Page 1

CirurgiĂŁo-Dentista Especialista em Estomatologia Ă rea: Odontologia


Cirurgi達o-Dentista Espec ialista em Estomatologia


Pรกgina 4


Pรกgina 5


Pรกgina 6


Pรกgina 7


Pรกgina 8


Pรกgina 9


Pรกgina 10


Pรกgina 11


Pรกgina 12


Cirurgião Dentista Especialista em Estomatologia Área: Odontologia

Página 13


Cirurgião Dentista Especialista em Estomatologia Área: Odontologia

Prevenção, diagnóstico, tratamento, orientações, biópsias e análises histopatológicas.

Conhecimentos sobre prevenção, sobre os tipos de lesões do sistema estomatognático, sobre diagnóstico das lesões, sobre histopatologia, sobre como tratar as enfermidades relacionadas com a boca (e todo aparelho estomatognático).

Autoconfiança, proatividade, comprometimento, competência, equilíbrio emocional e, responsabilidade com os pacientes, responsabilidade com a equipe e comprometimento com os resultados.

Página 14

Facilidade de diagnosticar lesões; destreza manual; facilidade em lidar com sangue; equilíbrio emocional (pois muitos pacientes estarão em estágios terminais); capacidade de análise crítica e decisão; flexibilidade; organização.


Cirurgião Dentista Especialista em Estomatologia

Área: Odontologia

O mercado de trabalho em Odontologia para um determinado país, região ou localidade, é função do modelo de prestação de serviços; dos padrões epidemiológicos, culturais e econômicos da população; do crescimento da oferta de mão de obra e da própria estrutura profissional. O mercado de trabalho tornase, portanto, dependente em maior proporção de fatores

extraodontológicos, ligados notadamente à estrutura socioeconômica e de organização da sociedade. Hospitais públicos e privados, consultório particular de odontologia e instituições de ensino.

Médico especialista em cancerologia; Médico especialista em dermatologia; Médico especialista em radioterapia; Médico especialista em Otorrinolaringologia; Médico especialista em patologia, Cirurgião-dentista especialista em odontopediatria, CirurgiãoDentista especialista em Saúde Coletiva (Saúde Pública).

Página 15


Planejamento e Gestão de Carreira

Patologia Bucal e Estomatologia para Clínico

Responsabilidade Profissional e a Elaboração de Prontuários em Odontologia

Escolher a carreira certa é uma decisão difícil para muitas pessoas, e o que pode ser ainda mais complicado é saber as metas a serem traçadas para alcançar o sucesso profissional. Em muitos casos a pessoa opta por um trabalho apenas pela questão da remuneração, o que pode ocasionar em insatisfação no trabalho e na vida pessoal. Por isso, é sempre importante planejar os resultados que se deseja alcançar e trabalhar para que os abjetivos sejam atingidos, desta forma o profissional consegue destaque no mercado de trabalho e a consequente satisfação em todos os segmentos de sua vida. De acordo com Edvaldo de Farías, autor do livro Planejamento e Gestão da Carreira Profissional, fazer planos e também saber gerenciar a carreira significa se proteger de futuros fracassos.

Patologia Bucal e Estomatologia para Clínico O cirurgião-dentista estomatologista é quem diagnostica e trata todas as lesões e doenças bucais. No caso de câncer bucal, após diagnóstico, o paciente é encaminhado para tratamento em centros especializados em Oncologia ou para o médico oncologista. O curso Patologia Bucal e Estomatologia para o Clínico por meio da Educação a Distância oferece ao profissional de odontologia o conhecimento sobre tipo de lesões/ condições cancerizáveis, tumores malignos e em tecidos moles, anomalias dentárias e mais. Este curso tem como objetivo familiarizar o cirurgiãodentista com a patologia bucal e a estomatologia, fornecendo dados para estudo, aprendizado e assistência nas diversas patologias que acometem o paciente na clínica.

Atualmente, a evolução a cerca dos prontuários está baseada no desenvolvimento do prontuário eletrônico, que já vem sendo utilizado por redes hospitalares do mundo todo, o que faz com que esse prontuário esteja disponível para os profissionais da saúde e assim sigam o desenvolvimento e o histórico da saúde de qualquer paciente. Baseado nestes fatos devemos considerar a necessidade de um prontuário mais abrangente para toda área da saúde. Seja utilizando-o em consultórios particulares seja em empresas, possibilitando o completo acompanhamento da saúde do paciente. Este curso oferece ao profissional de odontologia o conhecimento sobre responsabilidade do cirurgião-dentista, da clínica odontológica e muito mais.

Página 16


Cirurgião Dentista Especialista em Estomatologia Área: Odontologia

Biomateriais na Odontologia

Saúde da Família

Lesões Bucais na Infância

O termo biomaterial é algo relativamente novo e abrange um conjunto de materiais que tem justamente essa função, mimetizarem partes ou funções do corpo humano, sem causar maiores danos. Os profissionais utilizam biomateriais, desconhecendo riscos e efeitos adversos, distanciando-se do princípio da beneficência. A ética da responsabilidade pública não é observada pelos organismos públicos responsáveis e órgãos de categoria profissional. O consentimento informado ainda não está incorporado à prática profissional, permanecendo a relação profissional-paciente em odontologia excessivamente vertical. Este curso tem como objetivo familiarizar o estudante com as várias classes de biomateriais e sua aplicação no corpo humano.

A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tem provocado um respeitável movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade no emprego dos demais níveis assistenciais e tem produzido efeitos positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes saúde da família. O PSF incorpora e reafirma os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), estruturado a partir da Unidade Básica de Saúde da Família. De acordo com o Ministério da Saúde (BRASIL, 2001), o PSF trabalha com base nos seguintes princípios: Caráter Substitutivo, Hierarquização, Territorialização e Equipe multiprofissional.

Um dos cuidados básicos para a manutenção da saúde da criança é a criação do hábito da higiene bucal, ou seja, é preciso estar sempre alerta à limpeza dos dentes, gengivas e toda cavidade bucal da criança. Se preocupar com a saúde oral dos pacientes é objetivo não só dos pais, mas de todos os profissionais ligados à área odontológica, envolvendo assim o dentista e toda sua equipe. Em muitos casos são comuns crianças apresentarem lesões bucais, por isso deve-se haver preparo suficiente para o tratamento de pacientes com este perfil. Sendo assim, saber alterações de desenvolvimento, diagnosticar cistos e tumores, neoplasias malignas e benignas, doenças autoimunes, entre outros casos e situações é fundamental para a excelência na execução dos procedimentos e sucesso na conclusão final dos trabalhos.

Página 17


Cirurgião Dentista Especialista em Estomatologia Área: Odontologia

Saúde Bucal

Saúde Bucal do Idoso

Tratamento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais

É muito importante cuidar bem dos seus dentes e gengiva, como também fazer exames minuciosos a cada seis meses. O objetivo do curso é estudar princípios da ética no trabalho, o comportamento dos profissionais frente aos pacientes, problemas da boca e dos dentes e o seu tratamento, e conscientizar da importância da manutenção constante da saúde bucal. Este curso possui um conteúdo programático eficaz para esta área, como a reorganização da atenção da saúde bucal, planejamento em saúde bucal, diagnose pelo desenvolvimento de cáries, e muito mais.

Sabe-se que a qualidade de vida das pessoas está diretamente ligada ao estado de saúde, tanto das articulações como dos órgãos internos, assim como das condições da saúde bucal. Nos idosos, a saúde bucal é um desafio já que a ausência de dentes pode significar para muitos um alívio, já que a perda dentária é considerada solução para os momentos de sofrimento vividos quando possuíam dentes. O curso oferece ao profissional de odontologia o conhecimento sobre exame físico do idoso, edentulismo, prótese e implante na terceira idade, farmacologia no paciente idoso e muito mais.

Durante a assembleia nacional das especialidades em odontologia, os pacientes com necessidades especiais foram considerados aqueles indivíduos que apresentam doenças e/ou condições que requerem atendimento diferenciado, por apresentarem alterações mentais, físicas, orgânicas, sociais e/ou comportamentais. O objetivo principal deste curso é familiarizar o cirurgião-dentista com o tratamento dos pacientes com necessidades especiais, quem são esses pacientes diferenciados, quais as condutas de atendimento e o protocolo de tratamento. Neste curso, o participante terá a chance de se atualizar e ser orientado no tratamento destes pacientes, bem como fornecer material para estudo e base para tratamento dos seus pacientes com necessidades especiais e muito mais.

Página 18


Cirurgião Dentista Especialista em Estomatologia Área: Odontologia

Farmacologia Aplicada à Odontologia

Bioética

Câncer Bucal

Pesquisa realizada com cirurgiões-dentistas de Belo Horizonte (MG) mostrou que 30% desses profissionais não consideram a farmacologia muito importante na sua carreira, embora 83% deles tivessem prescrito algum remédio para seus pacientes nas duas semanas anteriores ao estudo. A farmacologia é a disciplina que estuda as propriedades dos medicamentos. O curso oferece ao profissional de odontologia o conhecimento sobre vias e sistemas de administração, antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, sedativos/ansiolíticos e mais. O objetivo deste curso é familiarizar o cirurgiãodentista com a farmacologia aplicada a odontologia, fornecendo dados para estudo, aprendizado e assistência nos sistemas de administração de drogas em pacientes na clínica.

As questões ditas bioéticas, estão cada vez maiores, em razão da complexidade das ciências, necessitam apenas de um mínimo de regulamentação legislativa, devendo tal regulamentação ser firme, porém acessível às mudanças de paradigmas e valores sociais. As questões bioéticas extrapolam os pequenos muros do simples assistencialismo, para alcançarem, de forma impiedosa, as bases de nossos valores morais e éticos, mostrando-nos a todo instante o quanto somos egoístas e imediatistas no trato com nossos semelhantes e todas as demais formas de vida existentes. A bioética interessa a todas as pessoas, afinal, trata da vida e das discussões acerca de sua preservação, o que requer conhecimento de todos os tipos de profissionais. Para discuti-la levamos em conta considerações legais e dos códigos de ética.

O câncer bucal é um tumor maligno que se desenvolve a partir de uma célula que sofre uma série de alterações genéticas. A incidência mundial de câncer bucal varia de país para país (2% a 8%). Canadá, Austrália e França têm taxas elevadas. A Índia é o país de mais alta incidência (48% a 70%) devido a práticas culturais exóticas, como o hábito de colocar o cigarro com a ponta acessa voltado para o interior da boca e o uso do betel. No Brasil, as taxas são elevadas (INCA-Instituto Nacional do Câncer, Ministério da Saúde, Brasil). O curso Câncer Bucal por meio da Educação a Distância oferece ao profissional de odontologia o conhecimento sobre carcinogênese/neoplasias, epidemiologia/diagnóstico/aspectos clínicos/ tratamento/prevenção do câncer bucal e muito mais.

Página 19


Cirurgião Dentista Especialista em Estomatologia Área: Odontologia

40h Planejamento e Gestão de Carreira 80h Patologia Bucal e Estomatologia para Clínico 80h Responsabilidade Profissional 80h Biomateriais na Odontologia 60h Saúde da Família 60h Lesões Bucais na Infância 100h

Saúde Bucal

80h Saúde Bucal do Idoso 80h Tratamento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais 100h

Farmacologia Aplicada à Odontologia

100h

Bioética

80h Câncer Bucal

Página 20


Pรกgina 21


Pรกgina 22


Pรกgina 23


Desenvolva sua Carreira Cirurgião Dentista Especialista em Estomatologia  

Cirurgião Dentista Especialista em Estomatologia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you