Page 1

Do carnaval a religião - comunidade negra junto ao desenvolvimento

Padre Maurício Ditão Lasqueira

João Pacífico

Áreas públicas dão espaço à hortas comunitárias

Espaços públicos e ociosos se tornam em áreas para hortas comunitárias. Um projeto da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável abrange cerca de 10 famílias. Iniciou este ano e há pretensões em estender para 2019. Veja a reportagem na página 06.

Dia 20 de novembro, comemora-se o dia da Consciência Negra, e para essa data, o Jornal Expresso/Portal JE10 conta a trajetória de pessoas que foram peças fundamentais para a cidade de Cordeirópolis. Sejam em âmbito religioso,social, musical ou no carnaval, lá estavam eles deixando sua marca e sua história. No quesito da religião, o padre Maurício, o primeiro a trazer a região a missa afro, que perdura até os dias atuais. Na maior festa brasileira, o Carnaval, o Ditão Lasqueira foi primordial na festa que até hoje, a cidade de Cordeirópolis é reconhecida com o melhor Carnaval da região, isso se deve à alegria e ao entusiamso em trazer às ruas a festa carnavalesca. E não poderia deixar de mencionar, o João Pacífico, com suas melodias sertanejas e que ficou conhecido com a famosa “Cabocla Tereza”. São muitas histórias de pessoas que fizeram de Cordeirópolis, a cidade se desenvolver numa mistura com povos negros e brancos. E por essa data em específico, o Portal/Jornal Expresso traz a superação após a escravidão na Fazenda Ibicaba, as mãos que foram primordiais no desenvolvimento de Cordeirópolis e como hoje continuam buscando seus espaços nos quatro cantos da cidade.


02 - 10 de novembro de 2018

Ouvimos Dizer

Rosangela Mello Rodrigues

bom sorriso estampado no rosto consegue convencer. E é bom lembrar que uma eleição em esfera federal é diferente para municipal, onde todos se conhecem e às vezes é vizinho, além que pra ajudar tem aquele lema: eu sei o que você fez no verão passado! Cidade pequena, todos se conhecem.

Que alguns partidos já estão começando a se movimentar para 2020, mal passou as eleições para a presidente e já deram alguns sinais em redes sociais, agora se ficam unidos até lá, isso vai depender dos jogos e interesses de cada grupo. Vamos esperar pra ver.

E por falar em eleição: a esperança em se ter um país melhor está bedm animada, e torçamos que o novo presidente consiga estancar essa corrupção que paira e mancha o país e consiga ainda, trazer leis mais duras e severas para proteger o cidadão de bem, pois o bandido já está muito bem protegido com os tais direitos humanos. Vamos torcer.

Mas também há quem diga que são apenas especulações, como diz aquele vbelho ditado: quem é visto é sempre lembrado, mas é bom salientar que também existe: digas com quem andas que eu direi quem tu és... pois tem aquele que nem com um

Este ano a Patrulha Mirim completou 45 anos e uma época em que a política era vista com outros olhos, temos que dar o mérito ao prefeito da época, Alexandre Celoti, que não mediu esforços para iniciar essa entidade que hoje é um exemplo em engajar tantos jovens ao mercado de trabalho.

EVENTOS Em comemoração ao 20 de Novembro, a Prefeitura Municipal de Cordeirópolis promove diversos eventos em vários pontos da cidade. Confira, o que foi divulgado até agora e fique por dentro das comemorações: MISSA AFRO – Tradicional no município, a missa acontecerá na comunidade São Judas Tadeu, localizada no bairro do Jardim Eldorado no dia 25 de novembro às 10h. A missa conta com instrumentos, canções e vestimentas de origem africana. A comunidade está localizada na rua dos Gerânios S/N. ASSENTAMENTO XX DE NOVEM-

BRO – Comemorando os 20 anos do Assentamento, a Prefeitura Municipal de Cordeirópolis promove no dia 17 de novembro uma confraternização no local. Com espaço para as crianças, músicas ao vivo e dentre outras atividades. O evento acontece a partir das 15h e está localizado na Antiga Sede do Horto Estrada Carmelo Fior – S/N. NEGROS DOURADOS – Com o intuito de buscar a beleza negra e valorizar seu povo. O Vl Concurso Negros Dourados realiza mais uma edição, serão cinco categorias em disputa. O evento acontece no dia 23 de novembro, sendo que locais e horários estão a serem definidos.

Casas com entulho irregular são notificadas Prazo para desobstrução das vias será de 12hs

Os guardas civis municipais do Pelotão Ambiental já estão notificando as residências que estão com entulhos obstruindo as vias públicas. Essa ação vem de encontro com o Projeto de Lei aprovado em agosto, onde foi instituido o Sistema de Gestão Sustentável e regulamenta credenciamento de serviços de disposição, transporte e destinação final de resíduos da construção civil e de resíduos volumosos, (Disk entulho) no município de Cordeirópolis/SP, de acordo com o previsto na Resolução CONAMA nº 307/02. O projeto caracteriza-se como forma real de responsabilidade social por parte do poder público que pretende disciplinar a gestão dos resíduos da construção civil e de resíduos volumosos, gerados no âmbito do município de Cordeirópolis, destinando-os à ATT (Área de Transbordo e Triagem) visando à triagem, reutilização, reciclagem, reserva ou destinação mais adequada, conforme a Resolução CONA-

MA nº 307, de 05 de julho de 2002 ou outra que venha a substituir. O município ficará responsável em coletar entulhos que não ultrapassem um metro cúbico, e o cidadão deverá se atentar às datas que serão recolhidas em seu bairro. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, o cordeiropolense deve se atentar ao realizar o pedido de caçambas para o recolhimento de entulhos. “É importante frisar que os munícipes devem consultar o site da Prefeitura para ver quem são os caçambeiros credenciados para não contratar um clandestino, evitando o despejo desses resíduos nos canaviais e terrenos baldios, pois os credenciados são obrigados a descartar em locais corretos para realizar a reciclagem e triagem”, explicou Dutra. Após a notificação, o proprietário do imóvel terá um prazo de 12 horas para desobstruir as vias públicas e caso não seja obedecido receberá multas.

Quer receber as notícias na palma das mãos?

Envie “Notícias” para o número (19) 99749-4199

Expediente

Portal JE10 - Jornal Expresso Diretor e Jornalista Responsável: Rosangela Mello Rodrigues/MTB:50924/SP Colaborador: Diego Fabiano Oliveira CNPJ: 09.230.091/0001-26 Impressão: Gráfica Topázio End.Avenida Aristeu Marcicano, 1395, Jardim Progresso, Cordeirópolis.


10 de novembro de 2018- 03

Dos escravos a construção de uma cidade: A história da comunidade negra em Cordeirópolis O Jornal Expresso/Portal JE10 conta a trajetória inédita dos negros no município. A superação após a escravidão na Fazenda Ibicaba, as mãos que foram primordiais no desenvolvimento de Cordeirópolis e como hoje continuam lutando e buscando seus espaços nos quatro cantos da cidade. Já nas primeiras décadas do século XIX, novas terras foram conquistadas através do sesmaria, que era um instituto português de distribuição de áreas. Assim, nasce as terras produtivas do Morro Azul e o nascimento da Fazenda Ibicaba. Em 1841, a Fazenda Ibicaba constituiu a primeira colônia de parceria do Brasil Imperial onde o senador, Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, abandonou a obra de mão escrava por imigrantes. Porém, em 1888 após o fim da escravidão, José Vergueiro, tinha poucos imigrantes e todo o trabalho ainda era realizado por mais de 300 escravos. É o que conta o livro “Fazendas Históricas da Província de São Paulo” de José Eduardo Heflinger Júnior. Após a libertação dos escravos, muitos deles vieram para os arredores da cidade. Como registrado no Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharel em Pedagogia pela UNESP – Rio Claro, de Cátia Regina de Souza, em 1901 a Capela de Santo Antônio do Cordeiro foi elevada como Paróquia, sendo primordial para a contribuição do desenvolvimento do povo. É o que ela mesmo relata em entrevista, através de histórias que foram passadas de geração em geração. “Minha mãe conta, que os escravos que chegaram aqui o padre desta capela abraçou todos os negros com carinho e através da igreja ensinou eles a cozinhar, a confeccionar bolos, linguiça e a fazer suas terras mais férteis”, contou. Destaca-se nesta história, a Companhia Paulista de Estrada de Ferro. E ao fim da escravidão, a Companhia Paulista foi uma das percussoras na contratação de negros. Antônio Carlos,aposentado, de 74 anos trabalhou na Companhia anos mais tarde, o qual iniciou sua carreira em Rio Claro e passou por diversas cidades da região, até chegar em Cordeirópolis. “Nos finais dos anos 50, eu era jovem e trabalhava na Companhia de Rio Claro. E existia muito preconceito, dentro da ferrovia

mesmo. A história sempre foi assim, pois, meu avô e meu pai também foram ferroviários e contam a mesma história de luta contra o preconceito”, detalhou Antônio Carlos. Ignês Cassiano, vem a ser a residente mais ilustre de Cordeirópolis, ela e seu marido que era ferroviário, José Cassiano, decidiram então realizar a construção de um local onde os negros e todas as pessoas seriam bem-vindas. Então, o casal realizou a compra de um terreno à prestação e contou com a ajuda dos munícipes e da prefeitura para a construção desse local que seria como um encontro dos povos, já que lá não havia distinção alguma. Ainda na história, Ignês Cassiano, deixou outra marca registrada, a compaixão ao próximo. Ela, foi responsável em ajudar muitas pessoas, como diversos idosos. Com isso, ela vendeu então uma casa que tinha e doou a verba para a construção do asilo, ideia que foi abraçada pelo Centro Espirita Alvorada Cristã que conseguiu uma doação de terreno realizada pela Agropecuária Santana S/A de Araras. O asilo Lar Santa Inês levou 13 anos para ser construído tendo sua inauguração em 1997 e recebeu seu primeiro idoso em 1998. Seu falecimento ocorreu no dia 19 de agosto de 2010 . No dia 16 de dezembro de 1998, a igreja voltava a ser protagonista na história de Cordeirópolis. Cerca de quatro mil pessoas estavam presentes no Ginásio Governador Orestes Quércia. Comemora-se então os 100 anos da libertação dos escravos, o padre Mauricio Sebastião Ferreira, trazia para Cordeirópolis a primeira missa africana ao som de atabaques e danças culturais, os munícipes da época puderam acompanhar uma das mais belas missas registradas até hoje. Ali, o padre Mauricio, foi ordenado como sacerdote do povo. “Construiu comunidades, organizou com os mesmos líderes a administração econômica e resgatou grande parte do povo que hora haviam abandonado a igreja. Abdicou de seus vencimentos (salário), para que não faltasse nada aos seus pobres e seminaristas. Foi capaz de deixar seus seminaristas (vocacionados) em jejum, dando sua comida há quem lhe batia à porta em sinal de partilha e doação, e isso com

Padre Maurício no dia da ordenação em Cordeirópolis e foto abaixo o senhor Antonio Carlos

Foto acima: Luu, o cantor bahiano que é um dos grandes nomes da musica cordeiropolense. A esquerda: André Motta, jovem conquistou vaga na maior companhia de balé do mundo, Bolshoi Brasil

aprovação dos mesmos”, fatos registrados em documentário. Na luta diária, o povo negro se fortaleceu e hoje continuam lutando pelo seu espaço. Em Cordeirópolis, conforme o IBGE com base no censo de 2010, apontou que 5,2% da população se declarou preta. Desse número, um pequeno cordeiropolense colocou seu nome em grande escala, André Motta, de apenas nove anos é um dos jovens talentos e hoje se prepara estampar seu nome em uma das principais companhias de balé do mundo, a Bolshoi Brasil.

“Fiquei muito emocionado não sabia se ria, chorava ou agradecia a Deus, queria contar pra todo mundo ao mesmo tempo. ”, contou o pai do garoto, Mota Amaral. Um outro dentro deste número, é o baiano e cordeiropolense, Luu. Que se firmou no município e hoje é um dos grandes nomes da música cordeiropolense. PARA A HISTÓRIA: Celebrado na próxima semana, a Consciência Negra (20) não era uma data celebrada no calendário do município. Mudança essa que ocorreu em 16 de setembro de 2002, através do projeto de lei nº 47 do ex-vereador Sergio Balthazar. Outra data para a história de Cordeirópolis, é o dia 25 de julho, o dia de Ignês de Oliveira Cassiano” e também da “Mulher Negra”. Lei essa, criada pela vereadora na época, Fatima Celin.


04 - 10 de novembro de 2018

Denis Suidedos

Painel Expresso

Governador eleito João Doria, do PSDB, o homem da nova política, deu um tiro no pé ao convidar Gilberto Kassab para ser secretário da Casa Civil. Você, eleitor do Doria, votaria nele se soubesse dessa indicação?     Muita gente se sentiu enganada, inclusive.     Doria pode ser acusado de qualquer coisa, menos de desprovido de inteligência. Tão logo terminou apuração já colou sua imagem em Bolsonaro e, de quebra, jogou o PT no colo de Márcio França.     Não fosse a onda “Bolsodoria”, criada para o segundo turno, tenho minhas dúvidas se ele seria eleito. Em São Paulo, onde Doria foi prefeito, obteve 41,9% dos votos válidos.     Já Márcio França, do PSB, ficou com 58,1%.   Verdade é uma só; se não se reinventar em diversos aspectos, PSDB pode ter problemas. Aliás, recado não foi só para os tucanos, mas aos partidos de uma forma geral. A velha política perde espaço dia após dia.   Gilberto Kassab não é condenado, bom frisar. Porém, nas redes sociais, sua indicação não foi bem digerida. Hoje ministro de Temer, surfou nas ondas do poder com o PT de Dilma.     Passada a eleição em nível estadual e federal, forças políticas se concentram na eleição da presidência da Câmara em Cordeirópolis. Como já disse outras vezes, nome de Cássia de Moraes é o mais cotado.     Porém, impressão que tenho é a de que tem gente pulando fora do barco. Tudo passa por negociação interna, que envolve também a composição da mesa, com vice-presidência e secretaria.   Seja lá quem for escolhido ou escolhida, que faça um bom papel até 2020.    Por falar em 2020, tudo

muito parado. Ao menos por enquanto. Partidos políticos devem começar a movimentação em 2019, com as filiações partidárias. Vale lembrar que com a reforma política, cidadão que queira ser candidato precisa estar filiado até seis meses antes do pleito. Antes da mini-reforma, o tempo era de um ano.   Se ganhasse um real por cada perfil fake no facebook que me adiciona, estava feliz. Aparecem por todos os lados e com os mais diferentes objetivos. Já sofri com isso, há alguns anos, quando criaram conta falsa em meu nome.     Como a verdade sempre prevalece, tudo foi esclarecido. Em São Paulo, moradores da Grande São Paulo foram condenados por ofender vizinhos em grupo de Whatsapp.     Indenização bateu a casa dos R$ 15 mil. Em Cordeirópolis teve sentença semelhante, o que confirma aquilo que sempre digo. Internet parece terra de ninguém, mas não é. Por isso é bom se atentar ao que se compartilha na rede mundial de computadores.   Você vai ser candidato? É a pergunta que mais escuto. Posso dizer que sigo no meu trabalho de ajudar as pessoas, sem necessariamente ter o poder para isso. Quem me conhece sabe do que falo.   Para as pessoas que confiam em mim para quem sabe um dia ocupar um cargo público, deixo meus agradecimentos. Tem hora para tudo, diriam os mais velhos. Aliás, os mais antigos sabem de tudo.     Na hora certa darei minha parcela de contribuição.     Por falar em contribuição, Marco Gomes da Silva, secretário de Desenvolvimento, tem comemorado os números de sua pasta. Se a falta de emprego incomoda, não só em Cordeirópolis, mas em todo o País, a capacitação para a mão de obra segue em ritmo acelerado.     Se a economia der uma aquecida com o novo governo de Bolsonaro, quem tiver preparado para o mercado de trabalho se dará bem. Quem não se preparou e só resmungou nas redes sociais, terá problema para se inserir no mercado.   Patrulha Mirim completou 45 anos. Vale destacar a importân-

cia do ex-prefeito de Cordeirópolis, José Alexandre Celotti, que na época acreditou neste projeto e fez acontecer. Ao Celotti, nossos parabéns e eternos agradecimentos.   Amigo José Roberto Minatel dormiu na praça no dia de ontem. Brincadeira, claro. Ele, ao lado da esposa Rosangela, assistiu ao show do Bruno e Marrone no clube Gran São João em Limeira.   Casal segue em turnê de shows. Depois de Roupa Nova e Bruno e Marrone, próximo show será do Capital Inicial. Mais detalhes, agendas, vans, ingressos e transporte para o evento lá no Minatel Restaurante.   Na foto, estou ao lado de

Ceará, pedreiro. Este homem me deu o primeiro emprego em Cordeirópolis, como servente. Faz tempo, mas jamais me esquecerei. Na época, quando cheguei de São Paulo, em todo lugar que procurava emprego me perguntavam; de que família você é? Quem é seu pai? Sua mãe? E tão logo não disparava um sobrenome tradicional, as portas se fechavam. Como servente quantas massas não fizemos juntos. Quantos muros, rebocos, chapiscos, lajes, pisos, rejuntes, enfim. Não era fácil, mas fazíamos felizes da vida. Depois, quando fui chamado pelo amigo Elias, Ceará me disse: vai com Deus, meu filho, pois sei que você não volta mais. Você é Time Grande, Ceará. Mora do lado esquerdo do meu peito e nunca pagará aluguel. Serei eternamente grato.


10 de novembro de 2018 - 05

Hamilton Guilherme Holland

CRECI N° 42.082 - F João Paulo Fassis CRECI N° 62.549 - F Corretores de Imóveis - hamilton_holland@hotmail.com

Painel Imobiliário

Rua Padre Santo Armelin, 160, Vila PrimaveraTel: (19) 3546-2396/9 9736 7087(Cel João) www.hamiltoncorretoresimoveis.com.br

“Zaros Imóveis”

A garantia do seu aluguel Rua Santos Dumont, 310, centro, Cordeirópolis/SP Fone: (19) 3546-1692 E-mail:contato@imobiliariazaros.com.br **Locação Comercial** lavanderia. - 204 São Francisco: Imóvel comer- - 211 Jardim Planalto: Casa 02 cial de esquina, com 85m² e 02 ba- quartos, sala, copa, cozinha, banheiros nheiro e lavanderia. **Locação Residencial** - 208 Jardim Bela Vista: Casa 02 - 169 Centro: Casa 02 quartos, quartos, sala, copa, cozinha, basala, copa, cozinha, banheiro e nheiro e lavanderia. lavanderia - 201 Santo Antonio: Casa 02 quar- 193 Centro: Casa 02 quartos (1 tos, sala, copa, cozinha, banheiro, suíte), sala, copa, cozinha, banhei- lavanderia e 01 quartinho. ro, sem garagem. - 205 Jardim Paraíso: Casa 02 quar- 183 Jardim Planalto: Casa (fundo) tos, sala, cozinha, banheiro. com 2 quartos, sala, coz., banheiro, - 202 São Francisco: Casa 03 quarlavanderia, sem garagem. tos (01 suíte), sala, copa, cozinha, - 196 Vila Nova Brasília: Casa com banheiro e lavanderia. Casa nova, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, alto padrão. sem garagem. **Venda** - 000 Jardim Progresso: Casa 03 - 173 Jardim Florença: terreno 10 x quartos (1 SUÍTE), sala, cozinha, 27(270m²) ótima localização !!! banheiro, com garagem. - 132 Centro: Lote de terreno com 176 Jd Bela Vista: Casa (fundo) com 740 m² (próximo a rodoviária) 01 quarto, sala, coz. e banheiro. - 135 Jardim Lise: três dormitórios - 206 Jardim Bela Vista: Casa (fun- (1 suíte), sala de estar,sala de do) com 01 quarto, sala, cozinha e jantar, cozinha, área gourmet, babanheiro. nheiro, área de iluminação (2), - 207 Jardim Bela Vista: Casa (fun- lavandeira e garagem (200m² terdo) com 01 quarto, sala, cozinha e reno/ 147m²construção). banheiro. - 152 Jardim São Francisco: dois - 200 Jardim Progresso: Casa (fren- dormitórios, sala, cozinha,banheite) com 02 quartos, sala, cozinha, ro social, lavanderia,churrasqueibanheiro, lavanderia e 01 quarti- ra, banheiro externo, piscina, menho. zanino e garagem - 209 São Francisco: Casa 02 quar- - 000 Portal das Torres: terreno 10 tos, sala, copa, cozinha, banheiro e x 25(250m²) quadra 9 - lote 9

Rua 7 de Setembro,491, Sala 01,Térreo - Centro Cordeirópolis/SP Tel: (19) 3546-4957/9 9790-3442 doc.antoniodias@gmail.com

A - RESIDÊNCIAS - Vende: 03 – Jardim São Francisco, seminova, ótima localização, excelente imóvel – visite – Rua Rubens Themóteo; oportunidade – marcar visita. 04 – Jardim Progresso – Rua Lina Belinazo Lucky dois dormitórios, excelente construção, oportunidade – consulte. 06 – Jardim São Luiz - Rua Alice Zaia Gardezani, área nobre do bairro; ótima localização – 3 dorms. suíte c/ hidro, finíssimo acabamento – piso em granito natural - linda – nova - aceita financiamento caixa – oportunidade. 08 – Em construção no Jardim Florença – Rua Izaura Boteon Garcia, esquina com Rua Sete de Setembro - localização excelente – bom preço. 14 – Jardim Corte – Rua Luiz Corte – 03 dormitórios com suíte, 156,00 m² de construção – linda, excelente – ocasião. 15 – Jardim Bela Vista – Avenida Carlos Espanhol – boa

CRECI N° 39901-F para renda; negócio de ocasião, motivo viagem. 18 – Jardim Paraty – Rua Henrique Lopes Dias – 152,00 m² de construção, com piscina, etc. ótima construção – preço imbatível. 29 – Jardim Florença – Excelente residência com 207,76 m² de área construída em terreno de 297,00 m² – 03 dormitórios c/uma suíte, 03 salas, cozinha, banheiro social, lavanderia, garagem, churrasqueira mais um quarto e banheiro. Preço inacreditável – Estuda vender com financiamento Bancos/Caixa. OPORTUNIDADE ÚNICA. 30 – Vila São José I – Rua João Magrim - Ótima com 2 dormitórios e demais dependências lote com 270,00 m². 31 – Jardim Planaldo, em esquina Rua Evanderci Nardini, próx. Igreja – 2 dorms.e demais dependências – bom preço. 32 – Jardim Santa Rita – Rua Francisco Peruchi - Finíssima residência, nova, 178,00 m² de construção de muito

VENDA CASA (01) Vila Nova Brasília - Rua Presidente Castelo Branco (02) Jardim Progresso - Rua Paulo Spolador. (03) Jardim São Luiz - Rua Alice Zaia Gardezani . (04) Jardim Santa Luzia-Rua Antônio Panággio . (05) Vila Boteon – Rua Francisco Minatel . (06) Limeira – Jd .Sto .André –Rua Diógenes Corra Arruda (07) Jardim São Luiz – Rua Alice Zaia Gardezani . (08) Jardim São José- Av. Aristeu Marcicano. (09) Jardim Planalto Rua Evanderci Nardini. (10)Vila Boteon –Rua João Boteon nº338

ESTABELECIMENTO COMERCIAL (11) Vila Nova Brasília – Rua Dr. Humberto Levy/Com casa . (12) Jardim Planalto - Rua do Barro Preto. (13) Jardim Planalto - Rua Pe. Santo Armelim . ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL (14) Loteamento Industrial Flaminio de Freitas Levy . TERRENO (15) Centro – Rua José Moreira. CHÁCARA (16) Cascalho – Rua Pedro ozello , Distrito Industrial. ALUGUEL SALÃO COMERCIAL

bom gosto – ótimo projeto. B – APARTAMENTOS – Vende: 01 – Centro – Edifício Comendador Jamil A. Saad – ótimos – consulte. 02 – Vila Barbosa – Condomínio Ângelo Betim – consulte. C – TERRENOS – Vende: 02 – Jardim Santa Rita – lotes de diversos tamanhos – melhor loteamento aberto da cidade – restam poucos, aproveite. 03 – Jardim Flamboyant – 502,00 m² - preço de ocasião – aproveite esta oportunidade. 06 – Jardim Florença – Comercial com 250,00 m² Esquina, ao lado da Escola Anglo. .09 - Jardim Santa Rita – 273,40 m² - boa localização no loteamento – bom preço – aceita vender financiado por Caixa ou Bancos. 12 – Jardim São Luiz – Rua João Batista Espanhol – lote 03 - Quadra B - bem localizado – bom preço. 18 – Jardim São Luíz – Rua Lina Belinazo Lucky – lote 41 - Quadra F – bem localizado, bom preço – quitado. - CHÁCARAS NO DISTRITO DE CASCALHO: 01 - Várias com diversas medidas; bem localizadas, próximas à CEZAN, bom preço – consulte. 02 – Parque das águas – 2.310,00 m² - Boa casa com

área Gourmet, piscina, etc. Oportunidade. E – ALUGA – Para indústria e comércio: 02 – Vila Barbosa – Rua Manoel Beraldo – Galpão com 300,00 m² - Novo bom preço. 03 – Vila Barbosa – Industrial/Comercial – Galpão com 4.000 m² de construção CONCID – área total do terreno 13.000 m² - ótimo preço.

(17) Jardim Planalto-Rua padre Santo Armelin. (18) Vila Nova Brasília – Rua Dr. Humberto Levy/Com casa . (19) Jardim São Luiz – CASA (20) Jardim São Luiz – CHÁCARA (21) BAIRRO DO CASCALHO Chácara Flamboyant ESTAMOS CADASTRANDO IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO, VENDA E PERMUTA. FAÇANOS UMA VISITA PARA COMPRA, VENDA, LOCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, AVALIAÇÕES, AVERBAÇÕES, E REGULARIZAÇÃO DE DOCUMENTOS.

04 – Salão comercial – Jardim Progresso - Rua Alice Zaia Gardezani – novo, 200,00 m² - Ótimo Preço. 05 – Galpões (02) com 300,00 m² em Limeira – Jardim Porto Real II - Rua Waldir Dalfré – Excelente ponto comercial. Temos outros imóveis cadastrados para lhes oferecer – traga seu imóvel para fazer parte de nosso cadastro de bons negócios.


06 - 10 de novembro de 2018 Alface, couve-flor, rúcula, mandioca, banana, hortelã, chuchu, tomate-cereja. Essas verduras, legumes, frutas e hortaliças são apenas alguns dos alimentos que são colhidos diariamente em uma das 15 hortas comunitárias espalhadas pelo município. Este é mais um projeto de inclusão social e produtividade idealizado pela Prefeitura Municipal que integra uma das 70 ações, conhecido como “Programa Cidade das Hortas”. A ideia principal é evitar que áreas públicas sejam invadidas ou sejam alvo de descarte irregular de lixo, além de gerar renda para famílias carentes do município. O coordenador de Agricultura, Maiko Zorzo, explica que o objetivo do programa é produ zir alimentos promovendo o acesso e a disponibilidade para os cidadãos de forma solidária, como instrumento de garantia da segurança alimentar para as comunidades. “Esta é mais uma oportunidade de trabalho que até o momento está beneficiando cerca de 10 famílias em nossa cidade, dentre elas estão alguns moradores do Jardim Eldorado, Jd. Progresso, Jd. Lise, Jd. Juventude e Angelo Betin”, comenta o coordenador.

Áreas públicas se transformam em hortas comunitárias

O terreno no Jardim Lise, de aproximadamente 800 metros quadrados, foi cedido temporariamente ao senhor, Francisco Antonio Pina, de 73 anos e sua esposa, dona Aparecida Gonçalves Pina, de 69 anos. Ambos cultivam juntos a terra, preparam a área fértil que há quatro meses vem gerando renda para o casal, sobrando alimentos e doando para a escola que fica ao lado do plantio. “Desde menino que eu já trabalho na roça, hoje sou aposentado e moramos há 40 anos em Cordeirópolis. Quando ficamos sabendo desse programa entrei em contato com a equipe da coordenadoria de Agricultura e eles me cederam esta área, onde trabalho junto com a minha esposa que também ajuda a gerar uma pequena renda para nossa família. Até o dia que pudermos ficar aqui vamos plantar, colher, vender e até ajudar a escola aqui do bairro e tudo isso é motivo de muita felicidade pra gente”, relata o agricultor. Novidades para 2019 O programa está aberto para qualquer cidadão cordeiro-

polense e no próximo ano será fortalecido com a aquisição de novos maquinários, doações de mudas, trazer novos treinamentos em plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais e irá estender esses espaços para a utilização dos Centros de Educação Infantil do município, o que irá gerar alimentos 100% naturais para as escolas do município. Quem desejar comprar verduras e legumes do senhor Pina é só ligar: 3456-6031. Para participar ou ter mais informações sobre o programa, ligue: 3646-4762.

Edição 10_11_2018  

Jornal Expresso- Portal JE10

Edição 10_11_2018  

Jornal Expresso- Portal JE10

Advertisement