Page 1

MĂŠdico Ă rea: Medicina


MĂŠdico


Pรกgina 4


Pรกgina 5


Pรกgina 6


Pรกgina 7


Pรกgina 8


Pรกgina 9


Pรกgina 10


Pรกgina 11


Pรกgina 12


Médico

Área: Medicina

Página 13


Médico

Área: Medicina

Realizar consultas clínicas, assistência integral, prática da saúde coletiva, pronto-atendimento médico nas urgências e emergências, elaboração de laudos.

Fisiologia, farmacologia, patologia, clínica médica e imunologia.

Proatividade, autoconfiança, determinação, comprometimento, responsabilidade e ética profissional.

Página 14


Médico

Área: Medicina

Podemos considerar bastante amplo o mercado de trabalho do médico, dentre eles destacam-se a atividade em consultórios, no setor público, no setor privado e atividades docentes em medicina.

Medicina, odontologia, farmácia e biomedicina.

Liderança, capacidade de análise e decisão, comunicação eficiente e habilidades para trabalhar em equipe.

Página 15


Planejamento e Gestão de Carreira

Fisiologia Geral

Fisiopatologia

Escolher a carreira certa é uma decisão difícil para muitas pessoas, e o que pode ser ainda mais complicado é saber as metas a serem traçadas para alcançar o sucesso profissional. Em muitos casos a pessoa opta por um trabalho apenas pela questão da remuneração, o que pode ocasionar em insatisfação no trabalho e na vida pessoal. Por isso, é sempre importante planejar os resultados que se deseja alcançar e trabalhar para que os abjetivos sejam atingidos, desta forma o profissional consegue destaque no mercado de trabalho e a consequente satisfação em todos os segmentos de sua vida. De acordo com Edvaldo de Farías, autor do livro Planejamento e Gestão da Carreira Profissional, fazer planos e também saber gerenciar a carreira significa se proteger de futuros fracassos.

Os processos dinâmicos da vida são estudados pela fisiologia, assim como as funções dos organismos vivos, moléculas, órgãos e células focando em particular a manutenção da homeostase de todo o organismo. Em geral, a fisiologia geral foca o estudo na fisiologia dos mamíferos e, em especial, da fisiologia humana. A fisiologia é capaz de observar como funcionam os mecanismos que os regulam e regem. Já a fisiologia humana objetiva na explicação da estrutura do corpo humano. Este curso oferece ao profissional de Saúde o conhecimento sobre etiologia celular e geral, sistemas orgânicos, principais funções fisiológicas e muito mais. O objetivo principal de Fisiologia Geral é ampliar os conhecimentos desta área e discutir os princípios básicos da fisiologia de músculos e nervos, coração, circulação, rins, sangue, respiratória, reprodução e neurofisiologia.

A fisiopatologia descreve os mecanismos que levam, a partir da causa primária, via disfunções individuais, a um quadro clínico e suas possíveis complicações. O conhecimento desses mecanismos é fundamental quando a tarefa é desenvolver uma terapia adequada, aliviar sintomas e evitar danos causados pela doença. O curso de Fisiopatologia aborda assuntos que tornam possível o conhecimento central da moderna fisiopatologia e de seus aspectos atuais, propiciando, desta forma, o entendimento dos mecanismos envolvidos nas reações patológicas e os princípios básicos fisiológicos humanos.

Página 16


Médico

Área: Medicina

Histologia Clínica

Farmacologia dos Analgésicos e Antiinflamatórios

Diagnóstico de Vírus

A Histologia é o estudo da estrutura do material biológico e das maneiras como os seus componentes se inter-relacionam, tanto estrutural quanto funcionalmente. O estudo da histologia se iniciou com o desenvolvimento de microscópios simples e de técnicas para preparo de material biológico, tornando-o adequado para exame. Este curso tem como objetivo possibilitar que o aluno adquira um conhecimento básico e geral sobre os principais tópicos em Histologia Animal, de modo que facilite seu aprofundamento no estudo dos sistemas e outras disciplinas seguintes, como a patologia geral, por exemplo. Além de preparar o aluno para reconhecer e caracterizar não somente técnicas de estudo de histologia, bem como os diferentes tecidos e suas células.

Consumir com frequência analgésicos ou anti-inflamatórios convencionais, como a aspirina, o paracetamol e o ibuprofeno, pode aumentar os riscos de hipertensão nos homens. A notícia foi publicada na revista americana “Arquivos de Medicina Interna”. Muitas pessoas se automedicam sem saber dos ríscos que isso causa à saúde e um profissional bem orientado deve estar atento aos efeitos de ações imprudentes causadas por leigos. No entanto, um equívoco ocasionado por alguém que entende do assunto gera revolta agredada à consequente desvalorização do profissional em sua área de atuação. Por isso, se atualizar é sempre a melhor opção para quem quer se manter no mercado de trabalho e garantir uma boa colocação profissional.

Todos os organismos vivos, ao serem estudados com atenção, possuem parasitas virais. Assim, estas entidades, as menores vidas conhecidas, exercem uma força significante em todas as formas de vida, incluindo os próprios vírus, que devido à sua natureza predatória, moldaram a história e a evolução de seus hospedeiros. A complexidade dos vírus está constantemente desafiando os cientistas a ajustar suas ideias e métodos de investigação para descrever e compreender estes organismos. Praticamente todos os vírus infectam um organismo na natureza, exibindo uma vertiginosa diversidade de estruturas e de estilos de vida, representando uma profunda complexidade de funções.

Página 17


Médico

Área: Medicina

Farmacologia Geral

Inflamação e Reparo Tecidual

Suporte Nutricional Enteral com Conceitos em Parenteral

A compreensão científica da ação farmacológica – o tipo de compreensão que nos possibilita prever quais os efeitos farmacológicos que uma nova substância química tende a produzir, ou projetar uma substância química que produzirá um efeito terapêutico específico ainda é relativamente restrito. Para compreender o mecanismo pelo qual a administração de uma substância química específica afeta o funcionamento de qualquer célula ou órgão, é necessário um conhecimento detalhado do mecanismo bioquímico e fisiológico normal. Deve ser lembrado que a fisiologia só começou a ser estudada intensivamente há pouco mais de 100 anos, e a bioquímica há aproximadamente 50 anos. O Portal Educação oferece cursos de atualização de farmacologia geral, que pretende formar indivíduos sobre farmacologia clínica, noções gerais de toxicologia, conceitos de farmacocinética e farmacodinâmica.

Quando ocorre uma reação de vasos sanguíneos, levando ao acúmulo de fluidos e leucócitos com objetivos de destruir, isolar, diluir os agentes lesivos, chamamos de inflamação. Essa inflamação geralmente pode apresentar sinais de dor, calor, rubor e tumor. As alterações inflamatórias ocorrem devido aos mediadores químicos. Este curso oferece ao profissional de odontologia o conhecimento sobre fases do processo inflamatório, mediadores químicos da inflamação, classificação, processos do reparo tecidual e mais; além de ter como objetivo atualizar e oferecer conhecimento sobre os princípios e fundamentos da inflamação e do reparo tecidual.

O suporte nutricional enteral é a administração de nutrientes pela via digestiva, com o objetivo de restaurar ou manter o estado nutricional de pacientes desnutridos, já a nutrição parenteral é utilizada quando o indivíduo não pode receber alimentação adequada por meio da sonda nasogástrica. Por exemplo, os indivíduos que se encontram gravemente desnutridos, que necessitam submeterem-se a uma cirurgia, aqueles que sofreram queimaduras graves ou que apresentam diarreias ou vômitos persistentes e, por isso, devem ser alimentados pela via intravenosa. O curso auxilia na avaliação nutricional de pacientes que necessitam de suporte para evolução, com sucesso no tratamento clínico.

Página 18


Médico

Área: Medicina

Medicina legal

Imunologia Clínica

Urgência e Emergência

Medicina Legal é uma especialidade médica e jurídica que se utiliza de conhecimentos técnicocientíficos da Medicina para o esclarecimento de fatos de interesse da Justiça. Seu praticante é chamado de médico legista ou simplesmente legista. Este curso abrange de forma generalista desde a responsabilidade profissional até as perícias médico-legais, estimulando o participante a enveredar-se cada vez mais por essa área. O objetivo é atualizar o profissional no estudo da Medicina Legal de forma generalista desde a responsabilidade profissional até as perícias médico-legais, sem contar que estimulará o participante a enveredarse cada vez mais na área da Medicina Legal.

A imunologia surgiu como um ramo da microbiologia e ganhou espaço com os estudos das doenças infecciosas e suas respectivas respostas. A nossa capacidade de coexistir com diversos microorganismos de nosso ambiente depende de um conjunto de fatores, e um destes fatores é o Sistema Imune. Esse sistema é um conjunto de células de defesa e/ou ataque eficaz que tem a capacidade de distinguir o que trás perigo para o organismo e protegê-lo contra estes patógenos oportunistas. Esta distinção ocorre por uma comunicação por meio de sinais mediados por citocinas e receptores. O curso Imunologia Clínica oferece ao profissional, o conhecimento sobre Ontogenia, Mediadores, Anticorpos e muito mais.

Médicos e enfermeiros devem estar preparados para prestar serviços e atender casos de urgência e emergência. Boa parte das complicações ocorre devido a atendimentos realizados de forma inapropriada durante a fase aguda; por esse motivo, é importante conhecer os principais casos considerados de urgência e emergência e saber os procedimentos corretos a serem adotados nestes tipos de situações. O curso do Portal Educação aborda temas que tratam desde a avaliação do paciente até as mais variadas formas de atendimento, como ressuscitação cardiopulmonar, compressões torácicas, precauções universais, entre outros.

Página 19


Médico

Área: Medicina

40h Planejamento e Gestão de Carreiras 80h Fisiologia Geral 80h Fisiopatologia 80h Histologia Clínica 60h Farmacologia dos Analgésicos e Anti-inflamatórios 80h Diagnóstico de Vírus 100h Farmacologia Geral 60h Inflamação e Reparo Tecidual 80h Suporte Nutricional Enteral com Conceitos em Parenteral 100h Medicina legal 60h Imunologia Clínica 60h Urgência e Emergência

Página 20


Pรกgina 21


Pรกgina 22


Pรกgina 23


Desenvolva sua Carreira Médico  

Carreira Médico

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you