Issuu on Google+

Gestor da Qualidade e Segurança de Alimentos Área: Nutrição


Gestor da Qualidade e Seguranรงa de Alimento s


Pรกgina 4


Pรกgina 5


Pรกgina 6


Pรกgina 7


Pรกgina 8


Pรกgina 9


Pรกgina 10


Pรกgina 11


Pรกgina 12


Gestor da Qualidade e Segurança de Alimentos Área: Nutrição

Página 13


Gestor da Qualidade e Segurança de Alimentos Área: Nutrição

Conhecimento sobre controle e garantia de qualidade e demais atividades relacionadas às suas atribuições.

Autoconfiança, proatividade, comprometimento e responsabilidade com a equipe e resultados.

Página 14

Profissionais que atuam em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), para garantir a qualidade de alimentos produzidos. Desenvolver atividades como implementação do sistema APPCC, boas práticas de fabricação, procedimentos operacionais padronizados, controle higiênico-sanitário, planejamento de cardápio, técnicas de preparo de alimentos.

Capacidade de análise crítica e decisão, liderança, flexibilidade, organização e habilidade para trabalhar em equipe.


Gestor da Qualidade e Segurança de Alimentos

Área: Nutrição

A busca crescente por serviços de alimentação faz com que o risco de contaminação de alimentos aumente. Dessa forma, há necessidade no mercado de profissionais na área proposta, atuando em cozinhas, alimentação escolar, padarias, confeitarias, hotéis, bufês, supermercados, entre outros. Portanto, torna-se de fundamental importância manter a inocuidade dos ali-

mentos, oferecendo produtos saudáveis e de qualidade. Assim sendo, o profissional poderá atuar em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) visando à garantia da qualidade de todo o processo de produção de alimentos.

Nutricionistas, gastrônomos, engenheiro de alimentos e médicos veterinários.

Página 15


Gestão da Qualidade

Microbiologia dos Alimentos

Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Alimentos

Para conduzir e operar com sucesso uma organização é necessário dirigi-la e controlá-la de maneira transparente e sistemática. A gestão da qualidade pode ser aplicada de maneira a proporcionar melhorias contínuas no desempenho da organização, trazendo benefícios mútuos, ou seja, priorizando o cliente e motivando o crescimento global da empresa. Os métodos e controle da gestão da qualidade são fatores diferenciais da empresa no mercado de trabalho. O curso aborda os temas: organizações como processos, reengenharia, qualidade, sistemas gerenciais da qualidade, círculo de controle da qualidade, nova ISO 9000: 2000, Housekeeping 6 S, implantação do programa 6 S, Kaizen, Just In Time (JIT), Kanban, entre outros.

É difícil saber bem ao certo a origem exata do conhecimento da microbiologia dos alimentos. Mas as provas encontradas indicam que este conhecimento foi anterior à consolidação da bacteriologia e microbiologia como ciências. Apesar de ser fácil estabelecer categorias de classificação para os microorganismos de importância para os alimentos, é dificílimo estabelecer qual categoria pertence um determinado microorganismo, uma vez que um mesmo microorganismo pode ter atividades diferentes em alimentos diferentes. Assim um microorganismo pode causar deterioração em um determinado alimento, mas estas reações químicas em outros alimentos podem ser benéficas.

Antes da implantação do sistema APPCC, dois pré-requisitos se fazem necessários, as BPF e os PPHO ou POP. A Portaria 1428 do Ministério da Saúde (MS), Brasil (1993), define boas práticas de fabricação como normas e procedimentos que visam atender a um determinado padrão de identidade e qualidade de um produto ou serviço e que consiste na apresentação de informações. Este curso aborda a qualidade dos alimentos, as ferramentas de gestão da qualidade, legislação alimentar, produção primária, recebimento das matérias-primas, armazenamento, produção, prevenção da contaminação cruzada, embalagem, registro e transporte.

Página 16


Gestor da Qualidade e Segurança de Alimentos Área: Nutrição

Manual de Boas Práticas de Fabricação

Planejamento e Gestão de Carreira

Vigilância Sanitária

As boas práticas de fabricação consistem em executar todos os passos do processo de maneira correta, de acordo com as seguintes etapas: o recebimento de matériaprima, produção, armazenamento de produto acabado, distribuição e transporte, higiene e sanitização dos utensílios, equipamentos e setores. Estas etapas asseguram ao cliente e consumidor um produto seguro e livre de possíveis contaminações. Para oferecer um material de qualidade o profissional que atua no setor deve estar atento ao fator importante relacionado às contaminações, que podem ser nocivas à saúde humana. Por isso, é de fundamental importância saber os requisitos básicos e necessários para o conhecimento sobre boas práticas de fabricação.

Escolher a carreira certa é uma decisão difícil para muitas pessoas, e o que pode ser ainda mais complicado é saber as metas a serem traçadas para alcançar o sucesso profissional. Em muitos casos a pessoa opta por um trabalho apenas pela questão da remuneração, o que pode ocasionar em insatisfação no trabalho e na vida pessoal. Por isso, é sempre importante planejar os resultados que se deseja alcançar e trabalhar para que os abjetivos sejam atingidos, desta forma o profissional consegue destaque no mercado de trabalho e a consequente satisfação em todos os segmentos de sua vida. De acordo com Edvaldo de Farías, autor do livro Planejamento e Gestão da Carreira Profissional, fazer planos e também saber gerenciar a carreira significa se proteger de futuros fracassos.

A Vigilância Sanitária tem a finalidade de promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos e de fronteiras. Portanto, para que os alimentos não causem danos ao consumidor são necessárias medidas de segurança para garantir a adequação dos alimentos em todas as etapas da cadeia de alimentos. O conhecimento dessas orientações está previsto no curso de Vigilância Sanitária.

Página 17


Gestor da Qualidade e Segurança de Alimentos Área: Nutrição

Higiene e Vigilância Sanitária de Alimentos

Tecnologia de Alimentos

Marketing de Alimentos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) criaram uma comissão conjunta OMS/FAO para o estudo de padrões mínimos de segurança alimentar, estabelecendo a necessidade de edição de um Código de procedimentos de higiene para estabelecimentos onde são servidos alimentos pré-cozidos e cozidos para alimentação coletiva. A Constituição Federal, em diversos dispositivos, prevê princípios informadores e regras de competência no tocante à proteção da saúde pública, englobando, principalmente, a higiene e vigilância sanitária dos alimentos. O curso oferece ao profissional o conhecimento sobre áreas de atuação da vigilância sanitária, boas práticas de fabricação, perigos de origem alimentar e muito mais.

A agricultura tem sofrido diversas mudanças ao longo dos anos. Com o avanço da tecnologia, novas técnicas fazem com que o trabalho no campo torne mais fácil, prático e com melhor qualidade. Os alimentos produzidos hoje em dia já não têm a mesma qualidade de antigamente. Hoje, é possível produzir alimentos com aumento de retenção de umidade, melhoria da textura, rendimento final, ligamento, maior teor proteico, cor agradável, melhor palatabilidade, melhor nutrição e aparência. O curso oferece ao profissional o conhecimento sobre crescimento microbiano, aditivos alimentares, conservação de alimentos, pelo frio e pelo calor, e muito mais.

O marketing de alimentos surge como uma área que necessita maior atenção, principalmente quando é focado em crianças. A propaganda em televisão é a mais usada na promoção de produtos alimentícios e bebidas em todo o mundo. De acordo com pesquisas, dos 73 países, cerca de 85% deles têm alguma forma de regulamentação sobre publicidade na TV dirigida às crianças e quase metade do valor total, cerca de 44%, tem restrições específicas sobre o horário e conteúdo da publicidade voltada às crianças. O curso oferece ao profissional o conhecimento sobre propaganda, rótulo de alimentos, alimentação infantil, legislação, embalagens, alimentos light e diet e muito mais.

Página 18


Gestor da Qualidade e Segurança de Alimentos Área: Nutrição

Gestão da Produção

Gestão Financeira

Introdução à Gestão de Pessoas

Bem, pense em processo como uma forma sistêmica de se realizar toda e qualquer atividade. No que diz respeito à produção imagine todo processo capaz de criar ou mesmo transformar matéria-prima em mercadorias e serviços acabados. Entender o desenvolvimento dos Sistemas de Produção ao longo dos tempos é como entender a História da própria humanidade, pois você há de concordar que o homem em sua evolução sempre fabricou produtos e serviços na medida em que surgiam suas necessidades. Um diferencial que, bem gerenciado, pode alavancar a empresa a patamares de crescimento e desenvolvimento significativos. Este trabalho visa apresentar algumas dessas transformações e discutir seus impactos, particularmente em relação à forma como o sistema produtivo industrial é organizado e gerenciado.

A eterna procura por inovações, invenções, novas tecnologias e metodologias é um fato marcante no mundo globalizado. Aparelhos eletrônicos facilitam nossas vidas e nos proporcionam conforto e comodidade em todos os aspectos, ou seja, quando queremos saber uma informação de forma rápida acessamos a internet, e assim ficamos por dentro de tudo relacionado ao assunto em que estamos buscando. A eterna busca é pela forma de equilibrar os ganhos de acordo com os gastos, e ter saldo positivo na conta-corrente, de conseguir planejar e adquirir produtos e serviços para uma melhora na qualidade de vida. E para isso, é necessário ter alguns conhecimentos, disciplina e aplicar determinados comportamentos na vida financeira. Este curso aborda como administrar os recursos de uma empresa e características dos principais produtos financeiros, como juros, desconto, aplicações, financiamentos, etc.

O trabalho de gestores empresarias que lidam com as pessoas nas organizações é embasado em informações que permitem reconhecer e identificar as potencialidades dos profissionais para a melhoria contínua. É importante que esses gestores realizem Cursos de Gestão de Pessoas, que contemplam um conjunto de métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de orientar o comportamento e as relações humanas de forma a maximizar o potencial do capital humano no ambiente de trabalho. Os cursos de Gestão de Pessoas permitem diferenciar essa Gestão da de Recursos Humanos, que é uma atividade executada pelo departamento de recursos humanos de uma empresa com a finalidade de escolher quem seja qualificado para trabalhar para a empresa diante de uma série de candidatos.

Página 19


Gestor da Qualidade e Segurança de Alimentos Área: Nutrição

60h Gestão da Qualidade 60h Microbiologia dos Alimentos 60h Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Alimentos 80h Manual de Boas Práticas de Fabricação 40h Planejamento e Gestão de Carreira 60h Vigilância Sanitária 100h

Higiene e Vigilância Sanitária de Alimentos

40h Tecnologia de Alimentos 80h Marketing de Alimentos 60h Gestão da Produção 80h Gestão Financeira 60h Introdução à Gestão de Pessoas

Página 20


Pรกgina 21


Pรกgina 22


Pรกgina 23



Desenvolva sua Carreira Gestor da Qualidade e Segurança de Alimentos