Issuu on Google+

Supply Chain Management DOCENTE

ABR 2013 8ª EDIÇÃO / PORTO

Alcibíades Paulo Guedes

APRESENTAÇÃO

BENEFÍCIOS

A globalização dos mercados, a diminuição do ciclo de vida dos produtos, a crescente externalização de atividades produtivas e de distribuição, associadas a um elevado grau de especialização, a par da importância que hoje assume o nível de serviço ao cliente e do poder crescente dos canais de distribuição, têm vindo a conferir à Logística e à Gestão da Cadeia de Abastecimento (Supply Chain Management) um papel cada vez mais relevante na estratégia do negócio, na captação e retenção de clientes e mercados, na eficiência da gestão de operações e na rendibilidade das empresas. A recente crise mundial, ainda bem presente no dia-a-dia das organizações, veio evidenciar ainda mais a importância das competências em Supply Chain Management. Mais ainda, uma análise das Cadeias de Abastecimento associadas a setores de atividade e empresas líderes, invariavelmente com níveis elevados de eficiência e com excelentes níveis de serviço a clientes, comprova que a competição se faz cada vez mais entre Cadeias de Abastecimento e menos entre organizações individuais.

Este seminário habilitará os participantes a: • Compreender melhor o papel da gestão da Cadeia de Abastecimento na competitividade das suas organizações; • Identificar formas de colaboração e alinhamento com os seus parceiros de negócios (fornecedores, clientes e terceiros) que gerem valor; • Ficar melhor preparados para decidir os trade-offs mais adequados em termos de custos e de serviço a clientes; • Compreender o impacto de aspetos como a complexidade, flexibilidade, agilidade, etc., nas Cadeias de Abastecimento.

DESTINATÁRIOS O seminário foi desenhado para quadros seniores responsáveis por áreas funcionais de Logística, Operações, Compras, Distribuição e Cadeia de Abastecimento que pretendam melhorar as suas competências nestas áreas, contribuindo para o melhor desempenho das respetivas organizações. São ainda destinatários Diretores-Gerais e quadros seniores responsáveis por outras áreas funcionais, como a Comercial, Produção, Marketing ou outras, que pretendam compreender melhor o papel da gestão da Cadeia de Abastecimento na competitividade da sua organização.

Na sequência da experiência acumulada na formação em Logística e Supply Chain Management, este seminário privilegia uma visão madura, sintetizada e integrada do papel da gestão da Cadeia de Abastecimento na competitividade das organizações, focando em particular os aspetos mais estratégicos associados à configuração da Cadeia de Abastecimento, às mudanças organizacionais necessárias para assegurar uma adequada gestão deste macroprocesso e à necessidade de alinhamento com fornecedores e clientes.

Porto Business School

Nível Recomendado Quadros seniores e especialistas

/ 100


9 ABRIL

PLANO GERAL

DOCENTE

• A importância estratégica da Logística e do Supply Chain Management; • As motivações para uma crescente integração da Supply Chain; • Alinhamento com estratégias de compras/procurement, de distribuição e de produção; • Organização estrutural da Supply Chain: Tipo de enfoque; Organização e configuração; Estratégias de Postponement; Estratégias de posicionamento dos stocks; • Gestão relacional da Supply Chain: Estratégias de colaboração com fornecedores e clientes; Time compression; Integração e sincronização; • Implicações organizacionais e alinhamento de incentivos; • Exemplos de Cadeias de Abastecimento Setoriais.

Alcibíades Paulo Guedes é especialista em estratégia logística e supply chain management. Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP (1986). Master of Science (1989) em Gestão e Tecnologias de Distribuição e Doctor of Philosophy (1994) em Distribuição e Logística pela Cranfield School of Management, Cranfield University (Inglaterra). É atualmente Presidente da APLOG (Associação Portuguesa de Logística), Vice-Presidente da Direção do INEGI e professor do Departamento de Engenharia Industrial e Gestão da FEUP, sendo responsável pela docência das disciplinas de Logística, Logística Industrial e Estratégia e Competitividade Empresarial. Foi Diretor da Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial, da FEUP, entre 1995 e 1999. Foi Diretor da EGP e EGP-UPBS (atual Porto Business School) entre 2000 e 2009. Docente da Porto Business School (desde 1995) nos MBAs, pós-graduações e programas para executivos, nas áreas de logística, gestão da cadeia logística e desenho de sistemas logísticos. Foi responsável (ou corresponsável) por mais de cinquenta projetos de consultoria envolvendo a definição de estratégias de supply chain, logística e distribuição para empresas multinacionais e portuguesas, bem como por um número idêntico de projetos de melhoria de processos nas áreas de gestão de operações, planeamento integrado da cadeia de abastecimento, logística, distribuição e gestão de compras. Experiência relevante em diversos setores de atividade, nomeadamente produtos de grande consumo, retalho, industrial, farmacêutico, saúde e transportes.

DURAÇÃO

LOCAL

PREÇO

INSCRIÇÕES

1 dia 9h00-18h00

Porto Business School

1000 euros [material de apoio às aulas, almoço e coffee-breaks incluídos]. Os associados da Porto Business School e os antigos alunos beneficiam de condições especiais. Inscrições confirmadas até 12 de março: 600 euros

22 615 32 70; scm@pbs.up.pt [para informações, reservas ou inscrições]

Políticas de cancelamento, pagamento, reservas e descontos na página 106 e em: www.pbs.up.pt/formacao/informacoesgerais.html Se desejar obter a brochura detalhada deste curso aceda à página: www.pbs.up.pt

/ 101


Supply Chain Management