Issuu on Google+


SUMARIO

1- Introdução........................................................................02 2- A Legalização das Drogas no Brasil................................03 3- Política a Favor das Drogas.............................................04 4- Em Busca do Corpo Perfeito...........................................05 5- O Consumo do Álcool.....................................................06 6- Avanço.............................................................................07 7- Má Alimentação...............................................................08 8- Boda de Ouro...................................................................09


INTRODUÇÃO Esse E-book é parte do desenvolvimento do projeto professor aprendiz, na formação de TCs, Os seguintes textos foram produzidos pelos alunos de 1º, 2º e 3º ano da escola Menezes Pimentel, com a colaboração das professoras de Língua Portuguesa Graciela e Ladyjane e a professora de Educação Fisica Daniele.


A LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS NO BRASIL

Alguns brasileiros estão se reunindo para tentar convencer o governo a legalizar o consumo livre das drogas no nosso país. Mas como se pode permitir que algo tão perigoso esteja disponível em todos os lugares como se fosse uma coisa comum, e sabendo as causas e consequências trazidas por esse mal, ainda fazem passeatas para que seja legalizada. Todos os dias vemos famílias sendo destruídas por causa das drogas, pois ao entrar nesse mundo fazem de tudo para suprir seu vicio, roubam, matam, por não mais conseguir dominar seu organismo. Apesar de tudo isso, a cantora Rita Lee em um de seus shows reprime os policias que estavam retirando jovens usuários de drogas, pois a mesma é a favor do consumo de drogas. Mas no meu ponto de vista as drogas não devem ser legalizadas, e também temos que fazer com que revertam essa situação de quem passa por esse problema tão difícil, e trazendo para eles a esperança de uma vida nova.


POLITICA A FAVOR DAS DROGAS As cidades pequenas vivem hoje uma realidade comumente vista em cidades grandes. As maiorias dos jovens estão fazendo o uso descontrolado de drogas em lugares públicos, como por exemplo, escolas, praças e etc. Diante dessa situação temos que voltar nossa atenção para as políticas, que criam projetos que muitas vezes não incluem os jovens que realmente precisam e que infelizmente são os mais afetados pelas drogas. Ultimamente os cidadãos estão convivendo com essa realidade que é cada vez mais frequente nas cidades pequena. Especialistas afirmam que o uso da droga também pode ser acarretado por problemas familiares e pela convivência com pessoas que usam drogas. Portanto para que essa situação seja controlada deveria haver programas que tenham o objetivo de ajudar os jovens e incentiva-los a buscar objetivos para uma vida melhor. Com isso não só os jovens sairiam beneficiados, mas também a sociedade.

Alunos em momento de produção textos


EM BUSCA DO CORPO PERFEITO

O uso de anabolizantes está cada vez mais frequente entre jovens, devido à esses desejarem um corpo perfeito sem menores esforços, mesmo sabendo os riscos que causam. Há casos de pessoas que usam esses medicamentos por puro incentivo de amigos, por se sentirem inferiores aos demais e principalmente para chamar a atenção das pessoas. Médicos afirmam que esses medicamentos (que são para animais), se forem injetados no ser humano podem causar alterações no metabolismo, impotência sexual, e em alguns casos pode até causar uma parada cardíaca. Pode até não estar tão explícito este fato ao nosso redor, pois, geralmente os jovens que usam esse tipo de “droga”, preferem o sigilo. Já os nutricionistas afirmam que existem alguns tipos de suplemento alimentar que ajudam a pessoa à ganhar massa muscular e que não é prejudicial à saúde. Por fim, espero que os jovens tomem consciência do que fazem, pois isso não é brincadeira. Existem várias formas saudáveis de ficar “forte e bonito”, sem ter que colocar em risco a sua saúde. Usar anabolizante só vai fazer você perder sua autoestima, quando as consequências vierem à tona.


O CONSUMO DO ALCOOL

Potengi, cidade localizada na região do cariri oeste, que ao decorrer dos anos vai aumentando o consumo de bebidas alcoólicas. Muitos habitantes da nossa cidade consumem o álcool, principalmente os jovens. O índice de jovens que estão se viciando no álcool está cada vez maior. Muitos desses adolescentes pensam que a melhor maneira de se divertir, curtir a vida, é consumindo álcool. Muitos pais acreditam que seus filhos são influenciados por amigos. Mas será que alguém vai obrigar você a beber? No meu modo de pensar não, pois só depende de si mesmo é a sua vida que está em jogo. Talvez a tendência seja aumentar a cada dia, pois cabe aos pais incentivarem seus filhos a praticarem esportes e outras atividades, com isso a tendência é diminuir a escala de jovens que estão começando a viciar-se em álcool e os demais tipos de drogas. As bebidas alcoólicas podem exercer efeitos terríveis sobre a saúde de um indivíduo, entre muitos riscos do consumo de álcool está a alta chance de uma pessoa embriagada se envolver em acidentes de automóvel, e esse abuso ao longo do tempo pode trazer imediatos problemas. Por fim, acredito que as pessoas devem se conscientizar que o álcool pode destruir uma vida.


AVANÇO

O avanço da tecnologia cresce a cada dia em todos os lugares, sendo construídos milhares de novos produtos, melhorando a vida da sociedade. O computador é um dos mais usados no mundo todo, levando informação sobre noticias, buscando aperfeiçoar os conhecimentos através de uma pesquisa e até mesmo para o lazer, como jogos, musica redes sociais e outros que facilitam o nosso cotidiano. Para pessoas que tem parentes que moram distantes ou até mesmo aqueles amigos próximos que gostam de conversar de vez enquanto, o telefone veio para melhorar essa comunicação. Antes as pessoas esperavam dias e até meses para receber uma carta dos familiares, hoje com uma simples ligação conseguem contato com quem está longe. Os eletrodomésticos também fazem parte dessa rede tecnológica como, maquina de lavar, geladeira, liquidificador e outros que ajudam nos afazeres domésticos. Com base nos argumentos concluímos que a tecnologia mudou positivamente o modo de viver em todo mundo.


MÁ ALIMENTAÇÃO

O problema da má alimentação no Brasil está tornando-se cada vez mais grave, pois as pessoas estão trocando alimentos saudáveis como, por exemplo, o arroz, feijão, frutas e legumes, por comidas prontas e enlatadas com ausência de proteínas e carboidratos essenciais para o corpo. Portanto muitas pessoas preferem optar por refeições de preparo rápido, tal como sanduiches, que não possuem nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo. Por isso, entende-se que existe uma falta de equilíbrio adequado nos pratos que tradicionalmente são consumidos, ou seja, esses pratos possuem pouquíssimo valor nutricional. Alem disso, segundo a ONU (Organizações das Nações Unidas) cerca de um quarto da população pobre da America latina vive no Brasil, ou seja, uma boa parte da população Brasileira não possuem condições de comprar mantimentos ricos em vitaminas e proteínas. Desse modo, percebemos que a má alimentação é um problema de causas tanto culturais quanto políticos sociais. Com isso é necessário que o governo invista em projetos que visem combater a fome, e oferecer cestas básicas para as famílias carentes.


BODAS DE OURO

Naquele mês de abril, a exemplo de muitos outros, meus avós comemoravam o seu aniversário de casamento. Havia no ar daquela aprazível fazenda do interior do Ceará, um clima de intensa felicidade que podia ser sentido por todos. Em abril, geralmente está chovendo no ceará, e o cheiro de terra molhada aumentava, ainda mais, a sensação agradável. O que mais me chamava à atenção era o aspecto magnífico da mesa que era posta nessas ocasiões. Aquele cheiro de galinha caipira com o caldo bem suculento; o baião de dois com feijão verde, queijo derretido, a tradicional farofa de cuscuz, sem falar do pequi, que além de saboroso perfumava tudo com aquele aroma irresistível. Os refrigerantes e bebidas quentes completavam o cardápio das festas. Outro fato interessante era a algazarra das crianças que começavam brincando, correndo, e logo após entreteriam no “caí no poço!” “Quem me tira?”Ou ainda Pêra, uva, maçã, salada mista, que quase sempre acabavam em cipó de marmeleiro no espinhaço. A música ficava a cargo de um sanfoneiro conhecido na região, o seu Antõnio. Era interessante ver um sanfoneiro sego tocando todos os forrós pé-de-serra com tanta desenvoltura! Lá pelas tantas, viam-se no salão, os primeiros sinais de embriaguês que ornavam as paredes da casa de meu avô. Nada disso era maior do que a felicidade dos dois, unidos durante todo o tempo e trocando afagos dignos de Romeu e Julieta. Tal qual dois pombinhos, eles sempre foram exemplo de convivência bem sucedida. Convivência que durou até o ultimo aniversário de casamento quando comemoraram bodas de ouro. Dois meses depois, meu avô faleceu deixando convalescente, a pobre velhinha. Que três meses depois, de pura tristeza, seguiu o mesmo destino do companheiro de tantos anos. Em nós, fica a lembrança de tão verdadeiro amor incomum nos dias de hoje.


Produção textual dos alunos da escola menezes pimentel