Page 1

E STA D O D E M I N A S

T E R Ç A - F E I R A ,

16

7

D E

N O V E M B R O

D E

2 0 1 7

GERAIS

ESPECIALENEM2017

CIÊNCIAS DA NATUREZA – QUESTÕES ELABORADAS PELO COLÉGIO FIBONACCI

Ao armar acampamento durante a escalada, um alpinista verifica em seus instrumentos que a pressão atmosférica local é de 60 cmHg e a temperatura ambiente é de 10°C. Esse alpinista deseja ferver 200g de água (calor específico 1 cal/g°C), que se encontra à temperatura ambiente, utilizando para isso um fogão que fornece 200 cal/s. Considerando as perdas de energia térmica (para o ambiente e para o recipiente) correspondentes a 50% da energia fornecida, pode-se afirmar que o aquecimento demorará A) 120s

ÈÚ Ž`¾ ÜŠÚ Ö t¾`ÜrÚ' r¾Ž`¼Ü%bÚ

B) 166s

¾Út¾Ž`¼Ü%bÚÖt¾`ÜrÚ' tŽ`¼ÐÜ%bÚÖt¼`ÖÜ%bÚ

C) 180s D) 332s

A partir do texto e de seus conhecimentos de química, assinale a alternativa correta.

E) 360s

Questão 6

B) A redução da quantidade de água na reação 2 facilita o aumento da concentração de íon bicarbonato.

Carbono carioca “O Rio de Janeiro (RJ) foi o primeiro município latino-americano a fazer um inventário de suas emissões de gases-estufa. O estudo foi realizado em 2000, quando pesquisadores contabilizaram o quanto a cidade emitirá nos anos de 1996 e 1998. Resultado: 10,04 e 10,09 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2), respectivamente. A capital carioca parece ter tirado férias dos cálculos. Só voltou à ativa em 2010 – quando fez um novo inventário, segundo o qual, em 2005, a cidade teria lançado aos ares 11,3 milhões de gases-estufa. E novos dados estão por vir: está previsto para o final de 2013 o inventário referente às emissões de 2012. [...] Um parêntese: quando inventários falam em ‘emissões de carbonos’, eles referem-se ao conceito de carbono equivalente”, pois não consideram apenas o CO2, e sim a soma dos seis principais gases de emissão antrópica que supostamente agravam o aquecimento global: dióxido de carbono, metano... [...]“

No Canadá e na Austrália, um grupo de cientistas reconstruiu uma amostra de sangue de um animal pré-histórico, o mamute. Essa amostra foi obtida por meio da inserção, em bactérias, de trechos de DNA retirados de ossos preservados desses elefantes, animais extintos há mais de 12 mil anos. O objetivo inicial da pesquisa era entender como esses animais, originários da África Equatorial, foram capazes de sobreviver ao frio da Sibéria e da América do Norte, para onde migraram. Os cientistas perceberam que, para a adaptação dos mamutes às condições ambientais do local para o qual migraram, foi fundamental manter as células oxigenadas por mais tempo. (Revista Galileu, julho de 2010. Adaptado)

O CO2, como o gás metano, são considerados gases de efeito estufa na atmosfera. E, por essa razão, são relacionados ao aquecimento global. Marque a opção que justifica corretamente essa relação.

A) A maior oxigenação das células dos mamutes proporcionou a esses animais maior liberação de energia e de calor, o que garantiu a manutenção da temperatura corpórea.

A) A grande quantidade de CO2 e de metano na atmosfera protege o planeta da exposição à radiação ultravioleta. Dessa forma, o planeta se mantém aquecido.

B) Maior conservação do DNA dos ossos, o que permitiu a reprodução dos indivíduos mais adaptados ao frio.

B) Esses gases permitem que grande parte da radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre escape para o espaço, assim a superfície da Terra é aquecida.

C) Menor queima de glicose durante a respiração celular, o que possibilitou a transformação dessa substância em gordura.

C) A presença de CO2 e de metano na atmosfera resulta no efeito estufa em razão da capacidade de essas moléculas absorverem a energia proveniente da radiação infravermelha. D) O gás carbônico (CO2 ) e o metano são gases que aumentam a perda de calor para o espaço, o que leva ao aquecimento do planeta pelo efeito estufa. E) O gás carbônico (CO2 ) e o metano são gases que contribuem para o aumento da produtividade primária e não exercem nenhum efeito que leva ao aquecimento do planeta pelo efeito estufa.

Questão 3

(fonte:http://www.aprendebrasil.com.br/especiais/revoltadavacina/epidemias.asp) Um significado apropriado para epidemia é: A) Uma doença típica de determinado local, com prevalência constante B) Uma doença que se espalha para todos os países sem respeitar barreiras geográficas

• diminuir a idade da pessoa de 220(*) para calcular o seu Batimento Cardíaco Máximo (BCMax) por minuto;

C) O aumento de casos de uma doença local ou surgimento de uma doença nova

• escolher o objetivo de treinamento, na tabela, e calcular a Zona de Batimento Cardíaco Alvo correspondente ao que se deseja, utilizando as porcentagens do BCMax.

E) Uma doença grave, mas que oferece pouco perigo à população

Na pressão de 60 cmHg,o ponto de ebulição será 93°C.

20 11+t

Letra B

Questão 5

(http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=54 Acesso em: 08.08.2010. Adaptado)

Dessa forma, pode-se afirmar que:

Guilherme, de 20 anos, tem mantido em suas atividades físicas de 145 a 155 batimentos cardíacos por minuto.

B) as grandezas tempo e luminosidade são diretamente proporcionais. D) quanto maior o tempo de uso, maior a luminosidade da fonte. E) o tempo de uso necessário para que a luminosidade torne-se igual a 30 lux é de 1 hora.

Questão 9

k B)

D) Em qualquer um dos casos, o volume dos balões foi alterado, porque o tamanho das partículas de gás foi modificado. C)

k

H 95

2000

60

93

2500

56

92

9000

24

70

k

Questão 10 Pessoasquepassamportratamentoquimioterápicoeradioterápicotêmumgrandedesconfortocausadopelabaixasalivação(xerostomia).Umasoluçãoparaissoéencontradapelouso

Questão 1

64

Letra D

1500

Como a bússola aponta na direção tangente e no sentido das linhas de indução do campo magnético, podemos representá-a nas seguinhes posições:

97

c

67

c

1000

E)

H

98

H

72

c

500

H H

100

H

Ponto de ebulição da água (ºC)

76

k

c c

Pressão atmosférica (cmHg)

0

D)

H

Altitude (m)

c

A tabela mostra o ponto de ebulição da água e a pressão atmosférica em diversas altitudes.

c

Questão 5

c

E) Os balões estão furados, pois a temperatura influencia apenas na energia cinética média das partículas, não alterando, portanto, o volume de cada um deles.

k

H

C) O volume do balão que foi colocado em água fria diminuiu, porque a pressão do sistema aumentou, reduzindo o choque das partículas de gás com as paredes do balão.

A)

c

B) O balão que ficou mais cheio foi colocado em água quente, devido ao aumento da temperatura do sistema e à expansão dos gases presentes na bexiga.

Questão 2

A) O balão que murchou foi colocado em água quente, pois o aumento da temperatura causou uma contração dos gases da bexiga.

De acordo com o texto, qual dos polímeros seguintes seria condutor de eletricidade?

Letra A

Sobre esses fatos, assinale a alternativa correta.

FRANCISCO, R. H. P. “Polímeros condutores”. Revista Eletrônica de Ciências, n. 4, fev. 2002. Disponível em: www.cdcc.usp.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado)

Maior oxigenação dos tecidos propicia maior taxa de respiração celular aeróbia e de outros processos exotérmicos, os quais garantem a endotermia (geração de calor via reações metabólicas) e a homeotermia (temperatura corporal constante).

Em uma atividade experimental, o professor pegou duas garrafas PET vazias e colocou bexigas cheias na boca de cada uma delas. Em seguida, colocou uma das garrafas em uma bacia com água quente e a outra em uma bacia com água fria. Um dos balões murchou e o outro ficou mais cheio.

Questão 3

Questão 4

O senso comum nos diz que os polímeros orgânicos (plásticos) em geral são isolantes elétricos. Entretanto, os polímeros condutores são materiais orgânicos que conduzem eletricidade. O que faz esses polímeros diferentes é a presença das ligações covalentes duplas conjugadas com ligações simples, ao longo de toda a cadeia principal, incluindo grupos aromáticos. Isso permite que um átomo de carbono desfaça a ligação dupla com um vizinho e refaça-a com outro. Assim, a carga elétrica desloca-se dentro do material.

Letra A

E) a queima de gordura.

Guilherme = 20 anos

D) a saúde do coração.

c

C) o esforço máximo.

H

B) a performance.

H

A) a resistência.

C) após 1/4 de hora de uso, a luminosidade é menor do que após 4 horas de uso.

Assim, ao final desse movimento, a agulha da bússola tera completado, em torno do seu eixo, duas voltas completas

Nessas condições, pode-se afirmar que Guilherme tem como objetivo principal

A) a luminosidade inicial é de 20 lux.

Bcmax de Guilherme = 220 – 20 = 200

L = 20 +

Média dos bpm de guilherme = 150 = 75% de 200 = resistência

de 90% a 100%

Questão 4

Esforço Máximo

Letra B

de 80% a 90%

Alternativa [A] está incorreta, pois o volume e a temperatura dos gases são diretamente proporcionais, o que é evidenciado na equação dos gases perfeitos ou de Clapeyron, pV = nRT. Então o balão que murchou foi colocado em água fria, pois a diminuição da temperatura causou uma contração dos gases da bexiga.

Performance

A luminosidade L (em lux) de uma fonte varia em função do tempo t de uso (em horas) de acordo com a lei

Alternativa [B] está correta. Os gases sofrem expansão do volume à medida que a temperatura aumenta. A equação dos gases perfeitos ou de Clapeyron, pV = nRT, indica a relação diretamente proporcional entre o volume e a temperatura dos gases.

de 70% a 80%

Alternativa [C] está incorreta, o volume do balão que foi colocado em água fria diminuiu, porque a pressão do sistema diminuiu, reduzindo o choque das partículas de gás com as paredes do balão. Como pode ser visto na equação dos gases perfeitos ou de Clapeyron, PV = nRT, pressão e temperatura são diretamente proporcionais; se a temperatura diminui, a pressão também diminui.

Resistência

Alternativa [D] está incorreta, pois as partículas dos gases não sofrem variação de tamanho. O volume se altera devido às variações nos espaços vazios entre as partículas, que pode aumentar ou diminuir de acordo com as variações na temperatura.

de 60% a 70%

Para aquecer sem perdas serão necessários: Q = m.c.?T = 200.1.(93-10) = 16600 cal

Queima de Gorduras

Como na verdade metade (50%) da energia se perde, teremos que contar que o fogão forneça 33200 cal para que metade sejam os 16600 cal.

de 50% a 60%

A luz visível é a fonte de energia da qual dependem as plantas e, por conseguinte, todos os seres vivos. As radiações ultravioleta e infravermelha, que estão fora da faixa visível, podem também ter importância biológica.

Se o fluxo de calor é de 200 cal/s e precisamos de 33200 cal 33200/200 = 166 s

Saúde do Coração

Questão 8

Questão 6

Porcentagem do BCMax

Letra C

Objetivo do treinamento

D) Uma virose de grande transmissibilidade

Os gases “estufa”, como o CO2 e o CH4 (metano), entre outros, absorvem parte da radiação infravermelha (calor) refletida pela superfície da Terra, intensificando o aquecimento global.

(*) 220 número de batimentos adotado como medida padrão

Questão 7

De acordo com algumas pesquisas, pode-se achar a Zona de Batimentos Cardíacos Alvo com um método simples:

Quando falamos de epidemias na história do Brasil, a primeira a ser lembrada é a febre amarela. Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, chegou ao Brasil no século XVII em navios que vinham da África. Os primeiros casos datam de 1685, no Recife, e de 1692, na cidade de Salvador. Durante o século XVIII, não foram relatados casos dessa doença no Brasil. Ela retornou apenas entre 1849 e 1850, na forma de uma grande epidemia, que atingiu quase todo o país. Uma das cidades mais atacadas foi o Rio de Janeiro.

Letra C Epidemia é o aumento de casos de uma doença endêmica; pode ser também o surgimento de uma doença nova ou a volta de uma doença erradicada.

Observou-se que existe uma Zona de Batimento Cardíaco Alvo em que a pessoa deve se exercitar para alcançar cada objetivo que deseja, por exemplo, a perda de gordura ou o aumento de resistência física.

Questão 7

Questão 8

Especialistas, observando o funcionamento do corpo, concluíram que existem faixas de batimentos cardíacos, nas quais o organismo responde de forma diferente. A essas faixas de batimentos cardíacos deu-se o nome de Zonas de Batimentos Cardíacos Alvo ou Zonas de Treinamento.

[ ȇ

Nas academias, geralmente as pessoas dão muita atenção ao desenvolvimento dos músculos, mas acabam esquecendo o mais importante deles: o coração. O coração é um ótimo indicador do nível de condicionamento físico de uma pessoa e treiná-lo adequadamente pode melhorar a saúde em todos os aspectos.

Letra E

E) O aumento do metabolismo corporal, que levou ao emagrecimento e ao consumo de glicose durante a nutrição do organismo.

Alternativa [C] está correta, pois uma solução tampão tem a propriedade de estabilizar o pH.

D) Maior produção de células adiposas, responsáveis por atuar como isolantes térmicos e por reter o calor no organismo do animal.

(Ciência Hoje, p. 43, ago. 2013)

Se quanto maior o tempo, menor a luminosidade da lâmpada (quantidade de Lux), então as grandezas são inversamente proporcionais.

Questão 2

RESPOSTAS - CIÊNCIAS DA NATUREZA

È ¾Ê ‡ i ¾Ê ¼µY? [ ÈÓ¾¸ º ¾Ê [ º‡ i ¾Ê ¾ºY? ¸ ¾Ê ¼ÊY? i ¾Ê ¾

E) 4 voltas completas.

E) A adição de base irá deslocar o segundo equilíbrio para a esquerda, aumentando o pH.

Questão 9

D) 2 voltas completas.

D) O aumento da pressão do sistema manterá o equilíbrio químico da primeira equação inalterado

Letra A

C) 1 volta completa.

C) A solução tampão representada pelas reações mantém o pH, praticamente, inalterado.

O polímero representado na alternativa [A] possui ligações pi alternadas e isto é fundamental para que ocorra ressonância e transmissão de corrente elétrica:

B) ½ de volta.

k

A) ¼ de volta.

Questão 10

Obs: Nessas condições, desconsidere o campo magnético da Terra.

A) O aumento da concentração do ácido carbônico na reação 1 causará menor saída de dióxido de carbono da saliva.

Letra C

H

Alternativa [A] está incorreta, pois de acordo com o Princípio de Le Chatelier, o equilíbrio de uma reação se desloca de forma a repor uma substância retirada ou a consumir uma substância adicionada, então a adição de ácido irá deslocar o equilíbrio no sentido de consumi-lo, aumentando a saida de CO2

Ao final desse movimento, a agulha da bússola terá completado, em torno de seu próprio eixo, um número de voltas igual a

Alternativa [B] está incorreta, pois a redução de água na reação 2 mão irá deslocar o equilíbrio para o lado dos reagentes e nem dos produtos.

c

Alternativa [D] está incorreta, pois o aumento de pressão desloca o equilibrio pra o lado de menor volume gasoso, neste caso para a direita.

Sobre uma mesa plana e horizontal, é colocado um ímã em forma de barra, representado na figura, visto de cima, juntamente com algumas linhas de seu campo magnético. Uma pequena bússola é deslocada, lentamente, sobre a mesa, a partir do ponto P, realizando uma volta circular completa em torno do ímã.

da saliva artificial que nada mais é do que um lubrificante oral, cuja finalidade é garantir que ofuncionamentodacavidadeoralcontinueestável.Nasalivaosistematampãomaisimportante é o sistema ácido carbônico/bicarbonato. A concentração do íon bicarbonato depende fortemente do fluxo salivar e a termodinâmica desse sistema é complicada pelo fato de envolver o gás carbônico dissolvido na saliva. O equilíbrio completo simplificado (no qual a enzima anidrase carbônica, que está presente na saliva, catalisa a reação, formando dióxido de carbono do ácido carbônico e vice-versa) pode ser escrito da seguinte forma:

Alternativa [E] está incorreta, pois a adição de base irá consumir os ions H+ deslocando o equilíbrio para a direita.

Questão 1

Revisão Enem 2017 Estado de Minas - Ciências da Natureza  

Estado de Minas convidou colégios que estiveram nas primeiras posições do último ranking do Enem por escolas, no ano passado, para preparar...

Revisão Enem 2017 Estado de Minas - Ciências da Natureza  

Estado de Minas convidou colégios que estiveram nas primeiras posições do último ranking do Enem por escolas, no ano passado, para preparar...

Advertisement