Issuu on Google+

Recortes nº 216 Índice – 14 de Novembro de 2011 • Ranking do sector empresarial do Estado - APSS evidencia-se pela positiva • Contentores nos portos nacionais crescem 11% até Agosto • IV Encontro de Portos da CPLP • Ministro dos Transportes chinês visita Sines • Porto de Lisboa: Linha da Grimaldi comemora 25 anos • Porto de Aveiro mantém valor das taxas portuárias • Porto de Aveiro quer atrair tráfego ro-ro • Mestrado em Gestão/MBA – Vítor Caldeirinha ganha prémio BES • Outubro foi o melhor mês de sempre em movimento de cruzeiros no Porto de Lisboa

1


O Setubalense – 11 de Novembro de 2011 – Pág. 7

2


Transportes & Negócios – 11 de Novembro de 2011

Contentores nos portos nacionais crescem 11% até Agosto Entre Janeiro e Agosto, os principais portos nacionais movimentaram 1,04 milhões de TEU, praticamente mais 11% do que no mesmo período do ano passado. O crescimento na movimentação de contentores, que supera largamente os 1,4% de aumento do tráfego de mercadorias nos portos nacionais, está em linha com a subida na carga geral, que avançou quase 12% no mesmo período. No balanço dos oito primeiros meses do ano, Lisboa continua a ser o principal porto de movimentação de contentores em Portugal, mas é o que menos progride. Os números do IPTM dão um acumulado de 355 189 TEU, mais 4,6% do que há um ano. Na segunda posição mantém-se Leixões, e o TCL, a crescer 6,8% para os 339 471 TEU. Sines e o Terminal XXI ocupam a terceira posição do ranking, mas estão cada vez mais próximos dos primeiros, com um total de 291 506 TEU, fruto de um crescimento acumulado de praticamente 19% (18,96%). Numa outra dimensão, mas a avançar muito rapidamente, estão Setúbal e da Figueira da Foz. O porto da foz do Sado atingiu os 45 078 TEU em oito meses, o que representa um salto de 49,9%, e o da foz do Mondego fez ainda melhor, em termos relativos, com um avanço de 59,7% até aos 13 450 TEU. No mesmo período, Viana do Castelo contabilizou apenas 296 TEU (cerca de metade do realizado há um ano) e Aveiro manteve-se a zeros. Em Agosto, o movimento de contentores nos portos nacionais atingiu 144 879 TEU, ou seja, mais 5% do que há um ano. Lisboa liderou, com 48 593 TEU (menos 2%), seguido de Sines, com 46 442 (mais 17,8%) e de Leixões, com 40 448 (menos 5,1%).

3


Newsletter APP – 12 de Novembro de 2011

A 17 E 18 DE NOVEMBRO, NA CIDADE DO MINDELO

IV Encontro de Portos da CPLP A cidade cabo-verdiana do Mindelo acolhe nos dias 17 e 18 o IV Encontro de Portos da CPLP, portos agora congregados na Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP). Sob a epígrafe “Estreitando relações comerciais e de cooperação no espaço da Lusofonia”, o encontro inicia-se às 09:30 de dia 17, estando previstas, na sessão solene de abertura, intervenções do Presidente da ENAPOR (entidade anfitriã), Presidente da Câmara Municipal de S. Vicente e do Ministro das InfraEstruturas e Economia Marítima de Cabo Verde. Uma hora mais tarde proceder-se-á à apresentação final do “Estudo de Mercado dos países e portos da CPLP”. A primeira sessão plenária, que tem como tema “O PAPEL DOS PORTOS NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO DO ESPAÇO CPLP”, é composta por cinco intervenções, a saber: TEMA 1 “GEO-ESTRATÉGIA DO MAR”, Prof. Doutor Carlos Manuel Mendes Dias (TCOR, Presidente do Centro Português de Geopolítica); TEMA 2 “CONTRIBUTOS PARA UMA GESTÃO INTEGRADA NOS PORTOS ”, Eng.ª Natércia Cabral (Presidente do Porto de Lisboa); TEMA 3 “PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DO TRANSPORTE MARÍTIMO EM MOÇAMBIQUE”, Eng. Rosário Mualeia (Presidente dos Caminhos de Ferro de Moçambique); TEMA 4 “Apresentação do Representante de Angola”; TEMA 5 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA”, Eng. Adalmir José de Souza e Representante do Grupo LIBRA do Brasil. A segunda sessão plenária decorre na tarde do dia 17. Tendo como tema central “A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO E FORMAÇÃO NO ESPAÇO CPLP”, conta com três intervenções: TEMA 1 “ Apresentação do Representante de Cabo Verde”; TEMA 2 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”, Eng. Matos Fernandes (Presidente do Porto de Leixões); TEMA 3 “FORMAÇÃO AO SERVIÇO DOS PORTOS DA CPLP: NOVAS METODOLOGIAS ”, Prof. Doutor Armando Teixeira Carneiro (Director do ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, especialista em Educação à Distância). Os participantes no IV Encontro visitarão, ao final da tarde, as instalações do Porto Grande. O segundo dia de trabalhos será integralmente preenchido com uma reunião da APLOP. O ponto de situação das actividades desenvolvidas, nomeadamente uma análise ao primeiro mês de funcionamento do portal http://.aplop.org, a adesão de novos associados, a eleição dos corpos sociais e o plano de actividades para 2012 fazem parte da agenda da reunião. Os participantes terão ainda a possibilidade de, na tarde de dia 18, visitarem a FIC 2011 (15.ª Feira Internacional de Cabo Verde).

4


Transportes & Negócios – 11 de Novembro de 2011

Ministro dos Transportes chinês visita Sines O porto de Sines receberá no próximo dia 24 do corrente a visita do ministro dos Transportes da R.P. China, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS. Li Shenglin será acompanhado pelo secretário de Estado dos Transportes português, Sérgio Monteiro, numa demonstração óbvia da importância que o Executivo de Lisboa dá a esta visita do responsável de Pequim. O Terminal XXI e a Zona de Actividades Logísticas serão pontos obrigatórios da visita, conhecida que é a aposta do Governo, da APS e da AICEP Parques em atrair para o porto alentejano armadores chineses e em transformar a ZAL Sines numa porta de entrada para a Europa das mercadorias orientais. No encontro deverão ser igualmente apresentados os planos de expansão de Sines, que passam pela construção de um segundo terminal de contentores, tal como o fixou agora o Plano Estratégico de Transportes. Há anos que Portugal tenta atrair para Sines armadores chineses. Até ao momento sem sucesso. Seja pela falta de capacidade do Terminal XXI (em vias de resolução), seja pela crise que assolou o transporte marítimo de contentores, seja pela morosidade nas negociações com Pequim. A visita do ministro Li Shanglin pode ajudar a acelerar os processos, sabido como é que os grandes players chineses do sector são controlados pelo Estado.

5


Cargo News – 13 de Novembro de 2011

Porto de Lisboa: Linha da Grimaldi comemora 25 anos A Grimaldi comemorou, na passada sexta-feira, o 25º aniversário da Linha regular que liga o porto de Lisboa a Angola, tornando o armador italiano num dos armadores com um historial mais antigo no porto lisboeta. Recorde-se que a Grimaldi inaugurou uma linha regular de passageiros para o continente Americano pouco depois do fim da II guerra e mantendo essa ligação durante perto de duas décadas. Em meados dos anos 80, a Grimaldi iniciou estudos para incluir Portugal e Angola no seu serviço da Europa para África. No dia 11 de Novembro de 1986 pelas 19:00 horas, chegou a Lisboa o primeiro navio, fretado, "SEKI ROLETTE" a fim de carregar para Luanda. A Grimaldi utiliza neste mercado mais de 30 navios todos de sua propriedade, de construção extremamente recente e destacadamente os mais sofisticados do sector, donde se realça o navio "Grande Angola" líder da última serie de 12 navios-gémeos construídos. De referir que o serviço da linha regular denominada "GRIMALDI LINES", tem escalas em vários portos, entre os quais Lisboa, Casablanca, Dakar, Luanda e Pointe Noire e Douala. Em Lisboa opera no Terminal de Contentores de Santa Apolónia, concessionado ao operador SOTAGUS.

6


Cargo News – 11 de Novembro de 2011

Porto de Aveiro mantém valor das taxas portuárias A Administração do Porto de Aveiro vai manter, em 2012, o valor das taxas de movimentação portuária praticadas em 2011. A Administração justifica a medida com o período difícil que a economia portuguesa atravessa, apesar de a taxa de inflação estar em 3,36%, anuncia o portal da Associação dos Portos de Portugal. A TUP/Navio para os navios Ro-Ro sofrerá uma redução de 40% e a TUP/Navio para a linha regular de 10%. O porto de Aveiro passou a dispor este ano de uma rampa Ro-Ro e pretende, com esta medida, criar condições para o desenvolvimento deste segmento no porto, estimulando simultaneamente o desenvolvimento do TMCD.

7


Transportes & Negócios – 11 de Novembro de 2011

Porto de Aveiro quer atrair tráfego ro-ro A Administração do Porto de Aveiro (APA) anuncia para o próximo ano a redução em 40% da TUP Navio aplicada aos navios ro-ro. As linhas regulares beneficiarão de descontos de 10%. A medida é noticiada na newsletter da Associação dos Portos de Portugal. Para o ano, a APA propõe-se manter o valor das taxas de movimentação portuária. Os tráfegos ro-ro beneficiarão ainda de um desconto de 40% e as linhas regulares verão duplicar, de 5% para 10%, os descontos que lhes serão atribuídos na TUP Navio. Aveiro junta-se, assim, à generalidade dos principais portos nacionais, que já anunciaram para o próximo ano a intenção de manterem, ou mesmo reduzirem, as taxas cobradas à movimentação de cargas. No caso do porto liderado por José Luís Cacho, o anúncio da redução de 40% nas taxas a suportar pelos navios ro-ro é mais um sinal da aposta da APA em favorecer o surgimento de linhas regulares de short sea shipping. Recorde-se que o projecto europeu Proposse, em que a participaram o Porto de Aveiro e associação industrial do distrito, elencou dois projectos de autoestradas do mar, ligando Aveiro, Gijon e o Reino Unido, que poderão ser viabilizados com a transferência de cargas da rodovia para o mar. Além do mais, Aveiro dispõe de uma rampa ro-ro, junto aos futuros terminal de contentores e futura plataforma logística portuária, que poderá servir os novos serviços. Depois de em 2010 ter alcançado um recorde na movimentação de cargas, o porto de Aveiro perdeu nos primeiros oito meses de 2011 cerca de 500 mil toneladas, registando um acumulado de 2,2 milhões de toneladas.

8


Newsletter APP – 12 de Novembro de 2011

MESTRADO EM GESTÃO/MBA

Vitor Caldeirinha ganha prémio BES O director de Desenvolvimento Estratégico da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Vítor Caldeirinha, foi o grande vencedor do prémio BES, para o melhor aluno do Mestrado em Gestão/MBA do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Recorde-se que o ISEG é a escola de economia e gestão mais antiga do país, completando em 2011 o seu primeiro centenário. Actualmente, o ISEG conta com cerca de 2500 alunos no primeiro ciclo de estudos (licenciatura) e aproximadamente 2000 alunos em programas de pós-graduação, mestrado, doutoramento e formação para executivos. Vítor Caldeirinha é colaborador do portal da APP, podendo consultar-se, em rodapé (artigos relacionados), alguns dos textos publicados neste espaço.

9


Newsletter APP – 12 de Novembro de 2011

Outubro foi o melhor mês de sempre em movimento de cruzeiros no Porto de Lisboa Lisboa teve em Outubro o melhor mês de sempre em passageiros de cruzeiros no seu porto, com um total de 86.923; não só travou uma sequência de quatro meses consecutivos de quedas homólogas, como ficou com um novo ano-record ao alcance, como perspectiva a APL - Administração do Porto de Lisboa.

10


Recortes Nº 216 de 2011