Fevereiro | Julho 2014

Page 18

ENSINO FUNDAMENTAL BRINCADEIRAS ANTIGAS

De geração para geração

Resgate de brinquedos e brincadeiras antigas desperta a imaginação e auxilia no aprendizado e na socialização

B

rincar de amarelinha, pular corda ou divertir-se com o “lenço atrás”. Atualmente, com a evolução tecnológica, a maioria das crianças não tem acesso a esse tipo de diversão. Assim, para resgatar maneiras de brincar de gerações passadas, além de aumentar o repertório dos alunos e ampliar a socialização, estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Positivo participam de atividades com brinquedos e jogos antigos. Com trens de ferro, dominós, xadrez, cubos mágicos, bolinhas de gude, peões e bolas, os estudantes percebem as semelhanças e diferenças entre os brinquedos de outras gerações e podem compartilhar suas ideias e opiniões sobre os jogos com os colegas. A atividade começa com uma conversa com os alunos, na qual se debatem quais os brinquedos preferidos de cada um. Em outro encontro, os estudantes trazem para a escola e apresentam esses brinquedos para os colegas e, na ocasião seguinte, são os familiares que enviam brinquedos que fizeram parte de sua infância. “Resgatar a história dos brinquedos, por meio de pesquisa e observação, mostra o quanto é importante e rico conhecer as diferentes formas de brincar. Assim, é possível trabalhar a socialização e o respeito pelas diferenças nas preferências”, afirma a professora do 1º ano do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, Luciana Bononi.

Turma 1T04, do Colégio Positivo – Jardim Ambi ental

Geo + Outras atividades do m o projeto Geo + Também compusera do-se, na qual o 6º as atividades Orientan cuito com o auxílio ano percorreu um cir do a questões da en nd de bússolas, respo e se chegava a um disciplina sempre qu cção de jogos amenovo ponto; e a confe eja) pelo 7º ano, ricanos (jornais band ações sobre relevo, orm com imagens e inf rografia, história, clima, vegetação, hid mogramas do país e pontos extremos e cli de cidades brasileiras.

PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS

Diplomados para dizer não Alunos do 5º ano participam de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd

E

m maio, 400 alunos do 5º ano do Colégio Positivo participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), concluindo as atividades de desenvolvimento de cidadania e de autoestima e prevenção contra vícios e agressões. A cerimônia aconteceu no Teatro Positivo – Pequeno Auditório e reuniu alunos, familiares e amigos, que celebraram o encerramento do projeto, desenvolvido em parceria pela Polícia Militar, escolas e famílias. Durante a celebração, que contou com uma apresentação especial da banda do Proerd, composta por instrutores do programa, os alunos receberam o certificado de participação e reafirmaram o compromisso de manter-se afastados das drogas. O diretor do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, professor Julio Kiyokatsu Inafuco, explica que o Proerd é desenvolvido nas escolas por policiais militares, que utilizam metodologias próprias para ensinar os alunos a valorizar a vida. “A cerimônia de formatura é motivo de orgulho para as famílias, pois podem ver seus filhos mais seguros”, diz. O Proerd está presente na rede de educação pública e privada do Paraná desde 2000 e já formou, aproximadamente, 1 milhão e 250 mil alunos, que se tornaram multiplicadores do programa na sociedade.

20

Apresen ta do Proerd ção de banda e ju

POSITIVO COM VOCEˆ | FEVEREIRO-JULHO 2014

ramento

de comp

romisso

marcam

formatu

ra


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.