Issuu on Google+

Recorte nº 183 Índice – 22 de Setembro de 2010 • APSS assinalou Dia Mundial do Mar - Críticas ao Plano de Ordenamento do PNA dominam palestra • Delegação do porto de Setúbal visita porto alemão • Cavaco quer investimento nos portos e auto-estradas do mar • ‘Discussão do TGV está a sobrepor-se à aposta do mar’ • Cavaco privilegia os portos • Mais portos, menos TGV e aeroporto, pede Cavaco Silva • Cavaco Silva aposta no mar em detrimento do TGV • Portugal arrisca-se a ver os seus recursos explorados por terceiros • Ponta Delgada na ‘short list’ ESPO de portos socialmente integrados • Porto - Cais do Ouro está esquecido • Cartas ao Director – Projecto Biomares

1


O Setubalense – 22 de Setembro de 2010 – Pág. 1 e 3

2


O Setubalense – 22 de Setembro de 2010 – Pág. 3

3


Diário de Notícias – 22 de Setembro de 2010 – Pág. 10

O Setubalense – 20 de Setembro de 2010 – Pág. 3

4


Jornal de Notícias – 22 de Setembro de 2010 – Pág. 5

5


Correio da Manhã – 22 de Setembro de 2010 – Pág. 23

6


PÚBLICO – 22 de Setembro de 2010 – Pág. 22

7


Diário Económico – 22 de Setembro de 2010 – Pág. 16/17

8


Cargo News – 22 de Setembro de 2010

Portugal arrisca-se a ver os seus recursos explorados por terceiros "Um país que não consegue explorar sustentadamente os seus recursos naturais é um país que tem um futuro limitado e que se arrisca a acabar por ver esses recursos explorados por terceiros", referiu Cavaco Silva na abertura do congresso "Portos e transportes marítimos". O Presidente de República continuou na mesma linha: "Não só tenho mostrado a minha inquietação pelo alheamento de Portugal relativamente à exploração do mar, como também o mar deve constituir uma verdadeira prioridade na agenda política nacional. De acordo com estudos efetuados pela comissão europeia, dos setores marítimos tradicionais, isto é, os transportes, portos e construção naval geram um valor que é mais de três vezes inferior ao valor gerado pela Bélgica, um país que tem apenas 98km de costa e Portugal gera igualmente três vezes menos emprego do que a Grécia. A Espanha, no seu cluster marítimo, gera sete vezes mais valor do que Portugal e a Dinamarca, um país com bastante menos população do que o nosso, produz seis vezes mais valor e três vezes mais emprego nos setores marítimos". "Esta minha preocupação, é tanto mais forte quanto perante a situação económica do país e a persistência dos problemas estruturais da nossa economia, necessitamos de encontrar novas vias de desenvolvimento económico, vias que conduzam a novas oportunidades de negócio e, mais ainda, a novos setores de atividades económicas, geradores de elevado valor acrescentado". O grande auditório da antiga FIL acolheu mais de mil participantes neste congresso "Portos e Transportes Marítimos" organizado pela Associação Comercial de Lisboa (ACL), em parceria com as confederações patronais.

9


Cargo News – 22 de Setembro de 2010

Ponta Delgada na 'short list' ESPO de portos socialmente integrados O porto açoreano de Ponta Delgada integra a short list de seis portos da segunda edição do galardão ESPO (European Sea Ports Organisation) relativo à integração social dos portos (Societal Integration of Ports). O presidente do júri internacional, John Richardson, referiu que a grande dificuldade “este ano será escolher um entre tantas propostas tão interessantes.” Os portos que acompanham Ponta Delgada são os de Amsterdão, de Antuérpia, de Helsínquia, de Koper, e de Marselha. O juri vai agora enviar algumas “perguntas precisas às autoridades portuárias envolvidas de modo a podermos proceder à decisão final”, referiu John Richardson. O vencedor do galardão da ESPO será anunciado em 9 novembro durante uma cerimónia na câmara municipal de Bruxelas.

10


Jornal de Notícias Porto – 22 de Setembro de 2010 – Pág. 35

11


O Setubalense – 22 de Setembro de 2010 – Pág. 3

12


Recortes 183 22-09-2010