Issuu on Google+

Recortes nº 103 Índice – 31 de Maio de 2011 West Med-Atlantic-Canaries com estatuto de Linha Regular Até final do semestre Porto de Setúbal estará ligado à A2 Zona de Stª Catarina requalificada pela APSS Quatro gigantes mundiais em Sines Porto de Sines – Uma década a crescer Instituto de Estudos Superiores Militares no Porto de Sines Porto de Sines visitado por associação de ex-deputados Porto de Sines visitado pela Confraria Marítima de Portugal Terminal XXI recebeu ‘MSC Filomena’ em viagem inaugural Reunião do Projecto PORTONOVO, sobre a qualidade da Água em Zonas Portuárias Oceano XXI e AEP celebram protocolo de defesa e valorização do mar Porto de Cruzeiros de Portimão representado na MedCruise

1


Oportunidades & Negócios – Abril de 2011 – Pág. 18

2


Oportunidades & Negócios – Abril de 2011 – Pág. 18

3


Oportunidades & Negócios – Abril de 2011 – Pág. 18

4


Newsletter APP – 31 de Maio de 2011

CONTENTORES – TERMINAL XXI CAPTA LÍDERES DE CARGA MARÍTIMA – MSC, COSCO, MAERSK E CMA

Quatro gigantes mundiais em Sines O terminal de contentores de Sines, concessionado à PSA - operador de Singapura -, está a concluir as primeiras grandes obras de expansão. O Terminal XXI ganhou espaço físico para duplicar a capacidade da sua operação, que agora poderá movimentar um milhão de contentores com 20 pés de comprimento (TEUS). Por isso, não continuará a trabalhar apenas com um operador de grande dimensão, que até à data tem sido a MSC - segundo maior operador mundial, que opera uma frota de 467 porta-contentores.

5


Oportunidades & Negócios – Abril de 2011 – Pág. 16/17

6


Oportunidades & Negócios – Abril de 2011 – Pág. 16

7


Oportunidades & Negócios – Abril de 2011 – Pág. 16/17

8


Oportunidades & Negócios – Abril de 2011 – Pág. 17

9


Oportunidades & Negócios – Abril de 2011 – Pág. 17

10


Newsletter APP – 31 de Maio de 2011 Reunião do Projecto PORTONOVO, sobre a qualidade da Água em Zonas Portuárias O projecto PORTONOVO é um projecto transnacional e multidisciplinar que tem por objectivo tratar de problemas comuns existentes em diferentes países e obter soluções no campo da qualidade da água nos Portos, tendo por base a Directiva Quadro da Água (WFD) e o conceito de águas altamente modificadas (HMW). Dia 1 de Junho, pelas 0930, na Sala de Seminários da Reitoria, Universidade do Algarve no Campus Universitário de Gambelas, FARO. Participam neste projecto o Instituto de Hidráulica Ambiental da Universidade de Cantábria (entidade coordenadora do projecto). O consórcio formado pelo Ministério do Ambiente da Região da Cantábria, Comunidade Urbana de Cherburgo, Universidades de Bordéus, Algarve, Aveiro e Queens (Belfast), o Centro Nacional para Investigação Científica em França, o Instituto Superior Técnico, AZTI Tecnalia, o CIMA e o Porto de Falmouth. Além disso o projecto PORTONOVO conta ainda com a participação de 12 parceiros associados dos quais se destacam os portos de Santander, Huelva, Bordéus Cherbourg, Belfast, Portimão e Aveiro entre outros. Com o projecto PORTONOVO está a ser criada uma metodologia de monitorização e avaliação da qualidade da água, aplicadas especificamente a massas de água onde se desenvolvem actividades portuárias, sendo o objectivo final do projecto a instalação de um Sistema de Suporte à Decisão para a gestão das actividades em águas portuárias na área do Atlântico e propor a padronização de uma metodologia para a qualidade da água dos Portos. Os resultados do projecto serão disseminados em www.portonovoproject.org ao público em geral e a profissionais e deverá actuar como um “observatório da qualidade das águas portuárias”.

11


Cargo News – 30 de Maio de 2011

Oceano XXI e AEP celebram protocolo de defesa e valorização do mar Os presidentes da Associação Empresarial de Portugal (AEP) e da associação Oceano XXI – Cluster do Conhecimento e Economia do Mar assinam esta terça-feira, 31 de maio, em Lisboa, um protocolo de colaboração de defesa e valorização do mar. A valorização do mar como importante recurso nacional e a realização de acções conjuntas são os dois principais objectivos da parceria, que será rubricada por José António Barros e António Nogueira Leite. A primeira iniciativa resultante desta parceria é o Fórum do Mar, evento que se realizará em Matosinhos, entre 16 e 19 de junho, repartido pela Exponor (feira de negócios e conferência internacional) e pelas instalações da Administração dos Portos do Douro e Leixões (actividades lúdicas e de divulgação científica). Com este protocolo, as duas associações comprometem-se ainda a promover estudos e ações de promoção da capacidade instalada e dos produtos nacionais na área da economia do mar, tanto no mercado interno como no estrangeiro.

12


Cargo News – 30 de Maio de 2011

Porto de Cruzeiros de Portimão representado na MedCruise O porto de cruzeiros de Portimão vai estar representado pela primeira vez como associado individual numa assembleia-geral da MedCruise, a associação dos portos de cruzeiro do Mediterrâneo, cuja 38ª reunião está marcada para Atenas e decorrerá entre 1 e 4 de junho. Desde Maio de 2002 que e Porto de Cruzeiros de Portimão, em conjunto com os congéneres de Lisboa e dos Açores, integra aquela entidade enquanto associado colectivo, justificando-se o novo estatuto pelo crescimento gradual e constante que o porto algarvio tem registado nos últimos anos, no âmbito do que será feita a apresentação em vídeo das suas potencialidades, assim como do destino turístico onde se insere. Esta representação na Grécia é efectuada no âmbito do protocolo celebrado entre o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e o Município de Portimão, para promoção do Porto de Cruzeiros de Portimão, sendo de referir que a MedCruise constitui-se como um fórum de discussão permanente sobre a temática dos cruzeiros na qual, semestralmente, os portos de cruzeiros mediterrânicos partilham experiências, tendo ainda a possibilidade de realizar reuniões individuais com as companhias de cruzeiros convidadas. De referir que este ano o movimento do Porto de Cruzeiros de Portimão vai conhecer um crescimento de 23 por cento relativamente ao ano passado, já de si bastante superior ao verificado em 2009, estando previstas até ao final de Novembro próximo um total de 64 escalas.

13


Recortes Nº103 de 2011