Page 1

Recortes nº 239 Índice –20 de Dezembro de 2011 • APSS conclui reparação do molhe da Doca de Pesca • Estudantes ganham Prémio de Logística do Porto de Setúbal • Três reparos • Estivadores de Aveiro discutem processo de insolvência da ETP • Estiva: Sindicatos contra revisão da legislação laboral • Porto de Sines realizou simulacro de protecção e segurança • Porto de Leixões lança hoje programa inédito de monitorização de contentores • Leixões bate este ano recorde de movimentação • Porto de Leixões – Número recorde de contentores • CP Carga: Já saiu o primeiro comboio de contentores da Plataforma de Cacia • Portos de Lisboa e Vigo visam colaboração em matéria de cruzeiros

1


Cargo News – 19 de Dezembro de 2011

APSS conclui reparação do molhe da Doca de Pesca Foi recentemente concluída a empreitada de reparação do molhe exterior da Doca de Pesca, a cargo da empresa Etermar – Engenharia e Construção, SA, sendo que devido a melhorias na concepção e gestão da obra, a mesma foi concluída antes do prazo, representando uma diminuição do custo inicialmente contratado. A obra permitiu reparar os danos causados à estrutura, por um navio em saída do porto, repondo os padrões de segurança e qualidade do molhe exterior da doca de pesca, que contribui significativamente para optimizar as condições de operacionalidade da actividade piscatória.

2


O Setubalense – 19 de Dezembro de 2011 – Pág. 3

3


O Setubalense – 19 de Dezembro de 2011 – Pág. 6

Cargo

4


News – 19 de Dezembro de 2011

Estivadores de Aveiro discutem processo de insolvência da ETP Os trabalhadores do porto de Aveiro estão hoje reunidos, numa Assembleia-Geral que começou às 8h e que promete ser longa devido, sobretudo, ao processo de ensolvência da ETP contestada pelos estivadores. Outra problemática que deverá ser abordada durante esta Assembleia-Geral passa pelas queixas em relação ao facto de haver tarefas em zona portuária que estão a ser desempenhadas por funcionários exteriores a este tipo de função num quadro social que ameaça fazer perigar a "paz social" em zona portuária. De resto, este problema já levou os sindicatos de trabalhadores a lançarem um pré-aviso de greve para a véspera de Natal e a sua efetivação e/ou novas formas de luta deverão ser conhecidas hoje.

5


Cargo News – 19 de Dezembro de 2011

Estiva: Sindicatos contra revisão da legislação laboral A FESMARPOR - Confederação de Sindicatos Marítimos e Portuários opõe-se à revisão da legislação laboral do setor, prevista no memorando de entendimento assinado com a troika, e prometeu contestar medidas «unilaterais» que sejam tomadas neste sentido. Estas são duas das conclusões do encontro nacional de trabalhadores portuários, realizado a 7 de dezembro na Figueira da Foz, que a FESMARPOR deu a conhecer em comunicado. O encontro, tal como noticiamos anteriormente, contou com a presença de trabalhadores portuários e dirigentes sindicais, estiveram em análise a política do Governo para o setor e a situação laboral nos portos nacionais.

6


Cargo News – 19 de Dezembro de 2011

Porto de Sines realizou simulacros de proteção e segurança Realizaram-se, nas duas últimas semanas, exercícios e simulacros de proteção e segurança em várias instalações do porto de Sines, nomeadamente na área alargada dos terminais de Granéis Líquidos e Petroquímico, com os operadores CLT, Repsol e Euroresinas e no Terminal de Gás Natural concessionado à REN Atlântico, em que participaram também os serviços de segurança da Administração do Porto de Sines (APS). Os cinco terminais especializados do porto de Sines foram os primeiros, a nível nacional, a obter a certificação no âmbito do Código Internacional para a Proteção dos Navios e das Instalações Portuárias, Código ISPS, implementado pela Organização Marítima Internacional (OMI) desde 1 de julho de 2004, com o objetivo de melhorar a proteção do transporte marítimo e sua cadeia logística. A realização destes simulacros de proteção pretende contribuir para a melhoria contínua dos processos relacionados com a segurança, e teve a colaboração de várias autoridades com competências na área, como a Capitania do Porto de Sines, o Posto de Fronteira 205-Sines do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o Destacamento Territorial de Santiago do Cacém e o Destacamento de Controlo Costeiro de Sines, ambos da GNR – Guarda Nacional Republicana e a Administração do Porto de Sines. Os simulacros de segurança foram enquadrados no PEPS – Plano de Emergência do Porto de Sines que tem por objectivo definir os procedimentos para a gestão de eventuais situações de emergência originadas por incidentes ou acidentes de carácter tecnológico, natural ou social, por forma a reduzir ao máximo as consequências de eventuais sinistros que ocorram. Desta forma, foi também possível a alguns dos operadores dar cumprimento à Diretiva Seveso II, relativa à prevenção de acidentes graves envolvendo substâncias perigosas (Directiva 96/82/CE).

7


Diário Económico – 20 de Dezembro de 2011 – Pág. 32

8


Jornal de Negócios – 20 de Dezembro de 2011 – Pág. 30

9


Jornal de Notícias – 20 de Dezembro de 2011 – Pág. 37

10


Cargo News – 19 de Dezembro de 2011

CP Carga: Já saiu o primeiro comboio de contentores da Plataforma de Cacia No passado dia 29 de novembro arrancou o primeiro comboio de contentores CP Carga na Plataforma de Cacia, do cliente Atlantic-Lusofrete. O comboio em questão tem 1100 toneladas e passará a ter a uma frequência semanal entre a região Centro – Aveiro e o porto de Setúbal, para exportação. Este é mais indicador da importância da CP Carga nas exportações portuguesas.

11


Cargo News – 19 de Dezembro de 2011

Portos de Lisboa e Vigo visam colaboração em matéria de cruzeiros Os portos de Lisboa e Vigo iniciaram contactos com vista ao estabelecimento de acordos de colaboração no setor dos cruzeiros. A primeira reunião entre os responsáveis dos terminais de cruzeiros e das administrações portuárias de ambos os portos realizou-se recentemente em Lisboa. A delegação galega que visitou Lisboa foi recebida por Natércia Cabral, presidente da Administração do Porto de Lisboa. Vigo e Lisboa, de resto, já mantêm uma relação próxima em matéria de cruzeiros pela mútua participação na Cruise Europe Association, que junta quase uma centena de portos europeus, promovendo os interesses comuns dos portos associados e representando o setor ante as organizações europeias e internacionais.

12

Recortes Nº 239 de 2011  

• APSS conclui reparação do molhe da Doca de Pesca• Estudantes ganham Prémio de Logística do Porto de Setúbal• Três reparos• Estivadores de...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you