Issuu on Google+

Recorte nº 121 Índice – 25 de Junho de 2010 • Movimento de contentores cresceu 22% em Maio nos principais portos • Comunicação de dados de transporte marítimo por via electrónica só em 2015 • Eurocargo Genova já foi entregue à Grimaldi • Projecto da plataforma logística do Poceirão foi explicado a 220 crianças • El proyecto 16 de la red prioritária de transporte es el único cuyo itinerário aún está por definir • Autopostas del mar: el ‘asfalto marítimo’ tiene aún problemas de adherencia • Ferrmed, hacia un transporte ferroviário realmente eficaz

1


Cargo News – 24 de Junho de 2010

Movimento de contentores cresceu 22% em maio nos principais portos Os nove maiores portos do mundo registaram uma progressão de 22% na movimentação de contentores, em Maio. Este é o segundo aumento mensal mais forte registado este ano, depois de em fevereiro ter havido um crescimento de 25%, mês em que os valores foram particularmente inflacionados pela carga chinesa destinada às festividades do ano novo, revela a Alphaliner. O desempenho do mês de maio é, portanto, mais reflexivo da evolução positiva no tratamento de volumes. O crescimento da movimentação de contentores nos nove maiores portos chegou a 19% (66,5 milhões de teu), sinalizando uma recuperação sustentada do volume de contentores na sequência da queda de 17% em 2009. No entanto, os volumes de janeiro a maio dos nove portos são ainda marginalmente inferiores aos registados em 2008, quando foram manuseados 67 milhões de teu. Seis dos nove maiores portos estão na China, incluindo Hong Kong (na foto).

2


Cargo News – 24 de Junho de 2010

Comunicação de dados de transporte marítimo por via eletrónica só em 2015 O Parlamento Europeu e o Conselho de Ministros dos Transportes acordaram que os processos administrativos em formato digital na navegação marítima só serão obrigatórios a partir de 2015. Outra decisão é a que retira à língua inglesa o exclusivo das comunicações entre navios e terra. No início deste ano , a Comissão dos Transportes do Parlamento Europeu deu luz verde à simplificação das formalidades para a notificação dos navios que escalam portos da União Europeia. Para atingir esse objetivo, os especialistas de transporte de Bruxelas consideram conveniente que a indústria, no futuro, troque todas as informações por via electrónica. Com este acordo em mãos, o deputado liberal Dirk Sterckx negociou em nome do Parlamento Europeu um acordo final com os ministros europeus dos Transportes, por forma a poder finalizar-se com rapidez o processo legislativo. Sterckx e a Comissão dos Transportes chegaram, entretanto, a um compromisso quanto à transmissão electrónica de dados - este sistema não entrará em vigor em Fevereiro de 2013, conforme solicitado pela Comissão de Transportes, mas dois anos mais tarde.

3


Cargo News – 24 de Junho de 2010

Eurocargo Genova já foi entregue à Grimaldi O armador italiano Grimaldi já recebeu o navio "EuroCargo Genova" de 10 800 toneladas de arqueação bruta, construído pela Hyundai HI. O novo navio oferece 3 810 metros lineares de espaço de garagem e uma capacidade máxima de 247 reboques. Será utilizado nos serviços roro intra-europeus da Grimaldi. O "EuroCargo" Genova é o segundo navio construído no Extremo Oriente para a Grimaldi (a Finnlines, a sua filial, já tinha recebido navios roro construídos na China antes de sua aquisição pela Grimaldi). Em maio, a companhia tinha já recebido o navio "Grande Marocco", de 24 800 toneladas de arqueação bruta ConRo.

4


O Setubalense – 25 de Junho de 2010 – Pág. 4

5


El Vigia – Maio de 2010 – Pág. 10

6


El Vigia – Maio de 2010 – Pág. 12

7


El Vigia – Maio de 2010 – Pág. 48

8


Recortes 121 25-06-2010