Issuu on Google+

Recortes nº 239 Índice –20 de Dezembro de 2011 • APSS conclui reparação do molhe da Doca de Pesca • Estudantes ganham Prémio de Logística do Porto de Setúbal • Três reparos • Estivadores de Aveiro discutem processo de insolvência da ETP • Estiva: Sindicatos contra revisão da legislação laboral • Porto de Sines realizou simulacro de protecção e segurança • Porto de Leixões lança hoje programa inédito de monitorização de contentores • Leixões bate este ano recorde de movimentação • Porto de Leixões – Número recorde de contentores • CP Carga: Já saiu o primeiro comboio de contentores da Plataforma de Cacia • Portos de Lisboa e Vigo visam colaboração em matéria de cruzeiros

1


Cargo News – 19 de Dezembro de 2011

APSS conclui reparação do molhe da Doca de Pesca Foi recentemente concluída a empreitada de reparação do molhe exterior da Doca de Pesca, a cargo da empresa Etermar – Engenharia e Construção, SA, sendo que devido a melhorias na concepção e gestão da obra, a mesma foi concluída antes do prazo, representando uma diminuição do custo inicialmente contratado. A obra permitiu reparar os danos causados à estrutura, por um navio em saída do porto, repondo os padrões de segurança e qualidade do molhe exterior da doca de pesca, que contribui significativamente para optimizar as condições de operacionalidade da actividade piscatória.

2


O Setubalense – 19 de Dezembro de 2011 – Pág. 3

3


O Setubalense – 19 de Dezembro de 2011 – Pág. 6

Cargo

4


News – 19 de Dezembro de 2011

Estivadores de Aveiro discutem processo de insolvência da ETP Os trabalhadores do porto de Aveiro estão hoje reunidos, numa Assembleia-Geral que começou às 8h e que promete ser longa devido, sobretudo, ao processo de ensolvência da ETP contestada pelos estivadores. Outra problemática que deverá ser abordada durante esta Assembleia-Geral passa pelas queixas em relação ao facto de haver tarefas em zona portuária que estão a ser desempenhadas por funcionários exteriores a este tipo de função num quadro social que ameaça fazer perigar a "paz social" em zona portuária. De resto, este problema já levou os sindicatos de trabalhadores a lançarem um pré-aviso de greve para a véspera de Natal e a sua efetivação e/ou novas formas de luta deverão ser conhecidas hoje.

5


Cargo News – 19 de Dezembro de 2011

Estiva: Sindicatos contra revisão da legislação laboral A FESMARPOR - Confederação de Sindicatos Marítimos e Portuários opõe-se à revisão da legislação laboral do setor, prevista no memorando de entendimento assinado com a troika, e prometeu contestar medidas «unilaterais» que sejam tomadas neste sentido. Estas são duas das conclusões do encontro nacional de trabalhadores portuários, realizado a 7 de dezembro na Figueira da Foz, que a FESMARPOR deu a conhecer em comunicado. O encontro, tal como noticiamos anteriormente, contou com a presença de trabalhadores portuários e dirigentes sindicais, estiveram em análise a política do Governo para o setor e a situação laboral nos portos nacionais.

6


Cargo News – 19 de Dezembro de 2011

Porto de Sines realizou simulacros de proteção e segurança Realizaram-se, nas duas últimas semanas, exercícios e simulacros de proteção e segurança em várias instalações do porto de Sines, nomeadamente na área alargada dos terminais de Granéis Líquidos e Petroquímico, com os operadores CLT, Repsol e Euroresinas e no Terminal de Gás Natural concessionado à REN Atlântico, em que participaram também os serviços de segurança da Administração do Porto de Sines (APS). Os cinco terminais especializados do porto de Sines foram os primeiros, a nível nacional, a obter a certificação no âmbito do Código Internacional para a Proteção dos Navios e das Instalações Portuárias, Código ISPS, implementado pela Organização Marítima Internacional (OMI) desde 1 de julho de 2004, com o objetivo de melhorar a proteção do transporte marítimo e sua cadeia logística. A realização destes simulacros de proteção pretende contribuir para a melhoria contínua dos processos relacionados com a segurança, e teve a colaboração de várias autoridades com competências na área, como a Capitania do Porto de Sines, o Posto de Fronteira 205-Sines do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o Destacamento Territorial de Santiago do Cacém e o Destacamento de Controlo Costeiro de Sines, ambos da GNR – Guarda Nacional Republicana e a Administração do Porto de Sines. Os simulacros de segurança foram enquadrados no PEPS – Plano de Emergência do Porto de Sines que tem por objectivo definir os procedimentos para a gestão de eventuais situações de emergência originadas por incidentes ou acidentes de carácter tecnológico, natural ou social, por forma a reduzir ao máximo as consequências de eventuais sinistros que ocorram. Desta forma, foi também possível a alguns dos operadores dar cumprimento à Diretiva Seveso II, relativa à prevenção de acidentes graves envolvendo substâncias perigosas (Directiva 96/82/CE).

7


Diário Económico – 20 de Dezembro de 2011 – Pág. 32

8


Jornal de Negócios – 20 de Dezembro de 2011 – Pág. 30

9


Jornal de Notícias – 20 de Dezembro de 2011 – Pág. 37

10


Cargo News – 19 de Dezembro de 2011

CP Carga: Já saiu o primeiro comboio de contentores da Plataforma de Cacia No passado dia 29 de novembro arrancou o primeiro comboio de contentores CP Carga na Plataforma de Cacia, do cliente Atlantic-Lusofrete. O comboio em questão tem 1100 toneladas e passará a ter a uma frequência semanal entre a região Centro – Aveiro e o porto de Setúbal, para exportação. Este é mais indicador da importância da CP Carga nas exportações portuguesas.

11


Cargo News – 19 de Dezembro de 2011

Portos de Lisboa e Vigo visam colaboração em matéria de cruzeiros Os portos de Lisboa e Vigo iniciaram contactos com vista ao estabelecimento de acordos de colaboração no setor dos cruzeiros. A primeira reunião entre os responsáveis dos terminais de cruzeiros e das administrações portuárias de ambos os portos realizou-se recentemente em Lisboa. A delegação galega que visitou Lisboa foi recebida por Natércia Cabral, presidente da Administração do Porto de Lisboa. Vigo e Lisboa, de resto, já mantêm uma relação próxima em matéria de cruzeiros pela mútua participação na Cruise Europe Association, que junta quase uma centena de portos europeus, promovendo os interesses comuns dos portos associados e representando o setor ante as organizações europeias e internacionais.

12


Recortes Nº 239 de 2011