias de fontes renováveis. “Não existem barreiras tecnológicas ou econômicas para mudar o mundo”, reforçam. Os pesquisadores desenvolveram até uma planilha de custos relativos a essa possível transformação, com uma lista de materiais em um plano de política energética baseado no uso de energia eólica, hídrica e solar que já somariam 90% do necessário. Para os bens de consumo não-duráveis, como veículos, barcos e trens, a forma de alimentação funcionaria através de células combustíveis elétricos e de hidrogênio. Os aviões que ainda hoje utilizam combustível não renovável passariam a utilizar hidrogênio líquido. Os aquecedores e ar-condicionados não precisariam mais de gás natural ou carvão, e sim de

PSP2 - Novo console portátil deve ser lançado ainda nesse mês

Campus da Universidade da Califórnia-Davis água somente. Claro que tais mudanças não podem se tornar realidade daqui a cinco ou dez anos, mas os pesquisadores acreditam que por volta do ano 2030 essas novas fontes de energia já estejam em processo de experimentação para que nos seguintes 20 anos, de maneira geral todas as fontes acima citadas já tenham passado por esse processo de modificação. Mas os pesquisadores admitem que ainda é muito ce-

do para que um pacote de fontes renováveis A ou B, que não agridam o meio ambiente e não custem tanto nos bolsos do consumidor, nem do Governo. O impasse maior acerca desses detalhes fica por conta da grande variação climática sofrida pelo planeta. Para atenuar essa dificuldade climática do uso por exemplo de energia solar ou eólica, os pesquisadores apostam em transmissões feitas a longa distância.

Portabilidade é a palavra de ordem no mundo da tecnologia, e claro que a Sony não poderia ficar para trás e procura cada vez mais agradar seus clientes, que esperam ter um aparelho ergonômico e versátil. E ainda neste mês de janeiro promete lançar a segunda versão de seu console portátil. Na primeira versão do vídeo game portátil chamado popularmente de PSP (Play Station Portable), os jogadores encontram ainda alguns entraves na interface dos jogos, que não tem tanta disponibilidade de serem baixados da internet, assim como compartilhamento de informações como músicas, vídeos, dentre outros. Para corrigir de vez esses

erros e aborrecimentos, a Sony promete que o “PSP2 é tão potente quanto o PS3”, divulgou às suas empresas licenciadas que fabricam jogos para PlayStation. O aparelho deve ser lançado no mercado até o fim desse ano ainda. Em entrevista concedida ao jornal o Operador Câmbio, 24 anos, Victor Melo ressalta como fiel jogador e crítico, que os problemas encontrados na primeira versão do PSP são ligados a dificuldade de encontrar jogos e seus elevados custos, o que incentiva a pirataria. Assim como o tempo de duração da bateria do aparelho que não suporta muito tempo de uso. Dentre os pontos positivos de se adquirir um PSP pode-se citar

o fato de poder levá-lo a qualquer lugar, e a possibilidade de acessar a internet, ver vídeos e escutar música, e claro jogar. Victor espera que o PSP2 tenha realmente acessibilidade via 3G, e uma excelente capacidade gráfica a nível de XBOX 360 e do PS3, e que nesta nova edição exista maior facilidade na aquisição de jogos. Se a Sony realmente cumprir com o que promete os fanáticos por tecnologia podem ficar descansados, que a nova versão terá um monitor touchscreen OLED, com preço mais razoáveis do que os de LCD, e com o mesmo modelo de processador utilizado pelo PS3, garantindo ótimo desempenho.


Potiguar 7:2.qxd 29/1/2011 19:07 Page 2

Cultura

Cefas Carvalho

cinema

Oscar divulga indicados: filmes chegam a Natal em fevereiro

cefascarvalho@gmail.com - cefascarvalho@potiguarnoticias.com.br

a lógica portuguesa, ora pois! (Texto anônimo que recebi por e-mail. Claro que algumas histórias são inventadas ou exageradas, mas, vale a pena ler o texto por ser espirituoso e engraçado) Brasileiro faz piada com português por não entender que os dois povos têm lógicas diferentes. O português é mais literal, cultiva um preciosismo de sintaxe. Veja só: Uma conhecida dirigia por Portugal, quando viu um carro com a porta de trás aberta. Solidária, conseguiu emparelhar e avisou : - A porta está aberta! A mulher que dirigia conferiu o problema e respondeu irritada: - Não, senhora. Ela está mal fechada! Outro brasileiro estava em Lisboa e numa sexta-feira perguntou a um comerciante se ele fechava no sábado. O vendedor respondeu que não. No sábado, o brasileiro voltou e deu com a cara na porta. Na segunda-feira, cobrou irritado do português: - O senhor disse que não fechava!

JULIO LIMA

O homem respondeu : - Mas como vamos fechar se não abrimos? Um jornalista hospedouse há um mês num hotel em Évora. Na hora de abrir a água da pia se atrapalhou, pois na torneira azul estava escrito 'F' e na outra, preta, também 'F'. Confuso, quis saber da camareira o porquê dos dois 'efes'. A moça olhou-o com cara de espanto e respondeu, como quem fala com uma criança: - Ora pois, Fria e Fervente. Em Lisboa, a passeio, resolveu comprar uma gravata. Entrou numa loja do Chiado e, além da gravata, comprou ainda um par de meias, duas camisas sociais, uma polo esporte, um par de luvas e um cinto. Chorou um descontinho, e pediu para fechar a conta. Viu então que o vendedor pegou um lápis e papel e se pôs a fazer contas, multiplicando, somando, tirando porcentagem de desconto, e aí intrigado, perguntou: - O senhor não tem máquina de calcular?

divulgação

- Infelizmente não trabalhamos com electrónicos, mas o senhor pode encontrar na loja justamente aqui ao lado... Um grupo de brasileiros tendo terminado de almoçar quis tomar café. O primeiro disse: - Garçon, um café. O segundo disse: - Dois, levantando os dedos. O terceiro, apressadamente, disse: - Três. E por fim o quarto disse: - Quatro. O garçon trouxe 10 cafezinhos. Ao ser indagado por que trouxera tanto café para quatro pessoas, ele respondeu: - Ora um pediu um, outro dois, outro três e o outro quatro faça a conta e vejam se não são 10!! E a melhor.... O casal de brasileiros entra num restaurante na rua do Diário que tem uma vista bonita para o rio e pergunta: - Podemos sentar naquela mesa que tem a vista para o rio? No que o garçon responde: - Acho melhor os senhores sentarem nas cadeiras!!!

MULHERES EXIGIDAS NA POLÍTICA divulgação

O cantor e compositor Julio Lima se despediu de Natal com show no Castelo Pub, realizado dia 29. Ele vai tentar a carreira no Sul-Sudeste do país e a coluna deseja êxito. Julio vem se destacando no universo da internet com a canção “Sauron dançou”, paródia em cima da série “O senhor dos anéis”. Basta procurar o nome da música no You Tube.

7

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

congresso em foco

“A sociedade é mais complacente com os homens. É mais tolerante com o homem do que com a mulher. Por isso, a gente acerta, na média, mais que os homens, porque somos submetidas a mais exigências. Nós temos de dar certo. É praxe o homem nem sempre dar conta da responsabilidade, trair o voto popular. Como não temos precedentes, a responsabilidade que cai sobre nossos ombros é maior.” Trecho de entrevista da ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luisa Erundina, ao site Congresso em Foco.

MANICACAS DO FREVO O bloco Manicacas do Frevo prepara uma Prévia carnavalesca para a sexta-feira, 4 de fevereiro, a partir das 18h. Saída do Bardallos e chegada no Bar de “Seu Pedrinho”, tudo no Beco da Lama, no centro de Natal. Diversas atrações musicais e tudo gratuito. Para quem desejar a Camisa 2011, ela custa R$ 20,00. Mais informações pelos telefones 8842-7101 ou 9177-1713.

CEFAS CARVALHO Saiu na terça, dia 24, a lista dos indicados da Academia de Cinema de Hollywood para o Oscar dos filmes de 2010, com premiação em 27 de fevereiro de 2011. Cinéfilo assumido e doido por premiações cinematográficas, este jornalista já havia realizado dezenas de previsões solitárias e apostas com amigos cinéfilos sobre os indicados deste ano, mas com base em empatia e histórico dos envolvidos do que em relação à qualidade dos filmes propriamente ditas, já que muitos sequer estrearam no Brasil e não estão disponíveis para serem baixados pela internet. Entre as torcidas que deram certo, Javier Bardem como ator, Michelle Williams como atriz e os representantes do México e Argélia (“Biutiful” e “Fora da lei”) entre os finalistas para filme estrangeiro. É certo que os dois favoritos do Oscar são “O discurso do rei” e “A rede social”. Embora tendo visto dois dos 5 filmes com mais indicações (“A rede social” e “A origem”), este escriba aguarda com ansiedade mesmo (e torce) é por “Cisne negro”, “127 horas” e “Biutiful” (os três, nas fotos que ilustram este post). E como os irmãos Coen não erram, lá vem o “Bravura indômita” deles. Boa parte destes filmes chegam a Natal em fevereiro. A esperar. Confira os indicados nas principais categorias da premiação deste ano: Filme "Cisne Negro" "O Vencedor" "A Origem" "Minhas Mães e Meus Pais" "O Discurso do Rei" "127 Horas" "A Rede Social" "Toy Story 3" "Bravura Indômita" "Inverno da Alma" Diretor Daren Aronofsky - "Cisne Negro" David Fincher - "A Rede Social" Tom Hooper - "O Discurso do Rei" David O. Russell - "O Vencedor" Joel Coen e Ethan Coen -

Natalie Portman pode vencer por Cisne Negro divulgação

Javier Bardem em “Biutiful”: duas indicações divulgação

James Franco é um alpinista em “127 horas” "Bravura Indômita" Ator Colin Firth - "O Discurso do Rei" Javier Bardem, por “Biutiful” Jeff Bridges, por “Bravura Indômita” Jesse Eisenberg, por “A Rede Social” James Franco, por “127 Horas” Ator Coadjuvante Christian Bale - "O Vencedor" John Hawkes - "Iverno da Alma" Jeremy Renner - "Atração Perigosa" Mark Ruffalo for Minhas Mães e Meu Pai Geoffrey Rush - "O Discurso do Rei" Atriz Annette Bening - "Minhas Mães e Meu Pai"

Nicole Kidman - "Reencontrando a Felicidade" Michele Williams - "Namorados para Sempre" Jennifer Lawrence - "Inverno da Alma" Natalie Portman - "Cisne Negro" Atriz Coadjuvante Amy Adams - "O Vencedor" Helena Bonham Carter "O Discurso do Rei" Melissa Leo - "O Vencedor" Hailee Steinfeld - "Bravura Indômita" Jacki Weaver - "Animal Kingdom" Filme Estrangeiro “Biutiful” (México) “Dente canino” (Grécia) “Em um mundo melhor” (Dinamarca) “Incendies” (Canadá) “Fora da lei” (Argélia)


potiguar 8:2.qxd 29/1/2011 19:06 page 2

8

Potiguar Notícias | Segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

antecipação

Com muitos pré-candidatos, Macaíba já discute 2012 arquivo pn

D A R EDAÇÃO DO PN Município com a população das mais politizadas do Rio Grande do Norte, Macaíba já está com a campanha eleitoral de 2012 nas ruas, com muitos pré-candidatos, possibilidades diversas e uma prefeita que deverá tentar a reeleição. Candidatos pratica men te certos são a prefeita Marília Dias (PMDB) e o ex-prefeito Fernando Cunha Lima Bezerra (PM N). O ex-prefeito Lu iz Gon zaga Soares (PSB) po derá ser candidato ou compor com algum lado. Outro possível candidato é o empresário Felipe Mul ler, o Felipão, da Á guia Piscinas. Poderá ser a surpresa da campanha. Um nome sempre lembrado é o do ex-prefeito e ex-deputado Valério Mesquita, que teria de se afastar do TCE para sair candidato. Mas, Valério sequer fala em candidatura ou em política. Dois vereadores têm sonhos de disputar a Prefeitura: o presidente Thomás Sena (PMDB) e Eduardo “Rodo” Santos (PMN). Existe ainda a possibilidade de o PT lançar um nome, sendo o do professor João Marques o mais cotado neste sentido.

Marília Dias, prefeita

divulgação

Fernando Cunha Lima

arquivo pn

Luizinho Soares jefferson lira

Thomás Sena, vereador

divulgação

Felipe Muller, o Felipão jefferson lira

Eduardo, o “Rodo”

enchente à vista?

Macaíba teme que barragem de Tabatinga transborde rômulo estânrley

R ÔMULO E STÂNRLEY Quando chega o inverno, o assunto do dia em Macaíba, Região Metropolitana de Natal, são as enchentes do Rio Jundiaí. Com as chuvas dos últimos dias, os olhares da população se viraram para a Barragem de Tabatinga, localizada na extensa zona rural do município (70% de sua área demográfica). O temor dos macai benses é que o nível de água elevado da barragem provoque um transbordamento. Muita gente teme que a obra, que ainda não está concluída, não suporte o volume d’água proveniente das cabeceiras de outros açudes de municípios vizinhos a Macaíba. Para sua conclusão, ainda faltam os reservatórios à jusante da barragem, bem como o desassoreamento do rio Jundiaí, informou

Comporta foi aberta dia 27 Luiz Antônio Lacerda, presidente do Sindicato do Comércio de Macaíba (Sindicomércio), um dos principais entusiastas da obra da barragem. Foi atendendo os apelos da população, que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) autorizou a abertura de uma comporta na manhã da quinta-feira, 27. Segundo informações, a barragem de Tabatinga encontra-se com pouco mais de 9 mil metros cúbicos de água, o que equivale a 10% de sua ca-

pacidade. Quando ocorre enchen te, as áreas mais atingidas são o Conjunto Tavares de Lyra (ou Conjunto Ca ranguejo), Rua do Mosquito, Avenida Jundiaí e Rua Professor Caetano, es tas aglutinam grande nú mero de estabelecimentos comerciais. Mas, para qualquer be nefício, há um preço alto a se pagar. Para a efetivação da Barragem de Ta batinga, pelo menos duas comunidades rurais fo ram sacrificadas: Sucavão dos Custódios e Betúlia. Esta última, segundo relatos, ainda há cerca de dez famílias que relutam em ficar na comunidade. “São pessoas idosas que querem ficar por lá, mesmo”, disse José Vi eira, ex-morador de Be túlia, que agora reside no Sítio Cajarana, comuni dade que também é próxima à barragem.


www.potiguarnoticias.com.br

Parnamirim

››

Edição 357 | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

Aluno Parnamirinense se destaca em torneio nacional. Pág. 4

CHUVAS

Lagoas de captação suportam temporal em Parnamirim

A lagoa Aderbal foi a única que transbordou com as chuvas De um modo geral, as obras de contenção de enchentes suportaram o maior temporal dos últimos anos em Parnamirim. Uma única chuva chegou aos 162 milímetros, segundo a empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O secretário de Serviços Urbanos, Epifânio Bezerra de Lima, visitou os locais considerados de maior risco e constatou que apenas houve transbordamento na Lagoa Aderbal, em Boa Esperança, que alagou um trecho da rua Dr. Luiz Antônio, sem invadir as casas. “Colocamos bombas para

esvaziar as lagoas logo na primeira chuva da semana passada. E as medidas preventivas funcionaram”, disse o secretário de Serviços Urbanos. Somente este ano as chuvas já acumulam em Parnamirim 350 milímetros, o maior volume entre os municípios do Rio Grande do Norte. Outro teste de fogo foi no Parque das Orquídeas, onde as casas eram invadidas pelas águas sempre que havia uma chuva mais demorada. No ano passado, a prefeitura drenou e calçou mais de 40 ruas e fez a dragagem da lagoa que estava assoreada. A lagoa já atingiu 90% da capaci-

A lagoa Antônio Pontes recebeu grande voluve de água

As equipes de prontidão atemdem na lagoa Araguaia

dade, protegendo os moradores de prejuízos. Epifânio Bezerra considerou sem fundamento a informação de moradores divulgadas por uma emissora de televisão de Natal, segundo os quais a Lagoa Aberda teria transbordado por causa da grande quantidade de lixo e falta de manutenção por parte da Semsur.. “Fizemos a limpeza de todas as lagoas, inclusive o serviço de capinação em dezembro. Todas as bombas estão funcionando, mas mesmo assim estamos atentos ao que podemos fazer”, explicou o secretário. Moradores do Parque de

goas explicam que grande parte dos problemas enfrentados nessa época de chuvas é resultado do lixo jogado nas ruas. O secretário Epifânio Bezerra faz um apelo para que os moradores somente coloquem o lixo na rua, nos dias determinados pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selim) para cada bairro. De acordo com ambientalistas, o lixo jogado nas ruas é a principal causa de alagamentos em 30% dos municípios brasileiros porque dificulta o escoamento da água de chuva. O secretário de Limpeza Urbana, Gutemberg Xavier

Exposições calculam que a Lagoa Antônio Ponte acumulou um volume de água equivalente a 80% da capacidade máxima. Com o bombeamento da água, o nível havia baixado meio metro às 11 horas desta quinta-feira. Epifânio Bezerra disse ainda que equipes estão de plantão, prontas para qualquer eventualidade. Em caso de dificuldades, os moradores devem telefonar para a Secretaria de Serviços Urbanos no 0800-281-6400 ou o telefone de serviço 156. LIXO Os funcionários que trabalham na manutenção das la-

de Paiva, informou que as equipes da limpeza encontraram muitas garrafas pets de refrigerantes, copos plásticos, sacos de supermercados e embalagem de alimentos na sujeira levada pela enxurrada. “A prevenção é uma tarefa de todos: da prefeitura, dos moradores, dos motoristas que jogam objetos pela porta dos carros. Por isso, reafirmamos o apelo para que os moradores observem o calendário de coleta e não jogue lixo depois que o carro passar em sua rua”. O prefeito Maurício Marques determinou que as equipes da Semsur fiquem de prontidão.

CONCURSO PÚBLICO

Muda o local de provas da segunda etapa de ACS A coordenação do processo seletivo de Agente de Saúde informou na segunda-feira (24) que houve mudança no local das provas práticas que serão realizadas no dia 13 de fevereiro. Em vez da Escola Augusto Severo, como previsto no edital, as provas serão aplicadas na Escola Estadual Presidente Roosevelt, vizinho ao Centro Clínico Dr.

Sadi Mendes, Centro. O comunicado sobre a mudança de local será feita através de telegrama e também por contato telefônico no número informado pelo candidato no ato da inscrição. Dos 3.024 candidatos inscritos foram classificados para a segunda etapa 366. São 166 vagas efetivas, além da formação de um cadas-

tro reserva com 119 vagas para futura ampliação do Programa Saúde da Família no município. A segunda etapa, de caráter classificatório e eliminatório, será constituída de entrevista coletiva em que serão avaliadas as habilidades do candidato na resolução de problemas, comunicação, iniciativa, liderança e relacionamento na equipe.

Os candidatos aprovados serão contratados pelo regime jurídico celetista, conforme previsto na Lei Complementar 23/2007. O processo seletivo tem prazo de validade de 2 anos, a contar da homologação do resultado. A segunda etapa será realizada no dia 13 de fevereiro, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Pela ma-

nhã serão entrevistados os candidatos que se inscreveram e foram classificados para os bairros que constam no Quadro1, assim como no horário da tarde os candidatos que se inscreveram e foram classificados para trabalhar nos bairros Passagem de Areia, Jardim Planalto, Nova Esperança, Pium, Santa Tereza, Boa Esperança, Liberdade, Par-

que Industrial, Cohabinal, Pirangi do Norte, Cajupiranga, Emaús e Parque de Exposições (Vida Nova). À tarde os classificados para atuar em Monte Castelo, Rosa dos Ventos, Vale do Sol, Bela Parnamirim, Santos Reis, Joquei Clube, Nova Parnamirim e Centro. Os candidatos deverão chegar ao local com 30 minutos de antecedência.


2

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

Parnamirim “Se for aberta uma janela para a mudança de partido

“Não podemos ser apenas um exportador de petróleo

e se Rosalba decidir se filiar ao PMDB, eu deixo

e gás. A Petrobrás precisa olhar mais para a área

o partido. Não fico onde ela estiver”.

social do Rio Grande do Norte”.

Nélter Queiroz (deputado estadual do PMDB)

Benito Gama (secretário de Desenvolvimento Econômico) redacao@potiguarnoticias.com.br

ARQUIVO/PN

INAUGURAÇÃO A governadora Rosalba Ciarlini deve inaugurar no mês de março o primeiro trecho da Via Metropolitana – prolongamento da Av. Prudente de Morais – entre a Cidade Satélite e o Parque Industrial, em Parnamirim. Obra do governo passado.

PALAVRA

Pista rachada na BR-101 é tragédia anunciada desde 2004 em reportagem do PN A parte da pista da BR-101 (entre o Cemitério Morada da Paz e o bairro Emaús), que cedeu na manhã de segunda-feira (24), após chuva forte, foi mais uma crônica de uma tragédia anunciada. O jornal Potiguar Notícias há anos vem produzindo matérias que mostram o perigo, que é o trecho da BR-101 sobre o rio Pitimbu. Descaso com o rio e obras nas marginais comprometem a estrutura da pista. Na edição 99 do PN (30 de junho de 2004), reportagem da redação enfoca a batalha entre o Idema e o DER, já que o segundo órgão queria realizar obras nas marginais do rio Pitimbu. Ouvido pela reportagem, o engenheiro Kalazans Bezerra (hoje chefe de gabinete da prefeita de Natal, Micarla de Sousa) previu que “o descaso com o rio Pitimbu e as agressões ambientais podem rachar a pista da BR-101”. Kalazans explicou que o rio Pitimbu passa por debaixo da BR através de tubulação. Para isso é necessário que os tubos estejam em perfeito estado e que não podem haver detritos de lixo e de obras nas vazões da tubulação. “A pressão forte demais da tubulação com os detritos e chuvas fortes podem atingir a pista”, disse Kalazans em 2004. HOJE Desde a segunda-feira passada, os veículos que passam pela BR-101 têm que transitar apenas pela faixa do lado esquerdo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, embaixo do trecho que cedeu, passa o Rio Pitimbú. A orientação é que os motoristas que se dirigem para Natal encontrem caminhos alternativos, como a via que liga Macaíba a bairros como Cidade da Esperança. Outra opção é a estrada de Pium rumo ao bairro de Nova Parnamirim.

Sempre que os dois conversam a sós, Agnelo Alves diz ao prefeito Maurício Marques que apóia a sua reeleição. Agnelo só não diz isso em público.

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins (PV), decidiu que vai levar o Poder Legislativo aos bairros. Enquanti isso, há câmaras no Rio Grande do Norte que preferem distância da opinião pública.

QUEIXAS As reclamações na base de apoio a governadora Rosalba Ciarlini em Parnamirim, com relação ao tratamento dado pelo atual Governo do Estado, são inúmeras.

APERFEIÇOAMENTO DISSIDÊNCIA

CULTURA A Fundação Parnamirim de Cultura oferece mais um momento de lazer e cultura para os amantes da arte no município. É o projeto Vaudeville, que proporciona apresentações de peças teatrais, danças, músicas, recitais de poesias, etc.

Serão pré-candidatos à Prefeitura de Parnamirm em 2012: o prefeito Maurício Marques, Agnelo Alves, o vereador Gildásio Figueiredo, Tita Holanda, Walter Fernandes, Gilson Moura, Camarada Leto. Querem mais ou tá bom?

MURO Pelo menos o muro do Estádio Tenente Luiz Gonzaga, que caiu com as chuvas, foi recuperado.

DENÚNCIA-1 A Associação de Moradores de Nova Parnamirim (Lotessul) ingressou com denúncia junto ao Ministério Público solicitando investigação na obra da empresa MRV, que está sendo feita na Rua Adeodato José dos Reis.

DENÚNCIA-2 A denúncia é assinada por Antônio Inocêncio e Willen Moura, que temem alagamentos na rua.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu inscrições para três cursos de aperfeiçoamento na área de educação básica, com formação mínima em nível médio, em Parnamirim. As inscrições vão até o final de janeiro e podem ser feitas na Plataforma Freire, no site do Ministério da Educação.

PRÉ-CANDIDATOS

O deputado novato Luiz Antônio Lourenço de Farias (Tomba) confirmou que vai liderar uma dissidência na oposição, juntamente os novatos Fábio Dantas (PHS), George Soares (PR) e Dibson Nasser (PSDB).

CIRCO O Circo da Folia só encerrou suas atividades no sábado (22) por volta das 5h da manhã. Descumpriu o TAC assinado com o Ministério Público.

ÉRIcO MAfRA VeRIssIMO

ENQUETE!

é o vencedor dessa semana da Promoção Navegue no Marina Badauê

Quem será o primeiro secretário da Assembléia Legislativa?

O portal potiguarnoticias.com.br está com uma super promoção. cadastre-se e concorra a uma passeio de barco no Marina Badauê, com direito a acompanhante. Além disso, você tem direito a um almoço no charmoso restaurante do Marina Badauê, localizado na praia de Pirangi.

COM O POVO

72,73% - Dep. Hermano Morais 18,18% - Dep. Poti Junior 9,09% - Dep. Nelter Queiroz

PARECER As obras de recuperação do trecho desmoronado da BR-101, em Emaús, só serão executadas após aprovação de projeto técnico do Idema, que tem 15 dias para oferecer parecer.

BURRO O Burro Elétrico (bloco dos jornalistas) vai sair mais uma vez no animado carnaval de Pirangi do Norte, eletrizando o sábado com sua irreverência e alegria, distribuindo água, cerveja e whisky na avenida. Também, trio elétrico e banda.

GOLPE Alguns presidentes de câmaras municipais estão dispostos a questionar na justiça a eleição na Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam). Alegam que a eleição foi um golpe.

LIGAÇÕES A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deliberou pelo fim das ligações interurbanas em várias regiões metropolitanas, beneficiando a cidade de Parnamirim. Os seja, todas as ligações serão consideradas locais. O prazo para adequação dos sistemas é de 120 dias.


Parnamirim cultura popular

Artesãos de Parnamirim participam da Fiart com êxito internet

internet

Peças produzidas pelo talento dos artesãos da feira

Crochês e bordados: produtos de vendas garantidas

A confecção de trabalhos manuais é uma arte que permite a quem adquire os produtos resultantes deste ofício, peças únicas e personalizadas, que dão toque especial às produções dos mais diversos ambientes e também em vestimenta. Exemplos de tudo o que pode ser produzido a partir do talento dos artesãos podem ser conferidos na 16ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart) que, até domingo, esteve aberta ao público no Centro de Convenções de Natal. Quem chega ao local, tem a oportunidade de ver parte do material produzido pela Cooperativa das Costureiras de Parnamirim e que conta com cerca de 30 associados. De acordo com a gerente de desenvolvimento profissional do cidadão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Terezinha Domingos, o estande da Prefeitura de Parnamirim oferece produtos como toa-

confecção de artesanato para vender. Na primeira vez que participei da Fiart meu objetivo era apenas de divulgação, mas agora já aproveito para fazer contatos que garantem a venda de muitos produtos”, diz. Na Fiart, Cecília Cecy vende almofadas, tolhas de crochê, colares, panos de prato, roupões e chales com apliques. “Adoro trabalhar, durmo fazendo crochê, que é uma terapia para mim”, revela ela que trabalha em companhia do marido, o também artesão José Felinto. CINEMA EM PARNAMIRIM Drama, comédia e romance. É isso o que o público viu na sexta-feira (28), na estréia do festival de cinema promovido por um grupo de atores de Parnamirim. Na programação, três filmes produzidos, dirigidos e encenados por cerca de 20 atores da Fundação Parnamirim de Cultura, que participaram de uma oficina de cinema

lhas trabalhadas em pedrarias, bolsas bordadas, macramê, peças em crochê e esculturas em ferro, por exemplo. Terezinha Domingos coordena o trabalho das costureiras há três anos e ressalta a importância da participação em feiras. “A Prefeitura dá o suporte para a manutenção da cooperativa, através de investimentos na infraestrutura. Aos cooperados cabe a produção a partir de encomendas e do perfil das feiras, especialmente as de alto porte, como a Fiart, que dão visibilidade ao trabalho e colocam os artesãos em contato com clientes de todo o mundo”, enfatizou. Com preços que variam entre R$ 30, cobrado por um jogo de banheiro composto por três pecas, a R$ 220, custo de um centro de ferro, artesãs como Cecília Cecy Dantas, 64 anos, transformaram um hobby em fonte de renda. “Há pouco mais de dois anos eu passei a me dedicar à

3

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

durante um ano. A oficina, coordenada pelo diretor Daniel Rizzi, terminou com a produção de sete filmes, três dos quais gravados em Parnamirim com atores locais. Txiago Emanoel, 24, conhecido entre os amigos como Txiago TX, atuou nas três produções. Ele concilia a vida de ator com o estágio no Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da Prefeitura de Parnamirim. Para Txiago, o melhor de trabalhar nos três filmes foi poder mostrar as belezas da cidade. “Dá muito trabalho, mas só em ver as paisagens de Parnamirim, principalmente as praias, que são muito fotográficas, isso já inspira. A experiência foi muito boa. O resultado não foi hollywoodiana, mas terminou surpreendendo”. TRABALHOS Além da experiência cinematográfica, Txiago tem no currículo a participação nos espetáculos “Asas da História”, “Oratório de Nossa Senhora de Fátima” e a “Paixão de Cristo”. Os atores fizeram o roteiro, a trilha sonora, a iluminação e a edição dos filmes, sob a coordenação do diretor Daniel Rizzi.

Claudino Leite claudinoleite@bol.com.br

PRESIDENTE DO TCE RECEBE VISITA DA GOVERNADORA

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valério Mesquita, que também é congregado do Templo Central da Assembleia de Deus, em Natal, Rio Grande do Norte, recebeu em seu gabinete, na semana passada, na Av. Getúlio Vagas, 690, em Petrópolis, juntamente com os demais conselheiros da Corte a visita da governadora do Estado, a médica Rosalba Ciarlini, que foi acompanhada de seus assessores mais diretos. Apesar de ser uma visita de cortezia ao presidente da Egrégia Corte Estadual de Contas, a governadora norte-rio-grandense se congratulou com o novo presidente, pela assunção do cargo, prometendo dar o apoio irrestrito para que o TCE continui, cumprindo, fielmente, o seu papel de órgão fiscalizador das contas públicas, além dar suporte necessário para o empenho na agilidade no andamento dos processos, demonstrando à sociedade o trabalho relevante que o tribunal exerce no Estado do Rio Grande do Norte.

MÊS DE ORAÇÃO É o tema do trabalho de evangelização que está sendo efetuado pela Assembleia de Deus em Natal, por meio do Departamento de Evangelização e Missõs (DEPEM), coordenado pelo diácono Hasser Hugo Batista da Silva. O trabalho consiste em realizar a evangelização pregando a Palavra de Deus, para a salvação dos pecadores. Sábado, dia 15 de janeiro último, a evangelização foi realizada na Praia de Redinha, litoral Norte de Natal, de 8 às 11 horas, e 22 pessoas aceitaram o evangelho.

ANIVERSÁRIO DA MATRIARCA O Departamento Feminino da Assembleia de Deus em Natal reuniu um grupo de senhoras, além de outros irmãos na fé, segunda-feira, 25 de janeiro último, às 18 horas, em Luciene Recepções, em Parnamirim, para festejar os 86 anos de idade, da matriarca Ivone Oliveira de Santana Varela, esposa do pastor-presidente da Assembleia de Deus, neste Estado, Raimundo Joao Santana. A nataliciante foi muito cumprimentada com carinho pelas amigas e os irmãos na fé. Deste canto de página parabenizamos dona Ivone, desejando vida longa.

VISITA De férias regulamentares, encontra-se em Natal, visitando os familiares meu amigo pessoal e irmão na fé, pastor Alceu David Cunha, da Igreja Presbiteriana em São Paulo (SP). O reverendo presbiteriano, natural da cidade de Açu, região Central do Rio Grande do Norte, é um dos arautos do presbiterianismo no Brasil, pela sua liderança, conhecimento das Escrituras, além o zelo da doutrina Calvinista.


Parnamirim 4:2.qxd 29/1/2011 18:46 Page 2

4

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

EspEcial ALTO PADRÃO

Escolas da rede particular de ensino dominam educação do bairro Nova Parnamirim

Salesiano Dom Bosco, a mais importante escola do bairro O bairro de Nova Parnamirim é considerado o bairro mais desenvolvido do município de Parnamirim. Possui uma população estimada em aproximadamente 60 mil habitantes, número esse que significa algo em torno de 30% da população total do município de Parnamirim. O bairro, que está completando 22 anos de criação, surgiu em 1989. Nova Parnamirim é um bairro de classe média alta, que se desenvolveu ra-

pidademente, para as pessoas que fizeram investimentos em imóveis, como casas, apartamentos, condomíni os, etc. No setor educacional, o bairro é bem atendido por grandes escolas voltadas para a classe média - Salesiano Dom Bosco, Contemporâneo, CELM e PhD. Há ainda outras escolas particulares de menor porte, como APAP, Carrossel, Tereza de Luzieux, Escola Vida, entre outras.

Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, construída recentemente A presença mais intensa de escolas particulares ocorre em razão da população do bairro ser predominante de classe média alta, que busca o ensino privado para seus filhos. A maior escola e considerada a melhor de todas é o Salesiano Dom Bosco, em Cidade Verde, que foi inaugurado em 31 de janeiro de 2005, com 15 mil m² e hoje tem cerca de mil alunos matriculados. Apoiado na tradição educativa dos Salesianos no mundo e no Brasil, o Colégio já nasceu grande e preparado para o desafio de formar e informar crianças e jovens para a vida, para o vestibular e para o mercado de trabalho. Segundo o inspetor Padre João Carlos Ribeiro, hoje, em pleno sexto ano de suas atividades, “o co-

légio Salesiano Dom Bosco, que já nasceu grande, continua cres cendo e atingindo um alto padrão de eficiência e qualidade”. “Prosseguimos nos trilhos da educação ao mesmo tempo atento às mudanças da história, aperfeiçoando a maneira de educar, seguindo o coração de Dom Bosco", diz padre João Carlos. Ainda há também cursos de idiomas, sendo que o mais importante deles é Wizard Cidade Verde, que funciona na Av. Jabuticabeira, que tem mais de 100 alunos matriculados. No segmento público exis tem a Escola Municipal Sadi Mendes, na Rua Santa Luzia, que foi a primeira do bairro, e a Brig. Edu ardo Gomes, na Rua dos Aveloz, em Cidade Verde, ambas, de ensino fundamental.

ENSINO MÉDIO Vale salientar que o bairro não possui nenhuma escola de segundo grau de ensino público, o que tem sido uma preocupação de seus moradores. O líder comunitário Marcílio Sena conta que há quase uma década luta por uma escola de 2º grau em Nova Parnamirim. “É um pleito que vem sendo defendido pelos moradores há anos. Inúmeros pedidos foram feitos, onde justificávamos que se trata de um bairro com uma população de mais de 70 mil habitantes que ainda não dispõe de uma escola pública de 2º grau (Ensino Médio)”, afirmou. Ainda, segundo Sena, os jovens que residem em Nova Parnamirim para cursar o Ensino Médio em escola pública “têm que se deslocar para colégios públicos de Pirangi, em Natal, ou mesmo para a sede do município, o que causa certos transtornos”. “Não é admissível que um bairro do porte de Nova Parnamirim não disponha de uma escola pública para

atender a uma enorme clientela”, afirmou, para em seguida acrescentar: “As pessoas consideram esse fato um descaso do poder público para com o bairro”. Mas, segundo Marcílio Sena, no início de 2010, a então governadora Wilma de Faria anunciou a construção de uma escola pública no antigo terreno do Camping Club, localizado na Avenida Abel Cabral. Ali será erguida também a Estação Ciência e o Planetário, um complexo científico-edu cacional que proporcionará aos estudantes das redes pública e privada da Região Metropolitana de Natal maior interação com a ciência. “Haverá nesse espaço, quando inaugurado, além de uma escola de segundo grau profissionalizante, biblioteca, planetário, auditório, laboratórios e salas onde se desenvolverão os experimentos científicos. As obras de construção desse importante equipamento edu cacional encontram-se em andamento desde o início do segundo semestre de 2010”, destaca Marcílio.


Parnamirim 5:2.qxd 29/1/2011 18:48 Page 2

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

ESPECIAL

SHOPPING REIS MAGOS

AVENIDA MARIA LACERDA | 613 NOVA PARNAMIRIM | PARNAMIRIM/RN

5


Parnamirim 6:2.qxd 29/1/2011 18:56 Page 2

6

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

Parnamirim educação

tributos

Aluno de Parnamirim é destaque IPTU com desconto pode ser em Olimpíada de matemática pago até esta segunda, dia 31 Mossoronse radicado em Parnamirim, apaixonado por futebol e torcedor do Vasco da Gama. Por esse perfil resumido, fica parecendo que Antônio Aldhen Lopes de Freitas, 14, é só mais um adolescente como tantos outros que encontramos por aí. Mas o filho de dona Augusta Bernardete tem uma paixão que o diferencia da maioria dos rapazes da idade dele: a matemática. A dedicação aos números lhe rendeu uma medalha de bronze na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em junho e agosto de 2010. Aldhen foi um dos 19 milhões de alunos de todo o país a participar da competição. No Rio Grande do Norte, mais de 50 mil estudantes dos níveis Fundamental e Médio participaram da OBMEP. Aluno do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, Aldhen foi o potiguar melhor colocado, empatado com Felix Lopes Barboza, aluno da Escola Estadual Santos Dumont, outro medalhista de bronze. O objetivo principal da OBMEP é estimular o estudo da matemática. Para isso, os participantes são apresentados a problemas motivantes, que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.A competição é dividida em três ní-

Antônio Aldhen de Freitas veis: Nível 1 para estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Nível 2, estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;Nível 3, estudantes do Ensino Médio. A OBMEP distribui medalhas de ouro, prata e bronze para os alunos que obtiverem as melhores pontuações na classificação nacional em cada nível. Aldhen foi o primeiro dos cinco premiados com medalha de bronze no RN e ficou no seleto grupo dos melhores do país no seu nível. O professor de Aldhen, Ricardo José Córdula Borges, não economizou elogios ao adolescente, classificando-o como "execelente alu-

Ração Animal Medicamentos veterinários Ultensílios Agrícolas Acessórios Pet

Av. Piloto Pereira Tim, 4440 - BR 101 Vale do Sol | Parnamirim/RN Cep: 59140-660 84 3272 8125 - 9996 3486

no". "Além de excelente aluno, Aldhen tem uma aprendizagem rápida e é generoso com os colegas, porque ajuda os companheiros de sala na disciplina", elogiou. A mãe de Aldhen não escondeu o orgulho do filho caçula. "Ele e os outros dois irmãos são muito dedicados aos estudos e só me dão alegria. Aldhen abriu mão do futebol para se dedicar à escola", contou. Aldhen disse que começou a gostar de matemática desde cedo. A premiação na OBMEP, segundo ele, foi uma "recompensa" pelo esforço. Em outras edições, ele já havia ganhado menções honrosas do concurso. Agora, com a conquista da medalha, não escondia a satisfação. "Eu estudava na escola e em casa todos os dias, porque estudando pra olimpíada, eu tambem estava me preparando para o IFRN", relatou. O esforço valeu mesmo a pena, porque, além da meldalha, ele foi aprovado para o curso de Mecânica do IFRN de Natal. Ele vai seguir os passos do irmão mais velho, que faz o mesmo curso naquela instituição. Aldhen ganhou ainda uma bolsa de iniciação científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e vai participar de um grupo de estudos em matemática no IFRN.

Os contribuintes do IPTU de Parnamirim que estão em dia e desejam um desconto de 20% terão até segunda-feira, 31, para efetuar o pagamento do tributo à vista. Terão direito ao desconto de 20% os contribuintes que estão em dia com o IPTU de exercícios anteriores. O secretário José Jacaúna Assunção esclarece que o pagamento em cota única, com base no prazo prorrogado não poderá ser feito através do boleto impresso no carnê. “Para isso, o contribuinte terá de entrar no site da prefeitura ou procurar a Secretaria de Tributação ou os postos avançados de Pirangi e Nova Parnamirim para imprimir um novo documento”. No caso de operação pela internet, o contribuinte deve acessar a página da prefeitura (www.parnamirim.rn.gov. br) , clicar no link IPTU2011, preencher os campos “Inscrição imobiliária”, “seqüencial do imóvel”, “DAM consolida-

do” e data para pagamento. O não pagamento do IPTU cria uma série de dificuldades para o contribuinte, sendo a mais grave delas a penhora do imóvel para quitação da dívida. Por lei, as prefeituras têm a obrigação de inscrever os devedores dos tributos municipais (IPTU, ISS etc.), na Dívida Ativa, para execução fiscal, sob pena de responder por crime de improbidade administrativa. De acordo com Jacaúna, Parnamirim tem hoje R$ 163,5 milhões de impostos atrasados inscritos na dívida ativa. Do total, R$ 83 milhões se referem ao IPTU e Taxa de Limpeza. No pagamento de exercícios anteriores ha redução de até 90% nos acréscimos legais: multas, juros e etc. RECADASTRAMENTO Jacaúna informou que os carnês deste ano já trazem os valores atualizados do IPTU com base no recadastramento feito em

30% dos imóveis de Parnamirim. De acordo com os dados colhidos nos bairros, 271 mil metros quadrados, referentes à reforma, ampliação e construção de novos imóveis não foram informados pelos moradores. “É bom lembrar que o proprietário tem a obrigação, por lei, de comunicar as alterações feitas nos imóveis.” O secretário disse que foram poucas as reclamações recebidas. “Fizemos um trabalho criterioso. Quando um contribuinte nos procura para questionar o valor cobrado, mostramos os dados do recadastramento com fotografia comprovado que houve algum tipo de intervenção no imóvel.” SERVIÇO Secretaria de Tributação: Rua Cícero Fernandes Pimenta 312, Santos Reis, Parnamirim Posto Avançado de Pirangi: Rua São Sebastião 1.000 Posto Avançado de Nova Parnamirim: Rua Abel Cabral 100.


Parnamirim

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

tragédia anunciada

Engenheiro previu em 2004 que BR-101 poderia ceder arquivo/pn

CEFAS CARVALHO A parte da pista da BR101 (entre o Cemitério Morada da Paz e o bairro Emaús), que cedeu na manhã da segunda-feira (24), após chuva forte, foi mais uma crônica de uma tragédia anunciada. O jornal Potiguar Notícias há anos vem produzindo matérias que mostram o perigo que é o trecho da BR101 sobre o rio Pitimbu. Descaso com o rio e obras nas marginais comprometem a estrutura da pista. Na edição 99 do PN (30 de junho de 2004), reportagem da redação enfoca a batalha entre o Idema e o DER, já que o segundo órgão queria realizar obras nas marginais do rio Pitimbu. Ouvido pela reportagem, o engenheiro Kalazans Bezerra (hoje chefe de gabinete da prefeita de Natal, Micarla de Sousa) previu que “o descaso com o Rio Pitimbu e as agressões ambientais podem rachar a pista da BR-101”. Kalazans explicou que o Rio Pitimbu passa por de-

baixo da BR através de tubulação. Para isso, é necessário que os tubos estejam em perfeito estado e que não podem haver detritos de lixo e de obras nas vazões da tubulação. “A pressão forte demais da tubulação com os detritos e chuvas fortes podem atingir a pista”, disse Kalazans em 2004. Na mesma época, havia polêmica em relação às obras do mega edifício Buena Vista, a ser construído na margem da BR-101, quase em frente ao bairro de Cidade Satélite. Tanto Kalazans quanto outros ambientalistas criticaram a obra (e sua liberação pelos órgãos ambientais de Parnamirim e do Estado), porque ela teria um impacto ambiental negativo sobre a área. Meses após o começo das obras, parte da estrutura cedeu, mostrando a fragilidade da área para receber obra de tal impacto. Após novas fiscalizações e uma polêmica na mídia, as obras pararam. Contudo, outras obras de menor porte

Kalazans Bezerra, engenheiro que criticou obras na BR começaram a ser feitas em trechos próximos ao Rio Pitimbu, fato que chegou a ser denunciado pelo vereador Gildásio Figueiredo (PSB) na Câmara de Parnamirim. O acúmulo de obras que desgastaram o meio ambiente somado às chuvas fortes que caíram contruibuíram para que a pista da BR cedesse. PROBLEMA Os veículos que passam pela BR-101 desde a semana

festa

saúde

Ação de vereador leva dentista ao povo divulgação

Dentistas da ação do parlamentar em ação nos bairros Foi dada a largada de um intento do vereador Clênio Santos (PV). O projeto “O dentista bate a sua porta”, que ele havia idealizado durante a sua campanha política, cujo objetivo é oferecer à comunidade mais carente de Parnamirim um tratamento odontológico de boa qualidade com o intuito de amenizar as dores daqueles que não podem pagar por

passada têm que transitar apenas pela faixa do lado direito, que deixou de ser mão única para ser de mão dupla, congestionando o tráfego. A orientação é que os motoristas que se dirigem para Natal encontrem caminhos alternativos, como a RN-226, que liga Macaíba a bairros como Cidade da Esperança. Outra opção é a estrada de Pium rumo a Nova Parnamirim.

um tratamento odontológico particular e que por muitas vezes não conseguem ser atendidos pelo Sistema Único de Saúde. O edil do PV reconhece o empenho do prefeito Maurício Marques (PDT) no sentido de amenizar os problemas deixados por outras administrações, como, por exemplo, uma grande demanda reprimida, principal-

mente na área dos serviços odontológicos. É tanto que, atualmente, a cidade se encontra em fase de estudos sobre a saúde odontológica dos munícipes. O vereador chegou a se emocionar quando refletiu, junto aos primeiros assistidos pelo projeto, que apesar do custo elevadíssimo que representa, só para se ter uma idéia este ano o mesmo prevê mais de dois mil procedimentos, patrocinados por recursos próprios e que mesmo com toda dificuldade, a fé em Deus e o apego pelo povo da cidade permitiu que tudo pudesse finalmente ter início. No sábado, dia 22, o coordenador técnico do projeto, Cesar Holanda (CRO3516-RN), e sua equipe de auxiliares, atendeu aos primeiros 15 contemplados, primando por uma excelência no que se refere aos procedimentos odontológicos (palestras educativas, profilaxias, etc).

Cepe e Banda Reviver preparam carnaval O Clube dos Empregados da Petrobrás (CEPE) fechou parceria com a Banda Reviver para fazer um carnaval ao estilo clássico, revivendo os tempos belos dos históricos carnavais. O evento acontece no dia 26 de fevereiro, à noite. Segundo o presidente do CEPE-Natal, Waldemar Meira, o esperado é que a festa se transforme em acontecimento tradicional. “Já fechamos a parceria om a banda para os próximos quatro anos” colocou. Já o músico e empresário Diego Leite enalteceu a parceria com o CEPE. “É importantíssimo termos a oportu-

Evento será animado pela banda em estilo clássico nidade de oferecer música de qualidade para um público família. Nosso projeto é que toda a família se divirta junto”. Na opinião do músico da Banda Reviver, Carlão, no baile do dia 26 de fevereiro,

“as pessoas devem ir fantasiadas como nos velhos tempos”, disse. Parte da banda esteve no Programa Conexão Potiguar. Na foto: Diego Leite, Carlão, Marcondes e João.

7


Parnamirim 8:2.qxd 29/1/2011 18:43 Page 2

8

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

crescimento

“Boom” da construção civil é realidade no RN Forte indicador de crescimento econômico, a construção civil é destaque no excelente momento que vivem os setores produtivos do Rio Grande do Norte, principalmente no município de Parnamirim. A venda de itens básicos, como cimento e tijolo, vem apresentando sensível aumento em relação a anos anteriores, conforme apontam representantes do comércio, enquanto as contratações de novos funcionários seguem firmes em obras por toda a cidade. Lojas de materiais de construção confirmam essa tendência e comemoram o crescimento nas vendas. Em algumas delas, o comércio de cimento e tijolos apresenta aumento próximo a 20%. “Esse índice varia bastante dependendo do mês, mas há picos de quase 30%”, aponta o vendedor Anúbio Oliveira. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon/RN), Sílvio Bezerra, somente no ano passado, houve um incremento de 21% no número de empregos, o que corresponde a quase cinco mil novos postos de trabalho. A estimativa do ministro da Fazenda Guido Mantega é de que o setor cresça 8% nos próximos anos no Brasil inteiro, mas o Estado deve ficar muito acima dessa média. Mesmo sem saber precisar a porcentagem de crescimento que o segmento deve ter em terras potiguares, Sílvio acredita que deve ultrapassar a taxa registrada na região Nor-

deste, de 12%. "A perspectiva de crescimento é absurda, é exponencial", define. No entanto, o empresário reitera que o setor vem fazendo um alerta ao Governo do Estado. "Está na hora do governo despertar para fazer um programa de qualificação da mão-de-obra", adverte. Sílvio é otimista quanto ao provável crescimento da construção civil, mas avisa que a falta de operários qualificados pode dificultar essa expansão. "Estamos vendo um horizonte de crescimento, então tem que se formar mão-deobra agora para garantir o futuro. E qualificação em construção civil não é uma coisa difícil de se fazer", diz. A construção civil aponta crescimento de mais de 25% no Rio Grande do Norte, enquanto no Nordeste, os números apontam para um crescimento de 10%. De acordo com o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), Paulo Simão, se o segmento conseguir crescer nacionalmente entre 5% e 15% este ano será um resultado importante, pois o País passou 25 anos com o setor estagnado. Para os empresários, o índice do nível de atividade da construção civil deve avançar ainda mais este ano. No indicador que mede esta expectativa, o crescimento foi da ordem de 4,22% ao mês. A contratação de novos empreendimentos e serviços subiu de 66,7 para 70,3 pontos, configurando um crescimento de 5,4%. Mais uma prova do aquecimento do se-

expansão

Crescimento maior em Nova Parnamirim

O nível de atividade de construção civil vai avançar em 2011 tor aos olhos dos construtores. Para o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Norte (Sinduscon), vários fatores estão contribuindo para este crescimento na expectativa dos empresários do setor. “Os empresários de maneira geral estão respondendo muito bem ao setor. Há um número maior de lançamentos de empreendimentos imobiliários e os lançados no ano passado, já estão sendo construídos, gerando um maior número de empregos”, ressaltou a diretora executiva do sindicato, Ana Adalgisa Dias.

Outro fator que pode possibilitar um maior crescimento para a construção civil em 2011 são as obras de infraestrutura e mobilidade para a viabilização da Copa do Mundo de 2014 em Natal. A diretora do Sinduscon ressaltou que áreas que não poderiam ser construídas por não terem um suporte de saneamento, por exemplo, ganharão toda a estrutura com as realizações do Mundial. “A Copa terá grande peso no desenvolvimento da cidade e a construção civil está muito ligada a isso”, finalizou. Segundo Ana Adalgisa, a construção civil, que praticamente vinha na dianteira da geração de empregos desde o começo do ano, assumiu o terceiro lugar entre os setores industriais acompanhados, ficando atrás apenas do segmento de alimentos e da cadeia de têxteis e vestuário. Outro fator que tem contribuído para o crescimento da construção civil na Grande Natal é o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, que está em franca expansão.

Cidade expande mercado da construção civil Nova Parnamirim, com uma população de cerca de 70 mil habitantes, é o bairro que mais cresceu nos últimos dez anos na Região Metropolitana de Natal (RMN), sendo atualmente um dos maiores redutos da classe média do Rio Grande do Norte. Porém, esse verdadeiro “boom” da construção civil ocorre desde o final da década de 1990, quando o bairro passa a abrigar condomínios verticais voltados para a classe média. O crescimento vigoroso do bairro é alavancado pela construção de numerosos condomínios residenciais verticalizados, sobretudo nas proximidades das avenidas Maria Lacerda Montenegro, Ayrton Senna e

Abel Cabral. Diante do “boom” da construção civil, construtoras locais e de outros estados transformaram nos dois últimos anos, o bairro de Nova Parnamirim em um dos maiores canteiros de obras da Grande Natal. O presidente da Cooperativa da Construção Civil do RN (Coopercon), Cantídio Neto, diz que a construção civil vive um momento de prosperidade no bairro de Nova Parnamirim, onde as grandes construtoras têm buscado investir no bairro por se tratar de uma população de classe média alta. “O setor tem muito a comemorar em 2011. O mercado de construção civil nunca esteve tão bem em toda sua história ”, diz Cantídio.


municipios Capa:2.qxd 28/1/2011 09:53 page 2

www.potiguarnoticias.com.br

Municípios

Ouvidoria Pública é criada em Carnaubais Página 3

Potiguar Notícias | Edição 357 | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

poder feminino

Grande Natal poderá ter maioria de mulheres no poder JOSÉ PINTO JR E CEFAS CARVALHO Em um estado governado por uma mulher, que sucedeu a outra mulher e que registra pioneirismo feminino na política, nada mais normal que as mulheres terem força nas disputas municipais. Em 2012, elas poderão ser maioria entre os detentores de poder na Região Metropolitana de Natal (PMN). Seis dos 10 municípios poderão ter mulheres na Prefeitura. Confira: NATAL A capital do Estado é administrada pela prefeita Micarla de Sousa (PV) que pode tentar a reeleição. Terá como provável maior adversária, a ex-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria (PSB). Uma terceira mulher pode entrar na disputa: a deputada federal Fátima Bezerra (PT), que estaria respaldada pela votação espetacular que teve para a Câmara Federal. Uma curiosidade: Micarla e Fátima disputaram a Prefeitura em 2008 e Wilma e Fátima disputaram em 1996 e 2000. MACAÍBA A prefeita Marília Dias (PMDB) deve tentar a reeleição. Possivelmente contra o ex-prefeito Fernando Cunha Lima. O ex-prefeito Luizinho Soares poderá apimentar a disputa se for candidato.

CEARÁ-MIRIM Nada menos que duas mulheres podem tentar a Prefeitura contra o atual prefeito Antônio Peixoto: a ex-prefeita Edinólia Melo e Sheyla Varela, filha do falecido líder político regional Roberto Varela. VERA CRUZ A vice-prefeita Marileide disponta como a favorita a ter a candidatura lançada pelo grupo situacionista (comandado pelo prefeito Marcos Cabral). Ainda é uma incógnita sobre o nomes da oposição. MONTE ALEGRE A prefeita Graça Marques já confirmou que vai tentar a reeleição. Possivelmente contra Severino da Farmácia, candidato que venceu em 2008. NÍSIA FLORESTA Existe a possibilidade do grupo situacionista lançar o nome de Camila Ferreira, sobrinha do prefeito George Ney Ferreira. Em Parnamirim, Extremoz, São José de Mipibu, e São Gonçalo do Amarante não existem - até o momento - mulheres entre as possíveis candidaturas às prefeituras. Claro que até as convenções, fatos e nomes novos podem surgir. Mas, em Parnamirim, uma particularidade: a vereadora Kátia Carvalho (DEM) sonha - embora não admita publicamente - com

arquivo pn

Wilma de Faria (Natal) internet

arquivo pn

Micarla de Sousa (Natal) internet

arquivo pn

Fátima Bezerra (Natal)

arquivo pn

Marília Dias (Macaíba)

arquivo pn

arquivo pn

Edinólia (Ceará-Mirim)

Sheyla Varela (C. Mirim)

Marileide (Vera Cruz)

Graça (Monte Alegre)

uma candidatura a prefeito. E a vereadora Lucinha Tiago é o nome a ser indicado pelo deputado estadual Agnelo Alves como candidata a vice-prefeita em uma composição de chapa, até o momento ainda com o prefeito

Mauricio Marques. Atualmente, dos 10 municípios na RMN, quatro são administrados por mulheres (Natal, Macaíba, São José de Mipibu e Monte Alegre). Das quatro, apenas Norma Ferreira, de São José de Mi-

pibu, não poderá tentar reeleição. Caso as três outras (Micarla, Marília e Graça) vençam e em Ceará-Mirim, Nísia Floresta e Vera Cruz Edinólia ou Sheyla, Camila e Marileide vençam, teremos na Grande Natal nada

menos que seis mulheres administrando municípios da região, perfazendo uma marca política histórica. Ou seja, maioria na RMN, o que jamais aconteceu. A conferir os acontecimentos.

tá tudo dominado

Mossoró: mulheres dominam Prefeitura desde 1995 demis roussos

!CEFAS CARVALHO A cidade de Mossoró vem sendo administrada por mulheres há muito tempo. A prefeita (que foi reeleita) Fafá Rosado (DEM) sucedeu a Rosalba Ciarlini DEM (atual governadora), que se elegeu seguidamente em 1996 e 2000. Ou seja, o último homem a vencer uma eleição municipal em Mossoró foi Dixhuit Rosado, em 1992. E morreu antes de completar o mandato, sendo substituído na Prefeitura pela sobrinha Sandra Rosado. A partir daí, a política mossoroense se transformou em um “clube da Luluzinha”. Em 1996, Rosalba foi eleita prefeita vencendo Sandra Rosado. Em 2000, Rosalba foi reeleita contra Fafá Rosado. Em 2004, a mesma Fafá, já apoiada por Rosalba, ven-

ceu Larissa Rosado e em 2008, a mesma disputa entre Fafá e Larissa, com nova diretória para a primeira, que foi reeleita. Ou seja, em quatro eleições municipais seguidas, além de uma mulher ter vencido, a segunda colocada foi igualmente, outra mulher. Em 2012, a situação tende a se repetir. Com Fafá Rosado impossibilitada de tentar nova reeleição, o situacionismo tem como possibilidades duas mulheres: a vice-prefeita Ruth Ciarlini (que, no entanto, só pode concorrer se tentar a reeleição, em caso de Fafá renunciar, por ser irmã da governadora Rosalba) e a vereadora Cláudia Regina, que já foi vice-prefeita. Pela oposição, o nome que salta aos olhos é o da deputada estadual Larissa

divulgação

arquino pn

divulgação

Rosalba Ciarlini

Fátima Rosado, prefeita

Deputada Larissa Rosado

Ruth Ciarlini (vice)

Rosado, que poderá tentar pela terceira vez a Prefeitura, mas, desta vez como favorita. Ou seja, com três mulheres despontando como candidatas, dificilmente a Prefeitura de Mossoró não con-

tinuará nas mãos de uma mulher. Atualmente, entre os homens, apenas o vereador Chico da Prefeitura manifestou desejo explícito de tentar uma candidatura a prefeito. Existe a possibilidade do

ex-deputado estadual Francisco José tentar a candidatura, mas ele não declarou nada a este respeito até o momento. Especulou-se em Mossoró a possibilidade do deputado federal Betinho Rosado

ser o nome do grupo para disputar a Prefeitura. Mas, parece pouco provável que isso aconteça. Sem alterações no quadro atual, a Prefeitura de Mossoró terá uma mulher à frente até 2016.


Municipios 2:2.qxd 28/1/2011 10:32 Page 2

2

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - Segunda-feira

Municípios

Rômulo Estânrley Prefeitura se prepara para o inverno

extremoz

divulgação

Na manhã da segundafeira, 24, a Prefeitura de Extremoz e Defesa Civil do município se reuniram para iniciar ações preventivas para a possibilidade de inverno rigoroso previsto para o Rio Grande do Norte, com possíveis alagamentos na região rural e costeira do litoral de Extremoz. Participaram da reunião o presidente da Defesa Civil, Adriano Veras, vice-presidente Newton Pereira, secretário de Meio Ambiente, Fábio Góis, secretário de Infraestrutura, Carlos Queiroz Júnior, secretária de Assistência Social, Renata Rêgo, secretária de Saúde, Walmira Guedes, secretário do Gabinete Civil, Lázaro Torquato, representante da secretaria de Agricultura, Newton de Souza Filho e os vereadores Valdemir Cordeiro e Lúcia Ramalho (presidente da CME). Na ocasião, foram apresentados pela defesa civil os pontos históricos de alagamentos e sugestões para ini-

Reunião debate formas de lidar com o inverno na cidade ciar a medida preventiva. A prefeitura, por meio das secretarias envolvidas, já está em estado de alerta e com disponibilidade de pessoal. A prefeitura também estará emitindo comunicado oficial com pontos de apoio, caso seja preciso nos próximos dias. De acordo com o presidente da Defesa Civil do

Município, Adriano Veras, nos próximos dias será instalado provisoriamente uma sede para o período chuvoso com telefone para a população e plantão 24h. Dentre outras ações, a Defesa Civil e a Prefeitura de Extremoz estarão realizando uma mobilização com lideranças religiosas, comunitárias, agentes de

saúde e agentes da assistência social, para atuar nas áreas consideradas de risco. COMPORTAS ABERTAS Durante a reunião, também foi anunciado, pela Secretaria de Agricultura, que quatro comportas do Rio Ceará-Mirim (Estivas) serão abertas nesta segundafeira, dia 31 de janeiro, objetivando evitar o acúmulo das plantas “Baronesas” que se reproduzem muito nesta época. Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura fará a limpeza na praia de Barra do Rio, para evitar o acúmulo das aguapés. No dia 11 de fevereiro, será realizado uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores para que o plano de ação da Defesa Civil seja concluído junto com a população. Na ocasião, representante do Dnocs, Idema e Defesa Civil do Estado serão convocados.

O TEMOR DE NOVAS ENCHENTES As chuvas caídas na madrugada do último dia 24 fizeram com que os macaibenses voltassem suas atenções para a Barragem de Tabatinga, que tem capacidade para armazenar 90 milhões de metros cúbicos de água. O temor é que a obra, que custou R$ 26,5 milhões e está com 95% dos serviços concluídos, não suporte o volume d’água excedente e provoque nova enchente no centro de Macaíba. Atendendo aos apelos da população, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) resolveu abrir as comportas na manhã do último dia 27 e liberar um pouco dá água acumulada. A medida seria preventiva para evitar que o município enfrente novos alagamentos. O presidente do Sindicomércio, Luiz Antônio Lacerda, falou que, mesmo com chuvas, a barragem mantém um volume d’água de 40%. Por enquanto, o acúmulo não representa ameaça de enchente, mas como a população ficou preocupada com as recentes chuvas, foi feito o pedido a Semarh para abrir as comportas. Para alguns especialistas, sem a nova barragem novas enchentes na cidade já teriam ocorrido. A barragem, que contém as cheias do rio Jundiaí, resolve em pelo menos 70% os problemas provocados pelas enchentes no município. O reservatório ocupa uma área inundável de 210 hectares, o equivalente a mais de duzentos estádios de futebol. Segundo informações, para a construção da obra foram utilizados 720 mil metros cúbicos de terra (material argiloso) e 18 mil metros cúbicos de pedra. Mas, para a conclusão, faltam apenas o revestimento da crista da barragem e o término do muro vertedouro, além dos serviços de acabamento de meio fio.

INDENIZAÇÕES obra e cidadania

Mesmo com todas as casas desapropriadas pelo Governo do Estado, ainda há cerca de dez famílias morando em Betúlia, comunidade que praticamente foi extinta devido a construção da barragem de Tabatinga.

Messias Targino: Prefeitura amplia CCI A Prefeitura Municipal de Messias Targino iniciou dias atrás a obra de ampliação do Centro de Convivência do Idoso, que fica ao lado do Centro de Eventos, fruto de uma emenda parlamentar de autoria da deputada federal Fátima Bezerra (PT). Segundo informou a prefeita Shirley Targino (PR), o convênio foi firmado entre a prefeitura de Messias Targino e Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, no valor de 120 mil reais. Como contrapartida, a

prefeitura entrou com o valor de R$ 12 mil para ampliação do Centro de Convivência do Idoso. “Mesmo com todas as dificuldades que estamos enfrentando com as freqüentes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), priorizamos essa contra partida”, informou Shirley. Com a ampliação que está sendo feita no Centro de Convivência, os idosos vão ganhar um espaço mais amplo com refeitório, salas, espaços para reuniões e outras comodidades.

divulgação

HOSPITAL DE MACAÍBA O promotor de Justiça Augusto Carlos Rocha de Lima, após vistoria realizada no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, instaurou um inquérito civil para investigar a ausência de prestação de serviços de médicos especializados aos pacientes internados. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN.

FIM DA CENSURA NAS HQS

CCI de Messias Targino está em reformas e obras

A DC Comics, editora norte-americana que publica as HQs do Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Lanterna Verde, tomou uma decisão histórica: abandonou o Comics Code Authority, código de autorregulamentação do conteúdo dos quadrinhos norte-americanos. A editora submetia seus produtos para aprovação desde 1954. O selo foi criado pela Comics Magazine Association of America (“Associação de Revistas de Quadrinhos dos EUA”) na época em que os quadrinhos viraram alvo de uma campanha moralista nos EUA, que os acusava de corromper a juventude do país.


Municipios 3:2.qxd 28/1/2011 10:33 Page 2

Municípios

Evandro

Cidadania

Ouvidoria Pública é criada em Carnaubais divulgação/assessoria

Uma grande conquista popular. O prefeito Luiz Cavalcante instalou oficialmente, dias atrás, no plenário da Câmara Municipal, a Ouvidoria Pública com a atribuição de atender aos munícipes e fortalecer a participação no processo de gestão. A funcionária Maria Sônia foi nomeada através de portaria e disse estar feliz em assumir esse novo desafio e se comprometeu em ajudar a sociedade carnaubaense. “Irei cumprir minha função representando uma ponte entre o governo e o cidadão, sem partidarismo”. Disse. Provisoriamente, o órgão funcionará na sede da Secretaria de Saúde, na Avenida João Pedro de Moura, no horário de expediente normal, ou seja, de 07h30min às 11h30min e das 13h30min as 17h30min, de 2ª a 6ª feira. Os meios de contatos (telefone, email e sede própria) serão estabelecidos de forma progressiva e informados pu-

blicamente em rádios, blogs e jornais. Para testemunhar o acontecimento, um grande público constituído por ex-prefeitos, sindicalistas, conselheiros tutelares, jornalistas e populares esteve presente. Uma palestra foi ministrada pelo jurista Evandro Borges, da assessoria jurídica do município. Segundo ele, a ouvidoria tem como responsabilidade receber, examinar e encaminhar, quando procedentes, denúncias, reclamações, sugestões e elogios referentes às áreas de abrangência dos agentes administrativos municipais. “A Ouvidoria é fundamental para eficiência dos serviços prestados a população. É a consolidação dos direitos garantidos na Constituição cidadã de 1988”, disse. Luizinho falou dos avanços em seu governo. Na opinião do prefeito de Carnaubais, a instalação da Ouvidoria Pública é a garan-

Câmaras muniCipais

divulgação/assessoria

Venâncio responderá pela Fecam no biênio 2011/2012 O vereador Ronaldo Venâncio é o novo presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam). Ronaldo, que preside a Câmara Municipal de Ceará-Mirim, foi eleito na sexta-feira (21). Ele vai ficar na presidência da Fecam no biênio 2011/2012.

O vice-presidente eleito da Fecam é o vereador Rosano Taveira, presidente da Câmara Municipal de Parnamirim. A Fecam é uma entidade representatativa das Câmaras Municipais e serve como interlocutora dos vereadores perantes os poderes municipal, estadual e federal.

Borges

evandroborges@supercabo.com.br

O NOVO SALÁRIO MÍNIMO, O REAJUSTE DOS PROFESSORES E A REALIDADE MUNICIPAL. Salário Mínimo sua recuperação aquisitiva. O reajuste dos Professores. Justiça Social. Dificuldades das administrações municipais.

Prefeito Luizinho assina a criação da Ouvidoria tia dos direitos dos cidadãos que se sintam prejudicados no atendimento dos serviços básicos ou tenham sido desrespeitados em alguma repartição administrativa. Para Luizinho, como sempre ousado em suas ações, isso é um grande avanço popular. “Nosso objetivo é criar meios para elevação dos pa-

drões de transparência e eficácia dos serviços públicos em todo o município”. comentou. Carnaubais é um dos primeiros municípios do RN a criar sua Ouvidoria Pública. Isto representa um fato novo em um país que só recentemente retomou o processo de consolidação da democracia.

gratuito

Ronaldo é o novo presidente da Fecam

3

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

Praça em Campestre terá acesso à internet Que tal ler seus e-mails, ficar bem informado ou até mesmo acessar sua página de relacionamento? Para o turista ou morador de São José do Campestre, isso será possível e de forma gratuita com a inauguração da Estação Digital, lançada no último dia 29, na Praça São José às 20h pelo prefeito Zequinha Borges. No dia 24, o secretário de Turismo, William Moura, esteve na Praça São José, no centro da cidade, para testar o sinal gratuito de internet. “O computador está tendo uma boa recepção, e o sinal está ótimo”, afirmou o secretário. Na Praça São José, foi instalada uma antena de distribuição – que recebe e transmite o sinal localmente. A idéia da Prefeitura é que essas antenas sejam colocadas em vários pontos da cidade. Desde o dia

29, após o lançamento oficial do Projeto Estação Digital, o sinal foi liberado para a população. A cerimônia marcou a implantação da primeira etapa do Projeto, que vai disponibilizar o sinal gratuito via rádio para os moradores e frequentadores da praça, principalmente os jovens. Levar inclusão sócio-digital a diversos segmentos da população de São José do Campestre é uma das metas da administração do prefeito Zequinha Borges, com a criação de um amplo projeto digital, que permitirá acesso livre e gratuito, à internet, em vários pontos da cidade até o final de sua gestão. Durante 24h, o sinal estará aberto, onde cada computador estará recebendo acesso grátis a internet, mantido com um ponto de acesso.

O salário mínimo instituído no país foi alvo de inúmeros conflitos e acalorados debates, de todos os tipos e natureza, efetuando divisões e marcando posições. Em passado recente, o salário mínimo nacional foi comparado com países africanos e sulamericanos, considerados nominalmente menor, mais não retratando a realidade da economia e nem as garantias da tutela do Estado. O salário mínimo no Brasil já foi regionalizado, representando valores diferentes em cada região, sem ser assegurado reajustes periódicos, motivando intensas mobilizações dos movimentos operários e populares. A Constituição de 1988 nos direitos sociais das garantias fundamentais, aos trabalhadores urbanos e rurais definiu o salário mínimo no seguinte sentido: ’fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preserve o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim’. A Lei 8.542/92 de autoria de Itamar Franco e Walter Barelli deu mais um passo a frente definindo a política nacional dos salários, e o governo Lula passou a recuperar o poder aquisitivo do salário mínimo ajudado pelos bons ventos da economia, dando reajustes acima da inflação. A Presidenta Dilma em Medida Provisória

estabeleceu para ser pago em janeiro do ano em curso um salário mínimo na importância de R$ 545,00 apesar das insatisfações já esposadas pelas Centrais Sindicais, em que pese as preocupações da Previdência Social. Os Municípios de imediato foram afetados, em decorrência da continua queda do FPM que não recuperou os patamares das transferências do ano de 2008, e da chegada nos limites prudenciais estipulados por lei, forçando em muitos casos, os gestores públicos a reverem as políticas de pessoal, com redução de folha de pessoal e colocando em dúvidas a qualidade dos serviços públicos prestados a população. Outra situação deste estratagema salarial, diz respeito ao reajuste anual do piso nacional de salário do magistério, que concomitantemente, afetará a administração pública municipal. A carga dos professores é grande, coincide com as semanas pedagógicas e o início do ano letivo, cabendo aos gestores neste quadro, muita capacidade de diálogo, pois na Administração Pública de todos os entes federativos a linguagem é de austeridade. O pagamento do salário mínimo já está sendo esperado com ansiedade, como também, o reajuste dos professores, obviamente, que todos concordam pela sua justiça social, entretanto, consiste em preocupação de toda sociedade em face aos desdobramentos dos fatos que se vão suceder.


Municipios 4:2.qxd 28/1/2011 09:54 page 2

4

Potiguar Notícias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

Municípios padre murilo

Prefeitura de São Gonçalo apóia lançamento de livro arquivo pn

Padre Murilo lançou livro em São Gonçalo do Amarante O padre Antônio Murilo de Paiva lançou na sexta-feira (21), em São Gonçalo do Amarante, o livro “De BemTe-Vis e Gaviões”. O lançamento aconteceu, às 20h30. Fez parte da programação dos festejos do padroeiro do município. A obra de 403 páginas mistura poesias e fatos da trajetória de vida de Dom Nivaldo Monte e Padre Sa-

bino Gentili, dois expressivos religiosos do Rio Grande do Norte. APOIO Este é o sexto livro de autoria do padre Murilo e conta com prefácio escrito por Horácio Paiva. A apresentação da obra, no município, contou com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante.

festa

área rural

Carnaval de Assu tem programação discutida

Assistência ao homem do campo em Guamaré

A Prefeitura do Assú vai começar cedo o processo de organização do Carnaval. No último dia 27, no gabinete do prefeito Ivan Júnior ocorreu a primeira reunião para discutir a programação do Carnaval. De acordo com o secretário de Juventude, Esportes, Eventos e Turismo, Luiz Dailson Machado, estão sendo convidados representantes de blocos e demais agremiações carnavalescas (grupos de índios, fanfarras, etc.) e produtores de eventos. “A intenção do encontro é colher sugestões para incrementarmos o esboço do programa já concebido pela secretaria”, disse o secretário, ressaltando que a programação será restrita a realidade financeira do município. “Existe a possibilidade de dedicarmos um dia para resgatar o antigo e tradicional carnaval de clube, nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com a participação dos antigos blocos carnavalescos da ci-

assessoria

Dailson Machado dade: Kissarro, Kuxixo, Parciama, Rejeitados do Inferno, etc.”, concluiu Dailson Machado. A Secretaria de Juventude, Esportes, Eventos e Turismo abriu o calendário de inscrições para os interessados em participar do concurso que escolherá o Rei Momo e a Rainha do Carnaval. As inscrições são feitas na sede do órgão, Centro Administrativo Prefeito Edgard Borges Montenegro. A escolha ocorrerá dia 12 de fevereiro, durante um “pagodão” realizado pela Prefeitura do Assú e a produção do evento “Carnaval de Todos”, no centro da cidade.

mídia

Passa e Fica é enfocada em programa de TV divulgação

Intertv Cabugi realiza reportagem sobre o município

Visite nossa loja e venha conferir muitas ofertas todos os dias. Temos a Quarta da Moeda, a Quinta de Frutas e Verduras, a Sexta da Carne e u fim de semana recheado de promoções. Aceitamos todos os cartões, entregamos em domicílio e funcionamos de segunda a sábado, das 7:00 às 20:00 e aos domingos das 7:00 às 13:00.

Com cerca de 10 mil habitantes, Passa e Fica foi a quarta cidade do RN que mais cresceu no Estado nos últimos anos. Terra de um povo pacato e acolhedor, vem se destacando pelo seu potencial econômico e turístico, uma vez que está rodeada de dezenas de atrativos naturais. A economia tem seu ponto forte na agricultura e a localização geográfica favorece a vinda de turistas para conhecer este belo recanto do Estado do Rio Grande do Norte. Por este e outros motivos, Passa e Fica foi escolhida para ser destaque na tela da

arquivo pn

Intertv, afiliada da Rede Globo, em uma série de programas que foi levada ao ar no na sexta-feira, dia 21 no RNTV 1ª edição. Acompanhada do Assessor de Comunicação Ionaldo Balbino, a equipe da Rede Globo comandada pela repórter Lidia Pace, percorreu o Município mostrando a realidade dos moradores e as tendências para o crescimento da atividade turística com a pavimentação do acesso a Pedra da Boca e a inauguração do acesso e o Mirante das 7 Cidades, que está em fase de conclusão.

Trabalhador rural é assistido por prefeitura Diante da solicitação de apoio encaminhada ao Poder Executivo pelos agricultores de Guamaré, o Secretario de Agricultura e Pesca, José de Arimatéia Gomes, anuncia providências técnicas e estruturais para garantia de um melhor aproveitamento da safra 2011. Dentre as medidas tomadas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, viabiliza contratos com proprietários de tratores para o corte de terra e a compra de sementes para distri-

buição entre os agricultores. De acordo com o secretário José de Arimatéia, as previsões de um bom inverno favorecem o incentivo ao plantio. “Todos os esforços do Poder Público visam um bom desempenho produtivo e assistência integral aos assentamentos. Para isso, monitoramos os rebanhos de bovinos, eqüinos e caprinos, com orientação de técnicos da EMATER e profissionais capacitados do setor agropecuário”, explica o secretário Arimatéia.


Calssificados 1:2.qxd 29/1/2011 18:33 Page 2

Potiguar NotĂ­cias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - Segunda-feira

ClassifiCados


3

Potiguar NotĂ­cias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - Segunda-feira

ClassifiCados


ClassifiCados

Potiguar NotĂ­cias | Parnamirim, 31 de janeiro de 2011 - Segunda-feira

4


ClassifiCados

Potiguar NotĂ­cias | Parnamirim 31 de janeiro de 2011 - segunda-feira

2


Potiguar noticias - jornal 357  

Potiguar noticias - jornal 357

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you