QUESTÕES OBJETIVAS – HISTÓRIA – FUNDAMENTAL II QUESTÃO 1 Analise as seguintes afirmativas referentes ao governo João Goulart: I - O governo optou por uma política nacional-reformista, configurada no Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico, que pretendia compatibilizar o combate ao surto inflacionário com uma política de desenvolvimento. II- João Goulart defendeu uma política agrária baseada na desapropriação de terras improdutivas, por interesse geral. III- O governo deu continuidade a uma política externa independente, inaugurada pelo governo Jânio Quadros. IV- O sistema parlamentarista teve uma curta existência, sendo substituído, após a realização do plebiscito, pelo presidencialismo, sistema que devolveu ao presidente todos os seus poderes. Estão corretas: A) I e II. B) I e III. C) II e IV. D) III e IV. QUESTÃO 2 A campanha eleitoral de Fernando Collor de Mello baseou-se, essencialmente, no tema da moralização administrativa. Que outro candidato à Presidência da República explorou, com preferência, a mesma temática? A) Eurico Gaspar Dutra. B) Fernando Henrique Cardoso. C) Tancredo Neves. D) Jânio Quadros. QUESTÃO 3 O governo Juscelino Kubitschek foi responsável: A) pela eliminação das disparidades regionais. B) pela queda da inflação e da dívida externa. C) por uma política nacionalista e de rejeição ao capital estrangeiro. D) pela entrada maciça de capitais estrangeiros e a internacionalização de nossa economia. QUESTÃO 4 Em 06 de janeiro de 1963, realizou-se o plebiscito que reuniu os votos de mais de 12 milhões de cidadãos. Após o resultado do plebiscito, Goulart assumiu plenamente o poder presidencial. Que questão foi discutida no plebiscito acima citado?
A) A validade da eleição de João Goulart. B) A implementação das reformas de base por Jango. C) O sistema de governo (presidencialista X parlamentarista). D) A renúncia do presidente Jânio Quadros. QUESTÃO 5 No Brasil, os anos de 1954 com o suicídio de Vargas, 1961 com a renúncia de Jânio e 1964 com a deposição de Jango, são datas que marcam os momentos críticos do: A) populismo B) parlamentarismo C) municipalismo D) federalismo
QUESTÃO 6 Sobre a política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, configurada no Plano de Metas, podemos afirmar que: A) apesar do crescimento industrial, deixou à margem setores fundamentais da sociedade, como a agricultura, a saúde e a educação. B) teve índices medíocres de crescimento anuais, inferiores ao restante da América Latina na época. C) mudou radicalmente a estrutura fundiária do país, realizando ampla reforma agrária. D) controlou a inflação, apesar de atender às reivindicações salariais do proletariado urbano. QUESTÃO 7 O início do governo Dutra foi marcado pela abertura da economia. Após perceber que sua política estava levando o país a uma grande crise econômica, ele passa a tentar uma nova política econômica, intervindo na economia através de uma série de medidas que ficaram conhecidas como: A) Plano de Metas B) Reformas de Base C) Plano Trienal D) Plano SALTE QUESTÃO 8 O governo de Juscelino Kubitschek foi marcado por diversas realizações. Seu lema era "crescer 50 anos em 5". Sobre o governo de Juscelino podemos afirmar, EXCETO: A) Internacionalizou a economia e aumentou a dívida externa. B) Permitiu que grandes empresas multinacionais instalassem filiais no país.
C) Defendeu a realização das reformas de base em diversos setores: agricultura, educação, bancos, sistema eleitoral,... D) Criou a SUDENE, na tentativa de desenvolver a região Nordeste. QUESTÃO 9 Leia os versos do poeta João Cabral de Melo Neto para responder à questão –Severino retirante, deixe agora que lhe diga: eu não sei bem a resposta da pergunta que fazia, se não vale mais saltar fora da ponte e da vida; nem conheço essa resposta, se quer mesmo que lhe diga; é difícil defender, só com palavras, a vida, ainda mais quando ela é esta que vê, severina; mas se responder não pude à pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu com sua presença viva. Nos versos, afirma-se que a vida do retirante Severino é uma vida severina. No contexto da temática tratada no poema Morte e Vida Severina, isso significa que o retirante A) vive um cotidiano difícil. B) não se preocupa com a vida. C) aprecia a vida que leva. D) vive um dia a dia agitado. QUESTÃO 10 No sistema de alianças, às vésperas da I Guerra Mundial, estavam a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, compostas, respectivamente, por: A) Alemanha, Áustria-Hungria e Rússia e, na defesa de interesses antagônicos, Inglaterra, Itália e França. B) Alemanha, Áustria-Hungria e Itália e, na defesa de interesses antagônicos, Inglaterra, França e Rússia. C) Alemanha, Rússia e Itália e, na defesa de interesses antagônicos, Inglaterra, ÁustriaHungria e França. D) Alemanha, Áustria-Hungria e Inglaterra e, na defesa de interesses antagônicos, Itália, França e Rússia. QUESTÃO 11 Leia o texto a seguir.
Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica - o índice de desespero do país é eloquente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica. NETO, J. P. O que é Stalinismo. São Paulo: Brasiliense, 1981.
Sobre a chamada NEP - Nova Política Econômica - é correto afirmar que: A) reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917 que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já feitas e um retorno ao capitalismo. B) consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores. C) significou fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os Kolkhozes. D) seu resultado foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome em grande escala. QUESTÃO 12 A Declaração de Direitos, imposta a Guilherme de Orange após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, estabeleceu, entre outros pontos, que: A) a autoridade do monarca sobrepõe-se à do Parlamento. B) a origem divina da Monarquia concede-lhe privilégios. C) o poder da lei é superior ao poder do monarca. D) o Parlamento legisla por delegação especial do rei.
QUESTÃO 13 O "Ato de Navegação" de 1651 teve importância e consequências consideráveis na história da Inglaterra por que: A) favoreceu a Holanda, que obtinha grandes lucros com o comércio inglês. B) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador. C) contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa no mundo. D) considerava o trabalho como verdadeira fonte de riqueza nacional. QUESTÃO 14
"Como não há poder político sem a vontade de Deus, todo governo, seja qual for sua origem, justo injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado; revoltar-se contra ele é cometer sacrilégio." (Jacques Bossuet)
A citação acima demonstra que: A) o governo, por meio de seu representante, deve atender aos anseios da comunidade. B) a escolha do governante deve obedecer à vontade de Deus. C) o povo é livre para escolher o chefe da nação. D) o poder do governante está baseado na Teoria do Direito Divino. QUESTÃO 15 Durante o século XVII, ocorreram diversas transformações políticas e econômicas na Inglaterra, que consolidaram como uma potência de projeção mundial nos séculos seguintes. Marque a opção que apresenta corretamente um dos fatores que se encontram na origem dessa posição predominante. A) Instituição do Ato de Supremacia, que criou a Comunidade Britânica por Henrique VIII. B) Restauração do absolutismo inglês e sua política expansionista com a dissolução do Parlamento controlado pela nobreza conservadora por Carlos II. C) Declaração do Ato de Tolerância, que instituiu o catolicismo como religião oficial, encerrando as guerras religiosas, por Guilherme III. D) Promulgação dos Atos de Navegação durante a república Puritana liderada por Oliver Comwell. QUESTÃO 16 Carlos I é derrotado definitivamente em 1649. Nesse ano Cromwell instaura: A) a monarquia constitucional. B) a República. C) um governo popular. D) a monarquia parlamentar. QUESTÃO 17 Acerca do Iluminismo, marque a alternativa correta: A) Consideravam essencial a formação do indivíduo na fé católica. B) Independente da forma de governo, eram favoráveis a um regime constitucional. C) Consideravam o direito divino dos reis como inegável, portanto, o absolutismo erra uma das bandeiras desses filósofos. D) Acreditavam que a razão não era capaz de propiciar um conhecimento seguro, apenas a fé tinha esse privilégio. QUESTÃO 18
Sobre o chamado despotismo esclarecido é correto afirmar que: A) foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias, tendo por característica a utilização dos princípios iluminismo. B) foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época. C) foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes. D) foi uma tentativa bem intencionada, embora fracassada, das monarquias europeias reformarem estruturalmente seus Estados. QUESTÃO 19 Acerca do movimento de idéias que teve início no século XVII e propagou-se no século XVIII, denominado Iluminismo, assinale a alternativa CORRETA: A) Para os iluministas, o conhecimento era fruto da observação e da experiência, sendo os homens aptos a pensar por si mesmos. B) A elaboração da Enciclopédia foi um marco na crítica iluminista ao princípio da razão, presente nas concepções científicas vigentes. C) Como projeto social, os iluministas defendiam a vida comunal e o retorno ao coletivismo dos povos primitivos. D) Os filósofos iluministas foram responsáveis por propagar, pelos dois lados do Atlântico, a teoria do direito divino dos reis. QUESTÃO 20 Entre as principais propostas formuladas no século XVIII por Montesquieu, em sua obra “O Espírito das Leis”, podemos citar: A) separação dos poderes em executivo, legislativo e judiciário. B) sufrágio universal. C) direito divino dos reis. D) Parlamento composto por membros da nobreza. GABARITO QUESTÃO
ALTERNATIVA
QUESTÃO
ALTERNATIVA
01
D
11
B
02
D
12
C
03
D
13
C
04
C
14
B
05
A
15
D
06
A
16
B
07
D
17
B
08
C
18
C
09
A
19
A
10
B
20
A