Page 1

Recortes nº 195 Índice – 13 de Outubro de 2011 • Sines recebe visita técnica da APLOG • Mercadorias – Porto de Leixões bate novo recorde • Leixões volta a perder contentores em Setembro • Associação dos Portos de Língua Portuguesa apresenta, esta quinta-feira, o seu portal na Web • Portos açoreanos na rota dos cruzeiros


Cargo News – 12 de Outubro de 2011

Sines recebe visita técnica da APLOG Ontem, terça feira, um grupo de participantes brasileiros do Congresso da APLOG efetuou uma visita técnica ao porto de Sines, com o objetivo de conhecer o funcionamento desta infraestrutura portuária que desde o passado mês de julho oferece a única ligação regular direta entre Portugal e o Brasil. Os congressistas, pertencentes ao setor brasileiro dos transportes, ficaram a conhecer o funcionamento da JUP – Janela Única Portuária, uma vez que pretendem desenvolver um sistema semelhante naquele país da América do Sul, e tiveram assim oportunidade de verificar as enormes vantagens da sua utilização para o aumento da eficiência portuária. Durante a visita aos terminais especializados do porto de Sines, os participantes demonstraram o maior interesse na intermodalidade existente, nomeadamente no interface entre o modo marítimo e o ferroviário, dado que Sines é hoje a maior plataforma ferroviária de mercadorias da Península Ibérica, com 26 comboios por dia. A edição de 2011 do Congresso da APLOG (Associação Portuguesa de Logística) tem como país convidado o Brasil, sendo que a organização do evento proporciona aos participantes estrangeiros um conjunto de visitas técnicas aos principais pólos de interesse nacionais para o setor da logística, onde se enquadra, naturalmente, o porto de Sines.


Jornal de Notícias – 13 de Outubro de 2011 – Pág. 36


Cargo News – 12 de Outubro de 2011

Leixões volta a perder contentores em Setembro Pelo segundo mês consecutivo, o porto de Leixões registou, em Setembro, uma quebra na movimentação dos contentores, de acordo com os dados divulgados pela concessionária.


Newsletter APP – 12 de Outubro de 2011 ACOMPANHADO DE PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS

Associação dos Portos de Língua Portuguesa apresenta, esta quinta-feira, o seu portal na web A Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) apresenta esta quinta-feira, 13 de Outubro, o seu portal na web. O acto público de apresentação vai decorrer na manhã do segundo dia de trabalhos do 14.º Congresso de Logística da APLOG. Disponível em http://aplop.org, surge para cumprir duas funções primaciais: dar mais visibilidade à actividade desenvolvida pelas administrações portuárias associadas, potenciando/amplificando os conteúdos dos sites destas; criar um elo de ligação permanente entre os associados, nos períodos entre-congressos ou reuniões magnas da APLOP. Para uma associação de cariz multinacional, como acontece com a APLOP, a existência de um instrumento deste tipo é de grande utilidade, ajudando a não deixar morrer a chama dos objectivos generosos e ousados que estiveram na origem da sua constituição. O portal da APLOP, desenvolvido pela Idea-Factory Portugal, encontra-se ainda em versão beta (experimental), fase de testes que estará concluída em inícios de Novembro. Para além dos menus institucionais, o portal oferece uma diversidade de conteúdos que pretende espelhar o pulsar vigoroso dos portos que operam no espaço lusófono. Aos menus referentes a cada um dos oito países de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor -, acrescentam-se outros de cariz temático: Biblos, História, Educare, Geo, Museus, Cruzeiros, Fotos, são alguns deles. Destaque também para um espaço dedicado à opinião e outro aos blogs que tratam da actividade marítimo-portuária. NO FACEBOOK, TWITTER E YOUTUBE A entrada da APLOP nas redes sociais é outro aspecto a assinalar. A Associação dos Portos de Língua Portuguesa está já presente no Facebook (http://www.facebook.com/aplop.press) e no Twitter (http://twitter.com/aploppress) , tendo ainda criado um canal no Youtube (http://www.youtube.com/aploppress). A breve trecho surgirão novos espaços, no Slideshare e no Slide.com. Com um design apelativo, o portal da APLOP apresenta coluna na qual vão alternando vídeos e fotos referentes ao mar e às actividades marítimo-portuárias. Os utilizadores interessados podem registar-se no novo portal, dispondo da opção de recepção da newsletter electrónica da APLOP. O período experimental destina-se também a receber sugestões por parte dos cibernautas interessados nesta área, alvitres tendentes à melhoria de algumas das funcionalidades agora oferecidas. As sugestões devem ser enviadas para aplop.press@gmail.com . APLOP CONSTITUÍDA A 13 DE MAIO DE 2011 Recorde-se que a APLOP foi constituída a 13 de Maio de 2011, em cerimónia pública que decorreu no Porto de Lisboa. Tem como objectivos aprofundar as relações de trabalho e de cooperação, incrementar as relações comerciais entre os portos e contribuir para melhorar as relações de transporte e comerciais entre o conjunto de países de língua portuguesa.


Cargo News – 12 de Outubro de 2011

Portos açoreanos na rota dos cruzeiros A operadora alemã Hapag Lloyd está a realizar um cruzeiro temático aos Açores escalando vários portos do arquipélago. O navio de cruzeiros Bremen partiu de Lisboa no dia 9 de outubro e chega a Ponta Delgada no dia 12, seguindo-se visitas a Angra do Heroísmo (dia 13), Graciosa (dia 14), Flores (dia 15), Corvo (dia 15), Madalena do Pico (dia 16), Faial (dias 16 e 17), Velas de S. Jorge (dia 17), ilhéus das Formigas (dia 18) e S. Maria (dia 18 e 19). Este itinerário de 12 dias é de grande interesse para os Açores em virtude de potenciar a região como destino para o importante nicho de mercado alemão e não apenas ponto de paragem em roteiros transatlânticos. Inaugurado em novembro de 1990, o Bremen foi construído nos estaleiros Mitsubishi Heavy Industries, no Japão, então com a designação Frontier Spirit. Mede 111m de comprimento, 17m de largura, 4,8m de calado, desloca 6,752 toneladas de arqueação bruta a uma velocidade de 15 nós e tem capacidade máxima para 180 passageiros com 107 tripulantes.

Recortes Nº195 de 2011  

• Sines recebe visita técnica da APLOG• Mercadorias – Porto de Leixões bate novo recorde• Leixões volta a perder contentores em Setembro• As...