Aerovisao 253 JUL/AGO/SET

Page 28

Papel da EaD nas escolas EAOAR e ECEMAR Na EAOAR, o que muda na estrutura dos cursos de capitães é a ampliação no tempo de formação do já existente curso de aperfeiçoamento oferecido a capitães, que aumenta de quatro meses presenciais, para um ano e quatro meses, sendo o primeiro ano realizado por módulos de Educação a Distância. A ideia é que a EaD acrescente conteúdos para o já existente curso de lato sensu, que tem validade de MBA. O comandante interino da EAOAR, Tenente-Coronel Aviador Helmer Barbosa Gilberto, avalia como o ensino à distância possibilita melhorias para a pós-formação dos oficiais intermediários. “O ensino a distância irá complementar o curso presencial. Serão dois módulos a distância, na especialização de ‘Gestão de Projetos e Processos’. O primeiro módulo será realizado por uma universidade contratada. Já o segundo, de ‘Metodologia Científica e Produção Textual’, tem o objetivo de promover o pensamento crítico do aluno e será gerenciado pela própria UNIFA, por meio do novo Núcleo do Centro de Ensino a Distância (NUCEAD), órgão recém-criado pela FAB para atender à demanda de uma formação continuada nas escolas da UNIFA”, completa. Já na ECEMAR, responsável pelos cursos de formação de oficiais superiores, as principais mudanças ocorrem no Curso de Comando do Estado-Maior (CCEM) e no Curso de Altos Estudos Militares (CAEM), este último criado para substituir o antigo Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA).

28

Jul/Ago/Set/2017

Aerovisão

Mudanças no CCEM Ainda atendendo à ideia de educação continuada na formação de oficiais superiores, em um nível mais estratégico, o CCEM permanece. Porém um novo curso realizado a distância, o Curso Básico de Comando e Estado-Maior (CBCEM), surge em substituição ao antigo estágio preparatório (EPCCEM), que ocorria em momento anterior ao CCEM. O CBCEM passa a contemplar um MBA de “Planejamento e Gestão Estratégica” como novidade. Terminada a etapa do CBCEM, o oficial estará apto a realizar o curso presencial, que inclui o módulo de Doutrina Básica da Força Aérea. No período presencial do CCEM, a grande mudança é a proposta que envolve a parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA), da UNIFA. Agora os alunos têm a opção de realizar disciplinas do primeiro ano do mestrado profissional, de forma conjugada com o CCEM. Ao final do segundo ano do CCEM, os alunos que se interessarem pelo mestrado podem se submeter a uma seleção e, após o desenvolvimento da dissertação, obter o grau de mestre pela FAB, em um programa credenciaBrigadeiro Arnaldo, Comandante da UNIFA, defende que o novo currículo pedagógico deve especializar os militares em análise de problemas e busca por soluções

do pela CAPES. Na nova estrutura, os demais alunos do CCEM que não se interessarem pelo mestrado, cursam no mesmo período uma especialização em Ciências Aeroespaciais. Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Coronel Aviador Hudson Ávila Diniz, “para 2019, sincronizamos os calendários do PPGCA com o da ECEMAR. A ideia é que, enquanto os alunos do CCEM estiverem fazendo a nova especialização em Ciências Aeroespaciais, os voluntários para o mestrado estejam fazendo o mestrado juntamente com outros militares que passaram no processo seletivo em 2018”, explica. O comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, avalia as principais vantagens na modificação do curso CCEM. “A principal diferença em relação à formação anterior é que atualmente o aluno passa por uma formação anterior de um ano à distância, em um curso básico dentro de um processo de MBA, podendo já chegar na ECEMAR qualificado com um diploma de MBA. Outra novidade é que no final do período do ensino a Cabo Andre Feitosa / Agência Força Aérea

as capacidades introduzidas no momento pertinente da carreira, para que o oficial possa ocupar determinadas funções. As competências vão ascendendo no campo operacional, estratégico, até chegar nos campos político e tático, próprios do curso de altos estudos militares”, complementa o Brigadeiro Arnaldo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.