Issuu on Google+

Recorte nº 187 Índice – 28 de Setembro de 2010 • Cavaco Silva: ‘O mar é «um activo fundamental» em tempos de crise’ • Sines multiplica acções de promoção • Empresas públicas acumulam dívida aos fornecedores

1


Cargo News – 27 de Setembro de 2010 – Pág. 50

Cavaco Silva: "O mar é «um activo fundamental» em tempos de crise O Presidente da Republica defendeu ontem em Ílhavo que o mar "é um activo fundamental" para o país, que deve ser aproveitado, "sobretudo neste período de dificuldades" que o país atravessa. Cavaco Silva disse, durante uma visita ao Museu Marítimo de Ílhavo, que foi nesse sentido que se envolveu em mais uma jornada no distrito de Aveiro, para que o tema "seja uma verdadeira prioridade da agenda política portuguesa". "Não podemos desperdiçar este activo tão valioso para a construção de um futuro melhor para o nosso país", sustentou. Na opinião do Presidente da República, há câmaras municipais, de que é exemplo a de Ílhavo, que estão a aderir ao aproveitamento deste recurso natural. "Está a ser feito um caminho. Temos que insistir para que ele se consolide na sociedade portuguesa e em particular que se consolide na agenda política portuguesa, para este reencontro dos portugueses com o mar", observou. Para Cavaco Silva, o mar é uma "vantagem comparativa" que Portugal tem em face de outros países, "neste tempo de forte concorrência de economia global". "É muito difícil não ver imediatamente esse imenso recurso que é o mar, que se estende diante dos nossos olhos, como a zona económica exclusiva que é das maiores de toda a Europa", acrescentou. Cavaco Silva recordou que a sua "batalha" para inscrever o mar na agenda política vem desde o seu discurso de tomada de posse, frisando que neste momento a "resposta é muito mais clara" da parte de associações empresariais, de sindicatos, de autarquias e de instituições de investigação. "Este é um caminho que irei continuar a trilhar. Não vou desistir na minha convicção profunda de que este é um activo fundamental para o futuro do nosso país", concluiu.

2


Transportes & Negócios – 27 de Setembro de 2010

Sines multiplica acções de promoção Os responsáveis pelo porto de Sines e pela respectiva ZILS têm estado bastante  activos na recepção a comitivas empresariais dos quatro cantos do mundo.

3


Jornal de Negócios – 28 de Setembro de 2010 – Pág. 10

4


Recortes 187 28-09-2010