Page 13

Junho - 2019

13

CULTURA

A Heráldica na FAB O INCAER já realizou 280 pareceres técnicos para criação e modificação de símbolos heráldicos Ten JOR João Elias

No Comando da Aeronáutica (COMAER), a atividade de Heráldica está inserida no Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando da Aeronáutica (SISCULT), tendo como Órgão Central o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER). Para efeito de instrução, são classificados como símbolos heráldicos os emblemas, estandartes, flâmulas, selos, galhardetes, logotipos, insígnias representativas de autoridades, distintivos de Organização Militar (OM), de condição especial e de curso.

Entre os símbolos mais representativos da FAB estão: o Gládio Alado, cuja origem remonta à criação da 5ª Arma do Exército (Aviação), em 1927; o Cocar da Força Aérea Brasileira; o Brasão do Comando da Aeronáutica e o Estandarte do Comando da Aeronáutica. As bolachas e os símbolos comemorativos também compõem os símbolos representativos das OM e, apesar de não serem classificados como símbolos heráldicos, são normatizados pela mesma Instrução, a ICA 903-1/2017, que padroniza os “Símbolos Heráldicos do Comando da Aeronáutica”.

O Cocar tem a finalidade de distinguir as aeronaves militares da Força Aérea Brasileira, conforme definido na Convenção de Genebra de 1907 e de acordo com a legislação específica em vigor.

O Estandarte do Comando da Aeronáutica tem a finalidade de representar a Instituição em desfiles militares, no recebimento de comendas, entre outros eventos.

“As Organizações Militares interessadas em criar ou alterar um símbolo heráldico deverão elaborar um desenho em cores, um desenho em negrito, em que só apareçam as linhas que o contornam, e uma descrição heráldica dos atributos e figuras representadas no símbolo proposto”, ressalta

O Brasão tem a finalidade de representar simbolicamente o COMAER. Poderá ser aplicado em papéis de expediente e objetos de uso interno, e, ainda, àqueles distribuídos como brindes em solenidades especiais.

o Subdiretor de Cultura do INCAER, Major-Brigadeiro José Roberto Scheer. Para auxiliar nessa tarefa, o INCAER, por meio do SISCULT, disponibiliza, em sua página ofi cial (www. incaer.intraer), uma nova ferramenta denominada template que possibilita ao usuário confeccionar o símbolo heráldico desejado, dentro de padrões estipulados na ICA 903-1/2017. Na sequência, são realizados os pareceres técnicos pela Seção de Museologia da Divisão de Patrimônio Cultural, da Subdiretoria de Cultura do INCAER. Desde o início da atividade, o INCAER já realizou 280 pareceres técnicos para criação e modificação de símbolos heráldicos. O objetivo desse trabalho é preservar a história da Instituição, suas tradições e memórias, estimulando a propagação dos valores e consolidando a imagem da FAB junto à sociedade brasileira.

Profile for Força Aérea Brasileira

NOTAER - Junho de 2019  

TÁPIO - Exercício Operacional realiza treinamentos para missões de paz

NOTAER - Junho de 2019  

TÁPIO - Exercício Operacional realiza treinamentos para missões de paz

Profile for portalfab