Page 1

Recortes nº 214 Índice – 10 de Novembro de 2011 • APSS em destaque no ranking do SEE • CPSI divulga programa da conferência ‘Impacto do novo canal do Panamá nos portos Portugueses’ • Impacto do novo Canal do Panamá nos portos portugueses • Exportações de bens já pagam 74% das importações • Exportações crescem 13% e importações aumentaram 3,6% • Exportações crescem 13% mas perdem fulgor no terceiro trimestre • ‘TIC, Economia do Mar e Turismo serão sectores de aposta’ • Exposição sobre Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo

1


Cargo News – 9 de Novembro de 2011

APSS em destaque no ranking do SEE Foi recentemente publicado o 1º Anuário do Setor Empresarial do Estado, relativo ao ano de 2010, no qual a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA se destaca por ser uma das empresas com maior quantidade de indicadores económico-financeiros favoráveis, entre os dez agregados no anexo III do estudo. O anuário, que foi analisado pela CARGO atempadamente, pretende constituir-se numa ferramenta informativa de continuidade, possibilitando uma leitura e uma imagem integrada do Setor Empresarial do Estado. No presente estudo é feita uma análise económica e financeira com incidência sobre as Entidades que integram a carteira principal das participações do Estado, identificando-se as entidades da Carteira de Participações da DGTF - Direcção - Geral do Tesouro e Finanças, da PARPÚBLICA e dos Hospitais. Na generalidade dos diferentes indicadores económico-financeiros apresentados ao longo do estudo, a APSS, SA evidencia-se pela positiva, integrando os rankings das 20 empresas da carteira principal da DGTF com melhores Resultados Operacionais, em 14º, melhores Resultados Financeiros, em 20º, e melhores Resultados Líquidos, em 12º.

2


Cargo News – 9 de Novembro de 2011

CPSI divulga programa da conferência "Impacto do novo canal do Panamá nos portos Portugueses" A 1ª Conferência da Comunidade Portuária de Sines, subordinada ao tema “O impacto do novo canal do Panamá nos Portos Portugueses”, que se realizará na próxima segunda-feira, já tem programa definido. O evento, que vai decorrer no Auditório do Porto de Sines, começará com uma sessão de abertura e boas-vindas onde irá estar presente Lídia Sequeira, presidente da APS, assim como Carlos Vasconcelos, presidente da CPSI e Manuel Coelho, presidente da CM de Sines. O evento contará ainda com dois painéis, um dedicado à Visão Internacional e outro à Visão Nacional. Dentro destes serão discutidos sub-temas como a Visão dos Portos, a Visão da Logística, a Visão do Mar e a Visão do Canal, com intervenientes prestigiados como Natércia Cabral, presidente da APL, Lídia Sequeira, Amadeu Rocha (APDL), Francisco Sá (AICEP) ou o economista Murteira Nabo. A sessão de encerramento, que sucederá a um período de debate, está marcada para as 16.30h.

3


Newsletter APP – 10 de Novembro de 2011

PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES PROMOVE DEBATE

Impacto do novo Canal do Panamá

nos portos portugueses A CPSI organiza, a 14 de Novembro, a 1.ª Conferência da Comunidade Portuária de Sines tendo por tema aquele que é já um dos mais relevantes assuntos para o sector marítimo-portuário: “O impacto do novo canal do Panamá nos Portos Portugueses”. A decorrer no Auditório do Porto de Sines, a partir das 10.30h, será debatida a questão do alargamento do Canal do Panamá e as oportunidades que o novo Canal irá proporcionar aos portos nacionais. No debate estará presente um responsável do Canal do Panamá e um especialista da Universidade da Corunha, que apresentarão a visão internacional sobre o alargamento do Canal do Panamá. Farão ainda parte deste encontro analistas e representantes dos diversos stakeholders ligados ao sector.

4


Newsletter APP – 10 de Novembro de 2011

Exportações de bens já pagam 74% das importações As exportações portuguesas abrandaram o ritmo de crescimento, mas ainda assim avançaram mais de 10% em termos homólogos. Bárbara Marques, do Millennium bcp, realça que o forte dinamismo das exportações por oposição ao das importações, dará este ano um forte contributo para um reequilíbrio do défice externo e salienta que os destinos fora da UE já explicam 25% das exportações. A economista avisa, contudo, que há algumas nuvens no horizonte que é preciso analisar com cuidados nos próximos meses. Rui Bernardes Serra, do Montepio, diz que apesar da ligeira degradação na frente externa, Setembro registou o mais baixo défice externo desde Julho de 2004. Ambos os economistas esperam um contributo positivo da frente externa para o crescimento da economia no terceiro trimestre.

5


Diário de Notícias – 10 de Novembro de 2011 – Pág. 35

6


Jornal de Negócios – 10 de Novembro de 2011 – Pág. 35

7


Diário Económico – 10 de Novembro de 2011 – Pág. XI

8


Newsletter APP – 10 de Novembro de 2011

ATÉ DOMINGO, NA GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA

Exposição sobre Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo A história, as memórias e as vivências das embarcações tradicionais do Estuário do Tejo são o tema de uma Exposição organizada pela Associação Naval Sarilhense, com o apoio da Administração do Porto de Lisboa, no emblemático Salão Almada Negreiros – Gare Marítima de Alcântara. Com esta exposição de embarcações, fotografias e artefactos náuticos pretendese divulgar ao público o património marítimo-fluvial do Estuário do Tejo, na sua dupla vertente material e imaterial. Um património que constitui a marca indelével de uma relação histórica das povoações ribeirinhas com o Tejo. Gentes que fizeram deste estuário o seu modo de vida, gentes cujas vidas se confundem e são marcadas pelas cadências do Tejo e pelas vivências por este propiciadas. Na vertente material, as embarcações tradicionais do Estuário do Tejo (Fragatas, Varinos, Botes, Faluas, Canoas e Catraios) apresentam-se como os principais elementos patrimoniais simbolicamente representativos de uma cultura ribeirinha e da identidade local dos territórios ribeirinhos. A beleza dos seus traços, a imponência do seu velame, a leveza das suas formas, o contraste das cores garridas, a delicadeza e minúcia dos motivos florais, a vivência a bordo, são elementos distintivos destas embarcações que constituem o tema central da exposição. A Exposição “Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo: história, memórias, vivências” está patente ao público entre os dias 3 e 13 de Novembro (14h0018h00), com entrada livre. As visitas são acompanhadas em permanência por representantes da Associação Naval Sarilhense e por antigos Arrais Fragateiros, profundos conhecedores destas embarcações tradicionais e testemunhos vivos da cultura ribeirinha que lhes está intrínseca.

9

Recortes Nº 214 de 2011  

• APSS em destaque no ranking do SEE• CPSI divulga programa da conferência ‘Impacto do novo canal do Panamá nos portos Portugueses’• Impacto...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you