Issuu on Google+

Recortes nº 113 Índice – 14 de junho de 2013 • • • • •

Porto de Duisburgo visita Lisboa em Setembro AICEP recebida no Porto de Setúbal CPS regista significativos progressos na JUP Porto de Setúbal recebe visita do IMT AICEP recebida no Porto de Setúbal - Tomar contato com as potencialidades do porto • Exportações – Setúbal embarca milhões • Vinhos de Setúbal – Exportação Portuguesa para Angola, Brasil e Canadá • Projecto Inovador quer tirar as muralhas de Setúbal da Invisibilidade

APSS, SA Praça da República 2904-508 Setúbal Portugal Nº Reg. Comercial e NPC: 502256869

Tel.: +351 265 542000 Fax: +351 265 230992 Sítio Internet: www.portodesetubal.pt Email: geral@portodesetubal.pt


Transportes & Negócios, 13 de junho de 2013

Porto de Duisburgo visita Lisboa em Setembro Uma comitiva de empresas sediadas no porto alemão de Duisburgo estará em Lisboa em Setembro para contactos com operadores de logística e transportes da região da capital. O programa da visita, que em Portugal está a ser organizada com a colaboração da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, contempla a apresentação do Grupo Duisport e contactos directos entre operadores germânicos e nacionais. O porto de Duisburgo é o maior porto seco da Europa. O Grupo Duisport está estruturado em três divisões (infra-estruturas, serviços de transportes e logística). Entre as suas participações contam-se o Antwerp Gateway, terminal de contentores do porto de Antuérpia. O sucesso de Duirburgo decorre da sua inserção na rica região industrial do Ruhr, mas também do desenvolvimento de uma rede de acessibilidades multimodal, essencialmente com o recurso à ferrovia e ao transporte fluvial. O Porto de Duisburgo é detido em partes iguais pelo Estado federal alemão, pelo land do Norte-Reno Westephalia e pela cidade de Duisburgo.


APP, 14 de junho de 2013 AICEP recebida no Porto de Setúbal O Porto de Setúbal recebeu, no dia 5 de Junho, a visita do Presidente da AICEP, Pedro Reis, com o objetivo de tomar contato com as potencialidades do porto. Foi recebido pelo Presidente do Conselho de Administração da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, Vítor Caldeirinha, pelo Administrador, Seixas da Fonseca, e pelo Presidente da CPS – Comunidade Portuária de Setúbal, Frederico Spranger. Com uma deslocação à zona portuária, o visitante ficou a conhecer as infraestruturas do Porto de Setúbal, quer a grande capacidade instalada, quer as extensas áreas de expansão disponíveis. No Terminal de Contentores percecionou a importância do projeto de dragagens de melhoria das acessibilidades marítimas, por forma a continuar a garantir a receção dos navios Panamax. No Terminal Roll-on Roll-Off, apreciou as vantagens da criação de um Hub Ro-Ro, uma aposta para um grande Hub automóvel de transhipment intercontinental e de trânsito com Espanha, com a parceria das empresas operadoras portuárias, dos operadores logísticos globais, da VW Logistics e das restantes marcas exportadoras e importadoras de automóveis. Esta visita foi, ainda, uma oportunidade para a APSS demonstrar o interesse, para todos, da integração das vastas áreas logísticas do Porto de Setúbal no plano de industrialização do país.


APP, 13 de junho de 2013 CPS regista significativos progressos na JUP Desde

a

criação

do

FSP

Fórum

para

a

Simplificação

de

Procedimentos no Porto de Setúbal, constituído, em fevereiro de 2012, por representantes de quinze entidades e agentes económicos intervenientes nos processos relativos ao movimento de navios e cargas no Porto de Setúbal, constata-se a boa resolução da maioria dos problemas anteriormente identificados, avanços que a CPS – Comunidade Portuária de Setúbal regista com agrado. Durante o ano de 2012, foram resolvidos 23 procedimentos e fluxos de informação, por migração do suporte papel para a plataforma eletrónica JUP, que se traduziram em marcados benefícios para todos os intervenientes, designadamente na redução de práticas burocráticas anquilosadas e permitiram evidentes melhorias na qualidade e eficácia dos serviços prestados, com os consequentes ganhos de racionalidade e competitividade do próprio porto. Destaca-se o aumento das operações efetuadas por meios eletrónicos - mais 17 procedimentos são actualmente efetuados através da JUP e mais 2 por email, a redução de 20 procedimentos antes realizadas com recurso a papel (existiam inicialmente 29 operações) e a redução de 28 procedimentos do total de 99 que existiam inicialmente. Regista-se ainda a melhoria dos níveis e frequência de situações de contingência, decorrentes de incidentes funcionais e os progressos na resolução de anomalias ou disfunções mediante suporte do Helpdesk. Para o ano de 2013, o FSP tem prevista a realização de outros melhoramentos, tais como, a inclusão das empresas de reboque e amarração na JUP; a possibilidade de acesso à JUP a partir das portarias dos terminais; a criação de um módulo para envio de SMS relacionados com as mensagens automáticas da JUP e, um outro, para gestão de autorizações das Autoridades.


CargoNews, 13 de junho de 2013

Porto de Setúbal visitado por comitiva do IMT O porto de Setúbal foi recentemente visitado por uma delegação do IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, composta pelo presidente do Conselho Diretivo, João Carvalho e pelos Vogais, Ana Vieira de Freitas e Eduardo Rodrigues, acompanhados pela presidente do Conselho de Administração da Administração do Porto de Lisboa, Marina Ferreira. A comitiva foi recebida pelo presidente do Conselho de Administração da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Vítor Caldeirinha, e pelo Administrador, Seixas da Fonseca, tendo ficado a conhecer o plano estratégico do porto de Setúbal, as infraestruturas portuárias e a sua capacidade instalada e disponível nos segmentos roll-on roll-off, granéis e contentores, as abrangentes áreas logísticas e industriais, as acessibilidades terrestres rodo-ferroviárias diretas e as vastas áreas de expansão disponíveis no porto de Setúbal para atividades portuárias e industriais.


Rostos.pt, 13 de junho de 2013 AICEP recebida no Porto de Setúbal Tomar contato com as potencialidades do porto O Porto de Setúbal recebeu a visita do Presidente da AICEP, Pedro Reis, com o objetivo de tomar contato com as potencialidades do porto. Esta visita foi uma oportunidade para a APSS demonstrar o interesse, para todos, da integração das vastas áreas logísticas do Porto de Setúbal no plano de industrialização do país. O Porto de Setúbal recebeu, no dia 5 de Junho, a visita do Presidente da AICEP, Dr. Pedro Reis, com o objetivo de tomar contato com as potencialidades do porto. Foi recebido pelo Presidente do Conselho de Administração da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, Dr. Vítor Caldeirinha, pelo Administrador, Eng. Seixas da Fonseca, e pelo Presidente da CPS – Comunidade Portuária de Setúbal, Eng. Frederico Spranger. Com uma deslocação à zona portuária, o visitante ficou a conhecer as infraestruturas do Porto de Setúbal, quer a grande capacidade instalada, quer as extensas áreas de expansão disponíveis. No Terminal de Contentores percecionou a importância do projeto de dragagens de melhoria das acessibilidades marítimas, por forma a continuar a garantir a receção dos navios Panamax. No Terminal Roll-on Roll-Off, apreciou as vantagens da criação de um Hub Ro-Ro, uma aposta para um grande Hub automóvel de transhipment intercontinental e de trânsito com Espanha, com a parceria das empresas operadoras portuárias, dos operadores logísticos globais, da VW Logistics e das restantes marcas exportadoras e importadoras de automóveis. Esta visita foi, ainda, uma oportunidade para a APSS demonstrar o interesse, para todos, da integração das vastas áreas logísticas do Porto de Setúbal no plano de industrialização do país.


Exame, junho de 2013, Pรกg. 8


Exame, junho de 2013, Pรกg. 82


PĂşblico, 13 de junho de 2013, PĂĄg. 12


Recortes 113 14 06 2013