Page 1

UNIVERSO PORTODESIGN

turismo Dicas de viagem para Roma por Juliana Pippi

arte & cultura

estilo minimalista

gastronomia

arquitetura

Um olhar cinza do centro de Florianópolis

Arquiteto utiliza produtos Portodesign para valorizar arquitetura minimalista em Balneário Camboriú

O sabor da comida mediterrânea

Arquiteta catarinense abraça o desafio de criar ambientes para famílias diversas

Nº 001 / 2014


SOLUÇÕES PARA ARQUITETURA E INTERIORES

Showroom Itajaí/SC | (47) 2104 6100 Showroom São Paulo/SP | (11) 5096 2806 www.portodesign.com.br


editorial

André Paulo Giacomolli Diretor Comercial Portodesign

UM NOVO MOMENTO Muito mais que tendências mundiais em revestimentos, somos soluções para arquitetura e interiores. Quando iniciamos as atividades da Portodesign, há 40 anos, nossas principais preocupações eram a qualidade, a excelência em atendimento e a busca constante por produtos inovadores que atendessem a demanda nacional. Com o passar do tempo as viagens pelo mundo tornaram-se constantes e pincelamos tendências, cores e texturas exclusivas entre os melhores fornecedores internacionais. Um trabalho que aos poucos mudou nosso olhar. Passamos a enxergar clientes, parceiros e especificadores como usuários de nosso portfolio. Entendemos que entre os traços, os projetos e as obras existem sonhos, famílias e estilos de vida. Por isso, revisitamos a nossa história e recriamos nossa marca, nosso posicionamento.

Hoje, nos apresentamos através de categorias de produtos dividas por estilo, facilitando sua busca por soluções para cada ambiente. Afinal, além dos revestimentos cerâmicos, agregamos louças e metais, papel de parede e acessórios que trazem mais personalidade aos projetos. Estamos extremamente felizes em poder compartilhar este momento. Por isso, aprimoramos também nossos canais de comunicação. Estamos presentes nas mídias sociais, abrimos um canal exclusivo para profissionais em nosso site e reeditamos nossa revista, que traz, além de produtos, editorias de turismo, gastronomia, utilidades e muito mais. Aproveitem! Abraços, André


ÍNDICE

Portodesign Online

6

Destaque das redes sociais

Capa

10

Estilo minimalista

20

7

Notas Novidades Portodesign

14

16

Turismo

Roma, a cidade eterna

22

Inspiração para inovar

Editorial de produtos

Florianópolis entra no circuito do design italiano

O cinza de Florianópolis

Rota gastronômica

Trends

Vitrine

Arte & Cultura

Cozinha mediterânea

Universo Portodesign

30

8

Ponto de vista

33

João Reith fala sobre superfícies contemporâneas

Arquitetura

28

Como construir para três gerações?

Serviços

34

Contatos e endereços


PORTODESIGN ONLINE blog facebook.com/portodesign

instagram.com/portodesign_

Estampas de bolinhas: Elas fugiram dos vestidos dos anos 50 e vieram parar no papel de parede. Conhecidas como Poás, as estampas de bolinhas, essencialmente femininas, ganharam inúmeras releituras ao longo do tempo. Saiba mais em: facebook.com/portodesign

Rosa com estampa de zebra: No Big Brother Brasil 14, a área principal da casa recebeu um visual completamente diferente de todas as edições. Saiba mais em: instagram.com/portodesign_

blog

blog

twitter.com/portodesign

portodesign.com.br/blog

Da série “Uma imagem vale mais do que 140 caracteres”: Todos os porcelanatos polidos (inclusive os Super Gloss) vêm de fábrica com uma cera de proteção. Mas e pra remover? Saiba mais em twitter.com/portodesign

Schillerstraße: a escola com a parede “amassada”: No meio de tantos prédios históricos em Kufstein, Áustria, um deles se destacou pela fachada, digamos, no mínimo ousada. Saiba mais em: portodesign.com.br/blog 6


NOTAS Design Internacional

Divulgação: York

Divulgação: Mutina

O conceito que orienta o design da Coleção Flow consiste em preservar os traços dos processos artesanais nas superfícies cerâmicas de alta tecnologia. O resultado são peças resistentes e com um acabamento natural extremamente sofisticado, que de tão bem detalhado torna-se impossível distingui-las de réguas de madeira tratada. Ideal para piso e parede de áreas externas e internas, a Coleção Flow é um projeto do estúdio italiano Mutina, conhecido internacionalmente por trabalhar com designers consagrados em todo mundo, como Patricia Urquiola, Rodolfo Dornoni e Tokujin Yoshioka. Esta coleção é mais uma novidade exclusiva que a Portodesign trouxe para o Brasil.

Ao estilo de Candice Refletindo o espírito da filosofia de design da apresentadora e designer Candice Olson, motivos clássicos são repaginados e transformados em padrões que são ao mesmo tempo contemporâneos e atemporais. Esta magnífica coleção de finos papéis de parede, que agora faz parte do mix de produtos Portodesign, reinterpreta os tradicionais designs clássicos e de luxo com um estilo simples, sofisticado e moderno. Aclamada pelo público e pela crítica, Candice se tornou uma das designers mais famosas dos Estados Unidos, levando os seus 20 anos de experiência em design a milhões de espectadores de todo o mundo com o programa Design Divino. Ela descreve o próprio estilo como “uma fusão entre formas tradicionais, escalas e proporções com a beleza clean e simples do design moderno”.

7


arte & cultura

O CINZA DE FLORIANÓPOLIS Artista catarinense propõe um novo olhar sobre o centro urbano da capital.

Fotos: Arquivo pessoal

Uma paisagem belíssima, 42 praias, o apelido de Ilha da Magia e a fama por festas que agitam o verão atraem a atenção de turistas nacionais e internacionais. O próprio florianopolitano orgulha-se de morar em um dos locais mais belos do Brasil. Mas Florianópolis não é apenas uma cidade praiana. É uma capital. Urbana, conectada e, por que não, cinza. Esta foi a proposta de Murilo Santos, artista natural de Joinville, Santa Catarina. Através de um olhar completamente novo sobre a capital catarinense, ele brinca com luz, sombra e sensibilidade. Ao fotografar a arquitetura urbana de Floripa, Murilo desliza sobre um campo novo: a beleza difícil, mas existente em viadutos e túneis. “O ser humano precisa ter um olhar sensível e amplo sobre o que é bonito. A beleza pode existir nos lugares mais inesperados”, afirma o artista, que para realizar a série de fotografias encarou uma jornada solitária e a pé. O resultado dependeu ainda da escolha de um dia nublado e muita conversa com os moradores de rua que não entendiam sua intromissão no espaço. “Nessas áreas sempre existem mendigos e quando um estranho chega com uma câmera fotográfica em punho a recepção não é das melhores, é preciso conversar e explicar o que você está fazendo ali, é um grande desafio”, conta o artista. Suas obras, que já viajaram em exposições por Santa Catarina e Paraná, podem ser vistas também nas produções dos ambientes Portodesign. Afinal, não poderíamos deixar de incentivar um artista catarinense com um olhar tão profundo sobre a área urbana de nossa capital.

Murilo Santos Artista visual

8


Fotos: Murilo Santos

“O ser humano precisa ter um olhar sensível e amplo sobre o que é bonito. A beleza pode existir nos lugares mais inesperados”

9


capa

ESTILO MINIMALISTA Arquiteto Canisio Beeck utiliza produtos Portodesign para valorizar arquitetura minimalista em Balneário Camboriú.

O azul cobalto da coleção Crystal ressalta a madeira utilizada no deck.


Fotos: Arquivo pessoal

Fotos: Cícero Viégas

Canisio Beeck Arquiteto

O que você sonhava ser quando era criança? Astronauta? Médico? Mágico? Poucas pessoas conseguem concretizar tais objetivos. O arquiteto Canisio Beeck conseguiu. “Minha vocação para arquitetura vem desde a infância. Na época eu já fazia desenhos arquitetônicos”, conta. Incrivelmente cedo, aos 12, já desenhava seus primeiros traços em um escritório de arquitetura onde ficou até os 25, quando ingressou na faculdade em Curitiba, no Paraná. Finalizado o curso, Canisio ainda foi professor em seis disciplinas na Universidade do Vale do Itajaí por dez anos e passou a colecionar projetos de sucesso que trazem como característica principal o poder dos limites e das formas geométricas. Em dezembro de 2013 finalizou uma residência em um dos locais mais badalados do litoral de Santa Catarina, Balneário Camboriú. Sem perder sua identidade, Canisio focou toda sua expertise no desejo de sua cliente. “A casa é sempre um sonho das pessoas e eu vejo os meus projetos como uma idealização de morar e viver bem”, afirma.


O porcelanato Lúpus da coleção Everest neutraliza o ambiente, que recebe objetos robustos como as luminárias da sala de jantar.

O ambiente minimalista e moderno da suíte ganha destaque com o porcelanato Corten Blanco, da Coleção Tau.


A cadeira rústica em madeira teve seu design natural valorizado pelo porcelanato branco.

Com estilo minimalista, a casa localizada em um condomínio fechado, tem muita personalidade. A arquitetura com linhas retas abre espaço para um ambiente claro, arrojado e com alguns pontos de contraste em madeira que garantem todo o charme do projeto. A sofisticação é valorizada pelos revestimentos em grandes formatos e o aconchego, por objetos com design arrojado e cores quentes. “Os materiais que utilizo no revestimento possuem propriedades térmicas adequadas ao ambiente. Procuro sempre a qualidade e segurança aliadas ao conforto, praticidade e estética”, afirma.


rota gastronômica

CHEIROS, CORES E SABORES A cozinha mediterrânea que carrega uma alma simples, familiar e histórica Multicultural e rica em ingredientes a gastronomia mediterrânea conquistou o mundo. Não apenas em sabor, mas em todo o contexto. Abrangendo as bebidas, os materiais usados na alimentação e todos os aspectos culturais a ela associados. Por isso, no início de dezembro de 2013, a dieta mediterrânea foi aprovada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. Saborear um pouco da história é a nossa proposta. Convidamos dois Chefs de cozinha para uma rápida conversa e pedimos que indicassem o melhor de seus restaurantes.

Foto: Rafael Wainberg

4∙ Quem visita o D'Olivino não pode deixar de experimentar o quê? Poderia indicar o vinho também? A: Um dos pratos mais pedidos é o Tagliatelle Nero alla Pescatora, que é uma massa negra feita diariamente tingida com tinta de lula e após ser cozida é servida com um aromático molho de frutos do mar em caldo de peixe, vinho branco, ervas frescas e azeite de oliva extravirgem. Eu aconselharia harmonizar este prato com um vinho branco da uva Sauvignon Blanc pela boa acidez que combinam com as características dos frutos do mar.

André Castro Chef de cozinha

Foto: Arquivo D’olivino

André Castro comanda o D’olivino. Localizado no coração dos Jardins em uma charmosa casa inspirada nas belíssimas paisagens da Toscana. André é brasileiro, mas morou muitos anos na Europa, onde teve a oportunidade de se formar e trabalhar em diferentes países. 1∙ De onde vem as principais ideias para seus pratos? A: Depende! Às vezes crio a partir de um ingrediente ou de determinada técnica a ser utilizada. Sempre tento “brincar” com diferentes texturas e uso muita influência do receituário brasileiro.

Foto: Arquivo D’olivino

2∙ Quais ingredientes não podem faltar? A: Azeite, sal e ervas frescas. 3∙ Hoje o requinte da cozinha ainda exige uma grande importação de ingredientes ou é possível explorar a riqueza brasileira na criação dos pratos? A: Atualmente não necessitamos mais de grandes importações, a própria riqueza do bioma brasileiro já nos fornece uma excelente diversidade de ingredientes e possibilidades! O cozinheiro brasileiro aprendeu a dar valor a nossa cultura, nossos produtos e a nossa história. 14


Foto: Arquivo pessoal

Nádia Rizzo Chef de cozinha Nádia Rizzo é consultora gastronômica do Grupo Rascal. Italiana, nascida em uma família tradicional da região norte da Itália, descobriu a gastronomia bem cedo. “Quando pequena, costumava assistir, à minha “nona” e à minha mãe inventarem diversos pratos e transformar comidas simples em grandes banquetes”, conta. Porém sua dedicação profissional veio um pouco mais tarde. Formada em moda, Nádia conheceu um fotógrafo brasileiro em 1993. “Ficamos amigos e vim passar as férias no Brasil. Resultado: me apaixonei pelo amigo e pelo país verde e amarelo. Em 15 dias minha vida mudou completamente: casei e vim morar de vez aqui”, conta. Casada e com duas filhas, resolveu dar uma guinada em sua história. A paixão latente pela culinária falou mais alto e aflorou de uma forma inesperada: deixou o mundo fashion e resolveu se dedicar à gastronomia.

Foto: Arquvo Grupo Rascal

1∙ De onde vem as principais ideias para seus pratos? N: Faço muitas pesquisas e viagens no decorrer do ano para conhecer novos produtos e trazer as ideias para o Ráscal.

Foto: Alexander Landau

2∙ Quais ingredientes não podem faltar? N: Ervas em geral, azeites importados, tomate, vinhos, temperos. 3∙ Hoje o requinte da cozinha ainda exige uma grande importação de ingredientes ou é possível explorar a riqueza brasileira na criação dos pratos? N: Na verdade, por sermos uma cozinha mediterrânea não conseguimos fazer muitos pratos, sem os produtos importados. Farinha importada, azeite, embutidos. 4∙ Quem visita o Ráscal não pode deixar de experimentar o quê? N: Ravióli Ráscal (mozzarela de búfala e imbatível molho concassé) e a deliciosa torta de maçã. 15


turismo


Foto: Luciano Mortula | Shutterstock


Foto: Arquivo pessoal

turismo

Juliana Pippi Arquiteta A arquiteta catarinense Juliana Pipi apresenta as melhores dicas para um passeio na capital italiana Com certeza uma obra prima. Roma transpira Michelangelo e Da Vinci. Um presente aos olhos! Como não poderia ser diferente, e certificando o que o dito popular nos diz: “Quem tem boca vai a Roma!“. Aqui no sentido Gastronômico, é claro! Os deliciosos pratos italianos podem ser degustados em inúmeros restaurantes. Alguns são realmente imperdíveis como a Trattoria Vecchia Roma, perto do Termini que existe desde 1916, apresenta um cardápio tipicamente Romano e é super aconchegante. O lugar é pequeno, a fachada é tímida com uma portinha discreta, mas assim que você desce a escada de madeira se depara com uma antiga taberna subterrânea e pode saborear uma verdadeira pizza à moda Romana. Uma ótima opção para a noite é um jantar com vista para o Coliseu. Na Piazza del Colosseo e seus arredores existem muitas opções de bares e restaurantes. Que tal uma bela pasta à carbonara, no terraço do Oppio Caffe na Via delle Terme di Tito com direito a vista das luzes do Coliseu? Nada mal hein? Como toda grande cidade, Roma também oferece ótimas opções de compras. As lojas de grifes famosas ficam próximas à Piazza di Spagna e as mais descoladas estão no bairro Monti, que serviu de cenário para Woody Allen em “Para Roma com Amor”. Ali a ordem é se perder pelas ruas e as lojinhas mais diferentes de Roma. Impossível voltar para o Hotel sem algumas sacolinhas. Ficou com vontade de conhecer esse lugar encantador? Então aí vai o segundo ditado popular: todos os caminhos levam a Roma. Deixe-se levar!

A “Cidade Eterna” é uma das mais visitadas da Europa. Mais de 12 milhões de pessoas passaram por Roma em 2013. Por isso, lembre-se: tempo é o que há de mais importante para um passeio em Roma. Você vai precisar de muito mais do que cinco minutos para observar o esplendor de Michelangelo na Capela Sistina ou saborear o melhor da gastronomia de Roma. Para os amantes da arquitetura, história e do design a cidade parece um parque temático. Convidamos a arquiteta Juliana Pippi, de Florianópolis, para fazer parte dessa edição e orientar esse delicioso passeio. Dicas de Roma por Juliana Pippi Roma é deliciosamente bagunçada e de fato um Museu a “céu aberto”. Para qualquer esquina que se olhe existe uma surpresa. Seja um sobrado tipicamente romano, ou um monumento. Em relação à arquitetura, são inúmeras as obras impactantes, mas sem dúvida o Coliseu é o mais impressionante. Recomendo o serviço de "AudioGuide" que faz você viajar ao tempo dos gladiadores. Das ruínas do Palatino, passando pela luz misteriosa que invade o Pantheon através da abertura no topo da sua imensa abóboda, até o encontro com a Fontana di Trevi, em meio as simples ruelas da Roma Antiga, tudo faz a gente respirar arte e história. O Vaticano é um show à parte com a imponência da Basílica de São Pedro e a simplicidade e importância da Capela Sistina. Sentar em um banco junto à parede e simplesmente deixar seus olhos e pensamentos flutuarem com a Criação de Michelangelo. 18


19

Foto: Viacheslav Lopatin | Shutterstock

Foto: Viacheslav Lopatin | Shutterstock

Foto: R. Nagy | Shutterstock

Foto: Arquivo pessoal


Foto: Goodluz | Shutterstock

INSPIRAÇÃO PARA INOVAR Por Ruth Fingerhut

20


universo portodesign

Agora, para encontrar as soluções para casa ou áreas comerciais basta iniciar as pesquisas por segmento. Se o objetivo é fazer do living um lugar sofisticado, para festas, jantares e eventos entre amigos, basta olhar nossa categoria Architetto que possui uma gama completa de porcelanatos em grandes formatos. Para complementar o projeto e dar um charme naquele cantinho especial, as pedras, os vidros e os metais estão na categoria acessórios. Desenvolvemos uma maneira de criar e recriar conceitos que emocionem tanto quanto o sonho de morar. Por isso, nos baseamos na macrotendência homewear, pois para mudar a maneira de olhar nosso portfolio nos inspiramos em você!

A tendência que mais cresce é a Homewear. As pessoas valorizam cada vez mais o seu “porto seguro”. Reunir amigos, estar com a família e curtir o lazer do seu jeito é fundamental para a qualidade de vida. Isso significa um valor muito maior para a casa como centro de convivência. Este conceito nos trouxe um questionamento: como vamos oferecer os nossos produtos e serviços para pessoas que buscam um lar e não simplesmente uma decoração? Através de uma nova metodologia batizada Design de Aproximação, passamos a utilizar a observação, a colaboração e a criatividade para desenvolver uma relação mais próxima com o universo de estilos que é o mercado. Nosso primeiro passo foi organizar nossos produtos por categorias.

21


Foto: Denis Tabler | Shutterstock

COLOR MOOD Afinal, o que representam as cores? Cor é vida. Cor é identidade. Cor é emoção. Por isso, em 2014, a coleção Crystal Cores ganha uma nova cartela. São cinco novas cores que além de charmosas dão contraste e provocam a criatividade. Podem ser usadas em uma parede principal, ou em blocos intercalados com outro revestimento. São tão versáteis que instigam o uso de várias formas.


Imagem: Frameone

Coleção Crystal Cores

Amarelo Doce

Azul Navy

Chocolate

Laranja Natural

combina com Coleção Madeira Ipê Pardo HD 15x120

combina com Coleção Monocolor

Monocolor White (SG) 60x120

23

Verde Militar


Foto:Alexander Supertramp | Shutterstock

BLACK IS BEAUTIFUL Ele nunca saiu de moda. Sempre está presente. Representa o “Chic”, o “Sofisticado”, as vezes “Sóbrio”. Elegante, ele pode valorizar os contrastes como também os revestimentos cinzas representando o tom sobre tom.


Imagem: Frameone

Coleção Art Deco

Catedral Black

Bruxelas Black

Crysler Black

Biarritz Black

Barcelona Black

Bossa 21

Pop 31

Samba 14

Samba 15

Coleção Ritmos

Blues 55

combina com Coleção Just Great

Super White 150x150 Super Black 150x150

25


Arte: FreshPaint | Shutterstock

TEXTURA DINÂMICA Tocar, sentir, é uma necessidade natural para nos aproximarmos de algo que nos interessa. Principalmente quando se trata de produtos para nossa casa. O 3D está em alta em vários produtos no mercado. As volumetrias em pedras e monoporosas favorecem a tendência como se fossem escultura. Um convite ao toque.


Divulgação: Love Tiles

Imagem: Frameone

Coleção 3D

Coleção Wonder

Bicolor

Travertino

combina com Coleção Stone

Almond Brera 120X120

Chrome Pyramid (MT)

Gold Pyramid (BR)

Mirror Pyramid (BR)

White Pyramid (BR)

White Pyramid (MT)

Mirror Enigma (BR)

White Enigma (BR)

White Enigma (MT)

White Line Up (BR)

White Line Up (MT)

Light White (MT)

Light Branco (BR)

Light Stone

Tivoli

combina com Coleção Luxury

Tamanho das peças 35x100

Luxury Bianco W (F) 90X90

Black (BR)

27


arquitetura

COMO CONSTRUIR PARA TRÊS GERAÇÕES? Arquiteta catarinense abraça o desafio de criar ambientes para famílias diversas.

Foto: Arquivo pessoal

Como projetar para três gerações? Esse é o desafio encontrado por muitos arquitetos todos os dias. Pois, uma casa não é apenas uma construção. Mas um lar. Feito para pai, mãe, filhos e às vezes avós. Como deixar esse ambiente saudável para todos? Propor uma arquitetura viável para várias idades aguçou a criatividade da arquiteta Bruna Pavoni de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Para projetar um condomínio que abrigasse várias famílias e ainda fosse competitivo no mercado imobiliário, Bruna apostou em uma estética contemporânea e espaços práticos e modernos. Formada em arquitetura e urbanismo, Pavoni respira construção civil desde a infância. Sua família é composta por engenheiros e seu pai dono de uma construtora. Por isso, soube definir tão bem o conceito de morar. “Temos que oferecer a este morador diferenciais, ou seja, temos que proporcionar o lazer de um clube, conforto de um hotel e o aconchego de um lar”, disse. Para que o condomínio ganhasse vida, Bruna ouviu os clientes. “Tive interação com alguns proprietários que adquiriram o imóvel antes da sua conclusão, no qual eles sempre agregam expondo seus desejos e o que esperam do edifício”, conta. Como cada ambiente foi pensado individualmente, a arquiteta misturou estilos que agradassem a todos os moradores. Harmoniosamente foi do rústico ao sofisticado. Por isso a escolha pela Portodesign que possui um portfolio extenso e diversificado. Além dos papéis de parede, compuseram a decoração porcelanatos em madeira, porcelanato em grandes formatos e mosaicos de pedra e metal.

Bruna Pavoni Arquiteta

28


29 Fotos: Over Digital


vitrine

FLORIANÓPOLIS ENTRA NO CIRCUITO DO DESIGN ITALIANO Nova loja disponibiliza espaço interativo e soluções em serviços especiais onde o profissional poderá usar para decidir os projetos com seu cliente. Além de uma mesa de especificação toda modular que permite brincar com os produtos da loja. Ver e sentir são pontos decisivos para a escolha de materiais”, comenta Marcelo.

Quando pensamos em construir ou dar aquela renovada na casa a primeira coisa que vem à cabeça é o sonho de morar bem. Adolescentes pensam em um quarto confortável para ouvir música, receber os amigos. Recém-casados em uma excelente área de lazer e crianças em piscina. O segundo passo é materializar o sonho. Entra então a figura do especificador, do construtor e finalmente os produtos para acabamento. Pensando nesta cadeia, surge a ProFatto, loja especializada em revestimentos, louças e metais. Localizada próxima a Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis, SC. O espaço traz um conceito bastante interessante: o estimulo à criatividade e a interatividade entre o especificador e o cliente final. “A abertura da loja em Florianópolis foi totalmente estudada. Percebemos que existe uma demanda grande por produtos mais sofisticados e um atendimento mais personalizado, que estabeleça uma conexão com o cliente final e também com o especificador”, conta Fabiano, sócio da loja. Há 14 anos no segmento de revestimentos, os irmãos Marcelo e Fabiano Palmieri entendem perfeitamente o produto, sua tecnologia e design. Mas principalmente entendem as pessoas. Por isso, dedicaram a maior parte da loja à interação. “Pensamos em deixar o cliente à vontade e ter espaços de suporte para ele. No segundo piso temos uma sala de reunião com TV 30


Fotos: Over Digital

Papo de profissional Para o desenvolvimento do conceito da loja foram convidadas as arquitetas Mariana Villela e Denise Silva do escritório Intueria Arquitetura. O principal objetivo foi desenvolver um projeto que comportasse os revestimentos Portodesign, principalmente os grandes formatos da categoria Architetto, peças com cortes especiais - um serviço oferecido pela loja, e as louças, metais e acessórios para banheiro. “O primeiro passo foi pensar em como esse cliente será atendido. Então criamos um ponto focal. Um corredor com uma estante e um painel no centro com pontos de brilho. Quando o cliente entra, ele já consegue ter uma visão geral do que é a loja”, explica Denise. Além de buscar referências para o atendimento, as arquitetas trouxeram tendência para o ambiente. Segundo Mariana, “está muito forte essa tendência do natural. As pessoas buscam cada vez mais aconchego e bem estar. Por isso, escolhemos as madeiras como foco principal e depois entramos com os detalhes”. Porém, o ponto alto do projeto são os diferenciais em aplicação do porcelanato Portodesign. As duas grandes vitrines formam um canto, que segundo as arquitetas, representa o ambiente que a pessoa imaginar. O complemento do ambiente versátil é um elemento vazado desenvolvido exclusivamente para a ProFatto em porcelanato. Para completar, Mariana e Denise criaram um mobiliário embutido onde as portas dos armários são revestidas com as longas réguas do Wood Biege. Vale à pena conferir! 31


Wallpaper Candice Olson DN3703

Categoria Decor

Na categoria Decor são apresentados os complementos de decoração para todos os tipos de projeto. Hoje a Portodesign trabalha com coleções diversificadas de papéis de parede.


ponto de vista

DESIGN NAS SUPERFÍCIES CONTEMPORÂNEAS Por João Reith Arquiteto e Designer Graduado em Arquitetura no RS, é Mestre em Design de Produtos pelo Istituto Europeo di Design de Milano. De 1988 a 1995 participou do Interdesign na Hungria. Atuou como correspondente no exterior para as revistas especializadas Projeto e Design, Arc Design e Arquitetura e Construção. Desde 2012 coordena o Curso de Design de Produtos da UNESC.

normas ambientais e seu impacto no meio ambiente. O avanço tecnológico permite criar possibilidades interativas, certamente ressignificando o próprio design, além de participar do processo criativo. Um bom exemplo foi a pesquisa elaborada para inserir o elemento cimento e o concreto no contexto da arquitetura de interiores contemporânea: a referência nasceu ainda no século passado, como um elemento construtivo estrutural, aparente ou não, de alta resistência á compressão; influenciou a produção dos edifícios modernos e contemporâneos ,de forma mais evidente na arquitetura denominada “brutalista”. O cimento, um dos componentes do concreto, foi empregado então na produção de ladrilhos hidráulicos, na forma de pisos ou revestimentos de parede, naturais ou coloridos, em pleno Art Nouveau. O próprio arquiteto catalão Gaudi, criou várias soluções para os passeios de Barcelona usando o cimento como matéria prima e ainda hoje resistem ao uso contínuo. Após seu emprego por várias gerações de profissionais, o uso do concreto passou dos espaços externos aos internos, influenciando a produção dos revestimentos e do design das superfícies, chegando até o setor da moda. Seus tons neutros permitem a composição com cores mais vibrantes e sua textura expressiva revela sua produção. Enriquecemos seus atributos físicos, tornando seus formatos maiores, permitindo acabamentos que variam do mais rugoso ao mais polido, ou mesmo suave ao contato, como uma pele acetinada. Transitamos assim do design do produto á arquitetura dos ambientes, permitindo ao usuário, aquele que se identificará com suas escolhas, a fantasia da proposta de novos cenários de convívio.

Verificar tendências, novas linguagens, novos materiais, hábitos, costumes que se reafirmam e padrões cromáticos é tarefa permanente de designers e arquitetos, principalmente ao dar início aos novos projetos. No contexto atual, as superfícies e seus relevos têm sido, e devem continuar altamente elaboradas plasticamente, sejam em soluções minimalistas, orgânicas ou geométricas. Podem reproduzir outros materiais como a madeira ou as pedras naturais ou repropor sua identidade estrutural em peças vazadas ou translúcidas. Sua composição permite alcançar espessuras variadas, das mais delgadas às mais espessas, propondo volumes, com novos significados sensoriais. A experiência com O Design de Superfícies está intimamente associada á combinação da criatividade aos processos produtivos, no segmento dos revestimentos (cerâmicos, cimentícios, etc). As novas tecnologias permitem explorar, com maior intensidade, os efeitos táteis e sua expressividade e não se limita á inserção de desenhos, cores e texturas sobre um substrato, agregando qualidades e valores. Pensar em superfícies significa ir além da parte externa dos objetos, que simplesmente se repetem, mas também seu conteúdo simbólico e informativo. A pesquisa, com foco na inovação, considera o comportamento do mercado, as influências de outros segmentos, e a reação dos consumidores. As superfícies podem ser constituídas de estruturas que determinam sua sustentação, independentes de outro suporte. Deixam de ser uma aplicação ou revestimento e passam a constituir o próprio objeto, podendo assumir as mais variadas funções e materialidades, além dos campos visuais e táteis. Podemos minimizar os problemas de relacionamento entre usuário e objeto, pensando também no contexto de uso, a compatibilidade com as 33


SERVIÇOS

EXPEDIENTE

Murilo Souza

Jornalista responsável

Tatiana Fingerhut

email: murilo.r.santos@gmail.com Celular: (47) 8487 5078

(Newone Bureau de Ideias)

Direção de arte

Higgor Melo de Oliveira Paulo Roberto Silva

Juliana Pippi Felipe Schmidt, 649 - Ed. Torre da Colina, Salas 805/806 Centro - Florianópolis/SC Fone: (48) 3225 3974

Redação e revisão

Felipe Lenon Pinheiro Periodicidade Trimestral Tiragem: 5 mil exemplares

Intueria Arquitetura

Circulação em todo território nacional Impressão: Tipotil

Serv. Dorval Manoel Bento, 210 Córrego Grande - Florianópolis/ SC Fone: (48) 3234 5470

A Portodesign não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos não assinados pela revista. É proibida qualquer cópia ou reprodução do conteúdo e de imagem da

Bella Catarina

revista sem prévia autorização. Os textos

Av. Beira Mar Norte, 5034 Centro - Florianópolis/SC Fone: (48) 3225 0222

contidos nos projetos dos profissionais foram desenvolvidos baseados nas informações fornecida pelos mesmos.

ProFatto VENDA PROIBIDA.

Rua Antônio Carlos Ferreira, 219 Agronômica - Florianópolis/SC Fone: (48) 3207 2222 Canísio Beeck Rua 1.300, 25 Centro - Balneário Camboriu/SC Fone: (47) 3056 6214

Matriz Rod. BR 101, Saída Km 126 Sul, nº15000 | Canhanduba | Itajaí/SC CEP 88313-000 | (47) 2104 6100

D`olivino restaurante e empório

Showroom SP

Rua Haddock Lobo, 1159 Jardins - São Paulo/SP Fone: (11) 3068 9797

Al. Maracantins, 127, Cj. 410 e 411 | Moema | São Paulo/SP CEP 04089-014 | (11) 5096 2806 CD Recife

Ráscal Aero. Inter. Guarulhos

Rua Riachão, 870 - Módulo 9A | Prazeres |

Rod. Hélio Smidt, Cumbica Guarulhos - Terminal 3 São Paulo/SP Inauguração: Junho/2014

Jaboatão dos Guararapes/PE CEP 54335-025 CD São Paulo Rod. Pres. Dutra, Km 201 | Av. Tower Automotive | 300 (Port. 2) | Arujá/SP

Bruna Pavoni

CEP 07430-350 | (11) 5096-2806

email: brunapavoni@gmail.com Celular: (47) 9690 4828 34


Cuba Mediterrânea piso retangular - Torneira Pietra 5103

Categoria Louças e Metais

Nesta categoria, a Portodesign apresenta as principais tendências internacionais em louças e metais para cozinhas e banheiros.


Showroom Itajaí/SC | (47) 2104 6100 Showroom São Paulo/SP | (11) 5096 2806 www.portodesign.com.br

REVISTA UNIVERSO PORTODESIGN - 001 - 2014  

www.portodesign.com.br

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you