Page 1

Mais conteĂşdo em qualquer lugar

1


2


3


EXPONEGÓCIOS! Juntos fazemos melhor!

Julho - 2012

Revista mensal sobre mercado de imóveis

Editorial

Seções Feedback

Depoimentos dos anunciantes

Negócios Imobiliários Metro quadrado: valor menor no interior do estado

Decoração

Papel de parede: um visual moderno e atual

Dicas Domésticas

Aqueça o inverno com conforto e bom gosto

Dica de leitura e Para pensar

Mulher

Maternidade X Trabalho: um desafio que vale encarar

Informe-se O “dicionário” do segmento imobiliário

Tecnologia e construção Sistema de construção inovador e sustentável

14

6 9 10 12 14 16 18 22 24 26 32 34 36 37 42 44

V

ivenciamos metade do ano. Seis meses se passaram. Convido você a me acompanhar numa breve reflexão sobre aquilo que foi pensado, feito e concretizado nesse tempo. Realizamos tarefas todos os dias, mas, apenas algumas delas proporcionam satisfação e sensação de missão cumprida. Atentemo-nos ao tempo. Mais seis meses e o ano termina. Faltaram realizações? Os dias voaram e quase nada foi feito? Então, vale um “pit stop” para repensar estratégias, definir metas possíveis e arregaçar as mangas. Talvez muitos não gostem de frases de efeito. Particularmente, eu gosto e acho que algumas são verdadeiros mantras que nos inspiram em momentos assim, de avaliação e retomada. Compartilho com você minhas frases preferidas e espero que o ajudem, como me ajudam: “Se você faz o que sempre fez, você obterá o que você sempre obteve.” (Anthony Robbins) “Realização parece estar conectada com ação. Homens e mulheres de sucesso mantêm-se em movimento. Eles cometem erros, mas não param.” (Conrad Hilton) “Devíamos ser ensinados a não esperar por inspiração para começar algo. Ação sempre gera inspiração. Inspiração raramente gera ação.” (Frank Tibolt) Agora, vire as páginas desta edição, pensada para inspirá-lo ainda mais. Aqui você encontra informações que, sem dúvida, aumentarão o seu conhecimento e sua percepção sobre diversos assuntos nas seções Informe-se, Sustentabilidade, Negócios Imobiliários, Decoração, Dicas Domésticas, dentre outras. Também mergulhe em textos para relaxar e viajar numa boa leitura sobre férias, em uma parábola e uma crônica, além de conhecer um livro interessante que poderá trazer novas questões e ideias para você. Depois, não se esqueça de sinalizar, na sua agenda, o grande evento que acontecerá nos dias 4 e 5 de agosto e entrará para a história de Itatiba, como um marco de inovação. A primeira ExpoNegócios será aberta ao público em geral e você é nosso convidado especial. Com certeza, na Expo, encontrará o que estava precisando. Além de mais de 70 expositores, que oferecerão produtos e serviços de qualidade, você poderá participar gratuitamente de palestras, workshops e distrair-se em stand-up comedy e shows musicais. Sua família também será muito bem-vinda! Preparamos um playground para as crianças e uma praça de alimentação completa. Confira a programação nas próximas páginas. Participe! Porque, juntos, caminharemos com Itatiba para o progresso sustentável, com qualidade de vida, e faremos desta cidade um lugar ainda melhor para viver e trabalhar!

Contos, crônicas & causos Por um copo cheio

Prevenção Casa + segura

Especial Férias: de malas prontas para o sossego

Perfil profissional Líder premium: você pode ser um

Entrevista

O propósito de atingir metas

Sustentabilidade

Rio+20 e a agricultura familiar

Mural Depoimento dos leitores

Informe-se

Segurança em condomínios: todo cuidado é pouco

22

34

Edgar Ueda - Diretor Geral edgar@portalimoveisecia.com 16 Expediente Diretor Geral

Marketing - Planejamento - Estratégia Edgar Ueda edgar@portalimoveisecia.com

Jornalista Responsável

Fátima Fernandes - MTb 57176/SP jornalismo@portalimoveisecia.com

Edição e Revisão Com Texto e Cia MTb 15615/SP

Design e Diagramação Mondeluz - Design & Performance

Direção de Arte

Colaboradores nesta edição

Relacionamento & pós-venda

Tiragem

Edgar Ueda edgar@portalimoveisecia.com Consuelita Faria consuelita@portalimoveisecia.com

Assessoria Jurídica

Dra. Fátima da Silva Barros OAB/SP 275.253 fatimasbarros@yahoo.com.br

Executivos de Venda

Cláudio Cruz claudio@portalimoveisecia.com

Diego Machado arte@mondeluz.com.br

Esther Karina esther@portalimoveisecia.com

Gestão Financeira

Auditoria

Michele Goto

4

Publicidade e Marketing

ASPR Auditoria - www.aspr.com.br

Márcio Borba - CRECI J23699 Nilse Bernal - MTb 66145/SP 10.000 exemplares Periodicidade Mensal

Impressão Silvamarts

Anuncie:

11- 4594-3057

Grupo Ueda & Goto Revista Imóveis & Cia E-mail: info@portalimoveisecia.com

Rua Doutor Jorge Tibiriça, 55 1º andar - Salas 29/30 Centro - Itatiba - SP

Distribuição Gratuíta:

Itatiba, Louveira, Morungaba.

Locais:

Condomínios, Comércios, Panfletagem e Mala direta.

Informa:

Os conceitos emitidos nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião da revista Imóveis & Cia. O conteúdo dos anúncios aqui publicados são de total responsabilidade dos anunciantes. É proibida a reprodução de textos, fotos e ilustrações sem a prévia autorização desta revista.


5


V

ocê tem sugestões? Críticas? Quer nos contar o que acha da revista Imóveis & Cia? Então, este é o seu espaço, parceiro e anunciante. Nosso objetivo, a cada edição, é fazer uma revista que tenha tudo a ver com você, com o seu negócio. Aproveitamos, também, para agradecer os elogios e as ideias que chegam à redação. É nessa troca de experiências que, juntos, vamos traçar um novo cenário, repleto de bons produtos e ótimos serviços.

FeedBack de veículo grande “Um o nd sce cre comunicação que vem a. tib Ita de ade junto com a cid a todos!” Desejo muito sucesso tário do Auto Marcelo Fer nandes, Proprie SP , tiba Ita , Posto Calopsyta “A StampTex/Studio Stamp acredita no sucesso da revista Imóveis & Cia. Por esta razão é que iniciamos nossa parceria.” Léo Sesti, Diretor da emp resa Studio Stamp, Itatiba, SP

proóveis & Cia “A revista Im forin s te an ci un an porciona aos te en lig te forma in mação e uma e os iç rv se , utos de expor prod afins.” he do Espetinhos Tc Pelé, Proprietário Itatiba, SP

O sucesso que se vê a cada edição

6

“Quero agradecer à equipe da Revista Imóveis & Cia, pela atenção e compreensão que teve com nossa Empresa. A nossa propaganda apareceu e, graças primeiramente a DEUS, e segundo ao sucesso da Imóveis & Cia, trouxe ótimos resultados. As portas que estavam fechadas, hoje estão se abrindo a cada dia. E com isso, podemos mostrar nosso trabalho com honestidade à população de Itatiba e região. Estamos trabalhando com sinceridade e preço justo e creio que DEUS nos honrará a cada dia. Continuaremos com a publicação na Revista Imóveis & Cia devido ao seu sucesso e ao bom resultado que essa equipe nos traz.”

Ewerton Alves Ramalho e Mariana Squetin Matteuzzo Ramalho, Proprietários da Ramalho Impermeabilização e Pintura, Itatiba, SP


7


8


Contos, crônicas & causos Por um copo cheio

E

la trabalhava naquele lugar há quase dez anos. Sabia de cor e salteado qualquer coisa sobre a empresa e também as reações da chefia, dos colegas, dos prestadores de serviços. Era tudo tão claro e certo que... ela cansou. Cansou de não ter de pensar ou se esforçar para conquistar algum desafio. Aliás, quase nem tinha desafio. A rotina era corrida, mas tão previsível que chegava a chateá-la. Até pensou em agitar por conta própria – levar ideias novas para mudar processos. Mas, se deu conta de que só ela estava com disposição para mudar. Pensou, então, que talvez merecesse ganhar mais, ser promovida, ter outros benefícios, já que há quase uma década tudo estava no mesmo patamar – tirando os reajustes anuais promovidos pelo dissídio. Elaborou uma proposta modesta, mas que, de alguma forma, a faria ir um pouco além e, provavelmente, daria um “gás” à sua disposição em permanecer na empresa. Mas a chefia nem a deixou expor suas ideias. Já adiantou que abrir qualquer coisa para ela era despertar desejos em outros. Não dava. Então, naquele dia, ela resolveu sair mais cedo e foi para um parque, no meio da cidade, pensar. Olhou as pessoas caminhando ou correndo, outras lendo à beira do lago, outras simplesmente não fazendo nada. Só curtindo a paz e o sossego.

Foi quando se deu conta de que seu dia a dia se resumia ao ir e vir do trabalho. E, em muitos finais de semana, tinha de fazer um extra para dar conta de tantos afazeres que, nas dez horas de jornada diária, não cabiam. Olhou para a água do lago e se viu refletida nela, cansada, envelhecida e triste. Foram dez anos de dedicação total para ouvir que qualquer mudança não caberia, porque podia suscitar o desejo de outros. Como ela poderia continuar aceitando essa mesmice sem desafios, sem surpresas, sem crescimento, só para não cutucar os outros e fazê-los também se repensarem? Concluiu, enfim, que seu copo – aquele que todos têm nesta vida – estava quase vazio. E que ela tinha muito – mas, muito mesmo – com que preenchê-lo. Só que, naquela empresa, com os limites impostos, ela jamais se preencheria, jamais encheria seu copo, nem fortaleceria sua alma. Cansou da mediocridade, do pouco, da escassez. No dia seguinte, falou com a chefia sobre seu desânimo, de saber que podia dar e receber mais. Que estava mesmo jogando a toalha. E pediu demissão. A chefia, tão acostumada com a passividade de seus colaboradores, quase caiu da cadeira. E respondeu que ela devia pensar com calma (e ela sabia que a reação da chefia tinha a ver com sua dedicação extrema nesses dez anos, como a tal ‘pau pra toda obra’ com baixo custo e alta eficiência. Ia ser difícil conseguir outra para seu lugar nesses mesmos termos). Ela agradeceu o conselho, mas não voltou atrás. A chefia, bastante incomodada, falou que era uma pena porque, em poucas semanas, ela seria promovida e receberia um bom aumento. E foi com essa fala que ela teve a certeza irrevogável de que estava fazendo a coisa certa. Levantou-se, e apenas balbuciou: ‘Agora, Inês é morta’. Saiu orgulhosa de si, fechou a porta e foi ser feliz.

Para ler, relaxar e curtir...

Mariângela de Almeida - Jornalista, editora e redatora.

9


H Márcio Borba

NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Psicólogo e diretor de negócios imobiliários da Issho Imóveis

10

istoricamente, recebemos em Itatiba muitos moradores da cidade de São Paulo que, na maioria das vezes, estão em busca de um lugar mais tranquilo para morar, com mais espaço e conforto, muito verde, priorizando o contato com a natureza e a qualidade de vida. A realidade difícil na grande metrópole leva o paulistano a acreditar que não é possível ter tudo isso vivendo naquela cidade. Por isso, um grande número de pessoas afirma que se mudaria se tivesse a oportunidade de viver com qualidade e, ainda, conseguir um bom emprego. Nessa busca, alguns acabam encontrando imóveis no interior com valores bem atrativos, inferiores aos praticados na cidade de São Paulo. Alguns municípios ficam próximos e, muitas vezes, dependendo do local de trabalho, chega-se mais rápido saindo da cidade do interior do que entre pontos extremos da grande capital. Atualmente, um apartamento de 90 m² a 100 m², em bairros como Butantã, Pinheiros, Cidade Jardim, Mooca, custa em média R$ 500 mil reais. Em Itatiba, há opções de casas em condomínios fechados, com toda infraestrutura e lazer completo, além de segurança, de 125 m² a 200 m² construídos, em valores que vão dos R$ 370 mil a R$ 420 mil. O preço médio do metro quadrado no

Itaim Bibi, bairro bastante procurado em São Paulo, custa R$ 8.060,00 segundo o índice FipeZap, o que leva um apartamento de dois dormitórios (de 90 a 120 m²) variar entre R$ 370 mil e R$ 1,85 milhão. Na cidade de Itatiba, comercializamos imóveis em bairros como Nova Itatiba, Morumbi, Santa Filomena, dentre outros bastante procurados, com 120 m² a 300 m² de área construída em até R$ 2.500,00 o metro quadrado, dependendo do tipo de acabamento. Na maioria das vezes, os parâmetros variam para menos, chegando com facilidade a R$ 1.400,00 o metro quadrado construído, fixando valores de casas de R$ 240 mil a R$ 600 mil em bairros abertos, considerados tradicionais na cidade. Para adquirir um imóvel é preciso levar em consideração vários fatores que variam de acordo com cada família. Algumas priorizam o local, outras o tipo ou estilo do imóvel. Há as que escolhem pela quantidade de dormitórios, mas, todos sabem que o que rege os valores dos imóveis são a demanda e a lei da oferta e procura. Outro fator determinante para a mudança de cidade está ligado ao período de vida. No primeiro momento, aqueles em formação ou ascensão profissional não medem esforços nem sacrifícios para conquistar seus objetivos, mantendo-se nas grandes cidades. Numa segunda etapa da vida, depois que os objetivos e metas

Foto: www.imovelcompra.com.br

Metro quadrado: valor menor no interior do Estado

são alcançados, a prioridade passa a ser a qualidade de vida, o que leva à procura por imóvel fora das grandes cidades. E essa procura ajuda a valorizar o imóvel no interior, mesmo que ainda bem menos do que a valorização e procura por imóveis na cidade de São Paulo, onde estão concentrados as grandes empresas nacionais, as multinacionais, as sedes dos bancos, os grandes escritórios de advocacia, de arquitetura, as construtoras, dentre outros ramos e expertises. Por isso, caro, leitor, se você é da cidade de São Paulo ou tem amigos e familiares que lá vivem, mas buscam uma vida melhor e tranquila, venha a Itatiba conhecer as tantas opções. É uma diversidade de ‘pros’ que fazem diferença e eliminam quaisquer ‘contras’.


11


PREVENÇÃO

No banheiro • Não deixe a tampa do vaso sanitário aberta. • Nunca deixe água na banheira. • Retire secadores e lâminas de barbear de cima da pia. • Desligue sempre os equipamentos depois de usá-los e guarde-os em lugar seguro. • Confira se está tudo ok com a instalação do chuveiro e se for fazê-la sozinho, tome muito cuidado. • Insira uma película protetora no box de vidro ou troque-o por uma cortina. • Não deixe cadeira ou banquinho no banheiro. • Instale fechadura com chave de emergência para abrir o banheiro em caso de acidente. • Guardar todos os produtos tóxicos (cosméticos, limpadores bucais líquidos, medicamentos) nos recipientes originais, em armários trancados. • Vigie as crianças no banho. • Não use piso escorregadio, dando preferência a materiais antiderrapantes. • Tenha muito cuidado ao preparar o banho de

12

• • • • • • • • • • • • • • • • • • •

bebês, especialmente com a temperatura da água, já que não é incomum queimadura. Na sala e na varanda Fixar tapete no chão ou retirá-lo. Evitar mesas de centro, principalmente quando as bordas são pontiagudas. Não deixar objetos espalhados. Guardar garrafas de bebidas em prateleira alta. Fixar bem a televisão ou manter em móvel alto. Nunca deixar o sofá embaixo da janela. Não manter móveis perto do peitoril da varanda. Instalar rede/grade de proteção nas janelas. Escolher com cuidado enfeites e plantas decorativas. Verificar a estabilidade e nivelamento de móveis periodicamente. Nunca ligar mais de um equipamento eletrônico na mesma tomada. Evitar a exposição e fácil acesso aos fios. Manter uma boa iluminação e fácil acessibilidade. Evitar o uso de velas como iluminação. Nos corredores e nas escadas Manter os ambientes bem iluminados quando houver circulação. Não deixar objetos pelo caminho. Evitar tapetes ou fixá-los bem. Instalar corrimão. Nivelar os degraus da escada e sinalizá-los nas pontas.

No jardim e na garagem • Tomar muito cuidado ao manobrar e tirar o carro. • Guardar equipamentos e ferramentas em local seguro e de difícil acesso para crianças. • Guardar em local seguro bicicletas, skate, patins etc. • Tomar cuidado ao usar piscina ou outras formas de lazer com água. • Não acumular objetos antigos e fora de uso. • Garantir que churrascos sejam feitos na parte externa da casa, utilizando modelos seguros de churrasqueiras. Deixe em lugar visível, os números dos telefones do SAMU (192), dos Bombeiros de Itatiba e região (4524-1212) e da Polícia Militar (190). Fonte: Comissão de Prevenção de Acidentes Domésticos da Associação Médica Brasileira www.casamaissegura.com.br

Foto: http://www.portalms.com.br/

N

as últimas edições, a revista Imóveis & Cia publicou informações da cartilha Casa + Segura, produzida pela Associação Médica Brasileira (AMB). Nesta edição, dando continuidade à proposta de ajudá-lo a garantir o seu bem-estar e de sua família, vamos mostrar como prevenir-se de incidentes em vários ambientes da casa. Confira!

Casa + Segura


Fone 4538 6088 45344962

PAISAGISMO FLORES

www.innovapaisagismo.com.br

e mail: contato@innovapaisagismo.com.br

Avenida Marechal Castelo Branco 525 B. Engenho

13


Foto:www.criandocomdesign.com.br

Papel de parede: um visual moderno e atual

Jessica Brandemburgo

Arquiteta e Designer de Interiores

DECORAÇÃO 14

Foto: www.dicasgratisnanet.blogspot.com.br/

M

uito conhecido antigamente por ter preços exorbitantes, o papel de parede para a decoração do ambiente é um hábito mais comum a cada dia. Apresentando diferentes tipologias e um ótimo custo benefício, a instalação de papéis de parede tem sido uma ótima opção no lugar da pintura, tornando o ambiente mais agradável, harmônico e aconchegante. As tipologias do papel não se baseiam apenas nas cores, mas, também, nas texturas, motivos, acabamentos e complementos, como também no tipo da reprodução (de metal, couro, madeira, dentre outros), trazendo conforto ao ambiente, podendo ser aplicado na sala de estar e lavabo, como, também, na cozinha e área de serviço, com variações adequadas tanto às áreas secas como úmidas. Comercializado em forma de rolos, que medem aproximadamente 10 m de comprimento por 50 cm de largura, o papel de parede varia de acordo com cada fornecedor. Para calcular o tamanho da área de cobertura, sem grandes perdas, é importante lembrar, por exemplo, de que papéis estampados pedem uma metragem maior para garantir o casamento correto da estampa, quando necessário. Aplicados com cola à base de água, a regra a ser seguida é a de ter uma área uniforme, sem imperfeições, umidade e pó. E, se necessário, para garantir essa uniformidade da superfície, pode-se passar massa corrida.

Quais são as vantagens do papel de parede? O papel de parede garante um ambiente inovador e com personalidade. A aplicação é rápida, fácil e limpa, não transmitindo odores para o ambiente e, muitas vezes, saindo mais em conta que a utilização de tinta. A durabilidade varia entre oito e dez anos e a manutenção e a conservação são feitas apenas com a utilização de um pano úmido. Como escolher o papel de parede

para seu ambiente? Se você já possui uma gama de mobiliários que compõe o espaço, procure ornar com esses detalhes, harmonizando com a ambientação que deseja formar. Sem medo da mudança, ouse nas cores e texturas, trazendo personalidade para o ambiente. Mas, se ainda tiver receio de como proceder, procure um profissional experiente para auxiliá-lo, visite fornecedores de papel e veja o que mais o agrada, conversando com o profissional e falando de suas preferências.


15


Férias: de malas prontas para o sossego

Mariâgela de Almeida

ESPECIAL

Jornalista

16

Foto: www.shutterstock.com

E

stá mais do que comprovado de que férias são necessárias. Não podem ser desprezadas, muito menos totalmente vendidas. Os profissionais precisam desse tempo para recarregar as baterias. Isso é fato! No entanto, muita gente acha que para sair em férias é preciso fazer algo mirabolante: uma viagem à Patagônia ou quinze dias no deserto do Saara. Lógico que tudo isso é o máximo! Ainda mais quando as economias estão disponíveis para as mil e uma noites. Mas, se as ambições (e condições) são mais modestas – porque talvez outras prioridades estejam na frente – nem por isso é impossível tirar uns dias para relaxar. E não é uma semana ou uma emenda de feriado. O ideal são, sim, os trinta dias. Não dá? Que sejam vinte dias, então. Porque em uma semana a gente não se desliga e permanece plugado nos problemas do trabalho. Conheço pessoas que, durante as férias, leem os e-mails corporativos, apreciando caipirinha com espeto de camarão à beira-mar. Haja indigestão! Por isso mesmo, alguns viciados em trabalho fogem para o Alasca para garantir distanciamento. Mas, não precisa ir tão longe, não. Férias de inverno, como as de julho, mais curtinhas, podem ser curtidas perto de casa. Aliás, se quer saber, dá para curti-las em casa mesmo.

Você já se deu conta que há meses não vai ao cinema sem correria, filas e gentarada? E quando foi que você leu um livro bacana, de ficção, deitado no sofá enquanto a tarde caia? E caminhar a pé pela cidade, observando tudo que nela mudou... você fez isso ultimamente? Há quanto tempo você não perambula pelos shoppings numa segundona às 3 horas da tarde? E a soneca pós o almoço, que você não pode tirar quando está trabalhando? Por onde andam os filmes que você gravou porque não teve tempo de assisti-los e estão lá, na memória da TV, te esperando para serem apreciados com pipoca e chocolate quente?

Falta de opção não é um problema. O problema é vencer essa máxima de que férias só combinam com viagens longas e distantes. Férias, meu amigo, minha amiga, têm tudo a ver com prazer e disciplina. Uma dica: aproveite esse tempo para viajar em você mesmo. Realizar suas vontades tão esquecidas, que ficaram em stand by, esperando apenas uma oportunidade. Da massagem à limpeza de pele. Do futebolzinho ao reencontro com amigos que não vê faz tempo. Faça as malas! Encha-as de coisas que quer fazer por você e ótimas férias!


17


O

DICAS DOMÉSTICAS

inverno chegou e o frio já dá as caras em muitas cidades do Brasil. Por isso, cobertor, cama, guloseimas e controle remoto são elementos indispensáveis para o cair da noite e aos finais de semana. Nessa época do ano, passamos mais tempo no quarto. É importante garantir que sejam momentos bem aconchegantes. Hora de dar uma atenção especial às roupas de cama que, além do conforto, fazem diferença na decoração. Você pode optar entre cobertores, mantas e edredons. E escolhê-los ou porque são mais bonitos, mais acessíveis ou, ainda, pelo material com que são confeccionados. Você decide. Mas, nós damos uma dica: é que vários materiais já foram utilizados na fabricação de cobertores, entretanto, o preferido do público, e também de quem os fabrica, é a microfibra, submetida a alguns tratamentos especiais, com proteção antimofo, além de ser antialérgica. Ao mesmo tempo em que cobertores em microfibra são mais leves, pesando menos sobre o corpo, eles também aquecem bastante. Confira aqui outros materiais no mercado: Mantas de lã merino - A lã é extraída de carneiros da região ibérica. Indicada para crianças porque regula a temperatura do corpo do bebê; por isso, pode ser utilizada em dias frios

18

ou em dias com temperatura mais amena. A lã é absorvente, logo, evita que o bebê transpire demais. Além disso, ela é antibacteriana, não sendo necessário lavá-la com frequência. Basta deixá-la arejando no varal, à sombra. Mantas de cashmere - A cashmere é produzida com lã de cabras da região de Caxemira, nas montanhas do Himalaia. O material dá origem às mantas leves, quentes, brilhantes e bastante duráveis. Suas fibras são bem versáteis, sendo usadas em peças de vestuários e cobertores grossos, perfeitos para invernos rigorosos. Cobertor elétrico - Quem mora em uma região muito fria ou pretende passar as férias em um local de baixas temperaturas pode ter como opção os cobertores ou lençóis elétricos, colocados entre o colchão e o lençol comum para aquecer a cama. Eles são feitos de malha e possuem um sistema interno que gera calor. Se esta for a sua opção, escolha uma marca de qualidade que possua o item de segurança, indispensável para evitar choques no corpo. O cobertor elétrico é ideal para diminuir dores musculares e proporcionar uma noite de sono mais tranquila, além de evitar excesso de cobertores e edredons na cama. Mas, vale avisar que o uso do cobertor ou lençol elétrico é limitado. Pessoas que usam marca-passo e diabéticos não

devem usar o produto. Edredons – Os edredons são os mais usados hoje em dia. O mercado oferece diversos modelos, com os mais variados preços. A capacidade do edredom de aquecer pode variar muito. Os mais comuns são de mantas de poliéster siliconado, que retém o calor do corpo. Há também edredons preenchidos com penas de ganso, de qualidade e que suportam invernos rigorosos. Não se esqueça, entretanto, de tirar as medidas da sua cama antes de ir às compras, já que os tamanhos variam bastante. Fonte: Faça VC Mesmo – Móveis Bürohaus www.burohaus.com.br

Foto: www.shutterstock.com

Aqueça o inverno com conforto e bom gosto


19


20


21


Líder Premium: você pode ser um

Marynês Pereira

Executiva em gestão estratégica e de pessoas, liderança e vendas. Certificada internacionalmente em neurocoaching

22

Ilustração: www.felipson.files.wordpress.com

PERFIL PROFISSIONAL

contato@palestrasvencedoras.com.br www.palestrasvencedoras.

Quem é o Líder Premium? É o que FAZ ACONTECER.

H

oje as empresas perdem dinheiro e muitos talentos e tudo isso porque alguns líderes não conseguem conduzir suas equipes rumo ao PODIUM e, portanto, suas empresas não dão resultados. O Líder comum quer conseguir resultados a qualquer preço e se acha insubistituível e supremo. Pensa que tudo depende dele e que as pessoas são meros recursos. O Líder Premium é aquele que consegue resultados fantásticos, quatro vezes mais do que o Líder comum, pois entende que seu sucesso está relacionado à maneira como ele conduz a sua equipe e o clima de trabalho que ele desenvolve. Conhece o potencial das pessoas e o utiliza em sua capacidade máxima, respeitando cada um e orientando sempre que necessário. Ele entende que não basta ter um bom planejamento: é preciso entrar em ação, mas, também sabe que ele depende de uma

excelente equipe para que a empresa consiga resultados. Este é o grande diferencial do Líder. Se você também quer ser um Líder Premium siga estas dicas: 1. Dê feedbacks constantes à sua equipe. Seus colaboradores precisam saber como está o desempenho deles, quais os seus objetivos. Respeite as regras de dar feedback. 2. Converse muito com sua equipe. Escute muito. 3. Lidere com perguntas e não com respostas. 4. Fale, claramente, quando algum colaborador não estiver atendendo às suas expectativas. Ofereça orientação, treinamento, acompanhamento, mas, acima de tudo, combine prazos para a mudança se realizar. 5. Deixe claro que tudo tem consequências. E quais são essas consequências. 6. Delegue, não centralize. 7. Entenda os diferentes ritmos de execução

dos membros de sua equipe. Tenha paciência. 8. Estabeleça critérios para promoção, para demissão etc., assim todos saberão o que devem fazer para chegar aonde pretendem dentro da empresa. Quando não existem critérios e regras claras, todos ficam pensando em fazer “políticas” - e isso é péssimo. 9. N ão dê ouvidos a fofocas ou comentários de qualquer colaborador. Faça sempre acareação, isto é, pergunte a quem levou a informação se poderia convocar a outra pessoa envolvida para vocês três conversarem juntos, assim você elimina o vírus da fofoca em sua empresa. 10. Controle suas emoções. Evite explosões emocionais, caras e bocas. Por mais difícil que seja, mantenha a serenidade.

Faça parte da Liderança Premium!


23


O Negócio do Século XXI

Autor:

Robert Kiyosaki Editora Saraiva

Corrupção, ambiente de trabalho desfavorável, falta de perspectivas, rendimentos baixos, poucos benefícios, falta de controle da própria vida... você está cheio disso tudo e não pode ficar aí, paralisado, reclamando da empresa, do governo ou de quem quer que seja. O livro de Robert Kiyosaki, da Editora Saraiva, traz 133 páginas em que você vai saber como construir o seu negócio sem, necessariamente, mudar o

ramo de atuação. Se você quer um futuro sólido, essa leitura é obrigatória. (Leitura sugerida por Fátima Fernandes, jornalista e administradora da Revista Imóveis & Cia)

24

Para Pensar...

O velho lenhador

C

erta vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios dos quais participava, foi desafiado por outro lenhador, jovem e forte, para uma disputa de quem conseguia cortar mais lenha. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que, finalmente, o velho perderia a condição de campeão, em função da grande vantagem física do jovem desafiante. No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa. O jovem entregou-se com grande energia, convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos, olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava cansado demais para a disputa, e continuou cortando lenha. Ao final do tempo estipulado, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e, pasmem!, o velho vencera novamente, por uma larga margem. Intrigado, o moço questionou o velho: - Não entendo! Muitas vezes, quando eu olhei para o senhor durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu! Como pode? - Engano seu - disse o velho. Quando você me via sentado, na verdade, eu estava amolando meu machado. E percebi que você usava muita força para pouco resultado. Na vida também é assim: muitas pessoas acreditam que apenas o conhecimento é suficiente para vencer os desafios do dia a dia nas empresas. No entanto, é preciso muito mais do que isso. Assim como o lenhador que acreditava que sua jovialidade e força física eram suficientes, muitos profissionais também acreditam que apenas alguns atributos, nem sempre tão relevantes, bastem para realizar suas tarefas na organização. Por isso, tanto os profissionais quanto as empresas precisam entender a importância de parar para “amolar o machado”, otimizando conhecimentos e habilidades técnicas. Autor desconhecido (Parábola sugerida por Consuelita Faria, relacionamento e pós vendas do Grupo Ueda & Goto)

Ilustração: www.felipson.files.wordpress.com

Dica de Leitura


25


Foto: Revista Imóveis & Cial

O propósito de atingir metas

A

ENTREVISTA

Por Fátima Fernandes

empresa Atacadão Construção e Acabamento começou de uma forma modesta, com uma pequena loja na cidade. Hoje – e a mais de 30 nos – ocupa um lugar de tradição e credibilidade. Nesses anos todos, houve muita dedicação, trabalho e pessoas engajadas para que o projeto se tornasse o que é hoje. Trata-se de uma empresa familiar, cuja administração já está na terceira geração e todos, como administradores e empreendedores, sempre se preocuparam em adaptar-se aos padrões e exigências do rigoroso mundo corporativo, assim como atender ao perfil e às necessidades de Itatiba, buscando a cada dia uma melhor relação entre a empresa, os fornecedores e os clientes. Eduardo Suzan faz parte dessa história e mantém o mesmo propósito de melhorar continuamente, expandindo os relacionamentos e gerando bons negócios. I&C: Qual a receita do sucesso, que mantém a Atacadão Construção e Acabamento desde 1981 no mercado? Eduardo Suzan: A receita se resume a dedicação ao trabalho e muita honestidade. Com isso conseguimos alcançar todos os demais objetivos. I&C: O que o motivou a investir no segmento da construção civil? Eduardo Suzan: Investir nesse segmento é resultado da grande expansão econômica que o país esta vivendo, aliado ao crescimento demográfico de nossa cidade com a inauguração de novos bairros residenciais, condomínios como também parques industriais e novas empresas. I&C: Conte-nos resumidamente a história e a trajetória dessa renomada e tradicional

26

empresa. Eduardo Suzan: A empresa atua no mercado varejista de construção civil há três décadas, mas somente agora estamos mudando o posicionamento estratégico, agregando o conceito de Home Center, aliado ao forte comércio de materiais básicos, que sempre foi nossa característica. I&C: No site da empresa, vocês ressaltam a frase: “buscar se adaptar aos padrões e exigências do rigoroso mundo corporativo, buscar a cada dia uma melhor relação entre a empresa e o ambiente sistêmico”. O que isso significa, de fato? Eduardo Suzan: Uma empresa nunca está sozinha no mercado. Ela está inserida numa cadeia composta por clientes, fornecedores, concorrentes, colaboradores, dentre outros. Contudo, a empresa procura adaptar essa interação com os demais integrantes dessa cadeia, da melhor maneira possível. I&C: Relate alguma situação adversa pela qual a empresa passou e as ações tomadas para reverter o quadro. Eduardo Suzan: Sempre passamos por situações difíceis e, a cada dia, procuramos evoluir e colocar a empresa no caminho correto focando sempre na prosperidade dos negócios. I&C: Quais as características primordiais que qualquer empreendedor deve ter para ser bem sucedido, independentemente do ramo que atue? Eduardo Suzan: Conhecimento técnico, liderança, ousadia e honestidade são algumas características indispensáveis a qualquer empresário. I&C: Quais partes da visão, missão e dos valores a empresa tem como definidas e

Dedicação ao trabalho e muita honestidade. Com isso conseguimos alcançar todos os demais objetivos.

concluídas nesses 31 anos de mercado? Eduardo Suzan: Não temos nada definido porque sempre procuramos evoluir e agregar valor ao nosso nome. Sempre há alguma coisa a melhorar e é isso que nos motiva todos os dias a trabalhar pela excelência. I&C: O governo estimula o crescimento do empresário que atua no segmento da construção? Eduardo Suzan: De certa forma sim, pois vem facilitando o crédito para o consumo. Mas só isso não é suficiente, e até certo ponto é arriscado. O governo precisa aumentar a competitividade do país, reduzindo a carga tributária, a desoneração da folha de pagamento, cortando gastos ineficientes, evitando desperdícios, combatendo a corrupção, investindo em educação, para que assim a economia possa crescer de maneira sustentável. De nada adianta aumentar o crédito se o país possui baixa eficiência competitiva. I&C: Gestão de pessoas é a solução para alcançar resultados satisfatórios ou existem outros aspectos mais importantes? Eduardo Suzan: Com certeza a gestão de pessoas é um dos pilares da administração de uma empresa. Com colaboradores motivados fica muito mais fácil trabalhar e alcançar os objetivos e as metas. I&C: Qual o seu conselho para os futuros empreendedores? Eduardo Suzan: Primeiramente, procurar se qualificar para adquirir o conhecimento necessário. Depois, fazer um planejamento tentando visualizar o futuro do seu empreendimento e assim investir naquilo que acredita ser realmente viável.


27


Áreas - Residenciais, comerciais e industriais. Temos várias opções que atende suas expectativas como empreendedor, investidor, incorporador e construtor. Áreas em locais estratégicos e que agregarão grande valor ao seu projeto. Abaixo, citamos a área código AR00004.

Oportunidade

Casas de alto padrão

Casa Nova

Se você procura por segurança, conforto e sofisticação. Temos várias opções de imóveis em alto padrão. Com piscinas, áreas gourmet, playgrounds, sauna, circuito de segurança 24 horas, dentro dos melhores condomínios da cidade. Abaixo, citamos uma de nossas alternativas:

Requinte

Terra Nova - CA00162

Casa nova, com 70m² construídos e com 180 m² de área total. Possui 2 dormitórios e 1 suíte, vagas na garagem para 2 carros com quintal grande . Excelente oportunidade! R$179.000,00

Jardim das Nações

Casa Nova

Área de 68.000 m², permitido para indústrias, habitações e comércio. A 10 km do Centro de Itatiba. Disponível 80% do espaço para construção. Topografia declive suave. R$ 2.200.000,00.

Condomínio Chamonix

- CA00136 Casa de alto padrão contem 8 dormitórios, 6 suítes, sala, piscina aquecida e abastecida pelo poço artesiano, sistema de câmeras de segurança, lareira, sala de cinema, adega e living com 3 ambientes. R$ 4.250.000,00

Jardim Santa Filomena

- CA00145

Imóvel novo com ótima localização. Possui 3 dormitórios sendo uma suíte, com ambientes abaixo do nível da rua, área de serviço, sala cozinha e garagem para 2 carros. Agende uma visita, sem compromisso! R$ 220.000,00

Casa Nova

Parque das Laranjeiras - CA00060

Parque da Fazenda - CA00168

Linda residência com 3 dormitórios suítes, piscina de 4,5 por 9 metros, campo de futebol, churrasqueira, lareira, aquecimento elétrico / gás, sauna, condomínio apenas R$ 350,00 com terreno de 1.200 m². Oportunidade! R$ 795.000,00 Excelente oportunidade para morar com conforto.

Casa grande, em bairro de fácil acesso, próximo ao Centro da cidade. Possui 3 andares, para habitação de até 3 famílias. Com 4 dormitórios, sendo 1 suíte, 2 salas, 3 cozinhas, 3 wc, lavanderia, 2 terraços (frente e fundos), garagem para 2 carros. R$ 190.000,00

Centro - CA00167

Jardim Alto de Santa Cruz - CA00065

Comercial

28

Jardim Arizona - CA00064

Casa em ótima localização, próximo ao Centro da cidade. Excelente oportunidade para comércio. Ambientes amplos e bem arejados. Agende uma visita sem compromisso! Para locação R$ 1.800,00 para compra R$ 296.800,00

Casa Nova

Casa nova, boa localização, com sala de estar, banheiro social, cozinha, 2 dormitórios sendo 1 suíte com sacada, garagem para 2 carros, quintal, área de serviço. Ótima oportunidade para adquirir o seu imóvel! R$ 170.000,00

- CA00163

Casa com 143m² de área construída, 3 quartos, varanda, sala 2 ambientes, cozinha ampla, 2 banheiros, garagem p/ 2 autos, dependências de empregados c/ banheiro, edícula, área de serviço, quintal, corredor lateral. Ótima rua. R$ 190.800,00

Casa Nova

Giardino d’ Italia - CA00156

Linda casa, com 2 vagas de garagem, sala de estar e jantar, cozinha americana, lavabo, lavanderia, lavabo externo, 3 dormitórios sendo uma suíte. Todos os dormitórios com saída para varanda com vista para área reservada verde sendo um adendo da casa. R$ 339.500,00

Casa nova com 52 m², em condomínio fechado. Com 4 suítes sendo 3 com jardim privativo e varanda, aquecimento solar, escritório com varanda, hall nos quartos e entrada, sala com lareira, sala de jantar, lavabo, quarto com banheiro p/ empregada, despensa, garagem, piscina de vinil, adega, jardim gramado. Agende uma visita. R$ 950.000,00

Condomínio Itaembú - CH00023

São Francisco - CA00148

Itatiba Park - CA00160

Comercial

Casa com ótimo acabamento, excelente localização.Possui: cozinha, sala, 3 dormitórios sendo uma suíte, churrasqueira, garagem para 1 carro e um ponto comercial para locação. Faça uma visita e adquira sua casa própria! R$ 275.600,00

Casa com excelente localização com cozinha planejada, copa, despensa, lavanderia, área de serviço, salas de TV, estar e jantar, lavabo, 4 suítes com hidro, 6 banheiros, quintal, piscina, churrasqueira, sauna, salão de jogos. R$ 1.000.000,00

Terreno com 250 m², construção apenas de uma edícula que possui 1 dormitório, sala, cozinha. Com 103,27 m² de área útil. Agende uma visita sem compromisso, e construa a casa de seus sonhos! R$ 130.000,00


Casa Nova

Doutor Pimenta

- CA00007

Casa térrea com amplo espaço, muito bem aproveitado. Com 3 dormitórios, 2 salas, cozinha e quintal. Garagem para 2 automóveis e corredor lateral com jardim. R$ 201.400,00

Oportunidade

Giardino d’ Italia - CA00004

Casa nova com 03 dormitórios, sendo 1 suíte. Banheiro social e lavabo, cozinha com bancada em granito, living com 2 ambientes, área de serviço coberta, acabamento em piso frio.Piso antiderrapante nas áreas externas, garagem para 6 carros, tem espaço para piscina/edícula,1 salão de 60m² semi pronto na parte inferior. R$ 375.000,00

Adad Jaffet

- CA00149

Casa ampla, bem construída e pronta para morar. Ótima localização. Possui 2 dormitórios sendo uma suíte, lavanderia, banheiro social e garagem coberta para um carro.Proporcione conforto para você e sua família. Agende uma visita sem compromisso! R$ 276.000,00

Oportunidade

Jardim Santa Filomena - CA00153

Casa com 3 dormitórios, sala, cozinha com armário embutido, sacada ampla, edícula, lavanderia, área de serviço e garagem coberta. Ótima localização. Próximo à área verde. Venha realizar o sonho da casa própria! R$ 165.000,00

Comercial

Parque da Fazenda - CA00159

Casa de madeira com campo de futebol alambrado, 4 dormitórios (1 suíte), parque infantil, poço caipira com 30 metros de profundidade, terreno plano. Bela paisagem com muito verde. Segurança e excelente preço! R$ 470.000,00

Portal Giardino - TE00071

Terreno com 500m² em um loteamento aberto, com quadra poliesportiva, ciclo via, praça com fitness, entrada mais parcelas, não necessita de comprovação de renda. Excelente oportunidade! R$ 25.000,00

Santo Antônio - CA00161

Casa bem localizada, com cozinha planejada, despensa, edícula, sala de estar, com 4 dormitórios sendo 2 suítes. Tem dois salões comercias. Ótima oportunidade para negócio montar próprio! R$ 480.000,00

Alto Padrão

Parque Santa Rosa - TE00072

Espetacular terreno de 610m² plano, em condomínio fechado, na fase l . Entrada e saldo em parcelas, não necessita de comprovação de renda. Excelente oportunidade para investimento. R$ 45.000,00

Bairro tradicional

Jardim Harmonia - CA00157

Aceita permuta terreno ou casa de menor valor. Casa ampla com 2 dormitórios sendo 1 suíte, lavanderia, edícula, área de serviço e garagem para 2 carros. Agende uma visita e acredite na possibilidade de ter sua casa própria! R$ 276.000,00

Bairro tradicional

Jardim Santa Filomena - CA00140

Sobrado em ótima localização, amplo e bem construído. Possui 3 dormitórios, salas, edícula com possibilidade para alugar e garagem para 02 carros. Aceita permuta.Agende uma visita, sem compromisso! R$ 318.000,00

Casa Nova

Itatiba Country

- CA00150

Imóvel localizado em um dos melhores condomínios de Itatiba, em fase de acabamento. Possui área de serviço, despensa, 4 dormitórios sendo 2 suítes e 1 suíte master, sacadas, salas de jantar e estar, garagem para 4 carros (2 cobertos).Venha morar com requinte e segurança. R$ 430.000,00

Parque da Fazenda - CH00012

Excelente chácara, com mais de 2 mil metros de área. Possui 7 dormitórios, 2 suítes, 5 banheiros, sala com lareira, 2 cozinhas, sauna, piscina, 2 quiosques sendo 1 com churrasqueira, mini campo de futebol, pomar etc. Venha conferir e adquirir o imóvel dos seus sonhos. R$ 640.000,00

Bairro tradicional

Vila Mutton - CA00166

Linda casa, com ótima localização, excelente vista, com 3 dormitórios sendo 1 suíte, garagem para 2 automóveis. Aceita permuta. R$ 339.200,00

Oportunidade

Itatiba Country - TE00003

Terreno com 450m² em condomínio fechado, lazer completo com quadras, campo, salão de festas e jogos, sauna, piscina, área verde de excelente qualidade. Oportunidade de construir a casa dos seus sonhos. Agende uma visita. R$ 106.000,00

Alto Padrão

Itatiba Country - CA00165

Linda casa, com 5 dormitórios sendo 3 com suítes, e 1 suíte com closet, sauna, sala ampla com varanda, escritório, adega, salão de festas, churrasqueira, forno e fogão a lenha, dormitório para empregada, lavanderia, canil, quintal com 70m². R$ 960.000,00

Industrial

Virginia - TE00073

Terreno com 3.000 m², construímos o galpão para atender sua necessidade, disponível 6 lotes de 500m ² ou total 3.000m², contrato de locação de no mínimo 5 anos, valor de R$ 17,00 o metro. Bairro industrial com fácil acesso a rodovia D. Pedro I. Oportunidade de negócio. R$ 2.000.000,00

29


Classificados

Previna-se contra a Gripe aqui na Belém! Álcool Gel - Preventivo da Gripe A Goji Berry - Fonte de vitamina C e antioxidante Praça da Bandeira, 127 - Centro - Itatiba/SP

(11) 4524-7700 | (11) 4538-0443

30


31


Maternidade X trabalho: um desafio que vale encarar

O Karina Duarte

MULHER

Graduada em Matemática pela USF e pós- graduada pela FGV em Investimentos Financeiros.Estudou Empreendedorismo Corporativo, em Boston nos EUA.

tempo acabou. Você está feliz e completa com seu bebezinho, relembrando os grandes momentos vividos, de sentimentos intensos, mas, o desafio agora é encarar o fim da licença maternidade. Hora de retornar ao trabalho e saber conciliar o papel de mãe com o de profissional. Sabemos que essa tarefa não tem nada de simples, pois nem sempre as mamães sentem-se preparadas para essa retomada. A sensação de angústia e conflito interno é latente na maioria das mães, porque, de um lado, está a carreira profissional e tudo o que a mulher conquistou até aquele momento – inclusive a independência financeira. Muitas mães são alicerce de família. Por outro lado, tem a maternidade, que sempre foi desejada, o cuidado e o prazer de estar com o seu bebê. As mulheres e mães acumulam muitas funções e se cobram por todas elas, o que gera culpa e a sensação de ter deixado alguma coisa por fazer. Isso pode trazer consequências negativas, como a depressão. Mesmo assim, nem sempre a melhor saída é parar de trabalhar. O importante é ter presente, desde o início da gravidez (ou até antes dela, quando for planejada), como a mulher e mãe pretende lidar com a nova rotina e com o seu trabalho, após o nascimento do bebê. É importante também preparar-se para o inesperado, como a ausência

32

da pessoa que estaria disponível para ficar com o bebê, por motivos alheios à vontade. Aliás, esse é um aspecto essencial na nova fase: quem vai ficar com o bebê? Ele – e a mamãe - precisa de uma rotina, para sentir-se acolhido e protegido. O ideal é que uma mesma pessoa cuide do bebê, transmitindo-lhe segurança para influenciar diretamente na sua saúde psíquica. Se não puder ser a mãe, que seja alguém que ao menos tenha consciência da importância de um acompanhamento afetivo e de cuidados especiais. O bebê deve ficar em casa com a babá? Com um parente? Ou é melhor deixá-lo no berçário? Essa é outra escolha difícil e alguns pontos precisam ser levados em conta. Se a mãe não se sente segura em deixar o bebezinho com uma babá ou não tem ninguém de confiança para tomar conta dele, é importante que faça visitas a vários berçários e eleja aquele que, claramente, ofereça pessoas treinadas, ambientes arejados, poucas crianças, muita higiene e uma proposta pedagógica que favoreça o desenvolvimento do bebê. As mães devem buscar o maior número de informações e orientações nesse momento para sentirem-se seguras e amparadas em suas escolhas, além de fortalecidas para o retorno à rotina profissional. Por isso, há 9 meses para preparar

esse novo cenário, entrando em contato com as próprias questões, como os medos e as angústias que fazem parte desse momento da separação do bebê. Planejar com calma, ter ao lado pessoas que ajudem a pensar contribui muito para a segurança e o equilíbrio emocional das mães, dos bebês e de toda a família. Afinal, quem foi que disse que mulher pode se dar ao luxo de ser o sexo frágil?


33


Rio+20 e a agricultura familiar

Renata Invenzioni

SUSTENTABILIDADE

Engenheira Ambiental rinvenzioni@yahoo. com.br

34

Foto: www.blogdosereno.com.br

A

Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, ocorrida no último mês de junho, no Rio de Janeiro, teve como objetivos renovar a agenda e os compromissos políticos mundiais, avaliar os progressos e as lacunas deixadas nos últimos anos, traçando as novas medidas de sustentabilidade a serem adotadas para a próxima década. Muitos assuntos foram tratados, mas dois temas mereceram destaque: • Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. • Economia verde no desenvolvimento sustentável e na erradicação da pobreza. O primeiro tema buscou alcançar melhorias para a coordenação de atividades voltadas aos diferentes setores - econômico, social e ambiental. Foi discutido, inclusive, como essas três áreas podem se organizar de forma conjunta, alcançando o desenvolvimento sustentável. Já o segundo tema teve por objetivo mostrar que a economia verde estabelece-se como um instrumento de aplicação de programas e políticas para o desenvolvimento sustentável dos países participantes da ONU, buscando a erradicação da pobreza e englobando as ações de cunho social. A economia verde tem entrado fortemente no mercado mundial como soma de alternativas. Adicionando-se a preocupação social aos pilares do desenvolvimento sustentável, a agricultura familiar é um bom exemplo de aplicação para o tema. A agricultura familiar consiste na prática de desenvolver atividades agrícolas sustentáveis em pequenas áreas rurais familiares, através de incentivo do Governo e a anuência do sindicato de cada categoria. Tornou-se um instrumento de política pública como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e a criação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A agricultura familiar não é uma atividade conhecida recentemente, mas o desenvolvimento e a aplicação de seu conceito são relativamente novos no Brasil. Durante a conferência da ONU, na praça da biodiversidade, os agricultores familiares de todo o país apresentaram e comercializaram seus produtos elaborados com matérias primas naturais, feitos a partir do látex, da castanha do Brasil, dentre outros produtos provenientes da caatinga, do cer-

rado e da Mata Atlântica, o que inclui a atividade como empreendedorismo sustentável e acrescenta valor à renda do agricultor. Para tanto, o uso de materiais reciclados, sobras e resíduos, é fundamental e torna-se exemplo de otimização dos recursos. Outro ponto apresentado na conferência, relacionado ao tema, são as tecnologias adotadas para o desenvolvimento do cultivo das espécies. Com o intuito de otimizar também o processo produtivo das áreas, melhores práticas agrícolas, novas sementes, máquinas modernas e trato do agricultor são introduzidos ao cultivo. Sendo assim, vale lembrar que a agricultura familiar no Brasil representa hoje cerca de 38% do valor bruto de produção gerada e destaca-se como a grande fonte fornecedora de alimentos para o país, sendo a Bahia

e Minas Gerais os estados com os maiores números de estabelecimentos destinados à agricultura familiar (dados do Censo Agropecuário de 2006). Essa prática, ainda pouco divulgada, necessita de gerenciamento para seguir à mesma velocidade do processo de transformação do Brasil. É necessário um número maior de pessoas aptas a trabalharem pela causa, contribuindo ao desenvolvimento sustentável do país. Atender a essa demanda é algo gratificante e harmonioso para o modelo de desenvolvimento brasileiro e exige apoio e força de vontade para que o processo seja contínuo, transformando ideias em soluções para a erradicação da pobreza de nossa nação como modelo a ser seguido mundialmente.


35


A

INFORME-SE

ssim como em cada contexto existe um mundo de siglas e jargões, o segmento imobiliário também apresenta, muitas vezes, expressões próprias. Confira aqui uma seleção de termos utilizados por esse ramo para ajudar você – investidor, proprietário de área, comprador e incorporador – a inteirar-se dos significados e saber em quais situações empregá-los. Habite-se: autorização dada pela prefeitura para que se possa ocupar e utilizar um imóvel recém-construído ou reformado. A autorização só é emitida depois de o imóvel ter sido vistoriado por fiscais de obra (que comparam a construção com o projeto aprovado) e de serviços públicos (corpo de bombeiros, companhia de luz, água e esgoto). Memorial de incorporação: é o documento descritivo da obra projetada, especificando os acabamentos da edificação, segundo modelo confeccionado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Antes de negociar as unidades autônomas, o incorporador deve arquivar o Memorial no cartório competente de Registro de Imóveis. VGV (Valor Geral de Vendas): é um valor calculado pela soma do valor potencial de venda de todas as unidades de um empreendimento a ser lançado. Indica se o empreendimento é ou não viável do ponto de vista comercial. O VGV auxilia na definição do orçamento da obra, das verbas administrativas da incorporadora, no desempenho da empresa no mercado, dentre outros aspectos.

36

O “dicionário” do segmento imobiliário Levantamento topográfico e planialtimétrico: demonstra as dimensões reais do terreno, seus desníveis e sua vegetação. Com esse estudo é possível analisar em qual direção deve-se construir e o real aproveitamento da área. Zoneamento: divisão de um município em zonas com características urbanísticas (destinação, tipo de construção e de atividade) específicas: residencial, comercial, mista (comercial e residencial), industrial, área de preservação cultural, de preservação de mananciais etc. IPTU: Com nomes diferentes conforme o município do país - Imposto Predial e Territorial Urbano, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana e outras variações -, é uma taxa baseada no valor venal do imóvel cobrada dos proprietários pela prefeitura. Planta baixa: é a projeção que se obtém quando cortamos, imaginariamente, uma edificação com um plano horizontal paralelo ao plano do piso. Trata-se de um desenho que demonstra todos os elementos da construção como paredes, portas, janelas e outras convenções previstas na Norma de Desenho da ABNT. Imagine uma casa. Agora efetue um corte na horizontal a 1,5m do piso e retire a tampa e olhe por cima. A partir da planta baixa são feitos os lançamentos dos demais projetos complementares de instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, telefônicas, prevenção e combate a incêndio, sistema de proteção a descargas atmosféricas, sonorização, segurança, assim como o cálculo estrutural e de fundações

de uma obra. Taxa de ocupação do terreno: é um dos sete parâmetros urbanísticos de ocupação presentes no Plano Diretor Urbano e Ambiental de qualquer cidade. Por definição do Plano, a taxa de ocupação máxima do terreno é a relação entre as projeções máximas de construção, excetuando-se os beirais, e a área do terreno onde se implanta a edificação. Não está diretamente ligada ao número de pavimentos de uma edificação, como muitas pessoas chegam a confundir. Se os pavimentos superiores estiverem contidos dentro dos limites do pavimento térreo, o número de pavimentos não fará diferença nenhuma nessa taxa. Se, ao contrário, um ou mais pavimentos tiverem elementos que se projetam para fora, então a taxa de ocupação será alterada. INCC (Índice Nacional de Custo da Construção): índice elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, tem a finalidade de apurar a evolução dos custos das construções habitacionais. Usualmente é utilizado para correção dos contratos de compra de imóveis, enquanto a obra está em execução. CND (Certidão Negativa de Débito): é um documento de documentos emitido pela Receita Federal, que tem como objetivo comprovar que a pessoa não possui débito junto aos órgãos públicos. Também serve para comprovar a regularidade fiscal e cadastral da empresa perante a Secretaria da Receita Federal. Fontes: João Fortes Engenharia www.mzweb.com.br e www.portalvgv.com.br


37


38


39


40


41


Foto: www.globalhousing.com.br

TECNOLOGIA & CONSTRUÇÃO

Sistema de construção inovador e sustentável

O

sistema construtivo Concreto/ PVC é uma solução otimizada para habitações populares, galpões industriais, creches, escolas, unidades básicas de saúde, canteiro de obras, sanitários comunitários, dentre outras obras. A principal característica desse sistema é a rapidez: levam-se cerca de 8 dias para construir uma habitação de 50m². Outras vantagens são o baixo risco para as construtoras e a grande facilidade de montagem. Como o sistema é industrializado, os kits saem da produção já pré-montados. Inovador e versátil, o sistema construtivo proporciona uma nova maneira de projetar e de construir. Desenvolvido pela Global Housing International, em Araquarí, ao lado de Joinvile, SC, a técnica tem base em

42

sistemas aplicados no Canadá e nos Estados Unidos e vem sendo bem aceito em todo o Brasil. O sistema Concreto/PVC atende aos critérios de desempenho estabelecidos na norma NBR 15575-4/2008 e também à diretriz SINAT 004, considerando sua aplicação em unidades residenciais térreas, assobradas, isoladas ou geminadas. Formado por perfis leves e modulares de PVC de simples encaixe, o sistema é preenchido por concreto, resultando em um produto de elevada resistência e com inúmeras qualidades, totalmente industrializado e compatível com qualquer projeto. Oferece alta produtividade, uma vez que facilita a administração de materiais, mão de obra e transporte. Proporciona uma construção rápida e limpa, evita desperdícios e reduz o

impacto ambiental, além de o PVC ser um produto reciclável.

Confira estas vantagens:

• Respeito ao meio ambiente • Baixo custo • Isolamento termo acústico • Alta resistência e durabilidade • Rapidez na montagem • Conforto e tecnologia • Indicado para qualquer clima ou terreno • Resistente à umidade • Imunidade a cupins, mofo, fungos e corrosão • Não propaga o fogo • Fácil limpeza - lavagem com água e sabão - e não precisa pintar • Adaptável a qualquer projeto de arquitetura • Possibilita ampliações

Fonte: www.globalhousing.com.br

Você pode conhecer essa novidade de perto. É só visitar a casa pronta, que ficará disponível na 1ª ExpoNegócios de Itatiba, no Itatiba Esporte Clube, nos dias 4 e 5 de agosto.

Entrada Franca


43


M Nilse Bernal

INFORME-SE

Escritora, radialista e ex-funcionária da Caixa Econômica Federal

uitos equipamentos de segurança e parafernálias eletrônicas podem ser usados para controlar e analisar riscos de invasão, vandalismo e assalto a condomínios. Contudo, a mais importante das iniciativas nessa área é a conscientização dos próprios condôminos sobre a importância de respeitar as normas e regras de seguranças estabelecidas. Sempre tem aquele que se coloca acima das regras, passando por cima delas. A falta de colaboração ou negligência dos próprios moradores pode abrir brechas para fragilizar os esquemas de vigilância estabelecidos. Em primeiro lugar, é necessário fazer um trabalho interno para, posteriormente, serem tomadas as providências que listo abaixo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública-SP e o SíndicoNet (http://www.sindiconet.com.br). Confira: • A seleção de pessoal doméstico e do condomínio deve ser severa, verificando-se a veracidade das fontes de referência, e se não existe antecedentes criminais dos candidatos. Dar preferência aos que possuam cursos de formação e treinamento. • Cadastrar todos os condôminos com dados pessoais, dos veículos e até de parentes próximos, para uso em caso de emergência. • Estabelecer o sistema de identificação com crachá para todos os visitantes, com assinatura do condômino visitado. • Orientar adequadamente porteiros, zelador e funcionários em geral. O pessoal de zeladoria, principalmente aqueles que desempenham funções na portaria do prédio, deve ser alertado para os diferentes disfarces e as formas de abordagem dos bandidos e devem estar capacitados para tomar providências urgentes quando necessário. • Acompanhar o andamento de todos os trabalhos realizados no lugar. Em caso de obras no condomínio, contratar uma empreiteira, identificando os funcionários que serão alocados, antes do começo da obra. Exigir o uso de crachá com foto e, antes da obra, orientar porteiros e zelador a só deixar entrar os funcionários que foram identificados previamente pela empreiteira. • Realizar a reciclagem e o treinamento periódicos de seus funcionários com foco na segurança do condomínio. • Desenvolver reuniões periódicas com os condôminos a fim de despertar a consciência para a segurança de todos. • Dar o mesmo treinamento de segurança aos funcionários que possam vir a substituir, mesmo

44

que temporariamente, o porteiro. Assaltantes já têm explorado essas ‘’brechas’’: entrar em momentos em que percebem funcionários que não os porteiros na guarita. • Treinar perfeitamente os funcionários para o uso dos equipamentos e sistemas de segurança. Muitos condomínios desperdiçam dinheiro em equipamentos que os empregados não sabem utilizar corretamente. • Sugere-se a instalação, na entrada do condomínio, de caixa ou abertura para encomendas, evitando a entrada do entregador. • Deixar o aparelho de gravação de fitas do circuito fechado de TV em uma sala trancada, da qual os funcionários não tenham a chave. Já ocorreram vários assaltos em que os ladrões fizeram o zelador ou o porteiro entregar a fita de gravação. • Sempre atualizar procedimentos de segurança, porque métodos criminosos mudam, se adequam às medidas de segurança dos condomínios. Portanto, mesmo instalado um sistema de segurança, com equipamentos, procedimentos e infraestrutura, o condomínio não deve nunca se acomodar. A revisão desses tópicos precisa ser permanente. Muitos casos de invasão a condomínios ocorrem quando marginais usam a técnica de se disfarçarem de empregados de concessionárias de serviços públicos. Por isso, é necessário verificar se foi realmente solicitado o serviço, pedir o crachá com foto, observar atentamente se o documento apresentado não tem características duvidosas. É melhor impedir a entrada, se o serviço não foi solicitado, do que colocar em risco a vida dos moradores. Nem sempre as pessoas bem vestidas são de confiança. Elas aproveitam-se da entrada de algum pedestre, empregado ou da abertura do portão da garagem. Ao liberar a entrada de pessoas autorizadas, é preciso observar se tem algum oportunista por perto. Alguns usam a técnica de se fazerem de conhecidos da pessoa que tem acesso aos condomínios para enganarem o porteiro e entrarem com ela. Puxam conversa com o morador para se passarem por amigos ou familiares. Em caso de dúvida, o porteiro deve perguntar se a pessoa está autorizada a entrar com o morador ou não. Nos casos de sequestros, os bandidos se escondem no banco de traz do carro do morador e o obrigam a levá-los para sua residência, saindo, em seguida, carregados com os pertences roubados da casa. Em certas situações, fazem a vítima ir

Foto: www.shutterstock.com.br

Segurança em condomínios: todo cuidado é pouco

e voltar várias vezes com o próprio carro levando bagagens. Caso perceba-se um movimento atípico do morador, é fundamental verificar se ele não está sofrendo alguma coação. Vale pedir aos moradores que, sempre que passarem pela portaria, abram os vidros do carro. Residências que fazem divisa com terrenos vazios ou de fácil acesso devem ter câmeras e muros altos, pois essas brechas também são utilizadas para invadir as casas. Carros clonados também são uma estratégia comum, adotada pelos assaltantes. Eles observam o morador e, para a invasão, usam um carro com a mesma cor e modelo, seguindo a rotina da pessoa, o horário em que ela chega, buzinando como se tivessem esquecido o controle remoto, o que confunde o porteiro. Já existem sistemas eletrônicos que podem identificar se o carro é realmente do morador, liberando ou não a sua entrada automaticamente. Como já dissemos existem vários recursos tecnológicos para colaborar na manutenção da segurança, mas o bom senso e o espírito observador dos que trabalham nesse setor são essenciais para evitar manobras daqueles que usam de várias armadilhas para confundir e enganar as pessoas. Você, morador ou administrador de condomínios, mantenha seu pessoal bem informado e treinado e acompanhe de perto os que frequentam o lugar, para que não sejam usados como informantes ou facilitadores da ação de criminosos.


Expositores piso superior

Expositores piso principal

O Nosso muito obrigado as 80 empresas expositoras!

Área externa

Praça de alimentação

45


46


47


48


49


Palestras & W O valor do conhecimento

No Brasil, existem apenas 143 mil pessoas com patrimônio acima de 1 milhão de reais. Isso representa 0,006% da população. E pode ter certeza que, para 99% dessas pessoas não existe domingo ou qualquer feriado. Todos os dias são úteis, estão sempre antenadas para descobrir coisas novas para aumentar o patrimônio e qualidade de vida. E se você tivesse acesso a conhecimentos que permitissem seu crescimento pessoal e profissional, chance de agregar valor na sua vida e que ainda potencializassem seu currículo? Não perca a grande oportunidade e faça já sua reserva para as palestras e Workshops INSPIRATION DAY da 1ª ExpoNegócios. Inscrições pelo credenciamento: www.exponegociositatiba.com.br

Palestras - Sábado 04/08 ROBERTO GUIMARÃES Os 5 Segredos da Inovação

11:20 h

Felicidade no Trabalho, Produtividade e Qualidade de Vida

12:20 h

JEORGE KARWASKI

BOB FLORIANO

Vendas - Supere Obstáculos e Venda Cada Vez Mais

Quem Fala Bem se Dá Bem

13:20 h

14:20 h

ROBERTO CARUSO

LÚCIA HELENA

Excelência Comportamental para a Gestão de Talentos

Alta Performance em Atendimento ao Cliente

15:20 h

16:20 h

PRISCILLA DE SÁ

IVAN DE MARCO

Liderança Feminina - Os Segredos de Liderança de uma Lenda Viva

17:20 h

50

ALEXANDRE POLACHINI

Mentes Vencedoras

18:20 h


Workshops Palestras - Domingo 05/08 MARCELO BRANDÃO

EDUARDO COLLINETT

Marcas e Patentes no Mundo Globalizado

Networking

11:20 h

12:20 h

FERNANDO ROSA

PEREIRA VENCENDO

Realização de Metas

Vencendo, uma Questão de Atitude

13:20 h

14:20 h

RICCARDO OLIVEIRA

BRUNO GOBBI

A Construção da Equipe dos Sonhos

15:20 h MARY PEREIRA Lider Premium

17:20 h

Marketing 3.0 Online - Como as grandes empresas atuam nas redes sociais.

16:20 h

Garanta já a sua vaga!

visitantes@ exponegociositatiba.com.br Acesse: www.exponegociositatiba.com.br Informações: 11 4594-3057/ 4594-1952

Workshops CLEVERTON GOMES A Importância da Charge na História Sábado

14:00 h

THIAGO BARROS

Magia de bolso - Aprenda números de ilusionismo e impressione seus amigos Domingo

14:00 h

51


52

Revista Imoveis e cia - Julho 2012  

Revista Imoveis e cia - Julho 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you