Issuu on Google+

Preparador Físico Área: Educação Física e Esporte


Preparador FĂ­sico


Pรกgina 4


Pรกgina 5


Pรกgina 6


Pรกgina 7


Pรกgina 8


Pรกgina 9


Pรกgina 10


Pรกgina 11


Pรกgina 12


Preparador Físico Área: Educação Física e Esporte

Página 13


Preparador Físico

Área: Educação Física e Esporte

Avaliação física, prescrição de exercício, preparação física de equipe ou atleta.

Anatomia, fisiologia, cinesiologia e psicologia do esporte.

Relação interpessoal, equilíbrio emocional, ética no trabalho, proatividade, dedicação, responsabilidade e determinação.

Página 14


Preparador Físico

Área: Educação Física e Esporte

Atua em clubes esportivos e recreativos, equipes esportivas.

Educador Físico.

Comunicação, equilíbrio emocional e facilidade em relações interpessoais.

Página 15


Planejamento e Gestão de Carreira

Fisiologia do Exercício

Cinesiologia

Escolher a carreira certa é uma decisão difícil para muitas pessoas, e o que pode ser ainda mais complicado é saber as metas a serem traçadas para alcançar o sucesso profissional. Em muitos casos a pessoa opta por um trabalho apenas pela questão da remuneração, o que pode ocasionar em insatisfação no trabalho e na vida pessoal. Por isso, é sempre importante planejar os resultados que se deseja alcançar e trabalhar para que os abjetivos sejam atingidos, desta forma o profissional consegue destaque no mercado de trabalho e a consequente satisfação em todos os segmentos de sua vida. De acordo com Edvaldo de Farías, autor do livro Planejamento e Gestão da Carreira Profissional, fazer planos e também saber gerenciar a carreira significa se proteger de futuros fracassos.

A diversidade entre os seres humanos sempre foi alvo de estudos/discussões e os assuntos variam desde humor negro até questões biológicas e socioculturais. Uma das maiores controvérsias acontece quando comparamos homem e mulher, tanto que o conceito de gênero surgiu em função (entre outros motivos de ordem política) da subordinação e da desigualdade existente nas relações entre os sexos. Atualmente, as atividades atléticas estão muito mais acessíveis e têm demonstrado resultados surpreendentes, levando os pesquisadores a se questionarem sobre as diferenças na capacidade física entre mulheres e homens. Os temas mais abordados têm sido com relação à composição corporal e desempenho atlético. Este curso oferece o conhecimento sobre fontes energéticas, metabolismo aeróbio e anaeróbio, sistema cardiovascular, sistema respiratório e muito mais.

A cinesiologia é a ciência que tem como enfoque a análise dos movimentos do corpo humano; é uma terminologia criada em 1964 para ser usada por quiropatas, osteopatas, fisioterapeutas, médicos, dentistas e outros terapeutas que têm permissão para elaborar um diagnóstico. O nome cinesiologia vem do grego kínesis = movimento + logos = tratado, estudo. Por meio da cinesiologia é possível avaliar não somente o ser humano, mas todos aqueles constituintes de movimentos. Assim, os estudos mostraram que a marcha de equinos é similar à marcha humana por meio do estudo: Comportamento angular do andar de crianças com síndrome de Down após intervenção com equoterapia.

Página 16


Preparador Físico

Área: Educação Física e Esporte

Fisioterapia Desportiva

Voleibol: Iniciação e Formação de Equipes

Treinamento Abdominal

Raramente uma lesão é tão leve a ponto de tornar desnecessária alguma forma de reabilitação por meio da fisioterapia desportiva. Normalmente, quanto mais séria for a lesão, mais prolongada e necessária será a prática da fisioterapia. A fisioterapia desportiva trata-se da reabilitação de atletas amadores e profissionais, buscando restaurar lesões musculoesqueléticas, atuando tanto na prevenção como na póscirurgia. A participação segura dos atletas nas competições é a principal meta para os fisioterapeutas e é a eficácia da fisioterapia desportiva no período de recuperação, tanto após uma cirurgia quanto após um traumatismo, que geralmente determina o grau e o sucesso da futura competição atlética do paciente.

Assim como nos demais esportes, o voleibol proporciona o espírito de compartilhar e trabalhar em equipe. Contudo, por ser um esporte de prática fácil, muitos desconhecem as técnicas e cronologia de fundamentos aplicada durante o jogo. Com o aprendizado do Voleibol, suas regras e aspectos táticos são possíveis desenvolver o contexto neuropsicomotor de um indivíduo, uma vez que também pode ser utilizado como ferramenta de sociabilidade, sendo um esporte coletivo e competitivo, capaz de promover a descontração e prazer. O curso tem como principal objetivo trabalhar o esporte desde seu início e história, até a formação de equipes.

Em busca do corpo perfeito, pessoas realizam atividades físicas exaustivas e perigosas para o bem-estar da saúde. Cada vez mais, é necessário saber os cuidados na hora da musculação. O curso Treinamento Abdominal, tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a musculatura abdominal, de sua avaliação ao seu recrutamento, da sua função à sua ação. O conteúdo programático dispõe do estudo da anatomia dos músculos da parede abdominal, semitendinoso, bíceps femural, anatomia da coluna, as vértebras lombares e as vértebras torácicas, ligamentos da coluna vertebral, a função dos músculos flexores do quadril nos exercícios abdominais, velocidade e controle do movimento, intervalo de descanso, entre outros.

Página 17


Preparador Físico

Área: Educação Física e Esporte

Psicologia do Esporte

Obesidade e Atividade Física

Atividade Física para Hipertensos

O crescente interesse pela prática da Psicologia do Esporte tem transferido a discussão sobre seus fundamentos teóricos para um plano secundário. Ao longo das últimas décadas, a Psicologia do Esporte foi definida como o estudo científico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos e de exercício e as aplicações práticas de tal conhecimento (Gill, 1979). Ainda que concisa essa definição traga em si conceitos que fundamentam a Psicologia em um universo específico como é o Esporte. Isso reforça a influência que a personalidade, o comportamento e fatores sociais têm sobre a atitude numa variedade de contextos esportivos, voltando-se para situações do esporte e atividade física, especificamente educação, reabilitação e treinamento. Por isso, neste curso foram incorporados trabalhos da psicologia do desenvolvimento, cognitiva e neuropsicologia.

Caracterizada como uma epidemia mundial a obesidade infanto juvenil no Brasil cresceu 240% em 20 anos, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O consumo de alimentos industrializados, sedentarismo e a falta de acompanhamento nutricional só fazem aumentar esse número no país. Isso porque, hoje a dieta de alto valor calórico, caiu na preferência das crianças por ser mais saborosa. O problema é que os pais não levam em consideração a vida sem a prática de exercícios físicos, o que sem dúvida acomoda os filhos. O curso oferece ao profissional de Educação Física o conhecimento sobre obesidade, anorexia, bulimia, exercício físico, princípios de uma alimentação saudável e muito mais.

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que, 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais dizem sofrer de hipertensão. No total da população adulta, o percentual de pessoas que se declaram hipertensos é de 24,4%. A pesquisa, que foi realizada com 54 mil pessoas nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal, mostra um crescimento da autodeclaração da doença em todas as faixas etárias em um comparativo entre 2006 e 2009. E, para prevenir a doença é preciso bem mais do que o controle na alimentação, e sim uma atividade saudável que pode contribuir para o funcionamento do corpo. Caminhadas, dança, e exercícios em que utilize grandes músculos do corpo associado a uma exigência do sistema cardiorrespiratório são os mais indicados.

Página 18


Preparador Físico

Área: Educação Física e Esporte

Musculação: do Iniciante ao Avançado

Relações Interpessoais no Trabalho

Administração do Tempo

A musculação ou exercícios resistidos pode ser aplicado a todos os tipos de pessoa, independentemente de sua idade, sexo, cor ou outro. As respostas fisiológicas encontradas em indivíduos submetidos a um treinamento com exercícios resistidos são as mais diversas e não podem ser definidas com precisão, pois cada indivíduo possui sua individualidade biológica. O curso Musculação: do iniciante ao avançado, aborda desde a concepção dos conceitos fisiológicos a respostas encontradas nas diversas populações. Os objetivos da musculação em seus diferentes estágios geram respostas em períodos diferenciados quando o aluno é iniciante ou quando ele é avançado.

Algumas empresas enfrentam problemas internos com os seus colaboradores, principalmente quando o assunto relacionamento interpessoal no trabalho. No mundo empresarial, vários problemas existem e podem prejudicar o desempenho da equipe como um todo, sem contar nos resultados esperados que nem sempre são alcançados, bem como no impacto do clima organizacional. Este curso mostra a importância das pessoas no sucesso da organização e a relevância em se buscar resolução para as diferenças individuais. Aborda ainda a influência da comunicação, da gestão colaborativa e a resolução de conflitos. Desenvolver uma reflexão sobre as pessoas e seu comportamento nas organizações e ampliar o conhecimento sobre grupo e equipe, bem como conflitos e habilidades de lidar com pessoas são alguns dos objetivos do curso.

A correria do dia a dia, desde compromissos profissionais até particulares, faz do ser humano um refém do relógio e nada melhor de um curso de Administração do Tempo para promover a organização e agilidade dos compromissos e horários estabelecidos. O objetivo específico do curso é auxiliar numa administração melhor do tempo, ajudando a identificar os fatores de desperdício de tempo, as soluções práticas, a implantação de objetivos, prioridades e metas; trazendo como resultado uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional.

Página 19


Preparador Físico

Área: Educação Física e Esporte

40h Planejamento e Gestão de Carreira 60h Fisiologia do Exercício 60h Cinesiologia 60h Fisioterapia Desportiva 60h Voleibol: Iniciação e Formação de Equipes 80h Treinamento Abdominal 60h Psicologia do Esporte 60h Obesidade e Atividade Física 60h Atividade Física para Hipertensos 60h Musculação do Iniciante ao Avançado 40h Relações Interpessoais no Trabalho 40h Administração do Tempo

Página 20


Pรกgina 21


Pรกgina 22


Pรกgina 23



Desenvolva sua Carreira Preparador Físico