Page 1

Recorte nº 114 Índice – 16 de Junho de 2010 • Porto de Sines recebeu delegação da Junta da Extremadura • Porto de Sines é o melhor para a plataforma do centro de energias renováveis de Badajoz • Porto de Viana recupera da crise • Porto de Viana do Castelo melhora 85% de Janeiro a Maio • Café do Mar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa • LOGZ com projecto educativo nas escolas de Palmela • Mercado automóvel português liderou vendas na Europa mas crescimento não é sustentável • Portugal foi o país da EU com maior aumento na venda de carros • Marinas entregues a espanhóis

1


Cargo News – 15 de Junho de 2010

Porto de Sines recebeu delegação da Junta da Extremadura Uma delegação da Junta da Extremadura de Espanha visitou Sines com o objetivo de continuar a fomentar novas oportunidades de negócio entre o Alentejo e a região espanhola, inserida no hinterland do porto de Sines. No seguimento da estratégia conjunta de promoção de todas as valências de Sines, a delegação iniciou a visita no Centro de Negócios da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, tendo sido posteriormente recebida na Administração do Porto de Sines, seguindose a visita técnica ao Terminal Multipurpose e ao Terminal de Contentores (TXXI), onde foram evidenciadas as potencialidades destas infra-estruturas e a sua capacidade para movimentar cargas de empresas localizadas na Extremadura. Da delegação espanhola fizeram parte Dolores Aguilar, vice-presidente segunda e ministra regional da Economia, Comércio e Inovação, José Luis Quintana, ministro regional das Obras Públicas, Cecilio Oviedo, conselheiro económico e comercial da Embaixada de Espanha, Ana Maria Alejandre, directora-geral de Competitividade Empresarial do Governo da Extremadura e Juan Romero, gerente da Plataforma Logística do Suroeste Europeu (que vai nascer em Badajoz), entre uma dezena de elementos.

Porto de Sines é «o mais conveniente» para plataforma de Badajoz O governo regional da Extremadura elegeu o porto de Sines como o "mais conveniente" para o desenvolvimento da plataforma logística de Badajoz: "Elegemos o porto de Sines como o mais conveniente para o desenvolvimento desta plataforma", disse à Lusa Dolores Aguilar, a vice-presidente da Extremadura e ministra Regional da Economia. A governante referiu ainda que a visita a Sines teve como principal objetivo conhecer "em primeira mão" as oportunidades que a estrutura portuária oferece, tendo em conta o "desenvolvimento previsto para a plataforma logística da Extremadura. O passo seguinte passará por estabelecer uma relação formal entre a Junta da Extremadura e o porto de Sines para começar a desenvolver projetos conjuntos que visualizem o futuro de negócios para a plataforma logística de Badajoz e para o porto de Sines". "Essa formalização vai concretizar-se num acordo a fazer entre ambas as partes", adiantou, acrescentando que isso irá "proporcionar a apresentação à Europa de um projeto conjunto de desenvolvimento de infraestruturas e de equipamentos que poderão beneficiar ambas as partes". Dolores Aguilar, que ontem reuniu com o secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, considerou também importante "fortalecer" o eixo ferroviário Sines-Badajoz-Madrid, "que será o eixo estruturante da entrada e saída da mercadoria de Sines e da plataforma logística".

2


Diário Económico – 16 de Junho de 2010 – Pág. 26

3


Diário de Notícias – 16 de Junho de 2010 – Pág. 53

4


Cargo News – 16 de Junho de 2010

Porto de Viana do Castelo melhora 85% de janeiro a maio De Janeiro a Maio de 2010 o porto de Viana do Castelo registou um significativo aumento da sua actividade, que se traduz num acréscimo de 54% do número de navios e de 85% na mercadoria movimentada, comparativamente ao período homólogo do ano anterior. Salienta-se que o porto de Viana do Castelo apresenta as maiores taxas de crescimento a nível nacional. Este incremento deve-se, em grande medida, ao aumento das exportações e à captação de novos clientes e cargas. No período em apreço, as exportações representaram um terço do total das mercadorias movimentadas no porto, valor que compara com os 26% registados em 2009. Os tráfegos que mais contribuíram para o crescimento da actividade portuária foram os componentes de aerogeradores eólicos, o caulino e o papel kraft, na vertente exportação, e a rolaria de pinho para abastecimento da fábrica da Portucel Viana, S.A. na vertente importação, revela a administração portuária da foz do Lima.

5


Cargo News – 15 de Junho de 2010

Café do Mar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa No dia 18 de Junho, às 17h00, vai realizar-se o Café do Mar, uma "conversa" entre pessoas que amam e se preocupam com o mar, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, enquadrada nas comemorações do centenário da FCUL. "A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) foi pioneira a nível nacional na investigação científica na área do mar. Desde há mais de 40 anos que muitos e bons cientistas nesta área fizeram os seus estudos na Faculdade, alguns infelizmente já desaparecidos, enquanto outros foram integrar outras universidades no país e no estrangeiro ou foram ocupar cargos prestigiantes em diversas áreas ligadas à investigação ou à política", explicam os organizadores. "Na FCUL, a investigação em Ciências Marinhas abrange áreas tão diversas como os estuários, lagunas e zonas costeiras mas também o oceano profundo, incluindo as fontes hidrotermais. E como os estuários são as zonas onde o rio encontra o mar e há espécies de peixes que transitam dos rios para o mar e vice-versa, também estudamos as relações da água doce com os estuários e o mar. Como nos preocupamos não só com os aspetos científicos mas também com os problemas que afetam o país, estudamos assuntos tão diversos como as toxinas dos bivalves, a resposta à Diretiva Quadro da Água, as pescas sustentáveis e a aquacultura, a biodiversidade marinha, os tsunamis, as alterações climáticas e as correntes oceânicas". "Pretende-se fomentar um encontro entre a Ciência e a Sociedade Civil, sensibilizando esta última para a importância do mar nos seus diferentes domínios, e dando a conhecer o muito que a Faculdade faz neste domínio, nomeadamente algumas das áreas que investigamos e projetos em que colaboramos. Para este evento, contaremos com a presença de pessoas e instituições ligadas direta ou indiretamente ao mar, bem como deputados e outras figuras destacadas da sociedade portuguesa". É aguardada a presença do Dr. Mário Soares e do Prof. Mário Ruivo, entre outras referências nacionais.

6


Cargo News – 15 de Junho de 2010

LOGZ com projeto educativo nas escolas de Palmela A LOGZ Atlantic Hub anuncia o desenvolvimento do projeto educativo “LOGZ vai à escola”. A ação de formação teve como objetivo explicar a mais de 220 crianças entre os 3 e os 10 anos o que é uma cidade logística e o projeto da plataforma do Poceirão. O projeto “LOGZ vai à escola” abrangeu cinco escolas básicas do concelho de Palmela (Arraiados, Palhota, Lagoa da Palha, Algeruz-Lau e Poceirão). Durante esta iniciativa, a LOGZ ajudou a modernizar as escolas por onde passou, tendo oferecido projectores e computadores portáteis para equipar os estabelecimentos de ensino. “O trabalho que desenvolvemos nas escolas foi muito gratificante. As crianças têm uma visão surpreendente e uma grande capacidade de aprendizagem”, explica Carlos Dias, Administrador Delegado da LOGZ. “Ao longo destes meses conseguimos estar muito próximos da comunidade e desenvolver um bom trabalho de esclarecimento.” Na sua visita às escolas, no final de cada sessão formativa, a LOGZ desafiou também os alunos a participar num concurso de desenho sobre a plataforma e os meios de transporte. Os desenhos do concurso foram expostos durante as festas do Pinhal Novo. Carlos Dias realça que “Para dar continuidade ao trabalho iniciado nas escolas, estivemos de “portas abertas” durante as Festas Populares do Pinhal Novo, para mostrar à população o desenvolvimento da Plataforma Logística Multimodal do Poceirão, esclarecendo as suas dúvidas”. Nas Festas do Pinhal Novo 2010 a LOGZ levou a cabo várias ações, entre elas uma recolha de brinquedos para posterior doação à Fundação COI, Centro Social e Paroquial do Pinhal Novo e Igreja Evangélica.

7


PÚBLIVO – 16 de Junho de 2010 – Pág. 28

8


Diário Económico – 16 de Junho de 2010 – Pág. 28

9


Diário de Notícias – 16 de Junho de 2010 – Pág. 18

10

Recortes 114 16-06-2010  

carros • Marinas entregues a espanhóis mas crescimento não é sustentável • Portugal foi o país da EU com maior aumento na venda de energias...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you