Issuu on Google+

Nutricionista Esportivo Área: Nutrição


Nutricionista Esportivo


Pรกgina 4


Pรกgina 5


Pรกgina 6


Pรกgina 7


Pรกgina 8


Pรกgina 9


Pรกgina 10


Pรกgina 11


Pรกgina 12


Nutricionista Esportivo Área: Nutrição

Página 13


Nutricionista Esportivo Área: Nutrição

Conhecimentos básicos de nutrição e bioquímica, fisiologia, fisiologia do exercício e demais atividades relacionadas às suas atribuições.

Autoconfiança, proatividade, determinação, ética profissional, comprometimento e responsabilidade com a equipe.

Página 14

O Nutricionista Esportivo é responsável por fazer o acompanhamento dietético em atletas e praticantes de atividade física, visando o bom desempenho do atleta durante o treino e/ou competição. As atividades desenvolvidas são avaliação da composição corporal do atleta, planejamento de cardápios respeitando as necessidades nutricionais do indivíduo conforme duração da atividade física.

Capacidade de análise crítica e decisão, flexibilidade, organização, percepção, comunicação e habilidade para trabalhar em equipe.


Nutricionista Esportivo

Área: Nutrição

Sabe-se que uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do organismo humano. Dessa forma, a nutrição esportiva é um fator determinante ao desempenho do atleta, devido ao grande gasto energético durante o treino e competição. Portanto, a adequada ingestão de nutrientes irá manter e/ou melhorar a performance

do atleta. O Nutricionista Esportivo pode atuar em consultórios, clubes esportivos e academias, podendo fazer parte de uma equipe multidisciplinar de preparadores físicos.

Nutricionistas

Página 15


Princípio da Educação Alimentar

Fisiologia Geral

Fisiologia do Exercício

Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que avaliou a alimentação dos bebês de 4 a 12 meses de três capitais brasileiras, indicou que deveriam somente tomar leite materno ou fórmulas infantis, ao invés de consumirem leite de vaca integral; além disso, produtos industrializados que são extremamente proibidos antes de 1 ano de idade. Isso mostra como as práticas de consumo alimentar errôneo começam na infância. Conhecer todos os princípios da educação alimentar ameniza os problemas futuros, como a obesidade. O curso Princípio da Educação Alimentar oferece ao participante o conhecimento sobre cultura alimentar, deficiências nutricionais, IMC, alimentação saudável, pirâmide alimentar e muito mais.

Os processos dinâmicos da vida são estudados pela fisiologia, assim como as funções dos organismos vivos, moléculas, órgãos e células focando em particular a manutenção da homeostase de todo o organismo. Em geral, a fisiologia geral foca o estudo na fisiologia dos mamíferos e, em especial, da fisiologia humana. A fisiologia é capaz de observar como funcionam os mecanismos que os regulam e regem. Já a fisiologia humana objetiva na explicação da estrutura do corpo humano. Este curso oferece ao profissional de Saúde o conhecimento sobre etiologia celular e geral, sistemas orgânicos, principais funções fisiológicas e muito mais. O objetivo principal de Fisiologia Geral é ampliar os conhecimentos desta área e discutir os princípios básicos da fisiologia de músculos e nervos, coração, circulação, rins, sangue, respiratória, reprodução e neurofisiologia.

A diversidade entre os seres humanos sempre foi alvo de estudos/discussões e os assuntos variam desde humor negro até questões biológicas e socioculturais. Uma das maiores controvérsias acontece quando comparamos homem e mulher, tanto que o conceito de gênero surgiu em função (entre outros motivos de ordem política) da subordinação e da desigualdade existente nas relações entre os sexos. Atualmente, as atividades atléticas estão muito mais acessíveis e têm demonstrado resultados surpreendentes, levando os pesquisadores a se questionarem sobre as diferenças na capacidade física entre mulheres e homens. Os temas mais abordados têm sido com relação à composição corporal e desempenho atlético. Este curso oferece o conhecimento sobre fontes energéticas, metabolismo aeróbio e anaeróbio, sistema cardiovascular, sistema respiratório e muito mais.

Página 16


Nutricionista Esportivo Área: Nutrição

Planejamento e Gestão de Carreira

Atendimento em Nutrição

Avaliação Nutricional

Escolher a carreira certa é uma decisão difícil para muitas pessoas, e o que pode ser ainda mais complicado é saber as metas a serem traçadas para alcançar o sucesso profissional. Em muitos casos a pessoa opta por um trabalho apenas pela questão da remuneração, o que pode ocasionar em insatisfação no trabalho e na vida pessoal. Por isso, é sempre importante planejar os resultados que se deseja alcançar e trabalhar para que os abjetivos sejam atingidos, desta forma o profissional consegue destaque no mercado de trabalho e a consequente satisfação em todos os segmentos de sua vida. De acordo com Edvaldo de Farías, autor do livro Planejamento e Gestão da Carreira Profissional, fazer planos e também saber gerenciar a carreira significa se proteger de futuros fracassos.

Um atendimento bem feito pode ser considerado a palavra-chave de qualquer negócio, inclusive na área da saúde. É fundamental oferecer excelência ao paciente/ cliente. O nutricionista, que na maioria das vezes tem o contato direto com o cliente/paciente, também precisa saber as funções específicas para tal atendimento. Este curso oferece ao profissional, temas importantes como o papel do nutricionista em consultório, avaliação dos resultados obtidos nas análises, prevenção e qualidade de vida, entre outros. O principal objetivo deste curso é identificar pontos importantes no atendimento nutricional e o papel do nutricionista clínico, além de orientar quanto ao código de ética e condutas que competem ao profissional nutricionista.

Antes de conhecer os hábitos alimentares é necessário distinguir os alimentos, suas funções no corpo e sua importância para então entender o porquê dos alimentos serem tão importantes e incentivados ao consumo. A alimentação não deve ser imposta como um cardápio fixo, sem alterações. Deve ser o conjunto bem organizado de alimentos saudáveis, que dão prazer e estão culturalmente ligados ao indivíduo. Toda essa reeducação alimentar deve ser acompanhada por um profissional capacitado na avaliação nutricional que pode aconselhar no cardápio da boa alimentação. A avaliação do estado nutricional possui grande importância na prática clínica, para diagnóstico de alterações nutricionais, utilizando parâmetros complementares para obter melhor precisão do diagnóstico nutricional.

Página 17


Nutricionista Esportivo Área: Nutrição

Suplementação Nutricional para Atletas

Nutrição Aplicada a Medicina Estética

Psicologia do Esporte

Muitos atletas usam suplementos nutricionais para melhorar a performance. No entanto, algumas pessoas chegam a tomar vários tipos de suplementos sem saber para que sirvam e acabam por cometer excessos, colocando a saúde em risco. Os atletas que têm dietas adequadas não têm muitos motivos para se preocuparem, as deficiências dietéticas de vitaminas são mais comuns naqueles que limitam a ingestão de comida para manter o peso corporal. O objetivo da atividade física para perda de peso, tanto para atletas como não atletas, é reduzir a gordura corporal e manter os músculos. O curso oferece o conhecimento sobre macronutrientes, índice glicêmico dos alimentos, necessidades e gasto energético, suplementos e muito mais

Com o objetivo de proporcionar conhecimentos da prática de nutrição clínica aplicada à estética, demonstrar as possibilidades de aplicação da nutrição em benefício da estética, além de revisar as principais definições ligadas à nutrição, dietas e tratamentos estéticos correlacionados, o Portal Educação disponibiliza o curso de Nutrição Aplicada à Medicina Estética. Neste curso, será possível aprender ainda mais sobre a evolução dos hábitos alimentares, a desarmonia corporal, celulite, gordura localizada, anorexia, carboidratos, bulimia, compulsão alimentar, flacidez, ortodexia e muito mais.

O crescente interesse pela prática da Psicologia do Esporte tem transferido a discussão sobre seus fundamentos teóricos para um plano secundário. Ao longo das últimas décadas, a Psicologia do Esporte foi definida como o estudo científico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos e de exercício e as aplicações práticas de tal conhecimento (Gill, 1979). Ainda que concisa essa definição traga em si conceitos que fundamentam a Psicologia em um universo específico como é o Esporte. Isso reforça a influência que a personalidade, o comportamento e fatores sociais têm sobre a atitude numa variedade de contextos esportivos, voltando-se para situações do esporte e atividade física, especificamente educação, reabilitação e treinamento. Por isso, neste curso foram incorporados trabalhos da psicologia do desenvolvimento, cognitiva e neuropsicologia.

Página 18


Nutricionista Esportivo Área: Nutrição

Interpretação de Exames Laboratoriais

Relações Interpessoais no Trabalho

Como Iniciar seu Próprio Negócio

A interpretação de exames laboratoriais é uma atividade de grande importância no exercício clínico, uma vez que é comum a conclusão diagnóstica após a leitura dos mesmos. Se capacitar nesta técnica é fundamental para um diagnóstico clínico mais confiável. Também é importante ao profissional que realiza as análises, farmacêutico ou biomédico, privar pela veracidade da interpretação de exames laboratoriais e correlacionar os resultados com o estado clínico informado, repetindo testes duvidosos, até mesmo para um controle de qualidade mais efetivo. O curso tem como base o conhecimento simplificado das alterações fisiopatológicas associadas a determinados resultados laboratoriais.

Algumas empresas enfrentam problemas internos com os seus colaboradores, principalmente quando o assunto relacionamento interpessoal no trabalho. No mundo empresarial, vários problemas existem e podem prejudicar o desempenho da equipe como um todo, sem contar nos resultados esperados que nem sempre são alcançados, bem como no impacto do clima organizacional. Este curso mostra a importância das pessoas no sucesso da organização e a relevância em se buscar resolução para as diferenças individuais. Aborda ainda a influência da comunicação, da gestão colaborativa e a resolução de conflitos. Desenvolver uma reflexão sobre as pessoas e seu comportamento nas organizações e ampliar o conhecimento sobre grupo e equipe, bem como conflitos e habilidades de lidar com pessoas são alguns dos objetivos do curso.

Ter o próprio negócio, ser patrão de você mesmo, talvez seja o sonho de muitos trabalhadores, mas, qual é o primeiro passo? O que devo fazer? Quanto de dinheiro é necessário? Com certeza, essas e muitas outras dúvidas norteiam as cabeças desses novos empreendedores. É muito importante pesquisar, estudar e relacionar todos os gastos possíveis que vão desde imóvel, equipamentos, instalações, contratações de serviços e de empregados, documentação e uma infinidade de processos que precisam ser estabelecidos. O curso proporciona o conhecimento sobre os caminhos para abertura da própria empresa, além de estimular o empreendedorismo.

Página 19


Nutricionista Esportivo Área: Nutrição

80h Princípio da Educação Alimentar 80h Fisiologia Geral 60h Fisiologia do Exercício 40h Planejamento e Gestão de Carreira 40h Atendimento em Nutrição 60h Avaliação Nutricional 80h Suplementação Nutricional para Atletas 60h Nutrição Aplicada a Medicina Estética 60h Psicologia do Esporte 100h

Interpretação de Exames Laboratoriais

40h Relações Interpessoais no Trabalho 4h Como Iniciar seu Próprio Negócio

Página 20


Pรกgina 21


Pรกgina 22


Pรกgina 23



Desenvolva sua Carreira Nutricionista Esportivo