Issuu on Google+

Controlo de Gestão e Avaliação de Performance CoordenadorES

MAR 2013 10ª EDIÇÃO / PORTO

Joaquim Barreiros / Vasco Viana

CoordenadorES / DOCENTES

BENEFÍCIOS

Joaquim Barreiros: Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto [FEP]. Docente da Porto Business School e da FEP. Desempenhou cargos de Direção Financeira e de Controller em empresas de diferentes setores de atividade. Consultor independente nas áreas financeiras e de controlo de gestão, possui o certificado Kaplan-Norton Balanced Scorecard Certified Graduate.

Após a frequência do curso os participantes terão refletido e saberão: • Qual a importância do Controlo de Gestão nas organizações e qual o papel dos gestores operacionais e controllers nestes processos; • Como construir, implementar e utilizar painéis de gestão, sabendo selecionar o tipo de informação útil para o apoio à gestão da organização como um todo e ao desenvolvimento das suas tarefas em particular; • Como se poderá avaliar e melhorar a qualidade dos sistemas de custeio utilizados nas organizações; • Como se pode otimizar o processo de controlo da execução orçamental; • Que requisitos dão eficácia às reuniões periódicas de controlo de gestão; • As implicações comportamentais do controlo de gestão e da avaliação do desempenho, diagnosticando e gerindo objetivos e pessoas; • Como conceber e utilizar sistemas de incentivos.

Vasco Viana: Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto [FEP]. Docente da Porto Business School e da FEP. Foi Senior Manager da Divisão de Consultoria de Gestão da PricewaterhouseCoopers. Fez parte da equipa que criou a Sociedade Portuguesa de Inovação, S.A.. É consultor independente nas áreas de estratégia empresarial.

APRESENTAÇÃO A crescente relevância que os sistemas de controlo de gestão têm assumido na gestão de organizações descentralizadas conflitua muitas vezes com uma visão dos mecanismos de controlo demasiado centrada nos aspetos financeiros e no curto prazo. O controlo de gestão é frequente vezes confundido com o controlo da execução orçamental.

DESTINATÁRIOS Responsáveis por unidades de negócios ou centros de responsabilidade. Atuais ou futuros responsáveis por departamentos de planeamento e controlo de gestão e responsáveis pela construção, execução e controlo de orçamentos. Responsáveis por áreas financeiras e de controlo de gestão ou todo o gestor operacional interessado em definir objetivos, monitorá-los e integrá-los num sistema mais amplo de incentivos.

O presente curso pretende sensibilizar os participantes para o papel e importância destes mecanismos (não se gere o que não se consegue medir), dotando-os dos conhecimentos necessários para a construção ou eventual modernização de sistemas de controlo de gestão e de avaliação do desempenho capazes de garantir uma visão integrada da organização e em perfeita articulação com os seus objetivos estratégicos.

Nível Recomendado Quadros seniores e quadros intermédios

Pretende-se, assim, refletir sobre a definição de instrumentos eficazes para gerir a performance de organizações, com ou sem fins lucrativos, através de um conjunto equilibrado de indicadores e de mecanismos de reporte, assegurando que os gastos e rendimentos se gerem e controlam de forma a promover os seus objetivos estratégicos e evitando a adoção de indicadores que possam estimular atitudes e comportamentos contraproducentes.

Porto Business School

/ 60


4 ECTS / DiG

4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 MARÇO

PLANO GERAL O programa envolve um total de 40 horas e está organizado nos seguintes quatro módulos: Enquadramento [Joaquim Barreiros / Vasco Viana]

Papel, objetivos, destinatários e instrumentos de um sistema de controlo de gestão / Proposta metodológica / Alavancas de controlo

1h

Informação de Raiz Financeira para o Controlo de Gestão [Joaquim Barreiros]

Classificações de gastos e rendimentos / Principais opções de política contabilística para o cálculo de custos / Breve nota sobre o custeio por atividades (ABC e TDABC) e a gestão por atividades (ABM)

7h

Controlo Orçamental [Joaquim Barreiros / Renata Blanc]

Objetivos do controlo da execução orçamental / Beyond budgeting: princípios e requisitos para a sua implementação / A análise de desvios

5h

A Construção e Utilização de um Painel de Gestão [Joaquim Barreiros / Vasco Viana]

Estrutura de um painel de gestão - metodologia do balanced scorecard / Seleção e avaliação da qualidade dos indicadores / Indicadores-chave de desempenho (KPI’s) / A operacionalização e utilização dos instrumentos de controlo

20h

Aspetos Comportamentais do Controlo de Gestão e da Avaliação do Desempenho [José Miguez]

Diagnosticar e gerir objetivos e pessoas / Grupo, Desenvolvimento Grupal, Eficácia grupal

5h

Sistemas de Incentivos [Joaquim Barreiros / Vasco Viana]

Princípios fundamentais de um sistema de incentivos / Componentes de um sistema de incentivos

2h

DURAÇÃO

LOCAL

PREÇO

INSCRIÇÕES

8 manhãs [2 manhãs por semana, em 4 semanas consecutivas, à 2ª e 5ª feira] 8h30-13h30 Carga horária total: 40 horas

Porto Business School

1600 euros [material de apoio às aulas e coffee-breaks incluídos]. Os associados da Porto Business School e os antigos alunos beneficiam de condições especiais.

22 615 32 70; cgap@pbs.up.pt [para informações, reservas ou inscrições]

Políticas de cancelamento, pagamento, reservas e descontos na página 106 e em: www.pbs.up.pt/formacao/informacoesgerais.html Se desejar obter a brochura detalhada deste curso aceda à página: www.pbs.up.pt

/ 61


Controlo de Gestão e Avaliação de Performance