Issuu on Google+

Potiguar Capa:2.qxd 26/07/2013 21:56 Page 2

campeonato de futebol começa em Parnamirim ››

Prefeito exonera 250 servidores de uma só vez ››

Parnamirim. Pág. 2

Municípios. Pág. 2

www.potiguarnoticias.com.br

Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

Ano 14 - número 487- R$ 1.50

Potiguar Notícias

FÁTIMA

brinquedotecas recebem livros ››

Párn. Pág 3

ADMITE DISPUTAR

SENADO ››

Fernando Bezerril fala sobre turismo ›› Página 4

Entrevista com o prefeito de Macaíba ››

Capa Municípios.

Professor da UFRN desabafa para Isaura

Wilma indecisa entre Governo e Câmara Federal

Everardo Ramos critica condução do III Salão Nordeste de Arte Popular Chico Santeiro. ›› Pág. 7

Na coluna política, atual vice-prefeita de Natal fala sobre seus projetos para 2014. ›› Pág. 3

MUNICÍPIOS NESTA EDIÇÃO

Em entevista à reportagem do PN, o vereador Hugo Manso criticou duramente a falta de transparência das planilhas das empresas de transporte público em Natal e defendeu, além da Tarifa Zero, que o município administre o serviço de ônibus urbano.

››

Cefas Carvalho

Acadêmico de Artes Visuais aponta pioneiro no Modernismo

››

Pág 7

Página 7

››

RN

Vereador quer Prefeitura administrando transportes

erasmo Xavier: pioneiro

Pág. 3

Equador São Gonçalo Natal Goianinha Arez Ipanguaçu e outros

Municípios. Capa

Pinto Júnior

Evandro Borges

Valério Mesquita

Claudino Leite

Rômulo Estânrley

Enquanto o papa é humilde, Renan e Henrique são esbanjadores

Aterro sanitário de Ceará-Mirim e Região Metropolitana

Escritor enfatiza que reavivamento social não é esmola!

Brasil tem mais católicos no mundo, mas número de evangélicos cresce

Marcos do PSOL na comissão de mediação dos alternativos

›› Página 5

›› Mun. Pág. 3

›› Página 2

›› Mun. Página 5

›› Mun. pág. 6


Potiguar 2:2.qxd 26/07/2013 21:37 Page 2

PÁGINA 2

OpiniãO haviam perdido a guerra das falsas prioridades administrativas e políticas. Compreendi que em mim se estampara a emoção de patriota, louvando a glória da vida e do Brasil, em favor dos pobres, dos simples e dos esquecidos. Por um momento refleti a palavra de Jesus, em Mateus 11.28 a 30, pela boca da nossa presidenta que havia mudado de rumo e de prumo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei; Tomai sobre vós o meu julgo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração: e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu julgo é suave e o meu fardo é leve”. Como se conclui, patenteia-se de que é no investimento do governo na saúde, na educação, no trabalho, na habitação, na pobreza que se irradiam os elementos mais expressivos da dignidade humana. O homem enraivecido, irado, hoje, já desceu à pior animalidade. Não há mais como chegar a lugar nenhum. O vandalismo das ruas, o tráfico de drogas, a corrupção no comportamento político, estão conduzindo o país à anarquia. Para um Papa que chega ao Brasil em missão de amor e paz, a mobilização para a sua segurança pessoal envolve até as Forças Armadas. Não porque ele é tido como um chefe de estado. O fato é que o Brasil não se apresenta para o mundo como um

país seguro. Impera a criminalidade, a descrença nos valores políticos e jurídicos. Do Papa João Paulo II para cá, o mundo deu um tombo. Vertiginosamente o comportamento humano degradou-se, a tal ponto, que as páginas da Bíblia, hoje, somente são folheadas no Livro do Apocalipse. Quais seriam as causas? A superpopulação, a desagregação social, a formação de castas, onde as riquezas estão concentradas para escárnio dos mais pobres, ou são vândalos mascarados que conseguiram a faceta de mistificar as democráticas manifestações das ruas? Que a presidente atente para o reavivamento social. Não é a classe média que quebra as vidraças. O incêndio vem do povaréu. Drene menos dinheiro para as obras eleitoreiras visando 2014. A visão social das igrejas em favor dos mais pobres tem raízes cristãs pacificadoras ante as turbulências dos últimos dias. Não acredito no congresso brasileiro. Não sugere nada que resista a um boletim de ocorrência. Posiciono-me, de novo, diante da legião de médicos, chegando agora à Amazônia, depois ao Nordeste, às regiões onde vidas são ceifadas. Volto a pensar que a esperança está no renovo do social, restituindo ao homem a consciência de que a vida é missão e não ambição. E que reavivamento social não é esmola.

O antropólogo americano Roy Franklin Barton, conhecido pesquisador do povo ifugao, da ilha de Luzon, localizada no norte das montanhas Filipinas, conta no seu livro The Religion of the Ifugaos que desistiu de tentar calcular a quantidade de deuses dessa tribo depois que chegou ao de número 1.500. Lá, cada aspecto da vida é confiado a uma divindade. Deus do divórcio, do pagamento de multa, até deus para aliviar artrite, acre-dita? Fico imaginando se na nossa sociedade também fosse assim. Para cada pro-blema um deus. Faltam remédios nos hospitais? Demandemos ao deus dos medicamen-tos. A falha é na ausência de infraestrutura das salas de aula? Oremos à deusa das esco-las. Seria uma maravilha, não? Retoricamente acho até que é possível dizer que nas sociedades democrá-

ticas esses deuses ficam representados pela figura dos políticos. Afinal de contas, são eles os eleitos para guiar nossas vidas em muitos dos seus aspectos. Presidente, governadores e prefeitos encontram-se espalhados pelo Brasil de acordo com uma organização que a-barca os governos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Todos com competências próprias e necessárias para o atendimento das exigências de suas po-pulações. Grosso modo, nesse nosso politeísmo administrativo, os problemas ocorridos nos estados são de responsabilidade dos seus governadores; os imbróglios municipais ficam por conta dos prefeitos; e ao Presidente da República cabe responder pelas difi-culdades existentes na esfera federal, de acordo com as atribuições previstas constitu-cionalmente. É uma explicação superficial, claro. Mas não é tão difícil de entender. Veja o problema da precariedade dos hospitais estaduais. De acordo com a repartição de com-petências estabelecida na lei que regulamenta o Sistema Único de Saúde – SUS, o go-verno federal repassa ao governo estadual verba direcionada especificamente à saúde. Daí cabe ao governador empregá-la para solucionar os problemas daqueles hospitais. Se faltam médicos e macas no Giselda Trigueiro ou no Santa Catarina, por exemplo, a responsabilidade é da governadora Rosalba Ciarlini. É contra ela que devemos

lançar nossas súplicas e imprecações. Com relação à educação, a coisa não é muito diferente. Para superar as deficiências educacionais os estados e municípios recebem verba federal através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Portanto, acaso os Centros de Educação Infantil e as escolas municipais estejam sem merendas ou com falta de professores, os culpados serão primordialmente os gestores municipais. No caso de Natal, o prefeito Carlos Eduardo. Já o Presidente da República é responsável por todas as dificuldades que envolvam a educação e a saúde federal. Assim, se existem falhas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN ou no Hospital Universitário Onofre Lopes, nossos re-clames devem ser direcionados a Dilma Rousseff. É mais ou menos assim que funciona. Mas e se os gestores não utilizarem os recursos nesses termos? Aí é outra história, que pode muito bem ser resolvida nas eleições, através do voto. É por isso que acabo achando melhor ficar com os políticos. Pense só: quando os deuses dos ifugaos não resolvem os seus problemas, só lhes resta sacrificar porcos. Com a gente é diferente. Nós podemos mais. Por exemplo, trocar de governantes e acender nossas esperanças em outros deusinhos, quiçá menos imperfeitos.

Tem homem que não suporta discutir a relação. Sofre de alergia. Não fico brabo, não fico chateado. Eu agradeço. Sou profundamente grato. Sou feliz.

É muita alegria ter alguém que lhe espera para desfazer mal-entendidos. É muita alegria ter alguém que perde três horas do seu dia para me entender. É muita alegria ter alguém que ainda encontra tempo para tirar satisfação mesmo depois de uma rotina estafante de trabalho. É muita alegria ter alguém que se importa com a minha opinião. É muita alegria ter alguém que defenda seu ponto de vista. É muita alegria ter alguém que não tem preguiça, que aceita se incomodar para melhorar a convivência.

É muita alegria ter alguém que fala primeiro comigo antes de expor as dificuldades para os amigos. E muita alegria ter alguém que chora ou grita, que se emociona, que valoriza cada olhar ou palavra. É muita alegria ter alguém que decide dormir tarde só para esclarecer sua opinião e descobrir o que estou pensando. É muita alegria ter alguém que não vira para o lado, que não é indiferente. Quem está se separando não discute foge de qualquer conversa. A paz é para os mortos. Já o ruído é para os vivos.

ARTIGOS

Reavivamento social Valério Mesquita

Escritor

Tive uma grande emoção semana passada, quando assisti pela televisão dezenas de médicos brasileiros atravessando o rio Amazonas para socorrerem aldeias indígenas. Crianças, idosos, índios que nunca receberam cuidados médicos eram cirurgiados de cataratas, submetidos à exames diversos e clinicados devidamente. Seres humanos, finalmente, visitados, enxergados pelo governo federal. Era a Amazônia que sempre sofreu o passivo e grande silêncio do abandono, de vidas submersas nas margens, isolada na sua grandeza, estava ali redescoberta. Deduzi que um sol nascia, mesmo à noite, para todos nós. O poder central, por fim, havia despertado do escuro planaltino, naquele momento lindo de humanidade, de mansidão, de surpreendente revelação do Divino, no comando administrativo do país. Era um louvor, sobretudo, à criatura humana. Os demônios ociosos e ciosos

Política e Politeísmo Daniel Costa

Advogado

Um lUxo Carpinejar

Escritor

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

DESTAQUES da semana Polêmica

construtoras são condenadas por excessos As construtoras Norberto Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC Engenharia foram condenadas em R$ 1 milhão por excesso de jornada de trabalho em obras de construção das plataformas de perfuração da Petrobras, no canteiro de São Roque do Paraguaçu.

Religião

Papa Francisco cumpre agenda no Brasil Em visita ao Brasil, o papa Francisco cumpriu extensa agenda e realizou diversas missas. Ele também prestigiou a programação da Jornada da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro durante toda a semana.

Transpote

Goiânia libera passe livre para estudantes Estudantes matriculados em qualquer nível de ensino das redes pública e privada de Goiânia (GO) poderão usar gratuitamente o transporte coletivo da cidade. O projeto que institui o Passe Livre Estudantil foi aprovado na quintafeira (25) pelo prefeito Paulo Garcia.

Futebol

atlético-mG vence a taça libertadores

O time mineiro venceu o Olimpia do Paraguai por 2 a 0 na quarta-feira e depois por 4 a 3 nos penaltis e se sagrou campeão da Libertadores da América pela primeira vez. Foi a primeira conquista do técnico atleticano Cuca (foto) que dedicou a conquista à torcida.

Tragédia

Brasileiro está entre os mortos em trem na espanha O Ministério das Relações Exteriores confirmou na sexta-feira (26) que um brasileiro, que também tem a nacionalidade espanhola, está entre os 78 mortos no acidente do trem.


Potiguar 3:2.qxd 26/07/2013 21:34 Page 2

PÁGINA 3

Política

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 22 de julho de 2013 - segunda-feira

expectativa

fátima Bezerra admite disputar senado cEfas caRValho A falta de adversários, possível estratégia e a necessidade de formar grupos e aliados podem estar levando a deputada federal Fátima Bezerra (PT) e admitir o que até então se limitava a eufemismos e arroubos de militantes do partido: assumir a candidatura ao Senado em 2014. Durante a Feirinha de Sant’Ana, em Caicó, na sem,ana passada, Fátima disse em um programa de rádio se sentir comovida com o afeto de que as pessoas lhe recebem na cidade. “Desde o reconhecimento do nosso trabalho, e ao mesmo tempo me pedindo pra que eu continue lutando cada vez mais”, destacou. Ao falar de política, a deputada confirmou o desejo de disputar uma vaga no Senado Federal, a única disponível

Deputada federal Fátima Bezerra poderá ser candidata ao Senado

nas eleições de 2014, mesmo deixando claro que não está descartada a disputa pela reeleição. “Esse assunto está sendo discutido e anali-

sado. Agora, em agosto, o PT vai retomar o seu calendário de seminários regionais. Ano que vem vamos tomar as decisões a respeito

de 2014, que vão desde a nossa prioridade número um, que é a reeleição da Dilma, a ampliação da Assembléia Legislativa, manter nossa cadeira na Câmara dos Deputados, e estamos analisando com muito carinho a possibilidade do PT se inserir na chapa majoritária, disputando a vaga que tem para o Senado”, finalizou. A confiança de Fátima não é a toa. Até agora nenhuma outra pré-candidatura ao Senado foi viabilizada. Falou-se em João Maia (PR), também federal, mas ele não viabilizou este desejo. Também se especulou o nome do empresário Flávio Rocha, mas o próprio já desmentiu a ambição. Partidos fortes como PMDB e DEM não contam com quadros para disputar a vaga. Por ora, Fátima é quase candidata única à vaga.

Da Redação redacao@potiguarnoticias.com.br

Garibaldi descarta reforma previdenciária A instabilidade política criada pelas gigantescas manifestações populares desde o mês passado e a rejeição de partidos da base aliada levaram o governo a enterrar o projeto de reforma da Previdência Social. O Palácio do Planalto entendeu que, mesmo sendo necessárias, as mudanças na lei para impor uma idade mínima às aposentadorias e conter a farra das pensões e dos auxílios-doença não encontrariam apoio no Congresso. As vozes contrárias poderiam acusar a presidente Dilma Rousseff de estar propondo o fim de benefícios sociais. “Temos que admitir: é muito difícil discutir reforma da previdência neste momento”, resumiu o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho.

problema

Novo aeroporto fica ‘ilhado’ no RN e tem data de inauguração ameaçada ValoR EcoNômico Quando se constrói um aeroporto novinho em folha, pode-se esperar todo tipo de problema – menos que a obra fique inteiramente pronta e não haja um único acesso viário asfaltado para chegar ao terminal de passageiros. Em uma situação insólita, é justamente esse o risco que enfrenta o primeiro aeroporto concedido à iniciativa privada no governo Dilma, gerando reações de perplexidade e deboche no setor. A obra do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal (RN), deverá estar concluída em abril de 2014. A concessionária Inframérica promete entregar tudo e iniciar suas operações sete meses antes do prazo fixado no contrato, com o objetivo de aproveitar a demanda a Copa do Mundo, mas teme a possibilidade de não cortar a fita de inauguração, porque a nova rodovia de acesso ao aeroporto está atrasada e sequer começou a ser construída. O acesso atual é por um caminho de terra. “A situação é surreal”, afirma o presidente do conselho de administração da Inframérica, José Antunes Sobrinho, reiterando a intenção de inaugurar o novo terminal no dia 30 de abril de 2014. O prazo contratual é novembro. Segundo ele, a execução física das obras atingiu o patamar de 40% e

a cobertura metálica do terminal de passageiros está sendo montada. A torre de controle começou a ser erguida e a pista, que era de responsabilidade da Infraero, já foi concluída. “Fizemos um esforço hercúleo para antecipar as obras. Se os prazos do acesso viário não forem cumpridos, será uma das maiores irresponsabilidades que eu já vi em toda a minha vida.” Em novembro de 2011, a Inframérica assinou o primeiro contrato de concessão de um aeroporto federal, com prazo de 36 meses para executar todos os serviços da primeira fase. A empresa, que pertence à brasileira Engevix e à argentina Corporación América, venceu o leilão com um lance de R$ 170 milhões – ágio de 228% sobre o valor mínimo de outorga. Na etapa inicial do contrato, que expira em 2040, está previsto um terminal com capacidade para 6,2 milhões de passageiros por ano. O investimento é estimado em R$ 410 milhões. O problema surgiu onde menos de esperava. A Queiroz Galvão, empreiteira contratada pelo governo estadual para construir os acessos do novo aeroporto, desistiu da obra. Ficou com o Rio Grande do Norte a responsabilidade de pavimentar dois acessos viários, totalizando 37 quilômetros, para ligar o empreendimento à capital. A concorrência para con-

tratar a empreiteira ocorreu em 2009, mas as autoridades potiguares argumentam que os serviços nunca foram iniciados por causa das dificuldades na obtenção do financiamento junto ao BNDES e à Caixa. “O grande problema são os caminhos da burocracia”, diz Demétrio Torres, presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e secretário para a Copa no Estado. Quando toda a burocracia foi destravada, segundo Torres, a Queiroz Galvão alegou que precisava de um aditivo contratual para construir os acessos em prazo inferior ao inicialmente acordado. Houve recusa do governo estadual e o contrato foi rescindido de forma amigável. As autoridades convocaram a EIT Engenharia, segunda colocada na licitação, que aceitou o valor de R$ 72 milhões para executar a obra. Até agora, o novo contrato não foi assinado, segundo a assessoria do DER. Há uma possibilidade de que isso ocorra até sexta-feira. Torres diz que os serviços preliminares, como a abertura dos canteiros e a chegada dos equipamentos, devem começar nos próximos dias. Ele prevê para a semana que vem, por exemplo, a retirada da vegetação para o início efetivo dos trabalhos de pavimentação das vias. No governo federal, o clima é de preocupação. “Isso não tem o menor cabimento”, reage o ministro da Se-

cretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco. “Recomendei que a própria Inframérica busque uma alternativa. As obras do aeroporto estão indo bem, mas não tem cabimento inaugurá-lo e não ter o acesso viário porque o Estado não conseguiu concluir.” De qualquer forma, o novo contrato com a EIT dá prazo até 30 de maio de 2014 para o término das obras, um mês depois da data de inauguração prevista do terminal. De acordo com Torres, a intenção é fazer com que pelo menos um dos dois acessos – há o norte e o sul – fique pronto até abril. A questão ainda pode ser objeto de muitas discussões. O contrato de concessão de São Gonçalo do Amarante prevê que o novo terminal substituirá o atual aeroporto de Natal tão logo seja inaugurado. Se ele não puder receber voos, por falta de acesso viário dos passageiros, há frustração de receitas e abrese espaço para pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato pela concessionária. Antunes, da Inframérica, diz que é cedo para pensar nisso, mas confirma essa possibilidade. “Quem está com a corda no pescoço não é a gente, é o governo do Rio Grande do Norte”, afirma. Ele cobra postura firme do órgão regulador, a Anac,para garantir os direitos contratuais da concessionária.

Governadora ou deputada?

A vice-prefeita de Natal Wilma de Faria disse ao jornalista José Pinto Junior em entrevista em Caicó que ainda não sabe se será cndidata a governadora ou a deputada. Disse que a oposição marchará unida.

cristovam Buarque em Natal Próxima terça-feira, 30 de julho, o senador pelo Distrito Federal, Cristovam Buarque (PDT-DF) estará em Natal, a convite do Diretório Estadual do Partido Verde do RN. Quem conhece a trajetória desse político, nascido em Pernambuco, sabe que sua principal bandeira de luta é a melhora na Educação no Brasil, através da federalização de todas as escolas. Ele fará palestra aberta ao público na Assembleia Legislativa, a partir das 19h30.

câmara de são Gonçalo A Câmara Municipal iniciará o seu segundo período desta legislatura no dia 1º de agosto. Segundo informações, não será dia 6, o retorno dos trabalhos legislativos. Os motivos, segundo tomamos conhecimento, é a pauta. Dentro deste entendimento a sessão poderá acontecer ainda no Teatro Municipal, já que as obras do plenário ainda não estarão concluídas. A previsão é que até o final do mês de agosto os trabalhos voltem a acontecer na sala das sessões Senador Luiz de Barros.


Potiguar 4:2.qxd 26/07/2013 19:51 Page 2

PÁGINA 4

entrevista

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

Fernando Bezerril “

Pinto Junior – Você é um entusiasta da ideia da Rota 101 Nordeste. Me fala um pouco desse projeto. Fernando Bezerril – Esse projeto é resultado de uma ideia do governo de Pernambuco, do governo da Paraíba, do governo de Alagoas e do governo municipal de Natal, Carlos Eduardo, na época que nasceu em São Paulo no Salão de Turismo, em que 100.000 pessoas visitaram e até a gente teve a felicidade de colocar dois casais com a mesma camisa, andando no salão, onde o nome do projeto era "Capitais do Sol" e que na época foi engavetado. Mas a gente voltou e estivemos participando de um evento que foi muito maior do que até os organizadores do evento esperavam. Se você hoje acessar os jornais do Ceará e Pernambuco, encontrará uma página inteira do jornal do Ceará mostrando o que foi o tamanho e a importância do evento. Pinto Junior – E quanto ao apagão, o senhor que é tão estudioso nessa área e tem uma vivência, quais as saídas que poderiam oferecer, em termos de incentivo no sentido de encontrar um caminho para ocupar os assentos nos voos para Natal? Fernando Bezerril – A primeira coisa que nós já fizemos e estamos dando continuidade é estimular o turismo de eventos, porque você sabe que quando termina o período da entressafra, os hotéis ficam olhando um para o outro. Natal tem a maior concentração de lei-

Secretário de Turismo do Município de Natal

O prefeito que quer turistas pro seu município tem que trabalhar na hospedagem

tos do Brasil, que é a Via Costeira.Você tem ali 7.000 leitos, que todo o estado da Paraíba não tem.Então, como fazer isso para que não haja o desemprego? Tem hotel na Via Costeira que tem uma conta de luz de R$ 170.000 por mês, estimulando eventos. Se você joga os eventos, eles são previamente trabalhados, tem um planejamento, o turista de evento gasta 2 ou 3 vezes mais do que o turista de sol e praia e a Rota 101 que é um evento

poderoso e integra muito. Pinto Junior – Então, é um evento que tem um desdobramento durante o ano? Fernando Bezerril – É. Estimular eventos, fazer com que o estado vizinho seja acionado. Pinto Junior – Mas tem projeto, então, para divulgar Natal pelo menos em outdoors nas cidades vizinhas? Fernando Bezerril – Claro, estamos ligados. A prefei-

tura, o governo do Estado juntos, meu amigo Renato, não existe cor partidária na hora de trabalhar o partido de turismo de Natal, todos juntos. Quando começar as eleições nós vamos cada um colocar sua bandeira na cabeça, mas agora é o emprego, é a renda e a gente se respeita e é amigo porque a gente tem uma bandeira que é fazer essa cidade gerar mais empregos, mais renda, mais investidores. Eu recebi lá no gabinete mais um grupo espanhol

Diretor: José Pinto Júnior - DRT-RN nº 848

Um jornal a serviço de Parnamirim e do RN C.N.P.J: 05.585.247/0001-30 - Insc.mun. 004.456-3 Rua José Serafim Nunes, 145 - Vale do Sol, Parnamirim - RN - CEP: 59.143-265 - Telefax: 3272-1919 Home page:www.potiguarnoticias.com.br E-mail:redacao@potiguarnoticias.com.br / admpotiguarnoticias@gmail.com

Diretoria Comercial: (84) 3272-1919

interessado nas três marinas, se identificou e, resumindo, isso está sendo trabalhado. Então, Natal passa a ter um turista diferenciado, um turista que manda o iate dele para o Brasil, para Natal e vem no jatinho dele e aqui ele fica 15 dias rodando todas as nossas praias, toda região. Pinto Junior – Quanto à questão da Região Metropolitana, questão da interiorização de algumas ações e a gente tem, por

Editor: Cefas Carvalho

exemplo, nessa área de turismo, a questão da religiosidade muito forte em Santa Cruz, no Seridó, São Gonçalo do Amarante. Há conversas entre os secretários de turismo da Região Metropolitana ou do Rio Grande do Norte, no sentido de trabalhar projetos comuns e dar as mãos em defesa do turismo, visando o turista estender a quantidade de dias no estado? Fernando Bezerril – O polo Costa das Dunas é exatamente o foro e eu tive orgulho de liderar por quatro anos junto ao Conselho Estadual de Turismo para representar os 18 municípios do polo Costa das Dunas e nós vamos ter no próximo dia 21, uma reunião do polo, secretariado pelo Banco do Nordeste e presidido pelo Governo do Estado. Esse foro é exatamente com esse perfil dos municípios trabalharem juntos porque o turista vem pra Natal, Natal é portão de entrada, mas ele vai pra Maxaranguape e Extremoz. 60% de um passeio de bugre hoje no Litoral Norte é Extremoz e você tem hoje o turismo religioso em Santa Cruz, ganhando um recurso do Ministério de Turismo de R$ 400.000,00 para estimular mais esse segmento que é muito importante e poderoso. A interiorização do turismo tem que ser lenta e gradual, porque você não pode levar para o interior, sem hotel para hospedar. O prefeito que quer turistas pro seu município tem que trabalhar na hospedagem.

Administração e Finanças: Irandi M. Dantas Pinto Assinatura: (84) 3272-1919

Circulação :PARNAMIRIM, NATAL, MOSSORÓ, SÃO JOSE DO MIPIBU, NISIA FLORESTA, SENADOR GEORGINO AVELINO, GOIANINHA, CEARÁ-MIRIM, EXTREMOZ, SÃO GONÇALO, MACAÍBA, MONTE ALEGRE, GUAMARÉ, AREZ, BREJINHO, BOM JESUS, PASSA E FICA, CAMPESTRE, VERA CRUZ E NOVA CRUZ.


Potiguar 5:Coluna de Pinto Jr.qxd 26/07/2013 19:54 Page 1

Política

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

PÁGINA 5

José Pinto Junior jornalistapintojunior@gmail.com

De símbolos e estilos Wilma de Faria I A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, disse a coluna que a oposição se encontra com frequência para discutir as eleições de 2014. “Haverá entendimento para todos os partidos oposicionistas marcharem juntos”, colocou.

Wilma de Faria II A vice-prefeita prefere esperar, mais seus apoiadores mais próximos trabalham para que Wilma de Faria seja candidata ao Governo do Estado e não a deputada federal. Se Wilma for eleita em 2014, fortalece seus aliados nos municípios em 2016.

Robinson Faria I Na opinião do vice-governador Robinson Faria, o palanque de oposição em 2014 contará com os seguintes partidos: PSD, PSB, PT e PC do B. Sobre o PMDB, Robinson colocou que “respeito a opção do PMDB em apoiar o governo do DEM”.

Robinson Faria II Caso a oposição se decida pelo nome do vice-governador Robinson Faria, para enfrentar Rosalba em 2014, o ex-presidente da Assembleia Legislativa quer contar com intensa participação de Carlos Eduardo em Natal e com Agnelo Alves em Parnamirim.

Federal O vereador Rafael Motta deverá ter boa votação nos municípios de Goianinha e Arez, caso realmente venha a disputar a eleição de deputado estadual.

TRT I A 5ª Vara do Trabalho de Natal movimentou, entre 2011 e 2012, quase R$ 39 milhões de reais, entre valores pagos aos reclamantes e recolhidos à Previdência Social, à Receita Federal e ao Tesouro Nacional. Os Reclamantes com processos em tramitação na Vara ficaram com a maior parte desses valores. Foram R$ 32.940.677,32 pagos, sendo R$ 23.139.001,56 em execuções e R$ 4.291.646,03 em acordos.

Cada governante ou autoridade demonstra um estilo. Muitas vezes através de gestos que simbolizam seu jeito de enxergar o mundo ou de conviver com os privilégios que a função de destaque lhe oferece. A visita do Papa Francisco ao Brasil foi um espetáculo de mensagens e simbologia que demostram seu estilo cultivador da simplicidade. Algo diferente, por exemplo do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e do presidente do Senado, Renan Calheiros. O Papa Francisco dispensou carros luxuosos para se locomover. Preferiu um carro simples,pois quer que seus gestos fiquem colados às suas palavras. Sobre Henrique e Renan a notícia é que utilizaram avião da FAB, um para assistir jogo de futebol, outro para ir a um casamento da filha de um amigo. O Papa Francisco dispensou a grandeza da hospedia no Brasil e pediu aposentos mais simples. Henrique tem uma mala de notas de cem roubada e ainda participa de almoço de mais de trinta mil reais. O Papa tem um estilo diferente do estilo de

Renan e do estilo de Henrique. Um simboliza a humildade, os dois políticos em questão simbolizam o esbanjamento. A Câmara dos Deputados que, pressionada pelas vozes roucas das ruas, acabou com o décimo quarto e décimo quinto salários poderiam construir nesta direção. Na direção de cortar privilégios construir um novo estilo. Um estilo mais próximo de seus eleitores. Que tal baratear a eleição? Que tal acabar com eleição de dois em dois anos? Que tal enxugar os gabinetes? Que tal pagar seu motorista de seu próprio salário? Que tal separar imunidade parlamentar de impunidade parlamentar? Que tal fazer uma força tarefa para regulamentar a Constituição em vários aspectos? Que tal desengavetar tantos projetos importantes esquecidos nas gavetas das duas Casas Legislativas? Que tal acabar com este privilégio de férias no meio do ano e no final do ano? Mais do que nunca os políticos devem mudar de estilo e construir uma simbologia mais próxima de sua clientela. Sua excelência: o eleitor.

Papo rápido com Sérgio Freire É presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte. O que significa o projeto Saúde Mais Dez? Significa que junto a outras instituições estamos realizando a coleta de assinaturas para uma emenda popular para obrigar o Governo Federal a investir dez por cento do PIB para a saúde. Entendemos que a situação chegou ao limite. Qual sua expectativa do Congresso Nacional em relação a esta matéria. Sou otimista sempre. Acho que a emenda contendo a adesão da sociedade contendo milhares de assinaturas chega com mais legitimidade e

dos ? Posso. No caso do Rio Grande do Norte a OAB ofereceu apoio as polícias e teve um excelente resultado, pois foi preso um grupo de extermínio. Estamos atentos a esta questão porque defender o advogado é defender o estado democrático de direito.

com mais força para virar lei. O senhor pode comentar sobre assassinatos de advoga-

Concurso ALE de Fotografia

Pelo 4º ano consecutivo, a ALE distribuidora de combustíveis promove o “Concurso ALE de Fotografia”. As inscrições podem ser feitas de 8 de julho a 30 de agosto no site do concurso. O resultado será divulgado no dia 30 de setembro. O vencedor vai ganhar uma Canon EOS t3i. Até o décimo lugar, cada participante eleito ganhará um vale combustível no valor de R$ 150,00: Mais informações, visite o site do concurso: www.concursoaledefotografia.com.br.

Olho no Conexão Potiguar Esta semana temos o prazer de receber o prefeito de Vera Cruz, João Paulo Cabral. O Conexão Potiguar começa às 7h, na Band Natal.

Sobre Genero II

Durante o Seminário acontecerão sessões de cinema (Cine Tirésias), lançamento de Livros, peças de teatro, apresentação de trabalhos, minicursos, mesas redondas, conferências e muito mais.Para se inscrever no evento é preciso fazer o cadastro no site SIGAA (http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf)

O que é o projeto eleições limpas? Trata-se de outra prioridade defendida pela OAB. Queremos a reforma política com financiamento público de campanha. A sociedade não aceita mais não existir transparência nos processos eleitorais.

Buarque em Natal

Próxima terça-feira, 30 de julho, o senador pelo Distrito Federal, Cristovam Buarque (PDT-DF) estará em Natal, a convite do Diretório Estadual do Partido Verde do RN. Quem conhece a trajetória desse político, nascido em Pernambuco, sabe que sua principal bandeira de luta é a melhora na Educação no Brasil, através da federalização de todas as escolas. Ele fará palestra aberta ao público na Assembleia Legislativa, a partir das 19h30. O senador vem ao RN a convite de seu colega de Senado Federal, Paulo Davim.

Olho na BAND A coordenadora do SINTE-RN prestigia o programa Conexão Potiguar, quando avalia a situação da educação no RN. Às 7 horas, na Band.

A felicidade éa ausência de dor”

Aristóteles TRT II

No mesmo período, a 5ª Vara de Natal arrecadou R$ 4.780.677,31 para a Previdência Social. Para a Receita Federal, a Vara recolheu R$ 484.284,23 em imposto de renda e mais R$ 245.068,20 de custas processuais. Os dados foram apurados durante a correição ordinária anual realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN).

TRT III

O programa “Justiça e Trabalho” desta semana apresenta uma entrevista com a presidente da Associação de Magistrados da 21ª Região (AMATRA21), juíza Maria Rita Manzarra, que discute o trabalho escravo contemporâneo, tema que será o destaque VI Congresso Internacional de Direito do Trabalho, promovido pela Amatra com apoio institucional do TRT-RN.

TRT IV

No programa, você verá duas reportagens: uma sobre horas extras de trabalho e uma outra sobre a condenação do município de Parnamirim, pela 2ª Vara do Trabalho de Natal, ao pagamento de multa no valor de 350 mil reais por dano moral coletivo.

TRT V

Produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRTRN, o programa Justiça & Trabalho é veiculado nacionalmente pela TV Justiça, aos sábados (17h30), aos domingos (6h30) e às segundas-feiras (7h30).

Sobre gênero I

Subjetividade, Cidadania e Transfeminismo serão assuntos abordados no Seminário Internacional Desfazendo Gênero realizado pelo Núcleo Interdisciplinar Tirésias (espaço de estudos e pesquisas em diversidade sexual, gênero e Direitos Humanos). O evento acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de agosto na UFRN e no Praiamar Hotel (Ponta Negra).


Potiguar 6:2.qxd 26/07/2013 19:59 Page 2

PÁGINA 6

POTIGUAR NOTÍCIAS

Economia

Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

economia

educação superior

Secretário de Desenvolvimento de Goianinha fala sobre pólo industrial Da ReDação Do PN O secretário de Desenvolvimento do município de Goianinha, Teo Tomaz, esteve no programa Conexão Potiguar. Durante entrevista ao jornalista Pinto Júnior, o secretário falou sobre o Polo Industrial de Goianinha, que vem sendo discutido e projetado desde 2008. Teo Tomaz afirma que mais de 50 empresas (de pequeno e médio porte, além de empresas âncoras) já manifestaram a intenção de participar do Polo, algumas, inclusive, estão entre as 150 melhores indústrias para se trabalhar no país. Até o momento oito empresas já estão formalizadas e prontas para integrarem o polo. O secretário falou ainda que durante uma reunião entre o prefeito Júnior Rocha e o diretor do DER, Demétrio Torres, ficou decidido que nos próximos quinze dias os processos licitatórios dos projetos de infraestrutura do Polo estarão encerrados. A partir de então, a empresa que ganhar a licitação já poderá dar início as obras de construção. Sobre a infraestrutura do

Teo Tomaz falou sobre a importância do Pólo Industrial Polo Industrial Avançado, Teo afirma que o projeto se difere da maioria dos polos existentes no estado. “Este será o primeiro a ser asfaltado, com vias de 30 metros de largura e um dos únicos com fornecimento de gás natural”, diz. Ele afirma: “O projeto é sério. Não é um processo político e sim administrativo, que objetiva povoar econo-

micamente um município com grandes dificuldades econômicas”. Na região agreste, que tem uma economia voltada para a agricultura familiar, cana de açúcar e pecuária, a indústria é algo novo, mas que é tendência. A usina, que antes era um grande polo de emprego, hoje já não é mais devido à mecanização das suas atividades. O Polo Industrial é aguardado,

pois com sua ativação ele será uma grande fonte de geração de empregos. Além disso, o secretário espera um aquecimento no setor imobiliário no município e afirma que o Polo será o primeiro projeto de impacto socioeconômico da região agreste. Sobre os incentivos fiscais, Teo Tomaz disse que a secretaria de desenvolvimento econômico atua com o Governo do estado para oferecer estímulos ao projeto. “O PROAD, incentivo a redução do ICMS, o IMPORTERN, que reduz impostos para a importação de insumos e máquinas e o Progás (em parceria com a Potigás), são alguns dos projetos de apoio do governo.” O secretário comenta que a localização do polo (que fica as margens da BR entre Natal e João Pessoa) facilita a visibilidade das empresas. Atualmente indústrias do setor automobilístico, de embalagem, de bebida, metalúrgica, de móveis, alimentos farináceos da Nestlé e a maior indústria de celulose da América Latina tem interesse em construir sedes em Goianinha.

emprego

Coordenador das pósgraduações da Faculdade Mauricio de Nassau, autor dos livros “Negócio Imobiliário” e “Domínio de venda imobiliária”, formado em Gestão e estratégias de inovação, Álvaro Monteiro conversou com o jornalista Pinto Júnior durante o programa Conexão Potiguar. Ele coordena as 22 pósgraduações da Faculdade entre elas, as mais antigas: Gestão de Pessoas, Gestão de Inovação, Gestão da Qualidade Total, Gestão Ambiental, Energias Renováveis e as mais novas que trazem novas emendas e coordenação. Uma das mais recentes, “Segurança pública e contemporânea” é uma das grandes apostas de Álvaro para Natal. O curso será voltado exclusivamente para o pessoal da

segurança (polícia militar e federal, advogados, funcionários estaduais). Sobre o sucesso de uma pós-graduação, ele afirma que muito depende da paixão do coordenador geral, em selecionar os melhores coordenadores de curso. É preciso pessoas entusiasmadas em vender a pós e o mais importante em “vender e disponibilizar conhecimento”, garante. A Faculdade Maurício de Nassau pertence ao grupo Ser Educacional que em 2013 completa 10 anos de atividades. Com presença em 16 cidades, a universidade conta com mais de 80 mil alunos e mais de 5 mil servidores. Álvaro Monteiro destacou ainda que há uma integração entre todas as unidades, que facilita a difusão do conhecimento.

Álvaro Monteiro coordena 22 pós graduações da instituição

Fecomércio lamenta veto ao fim da multa extra do FGTS O presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, lamentou, dia 25, o veto da presidente Dilma Roussef ao Projeto de Lei Complementar 200/ 2012, de autoria do senador Renato Casagrande (PSB/ES). O Projeto, aprovado no início deste mês pela Câmara Federal, extinguia a cobrança adicional de 10% sobre o FGTS, devida pelos empregadores, em caso de dispensa sem justa causa de funcionários. A multa é paga ao Go-

Coordenador da Maurício de Nassau fala sobre cursos

verno Federal e rende, por ano, cerca de R$ 3 bilhões em arrecadação. Os 10% extras foram incorporadas em 2001 à multa de 40% do FGTS (esta paga aos trabalhadores demitidos sem justa causa) com o intuito de equilibrar a correção dos saldos das contas individuais do FGTS, decorrente dos planos Verão e Collor, e o patrimônio do fundo. No início de julho, a Fecomércio RN chegou a enviar o seu diretor, Francisco Denerval de Sá, a Brasília, liderando um grupo de em-

presários potiguares, com o intuito de visitar a bancada federal do estado e sensibilizar os parlamentares para votar a favor do PLC. Eles passaram dois dias na capital federal, fazendo visitas, e levaram, inclusive, uma correspondência assinada pelo presidente Marcelo Queiroz e pelos presidentes de outras entidades como Fiern, FCDL, CDL Natal, Facern, Fetronor, Faern e Assurn. “O nosso esforço havia sido compensado, porque os deputados entenderam a necessidade de retirar este

peso fiscal, que é mais um entre tantos outros, das costas do empresariado, até porque, as compensações de perdas individuais do FGTS já foram todas sanadas. Com o fim desta multa extra, nós poderíamos carrear estes recursos para as atividades que geram emprego e renda no país. Infelizmente, o Governo não viu desta forma. Foi uma atitude lamentável da presidente. Vamos analisar agora que caminho teremos para trazer novamente este assunto à discussão”, disse Queiroz.

junior teixeira

Ecohouse construtora: Qualidade e serviços Especializada no desenvolvimento de projetos, gerenciamento e execução destas edificações, a Ecohouse construtora oferece para seus clientes uma gama de serviços que engloba gestão total do processo; elaboração de projeto arquitetônico personalizado, implementação do mesmo até a conclusão da obra, agregando assim valor ao empreendimento de seus clientes. Equipes altamente capacitadas e experientes garantem o controle efetivo dos processos, por meio do gerenciamento de diferentes fases: Desde o dimensionamento e desenvolvimento do projeto arquitetônico personalizado, legalização na prefeitura e execução de seus complementares, controle de concorrências na contratação de terceiros até a entrega total de sua casa totalmente pronta.

Com esta prerrogativa a Ecohouse construtora vem construindo casas "prontas para morar" com economia, qualidade e confiabilidade para seus clientes, há quase uma década. Na hora de construir escolha a empresa certa, entregamos sua casa de alvenaria tradicional, estruturada em vigas e pilares de concreto ou casa de madeira de lei, inteiramente pronta,das fundações aos vidros, com pisos e azulejos, louças e metais a preço fechado. Em seu corpo técnico, a Ecohouse construtora dispõe de arquitetos e engenheiros aptos a realizar seu sonho da casa no campo, praia ou cidade . Pagamentos facilitados de acordo com seu potencial de investimento, conforme cronograma de obras, através de financiamento bancário ou pagamentos mensais.


Cultura

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

Cefas Carvalho E-mail: cefascarvalho@gmail.com

Blog: www.cefascarvalho.blogspot.com

trabalho acadêmico enfoca erasmo xavier No campo das artes visuais, quando se fala nas primeiras obras de Arte Moderna produzidas em Natal, a referência é sempre o artista plástico Newton Navarro (1928-1992) e sua pintura realizada a partir de 1950, quando promoveu o II Salão de Arte Moderna. Mas há quem discorde. Muito antes disso, mais precisamente no ano de 1928, o Rio Grande do Norte fora contemplado com trabalhos modernistas do ilustrador, cenógrafo e pintor Erasmo Xavier (1904-1930) estampados nas páginas de Cigarra, revista mundana que circulou no Estado, naquele ano até 1930. E é sobre este tema que o chargista e acadêmico Rômulo Estânrley enfocou na apresentação da defesa do seu Trabalho de Conclusão de Curso de Artes Visuais (UFRN), nesta sexta-feira, dia 26, no Departamento de Artes (Deart), sala 25. A pesquisa, no entanto, teve como objetivo principal estudar a vida e a obra de Erasmo Xavier para Cigarra, do ponto de vista técnico, iconográfico e estilístico. “Estas análises permitirão identifica-lo como o pioneiro do Modernismo no campo da produção visual potiguar, fazendo justiça a seu talento e a sua importância para a história das Artes Visuais no RN”, defende Rômulo. A revista Cigarra tinha um atrativo à parte, em relação às publicações da épo-

ca: o seu aspecto visual, devido a enorme quantidade de ilustrações capitaneadas por Erasmo Xavier e, claro fotografias, muitas fotografias. E isso foi suficiente para provocar uma revolução na história da imprensa ilustrada potiguar. O recorte histórico analisado pelo trabalho de Estânrley abrange a fase de glamour da Belle Époque e do Modernismo brasileiro, vivenciada pela sociedade potiguar, período esse marcado por mudanças que atravessavam o Brasil e o RN, com destaque para a sua capital, que no início do século XX enfrentava intervenções nas áreas cultural e urbana, que transformaram o ritmo de vida e valores da época, e que foram interrompidas com a Revolução de 1930.

PÁGINA 7

desabafo

Professor da Ufrn escreve carta

aberta à secretária de cultura (Carta aberta à Isaura Rosado, Secretária Extraordinária de Cultura do RN) Excelentíssima Senhora Secretária, Aproveitando a publicação do edital do III Salão Nordeste de Arte Popular Chico Santeiro, concebido e realizado pela Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte, gostaria de fazer algumas considerações sobre esse evento anual, que já se integrou ao calendário cultural do estado. Em primeiro lugar, gostaria de ressaltar a importância da iniciativa. Um dos grandes problemas enfrentados pelos criadores populares é a falta de espaço para apresentar sua arte e, assim, serem reconhecidos como artistas, atingindo o grande público. Poucos têm acesso a circuitos legitimadores, como galerias e museus. A ideia de uma exposição anual reunindo o que de melhor vem sendo feito na arte popular representa, portanto, uma excelente maneira de mudar essa situação, proporcionando um espaço efetivo de descoberta, valorização e reconhecimento dos artistas. Para que esse Salão cumpra realmente seus propósitos, é necessário, no entanto, rever a maneira como ele vem sendo realizado. É fundamental, por exemplo, definir com clareza o que se entende por “arte popular”. No edital do evento, tal definição corresponde a uma citação do eminente folclorista Deífilo Gurgel, que diz: “Podemos definir a arte popular como a transformação que o artista do povo faz de sua vivência cotidiana, transfigurando-a, sob a sua ótica” (grifo nosso). Ora, revendo o resultado do II Salão Chico Santeiro, realizado no ano passado, percebe-se que essa definição não foi respeitada pela comissão julgadora. Caso contrário, como explicar a premiação de artistas com formação universitária e que trabalham como professor de arte, médico, crítico de arte, secretário de cultura, cenógrafo, figurinista ou escritor? Como tais artistas puderam ser considerados “do povo”, nivelando-se a artistas

analfabetos ou de pouquíssima formação, que exercem atividades como agricultor, oleiro, servente, pedreiro ou marceneiro? É evidente que estamos falando de pessoas que transitam em universos distintos, com experiências e vivências bastante diferentes: para os primeiros, o popular é apenas uma entre várias possibilidades de atuação; para os segundos, o popular é a única possibilidade, tanto na vida, quanto na arte. Ou seja: as obras dos primeiros só são populares externamente, exibindo, de maneira artificial, características consideradas “populares”, enquanto as obras dos segundos são populares na alma e na essência, como tudo que sai das mãos dos verdadeiros criadores do povo. Outro grande equívoco do Salão tem sido os critérios de avaliação das obras, principalmente o de “originalidade”, definido no edital do concurso. Quem estuda arte sabe que originalidade* só passou a ser critério de qualidade artística com a Arte Moderna, que se rebelou contra o caráter repetitivo do Academicismo. Com a Pós-Modernidade, no entanto, esse critério foi completamente abolido, permitindo que obras contemporâneas se refiram a elementos da tradição sem que isso implique em desmerecimento artístico. Ora, se a originalidade deixou de ser critério de qualidade para a própria arte “oficial”, como utilizá-la para avaliar a arte popular, em que a tradição, a continuidade, a permanência – de técnicas, temas e formas – são princípios recorrentes e essenciais? Não estou querendo dizer que o “povo” é incapaz de ser original, limitandose sempre a repetir os mesmos modelos. Não sou daqueles, por exemplo, que condenam as quadrilhas juninas estilizadas, acusando-as de “degeneradas” por buscarem inovar constantemente. Mas, continuando nesse exemplo, a originalidade não pode ser tomada como critério de avaliação das quadrilhas juninas em geral, pois levaria à radicalização oposta, ou seja, à condenação das quadrilhas tradicionais justamente por reproduzirem

modelos seculares. Portanto, para que uma importante iniciativa como o Salão de Arte Popular Chico Santeiro possa realmente atingir seus objetivos, é preciso conduzilo de outra forma. E, nesse sentido, tomo a liberdade de dar algumas sugestões. Em vez de convocar os artistas populares, impondo-lhes, inclusive, um processo burocrático bastante complicado, é preciso ir ao encontro deles. Formar uma comissão de especialistas – pesquisadores, colecionadores e gestores que estudem, conheçam e trabalhem com arte popular – para percorrer o Estado a cada ano, a fim de identificar os criadores verdadeiramente inseridos no universo da cultura popular: autodidatas que dão vida – muitas vezes anonimamente e em localidades muito distantes da capital – a uma arte genuinamente espontânea, perpetuando tradições ou renovando-as com novos elementos, mas sem a obrigação de ser “original”. Desse levantamento se escolheriam os artistas mais aptos a receber, não um prêmio por uma obra específica, mas uma bolsa mensal para produzir, durante um certo tempo (seis meses, por exemplo), um determinado número de obras. Isso resolveria outro grande problema do artista popular: a necessidade de capital de reserva para se dedicar exclusivamente a sua arte. A exposição final, reunindo o conjunto de obras realizadas pelos artistas escolhidos, se tornaria, portanto, apenas a finalização de um processo muito mais coerente e elaborado. Tenho certeza que uma iniciativa desse tipo traria benefícios incalculáveis para os criadores populares, tanto do ponto de vista cultural quanto social, tornando-se um exemplo de ação concreta e eficaz para o reconhecimento, divulgação e promoção da verdadeira arte popular. Agradeço pela atenção, expressando minhas mais cordiais saudações. Everardo Ramos

Historiador da Arte, com Doutorado sobre arte popular Professor do Departamento de Artes da UFRN.


Potiguar 8:Potiguar 6 x 3.qxd 26/07/2013 20:18 Page 2

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

Geral

PÁGINA 8


Municipios Capa:2.qxd 26/07/2013 19:20 Page 2

www.potiguarnoticias.com.br

Municípios Potiguar Notícias | Edição 487 | Parnamirim, 29 de julho de 2013 - segunda-feira

››

Presidente da Petrobras não virá mais ao Rio G. do Norte Página 3

passa LivrE E tarifa zEro?

Hugo critica falta de transparência de empresas de ônibus Marina Cardoso Há pelo menos dois meses as manifestações populares são temas recorrentes na sociedade. A intitulada “Revolta do Busão” vem realizando atos frequentes na capital potiguar, trazendo pautas que defendem a melhoria do transporte público. No último dia 18, quando os manifestantes ocuparam a Câmara Municipal de Natal, protestando pela ampliação do prazo para as discussões, redução da tarifa de ônibus para R$ 2,00 e a realização de uma auditoria externa e pública no Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn). O vereador Hugo Manso foi um dos parlamentares que acompanharam de perto o desfecho do ato. Em entrevista à reportagem do Potiguar Notícias, o vereador falou um pouco sobre sua visão frente aos protestos e sugeriu mudanças para o transporte coletivo. Hugo acredita que houve uma mudança de percepção na sociedade em relação ao transporte coletivo. Os usuários já não mais o admitem como um serviço pago por ele (naquele momento) e sim, que este passe a ser um serviço público assegurado para todos como um direito, tendo em vista que o deslocamento é algo necessário para qualquer atividade.

Para Hugo, a percepção hoje é que devemos ter um serviço de transporte coletivo da mesma maneira que temos escolas, saúde e segurança. “Algo que seja pago, mas pela sociedade. Ninguém questiona os gastos com a universidade federal porque é algo necessário, assim como os hospitais etc.”. E é com esse olhar que os parlamentares devem debruçar suas atividades quanto ao assunto da mobilidade urbana. Ele explica que a proposta do Passe Livre (defendida pelos manifestantes) inverteria a lógica das concessões, que dá ao empresário uma autorização do poder público para explorar uma determinada linha. “Com o passe livre, o pagamento desse serviço não seria feito individualmente e sim de uma só vez pelo poder publico, através dos impostos que a gente paga”, explica. Ainda assim essa mudança não ocorrerá do dia para a noite, afirma Hugo. “Ainda vamos conviver com esses empresários por algum tempo”. No entanto, ele enfatiza a necessidade de conviver com regras mais claras, política e tecnicamente, para que a tarifa seja o mais justa possível e a partir disso, se possa trabalhar para reduzi-la aos poucos. Como viabilizar? - Durante a entrevista, o vereador apontou diversas alter-

Vereador por Natal Hugo Manso em entrevista concedida à repórter Marina Cardoso critica falta de transparência

nativas para viabilizar as reivindicações da sociedade: “Nós precisamos sair do quadrado e olhar para o sistema de uma maneira mais articulada e estudar novas possibilidades”, disse. Uma das alternativas encontradas por ele seria a publicidade nos ônibus. Atualmente os outdoors não aparecem no cálculo da planilha apresentada pelos empresários, mas poderiam ser uma fonte nova para o sistema. “Nós queremos que apareça. Quanto custa por mês uma publicidade na traseira de um ônibus? Para onde vai es-

se dinheiro? Para o dono do ônibus, apenas? Eu acho que esse valor deveria ser dividido entre o empresário e o sistema. Além disso, as paradas de ônibus poderiam ter minioutdoors”, sugere Hugo. O vereador recomenda ainda que o cálculo da planilha (que é feito pelas empresas atualmente) deveria passar pelo controle do estado. “Não se pode admitir que o óleo diesel tenha o mesmo valor do comercializado nas bombas dos postos de combustível. São mais de mil ônibus abastecidos, então o diesel pode ser com-

prado mais barato e isso vale para outros itens como pneus etc.”, afirma. A tese defendida por ele é que haja transparência e o controle financeiro da prefeitura: “A prefeitura deveria vender os passes, ficar com o dinheiro e remunerar as empresas de acordo com o quilometro rodado, inverter a lógica”. Ou seja, ao invés da empresa de transporte coletivo ir às ruas arrecadar, depois fazer um resumo e apresentar para a prefeitura, a empresa iria para a rua prestar o serviço e depois se apresentaria à prefeitura pa-

ra cobrar pelo serviço. Com essas mudanças, o vereador garante que dentro de alguns anos teríamos uma tendência na redução das tarifas. No entanto, Hugo enfatiza que uma cidade sozinha não conseguirá isso. “Nós temos que ter consórcios envolvendo Natal, Parnamirim, São Gonçalo, Macaiba, Extremoz... O governo do Estado teria que ser parceiro, pois isso implica em mais de 40% da população do RN e o governo Federal precisaria investir na CBTU”, afirma. Hugo ainda fez críticas à obra que o governo do Estado pretende fazer na Roberto Freire. “Uma obra caríssima e absolutamente desnecessária”, afirma. Ele sugere que o montante destinado à intervenção de uma área de não mais que 4 km da cidade poderia ser utilizado para revolucionar toda a malha viária de Natal e Região Metropolitana como pequenas obras que desafogassem o trânsito, melhorando a mobilidade e dando mais agilidade. Ele garante que essas mudanças de trânsito e fluxo podem reduzir custos e aliando essa eficiência do sistema com a presença do governo (municipal, estadual ou federal), o sistema de transporte público poderia ser assimilado ao sistema de educação, saúde e segurança.

EntrEvista com o prEfEito dE macaíba

Fernando Cunha Lima: "Estamos arrumando a casa em Macaíba" Em entrevista ao jornalista José Pinto Junior, o prefeito de Macaíba, Fernando Cunha Lima falou sobre sua administração, obras e projetos para o município. Confira: Qual a sua opinião e sua avaliação desse debate sobre a duplicação da Reta Tabajara? Sobre a duplicação da via, o diretor do DNIT foi bem claro quando ele disse: “Se a gente quisesse fazer uma estrada de ‘plasma e de sangue’ a gente desistia porque já houve muitas mortes”. Desde 2007, Walter, que foi secretário de Parnamirim, disse que tem um estudo de tráfego justificando essa duplicação e ainda bem que está saindo agora porque cada dia nós vemos mais mortes e

acidentes e antes de terminar o meu mandato em 2008, o estudo de tráfego já havia sido feito para que a duplicação fosse realizada. O Sr. fez um questionamento sobre o acesso a UPA, que passará a ser do outro lado da BR. No caso de São José de Mipibu, como não foi colocado passarela, muitas pessoas morreram também. É essa a preocupação da gestão municipal em relação ao pedestre que precisa atravessar a BR? A nossa maior preocupação não é só o pedestre, porque a UPA que foi inaugurada, desde 2010 estava funcionando precariamente no hospital, atendendo uma média de 300 pacientes por dia e nós esperamos que essa

média suba para 500 pacientes por dia, não só de Macaíba, mas também de toda região, como Bom Jesus, Vera Cruz, Parque, São Gonçalo. A duplicação facilitará aos que forem para a UPA de carro também, pois atualmente gasta-se um bom tempo para atravessar a BR. A

partir de sábado, o hospital não irá mais atender casos comuns. Quando a reforma terminar, só serão atendidos casos de parto, ligamento ou cirurgias. Por isso é preciso garantir a travessia desses casos urgentes. Qual o foco da sua ges-

tão, que está agora no seu primeiro semestre? Nós estamos arrumando a casa. O nosso foco continuará sendo o desenvolvimento com capacitação. Vamos retornar a área da saúde como eu deixei em 2008. Estamos investindo muito na educação e na capacitação. Também estamos investindo em um grande projeto de fazer vias para o progresso de Macaíba. Ou seja, vias largas para que no futuro de Macaíba, com o crescimento da cidade, a mobilidade seja garantida. O município de Macaíba fica apenas a 7 km de São Gonçalo, onde terá o novo aeroporto. O que o município ganha com essa aproximação? O município já está ga-

nhando muito progresso. O setor habitacional e do comércio tendem a crescer, contribuindo com a economia. Recentemente, nós tivemos aqui uma reunião com a deputada Fátima e o Ricardo Motta, uma audiência pública, com os vereadores e o presidente da Câmara, para que justamente, como aqui existe o Colégio Agrícola de Jundiaí e possui 1000 hectáres, nós queremos que seja criado um Centro Avançado que capacite não só o povo de Macaíba, mas também o povo de Vera Cruz, Bom Jesus e cidades vizinhas que precisam se deslocar até Natal para poderem estudar. Inclusive, a reitora Ângela Paiva esteve presente na reunião e eu acredito que dará tudo certo.


Municipios 2:2.qxd 26/07/2013 19:24 Page 2

PÁGINA 2

Municípios -Vale do açu

gestão municipal

Prefeitura de Guamaré realiza o 1º Curso de Execução de Despesa Com o objetivo de dotar os seus colaboradores de informações inerentes à gestão municipal, num esforço integrado de difundir conhecimentos teóricos e práticos acerca da “realização da despesa pública orçamentária”, buscando, principalmente, demonstrar, a forma da elaboração, à luz dos mais modernos entendimentos legais e doutrinários, a forma da elaboração de atos e procedimentos administrativos atinentes ao tema, visando imprimir a sua gestão uma forma responsável e transparente no trato com os recursos do povo, a Prefeitura Municipal de Guamaré está realizando na Câmara Municipal o 1º Curso sobre a Execução da Despesa Pública Orçamentaria, Teórica e Prática. O administrador do curso é o Dr. Francisco Nascimento de Sousa, advogado, especialista em auditoria governamental pela Universidade Federal do Rio Grande do

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

Vale

em foco Carnaubais

A Prefeitura Municipal de Carnaubais deu entrada no Pedido de Licença Simplificada correspondente ao projeto de construção do sistema de esgotamento sanitário de todo o perímetro urbano. O encaminhamento ocorreu na instância do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), em Natal. A solicitação teve a assinatura do prefeito do município, Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas, “Luizinho” (PSB). Cópia da requisição ao órgão ambiental do Estado foi publicada no Diário Oficial do Estado do sábado (20).

Ipanguaçu

Participantes do curso mostram interesse; iniciativa é benéfica para profissionais do quadro municipal

Norte- UFRN, pertencente ao quadro de pessoal permanente do cargo de INSPETOR DE CONTROLE EXTERNO desde 2001, tendo

por principais atribuições e realização de fiscalização, inspeção ou auditoria- de natureza contábil, financeira, orçamentaria, operacional e

patrimonial – nos poderes, órgão e entidades públicos vinculados ao Estado e aos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte.

macau

De uma só vez, prefeito exonera 250 servidores O prefeito de Macau, Kerginaldo Pint o ( P M DB) , em reunião na tarde da s e g u n d a - Kerginaldo Pinto feira (22), na sede da Federação dos Municípios do RN (Femurn), em Natal, com os vereadores da bancada governista, comunicou a exoneração de 250 servidores públicos que ocupavam cargos em comissão no município. De acordo com a explicação dada pelo gestor municipal, a medida se fez necessário devido as quedas frequentes de receita – Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – que tem previsão de recuperação só lá para novembro, a solução foi demitir. Só permanecem no governo os secretários, os diretores de escolas e os diretores de unidades de saúde. Secretários adjuntos e assessores também estão na lista dos ex-funcionários da Prefeitura Municipal de Macau.

Nesta terça-feira (30), a Prefeitura de Ipanguaçu, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, empossará 12 membros que farão parte do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ipanguaçu. A iniciativa, que contará com representantes do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil, tem como finalidade fortalecer as políticas culturais do município, atuar na defesa e conservação do patrimônio cultural do município, além de elaborar e acompanhar a execução do Plano Municipal de Cultura a partir das orientações aprovadas na Conferência Municipal de Cultura. A cerimônia de posse dos conselheiros acontecerá no dia 30 de julho, às 9 horas da manhã, no Centro integrado da Cidadania – CIC, onde o prefeito Leonardo Oliveira assinará a portaria de posse.

Pendências

A Câmara Municipal de Pendências recebeu, no último dia 23, o chefe do Poder Executivo em sessão ordinária a convite do vereador líder da bancada Valdemar Bezerra (PSDB). O presidente da casa, vereador Fernando Antônio, abriu a sessão com a leitura da ata da sessão anterior e passou a palavra para o assessor especial Francisco Ubiratan Bezerra no qual fez uma apresentação de todas as ações executadas pelas secretarias municipais elencando os gastos na realização dessas ações. No momento de sua fala o prefeito Ivan de Souza Padilha respondeu a todos os questionamentos realizados pelos vereadores apresentando também as ações que foram realizadas e o que esta sendo planejado para Pendências continuar em pleno desenvolvimento.

Jucurutu

A prefeitura de Jucurutu divulgou, na última quartafeira (24), as imagens do projeto arquitetônico do futuro Teatro Municipal da cidade. De acordo com informações publicadas no site oficial da Prefeitura, o projeto entra agora na fase de captação de recursos para viabilizar a construção do teatro.

Alto do Rodrigues

As Escolas Municipais Luis Moreira, E.M. Monsenhor Walfredo Gurgel e E.M. Francisco de Oliveira Melo foram selecionadas para participar do Festival Escolar de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – FESTUERN. O evento, promovido pela PróReitoria de Extensão da UERN, visa promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-culturais, como bem social indispensável na formação integral da pessoa humana a partir da valorização da escola e da universidade como espaço de produção de cultura e conhecimento. Serão apresentados os espetáculos “A verdadeira História do Lobo Mal Malvado”, “Tabarin, Guarda de Honra” e “A livraria mágica”

Porto do Mangue

As obras de urbanização do cais do Rio das Conchas, (considerado o cartão postal da cidade) já foram iniciadas. A previsão é que a área ganhará 700 metros de canteiro com iluminação, novo piso no calçadão com calcário revestido e ladrilho decorado e modificações na grade de proteção do cais. O prefeito Titico já visitou o local da obra e pediu a compreensão dos moradores e comerciantes da rua onde os trabalhos estão sendo executados, a área precisou ser cercada para possibilitar o andamento normal dos trabalhos e garantir segurança tanto para os operários quanto para o público.


Municipios 3:2.qxd 26/07/2013 19:30 Page 2

PÁGINA 3

Municípios Evandro Presidenta da Petrobrás Borges desiste de visitar RN O aterro sanitário de Ceará-Mirim

POTIGUAR NOTÍCIAS

Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

Sindipetro aviSa:

evandroborges@supercabo.com.br

Com presença confirmada até a véspera da programação, a presidenta da Petrobrás, Graça Foster, não veio ao Rio Grande do Norte. A Companhia informou que a dirigente viajaria ao Estado para participar, na última terça-feira, 23, de uma cerimônia de lançamento do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido e da inauguração da ampliação da Injeção de Água do Campo de Canto do Amaro. No entanto, estranhamente, a principal autoridade não compareceu. A Petrobrás não apresentou qualquer justificativa, mas o coordenador geral do SINDIPETRO-RN, José Araújo, tem uma opinião. Ele acredita que a decisão de Graça Foster de não comparecer às solenidades no Rio Grande do Norte foi “para não ter que dar uma explicação à sociedade potiguar sobre os motivos da retração de investimentos no Estado”. No dia programado para a visita, trabalhadores da Petrobrás e de empresas privadas promoveram uma manifestação que bloqueou a BR 110, nas proximidades do Canto do Amaro. O protesto acabou forçando a realização de um encontro do Sindicato com dirigentes da Petrobrás. Na oportunidade, o diretor-executivo

e a Região Metropolitana

Situação grave com os agentes poluidores. Os próximos passos após a instalação do aterro não foram dados. Precisa-se de mobilização coletiva, principalmente de Ceará Mirim.

Estranhamente, a maior autoridade da autarquia não compareceu a evento no Estado

de Exploração & Produção da Companhia, José Formigle Filho, afirmou que a Petrobrás não está diminuindo investimentos no Rio Grande do Norte ou em campos terrestres de produção. Segundo o diretor, o que está acontecendo é “um ciclo de perfuração de característica nômade, que possui intervalos necessários para pesquisa de poços com potencial para perfuração”. Formigle destacou, ainda, o projeto de injeção de água no Canto do Amaro; os dois poços que estão sendo perfurados em águas profundas; além das obras de injeção de água em Ubarana,

que prometem alavancar a produção do Estado. Tais afirmações, porém, não convenceram os representantes do Sindicato, que cobraram da Empresa explicações sobre os motivos para o encerramento dos contratos com a PROEN e HIDRODEX, deixando milhares de trabalhadores desempregados. Citando, como exemplo, a falta de intervenção para manutenção e limpeza dos poços, os representantes sindicais questionaram, ainda, se não seria objetivo da Petrobrás abandonar, gradativamente, a produção em terra para concen-

trar esforços no pré-sal. Os dois tópicos foram respondidos pelo diretor de maneira considerada insatisfatória. “Os contratos se encerram” foi o argumento encontrado por Formigle para responder à primeira pergunta. Quanto à possiblidade de abandonar gradativamente a produção em terra, o diretor absteve-se de responder, afirmando que “é necessário que os trabalhadores ajudem a aumentar a eficiência potiguar”, e que, iria “fazer um levantamento sobre a situação da manutenção dos poços para tratar em uma próxima reunião”.

luto

Motta divulga nota de pesar por João Pedro O deputado estadual Ricardo Motta divulga nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Guamaré, João Pedro: - Transmito aos familiares e, principalmente ao povo de Guamaré, irrestrita solidariedade pela morte do líder político e ex-prefeito João Pedro Filho, ocorrida na noite de quarta-feira, dia 17 de julho, em decorrência de problemas cardíacos. - A trajetória na vida pública de João Pedro Filho, um

homem de raízes humildes, se confunde com a própria história de Guamaré, terra pela qual dedicou seu amor e realizou inúmeras boas ações. - Chora o povo de Guamaré, especialmente sua população mais carente, com quem João Pedro Filho mais se identificava e convivia, estando ou não no poder. Foi por eles que João Pedro Filho lutou em vida. E são eles quem mais sofrem neste momento de dor e saudade.

De forma recorrente esta coluna vem colocando que a Região Metropolitana encontra-se instituída em Lei Estadual e a vigência dos marcos legais, como é exemplo a Lei dos Consórcios, e no decorrer dos anos os municípios limítrofes estão se agregando, tendo sido assim com Monte Alegre, Vera Cruz e mais recentemente com Maxaranguape e Georgino Avelino. Ocorrer que há mais de três anos, o Conselho Gestor da Região não se reúne, como não houvesse assuntos na ordem do dia de interesse coletivo e público, tais como: mobilidade urbana; tarifas públicas; desenvolvimento com o novo aeroporto de São Gonçalo, a Zona de Exportação de Macaíba e o aterro sanitário de Ceará Mirim. A inércia dos Prefeitos não se justifica, talvez ainda seja o efeito Micarla como Prefeita de Natal não tendo se interessado na articulação e mobilização, como também, o atual Governo Estadual, ressalte-se que no governo anterior de Carlos Eduardo, o mesmo com o Governo do Estado de então articulou um Plano de Desenvolvimento da Região, mas muito abaixo da força do Plano do Seridó que contou com a participação em todo o processo de elaboração de Dom Jaime Vieira, resultando na conclusão do Plano e na instituição da Agencia de Desenvolvimento do Seridó. O Aterro Sanitário de Ceará Mirim está implantado efetivamente há dez anos, desde 2004, tendo a empresa operadora, denominada Braseco iniciado cumprindo o pactuado, após ganhar o processo licitatório, instalando a manta, e cobrindo o lixo recebido de toda a natureza em camadas, estando agora com créditos de ordem financeira com os Municípios. Os municípios ficaram de instalar em seus territórios unidades de reciclagem, enviando para o aterro, tão somente, o que não fosse recuperado, diminuindo o fluxo de transporte do lixo e minorando os transtornos da mobilidade, etapa ainda não cumprida. Os passos seguintes que

não foram dados, causando a problemática atual, em primeiro a lugar a comunidade de Massaranduba e adjacências, encontra-se com toda poluição gasosa de metano, altamente nociva a saúde humana, já chegando os desagradáveis odores até a sede do município de Ceará Mirim. O metano não vem recebendo o tratamento adequado, de queima ou então o seu aproveitamento em energia, que poderia inclusive, beneficiar em forma de compensação a comunidade de Massaranduba, com gás para o emprego doméstico com um preço social. A informação do transporte do lixo que chega há mais de uma tonelada dia recebida pelo Aterro, através de caminhão causa problema de mobilidade para quem transita naquela BR 406, quando o compromisso inicial, e tendo ficado claro nas audiências públicas, seriam realizados, somente, no período noturno. Houve um compromisso de duplicação da BR - 406, no mínimo até o aterro, entretanto, já passado dez anos da implantação e não há qualquer informação da execução da modificação da estrada, que hoje recebe um grande fluxo de transito em virtude da ligação com o Mato Grande e a região Salineira e petrolífera. Os pólos industriais começam a ser implantados pelo Governo do Estado, em Goianinha e existem outras propostas de centros indústrias, com recursos da iniciativa privada, inclusive para os municípios dentro da Região Metropolitana de Natal, diferentemente de Ceará Mirim, que não aproveita o Aterro Sanitário instalado produtor de energia que está sendo completamente desperdiçado. No âmbito do município de Ceará Mirim, com raras exceções individuais, não há uma mobilização coletiva para resolver esta questão do Aterro Sanitário, principalmente, para serem dados os próximos passos que possa solucionar a questão, que passou a ser considerada grave, ensejando aos agentes políticos uma tomada de posição efetiva.


Municipios 4:Potiguar 6 x 3.qxd 26/07/2013 19:33 Page 2

Municípios

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

ordem dos advogados do Brasil

Lucio Teixeira fala sobre exame da OAB Membro da direotia da OAB-RN, Lucio Teixeira concedeu entrevista ao jornalista José Pinto Jr. para o programa Conexão Potiguar. Confira: Para iniciar o bate papo, gostaria de saber um pouco sobre a Audiencia Pública que aconteceu na segunda-feira (22), encabeçada pela Comissão Nacional de Educação Jurídica. O que foi discutido? Em primeiro lugar, gostaria de explicar que essas audiências decorrem com a solicitação, como o Ministério de Educação fez ao presidente do Conselho Federal da OAB, para que apresentassem sugestões para melhorar o ensino jurídico e o presidente Marcos Diniz Furtado, juntamente com o presidente da Comissão de Educação Jurídica, aceitaram logo o desafio e resolveram que em vez da OAB, através da Comissão de Educação Jurídica, formular e apresentar sugestões para o Ministério, deveria abrir para todas as subsexcionais de todos os estados, para que a OAB de cada

estado pudessem discutir entre diretores, professores, alunos e todos os advogados, para que cada um possa dar a sua contribuição Existem várias polêmicas envolvendo o curso, uma inquietação envolvendo a qualidade, sobretudo o resultado do exame de ordem, em cerca de 80% de candidatos que ficam fora. É problema do curso, ou o exame está exigindo demais? Em minha opinião, existem as duas alternativas. O exame não é tão rigoroso mas ao se tornar unificado aumenta a dificuldade. Nas universidades ainda existem a necessidade de ser exigido mais para que o curso seja melhor e tenha melhor preparação para o exame da OAB. Tem que ser um curso que prepare o profissional para exercer o direito, seja na magistratura, no Ministério Público, ou em qualquer área que ele escolher. Se uma universidade prepara o seu estudante para exercer muito bem a sua profissão por via ele vai estar preparando pra o exame.

Lucio Teixeira: “O exame não é tão rigoroso”

mercado

Senac lança oficinas gastronômicas Neste segundo semestre, o Senac lança oficinas gastronômicas inéditas no Rio Grande do Norte, com o objetivo de atender as novas necessidades de mercado potiguar. Os treinamentos ocorrerão em Natal e proporcionam conhecimento específico a um tipo de cultura ou segmento do ramo da culinária, em um curto período de tempo. Com duração de 20h, as capacitações são destinadas a pessoas que desejam adquirir conhecimentos profissionais que buscam se aperfeiçoar nas atividades que desempenham. Para o instrutor de gastronomia do Senac, Rodrigo Santana, a paixão pela gastronomia e o prazer de preparar boa comida motivam muitas pessoas a tentarem experiências na cozinha.

PÁGINA 4

agricultura e pecuária no rn

FAERN comemora liberação de R$ 2,3 mi para cooperativismo O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), José Álvares Vieira, esteve reunido com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, para formalizar o acordo que beneficiará a atividade rural no estado. A reunião ocorreu nesta segunda-feira, 8 de julho, em Brasília. No encontro, o ministro confirmou a liberação de R$ 2,3 milhões para entidades privadas que desenvolvem ações ligadas ao associativismo e cooperativismo. Desse montante, R$ 1,26 milhão será para a região do semiárido brasileiro. Sete instituições, entre elas a FAERN, foram beneficiadas pelo Ministério da Agricultura com o ato. “O objetivo é estimular e ampliar o conhecimento de nossos produtores rurais. Com isso, eles saberão da importância do cooperativismo e associativismo, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade social e econômica, como é o caso do semiárido potiguar”, afirmou José Vieira. Para o ministro Antônio Andrade, o cooperativismo

é um dos segmentos mais importantes no País para a geração de emprego e renda. “Precisamos criar atrativos para o pequeno produtor se fixar no meio rural. Nós atingimos, este ano, um recorde de US$ 100 bilhões na balança comercial. As cooperativas possuem um papel fundamental nestes números devido a sua força multiplicadora”, salientou Andrade. As chamadas públicas foram feitas em 2012 pelo Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural da Secretaria de Desenvolvimento e Cooperativismo do Mapa (Denacoop/SDC/Mapa) para apresentação dos projetos de estímulo e promoção ao cooperativismo. De acordo com o presidente da FAERN, as entidades selecionadas irão utilizar os recursos para organizar o sistema cooperativo, capacitar jovens produtores e criar novas cooperativas. “A nossa luta será desenvolver políticas públicas que incentivem o produtor rural a se associar. O trabalho cooperativo diminui os custos da produção e eleva a renda final”, ressaltou Vieira.

lajes

Benes participa de lançamento de programa de saúde bucal O prefeito de Lajes, Benes Leocádio participou, no Centro de Convivência de Idosos, do lançamento do programa Saúde Bucal no município de Lajes. Este programa é uma parceria do ministério da saúde e prefeitura de Lajes. A execução será através da Secretaria Municipal de Saúde, que tem uma previsão de atendimento de 50 próteses dentarias mensais. O município terá 90 mil reais para a execução do programa durante um mês.

Segundo o prefeito Benes, esta é uma grande conquista do nosso município. Depois da luta pela reabertura do hospital maternidade, da recuperação do posto de saúde da praça da matriz, implantação do SAMU em nosso município, vamos continuar avançando. Já estamos licitando a ampliação do posto de saúde Mariana Gomes, posto de saúde da Cohab, aquisição de mais uma ambulância e mais um carro para os transportes profissionais da zona rural.


Municipios 5:2.qxd 26/07/2013 19:37 Page 2

MUNICÍPIOS

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

problema

PÁGINA 5

Queda no repasse dos royalties Claudino Leite prejudica ações em Ielmo Marinho claudinoleite@bol.com.br

EVANGÉLICOS EM ASCENSÃO

A Prefeitura de Ielmo Marinho deixou de receber, desde o mês de junho, quase 50% do valor que era arrecadado com o repasse dos royalties, se compararmos os valores com o mesmo mês do ano passado. A queda na arrecadação municipal deve se estender pelos próximos meses e não há expectativa de retorno à normalidade. Com o déficit de arrecadação, o Executivo teve que refazer cálculos e redesenhar os planejamentos de investimento em áreas importantes como saúde e educação. "Fomos surpreendidos pela queda tão brusca. Infelizmente tivemos que repensar algumas ações que estavam planejadas", comentou o prefeito Bruno Patriota. A discussão que envolve o Município de Ielmo Marinho x ANP diz respeito ao enquadramento no Município no rol de recebedores de royalties. O Município entendia e entende que é afetado por operação de embarque e desembarque porque

Prefeito Bruno Patriota com populares durante evento possui city-gate (ponto de entrega às concessionárias de gás natural) em seu território, a ANP sempre defendeu que tais equipamentos não são estações de embarque e desembarque, por isso em 2002 se negou a continuar o pagamento dos royalties pagos desde 1997. O Município moveu ação judicial para reverter esse entendimento e obteve decisão judicial para reestabele-

cer o pagamento, decisão esta vigente até os dias atuais. A nova lei dos royalties, Lei 12.734/2012, no parágrafo §7º do art. 42-B, deixou a questão clara, o equipamento do Município é estação de embarque e desembarque. De acordo com essa nova lei todos os Municípios que possuem city-gate foram incluídos na partilha dos royalties. Contudo, a vigência da lei,

especificamente do art. 42-B (que trata do city-gate), foi suspensa por decisão da Ministra Carmén Lucia do STF, na decisão na ADIN 4917. Enquanto isso, de acordo com o prefeito Bruno Patriota, a equipe de administração da Prefeitura de Ielmo Marinho estuda a melhor forma de gerenciar os recursos disponíveis sem que haja a queda nos investimentos mais importantes para a população. "Estamos reajustando as finanças para que haja economia, mas sem prejudicar as ações planejadas. Esperamos que tudo volte à normalidade", colocou. Números Em junho de 2012, o montante do repasse de royalties atingiu a quantia de R$ 1.177.377,95. Já em junho desse mês, o repasse foi de R$ 637.557,85, ou seja, uma queda equivalente a 45,84%. “Esse é um cenário desfavorável e é preciso que a população entenda a situação”, sublinhou o prefeito.

extremoz

Sindicato

SINTE/RN participa audiência com secretária de educação Em audiência com a secretária municipal de educação, no último dia 23, a direção do SINTE/RN confirmou a implantação dos 10% no salário do mês de julho, além do pagamento dos processos de promoção e progressão publicados referentes ao período de 2009 a 2012. Na reunião foi tratado ainda do envio da lei que determina a data base da categoria para a câmara municipal. A secretaria assegurou que isso está sendo encaminhado. Já sobre a gestão democrática, a direção do Sin-

dicato alertou para boatos de que existe uma conversa do adiamento das eleições para março de 2014. Antes mesmo da secretaria se posicionar, o SINTE/RN reiterou que não aceitará qualquer mudança. A secretária disse que o esforço na reformulação da lei de gestão deve ser feito para que tudo ocorra dentro do cronograma previsto no termo de compromisso. Outro assunto tratado foi o pagamento da carga suplementar aos educadores infantis que entram no 4º mês sem receber o paga-

mento. Serão constituídos processos já que o plano de carreira não versa sobre essa situação. Ainda assim, foi indicado pela secretária um possível pagamento nos próximos 15 dias. A direção do Sindicato vai continuar cobrando o pagamento, uma vez que por motivos de recursos alguns servidores já deixaram de comparecer ao trabalho. A direção do SINTE/RN continuará acompanhando a execução do termo de compromisso e buscando respostas para os pontos pendentes.

POTIGUAR NOTÍCIAS Anuncie já | 3272.1919 - www.potiguarnoticias.com.br

Audiência pública debate CAR A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realizou no dia 24 no auditório do Centro de Eventos Marista, audiência pública para discutir a implantação do “Centro de Alto Rendimento – Car das Américas”, presidida pelo secretário, Fábio Góis. A audiência pública faz parte do processo das concessões necessárias para autorização de construção do complexo esportivo. O evento contou com a presença do prefeito Klauss Rêgo, secretário de Agricultura, Adriano Veras, Isa Lúcia, secretária adjunta de Meio Ambiente e Urbanismo, secretário adjunto de Transporte, Newton Pereira Filho, presidente do Car das Américas, Mateus Moreira, diretor da Ambiance, Kleper Brito, representantes comunitários e o povo em geral.

O papa Francisco iniciou segunda-feira, 29 de julho último, suas viagens a outros países na condição de pontífice para o Brasil com maior número de católicos do mundo, mas no qual sua Igreja perde terreno para os evangélicos, que além de fiéis conquistaram peso político. O Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, aponta que a Nação Brasileira é um “mercado religioso” com cerca de 190,7 milhões de pessoas, no qual desde 2000 avançam sem cessar os cultos evangélicos, que na primeira década do século XXI aumentaram seu número de adeptos em mais de 61%.

PRIMEIRO EVANGÉLICO Para os menos informados, o primeiro deputado estadual evangélico do RN foi o Rev. Sebastião Gomes Moreira, da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Natal, situada na Rua João Pessoa – Cidade Alta, nos 50, que foi um exemplo de cristão honrando o evangelho no parlamento potiguar.

TV GÊNESIS O vereador e médico evangélico, Albert Dickson, da Assembleia de Deus em Natal, é o representante da TV Gênesis em Natal, canal fechado 41. A Gênesis apresenta na sua grade de programação informes das áreas evangélica e médica, especificamente a sua especialidade: a Oftalmologia.

CONGRESSO DE MULHERES

Cerca de 1.200 mulheres compareceram ao 1º Congresso de Pastoras e Líderes do Estado realizado na Assembleia de Deus Bom Retiro, nos dias 10 e 11 de maio, tendo como oradora a ministra Helena Tanure, da Igreja Batista de Alagoinha, em Belo Horizonte (MG) e vocalista do Ministério Diante do Trono Promovido pela Associação dos Pastores do Rio Grande do Norte (APRN), o tema do evento foi “Mulheres Prontas para Servir”. As bandas Vitória Cristã e Comunidade Evangélica ministraram louvor e adoração, contagiando e alegrando os corações.

VOTO DE PESAR O presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), doutor Valério Mesquita, integrante da irmandade cristã consignou em ata dos seus trabalhos voto de profundo pesar pelo falecimento do Presidente de Honra da Assembleia de Deus no RN, pastor Raimundo João de Santana, reconhecendo a sua destacada liderança no seio evangélica do Estado, além de suas excelsas qualidades pessoais e espirituais.

DILMA ROUSSEFF

A alta mandatária da Nação Brasileira rezou e chorou ao receber em seu gabinete as cantoras evangélicas levadas pelo ministro da Pesca e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), Marcelo Crivela. Ela, foi surpreendida mais pela reza do que o choro.

REVISTA Saindo a revista “Aliança”, nº 02, edição 04, editada pelo colega jornalista Francisco Francerle. O exemplar é de caráter interdenominacional, sendo exibido com papel couchê e policromia, Nela, são focalizados reportagens com igrejas evangélicas do Estado, artigos, coluna social, política, entre outras. Um belo trabalho.


Municipios 6:2.qxd 26/07/2013 19:46 Page 2

PÁGINA 6

POTIGUAR NOTÍCIAS

Municípios

Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

Rômulo Prefeitura de São Gonçalo realiza Estânrley mutirão de combate à dengue Marcos do PSOL fez parte da saúde

romulochargista@gmail.com

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante realizou na quarta-feira (24), mais uma edição do mutirão de limpeza pública e combate à dengue. O evento foi realizado nos bairros de Cidade das Flores e Cidade das Rosas. A ação contou com a participação de outros órgãos da gestão municipal como as secretarias de Serviços Urbanos, Comunicação e Eventos, Departamento Municipal de Transportes, Fundação Cultural Dona Militana e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Além do trabalho educativo, feito com alunos da rede pública de ensino pelo setor de Vigilância e Saúde da SMS, o mutirão leva o

comissão de mediação

Profissionais da saúde realizam programa de combate a dengue em São Gonçalo do Amarante trabalho intensificado dos agentes de endemias, a atuação das equipes de limpeza e iluminação pública e a

mobilização da população com orientações em carro de som e panfletos sobre como evitar os focos do mos-

quito Aedes Aegypti e os riscos da dengue.

nova deCisão

Prefeita cassada de Equador volta ao cargo

Noeide Sabino volta ao cargo por determinação judicial

Durou apenas 16 dias a cassação da prefeita da cidade de Equador, Noeide Sabino (DEM). Na quinta-feira, 25, o Tribunal Regional Eleitoral decidiu, por 4 votos a 3, que a prefeita retorne ao Cargo. Noeide e seu vice Joady Gomes haviam sido cassados no último dia 2 de julho, acusados de abuso de poder econômico. Noeide e Joady recorreram da decisão. O julgamento, iniciado na semana passada e paralisado após um pedido de vista do juiz Verlano Medeiros foi retomado hoje com o voto favorável de Verlano a prefeita. Também votaram a

favor da prefeita Amilcar Maia, João Batista Rebouças e Carlo Fernandes. Contrários a volta de Noeide votaram o relator do processo Artur Cortez Bonifácio e ainda Nilson Cavalcanti e Francisco Eduardo. Noeide e Joady foram processados na Justiça Eleitoral pelo Ministério Público Eleitoral por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2012. Com a decisão, Noeide e Joady reassumem seus cargos, até o recurso que pede a anulação da sentença da 24ª Zona Eleitoral ser apreciado pelo TRE.

Passados 33 horas com exaustivas reuniões de negociação (sem a presença do prefeito Carlos Eduardo) – e sem ter todas as reivindicações atendidas – os permissionários de transporte alternativo de Natal, que haviam ocupado a Prefeitura de Natal desde às 7h30 da quarta-feira, desocuparam o prédio, no final da tarde de quintafeira, dia 25. Os veículos que interditavam a Rua Ulysses Caldas foram retirados logo em seguida. O vereador Marcos Antônio (PSOL) apoiou o movimento da categoria e acompanhou todo o processo de negociação, como membro de uma comissão de mediação, que foi composta também por outros vereadores. Ele participou de uma reunião na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), no final da manhã do dia 25, em que apontou equívocos do projeto de transporte público elaborado pelo Poder Exe-

cutivo Municipal, na presença do secretário Chefe da Casa Civil, Sávio Hackrdat, e do procurador geral do município, Carlos Castim, além de representantes da entidade. Marcos defende que é preciso contemplar a categoria, pois muitos estão prejudicados. Segundo o vereador, desde fevereiro deste ano que os permissionários vêm tentando uma audiência com Carlos Eduardo, ao emitirem 17 ofícios sem terem sequer respostas. “Eles não têm mais o que perder”, falou, apoiando a decisão da categoria pela ocupação. O mote da reunião na OAB era a desocupação do prédio, pois a procuradoria geral do município havia ingressado com pedido de reintegração de posse e que foi expedido ainda na quarta-feira, pelo juiz da 3ª vara da Fazenda Pública de Natal, Geraldo Antônio da Mota.

Tribunal de ConTas

TCE aprova com ressalvas contas de Rosalba O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou, com ressalvas, as contas do governo Rosalba Ciarlini (DEM), referentes ao ano de 2012. A conclusão do relatório (leia a íntegra AQUI), assinado pelo conselheiro-relator Renato Costa Dias, apontou uma série de inconsistências na apresentação do movimento financeiro do Executivo. Uma dessas inconsistências, listadas no parecer prévio do TCE, foram os baixos investimentos em saúde pública realizados pelo Gover-

no do Estado. O valor aplicado em 2012 foi de R$ 17,7 milhões, praticamente igual ao investido em 2010 (R$ 17,3 milhões). De acordo com o relatório, isso “caracteriza a baixa prioridade” do governo estadual com a saúde pública, como se lê na página 162, no item “k” do relatório do TCE. Ainda segundo o relatório, o governo também maquiou os números para cumprir as exigências constitucionais e legais com relação aos gastos em educação.

O adeus a Abel

Governadora Rosalba Ciarlini teve contas analisadas pelo TCE

No último dia 21, Macaíba perdeu Abel Lima Neto, popular motorista de ônibus. Abel, que tinha pouco mais de 50 anos, foi um grande desportista macaibense, tendo atuado em times locais de Macaíba. Nasceu em Ipanguaçu e nutria uma verdadeira paixão por sua região natal, especialmente Assu. Segundo Francisco Alexandre, “Abel era uma dessas pessoas que deveria existir em grande quantidade em qualquer parte do planeta, principalmente em Macaíba: amigo e sempre disposto a colaborar, em ajudar, a quem podia, sem medir sacrifícios”. Deixou a esposa Claudeíse, filhos e neta. Se vivo estivesse teria aniversariado no último dia 26 de julho. Na data, foi celebrada a missa de 7º dia pelo seu falecimento, no Conselho Comunitário do Conjunto Alfredo Mesquita Filho (próximo à quadra).


Municipios 7:2.qxd 26/07/2013 21:21 Page 2

Municípios

POTIGUAR NOTÍCIAS

Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

patrimônio cultural

PÁGINA 7

Frontal do cemitério de Arez ganha destaque nacional A data de 17 de julho é um marco histórico para Arez. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com a presença de seu superintendente e de várias autoridades faz o lançamento oficial de emissão especial de selo “Cemitérios Brasileiros – Patrimônio Cultural”. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Arez, na pessoa do seu prefeito, Antônio Braúlio da Cunha, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Cultura, na pessoa de seu secretário, José Gomes da Silva. Em sessão solene o evento teve lugar na Praça da Saudade, no dia 17, localizada na frente do cemitério da cidade, local onde se realiza também a “mostra cultural”, nos dias 15, 16 e 17, com uma vasta exposição explorando o tema da cultura e da arte da terra. É coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, tendo à frente a secretária Joelma Marques. O famoso Frontal do Cemitério Histórico de Arez

foi tombado como patrimônio Histórico Nacional no ano de 1962, pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN), que passou a ser desde então o “Único frontal de cemitério tombado no Brasil.” Segundo o historiador Câmara Cascudo, em sua Acta Diurna sobre a “igreja de Arez”, relata que “em 1882, Frei Herculano, missionário da Ordem de São

Francisco, que ficara famoso por construir em diversas cidades por onde passou igrejas, cruzeiros, e cemitérios. Em Arez construiu o Cruzeiro e o Frontal do Cemitério além de ter remodelado a Igreja de São João Batista. Ainda segundo Câmara Cascudo, frei Herculano construiu a frontaria do Cemitério de Arez, com estilo barroco enramalhetado e sedutor. Jeane Nesi(Patri-

mônio Cultural do Rio Grande do Norte – 2007:05) por sua vez, ressalta que Frei Herculano optou por reviver no frontal do Cemitério de Arez , o rebuscado estilo Rococó, já então fora de uso. Cascudo cita o Frontal do Cemitério de Arez em verdadeira louvação como “beleza”, “notável obra”, “agrada sempre os que dispensam de olhar devagar”, “um dos elementos mais su-

Saúde é levada a sério agora em Arez

gestivos do nosso Patrimônio Artístico”, “não há outro modelo em todo Rio Grande do Norte,” “o conjunto é inesquecível”, “Imagens preciosas”, “digno de visita”... No ano de 1946, Câmara Cascudo, discorrendo para sues leitores, no jornal A República sobre o frontal do cemitério, apresentava o nome da cidade como a pequenina Arez, doce silencio-

Conheça um pouco da história do município Arez (ortograficamente o correto é Arês) é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte localizado na microrregião do Litoral Sul. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 11.379 habitantes. Área territorial de 113 km². Limita-se com os municípios de Nísia Floresta e São José de Mipibu (norte), Espírito Santo (leste),

O município de Arez, a 58 km de Natal, tem há menos de cinco meses uma nova gestão. Por decisão judicial, saiu o então prefeito Dr. Erço Paiva e entrou o atual prefeito Braulio Cunha. Desde então, a administração municipal, que estava paralisada, passou a existir de fato, inclusive na área de saúde. O hospital Dr. Juca foi pintado e higienizado. Foram adquiridas pela atual gestão macas, cobertores, ar condicionado, equipamentos modernos, que permitem a economia de energia,

recuperação do laboratório, aquisição de remédios para a farmácia. “O hospital estava realmente sucateado. Estava faltando tudo, mas agora está funcionando nos últimos quatro meses. Logo, era apenas uma questão de gestão”, afirma a secretária de Saúde, Maria do Socorro Cunha. Segundo Ruben Cunha (Rubinho), que é chefe de gabinete do prefeito, o hospital está sendomuito bem conduzido pelo diretor José Aristóteles Neto, inclusive realizando vários tipos de cirurgias.

sa, acolhedora, com seu ar amável de estação de cura ou sanatório para repouso. Portanto, a cidade de Arez está hoje de parabéns e orgulhosa por ser destaque nacional e o seu mandatário maior, o prefeito Antônio Bráulio da Cunha, desejou, em nome de todos aresenses, na condição de anfitriões, as boas vindas a todos que nos visitam neste dia.

Goianinha e Tibau do Sul (sul) e Senador Georgino Avelino (oeste). A sede do município está a 6° 11’ 40” de latitude sul e 35° 09’ 37” de longitude oeste. A altitude é de 52 m acima do nível do mar e a distância rodoviária até a capital é de 58 km. Ainda de acordo com o IDEMA, o solo da região é do tipo areias quartzosas distróficas e latossolo vermelho amarelo distrófico. O solo tem aptidão regular para lavoura, disponível para dois cultivos ao ano. É apto para culturas de ciclo longo como algodão arbóreo, sisal, caju e coco. Terras indicadas para preservação da flora e da fauna. De acordo com dados do IPEA do ano de 1996, o PIB era estimado em R$ 30,56 milhões, sendo que 44,3% correspondia às atividades baseadas na agricultura e na pecuária, 54,2% à indústria (principalmente usinas de beneficiamento de açúcar) e 1,5% ao setor de serviços. O PIB per capita era de R$ 2.686,87. Em 2002, conforme estimativas do IBGE, o PIB havia evoluído para R$ 75,654 milhões e o PIB per capita para R$ 6.650,00.


Municipios 8:Potiguar 6 x 3.qxd 26/07/2013 19:47 Page 2

Cidades

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

atuaçãO

Rafael Motta representa jovens parlamentares na Jornada Mundial da Juventude O vereador de Natal, Rafael Motta, viajou ao Rio de Janeiro na sexta-feira (26) para participar da Jornada Mundial da Juventude. Ele representou os jovens parlamentares na Vigília e na Missa de Envio que será celebrada pelo Papa Francisco, no Campus Fidei (Campo da Fé), em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Rafael é uma das 750 pessoas que assistirá às celebrações de cima do palco onde ficará o Papa. Rafael Motta participa da programação da JMJ a convite do padre Sávio da Costa Ribeiro, coordenador Nacional da Semana Missionária – JMJ – Rio – 2013 e do pároco

de Candelária, padre Júlio. A JMJ marca a primeira visita do papa Francisco ao Brasil desde que assumiu o pontificado, em março deste ano. Durante o evento, que ocorre da terça-feira até o próximo dia 28, são esperados mais de 2,5 milhões de jovens católicos no Rio de Janeiro. No sábado (27), o vereador participar da Vígília e no dia seguinte, às 10h, ele estará também na Missa de Envio. Será nesta missa que o Santo Padre anunciará onde acontecerá a próxima Jornada Mundial da Juventude e deixará sua mensagem final aos jovens que participam da jornada.

sOlidariedade

Casa Irmã Gabriela completa oito anos e realiza almoço Em funcionamento desde 2005, e disponibilizando 40 leitos de forma gratuita para pacientes carentes do interior do Estado que vem se submeter aos tratamentos na Liga Contra o Câncer, a Casa de Apoio Irmã Gabriela completou oito anos dia 25, e comemorou com um almoço para todos os seus voluntários, pacientes e

parceiros da Liga. Instituição sem fins lucrativos, a Casa de Apoio é administrada pela Rede Feminina Contra o Câncer, e tem como missão oferecer uma estada confortável, disponibilizando alimentação, transporte e o suporte de toda a equipe multidisciplinar da instituição aos pacientes em tratamento.

Obras

Vereador por Natal Rafael Motta representou jovens parlamentares

OpOrtunidade

Unidades de saúde são ampliadas em Passa e Fica

infOrmaçãO

Prefeitura de Goianinha abre 431 vagas em concurso público A Prefeitura Municipal de Goianinha abre 431 vagas no quadro permanente em concurso público para cargos diversos de níveis fundamental, médio e superior, sendo que 5% das vagas serão destinadas aos portadores de deficiência. A empresa responsável pelo certame é a Fundação Vale do Piauí (Funvapi). Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período. As inscrições são feitas exclusivamente através do site www.funvapi.com.br, das 8h de 29/07/2013 até às 23h59 de 18/08/2013. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35 (Nível Fundamental), R$ 50 (Nível Médio/Técnico) e R$

PÁGINA 8

70 (Nível Superior). A prova objetiva composta por 40 questões será realizada em Goianinha em 22/09/2013. Haverá também prova de títulos para o cargo de Professor. As informações detalhadas sobre este concurso estão disponíveis no edital, no site da Funvapi e que será publicado no Diário Oficial do Município, desta quarta-feira (24). Concurso anterior Em abril do ano passado, quando a Prefeitura divulgou edital para o concurso público, a Promotoria do Município recomendou o cancelamento do certame, por conta da modalidade Pregão, escolhida na licitação da empresa organizadora. Desta vez, a

Prefeitura de Goianinha mudou a modalidade, agora a escolha foi através da Tomada de técnica e preço, resultando como empresa organizadora a Funvapi. Os candidatos que se inscreveram no concurso do ano passado foram informados sobre a devolução do valor da taxa de inscrição. Cada um deles entrou em contato com a Prefeitura e foi ressarcido. Através de decretos, a Prefeitura de Goianinha prorrogou o prazo de devolução da taxa até 07/07/2013. Ou seja, a inscrição do concurso anterior não vale para o concurso atual, mesmo que o candidato não tenha requerido a devolução da taxa.

TV Assembléia terá novidades em agosto A TV Assembleia irá abrir espaço na sua programação para veicular o evento Quinta Jurídica, produzido pela Escola de Magistratura Federal no Rio Grande do Norte. No último dia 22, o diretor da entidade, o juiz federal Marco Bruno esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta (PMN) e com o diretor da TV Assembleia, Maurício Pandolph para apresentar a estrutura do evento. O primeiro programa irá abordar o tema Previdência Social. Segundo o juiz Marco Bruno, trata-se de evento mensal para debater temas jurídicos sob uma perspectiva social. “Não usamos muitos termos técnicos, pois nossa intenção é promover um diálogo mais abrangente e acessível”, afirmou.

Placa com informações sobre as obras em uma das unidades

Com recursos do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal de Passa e Fica, quatro unidades Básicas de Saúde estão sendo ampliadas nas comunidades de Lagoa do Cipoal, Fernando dos Inácio, Fernando da Pista e Barra do Geraldo. A ampliação estrutural e a colocação de novos equipamentos irão dar melhores condições aos profissionais de Saúde e aos pacientes que bus-

cam as Unidades Básicas na busca da prevenção e cuidados com a saúde. A data para a conclusão destas ampliações é 03 de outubro de 2013 e as obras seguem a todo vapor para cumprir o prazo estabelecido e não prejudicar o atendimento dos pacientes. Recursos na ordem de 387.794,63 (trezentos e oitenta e sete mil, setecentos e noventa e quatro reais e sessenta e três

84 3272-2071 Av. Ten. Ferreira Maldos, 272 - Centro - Parnamirim - RN


Parnamirim Capa:2.qxd 26/07/2013 19:03 Page 2

www.potiguarnoticias.com.br

Parnamirim

››

entrevista

Parnamirim, 29 de julho de 2013 - segunda-feira

Carlos Maia

presas que contratarem com o poder público municipal a titulo de construção civil, limpeza urbana e recolhimento de lixo, elas tenham um percentual de 5% de ex-presidiários, de pessoas egressas de preferência do sistema prisional potiguar, justamente para que o poder público incentive que aquela pessoa não volte ao mundo do crime. Afinal, todos merecem uma segunda chance.

Eu vi através das redes sociais que o senhor interveio através de um megafone durante a ocupação da Câmara de Parnamirim, negociando com os manifestantes. Me conte como foi? Como foi noticiado, fizemos uma comissão para receber os manifestantes como forma de fazermos alguma negociação diante da pauta que eles apresentaram e eu e mais três colegas fomos responsáveis por fazer essa negociação com os demais jovens que estavam no prédio.

Quando você apresenta esse projeto para as pessoas da maioridade (melhor idade), de 50 anos, percebe que há uma discriminação no mercado de trabalho em relação às pessoas de mais idade? Bem, esse projeto de conceder as empresas contratadas pelo município a contratar pelo menos 5% dos funcionários com mais de 50 anos, justamente pois para o setor privado essas pessoas já não são tão atrativas, mas sabemos que uma pessoa de 50 anos ainda está em sua plena capacidade física, mental e intelectual para desenvolver qualquer trabalho. E é um grande prejuízo para a pessoa com 50 anos não ser aceita pelo setor privado como mão de obra. Muitas vezes elas são qualificadas, mas há um medo por parte das empresas, de contratá-las e muitas vezes esse pessoal falta pouco tempo de contribuição para o benefício previdenciário. Então, a solução mínima é que o poder público interfira nessa questão para que pelo menos 5% dos funcionários dessa empresa que goze de alguma forma de incentivos fiscais do município de Parnamirim, que eles possam contratar e eu conto com a sociabilidade do prefeito para que ele sancione a lei.

E depois terminou tendo um quebraquebra, uma parte dos jovens não estava aberto ao diálogo, enquanto a maioria me pareceu estar. A manifestação é um direito de todo cidadão. É um instrumento que a sociedade tem para fazer pressão, de pressionar e demonstrar que não concorda com os rumos que o estado, o município ou o país está tomando, mas infelizmente algumas pessoas se infiltram nesses movimentos sociais e acabam cometendo crimes, muitas vezes crimes graves, contra o patrimônio público, por exemplo. E eu creio que serão tomadas as providências contra essas pessoas.

Qual sua avaliação dos trabalhos da Câmara Municipal nesse primeiro semestre? Digo isso porque ela está em recesso, voltando dia 15 de agosto. O balanço feito é extremamente positivo. A Câmara de Parnamirim (é bom até que seja divulgado) debateu diversos temas, fizemos diversas audiências públicas, inclusive com a questão do transporte público. Foram feitas duas audiências públicas com representantes de todos os seguimentos da sociedade civil e do poder público. Algumas medidas deixaram de ser tomadas pois ultrapassam a competência e a atribuição dos vereadores. No caso dos transportes públicos, dependemos do Governo do Estado. Mas o

Pág. 3

“a desativação do aeroporto será um grande prejuízo para Parnamirim”

Em entrevista ao jornalista José Pinto Júnior para o Potiguar Notícias, o vereador por Parnamirim Carlos Augusto Maia falou sobre seu mandato, Legislativo e política de modo geral. Confira:

Inclusive, tira-se o brilho do movimento, da democracia... É. Um movimento que é legítimo, passa a ser até mal visto por parte da sociedade, por conta daqueles manifestantes que excederam o direito de expor suas ideias.

Festa do Sabugo foi sucesso e resgatou uma tradição

que a Câmara fez e foi extremamente positivo, foram diversas leis aprovadas. Você pode destacar algumas? Desde a legislação da questão de combate ao mosquito da dengue, criar cotas para as empresas que contribuíram com o poder público contratando ex-presidiários, de minha autoria. E diversos outros temas, como educação de acordo com os limites da lei de responsabilidade fiscal e diversos outros temas. A questão do Aeroporto também foi debatida? Bastante debatida. Inclusive, foi tema de audiência pública com representantes da ANAC, da INFRAERO, deputados federais estiveram presentes para debatermos o que será feito do Aeroporto a partir de 12 de abril do próximo

ano, data prevista para sua desativação Faltam nove meses, então... Eu creio que não irá desativar assim de uma vez, mas foi bastante discutido porque tem a questão dos empregos dos vários envolvidos que trabalham naquele aeroporto. E será um grande prejuízo para o município de Parnamirim. Em relação à oportunidade para os expresidiários, o governo federal tem um projeto nessa área, não é? De incentivar as empresas a darem oportunidades, impedindo que essas pessoas voltem para o crime. Isso. Inclusive a própria lei de execuções penais prevê que o preso, em regime aberto ou semiaberto, pode trabalhar. E esse projeto que eu apresentei na Câmara para as em-

Você já conversou pessoalmente com ele sobre a lei? Eu já apresentei a lei e agendei uma conversa, mas creio que se ele entender que é constitucional, ele vai sancioná-la. Para o próximo semestre, quais os principais desafios da Câmara em sua opinião? Eu creio que a grande espectativa é que sejam tratados assuntos sobre políticas públicas para a Região Metropolitana. Não dá mais para pensar só em Natal e só em Parnamirim, Extremoz, Macaíba. Nós temos que desenvolver projetos que contemplem a RMN. A questão do transporte, ela pode ser barateada se pensarmos em um projeto que contemple a RMN, quando então teríamos de repente tarifas unificadas. É preciso políticas públicas voltadas para a região metropolitana.


Parnamirim 2:2.qxd 26/07/2013 19:10 Page 2

PÁGINA 2

Parnamirim

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

"O escritor não precisa de liberdade econômica. Tudo de que ele precisa é de um lápis e algum papel".

"Minha fúria odiosa já tá na agulha" Karina Buhr

William Faulkner

1º Campeonato de futebol de Parnamirim tem início

O que se diz em Parnamirim... Que o sebo Zahir, que fica na Praça Paz de Deus, no centro de Parnamirim, está se tornando uma espécie de centro cultural na cidade.

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer deu início no domingo (28), o 1° Campeonato de Futebol de Parnamirim 2013 nas categorias Master & Adulto. A abertura será no CT do América com o método “torneio-início” envolvendo todas as equipes inscritas. Na oportunidade, será homenageado o desportista Epitácio Cândido de Brito, pelos 40 anos consecutivos pelos bons serviços prestados ao futebol parnamirinense. O evento tem continuidade até o final de dezembro, sempre nos finais de semana.que haverá uma premiação simbólica, através de medalhas e troféus. Serão realizados 36 jogos na categoria Master e 49 jogos na categoria Adulto.

Irani no Alpendre

Que o vereador natalense Jacó Jácome, que é evangélico, tem muitos amigos e simpatizantes em Parnamirim.

O vereador parnamirinense Irani Guedes será o entrevistado do programa No Alpendre do PN na próxima quinta-feira, dia 1 de agosto. O programa é uma parceria do PN com a rádio 87.7 FM. Ele será sabatinado pelos repórtes José Pinto Junior, Cefas Carvalho e Marina Cardoso e falará sobre seu mandato, política e Parnamirim.

Notas da Casa Durval Paiva Caravanas do Diagnóstico Precoce A Casa Durval Paiva com a parceria da BM&F Bovespa, através da Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA), percorrerá a partir deste semestre todo o Rio Grande do Norte com a Caravana do Diagnóstico Precoce, informando a população sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. É PIQUE... É PIQUE! Nesta sexta-feira, 26, houve a festa dos aniversariantes do mês na Casa Durval Paiva, com direito a bolo, refrigerante, presentes, muita brincadeira e alegria. SEJA UM VOLUNTÁRIO Um dos trabalhos desenvolvidos pelo setor de informática na Casa Durval Paiva é a inclusão digital de pacientes e acompanhantes. O setor está precisando de voluntários que queiram ajudar e abraçar a causa. DURVAL PAIVA – 18 ANOS CELEBRANDO A VIDA A diretoria da Casa Durval Paiva é composta por Rilder Flávio Paiva Campos, Daniella Fernandes Paiva, Rilma de Fátima Paiva Campos Lima e Sueli de Almeida Câmara, fundadores da instituição, que continuam a desenvolver um trabalho totalmente voluntário até hoje na Casa.

Qualificação de professores

Gestores e professores de salas multifuncionais da rede municipal de ensino participaram dia 26, no auditório da UnP, no bairro de Santos Reis, do curso de formação continuada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no programa Centro Avançado de Saúde EscolarCASE. O programa visa promover a integração interinstitucional entre Saúde e Educação nas tarefas multidisciplinar e interdisciplinar, com envolvimento da escola, família, comunidade e profissionais de Saúde. Com a formação os professores serão orientados a identificar as crianças com dificuldade de aprendizagem e encaminhálas para acompanhamento no CASE.

2º Festival de prêmios no Parque Industrial No dia 4 de agosto haverá o 2º Festival de Prêmios da Associação dos Moradores do Parque Industrial. Será no Espetinho Apodi (ao lado do PETI), na rua Rio Cajupiranga, a partir das 13h. Haverá feijoada e pagode com o grupo Arte Manha. A organização do evento é de Gildemar, Edson, Josué, Miguel do Jornal, Antônio, Nildo do Frango, Bevenuto e André Barbosa. Entre os prêmios, vale compras no valor de R$ 100,00, fogão, ventilador e colchão. A festa tem apoio dos vereadores Irani Guedes e Diniz, do Comercial Pereira, secretário Henrique Costa, Artdigit e Espetinho Apodi Candelária.

Que o pai do padre Murilo paiva, Teodósio Henrique, encontra-se enfermo. A coluna deseja plena recuperação. Que o deputado Agnelo Alves viajará a São Paulo dia 11 de agosto. Segundo Jorge Cunha, vai “servir de cobaia” em relação a um tratamento contra o câncer. Agnelo já venceu a doença três vezes. O secretário de Obras Naur Ferreira muda de assunto, mas cada vez mais é indagado se vai disputar a sucessão de Maurício Marques.

Discussão do PPA Secretários, vereadores e representantes da comunidade de Parnamirim se reuniram dias 24, 25 e 26, em audiência pública, no auditório da Escola Municipal Augusto Severo, para discutir a proposta de Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2014/2017. O instrumento estabelece as diretrizes e metas do Município para os investimentos que serão realizados. Nesta apresentação, a previsão é de investir R$ 320 milhões em ações e projetos de

execução permanente. O PPA foi elaborado numa parceira entre as secretarias municipais, Câmara e outras entidades participantes da gestão. O Plano é preparado a partir dos objetivos estabelecidos pela Constituição Federal e traz em si as ações que estão previstas. A secretária municipal de Planejamento e Finanças, Mara Nôga, explica que esta é a peça mais importante entre os instrumentos técnicos da tríade orçamentária.

Que o presidente da CDL Parnamirim, Marcos Fernandes, mantém o projeto de filiar novos membros à Câmara de Dirigentes Lojistas.


Parnamirim 3:2.qxd 26/07/2013 19:06 Page 2

Parnamirim

POTIGUAR NOTÍCIAS

Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

educação

PÁGINA 3

Escolas e Centros Infantis recebem 9 mil livros para brinquedotecas

-

Maria Vitória, Miguel César, Geyza Gonçalves e Anthonny Juan, alunos do Centro Infantil Eugênia Palhares, no bairro de Santos Reis, foram os primeiros a se divertir com os fantoches, as fantasias, o escorrego e outros brinquedos que a partir da próxima semana serão entregues aos 19 Centros Infantis e mais nove escolas da rede municipal de educação de Parnamirim. Em breve, todas as crianças matriculadas poderão viajar nas estórias contadas nos livros, inventar as próprias aventuras e representar seu personagem preferido, como fizeram agora os quatro privilegiados. De acordo com a secretária Vandilma Oliveira (Educação), cada centro infantil vai receber sete projetos pedagógicos. No primeiro mo-

mento, serão entregues dois: o projeto pilares e a brinquedoteca. O primeiro é composto por fantoches e 180 li-

vros infantis. Já a brinquedoteca vai contar com cesto de livros, livros sonoros, dedoches, puffs coloridos, es-

corrego, casa de bolinhas e tapete pedagógico. No total, foram adquiridos nove mil livros infantis

festa

ação

Arraiá do Sabugo resgata festa tradicional de Parnamirim Uma festa com muita cor, roupas juninas, comidas típicas e boas lembranças. O Arraiá do Sabugo promovido pela Fundação Parnamirim de Cultura e a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SETEL), busca homenagear a tradicional “Festa do Sabugo”, que deixou de existir há mais de 15 anos na cidade. O evento foi realizado de 19 a 20 de julho. Nele, houve quadrilhas juninas, brincadeiras, barracas de artesanato e comidas típicas, apresentações culturais e shows musicais. O presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Haroldo Gomes, diz que o evento celebra a tradição nordestina do período. “Em Parnamirim, existem cerca de 30 arraiás, e grande parte das pessoas que participam, possuem raízes do interior. É uma festa que trabalha com a memória, resgatando valores através da cultura”, conta Haroldo. Dentre as apresentações das quadrilhas juninas, estavam a “Tradição”, “Arroxa o Nó” e a “Rebuliço”, todas da cidade. Os três grupos foram premiados por um edital lançado pela Prefeitura neste ano. Além das quadrilhas, 15 arraiás também foram premiados. Cada arraiá montou sua barraca e

que serão distribuídos entre centros e escolas da rede municipal. O investimento total, entre recursos pró-

prios e do Fundeb, é de mais de R$ 1,5 milhão. Vandilma afirmou que a chegada desse material representa um “sonho” que está sendo realizado pelos professores de Parnamirim. “Nós sempre sonhamos em ver nossas brinquedotecas bem equipadas, com material de qualidade para ser usado pelos professores e alunos. É isso o que está acontecendo agora”, comentou. A entrega do material começa na próxima quartafeira (31). A secretária disse que os outros cinco projetos que integram o pacote pedagógico serão adquiridos e entregues no segundo semestre, incluindo trenzinho da educação, caixa de dvd’s e livros, cantinho da leitura, biblioteca infantil e a bebeteca (biblioteca do bebê).

demonstrou seus trabalhos aos visitantes. O organizador do Arraiá da Rezadeira, Juvanildo da Silva do bairro Bela Parnamirim, diz que o trabalho do grupo vai além da busca de identidade cultural. “Queremos que as pessoas conheçam nosso trabalho de integração com crianças e jovens. Há sete anos, nosso Arraiá tem a preocupação de ocupar a cabeça desses adolescentes com a dança, e esquecerem o mundo da violência. Hoje já são 50 participantes”, afirma Juvanildo. Cerca de 1500 pessoas estiveram presentes no pátio da Igreja Santo Antonio no bairro da Cohabinal. O local contou com estruturas de palco, som, iluminação e segurança para a população. O coordenador de Turismo da SETEL, Paulo Lopes, ex-

plica que o Arraiá do Sabugo é um protótipo de evento que será apresentado ao Ministério do Turismo para ser incluído no roteiro da Copa do Mundo de 2014. “Durante 2013, o Nordeste recebeu 8 milhões e 300 mil em investimentos para eventos juninos no Nordeste. Em 2014, os recursos federais serão maiores, pois a Copa do Mundo será no mesmo período dos festejos juninos. A secretaria está trabalhando para Parnamirim fazer parte do circuito turístico do Estado através do Arraia do Sabugo”, detalha Paulo, que ainda acrescenta, “Dentro do Arraia, queremos adicionar o Trem do Forró, que sairia de Natal até Parnamirim. Com isso, os turistas da copa conheceriam nossas festas”, conclui.

Para quem presenciou de perto a Festa do Sabugo nos anos 90, sente-se feliz pelo resgate da tradição. Francisco Canindé Soares, 43 anos, acompanhou as celebrações quando ainda eram no centro da cidade. Segundo ele, o Arraiá do Sabugo trouxe de volta uma cultura que estava esquecida. “Já vi o Boi de Reis, Jaraguá e os rabequeiros. Hoje meus filhos estão conhecendo nossas raízes, para assim, poder preservá-las”, relata Canindé. A primeira festa do Sabugo aconteceu em 1983, e a última, em 1997. Os shows musicais do primeiro dia de festa foram ‘Forró Namanha’ e ‘Meirinhos do Forró’. Neste sábado, o palco foi comandado por Isaque Galvão e ‘Forró Cabruêra’ da Paraíba, a partir das 21h.

Equipes do TJ e da Educação discutem projeto de Meio Ambiente A secretária de Educação, Vandilma Oliveira, se reuniu na quarta, 25, com a desembargadora Zeneide Bezerra e uma equipe do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Durante a reunião, ocorrida na Secretaria Municipal de Educação, o juiz Valter Antônio Silva Júnior, do Juizado Especial da Fazenda Pública, apresentou o projeto da Comissão Permanente de Gestão Ambiental (Copegam). Na ocasião, ficou decidido que o projeto estará incluído na programação do Justiça na Praça, marcado para o dia 23 de agos-

to, e vai abordar através de palestras e gincanas questões voltadas ao meio ambiente, enfatizando temas como maus tratos com animais e poluição sonora, problemas comuns em Parnamirim. Também foram discutidos outros assuntos referentes às atividades do Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD), da Polícia Militar, e do Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos de Natal (Noade) do TJRN, que irão realizar palestras durante o Justiça na Praça.


Parnamirim 4:Potiguar 6 x 3.qxd 26/07/2013 19:12 Page 2

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

Parnamirim

chance

diretor do Cepe fala sobre ouvidoria Marina Cardoso As ouvidorias existem desde a época da Inquisição, na Idade Média e aqui no Brasil atuaram como um canal de escuta do rei, na época do Brasil Colônia. Em 1986, a Prefeitura de Curitiba criou a primeira ouvidoria pública do país. Após esse feito, elas se multiplicaram pelo Brasil e são atualmente um dos principais meios de aproximação do público de interesse e a equipe de gestão de uma instituição. Durante entrevista ao jornalista Pinto Júnior no programa Conexão Potiguar, Augusto Bragança, diretor do Clube de Empregados da Petrobras (CEPE/Natal) falou sobre a iniciativa pioneira da sua diretoria de

criar uma ouvidoria para os associados. A iniciativa pretende dar mais transparência e aproximar a sociedade da gestão do CEPE. “Faz parte das suas atividades: escutar, manter a integridade do que ela ouviu e manter a credibilidade e confidencialidade de quem trouxe a informação”, explica AuAugusto Bragança, diretor do CEPE gusto. O diretor lembra ainda que a sociedade preci- quem nos consultou. Jasa entender o papel de um mais, portanto, é papel dela canal como esse e o que ele interferir a favor das partes é capaz ou não de fazer: “A em questão”. Ele também ouvidoria ouve, distribui a reforça que o papel da ouviinformação para quem é de doria não é julgar nem direito, cobra o tratamento atuar na resposta, mas simda informação e responde a plesmente fazer a interme-

diação com imparcialidade tendo como missão “ouvir, tratar e responder” e fazer um canal mais rápido de comunicação da sociedade com a gestão de uma entidade como o CEPE. Sobre o CEPE - Inicialmente um clube restrito aos empregados da Petrobras, o CEPE, em 1997, abriu as portas para a comunidade em geral, servindo desde então a todos os munícipes com atividades esportivas e de lazer direcionada a toda circunvizinhança. O clube conta ainda com área verde, área de caminhada, piscinas, parque aquático, academia, convênio de fisioterapia com a UFRN, campos de futebol e há ainda uma diretoria voltada exclusivamente para os aposentados.

PÁGINA 4


Calssificados 1_2.qxd 12/07/2013 16:03 Page 2

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira

ClassifiCados

PÁGINA 1


Classificados 2_2.qxd 12/07/2013 16:04 Page 2

PÁGINA 2

ClassifiCados

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 29 de julho de 2013 - segunda-feira


Calssificados 3_2.qxd 19/07/2013 15:59 Page 2

POTIGUAR NOTÍCIAS Parnamirim - 2 9 de julho de 2013 - segunda-feira

ClassifiCados

PÁGINA 3


Calssificados 4_2.qxd 12/07/2013 16:08 Page 2

PÁGINA 4

ClassifiCados

POTIGUAR NOTÍCIAS

Parnamirim 29 de julho de 2013 - segunda-feira


487