Page 1

Recortes nº 236 Índice – 05 de dezembro de 2013

 Porto de Setúbal, IEFP e FOR-MAR qualificam na área do Mar  Porto de Setúbal discute formação me segurança  Porto de Sesimbra: Campanha «Sesimbra é peixe»  A importância dos Portos e Terminais no Desenvolvimento Regional – ESTSetúbal/IPS promove palestra na Casa da Baía, em Setúbal  Presidente do Porto de Lisboa contra nova redução de taxas  Estaleiros na mira do MP e do Tribunal de Contas

APSS, SA Praça da República 2904-508 Setúbal Portugal Nº Reg. Comercial e NPC: 502256869

Tel.: +351 265 542000 Fax: +351 265 230992 Sítio Internet: www.portodesetubal.pt Email: geral@portodesetubal.pt


Cargo News, 4 de dezembro de 2013

Porto de Setúbal, IEFP e FOR-MAR qualificam na área do Mar O porto de Setúbal, em parceria com o FOR-MAR e com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, através do Departamento de Formação Profissional, realizou na sua sede o Seminário Técnico de Formação na área do Mar “A cultura de Segurança no Trabalho Marítimo e Portuário”, com o objetivo de promover a divulgação e discussão das Normas de Certificação nestas atividades. Na Sessão de Abertura estiveram presentes o Presidente da APSS, Vítor Caldeirinha, o Vogal da APSS, Seixas da Fonseca, o Vogal do do IEFP, Francisco d’Aguiar, e o Presidente do FOR-MAR, Aníbal Figueiredo. O primeiro painel foi constituído pelos temas “A Estratégia Nacional para o Mar – Uma opção de desenvolvimento”, a cargo Diretor Geral da Política do Mar, Fonseca Ribeiro, e “Estratégia da Formação para a Economia do Mar, pelo Diretor do FOR-MAR. O segundo painel englobou as temáticas “A Segurança no Trabalho Portuário; uma cultura de excelência”, pelo Coordenador do Gabinete da Qualidade, Ambiente e Segurança da APSS, Pedro Ponte, e “A formação e certificação dos marítimos, normas internacionais / STCW e STCW-f”, pelo Diretor Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Miguel Sequeira, seguido de um debate moderado pelo Chefe da divisão Pedagógica do FOR-MAR, Carlos Serôdio. Os trabalhos terminaram com a assinatura do protocolo de parceria entre a Confraria Marítima e o FOR-MAR, no âmbito da distinção de competência e mérito no ensino marítimo e das pescas.


Revista de Marinha, 4 de dezembro de 2013

Porto de Setúbal discute formação me segurança

O IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP, através do Departamento de Formação Profissional, em parceria com o FOR-MAR e a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, realizou no dia 28 de novembro um Seminário Técnico de Formação na área do Mar designado por “A cultura de Segurança no Trabalho Marítimo e Portuário”, com o objetivo de promover a divulgação e discussão das Normas de Certificação nestas atividades. O programa iniciou-se às 09h30, no Auditório da APSS, com a Sessão de Abertura, onde estiveram presentes o Presidente do C.A. da APSS, Dr.Vítor Caldeirinha, o Vogal do C.A. da APSS, Engº Carlos Seixas da Fonseca, o Vogal do Conselho Directivo do IEFP, Sr. Francisco d’Aguiar, e o Presidente do C.A. do FOR-MAR, Sr. Aníbal Figueiredo. O primeiro painel foi constituído pelos temas “A Estratégia Nacional para o Mar – Uma opção de desenvolvimento”, a cargo Diretor Geral da Política do Mar, Cte. João Fonseca Ribeiro, e “Estratégia da Formação para a Economia do Mar”, pelo Diretor do FOR-MAR, Engº Eduardo Fonseca. O segundo painel englobou as temáticas “A Segurança no Trabalho Portuário; uma cultura de excelência”, pelo Coordenador do Gabinete da Qualidade, Ambiente e Segurança da APSS, Engº Pedro Ponte, e “A formação e certificação dos marítimos, normas internacionais - STCW e STCW-F”, pelo Diretor Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Engº Miguel Sequeira, seguido de um debate moderado pelo Chefe da divisão Pedagógica do FORMAR, Engº Carlos Serôdio. Após terem terminado os trabalhos teve lugar a assinatura de um protocolo de parceria entre a Confraria Marítima de Portugal e o FOR-MAR, instituindo um prémio no âmbito da distinção de competência e mérito no ensino das pescas.


Rostos, 4 de dezembro de 2013 Porto de Sesimbra: Campanha «Sesimbra é peixe» A campanha “Sesimbra é peixe”, iniciada no passado verão, vai ser prosseguida pela Câmara Municipal de Sesimbra. A APSS, apoiando todas as atividades relacionadas com o desenvolvimento da economia do mar no Porto de Sesimbra, vai acompanhar a evolução da iniciativa e contribuir para o seu sucesso. A primeira apresentação da campanha focou a estratégia de Sesimbra de criar uma identidade entre a terra, o seu mar e o seu peixe, centrada numa marca e num logotipo. A segunda permitiu avançar para novos pormenores, como a adoção de práticas mais profissionais e a aplicação do logotipo da campanha numa série de veículos promocionais, como peças de vestuário, eventos e documentos protocolares.


Rostos, 4 de dezembro de 2013 A importância dos Portos e Terminais no Desenvolvimento Regional – ESTSetúbal/IPS promove palestra na Casa da Baía, em Setúbal No próximo dia 12 de dezembro, pelas 14H30, a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), organiza a Palestra “Portos e Terminais como Impulsionadores do Desenvolvimento Regional - Uma Abordagem Utilizando Fluxos de Carga”, que tem lugar na Casa da Baía, em Setúbal. Os Portos são considerados excelentes locais para a tomada de decisões que contribuem para o melhor desempenho da cadeia de abastecimento, uma vez que aqui se encontram diversos agentes económicos, como as autoridades portuárias, terminais, serviços aduaneiros, operadores logísticos, armadores, transportadores rodoviários e ferroviários. No entanto, a comunidade portuária tem vindo a deparar-se com alguns constrangimentos, que colocam os agentes perante um quadro mais exigente, ao terem que conjugar fatores como: a utilização da infraestrutura existente perto da sua capacidade máxima (decorrente do desenvolvimento económico e do crescimento no volume de comércio internacional), a necessidade de respeitar as diretrizes das entidades reguladoras (que incentivam a prática de comportamentos ambientalistas sustentáveis), a satisfação do cliente e a sua competitividade no mercado. Nesta Palestra vão ser apresentadas, tendo em consideração a perspetiva do terminal, algumas metodologias que visam o fomento de uma utilização mais eficiente e coordenada da infraestrutura existente, com particular foco nas operações de alocação do equipamento de manuseamento de mercadorias dentro dos terminais e nas relações estabelecidas entre o terminal e a sua envolvente, nomeadamente com os fornecedores de transporte (marítimo, ferroviário e rodoviário) para uma utilização sustentável das diversas modalidades de transporte disponíveis. A palestra será conduzida pelo Prof. João Nabais, docente na ESTSetúbal/IPS, Doutor em Engenharia Mecânica e autor de várias publicações no âmbito de cadeias de abastecimento e controlo de operações logísticas em terminais de mercadorias.


Diรกrio Econรณmico, 5 de dezembro de 2013, pรกg. 40


Diário de Notícias, 5 de dezembro de 2013, pág. 2

Recortes 236 05 12 2013  

• Porto de Setúbal, IEFP e FOR-MAR qualificam na área do Mar • Porto de Setúbal discute formação me segurança • Porto de Sesimbra: Campanha...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you