Page 1

Edição 84

Ago/16

A Revista do Taxista www.revistataxi.com.br

E MAIS

Mundo Táxi: Exame toxicológico obrigatório na renovação da CNH Taxímetro da Saúde: Saúde a um passo de distâncias


sumário É preto no branco

Capa 20

A luta do táxi preto pelo seu espaço

Seu Táxi na Ponta do Lápis Aprender com a concorrência

Seu Táxi na Ponta do Lápis

Manutenção

06

Aprender com a concorrência

Saiba usar a transmissão automática

Guias e Roteiros São Paulo: uma das vidas culturais mais intensas do planeta

Guias e Roteiros

10

São Paulo: uma das vidas culturais mais intensas do planeta

Volante Seguro Air bag: segurança que ajuda a salvar vidas

Agenda O que vai agitar a metrópole nas próximas semanas

Capa É preto no branco A luta do táxi preto pelo seu espaço

Taxímetro da Saúde

Taxímetro da Saúde

Tome cuidado: metade dos infartos são silenciosos

Tome cuidado: metade dos infartos são silenciosos

Onde Fica

26

Point do Grafite

Roda Solta Humor, curiosidades e lazer

06 08 10 14 16 20 26 30 32


EXPEDIENTE A revista do Taxista

Diretoria

Adilson Souza de Araújo Davi Francisco da Silva Fábio Martucci Fornerón (editora@portodasletras.com.br)

Edição 84

Redação Editor Waldir Martins

Somos todos taxistas

Edição de Arte Mauro Bufano

por nossos direitos, mas não podemos seguir inertes como tem sido. Ser taxista exigirá, cada vez mais, que sejamos empresários do transporte individual de passageiros, daí a insistência da TÁXI! na formação continuada, no entendimento do táxi enquanto negócio e na compreensão do passageiro, seus desejos e necessidades. Essa compreensão e ação coletiva é que nos permitirá lutar pela categoria e pela manutenção da atuação profissional digna e suficiente que nos permita cuidarmos de nossas famílias, investirmos em nosso negócio e honrarmos nossos compromissos. Precisamos caminhar juntos. Afinal, somos todos taxistas.

Boa leitura e boa reflexão. Adilson Araújo Diretor da Revista TÁXI!

Reportagem Arnaldo Rocha, Camila Silva e Cida Nogueira Colaborador Davi Francisco da Silva, Fotografias de Capa Adilson Souza de Araújo Fotografias Davi Francisco da Silva Fotos da Reportagem Capa Divulgação Projeto Gráfico Editora Porto das Letras Revisão Naira Uehara

Publicidade

Diretor Fábio Martucci Fornerón Fone: (11) 3392-1524 publicidade@portodasletras.com.br

Assessoria jurídica

Paulo Henrique Ribeiro Floriano

Comercial

Suporte Administrativo Ana Maria S. Araújo Silva Assinaturas e mailling assinatura@portodasletras.com.br

Impressão

Lucas Yuji

O

tema central desta edição é o Encontro Dia do Taxista 2016, organizado pela TÁXI! em julho passado, que reuniu um bom número de taxistas interessados e preocupados nas discussões atuais da categoria, algo fundamental para sua própria sobrevivência. Em nossa fala durante o evento, reiteramos pontos abordados na edição passada, a necessidade de união e a construção de estratégias inteligente para a reestruturação e recuperação do segmento taxista. Mas, não se faz omelete sem quebrar os ovos e essa reestruturação exigirá investimentos e cortes na própria carne. Por exemplo, lideranças e dirigentes da categoria precisarão dialogar e superar vaidades e egos em benefício do bem comum; iniciativas da categoria deverão se articular para que os objetivos sejam coordenados; que nos reunamos para diminuir nosso custo operacional para sermos competitivos e, assim, desestimular a ação predatória de carros particulares que desequilibram a operação do transporte individual de passageiros. Isso não significa seguir lutando pela manutenção do aparato legal e

MTB 19.069

editora fontana

Tiragem

20.000 exemplares Distribuição Gratuita edição 84, é uma publicação da Editora Porto das Letras Ltda. Redação, publicidade, administração e correspondência: Rua Jaboatão, 142, CEP 02516-010, Casa Verde, São Paulo (SP). Telefone: (11) 3392-1524. E-mail revistataxi@portodasletras.com.br. Proibida a reprodução parcial ou total dos textos e das imagens desta publicação, exceto as imagens sob a licença do Creative Commons. As opiniões dos entrevistados publicadas nesta edição não expressam a opinião da revista. Os anúncios veiculados nessa revista são de inteira responsabilidade dos anunciantes.


Manutenção

Da Redação

Previna-se e evite gastos fora de época

Divulgação

Suspensão do carro, sistemas de freio e até combustível podem ser poupados com ações simples

A

ções simples ao volante podem ajudar a preservar e prolongar a vida útil de certos componentes do automóvel, como os freios e a suspensão, a própria estrutura do carro e, de quebra, até economizar combustível. Para ajudar os condutores a pouparem dinheiro com manutenções fora de época, o coordenador técnico do Cesvi Brasil, Alessandro Rubio, dá dicas que podem ser colocadas em prática imediatamente. Segundo o especialista, usar o freio motor do carro é uma ação que pode ser adotada no dia a dia, durante o trânsito, e não somente em viagens mais longas com o carro. “Utilizar a força do motor para frear o automóvel é simples e auxilia na preservação do sistema de freios. Basta que o motorista, ao diminuir cada marcha com

10

TÁXI! EDIÇÃO 84

o carro em movimento, tire o pé do pedal da embreagem enquanto freia o veículo. O combustível, gasolina ou álcool, também é poupado, pois em veículos com injeção eletrônica, por exemplo, o sistema identifica que o motor não necessita de combustível e para de injetá-lo”, comenta. Evite a banguela e economize Dirigir por muito tempo na chamada ‘banguela’ ou em ponto morto é prejudicial para o sistema de freios e diminui a vida útil dos itens. “Na estrada, muitos motoristas descem a serra com seus veículos em ponto morto. O fato é que os freios, por conta disso, acabam sendo acionados com mais frequência e ficam quentes. Sem tempo para esfriar, eles perdem eficiência. A situação piora para os carros com injeção eletrônica, que gastam mais combustível se não estiverem

engatados”, complementa Rubio. O especialista comenta ainda que passar de lado em lombadas não é a melhor alternativa para preservação da carroceria e da suspensão. “Muitos proprietários passam de lado para evitar que seus carros raspem o assoalho. No entanto, a carroceria acaba sendo torcida durante a manobra, o que pode trazer prejuízos para a estrutura do veículo. E, claro, para o bolso. É preferível sempre passar pela lombada com o veículo de frente”, afirma.  A última recomendação é para os donos de carros automáticos. “Caso o motorista opte por reduzir a marcha manualmente e utilize o freio motor, é importante que a rotação do motor seja respeitada antes da redução das marchas, para que não fique na faixa vermelha”, finaliza.


TÁXI! EDIÇÃO 84

11


Futebol, lazer e bons negócios. O União Santista sobe a serra Walter dos Santos Jr é o “manager” do União Santista, equipe de Santos que participa do campeonato a convite do Valquir. Ele nos contou que em Santos todos são ponto livre e, então, juntaram rádio táxis e comuns pra montar o time. “Às vezes a gente vem em 15, às vezes 12... Como é para vir de Santas para cá, a gente tem alguma dificuldade” diz ele.

A caravana vem em três ou quatro carros, garantindo economia e mais tempo de convivência, beneficiando o bolso e o entrosamento da equipe. Walter destaca como principal, na iniciativa, “a união entre os taxistas, a troca de ideias e a confraternização, porque lazer é importante para quem tem uma atividade estressante como a do taxista”. E sobre o desempenho da equipe, Walter foi firme na resposta: “É só nosso primeiro ano; nunca tínhamos jogado juntos. E hoje foi nosso melhor jogo, quase chegamos lá”. De fato, o time meteu uma

bola na trave, quando o jogo estava 2 a 2 e, se saísse o gol, a vitória finalmente poderia ter chegado. Infelizmente, bola na trave não altera o placar! Diversão com bons negócios? É aqui mesmo! A cada rodada, vendedores das concessionárias Chevrolet participantes se revezam para oferecer o melhor negócio aos taxistas. E em nossa visita, encontramos Isao, responsável pelas vendas diretas da Granleste. Sobre o campeonato, Isao é categórico: “A iniciativa é maravilhosa, porque o taxista não é só um motorista; é uma pessoa que precisa de lazer, para si e para sua família”.

Conhecido e querido por muitos taxistas, Isao afirma que segredo é simples: “falar a verdade e cumprir com o que promete; há doze anos trabalho com taxistas e tenho clientes a quem já vendi 4 carros!”, garante. Isao destaca vantagens para o taxista vir ao Campeonato: “ele tem desconto adicional de 2% na compra de seu Chevrolet, algo que pode chegar a 1.200, dependendo do modelo. E não é só pra quem vem jogar, mas a todos que venham prestigiar. É ganhar para se divertir!” Entre amigos, em família Não são poucas as famílias e grupos de amigos que aproveitam da Copa Chevrolet como espaço de convivência.


Adultos e crianças encontram por lá um ambiente saudável e agradável, diversão por si só ou ponto de encontro pra uma esticadinha de fim de semana. Girlene e seu marido, Gilson, por exemplo, marcam ponto no campo do Benfica, aos sábados, com os filhos. “Todo sábado estamos aqui. Depois dos jogos sempre tem algum programa, um barzinho, algo assim. Hoje vamos todos ao CTN”. Junto a ela, Helena, esposa do Damasceno, do Ibirapuera, engrossa o coro pela integração: “são todos unidos e divertidos, parece uma família!” Andando pelo Clube, a gente vai vendo cenas explicitas de companheirismo e alegria. As fotos falam por si mesmas.

Em setembro, primavera com brincadeiras tradicionais para toda a família. Na entrada da primavera, venha brincar com suas crianças e ensiná-los as brincadeiras tradicionais de sua infância: bolinha de gude, peão, pipa, amarelinha e muito mais! Vai ser no dia 24 de setembro, ao longo da rodada da Copa Chevrolet de Futebol, nas dependências do Clube Benfica da Vila Maria. Traga seus filhos, seus sobrinhos, seus netos. E venha você também ser criança de novo junto com eles. Não perca!


Mundo

Táxi

Da Redação

Para renovar CNH, motorista precisará de exame toxicológico Divulgação

Procuradoria estadual adota medidas judiciais cabíveis para tentar reverter a decisão

A

Divulgação

partir de agora, será obrigatório no Estado de São Paulo o exame toxicológico para renovar ou obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, voltadas para motoristas profissionais. Apesar de ser contrário à medida, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) terá de cumprir a determinação judicial, pois foi derrubada, em 15 de julho, a autorização prévia que a Justiça Federal havia concedido para que esse tipo de teste não fosse obrigatório no Estado de São Paulo. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) já está adotando as medidas judiciais cabíveis para tentar reverter a decisão. No momento, o condutor deve cumprir a exigência porque o siste-

14

TÁXI! EDIÇÃO 84

ma federal de habilitação vai impedir a emissão de CNHs nas categorias C, D e E se não constar a aprovação no exame toxicológico, que deverá ser feito diretamente na rede de coleta credenciada aos laboratórios homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “Não existe comprovação da eficácia do exame toxicológico dentro do processo de habilitação, como foi imposto pela atual legislação federal. Por isso, o Detran-SP, diversas entidades médicas e muitos profissionais não são favoráveis a essa medida. Seria mais efetivo realizar um exame na própria via, por exemplo, o que comprovaria se o condutor realmente dirige sob efeito de drogas”, ressalta Maxwell Vieira, diretor de Habilitação do Detran-SP. Vieira também alerta que a nova regra vai implicar em mais custos para o cidadão e prazo maior para obter a CNH, já que o resultado do teste demora, em média, 15 dias úteis. Além disso, o motorista pode imprudentemente utilizar drogas depois de conseguir ser aprovado e continuar ao volante. “Desta forma, a medida pode onerar o condutor e não obter o

efeito positivo que se pretende. Reduzir acidentes e, consequentemente, aumentar a segurança no trânsito depende de ações mais efetivas.” Atualmente, existem quase 5,2 milhões de CNHs registradas nas categorias C, D e E no Estado de São Paulo, que permitem conduzir caminhão, ônibus e carreta, respectivamente. Novo procedimento A exigência do exame toxicológico para renovar ou obter habilitação nas categorias C, D e E foi estabelecida pela Lei Federal 13.103/15, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e regulamentada pela resolução 529 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor em todo o país desde março deste ano. Mesmo quem não utiliza a CNH para fins profissionais precisa se submeter ao exame. O teste é feito mediante a coleta de cabelo, pelo ou unhas, com o objetivo de detectar o consumo de substâncias psicoativas que comprometam a capacidade de direção. O resultado precisa dar negativo para os três meses anteriores ao teste, pois a janela de detecção é de 90 dias.


O que vai agitar a metrópole nas próximas semanas

eventos em agosto Confira a agenda dos principais eventos da cidade que é tudo de bom! Programe-se para aproveitar o melhor de São Paulo. Para mais informações, acesse o site: visitesaopaulo.com

Uma parceria com o taxista e um serviço a mais para o passageiro

16 a 18 de agosto FENASAN E ENCONTRO TÉCNICO AESABESP - 27ª FEIRA E CONGRESSO NACIONAL DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE Local: Expo Center Norte

15 de agosto 1º FÓRUM DE SOLUÇÕES HOTELEIRAS Local: Club Homs

segunda

terça

quarta

quinta

sexta

sábado

16 e 17 de agosto 26º CONGRESSO & EXPO FENABRAVE Local: Expo Center Norte

17 a 19 de agosto 13º RM NOW! Local: Quality Jardins

18 a 20 de agosto NEFROUSP 2016 Local: Centro de Convenções Rebouças

18 a 20 de agosto CURSO TEÓRICO PARA CONFECÇÃO DE LAMINADOS CERÂMICOS E TEÓRICO-PRÁTICO DE FOTOGRAFIA ODONTOLÓGICA Local: Higienópolis Medical Center

20 de agosto 5ª MARATONA DE PROGRAMAÇÃO INTERFATECS - 2ª ETAPA Local: FATEC-SP - Faculdade de Tecnologia de São Paulo

terça

16 17

22 de agosto 7º FÓRUM SAÚDE DIGITAL Local: WTC Events Center

23 a 25 de agosto FOOD INGREDIENTS E INNOVAPACK SOUTH AMERICA 2016 Local: Transamerica Expo Center

23 a 26 de agosto 2º ABUP TÊXTIL - TECIDOS E ACESSÓRIOS PARA CASA Local: Centro de Eventos PRO MAGNO

18 a 20 de agosto VII CURSO NACIONAL DE VENTILAÇÃO MECÂNICA E IV CURSO NACIONAL DE SONO Local: Centro de Convenções Rebouças

18 de agosto 5º TI & VAREJO Local: WTC Events Center

18 19 20 21

domingo

segunda

15

16 de agosto II FÓRUM DE MARKETING AMCHAM Local: Amcham Business Center

18 e 19 de agosto 10TH GLOBAL NURSING & HEALTHCARE CONFERENCE Local: Grand Mercure São Paulo Ibirapuera 22 a 25 de agosto CONAEND & IEV 2016 Local: Centro de Convenções Frei Caneca

23 a 25 de agosto INTERSOLAR SOUTH AMERICA Local: Expo Center Norte

22 23

23 a 25 de agosto LATAM RETAIL SHOW CONGRESS & EXPO Local: Expo Center Norte

23 a 26 de agosto IBCCRIM - 22º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS CRIMINAIS Local: Tivoli São Paulo - Mofarrej

TÁXI! EDIÇÃO 84

15


eventos em agosto 24 a 26 de agosto CONCRETE SHOW SOUTH AMERICA Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

24 de agosto SENAC MODA INFORMAÇÃO INVERNO 2017 Local: Teatro Cetip

24 a 28 de agosto SP ARTE/FOTO 2016 Local: Shopping JK Iguatemi

sexta

sábado

domingo

25 a 27 de agosto SOGESP - XXI CONGRESSO PAULISTA DE OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA Local: Transamerica Expo Center

26 e 27 de agosto III CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HIAE Local: Hospital Israelita Albert Einstein Unidade Morumbi

26 a 28 de agosto IX ENCONTRO NACIONAL DE RADIOLOGIA CARDÍACA Local: Maksoud Plaza Hotel

segunda

terça

quarta

30 de agosto a 1 de setembro SET EXPO 2016 Local: Expo Center Norte

30 de agosto a 1 de setembro PET SOUTH AMERICA 2016 - FEIRA INTERNACIONAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA A LINHA PET E VETERINÁRIA Local: Expo Center Norte

31 de agosto a 2 de setembro 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTERILIZAÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO RELACIONADO À ASSISTÊNCIA À SAÚDE Local: Palácio das Convenções do Anhembi

16

TÁXI! EDIÇÃO 84

25 a 27 de agosto 7º CONGRESSO DE ODONTOPEDIATRIA APCD - APO Local: Associação Paulista de CirurgiõesDentistas

24

quarta

quinta

24 a 26 de agosto CONGRESSO USP BARCELONA 2016 Local: Centro de Convenções Rebouças

25

26 de agosto a 4 de setembro 24ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi

26 27 28

26 a 28 de agosto FEIRA GUIA DO ESTUDANTE 2016 Local: Expo Center Norte

29 e 30 de agosto PRIVATE LABEL 2016 Local: Centro de Convenções Frei Caneca

29 30

30 e 31 de agosto 13º COBEE - CONGRESSO BRASILEIRO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Local: Centro de Convenções Frei Caneca

31 30 de agosto AMERICAN SOCIETY´S FIRST COLLEGE FORUM Local: St. Paul´s School

31 de agosto I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TELEMEDICINA EINSTEIN Local: Hospital Israelita Albert Einstein - Unidade Morumbi


eventos em setembro 1 a 3 de setembro VE - 12º SALÃO LATINOAMERICANO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS Local: Expo Center Norte

quinta

1 e 2 de setembro IOT LATIN AMERICA - FEIRA E CONGRESSO DE INTERNET DAS COISAS Local: Centro de Convenções Frei Caneca

domingo

2 a 4 de setembro FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL Local: Sofitel Jequitimar Guarujá

03 04

3 de setembro FISEC - IV FÓRUM DE INOVAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel

05

segunda

terça

01

2 a 25 de setembro 36ª FESTA DE FLORES E MORANGOS DE ATIBAIA Local: Parque Edmundo Zanoni - Atibaia

02

sexta

sábado

1 a 5 de setembro BRASIL GAME SHOW 2016 Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

3 de setembro III CURSO DE CIRURGIA DA MÃO E MICROCIRURGIA RECONSTRUTIVA Local: Hospital Sírio-Libanês - Instituto de Ensino e Pesquisa

06 07

quarta

7 a 10 de setembro 24TH CONFERÊNCIA MUNDIAL PENTECOSTAL Local: Igreja Evangélica Assembléia Deus São Paulo - Ministério do Belém SEDE

5 e 6 de setembro SIMEA 2016 - XXIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA Local: Centro de Convenções Rebouças

7 a 10 de setembro VIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM SOLOS Local: Departamento de Geografia da USP

TÁXI! EDIÇÃO 84

17


eventos em setembro 8 a 10 de setembro SBGAMES - XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL Local: Escola Politécnica da USP

8 a 10 de setembro PBL2016 - 9º CONGRESSO INTERNACIONAL APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E METODOLOGIAS ATIVAS Local: ETEC Santa Ifigênia - Centro Paula Souza

quinta

08

sexta

09

sábado

10

9 a 11 de setembro V SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO EM RADIOTERAPIA Local: Hospital Israelita Albert Einstein - Unidade Morumbi

10 a 13 de setembro BEAUTY FAIR 2016 Local: Expo Center Norte

9 e 10 de setembro 20ª ASSEMBLEIA CIRÚRGICA DO CBCSP E CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA Local: Centro de Convenções Rebouças

10 e 11 de setembro SALÃO DO ESTUDANTE 2016 Local: Centro de Eventos São Luís

Agenda de eventos: O São Paulo Convention & Visitors Bureau é uma Fundação sem fins lucrativos mantida pela iniciativa privada, sua missão é promover, captar, gerar e incrementar eventos que aumentem o fluxo de visitantes a São Paulo. As datas e locais dos eventos podem ser alterados, consulte sempre a agenda de eventos no site do São Paulo Convention & Visitors Bureau: visitesaopaulo.com - atendimento@visitesaopaulo.com 18

TÁXI! EDIÇÃO 84

Uma parceria com o taxista e um serviço a mais para o passageiro


TÁXI! EDIÇÃO 84

19


Capa

Matéria de Capa

Por Camila Silva

Encontro Dia do Taxista 2016 Divulgação

Divulgação

“Eu acredito é na rapaziada que segue em frente e segura o rojão Eu ponho fé é no pé da moçada que não foge da fera e enfrenta o leão”

N

a comemoração ao seu dia, a categoria foi convidada a se unir e a se organizar pra enfrentar enormes desafios, sem perder o orgulho por sua profissão e a força do trabalho coletivo. O já tradicional Encontro Dia do Taxista organizado pela Revista TÁXI! aconteceu no dia 23 de julho, no SEST SENAT Parque Novo Mundo, com a presença de 261 participantes, num dia dedicado à confraternização e reflexões sobre os atuais desafios enfrentados pela categoria.

20

TÁXI! EDIÇÃO 84

Em homenagem aos profissionais taxistas, esses 261 profissionais presentes representaram verdadeiros heróis anônimos que dedicam sua vida à profissão - homens e mulheres que diariamente oferecem seus serviços a moradores e visitantes de nossa cidade. Música, descontração e churrasco compuseram o cenário para fortalecer laços e fazer novas amizades, algo fundamental a qualquer profissional que tenha a dignidade como meta e, como sempre, a realização do evento

foi possível pelo esforço da organização, pelo apoio dos patrocinadores e, claro, pela presença dos participantes que sempre prestigiam mais essa proposta da TÁXI!. Injeção de ânimo Para quem pensa que não há o que comemorar e nem motivo para se divertir, os presentes demonstraram que não é bem assim: veteranos e novatos cheios de energia; famílias de taxistas, casais com filhos taxistas; ingressantes na categoria com os novos táxis pretos normais e acessíveis;


E dentre as iniciativas dessas mulheres, destacamos um grupo especial, as Taxistas Poderosas, que vem se reunindo frequentemente e buscado ampliar sua atuação e envolvimento em defesa de seus direitos e da categoria. Força e dedicação feminina se revelam e os seus planos, que são muitos, podem ajudar a oxigenar a categoria. Em sua maioria, além de taxistas, essas mulheres são esposas e mães, o que exige, sempre, um esforço adicional e as prepara para suportar adversidades sem esmorecer. Em breve, a TÁXI! pretende realizar ações em parceria com as Taxistas Poderosas, assim como apresentará matéria especial sobre esse grupo tão diferenciado.

Divulgação

trabalhadores batalhando para trocar de carro, investindo em sua ferramenta de trabalho, se divertiram e conversaram sobre seus rumos. Claro que todos percebem a dificuldade da concorrência desleal que vêm enfrentando, e sabem que medidas precisam ser tomadas, mas uma coisa há em comum a todos os presentes: mais que nunca, é preciso luta e união. Mulheres dizendo a que vieram A TÁXI! sente-se orgulhosa de haver feito os primeiros encontros de mulheres taxistas na cidade de São Paulo e, provavelmente, os primeiros realizados no Brasil. E essa iniciativa começa a mostrar seus frutos: no dia do taxista, as mulheres também se fizeram presentes, em número expressivo, ocupando um espaço importantíssimo.

Banco do Brasil: as melhores opções para as necessidades dos taxistas O Banco do Brasil é o maior banco do país, com mais de 5 mil agências distribuídas pelo Brasil. E o Superintendente Regional de Varejo São Paulo, Cássio Benedito Daltoé, fez questão de destacar a importância da parceria entre o BB e os taxistas: “O BB valoriza o segmento taxista e tem intensificado esse relacionamento, com soluções e serviços sob medida a esses profissionais, oferecendo Cartões de Crédito, Empréstimo Pessoal, Financiamento Imobiliário, Seguros, Planos de Previdência e muito mais. Nas agências, o taxista recebe orientações e produtos específicos como o Fat Taxista, que financia veículos novos com taxas diferenciadas e outro grande diferencial, o desconto no seguro do veículo, que pode ser contratado na modalidade plurianual, incluído no financiamento”. Divulgação

Divulgação

Mais que patrocinadores, parceiros A Revista TÁXI! faz questão de apresentar os patrocinadores de seus eventos, não por ser praxe, mas porque, mais que patrocinadores, são parceiros da categoria. São empresas com interesse em ter os taxistas como clientes, daí investirem no fortalecimento do setor. Parcerias pautadas no ganha-ganha, com empresas que contribuam para o negócio do taxista e não apenas o explore, são fundamentais e nesse encontro de 2016, estiveram conosco o Banco do Brasil e a FIAT Chrysler Automobiles.

TÁXI! EDIÇÃO 84

21


Divulgação

E engana-se quem pensa que a FIAT está investindo apenas em carros: desde 2015, em parceria com a Revista TÁXI!, a montadora ofereceu talões de recibo e seções de massagens aos taxistas (tal qual aconteceu no Encontro Dia do Taxista 2016), realizadas em visitas a pontos de táxi da cidade, um investimento em pequenas facilidades aos taxistas e, principalmente, em sua qualidade de vida, uma prova de que valorizar pessoas é fundamental. Superar desafios com trabalho, união e ânimo Há 8 anos, a Revista TÁXI! investe na formação continuada dos taxistas, com matérias, reportagens e ações que contribuem para a administração do táxi enquanto negócio, permanente necessidade de qualificação profissional e melhorias no atendimento aos passageiros. E a cada encontro que tem oportunidade de realizar, a TÁXI! reforça essa mensagem e renova seu compromisso em seguir trilhando esse caminho. É animador saber que a maioria dos taxistas tem consciência da necessidade de seguir esse rumo para a manutenção da profissão e, tanto quanto isso, percebeu que houve uma campanha pautada em inverdades para fomentar uma concorrência pra lá de desleal. Por isso, a TÁXI! quer estreitar ainda mais o contato com a categoria, para apresentar e ouvir propostas e sugestões. E esse estreitamento não pode esperar até o próximo dia do taxista: o futuro começa hoje. Vamos conversar? Divulgação

Divulgação

Daltoé destaca ainda “as taxas também atrativas para financiar a adaptação de veículos acessíveis, pelo BB Crédito Acessibilidade, e facilidades que podem centralizar o fluxo de recebimentos, já que o BB oferece o domicílio Cielo, que permite a antecipação dos valores em cartão com taxas de juros competitivas”. Isso é algo ainda mais importante pelo aumento dos pagamentos de corridas em cartão de crédito e débito e, especialmente, com a obrigatoriedade do uso de maquininhas pelos taxistas paulistanos. Indo além, Cássio Daltoé fala também em futuro. Ele lembra que “o Banco do Brasil oferece diversas opções de investimentos de acordo com cada perfil e objetivos do cliente. Temos certeza de que possuímos as melhores opções para as necessidades dos taxistas”.

FIAT: líder nacional em vendas Outra patrocinadora fundamental para a realização do evento, a FIAT Chrysler Automotive expôs dois de seus modelos, o Jeep Renegade e o Gran Siena. Marcelo Campos Vieira, responsável pela área de Vendas Diretas da FIAT, frisou a tradição da montadora junto aos taxistas, revelando que ela é, hoje, a líder nacional em vendas nesse segmento e segunda colocada em São Paulo. “Sempre tivemos carros preparados para esse grupo, aliado a ofertas agressivas e competitivas para o taxista. Nossas concessionárias com estão preparadas para o segmento, com agilidade nas vendas diretas, um pós-venda dedicado e boxes exclusivos para que ele não perca tempo”. Ainda segundo Vieira, a FIAT está inserida numa nova filosofia, “daí as alterações nos modelos, com especial preocupação e cuidado com a ergonomia, posicionamento do motorista, dirigibilidade e visibilidade ao conduzir, além de uma nova era de acessórios próprios, produzidos pela MOPAR, a empresa de acessórios do grupo”. Não por acaso o Renegade é líder em seu segmento, de acordo com o número de emplacamentos no país, e o Grand Siena tem preço a partir de 29 mil reis.

22

TÁXI! EDIÇÃO 84


TÁXI! EDIÇÃO 84

23


Volante

seguro s iv

a

OA

aZ

da d

i re ç ã o

en def

Da Redação

Assistente de visão noturna: mais segurança para motoristas e pedestres Divulgação

Sensores de raios infravermelhos identificam calor humano e previnem atropelamentos

A

cidentes de trânsito ainda são uma das principais causas de morte no Brasil. De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, a partir de dados de 2013, 21 mortes a cada 100 mil habitantes são vítimas de ocorrências em vias brasileiras e é o segundo principal motivo de óbitos de jovens de 15 a 29 anos. Fora a tragédia da perda de amigos e parentes, acidentes ainda custam aproximadamente R$ 50 bilhões por ano aos cofres públicos, calculados a partir de gastos com atendimento e perda de produção das vítimas. 24

TÁXI! EDIÇÃO 84

Diante desta realidade, iniciativas que visam prevenir acidentes, especialmente atropelamentos, são de grande importância. E uma delas está sendo desenvolvida pela Mercedes-Benz: o assistente de visão noturna, dispositivo capaz de detectar pessoas além da distância de alcance dos faróis, graças a raios infravermelhos que avaliam a emissão de calor de humanos e projetam a silhueta em um mostrador no quadro de instrumentos. A montadora alemã investe em tal tecnologia desde 2005, e, no final do ano passado, conseguiu evoluções no sistema, possibilitando que já este

ano o assistente de visão noturna tenha entrado na lista de adicional de série dos veículos produzidos no mercado europeu. Funcionamento Semelhante a canhões de luzes usados em espetáculos artísticos, o assistente de visão noturna também é útil ao pedestre em perigo, pois o sistema é capaz de alertá-lo sem causar ofuscamento aos outros motoristas da via. Para isso, um emissor de raios infravermelhos invisíveis, colocado junto aos faróis do automóvel, pode detectar a presença de uma pessoa, ciclista ou obstáculos a até 80 metros de distância. Uma das câmeras é colocada no alto do para-brisa para captar precisamente o que está acontecendo na frente. Uma segunda câmera, já existente para controle automático de distância e de faixas na estrada, capta se o carro está sendo dirigido à noite, numa estrada ou na cidade, e se algum veículo se aproxima em sentido contrário. Uma unidade de monitoramento e controle decide se é possível advertir o pedestre por meio de um facho específico, sem causar qualquer tipo de ofuscamento em outros usuários da estrada. Executados em frações de segundo, os cálculos são a garantia de que nada irá perturbar o fluxo de trânsito ou comprometer a visibilidade dos demais motoristas.


Meio Ambiente

Da Redação

Descarte correto de equipamentos eletrônicos: que lixo é esse? Você sabe cadê aquele seu carregador de celular antigo? E, falando nisso, onde foram parar os seus celulares anteriores, que quebraram ou simplesmente ficaram obsoletos?

P

Um fim digno para seus equipamentos A atualização dos equipamentos que usamos é um caminho sem retorno. No entanto, já contamos com alternativas para um descarte responsável, sem comprometer o ambiente. A cidade de São Paulo conta com serviços de coleta de eletrônicos, inclusive alguns que retiram em domicilio, tudo gratuitamente, ainda que alguns cobrem uma pequena taxa por equipamentos como tubos de imagem de antigos televisores e monitores de computador, que exigem um processo de desintoxicação.

Divulgação

rovalvelmente a maioria de nós não tem resposta a essas perguntas e tampouco saberíamos o destino de nossos computadores que envelheceram, dos antigos MP3, toca CDs, câmaras fotográficas eletrônicas e outros badulaques que perderam sua utilidade e foram substituídos. Esse tipo de “lixo” é uma das mais recentes preocupações no planeta, pois seu volume vem aumentando muito por uma combinação de relativo barateamento dos equipamentos e, ao mesmo tempo, de seu ciclo de vida e obsolescência cada vez mais veloz. No mundo, segundo o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), 41 milhões de toneladas desses equipamentos foram descartados em 2015, com estimativa de 50 bilhões de toneladas em 2017. Desse total, entre 60 e 90% é comercializado ilegalmente ou jogado no lixo, com danos ambientais e à saúde. Vários desses serviços sobrevivem de parcerias com empresas, poder público e doações, já que apenas a reciclagem do material ainda não é suficiente para manter o serviço ativo. Então, quando você tiver aquele equipamento velhinho, que já lhe foi tão útil, mas que já não serve mais, dê uma chance para que ele tenha um fim digno, voltando ao mercado, como matéria prima para novos equipamentos e mesmo como ganha pão de trabalhadores de cooperativas de reciclagem e outras instituições. E se tiver dúvida de onde levar seu

lixinho eletrônico, listamos abaixo alguns desses serviços na cidade de São Paulo. Serviço ECOBRAZ COLETA DE E-LIXO www.lixoeletronico.org.br Telefone: (11) 4329-2001 Rua Padre Otto Maria, 104 COOPERMITI www.coopermiti.com.br Rua João Rudge, 366 - Casa Verde Telefone: (11) 3666 - 0849 TÁXI! EDIÇÃO 84

25


Taxímetro

da Saúde

Da redação

Café e massagem terapêutica A FIAT e a Revista TÁXI! sabem bem o ritmo e as exigências do trabalho do taxista pelas ruas de São Paulo: estresse, movimentos repetitivos, poluição do ar e sonora, violência e insegurança.

Divulgação

Por isso, através da Seção TAXÍMETRO DA SAÚDE, oferece sempre dicas e orientações para manter a saúde e a qualidade de vida, para você e seus familiares.

Saúde a um passo de distância Além de simples, caminhada é uma atividade barata e recomendada para todas as idades

T

ênis, água e uma roupa confortável. Isso é tudo que você precisa para colocar a saúde em dia. Afinal, caminhar é uma atividade física sem contraindicação e eficaz para a redução da gordura abdominal, diminuição dos níveis de colesterol no sangue, o controle da pressão arterial e a redução do risco de diabetes e doença coronariana, como já provou pesquisa promovida pela Associação Americana do Coração. Este estudo feito com 45 mil pessoas mostrou que caminhar traz os 26

TÁXI! EDIÇÃO 84

mesmos benefícios que a corrida e que o que importa para conquistar os benefícios à saúde é a distância percorrida, não a velocidade. Saúde passo a passo Os resultados do estudo também mostraram que, em comparação com ser sedentário, correr diminui o risco de hipertensão em 4,2%, enquanto caminhar diminui essa chance em 7,2%. Além disso, o risco de uma pessoa apresentar colesterol alto diminui em 4,3% se ela passar a correr e em 7% se ela começar a caminhar. Ain-

da de acordo com a pesquisa, correr diminui o risco de diabetes e doença coronariana em 12,1% e 4,5%, respectivamente; caminhar, por outro lado, reduz essas chances em 12,3% e 9,3%. Tão presente na vida de muitos taxistas, graças à postura e às longas horas diárias dedicadas ao ofício, a dor nas costas também pode ser minimizada com a prática constante da caminhada. Estudo da Universidade de Tel Aviv, em Israel, mostrou que andar é tão eficaz quanto sessões de fisiote-


Divulgação

Divulgação Divulgação

rapia. Para isso, rotina de 20 a 40 minutos de caminhada durante três vezes na semana já é suficiente para fortalecer a musculatura e atenuar o problema. Recomendações que fazem a diferença De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, caminhadas rápidas de 30 minutos, cinco vezes por semana,

A Promoção FIAT – Revista TÁXI! marcou presença no Encontro Dia do Taxista 2016 Quem foi ao encontro Dia do Taxista 2016, organizado pela Revista TÁXI! e que teve a FIAT como patrocinadora, recebeu um cuidado adicional e especial, para além da música, churrasco e bom bate papo com os amigos. É que a promoção FIAT – Revista TÁXI!, depois de passar por vários pontos de táxi da cidade, desembarcou nas instalações do SEST SENAT, proporcionando uma dose de qualidade de vida com seções de massagem relaxante aos presentes na ocasião. E a contar pela fila de

diminuem em 34% o risco de problemas cardíacos e em 58% o risco de contrair diabetes. E, para atingir estes e outros benefícios, o ideal é andar 10 mil passos por dia. Uma das precauções, no entanto, é se alongar antes e depois do exercício, a fim de reduzir o risco de

lesões e cãibras e ajudar na agilidade do praticante. A prática deve ser constante, com intervalos de 24 a 48 horas entre os exercícios. Mas para quem está começando, a caminhada deve ser feita de forma gradual, começando com 30 minutos, três vezes por semana.

espera de homens e mulheres taxistas que se formou ao longo do dia, a ação foi um sucesso. Também, pudera, já que esses profissionais têm um dia a dia bastante estressante no trânsito paulistano. Ao longo do evento, Rose Neves Martucci, massoterapeuta responsável pela ação, quase não parou e avaliou positivamente a participação dos taxistas. “A parceria entre a Revista TÁXI! e a FIAT oferece uma oportunidade que muitos taxistas jamais tinham tido, que é de pensar sobre seu corpo, seu trabalho e sua qualidade de vida. O projeto tem uma condição prática de aumentar o nível de consciência desses profissionais para que se cuidem um pouco melhor, a partir de medidas relativamente simples”, disse uma Rose bastante exausta pelo traba-

lho, porém feliz por ver seu trabalho reconhecido pela satisfação de quem ficou aos seus cuidados. Realmente, pequenos cuidados e mudanças comportamentais podem trazer excelentes resultados e é importante que cada pessoa busque tais mudanças para ter uma vida melhor, mais saudável e com melhor qualidade. E você, já parou para pensar a respeito?

TÁXI! EDIÇÃO 84 82

27


Melhor Serviço Informe Publicitário

Estressado? Faça uma massagem oi-se o tempo em que a preocupação com a própria estética e saúde era coisa de mulher. Hoje, bons centros de estética oferecem diversos serviços, pautados não apenas pela preocupação com a aparência física, mas especialmente para a saúde e bem-estar dos clientes. A massagem e o shiatsu fazem parte desta gama de serviços e são indicados para amenizar dores acumuladas no dia a dia, especialmente na região cervical, e também para relaxamento. “A diferença entre a massagem e o shiatsu é que, enquanto na massagem os movimentos são realizados com cremes e deslizamentos, o

28

TÁXI! EDIÇÃO 84

Divulgação

F

Mais do que uma preocupação com a aparência, o cuidado com si mesmo pode proporcionar vários benefícios para a saúde


linfática também é indicada para aliviar inchaços e reduzir medidas. “Mas ela não reduz índice de gordura e não deve ser feita em pessoas que já tiveram câncer. Tratamentos estéticos também não são indicados para pessoas que sofrem de dores crônicas, pois, em vez de ajudar, as técnicas podem piorar o quadro que exige avaliação clínica”, adverte a esteticista. Fim à acne Outro serviço muito procurado em centros estéticos que promove uma sensação de bem-estar surpreendente é o de limpeza de pele. No caso de taxistas, o procedimento é importante para ajudar no controle e erradicação da acne (espinhas e cravos), e também para remover as impurezas acumuladas no dia a dia. “Mesmo imperceptível, a poluição da nossa cidade traz uma série de substâncias que entram nos poros da pele. Com a limpeza, a pele do cliente fica livre de impurezas e bastante macia”, finaliza Roseli.

Localizado na Rua Jaboatão, nº 142, a clínica Rose Estética firmou parceria com a Revista TÁXI! com preços promocionais. Uma limpeza de pele, que custa R$ 120 reais, terá um desconto de 50% para taxistas. Aproveite! Divulgação

shiatsu é feito apenas com o polegar, que pressiona os pontos de tensão no corpo, a fim de soltar a musculatura. É indicado para quem tem dores lombares, no ombro e em outras regiões que acumulam tensão”, explica a esteticista Roseli Neves Dias, responsável da clínica Rose Estética. Remoção de impurezas Relaxamento corporal, redução de retenção de líquido e ativação da circulação sanguínea. Estes são os principais benefícios da drenagem linfática, técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático – rede de vasos que movem fluidos pelo corpo. “A técnica é feita com movimentos lentos, que agem como se fossem uma vassourinha no nosso organismo, tirando as impurezas do corpo, hematomas, dores na perna e a retenção de líquido”, continua Roseli. Bastante indicado para taxistas, que passam horas trabalhando na mesma posição e bastante propensos à retenção de líquido, a drenagem

Serviço Rose Estética Rua Jaboatão, 142 - Casa Verde - SP Fone: 11 3392-1524

TÁXI! EDIÇÃO 84

29


Guias & Roteiros

Da Redação

Glauco: além dos quadrinhos Referência em humor, cartunista ganha homenagem no Itaú Cultural Divulgação

Mais que os quadrinhos do artista, a exposição mostra ainda a produção de charges políticas, apresenta depoimentos em vídeo de parentes e parceiros do artista, entre eles Angeli e Laerte, com quem Glauco formava o trio Los Três Amigos, personagens caricatos dos cartunistas. A exposição coloca em evidência as personagens, a personalidade e o processo criativo do artista e reúne também tiras inacabadas. Referência em humor

G

eraldão, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Casal Neuras. Estes e outros personagens consagrados do cartunista Glauco Villas Boas estão reunidos na 30ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural, homenagem que estará em cartaz até 21 de agosto.

Além de artista visual, Glauco foi líder espiritual do santo-daime, religião que cultua um caminho de autodescoberta e cura permitida pelo chá de ayahuasca. A fé na sabedoria daimista levou o cartunista a fundar, em 1997, em Osasco (SP), a igreja Céu de Maria, local igualmente lembrado na mostra. A programação paralela da Ocupação Glauco  conta com a série de debates Caminhos da HQ e com a Banca de Quadrinistas, espaço onde artistas, coletivos, selos e instituições relacionadas ao mundo dos quadrinhos podem mostrar seu trabalho ao público. Obra e vida Natural de Jandaia do Sul, o trabalho do cartunista foi além dos quadrinhos. Vencedor de prêmios no Salão Internacional de Humor de Piracicaba e na 2ª Bienal de Humorismo Gráfico de Cuba, Glauco foi redator da TV Pirata e de alguns quadros da TV Colosso, programa infantil da década de 1990, editou a revista homônima de seu personagem mais conhecido, Geraldão, e também era músico de bandas de rock. Ocupação Glauco no Itaú Cultural Av. Paulista, 149 De terça a sexta, das 09h às 20h Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h Entrada gratuita

Divulgação

30

Glauco economizava traços e esbanjava bom humor em suas tiras. Com um desenho sem firulas – mas que, ainda assim, dava a impressão de estar em movimento – ele criou figuras despu-

doradas e alopradas que chocavam os defensores dos bons modos.

TÁXI! EDIÇÃO 84


TÁXI! EDIÇÃO 84

31


Além do esporte, uma paixão nacional Divulgação

Mural do renomado Eduardo Kobra foi presente à cidade para Copa do Mundo

M

ais uma vez o mundo volta seus holofotes para o Brasil, já que o somos sede de mais um grande evento esportivo mundial. Em agosto, o Rio de Janeiro recebe os Jogos Olímpicos, o que atrairá milhares de turistas para a cidade maravilhosa. Os primeiros 10 leitores ganharão um par de ingressos para uma atividade cultural em cartaz na cidade. Os ganhadores receberão um comunicado via e-mail informando como retirar seus ingressos.

Divulgação

Emblema de São Paulo

32

Baseado no universo religioso baiano e no candomblé, o escultor Rubem Valentim dedicou a vida à arte, ainda que fosse formado em Odontologia e Jornalismo. Assim, percebemos em sua obra ferramentas de culto, estruturas de altares e dos símbolos de deuses combinadas ou reorganizadas em linhas, triângulos, círculos e quadrados. Uma delas é o Emblema de São Paulo, também conhecido como “Marco Sincrético da Cultura Afro-Brasileira”, que tem 8,5m de altura, construída em concreto armado aparente e instalada na Praça da Sé em 1978.

TÁXI! EDIÇÃO 84

Em 2014, vários estados do Brasil foram palco do Campeonato Mundial de Futebol, entre eles São Paulo. Além de turistas de diversas partes do mundo, a capital ganhou também um mural do já consagrado grafiteiro Eduardo Kobra para saudar o evento. Inserido no projeto Muros da Memória, o paulistano retratou o ex-jogador Falcão (atual técnico de futebol do Sport Club Internacional), em comemoração ao gol que marcou contra a Itália no Mundial de 1982. A seleção brasileira favorita à conquista do título por unir ídolos como Sócrates, Zico e Serginho Chulapa acabou eliminada pela equipe italiana naquela Copa. Mas o momento célebre de um gol tão bonito continua presente no cruzamento de duas importantes avenidas da Zona Sul. Por isso, a TÁXI! lança o desafio: Onde Fica?

Sua resposta deverá ser enviada para o e-mail: leitor@TAXICULTURA.com.br O resultado sairá na próxima edição junto com os nomes dos ganhadores.

GANHADORES Dxxxx Mxxxxxxx

Dxxxx Mxxxxxxx

Dxxxx Mxxxxxxx

Dxxxx Mxxxxxxx

Dxxxx Mxxxxxxx

Dxxxx Mxxxxxxx

Dxxxx Mxxxxxxx

Dxxxx Mxxxxxxx

Dxxxx Mxxxxxxx

Dxxxx Mxxxxxxx


Roda Solta Sampa Street

Divulgação

Divulgação

Avenidas Vinte e Três de Maio e Nove de Julho: muito mais em comum que apenas datas como nome.

Piada

O caipira pitava um cigarro e via a paisagem, quando chegam dois sujeito com um teodolito e outras tralhas e começam a medir o lugar. O caipira, curioso, pede desculpas e pergunta: - O que é que oceis fazem cum estes trecos? - Somos engenheiros e estamos fazendo medições para uma estrada. O caipira emenda: - Nóis num faiz estrada assim, não. - Não? Como vocês fazem? perguntou o engenheiro. - A gente sorta um burro i segue o bicho. Aonde ele passa é o mió caminho. - E se você não tiver um burro?, pergunta o engenheiro. - Bão, aí a gente chama um engenheiro. Divulgação

Divulgação

As avenidas Vinte e Três de Maio e Nove de Julho tem muito mais em comum que apenas receber uma data como denominação. Primeiro, porque ambas fazem parte de um projeto de ocupação de fundos de vale para construção de grandes avenidas que, com o tempo, se mostrou desastroso para a natureza, como comprovam a inundações do Vale do Anhangabaú, onde as duas avenidas desembocam, como os cursos d’água o fizeram desde sempre, para desaguar no Tamanduateí. A Vinte e Três de Maio ocupa o que antes era o leito do Córrego Itororó e do próprio Rio Anhangabaú. A Nove de Julho, por sua vez, fica onde corria singelo o Córrego Saracura. Quanto aos nomes, a Vinte e Três e Maio seria Av. Itororó ou Av. Anhangabaú, ma recebeu a denominação da data pra que, com a Nove de Julho, fizesse referência à Revolução Constitucional de 1932, conflito armado que é parte importantíssima da história paulista e brasileira. Segundo os políticos da época, as avenidas, com sua importância e pujança, formariam o “V” da vitória do povo paulista.

34

TÁXI! EDIÇÃO 84


TÁXI! EDIÇÃO 84

35


Revista TÁXI! - Edição 84  

A Revista do Taxista

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you