Page 1

EDIFÍCIO AXA

PROGRAMAÇÃO Faixa etária

DOS

5 AOS 75 ANOS

ESE . IPP

PORTO LAZER

MARÇO

a participação nos workshops é gratuita

LOCAL

(por oficina) Nº máx. de PARTICIPANTES :

14

1ª Avenida, 1º Piso Edifício Axa, Av. Aliados, 211 Porto

11:00-13:00h

RISCOS E RABISCOS

22 MAR

Os participantes terão a possibilidade de descobrir que os gestos básicos podem produzir desenhos complexos. O desenho é um gesto que o papel capturou. No espaço bidimensional do papel, os pontos e as linhas organizam-se, ou desorganizam-se. Formam e deformam, ao sabor das ligações que vão fazendo. A elementaridade dos meios, dos materiais e dos processos, à qual se junta uma boa dose de diversão, vai organizar os gestos em formas que todas as mãos podem realizar. Vamos, assim, descobrir as possibilidades infinitas do desenho, de forma despreocupada e divertida.

11:00-13:00h

JOGOS COM TIPOS

Explorações técnicas e plásticas da impressão e da tipografia a partir de um Kit de tipografia de viagem. O workshop realiza-se num ambiente lúdico de aproximação à tipografia e à impressão. Os participantes farão experiências que lhes permitirão conhecer os princípios básicos da tipografia e do processo de impressão. O que é que a anatomia de um tipo tem de semelhante a tipos como tu e eu? As letras têm olhos e pernas? Precisamos de tipos para jogar.

14:30-18:30h

A PUBLICIDADE NA CIDADE

29 MAR

A Pop Arte traduz uma atitude artística aberta ao imediato, ao reconhecível, à realidade envolvente. Olha para a sociedade de consumo, massificada pela publicidade e transforma o banal em signos estéticos. Objetos do quotidiano, cartazes, ídolos da música popular e do cinema, anúncios publicitários, são reproduzidos em cores intensas, brilhantes e vibrantes, através de técnicas de reprodução mecânica. Os participantes terão a possibilidade de descobrir que, com formas e técnicas elementares, podem realizar composições complexas.

23 MAR

11:00-13:00h

AUTOCOLANTE DE PERFIL

30 MAR

Silhuetas, ou perfis, são retratos que podem utilizar várias técnicas. Trata-se, sobretudo, de um método muito rápido e fácil de obter um retrato. Usando materiais e processos elementares, como o desenho, a colagem e a pintura, vamos realizar retratos e auto retratos. Será, assim, possível descobrir as potencialidades da silhueta, de forma despreocupada e divertida.

Serviço Educativo do Edifício AXA – Programação