Page 29

2015. Uma semana antes, farei uma etapa do Circuito Mundial de Triatlo no México para chegar à Coreia com bom ritmo de prova”, conta o atleta, em fase intensa de treinamento. O ciclismo será uma das modalidades mais fortes nos Jogos. A equipe é formada 100% por militares da FAB, com 10 atletas no masculino e seis no feminino. A Sargento Janildes Fernandes foi a primeira ciclista brasileira a colocar o Brasil no primeiro lugar do pódio em uma competição internacional. Ela foi a campeã do Tour de San Luis, na Argentina, no início do ano. Para a coordenadora da equipe, Tenente Renata Mattoso Gavinho, a expectativa é grande. “Estamos contando com sete medalhas nos Jogos”, promete. A Sargento Janildes é de uma família que há 12 anos manda representantes para competições olímpicas. Na equipe da FAB estão Janildes, a irmã Clemilda e uma prima, além de mais duas militares. “Nós não competimos entre a família. Sempre que estamos juntas em uma corrida, procuramos nos ajudar”, afirma a Sargento Clemilda. Veterana de três Olimpíadas, a Sargento Janildes explica o que é preciso para se manter no topo do esporte. “Determinação e empenho nos treinos são prioridades em minha vida. O que me inspira mais ainda é o fato de ser militar. É uma motivação”, diz a ciclista.

de olho em 2016 Bicampeão da Maratona de Nova Iorque, Marilson Gomes dos Santos agora veste a farda de sargento e sonha com a medalha olímpica nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Em 2012, nas Olímpiadas de Londres, ele conseguiu a quinta colocação. “O sonho de qualquer atleta é ganhar uma medalha olímpica. A de 2016 vai ser ainda mais especial por ser realizada no Brasil. Hoje, esse é meu principal objetivo”, revela. Fora dos Jogos Mundiais Militares da Coreia por conta de uma lesão na panturrilha, ele diz não se afastar do seu lado militar. “Identifiquei-me muito com o fato de ser militar. Eles possuem características que todos os atletas devem ter para conseguir um bom resultado. No meu caso: disciplina, coragem, determinação, rotina e foco”, finaliza o Sargento Marílson. jogos mundiais militares Os Jogos Mundiais Militares são organizados pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM). O primeiro aconteceu em 1995, em Roma, na Itália, como celebração dos 50 anos do final da Segunda Guerra Mundial. A Coreia é sede da sexta edição dos jogos, que também já passaram por Hyderabad (Índia), Zagreb (Croácia), Catânia (Itália) e Rio de Janeiro.

A equipe de atletas da FAB é composta por militares convocados, como o maratonista Marilson dos Santos, e por militares de carreira, como o Coronel Júlio e o Cadete Ariel Kaczmark.

Aerovisão

Jul/Ago/Set 2015

29

Profile for Força Aérea Brasileira

AEROVISÃO nº 245 jul/ago/set - 2015  

Mais que um caça

AEROVISÃO nº 245 jul/ago/set - 2015  

Mais que um caça

Profile for portalfab