Page 1

ANO XV - Nº 55 2º. TRIMESTRE - 2006 FLORIANÓPOLIS/SC

Impresso Especial 68001055/02-DR/SC Editora Sophos

CORREIOS

Jornal de Idéias da Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens

Programa filosófico forma professores O Centro de Filosofia Educação para o Pensar, consciente da necessidade de oportunizar a formação permanente, oferece mais reflexão

o tempo em que vivemos, oferecer esplêndidos momentos aos professores para que participem aprofundando a reflexão e o entendimento filosófico-pedagógico dentro do Programa Educar para o Pensar: Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens é uma das qualidade do Cenfep. O Congresso Regional de Educação para o Pensar acontecerá de 18 a 21 de julho em Florianópolis/SC. Será um Congresso teórico e prático onde os professores poderão conhecer melhor nosso Programa Filosófico-pedagógico, principalmente trabalhando com a Coleção Filosofia o Início de uma mudança, que possui material para ser trabalhado da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Este trabalho teórico e prático acontece desde a fundação do Centro de Filosofia, sempre no mês de julho. Neste ano, dando continuidade ao Projeto de valorizar as pessoas e instituições que defendem a filosofia, estaremos no dia 18 de julho (data da fundação do Centro – 17 anos de atividades) entregando o Troféu Amigos da Filosofia 2006 para cinco professores e cinco instituições que fizeram um trabalho significativo em prol da filosofia e do seu ensino. Você professor que quer cada vez mais ser reflexivo deverá participar deste evento. Venha para Florianópolis, conheça, amplie seus conhecimentos e participe ativamente do Centro de Filosofia. (págs. 06 e 07)

N

Núcleos

Fundamental

Filosofia e Matemática

Colégio Benjamim Galloti – Tijucas/ SC

Entrevista

Edna Aparecida da Silva Bernardo Martins

Diretora Pedagógica do Sistema de Ensino Reflexivo – S.E.R. fala sobre a implantação e formação, para o bom aproveitamento de professores e alunos, o que terá conseqüência direta na evolução do ensino filosófico-pedagógico com crianças, adolescentes e jovens em todo o País.

Colégio Curso Equipe Grau, de Nilópolis, apresenta um ótimo exemplo de interdisciplinaridade. A matemática aparece como parceira da filosofia e dão um toque especial no ensino-aprendizagem, causando excelente retorno dos alunos e fazendo a interação necessária para que seja absorvida essa nova forma educacional que o material do Centro de Filosofia Educação para o Pensar oportuniza aos professores.

(pág. 03)

(pág. 04)

A instuição Tijucana, na Região da Grande Florianópolis/SC, assina contrato com Centro de Filosofia, passando a fazer parte da Rede Educação para o Pensar. Com isso passa a utilizar o Programa filosófico e os livros da Editora Sophos em busca de uma empreitada emancipatória, dentro de sua grade curricular. Acompanhe quais são as perspectivas da Diretora Noíde Mafra Jasper.

(pág. 09) portaldafilosofia.com.br


Opinião do leitor

EDITORIAL

Parabéns pra você As vésperas do nosso aniversário de fundação (18/07 quando completamos 17 anos), novamente uma comemoração com um grande evento, o Congresso Regional de Educação para o Pensar em Florianópolis – 18 a 21 de julho. Também a entrega do Troféu Amigos da Filosofia 2006 no dia 18 de julho para cinco professores e cinco instituições que lutam pelo Ensino da Filosofia. Esta entrega tem a participação popular na indicação e votação dos que serão agraciados com o troféu/06. Uma grande participação em nosso portal desde o final do ano passado. Em termos de Brasil muitas atividades, eventos, reuniões, Cafés com Idéias, trabalhos de formação de professores, palestras, organização dos Núcleos, adesões de colégios ao nosso Programa filosófico-pedagógico, visitas aos colégios e muita garra na defesa de uma educação reflexiva pelo Sistema de Ensino Reflexivo – S.E.R. No informativo deste trimestre, muitas novidades de sala de aula que vem dos colégios de todos os cantos do Brasil. Atividades dos Núcleos, projetos em andamento – L.E.R (Leitura para Educadores Reflexivos) e Estamos com você professor de Filosofia (Escolas públicas do Sul) e, que a próxima etapa será com escolas públicas do Nordeste do Brasil. Também significativa é a matéria da concretização do nosso Sistema de Ensino Reflexivo – S.E.R. Nesse informativo como nos demais que virão maiores esclarecimentos e, o lançamento da logomarca do S.E.R. Estamos construindo uma grande estrutura para que todos os educadores nos colégios possam ser e fazer os alunos serem reflexivos. Vale a pena uma leitura atenta a cada uma notícia aqui colocada e, professor (a) contamos com você participando do Congresso Regional de julho ou então nos que acontecerão mais próximo de você organizados pelos Núcleos do Centro. Boas leituras. NET

Equipe Pedagógica Cenfep

expediente

2

ngressar ou introduzir um indivíduo em uma nova área constitui um enorme desafio, ainda mais se tratando da filosofia. Isso se deve, talvez, ao preconceito, mito e fantasia que foi disseminado e cultivado por várias pessoas na sociedade, antes que conhecessem e compreendessem o que realmente é a filosofia. Sabemos que não é possível aprender o português, a matemática, a química do dia para a noite. O mesmo acontece com a filosofia. A familiaridade com os termos filosóficos, teorias e pensadores ocorre em etapas, exige momentos de leitura e reflexão, que se sucedem e estão interligados. Nós do Colégio Feliciano Nunes Pires, ressaltamos a importância dos livros didáticos doados pela editora Sophos, que vieram auxiliar a formação dos alunos e suprir a carência de uma literatura de qualidade nessa área. Destacamos a competência, o empenho e a preocupação que a editora Sophos e o grupo “Educação para Pensar” têm dispensado para a elaboração de livros práticos, atualizados e especializados. Agradecemos a doação dos livros ao colégio e informamos que estão sendo muito bem utilizados, como fonte inspiradora de leitura, debates, reflexões e trabalhos em grupo, contribuindo assim para a formação de sujeitos críticos e autônomos.

I

Gilmar Evandro Szczepanik, Mestre em Filosofia e professor de Filosofia do Colégio Feliciano Nunes Pires

Seminário Nufep/ Asfoe - RJ

Educação Sexual é o tema Palestrantes de diversas instituições e entidades marcaram a importância do evento Núcleo de Filosofia Educação para o Pensar do Rio de Janeiro organizou, em Parceria com a Asfoe – Associação Fluminense de Orientadores Educacionais, o Seminário de Educação Sexual. Realizado nos dias 30 e 31 de maio, no Teatro Municipal de Cabo Frio, o evento recebeu apoio e patrocínio da Secretaria Municipal de Educação do Município de Cabo Frio, na pessoa do Secretário de Educação Prof. Paulo Massa e toda a sua equipe, em especial a equipe de Orientação Educacional. Participaram do evento professores das Secretarias de Educação de São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, Arraial do Cabo, São Gonçalo, São João de Meriti, Nilópolis, Piraí, Vassouras, Valença, Macaé, Cabo Frio e outros Municípios, além de Professores da Cidade do Rio de Janeiro. O evento que foi avaliado como Excelente, por sua organização e dinâmica, ofereceu reflexões quanto ao tema sob diferentes olhares. O sucesso do evento justificou-

O

O Corujinha é um Jornal de Idéias do Programa filosófico-pedagógico “Educar para o Pensar: Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens”. Todas as matérias, idéias e opiniões aqui expressas são de responsabilidade das pessoas que contribuíram para este informativo. Querendo reproduzir partes, favor citar a fonte.

portaldafilosofia.com.br

se pela Conferência do Prof. Dr. César Nunes, presidente da Abrades e membro do Centro de Filosofia Educação para o Pensar, a presença do Desembargador Siro Darlan dialogando com os professores sobre o ECA e os Conselhos Tutelares, em defesa da Criança vítima de Abuso Sexual. O Seminário contou ainda com palestrantes da ONG Pela Vida, Espaço SEJA da UFRJ, NVG Núcleo de Valorização da Gravidez e Casa Lar Aura Celeste, grupos que desenvolvem orientações de jovens, quanto à AIDS, às DST(s), ao aborto, ao abuso sexual e outros assuntos. Valorizaram a pesquisa a apresentação de duas dissertações de Mestrado sobre o Tema “Educação Sexual: Espaço da Escola” e “Músicas de Chico Buarque com instrumento nas aulas de Educação Sexual”, e contribuíram para uma auto reflexão, quanto ao papel de Educador, as Mesas de Diálogo com Miriam Paura Grinspum, da UERJ e Presidente da Asfoe e Ângela Paiva, coordenadora do Nufep/RJ. NET

Endereço do CENFEP para corespondências: Rua Cristovão Nunes Pires, 161 - CEP 88.010-120 Centro - Florianópolis/SC - (48) 3322.2917 imprensa@portaldafilosofia.com.br • www.portaldafiosofia.com.br

Diagramação: ARTH&MÍDIA - www.arthmidia.com.br


Bernardo Martins

○ ○

Entrevista

Edna Aparecida da Silva om um excelente trabalho desenvolvido ao longo de sua carreira pedagógica junto ao Centro de Filosofia Educação Para o Pensar, a catarinense, Doutora em Educação pela Unicamp/SP e Pós-doutoranda em Educação pela USP, assume a Direção e Coordenação Pedagógica do Sistema de Ensino Reflexivo – S.E.R com a proposta de humanizar as relações escolares, oportunizar um material didático reflexivo e emancipatório em todos os níveis escolares uma vez que a Filosofia tem como questão essencial as reflexões sobre as condições do ser humano.

C

Como se deu essa aproximação com a Filosofia?

E a reação dos autores, como foi e está sendo?

Sou monitora na formação de professores e assessorei inúmeras escolas na implantação do Programa Filosofia com crianças, adolescentes e jovens. Acompanho as atividades do Centro há 15 anos.

Todos ficaram bem impressionados e empolgados com a proposta, porque pareceu que surgiu uma resposta para suas perguntas, o que será um ganho de aprendizagem enorme para todas as escolas que já participam do S.E.R. com a Filosofia em seus currículos e poderão ter um ensino reflexivo em todas as disciplinas curriculares.

O que é o S.E.R. para você? Representa uma oportunidade de aprendizagem ousada, inovadora e desafiadora, porque sua proposta pedagógica-filosófica visa um trabalho interdisciplinar, dentro de uma perspectiva metodológica diferenciada e que acredita na autonomia do aluno e do professor.

A ligação desse material com as demais disciplinas acontece de que forma?

Ensinar e aprender ao mesmo tempo, atingindo professores e alunos diretamente e da mesma forma. Foi feito um levantamento intenso sobre o material de filosofia e das outras disciplinas disponível aos educadores e detectaram-se lacunas, para que então essa relação tivesse um início.

A ligação pedagógica é filosófica, antropológica e histórica, equilibrando as relações para cada disciplina, para que possa haver uma inter-relação com toda o contexto escolar. O S.E.R. é o top de linha do Centro, pois conseguir congregar a interdisciplinaridade que as escolas buscam e dessa forma foi produzido um espaço de reflexão que exige continuidade nas outras disciplinas.

Quem o material vai atingir inicialmente?

E a elaboração desse material didático?

De imediato, 5ª. a 8ª. séries serão contempladas, para criarmos essa identidade com a Filosofia. Depois iremos para as demais séries do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Ensino Médio.

Foram selecionados autores de todo o País e vários destes terão suas criações lançadas em Coleções nas diversas disciplinas na programação do Centro e da Editora em 2007.

Qual é essa relação pedagógica?

Filosofia para todos

“O fruto do amadurecimento filosófico e pedagógico do Centro merece estar à disposição das instituições através do Sistema de Ensino Reflexivo – S.E.R.”

RELAÇÃO DOS NUFEPs - ( N ú c l e o s d e F i l o s o f i a E d u c a ç ã o p a r a o P e n s a r ) e s e u s r e s p o n s á v e i s Nosso Programa Educar para o Pensar: Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens busca oportunizar a todos um estudo reflexivo, crítico e emancipatório. Também lançar-nos para o estudo com mais afinco, dentro da Filosofia e de outras disciplinas, tornar-nos atentos para aprendermos com as crianças e os jovens naquilo que eles têm para nos dizer e, juntos, maravilharmonos, fazermos Filosofia. Uma Filosofia viva, encharcada de vida em todas as dimensões. CONHEÇA mais sobre os núcleos e sobre o Centro no portal da filosofia. Entre em contato com o NUFEP mais próximo de você.

NUFEP/Distrito Federal - DF ............................................... Lia .................................... (61) NUFEP/Grande São Luís - MA ............................................ Isabel ................................ (98) NUFEP/Ceará - CE .............................................................. Jayme ............................... (85) NUFEP/Sul Fluminense - RJ ................................................ Teresa ............................... (24) NUFEP/Norte - SC ............................................................... Centro ............................... (48) NUFEP/Manaus - AM .......................................................... Manoel ............................. (92) NUFEP/Mato Grosso do Sul - MS ....................................... Elizzete ............................. (67) NUFEP/Noroeste - RS .......................................................... Centro ............................... (48) NUFEP/Grande Rio - RJ ...................................................... Ângela .............................. (21) NUFEP/Mato Grosso - MT .................................................. Sérgio ............................... (65) NUFEP/Bahia - BA .............................................................. Holdaque .......................... (73) NUFEP/Grande Florianópolis - SC ...................................... Centro ............................... (48) NUFEP/Vale do Tijucas - SC ............................................... Piva .................................. (48) NUFEP/Região Serrana - RJ ................................................ Márcio .............................. (24) NUFEP/Região Médio e Alto Uruguai - RS ........................ Vicente ............................. (55) NUFEP/Grande Natal - RN .................................................. João .................................. (84) NUFEP/Região Metropolitana Curitiba - PR ...................... Centro ............................... (48) NUFEP/Espírito Santo - ES ................................................. Centro ............................... (48) NUFEP/Uberaba - MG ......................................................... Centro ............................... (48) NUFEP/Piauí - PI ................................................................. Eduardo ............................ (86) NUFEP/Uberlândia - MG ..................................................... Luis Fernando .................. (34) NUFEP/Belo Horizonte - MG .............................................. Valdemar .......................... (31) NUFEP/Norte do Paraná - PR .............................................. Valdecir Veloso ................. (43) NUFEP/Curitiba - PR ........................................................... Centro ............................... (41) NUFEP/São Paulo - SP ........................................................ Centro ............................... (48)

portaldafilosofia.com.br

8143.0038 ..................... liabazzo@superig.com.br 8121.3053 ..................... filocoruja@yahoo.com.br 9145.2043 ..................... jaopai@uol.com.br 9819.5040 ..................... teresacborges@gmail.com.br 3322.2917 ..................... centro@centro-filos.org.br 8803.9840 ..................... manoeldejesus@yahoo.com.br 3384.3655 ..................... livrariadombosco@brturbo.com.br 3322.2917 ..................... centro@centro-filos.org.br 3414.2814 ..................... nufep.rj@globo.com 6624.8068 ..................... sdecezaro@ig.com.br 9983.3627 ..................... nedicoesitabuna@uol.com.br 3322.2917 ..................... centro@centro-filos.org.br 3263.0576 ..................... edgar@unetvale.com.br 9811.7177 ..................... marcioe@compuland.com.br 3744.3187 ..................... vicentesandeski@brturbo.com.br 9953.8687 ..................... pires.joao@uol.com.br 3322.2917 ..................... centro@centro-filos.org.br 3322.2917 ..................... piagetassessoria@yahoo.com.br 3322.2917 ..................... joaomendesbussiness@terra.com.br 9991.2831 ..................... eduardoliva1@hotmail.com 9997.0919 ..................... luizfermartinelli@yahoo.com.br 3364.2741 ..................... ssvaldemar@yahoo.com.br 9961.8614 ..................... valdecir@sinprolondrina.com.br 2106.6871 ..................... secretaria@portaldafilosofia.com.br 3322.2917 ..................... secretaria@portaldafilosofia.com.br

3


Núcleos

Nufep/ Rio de Janeiro - RJ

A interdisciplinaridade – Filosofia e Matemática Colégio Curso Equipe Grau, em Nilópolis, mostra como aplicar o processo filosófico entre algumas disciplinas escolares Primeiro Momento: A Lógica e a Filosofia. Foi construída uma Torre de Hanói, levamos para a sala e pedimos que cada aluno observasse aquele objeto e pensasse em uma utilidade para tal objeto. Cada aluno deu ao mesmo um nome e argumentos convincentes justificando sua escolha. Segundo momento: pesquisa sobre a torre de Hanói. Os alunos apresentaram as várias lendas a respeito da origem do jogo. Terceiro momento: chegaram à conclusão. Sobre a origem do jogo, a mais conhecida, diz respeito a um templo Hindu, situado no centro do Universo. Diz-se que o Deus Brahma supostamente havia criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. Objetivo do jogo: ordenar todos os discos de uma estaca para outra, segundo suas instruções, de que apenas um disco poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria sobrepor um disco menor. Descobriram que segundo a lenda, quando todos os discos fossem transferidos de uma estaca para outra o templo desmoronar-seia e o mundo desapareceria. Quarto momento: diálogo filosófico:

Através da pesquisa discutimos sobre os argumentos utilizados por Brahma para sua invenção, refletimos sobre o objetivo da lenda e chegamos a conclusões; no ar pairou um grande mistério a lenda. Será que se todos os discos fossem transferidos o mundo desapareceria? O que pensava Hanói quanto ao seu argumento em relação à lenda? Será que Hanói acreditava mesmo que o mundo poderia desaparecer? Após o diálogo, cada aluno escreveu sobre os argumentos que Hanói justificou para a construção de seu jogo.

importância da lógica no nosso dia-a-dia. Avaliação: o jogo instigou o raciocínio lógico, despertou o interesse pela importância da observação e da concentração. Os alunos perceberam que para alcançar seus objetivos, a lógica é uma das habilidades que precisamos, para se chegar a um objetivo, mesmo muitas vezes não o alçando, precisamos parar para pensar. Os alunos gostaram tanto que tivemos que preparar mais material para que nos intervalos eles pudessem jogar. Disponibilizamos o jogo na biblioteca e eles puderam agendar e levar para casa, para jogar com a família. NET

Quinto momento: cada aluno, utilizando a regra do jogo, tentou chegar ao objetivo maior. Sexto momento: diálogo filosófico; os alunos teriam que escrever sobre a relação entre o jogo, a filosofia e a matemática. Concluíram filosoficamente que precisamos pensar logicamente e, a matemática usa a lógica para se chegar a um objetivo alcançado. O prof.Alexandre Assis, da disciplina de matemática, foi até o laboratório de informática onde os alunos puderam jogar no computador o jogo. Vivenciaram uma experiência interdisciplinar onde puderam perceber a Maria Bergamaschi - NUFEP/DF

Reflexões: Um Programa filosófico-pedagógico uando pensamos em um Programa filosóficoeducativo que tem como objetivo maior educar para a liberdade, para a emancipação, uma das primeiras coisas que afligem a nossa mente é o conjunto de características que marcam com veemência a sociedade contemporânea. Vivemos num tempo em que o conhecimento determina, em grande medida, o tipo de cidadão que se pretende formar e, conseqüentemente, a sociedade que parece nos atrair. Entre as várias características que parecem delinear a sociedade atual, podemos citar o conteudismo exagerado que habita as instituições de educação formal e o individualismo que interfere de certa forma na convivência familiar e social, além do racismo e dos preconceitos que ainda aparecem camuflados na maioria de nossas escolas e nos mais diversos âmbitos sociais. Frente a essa educação peculiarmente desmotivadora exala o odor do fracasso que ronda educadores e alunos ao mesmo tempo. O que nos resta fazer enquanto profissionais da educação? O que queremos dizer

Q

4

quando falamos de Educação Emancipadora? Quanto à primeira questão, devemos pretender, na realidade e verdadeiramente, “fazer escola”. Uma escola onde o estudante aprenda a conhecer, a fazer, a ser e, acima de tudo, a conviver, atitude essa, que, nos últimos tempos, vem-se definhando em nossa sociedade. Com isso, queremos dizer que nossos anseios voltam-se para a educação cidadã, na pretensão de formar jovens mais críticos e reflexivos, que saibam ainda dizer “não” à violência física e social. Ao falar em Educação Emancipadora, nosso pensar não é diferente, acresce-se ainda a formação de alunos autores, tanto na forma de pensar, quanto na forma de agir, deixando a caracterização de meros reprodutores como um dos construtores de nossa história passada. Assim, poderemos vislumbrar nossas escolas como portas abertas para a formação de indivíduos e grupos interessados em praticar investigação ética e responsável, quando nos intei-

portaldafilosofia.com.br

ramos dos fatos e dos acontecimentos que concretizam nossa vida no mundo. É importante lembrar, e não nos resta a menor dúvida, de que cabe à escola abrir esse espaço, propiciando aos estudantes oportunidades de se desenvolverem ao mesmo tempo em que se tornam conscientes de suas potencialidades. No entanto, é preciso que a escola assuma uma nova postura, já que a sala de aula também se transformará em outro espaço, no qual cada um tenha sua importância enquanto membro de uma Comunidade de Aprendizagem Investigativa. Todos são acolhidos com suas idéias e modos de pensar, e o ambiente onde se dá a investigação é permeado pela confiança e pelo respeito. Essa atitude deve partir do educador, que, enquanto modelo, disseminará sua postura entre todos os participantes. Assim, poderemos contar com ambiente rico de novas idéias e novas perguntas, pois essa investigação coletiva é propulsora das descobertas, da apropriação de saberes e, conseqüentemente, da ampliação de nossas potencialidades. NET


NOTÍCIAS DA REDE

Centro de Filosofia Educação Para o Pensar

Conheça o S.E.R e saiba o que fazer Sistema de Ensino Reflexivo quer romper práticas repetitivas sem compromisso com o desenvolvimento da criatividade aplicada à resolução de problemas

reflexão tem sido um dos esforços hábeis dos seres humanos desde os tempos mais remotos. Ainda na Grécia Antiga a sociedade mostrava-se empenhada em organizar sistemas de reflexão sobre temas polêmicos ligados ao modo de vida da época. Esses temas continuam atuais pela filosofia que herdamos dos filósofos clássicos. Os temas clássicos, ainda hoje atuais, nos colocam desafios, sobretudo quanto à ética, estética, lógica e a política. Entendendo a educação como um processo contínuo de permanente superação e desdobramentos, não temos como negar as práticas reflexivas que são de fato decisivas para as mudanças e para o alcance de novos conceitos e modos de atuação no ensino formal. Partimos do pressuposto de que a re-

A

flexão é uma habilidade essencialmente humana, não sendo possível confundi-la com informações técnicas e ações previamente determinadas, ainda que pareçam dinamizadas pelos modismos ou mesmo pelo conservadorismo muitas vezes presente na educação.

O S.E.R. quer romper com as práticas repetitivas e sem compromisso com o desenvolvimento da criatividade aplicada à resolução de problemas tanto na vida pessoal como no campo profissional dos homens e mulheres que estamos formando nos sistemas de educação atuais. Defendemos como proposta pedagógica e projeto educacional, a reflexão construída processualmente com a formação de professores e o apoio de um material didático alternativo ao que comumente encontramos no mercado e nas escolas. A prática da reflexão relaciona-se com as finalidades éticas da vida humana, corresponde ao apelo de indagar os sentidos filosóficos e existenciais de cada pessoa, fato ou coisa em suas relações de produção social da vida e convivência com os demais semelhantes. NET

Projeto Café com Idéias - Vitória/ES ealizamos no Colégio Salesiano Jardim Camburí uma reflexão acerca da Dor no pensamento de Schopenhauer, cuja apresentação foi feita por uma ex-aluna nossa, Gabriela Borges, que hoje cursa Enfermagem. Tivemos a participação de 21 pessoas. Além da presença de alunos do Ensino Fundamental e Médio, conta-

R

mos com algumas mães, afinal não é sempre que a família não só apoia mas participa.

Projeto “Estamos com Você Professor de Filosofia” ssas são as 10 escolas que se cadastraram no projeto Estamos com você professor de filosofia e já receberam as primeiras doações de livros da Coleção Filosofia o Início de uma Mudança – 5ª. a 8ª. série.

E

1 - E.E.B. Professor José Arantes Camboriú/SC Prof. responsável: José Wilson Kailer Nunes 2 – E.E.B. Bernardino Sena Campos Araranguá/SC Prof. responsável: Cristina de Fátima Arbelo Parrot

3 – E.E.B. Cel. Lara Ribas Chapecó/SC Prof. responsável: Juvenal Inácio Schimitz

7 –E.M.E.F. Ayrton Senna Itapoá/SC Prof. responsável: Solange Maria Rosa

4 – Colégio Militar Feliciano Nunes Pires Florianópolis/SC Prof. responsável: Gilamar Evandro Szczepanik

8 – E.M.E.F. Waldenor Winkler Panambi/RS Prof. responsável: Solon Marcelo Lazzarotto

5 – E.E.B. João Silveira Palhoça/SC Prof. responsável: Jorge Lino Pinheiro 6 – E.E.B. Professor Celso Rilla Irati/SC Prof. responsável: Arlei Orso

Em comunidade somos mais pensadores Maria Marta - NUFEP/DF “Incentivar a pergunta é alimentar essa contemplação diante do novo, do já visto e do que está por vir”

onforme nos ensinaram os pensadores de todos os tempos, a filosofia, ou seja, o amor pelo saber, começa com o deslumbramento, com a admiração. Pensar faz parte da natureza humana, mas cultivar e alimentar o

C

portaldafilosofia.com.br

9 – Inst. Estadual de Educação Visconde de Cairu Santa Rosa/RS Prof. responsável: Alcindo Dalcin 10 – Colégio Estadual Dona Moralina Eleutério Sto. Antônio da Platina/PR Prof. responsável: Brigida De Vico Bianchi NET

pensamento são as grandes missões do profissional educador. Bom seria se todos que abraçam essa profissão sempre se lembrassem disso. É importante ressaltar ainda que nas Comunidades de Aprendizagem Investigativa aprender a perguntar tem a mesma importância de aprender a responder, refletir, reconsiderar e agir.

5


FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA FILO do tipo de indivíduo que se quer ser e do tipo de sociedade em que se pretende viver. Como? Transformando a sala de aula em uma Comunidade de Aprendizagem Investigativa, a partir de um programa. Nosso programa filosófico-pedagógico contribui significativamente para realizar esse desejo, pois desenvolve a mente por meio de um raciocínio aperfeiçoado, de um exame da linguagem, da formação de conceitos e em uma postura ética e política. Educar para o Pensar com base na investigação filosófica é uma condição natural no ser humano, portanto, possível dentro da Educação Emancipatória que buscamos. Com o Congresso Regional em Florianópolis/SC, que será teórico e prático, iniciamos a preparação ao 4º. Congresso Nacional de Educação para o Pensar e Educação Sexual, que acontecerá em 2007, e terá como tema: “Educação, Filosofia e a Formação do ser humano Integral (Paidéia)”.

das. A organização do evento procederá a confirmação prévia da inscrição até o dia 12 de julho por e-mail. Após essa data, solicitamos confirmar se há vagas. O simples envio da ficha de inscrição não assegurará o direito a uma vaga. Para o recebimento dos valores de inscrição, terá validade a data do carimbo da postagem do correio ou do depósito no banco. • Em caso de desistência ou impossibilidade de participação, a vaga deverá ser passada a outro interessado, ficando por conta de quem se inscreveu fazer essa transação. • Receberá certificado de participação (40 horas) quem tiver freqüência mínima de 80% nos eventos do congresso.

HOSPEDAGEM As pessoas que necessitarem de hospedagem para o Congresso Regional poderão entrar em contato com o Hotel São Sebastião da Praia pelo e-mail hotel@saosebastiao.com.br ou pelo fone/fax (48) 3338.2020.

VALOR DO INVESTIMENTO

OBJETIVO GERAL

Centro de Filosofia oferece a todos os professores das escolas brasileiras a oportunidade de conhecimento e aprofundamentos filosófico-pedagógicos. Venha pensar e fazer FILOSOFIA! Desde o começo do Centro de Filosofia há 17 anos, sempre no mês de julho, estão sendo oferecidos cursos para formação dos professores no Programa filosófico-pedagógico defendido pelo Centro. Dentro desta tradição e realização bem sucedida teremos em julho – dias 18 a 21 – o Congresso Regional de Educação para o Pensar.

O

JUSTIFICATIVA Educadores que acreditam no valor da educação que leva à Reflexão, a uma Educação Emancipatória: Venham participar do Congresso Regional de Formação de Educadores no Programa Filosófico-pedagógico “Educar para o Pensar: Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens”. Queremos que os educadores e educandos sejam autônomos, pensem por si mesmos, sejam gestores e não só repetidores do que outras pessoas dizem ou pensam. Educar para o Pensar, pela filosofia, é estruturar a visão de mundo e desenvolver concepções acerca

6

Proporcionar aos educadores formação teórica e prática dentro do Programa Filosófico-pedagógico “Educar para o Pensar: Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens”, a fim de que vivenciemos um processo de reflexão, investigação e formação da Comunidade de Aprendizagem Investigativa.

CONFERÊNCIAS • Um caminho para a Escola Reflexiva que queremos — S.E.R. • A formação dos professores no contexto atual • Educadores Reflexivos, escola feliz • A família como uma célula reflexiva

INFORMAÇÕES Inscrição: Preencher os dados da inscrição e enviar por fax (48) 3222-8826 ou correio para Rua Cristóvão Nunes Pires, 161, CEP 88010-120, Florianópolis/SC, com cheque nominal ao Centro de Filosofia Educação para o Pensar ou comprovante de depósito bancário (Banco do Brasil, agência 0016-7, conta corrente 106209-3).

CONSIDERAÇÕES • O número de vagas é limitado. O prazo para inscrições prévias será encerrado no dia 12 de julho de 2006, podendo ser antecipado, caso todas as vagas sejam preenchiportaldafilosofia.com.br

SOBRE O CONGRESSO Local: Centro de Eventos do Hotel São Sebastião Endereço: Avenida Campeche, nº 1373 — Praia do Campeche — Florianópolis/SC — www.hotelsaosebastiao.com.br Atividades: • O congresso inicia-se dia 18/7, às 8h30min, e encerra-se dia 21/7, às 18h. • Dia 18/7 às 20h: Solenidade de entrega do Troféu “Amigos da Filosofia 2006” (escolhidos por indicação e votação popular e pelo Centro de Filosofia) e comemoração do aniversário do Centro de Filosofia. • Do dia 18/7 a 21/7: Reunião anual dos parceiros dos NUFEPs no Brasil. • Lançamento da Revista PhiloS 1º. Semestre de 2006 e de livros das coleções filosófico-pedagógicas. Esclarecimentos: • Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Secretaria do Centro pelo e-mail: pedagogico@portaldafilosofia.com.br ou pelos telefones (48) 3322.2917 e 3025.2909. • Contato também pode ser feito no site www.portaldafilosofia.com.br (em lista dos Núcleos), com qualquer parceiro dos Núcleos espalhados pelo Brasil.


Centro de Filosofia Educação para o Pensar

OSOFIA COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS

portaldafilosofia.com.br

7


FILOSOFIA EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio são josé/ são bernardo do campo - SP

Filosofia mostra respeito às diferenças Para iniciar o trabalho - respeito às diferenças - as crianças das 1 a s séries desenharam em papel cartão

Divulgação

m um pedaço de cartolina, traçar um círculo de mais ou menos 13 cm de diâmetro. Entregar um para cada criança recortar. De um lado a criança desenha seu rostinho, do lado inverso, escreve algumas características físicas e algumas emocionais. Quando todos tiverem terminado a professora mostra as carinhas de cada um para que todos percebam que as pessoas são diferentes. Nesse momento deixar que as crianças falem sobre as diferenças. A professora faz a reflexão com eles sobre o respeito as diferenças. Houve grande participação dos alunos com afirmações: existe o negro, o branco, o japonês, o alto, o gordo, o magro, o nervoso, o calmo, o irritado etc.

E

Momento Interdisciplinar Filosofia X Campanha da Fraternidade

para comprar um cachorrinho. Quando olha os filhotinhos, se interessa por um que vinha bem atrás, mancando entre os outros que corriam rapidinho. O dono da loja ficou intrigado porque o menino quis comprar justamente o que tinha um defeito e tentou presenteá-lo. O menino recusou recebê-lo como Crianças mostram a concretização do trabalho sobre as diferenças presente e quis pagá-lo, As crianças teatralizaram a história, fidizendo que cada um tem seu valor. Então, o dono da loja perguntou por que o zeram perguntas e colocações como: deveinteresse pelo cachorrinho “manco”. O mos respeitar nossos colegas? Quem tem menino então, levantou a barra de sua cal- defeito físico? Quem tem alguma dificuldaça e mostrou ao dono da loja sua prótese, de, os mais velhos...? O trabalho foi muito interessante. dizendo que ele também tinha um defeito na perna e não podia correr como os ouMaria Tereza Souza tros colegas. O cachorrinho iria precisar Coordenadora de Filosofia de alguém que entendesse a situação. O colégio S. José desenvolve o Programa de Filosofia com Se as pessoas tivessem mais amor para Crianças, Adolescentes e Jovens desde a Educação Infantil até o Ensino Médio há vários anos. Este Colégio faz parte da oferecer, o mundo seria melhor. Rede Educação para o Pensar de escolas conveniadas. NET

Em outro momento as crianças leram o texto: “Amar é difícil, mas não impossível”. O texto conta a história de um menino que entra em uma lojinha de animais

Colégio São José/ São Bernardo do Campo - SP

Saber escutar e trabalhar em equipe Educação Infantil III realiza atividade, objetivando a escuta e a equipe

s crianças em círculo iniciam atividade com a professora. Ela segura a ponta de barbante que está em rolo e se apresenta falando um pouco de sua vida. Depois passa para uma criança que também segura o barbante e se apresenta, fala de sua família, seus gostos etc. e passa para o colega do lado e assim sucessivamente, com o objetivo de formar um círculo. No final, enrolam o barbante fazendo o caminho inverso.

A

Divulgação

As crianças devem entender que cada uma delas tem seu papel importante na formação do círculo. Para um trabalho em equipe ter bons resultados é necessário que todos colaborem e respeitem os colegas. As crianças foram capazes de expor suas idéias, tendo a liberdade de se expressar ajudando a desinibição e a formação da auto estima. Momento Interdisciplinar Filosofia X Educação Artística Em uma folha de cartolina, tamanho de um sulfite foi traçado um círculo bem no centro. As crianças tiveram que desenhar seus colegas em torno do círculo e depois colar um barbante sobre a linha traçada, sob orientação da professora. Elas curtiram muito esta aula.

escola primeiros passos

Anunciar Assim como o Galo Fi, também pensamos em algo que gostaríamos de anunciar aos colegas, às professoras, aos pais, e conhecidos... tudo foi registrado com muito cuidado, pois, o ato de “anunciar algo” requer responsabilidade, verdade, fidelidade. Os alunos da Ed. Infantil caracterizados de Galo Fi, no “quintal” da escola, felizes tiveram a oportunidade de anunciar o que para cada um deles, naquele momento era relevante. Entre os grandes anúncios, o da Flavia foi uma novidade “ontem eu fui junto com a minha mãe ver o sexo do bebê. É uma menina. Vai se chamar Ana Clara”. Todos ficaram radiantes! NET

NET

Trabalhar em equipe auxilia o desenvolvimento

8

Catia de Cássia Rodrigues e Kátia Maria Nini portaldafilosofia.com.br

Grupo Cavalo – Marinho Pré III - Professora Marinilce


Fundamental Colégio Cenecista Benjamin Gallotti/ Tijucas - SC

Na busca por uma educação consciente Instituição se fundamenta em práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento holísticos e exige um trabalho criativo e crítico Diretora Noíde Mafra Jasper acredita na educação filosófica como transformadora do sujeito, conseqüentemente do próprio mundo. Assim, busca despertar, em toda comunidade escolar, a leitura e a reflexão, que devem estar atreladas à prática. Os pais também se sentem mais tranqüilos e felizes ao perceberem que toda comunidade escolar está num constante aprendizado através de cursos de capacitação, que incluem momentos de reflexão sobre a práxis. Acreditando na importância do filosofar com os alunos, em busca de uma melhor qualidade de vida, bem como do aprimoramento do ato de estudar, o Colégio criou o Grupo LINCE-TJ (Laboratório Investigativo do Colégio Cenecista

Divulgação

dos na busca de uma prática educativa e filosófica. Pais, alunos, professores e comunidade saem ganhando quando a prática pedagógica está calcada na Filosofia. Só assim teremos cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.

A

NET

Envolver as crianças desde cedo é essencial

de Tijucas) que desenvolve trabalhos com professores e alunos. Assim, preocupada com essas questões filosóficas, a Diretora Noíde firmou parceria com o Centro de Filosofia – Educação para o Pensar e sente-se feliz por ter tão fortes alia-

“ Temos a certeza de que o Programa do Centro de Filosofia vai dar uma incrementada em toda nossa estrutura curricular, auxiliando a implantação de uma educação emancipatória, reflexiva e investigativa, conseqüentemente ampliando o conhecimento dos nossos professores e alunos”. Colégio JK 913/ Brasília - DF

Raciocinar e refletir pela poesia é um exercício filosófico A coordenadora Marta Bergamashi e o professor de filosofia apresentam as poesias de alguns alunos obtidas no processo criativo e filosófico das aulas O pesadelo de hoje em dia

Poema Filosófico

Filosofia

A ganância do homem Muito longe chegou A arte e a lógica Ela assassinou

A Filosofia é a chave do mundo Pois com ela achamos as respostas Os sábios explorando a vida até o fundo Enfrentam o mundo até de costas.

Um mundo diferente Onde tudo é novo Cheio de caminhos e fantasias Que içam e dentro da nossa mente.

Filosofar é pensar o não visto É também falar do irreal Esse dom veio antes de Cristo Trazendo às nossas vidas, ética, liberdade, respeito e moral.

Onde se trata de tudo Da natureza à corrupção Você viaja num mundo Que é a sua imaginação

O falacioso hoje Está no poder E o preconceito Está o sofrimento a trazer. O ser humano matou E a filosofia O mundo condenou Pessoas já morreram Para este mundo salvar Inúmeras pessoas sofreram Para o bem poder espalhar O sangue derramado Coloque-se a respeitar Pois foram essas pessoas Que o mundo, tentaram ajudar. A cada dia mais Perdemos as esperanças Como seria bom Se o mundo fosse só de crianças

A filosofia é explicar o inexplicável Revelando o mistério da vida Sendo assim, importante e inevitável, Nos mostrando uma coisa esquecida.

Está presente em sua vida Para onde você fala, para onde você olha Conhecer, descobrir, encantar É com a filosofia que a gente lida.

O Universo fica então sem limites, Inspirando o nosso saber A Humanidade se trnsforma Trazendo a alma, a vida e o fazer.

Alunos da 7ª série portaldafilosofia.com.br

Alunas da 6ª série

9


FILOSOFIA

Escola Planeta Criança/Rio de Janeiro - RJ

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Apresentação da Coruja caboré foi esperada com muita ansiedade. Foram deixados em sala vários bilhetinhos da Caboré, dizendo que viria conhecê-los. Quem seria a tão esperada Caboré? A indagação era geral mas, alguns já desconfiavam que seria uma coruja. Chegou o dia da visita. Muitos a acharam bonita, outros não. A coruja caboré foi feita de cabaça, um tanto artesanal e ecológica. Mas, todos queriam levá-la para casa. Uma pesquisa foi sugerida para casa e descobriram como ela vive e também que é o símbolo da sabedoria. Na sala discutimos que para adquirir sabedoria precisamos: ler e pensar sobre tudo, fazer os deveres. Descobrimos que se pensarmos antes de agir estaremos demonstrando sabedoria e viveremos melhor. Os alunos registraram o que seria o pensar para eles e finalizando fizeram dobraduras de corujas.

A

NET

Prof. Gilsélia Moura Colégio Ciman/DF Nas duas unidades do Colégio Ciman/ DF os alunos têm Filosofia em todo Ensino Fundamental.

Projeto Filosofando com Bruxas Professora Gisele Soares Martins relata um pouco da experiência “Início do se- Divulgação gem, construímos mestre, tudo estacom sucatas, reava morno, muito lizamos brinquequieto, era preciso dos e criamos hissoltar as bruxas... tórias e tivemos Foi então que conmuita participatei para as crianção da família.” ças que tinha uma O Projeto foi amiga bruxa, chadesenvolvido na mada Lalá que nos turma da Pré-esenviou uma carta cola da Escola Plaavisando que viria neta Criança. A nos visitar. Todos Diretora, a Pedaficaram muito em- Criançada interagindo com muita vontade e aplicação goga Mary Ellen polgados quando Paiva, ressaltou li a carta e falei sobre a Bruxa Lalá. Uma que o Projeto iniciado por Gisele, envolveu das crianças, com os olhinhos cheio de lá- toda a escola, incentivando as turmas a regrimas disse que não queria conhecer bru- ceberem a visita de fadas, de bruxinhas, xa nenhuma, uma das coleguinhas resolveu amigas da Lalá, e a orientação pedagógica logo o problema, e falou que seguraria sua aproveitou para planejar a ida ao Teatro na mão e daria um beijo nela para passar o Casa de Cultura, onde todas as criança pumedo. Outro colega disse que a Bruxa não deram assistir a peça em cartaz “A Bruxiera má, pois era amiga da Tia Gisele. Mui- nha que era Boa”, de Maria Clara Machado. tas perguntas foram surgindo e passaram a O resultados do envolvimento da Famíser guardadas como idéias para descobrir- lia foi obtido com grande relevância. Imamos durante a visita da Lalá na nossa tur- gine um teatro organizado pelas próprias ma. A Lalá chegou e ficou na classe durante Mães e apresentado às criança da turma da todo o semestre, visitando a casa das crian- tia Gisele. Foi uma grande experiência para ças, nos fins de semana .” todos! Surgiu do questionamento de que a Esta experiência foi muito interessante. mãe ás vezes é má, pois não deixa o filho com o livro “A Pequena Bruxa”, de Pedro fazer o que ele quer... as mães foram conBandeira e outros da literatura infantil de- vidadas a conversar com as crianças o porsenvolvemos conversas e questionamentos quê de dizerem “não” e criaram a peça “As filosóficos sobre o que é ser bom? Ser mal- aventuras das mães bruxas”, e conversavado? Alguém bom pode fazer alguma coi- mos com as mães sobre os limites necessása errada? Quem é malvado pode fazer coi- rios e, com as crianças sobre esses limites sas boas? O que é bom ou mal? serem os cuidados das mães com as criMergulhamos no mundo do faz de con- anças e os valores para crescerem criantas e vivência os momentos de aprendiza- ças boas e felizes. NET

Lógica é discutida entre alunos do Brasil

A

lunos das 6ª. série em diversos estados do Brasil investigam, discutem e aprendem sobre a Lógica. O material didático utilizado em aulas de filosofia regular é da Coleção Filosofia, o Início de uma Mudança.

A lógica em crise Na verdade, a lógica nunca entrou em crise. O que entrou em crise é uma forma de utilizar a lógica, ou melhor, o método usado para desenvolver o raciocínio. Desse ponto de vista, a lógica matemática surge da tentativa de elaborar uma linguagem científica “universal” que elimine os erros ou falácias que podem ocorrer a partir da linguagem natural, na construção do discurso científico. Contudo, não foram abandonados os princípios da lógica tradicional, sobretudo o princípio da não-contradição. Frege (1848-1925) foi um dos primeiros a aplicar a lógica matemática. A lógica, a partir desses fatos, ao longo da história, não seria mais a

10

mesma. Ora haveria uma valorização, ora irrelevância da lógica formal. Isso não significa que a lógica formal foi substituída. Apenas foi questionada e agora convive com outros métodos lógicos que não o formal. Qual a diferença entre as duas lógicas? Muitos se perguntam qual é a diferença entre lógica formal e lógica matemática ou simbólica. Podemos fazer um paralelo simples, como representado no quadro abaixo. É um paralelo apenas ilustrativo, e não tem a finalidade de ser exaustivo. Importante é observar a diferença que se estabelece entre essas duas lógicas. NET

Lógica formal

Lógica matemática ou simbólica

• • • •

• • • •

Rígida Obedece a uma padronização Sempre com três termos Dedutiva

portaldafilosofia.com.br

Estrutura livre Utiliza símbolos Pode usar vários enunciados Indutiva


PROJETO P.E.A. PAZ Ubiratan D´Ambrosio

Educação para a Paz Uma conceituação de paz para pensarmos e acreditarmos na paz total problemática de paz deve ser o centro de nossas reflexões sobre o futuro. Violações da paz não se resumem em confrontos militares, que são as guerras. Na verdade, a paz é um conceito pluridimensional. Nosso objetivo deve ser atingir um estado de paz total, sem o que o futuro da humanidade estará comprometido. Por paz total entendo a paz nas suas várias dimensões: a) a interior - estar em paz consigo mesmo; b) paz social - estar em paz com os outros; c) paz ambiental - estar em paz com as demais espécies e com a natureza em geral; d) paz militar - a ausência de confronto armado. Paz não é apenas a inexistência de divergências e conflitos. As diferenças e, conseqüentemente, as divergências e conflitos, são parte da diversidade que caracteriza todas as espécies, e são, portanto, intrínsecas ao fenômeno

A

vida. Cada indivíduo é diferente do outro. A homogeneização da espécie humana é algo que contraria frontalmente as leis biológicas e tem como resultado a anulação da nossa vontade individual, em outros termos, causa a subordinação da nossa consciência e a eliminação dos traços culturais. Essa homogeneização é hoje uma ameaça efetiva em vista das possibilidades atuais de manipulação genética. A existência de diferenças é natural e o encontro com o diferente é, em todas as espécies vivas, essencial para a continuidade da espécie. Mas é incrível como, num curto tempo de sua presença neste planeta, a espécie humana tornou esse encontro um ato sujeito à arrogância, à inveja, à prepotência, à ganância e à agressividade. A ética tem como grande objetivo transcender esse comportamento. NET

Bandeira da Paz

O Projeto Pensando e Agindo pela Paz quer colaborar para que seus participantes, desde crianças, se tornem, pouco a pouco, cidadãos plenos, conscientes, esclarecidos, criativos, críticos, participativos, capazes de realizar ações em equipe, solidários, autônomos e sobretudo, éticos. Tem como um de seus pressupostos projetos filosófico-pedagógicos que promovam a cultura da paz.

Instituto Piaget, Editora Sophos e Centro de Filosofia Educação Para o Pensar

Leitura para Educadores Reflexivos - L.E.R. Aguardem a resenha dos livros lidos e maiores informações sobre a discussão via internet das resenhas elaboradas Centro de Filosofia Educação para o Pensar, a Editora Sophos e o Instituto Piaget concretizam, junto com 40 escolas do Brasil, um grande Projeto que visa todos os Educadores que buscam uma escola mais reflexiva.

O

COLÉGIO Participantes em 2006 1º. semestre • Escola Professora Maria Ester – Fortaleza/CE • Centro Educacional Elita Carlos - Mossoró/RN • Ginásio e Escola Normal Particular Nossa Senhora Auxiliadora – Lins/SP • Ely Paschoalick Promoções Educacionais Ltda – Uberlândia/MG • Colégio Raios de Sol – Mauá/SP • Colégio Superativo – Joaçaba/SC • Escola Municipal Estevão Castro – Palmas/TO • Escola Estadual Prof. Alberto Bacan – Guarulhos/SP • Secretaria Municipal de Educação de Palmas – Palmas/TO • Colégio O Pequeno Príncipe – Ibotirama/BA • Colégio Estadual Stella Maris – Andirá/PR • Colégio Sesi – Bandeirantes/PR

• Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos – Gravataí/RS • Colégio Estadual José Carlos Boaretto – Macuco/RJ • Escola Estadual Trajano Procópio A. S. Monteiro – Itabira/MG • Centro de Ensino Médio Cidade Operária I – São Luis/MA • CEFEM Centro de Estudos e Formação dos Educadores Municipais – Americana/SP • Colégio São Gonçalo de Aripuanã – Aripuanã/MT • Escola Atuação – Curitiba/PR • Colégio Mãe do Divino Amor – Arapongas/PR • Faculdade de Pato Branco - FADEP/CURSO DE PEDAGOGIA – Pato Branco/PR • Centro de Ensino Médio Castro Alves – Palmas/TO • Centro Educacional JK Direção Sociedade Educacional – Brasília/DF • Colégio Nossa Senhora Auxiliadora – Frederico Westphalen/RS • Complexo E.E. Fundamental e Médio Governador Archer – Imperatriz/MA • Escola Fundamental Sagrado Coração de Jesus – Novo Hamburgo/RS • Instituto Educacional Santo Elias – Brasília/DF portaldafilosofia.com.br

• Colégio São Francisco de Sales – Teresina/PI • Centro Educacional Ludo – Castelo/ES • Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara – São Gonçalo/RJ • Colégio Batista Brasileiro – Salvador/BA • Escola Isaura de França – Abreu e Lima/PE • Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldenor Winkler – Panambi/RS • EEB. Manoel Pereira de Medeiros – Urupema/SC • Escola Estadual Antonio Vieira Campos – Sorocaba/SP • Colégio Marista João Paulo II – Brasília/DF • Colégio Saint Michel Ltda – Curitiba/PR • Colégio Estadual Dr. Gilberto Alves do Nascimento – Piraquara/PR • Colégio Adventista de Porto Alegre – Porto Alegre/RS • Colégio Cenecista Benjamim Gallotti – Tijucas/SC NET

11


Editora

A Formação dos Professores é essencial Essa é a forma mais correta para utilização do material filosófico-pedagógico, visando o melhor aproveitamento na busca de resultados Editora Sophos junto com o Centro de Filosofia, quer que os professores possam ter momentos de Formação continuada, que conheçam o Programa filosófico-pedagógico “Educar para o Pensar: Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens”. Conhecer e trabalhar as nossas coleções com os alunos, com os pais, exige uma preparação e formação. Queremos que todos, professores, pais, alunos conheçam o Programa e sua aplicação. Pensando nisso a Editora em parceria com o Centro lançou a Coleção Conhecer para projetar o Futuro, livros de leitura obrigatória. Vale a pena ler e refletir sobre:

A

Contato: (48) 3222.8826 ou vendas@editorasophos.com.br

Curitiba recebe palestra filosófica Novas escolas apresentam interesse no Programa oferecido pelo Centro de Filosofia Educação Para o Pensar

N

Divulgação

Silvio Wonsovicz e as relações interdisciplinares

de diversas instituições paranaenses presNova palestra tigiaram o evento, envolvendo-os ao máacontece em ximo sobre a refleCascavel/PR xão que permeia o no dia 16 de trabalho do Centro agosto, em de Filosofia Educaoutra parceria ção Para o Pensar. com o Durante duas SINEPE/PR. horas, Wonsovicz Não percam a explicou todo o chance de Programa filosófico participar de e as coleções dos limais esse vros didáticos da encontro Editora Sophos, Platéia atenta às explicações do palestrante filosófico bem como, ilustrou muitas atividades do cotidiano das escolas a situações que filosoficamente po- aprender filosofia desde cedo, uma vez dem gerar discussões interdisciplinari- que para ele, todas as crianças nascem zadas e com grande cunho investigativo. filósofas, pois são as maiores questionaRessaltou também a importância de doras durante toda infância. Divulgação

o dia 9 de Maio, o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná Sinepe/PR - recebeu a palestra “Um Caminho Para a Escola Ser Reflexiva”, ministrada pelo filósofo Silvio Wonsovicz. Diretores, coordenadores e educadores

RE-ORGANIZANDO NOSSA MALA DIRETA O Jornal Corujinha chega ao 15º. ano de existência. Queremos que ele continue cada vez mais servindo como um veículo de formação e informação. Vamos continuar enviando para VOCÊ o nosso Jornal de Idéias, para tanto precisamos que você preencha o cupom e nos envie pelo correio ou mande E-mail: secretaria@portaldafilosofia.com.br com seus dados:

Nome Completo: _____________________________________________________________________________________________ Rua: ________________________________________________________________________________________ Nº ____________ Bairro: _________________________________________ CEP _________-_______ Cidade: ________________________ Est.____ e-mail: ______________________________________________________________________________ (

) Direção

(

) professor

(

) aluno

(

) pai

Recebo o Corujinha há ________ ano(s) Enviar para: Jornal Corujinha - Centro de Filosofia Educação para o Pensar – Rua Cristóvão Nunes Pires, 161 CEP: 88010-120 Florianópolis/SC Obs.: O não preenchimento e envio desta ficha até o dia 31 de julho de 2006 caracteriza-se como não interesse em estar recebendo o nosso informativo

12

portaldafilosofia.com.br

Corujinha_55  

Colégio Curso Equipe Grau, de Niló- polis, apresenta um ótimo exemplo de interdisciplinaridade. A matemática aparece como parceira da filoso...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you