jornal_corujinha48

Page 5

NOTÍCIAS DA REDE

www.centro-filos.org.br

5

CAFÉ COM IDÉIAS no Ensino Médio - novas mentalidades Col. Elias Moreira – Joinville/SC

“O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo, porque tem que dizer alguma coisa.” (Platão, filósofo grego) Sabedoria superior é o que pretendemos no projeto, tão necessária para quem sai da escola para o mundo. TEMAS DISCUTIDOS NO CAFÉ

Denominado pelos alunos Café Consciência, este projeto pretende reunir grupos de pessoas interessadas em discutir assuntos de Política, Ética, Estética, Fenomenologia, Existencialismo, Natureza Humana e Filosofia Contemporânea com mais profundidade, deixando a superficialidade usualmente utilizada. “O outro se descobre, antes de tudo, na preocupação das ocupações.” (Heidegger) Envolver-se no interesse da filosofia nos dias de hoje é difícil, mais difícil ainda é sentir o quanto ela é útil para o esclarecimento e a “fabricação” da existência humana no mundo. Nós, do Café Filosófico, pretendemos envolver os futuros pensadores no interesse da linguagem, aprendendo a fazer discursos, conversações que comprometem para a aprendizagem. Ler, ouvir, falar, raciocinar e escrever, são exercícios da aprendizagem que devem desenvolver o cultivo do pensamento, ou seja, a arte de pensar.

A felicidade – Pablo Casals; A crise contemporânea – Neylor J. Tonin; A história da filosofia – Sócrates; Filosofia grega e cristã; Humanismo; Racionalismo; Filosofia cientificista; A angústia – Heidegger; O medo – Heidegger e Pascal; A coragem – Gonçalves Dias e Sócrates; A admiração – Descartes; O pensamento – Descartes e Kant.

METODOLOGIA DO CAFÉ Interpretar textos; Consciência de si mesmo; Focos de percepção; Atitudes de espanto; Perceber o Universo diferente do Eu objetivo; Investigação filosófica; Atitude filosófica; Debate; Argumentação; Análise da tradição; Decodificar textos; Evidência e ambigüidade; Memória histórica; Intenção comunicativa; Construção analógica e analítica; Síntese; Etapas compreensivas; Liberdade de pensamento filosófico; Posicionamentos e opiniões; Reflexão empática e crítica; Comentário e resenha.

PENSADORES Adriane – 2ºA; Amanda – 2ºA; Carolina – 2ºA; Daniel – 2ºA; Willyan – 2ºA; Alexandre – 2ºB;

RESULTADO DE ALGUMAS REFLEXÕES ENSAIO SOBRE FEIJÕES

Quem me dera fosse um feijão Feijões não necessitam de mamadeira. Feijões precisam de terra fofa, água e uns poucos raios de sol matinal, que os deixem mornos, mas que não os sequem. Você já ouviu falar em feijõezinhos rebeldes com falta de afeto? Feijões não discutem com seus pais, não matam aula e nem levam suspensão por passar cola na hora da prova. Feijões não ameaçam se jogar pela janela do quinto andar, não roubam bala na loja e não pintam o cabelo de vermelho. Feijõezinhos não fazem xixi nas calças. Quem me dera eu fosse um feijão e não soubesse o que é felicidade. Quem me dera eu fosse um feijão inerte na terra absorto no movimento da seiva pelo meu corpo, e não deixasse que o mundo me influenciasse e me fizesse mudar de opinião a cada cinco minutos. Por que feijões geralmente não têm sua própria opinião, quem diria a dos outros. E o que diriam os outros feijões quando vissem um feijão com opinião formada? Nada, porque feijões também não falam. Quem me dera que em vez de sangue, eu tivesse a seiva concentradora de atenção; que

Felipe – 2ºB; Talita – 2ºB; Aldana – 2ºD; Daiane – 2ºD; Diego – 2ºD; Francislaine – 2ºD; Gabryella – 2ºD; Kauê – 2ºD; Leila – 2ºD; Lorena – 2ºD; Luiz Delfino – 2ºD; Ronaldo – 2ºD; Cindy – Tupy; Danielle – Energia.

alegria fosse uma chuva de verão; que temor fosse uma vaca pastando próxima. Porque feijões não trabalham das 9 às 5, não tem estress nem depressão. Feijões não tomam pílulas azuis no café da manhã, verde no almoço e vermelhas no jantar. Porque feijões não sabem o que é a dor de perder um filho, a mulher e o sobrinho em um acidente provocado por um jovem alcoolizado, ou a vitória de ganhar na Mega–Sena. Porque feijões cariocas não discriminam feijões enlatados. Pergunto-me, se talvez, um feijão não desse uma vida de fotossíntese por um minuto de felicidade. O que ele escolheria? Um banho de praia num dia quente de rachar, saber que seu filho nasceu e está bem, um Red Bull com uísque, ou a final da copa com a seleção? Creio que nem um deles. Mesmo porque, um feijão tem a amplitude emocional digna de um feijão, e não gostaria de tanta emoção. Feijão que é feijão gosta de fotossíntese que faz e não se preocupa se o vizinho ganhou um ramo novinho. Ah, quem me dera eu fosse um feijão! Kauê 2ºD Mais informações acesse: www.centro-filos.org.br/corujinha48

CAFÉ FILOSÓFICO COM FAMÍLIAS DESFAVORECIDAS NUFEP - Sul Fluminense/RJ

Tem sido realizado mensalmente “Café Filosófico” com famílias carentes que participam do Programa “Escola de Pais” na ONG Construindo Sonhos”. Vários temas são debatidos e os participantes dia a dia vem demonstrando mais interesse em participar.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.