Page 1

Recorte
nº
159
 
 Índice
–
19
de
Agosto
de
2009
 Aveiro:
acordo
ainda
não
chegou~
 APLOG
promove
curso
de
formação
logística
 XII
Congresso
Nacional
de
Transitários
já
com
mais
de
70
inscrições
 GNR
fora
do
mar
 Autoeuropa
‘disponível’
para
ouvir
 GM
vende
Saab
a
grupo
sueco
que
num
ano
vendeu
20
carros
de
luxo
 Arctic
Sea
‐
Versão
russa
deixa
muito
por
explicar
 Arctic
Sea
–
Um
mar
de
perguntas
 Arctic
Sea:
encontrado
sem
saber
como
 Caixa
condiciona
financiamento
em
Sines
à
reestruturação
da
La
Seda
 Empresa
catalã
tenta
sobreviver
à
crise
e
à
polémica
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 1


Cargo
News
–
18
de
Agosto
.
2009

 
 
 


Aveiro: acordo ainda nada chegou Ao contrário do que aqui antecipámos, na edição de quinta-feira passada, o acordo para o fim da greve dos estivadores que paralisa o porto de Aveiro desde o passado dia 3 não foi obtido. Esse acordo estava por horas, a julgar pelas informações colhidas junto dos vários intervenientes – tanto do lado do sindicato, como da estrutura que congrega empregadores, a julgar pelos representantes do IPTM – que faz a mediação – e da administração do porto. Todos deram como adquirido o fim do conflito, após a aprovação informal por ambas as partes de um conjunto de questões. Um desejo que a comunidade portuária parecia também subscrever, como se lia no comunicado distribuído na véspera aos jornais: “a Comunidade Portuária disponibiliza-se a dar o seu contributo para a formulação das medidas estruturais necessárias à competitividade do Porto de Aveiro”. Mas tudo se esboroou ao fim da manhã de quinta-feira, quando a associação empresarial faltou ao encontro marcado para as 11 horas da manhã, apanhando todos de surpresa. Aguarda-se agora o passo seguinte. Uma coisa parece certa: os 84 trabalhadores em causa constituem um efectivo manifestamente superior às necessidades actuais do porto, cujo movimento não consegue gerar as receitas suficientes para satisfazer as remunerações auferidas, sobretudo as extraordinárias (no caso, o subsídio de férias). A solução teria de passar, forçosamente, por uma injecção de capital por parte dos empregadores. Mas estes pressentem que esta solução seria apenas empurrar o problema para uma próxima ocasião, que poderia ser já dentro de três meses, quando se vencer o subsídio de Natal. Em declarações à Lusa, o vice-presidente do sindicato, Eduardo Marques, adiantou que o novo documento, apresentado na sexta-feira passada, e que "tem a anuência tanto da Administração do Porto de Aveiro como do IPTM [Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos]", pode "levar-nos a um outro patamar de negociação, de forma a incutir a estabilidade económico-financeira à Empresa de Trabalho Portuário (ETP)".


 
 
 
 
 
 
 2


Cargo
News
–
18
de
Agosto
.
2009

 
 
 


Aplog promove curso de formação logística A Aplog estabeleceu protocolos com algumas das entidades mais prestigiadas a nível nacional e internacional para a promover a realização do 2º Ciclo de Formação em Logística, que terá início já no próximo mês de Setembro: a APICS - The Association for Operations Management; ECBL - European Certification Board of Logistics e ATEC (Academia de Formação) - Curso Logística Operacional. O objectivo deste segundo ciclo de formação é proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos técnicos e operacionais sobre a cadeia de abastecimento e promover a aplicação de soluções de optimização logística. Mais informação em "http://www.aplog.pt".


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 3


Cargo
News
–
18
de
Agosto
.
2009

 
 
 


XII Congresso Nacional de Transitários já com mais de 70 inscrições O XII Congresso Nacional da Associação dos Transitários de Portugal que terá lugar no Funchal, já conta com mais de 70 inscrições, quando ainda faltam cerca de dois meses para a sua realização. Subordinado ao tema "O Transitário na cadeia de Abastecimento do Século XXI", este encontro, que terá lugar de 23 a 24 de Outubro próximo, terá a sessão de abertura presidida por Alberto João Jardim, a que se juntarão o presidente da mesa da Assembleia Geral da APAT, Henrique Cardoso, e representantes da Câmara Municipal do Funchal, cidade anfitriã, da Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, da Administração dos Portos da Madeira e do presidente da Mesa de Transitários na Associação Comercial e Industrial do Funchal, Caires Figueira. A CARGO apurou que os pormenores finais do programa serão conhecidos dentro de sensivelmente duas semanas.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 4


Correio
da
Manhã
–
19
de
Agosto
.
2009
–
Pág.
12
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 5


Correio
da
Manhã
–
19
de
Agosto
.
2009
–
Pág.
23
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 6


PÚBLICO
–
P2
–
19
de
Agosto
.
2009
–
Pág.
16
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 7


Correio
da
Manhã
–
19
de
Agosto
.
2009
–
Pág.
31
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 8


PÚBLICO
–
P2
–
19
de
Agosto
.
2009
–
Pág.
6
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 9


PÚBLICO
–
P2
–
19
de
Agosto
.
2009
–
Pág.
7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 10


i
–
19
de
Agosto
.
2009
–
Pág.
11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 11


Diário
Económico
–
19
de
Agosto
.
2009
–
Pág.
22
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 12


Diário
Económico
–
19
de
Agosto
.
2009
–
Pág.
23
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


13

Recortes_159_2009  

Índice
–
19
de
Agosto
de
2009
 
 1 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Em declarações à Lusa, o vice-presidente do sindicato, Eduardo Marques, adiantou...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you