QUESTÕES OBJETIVAS Fundamental I Séries Iniciais Geografia

Page 1

QUESTÕES OBJETIVAS – GEOGRAFIA – FUNDAMENTAL I QUESTÃO 1 Leia o texto a seguir. No Amazonas, 40% dos casos de malária ocorrem em Manaus, onde florestas são derrubadas para dar lugar a favelas. A capital é a campeã de casos de malária no país – a cada cinco casos, um ocorre na cidade. Em Rondônia, os desmatamentos se concentram em seis municípios, responsáveis pela exploração ilegal de madeira, entre eles Buritis, onde são registrados 33% das ocorrências de malária no Estado. Segundo especialistas, o mosquito anofelino, conhecido como "prego" ou "sovela", tem na floresta amazônica seu ambiente natural. A derrubada de árvores e o represamento de rios e igarapés favorecem a transferência do mosquito para as áreas urbanas. (http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u90909.shtml; Acesso em 05 nov. 2005, adaptado)

Com base na leitura do texto pode-se concluir que: A) a derrubada das florestas não tem relação com o aumento dos casos de malária. B) a malária é um problema ambiental provocado pela transformação social da natureza. C) o mosquito responsável pela transmissão da malária é natural dos centros urbanos. D) o represamento dos rios é uma forma eficaz de controlar a transmissão de malária. QUESTÃO 2 A Geografia é a ciência comprometida com a compreensão das relações entre as sociedades humanas e a natureza. Essas relações causam transformações no espaço natural. São exemplos de transformações sociais do espaço natural, EXCETO A) contaminação dos rios. B) enchentes nas grandes cidades. C) poluição da atmosfera. D) terremotos de grande intensidade. QUESTÃO 3 Observe o desenho a seguir.


FONTE: Esta imagem foi scanneada de um livro de apoio didático (atividades cartográficas) que não está sendo comercializado mais.

A sequência dos desenhos nos permite afirmar que houve: A) a tendência de substituição de uma área agrícola por uma grande cidade. B) a diminuição dos problemas ambientais como conseqüência da urbanização. C) o aumento da quantidade de fábricas e a contaminação dos cursos d’água. D) o processo de transformação que o trabalho social imprime na natureza. QUESTÃO 4 Numa manhã ensolarada, Godofreda e sua turma foram com a professora até o pátio da escola. Lá chegando, a professora pediu que Godofreda abrisse os braços e estendesse o braço direito para a direção do Sol. Nessa posição, a frente, as costas, o braço direito e o braço esquerdo de Godofreda, respectivamente, estarão apontando para as direções: A) Leste, Norte, Oeste e Sul. B) Norte, Sul, Leste e Oeste. C) Oeste, Leste, Sul e Norte. D) Sul, Oeste, Norte e Leste. QUESTÃO 5 Observe a rosa dos ventos a seguir.


1 2 3 4 5 6 7 FONTE: Adaptação do Programa Super Professor ®

Com base nas informações da rosa dos ventos, as direções 3, 5 e 7 representam, respectivamente, os pontos cardeais: A) Nordeste, Noroeste e Sudeste. B) Noroeste, Sudoeste e Nordeste. C) Sudeste, Sudoeste e Noroeste. D) Sudoeste, Sudeste e Nordeste. QUESTÃO 6 Observe o mapa a seguir. PLANISFÉRIO: COORDENADAS GEOGRÁFICAS

FONTE: Adaptação do Programa Super Professor ®

A coordenada geográfica 20º de latitude Sul e 60º de longitude Oeste indica uma localização:


A) na Austrália. B) na China. C) no Brasil. D) no Canadá. QUESTÃO 7 Observe o mapa a seguir. BRASIL: FUSOS HORÁRIOS Belém Porto Alegre Rio Branco

FONTE: Adaptação do Programa Super Professor ®

No dia 12 de outubro de 2005 a seleção brasileira de futebol enfrentou a seleção da Venezuela pelas eliminatórias da copa do mundo da Alemanha, em 2006. A partida foi realizada no estádio Mangueirão na cidade de Belém, estado do Pará. Como a partida começou às 21h30min, os torcedores que estavam em Rio Branco (AC) e Porto Alegre (RS) assistiram a última partida da seleção brasileira às: A) 18h30min e 20h30min B) 19h30min e 21h30min C) 23h30min e 20h30min

D) 24h30min e 21h30min

QUESTÃO 8 Em 2006, o Brasil disputou a Copa do Mundo na Alemanha (uma hora adiantada em relação a Greenwich) Uma partida realizada às 16 horas na Alemanha foi assistida em Brasília (3 horas atrasadas em relação a Greenwich) às: A) 12 horas. B) 14 horas. C) 18 horas.

D) 20 horas.


QUESTÃO 9 Num mapa de escala 1:700.000.000 a distância em linha reta entre duas cidades é de 3 centímetros. A distância real entre essas cidades é: A) 21.000 km B) 23.000 km C) 21.000.000 km

D) 23.000.000 km

QUESTÃO 10 Num mapa de escala não definida a distância em linha reta entre Recife (PE) e São Paulo (SP) é de 4 centímetros. Considerando que a distância real em linha reta entre essas cidades é de aproximadamente 2.200 quilômetros, a escala do mapa será: A) 1: 550 B) 1: 8.800 C) 1: 8.800.000

D) 1: 55.000.000

QUESTÃO 11 Observe o mapa a seguir.

FONTE: Adaptação do Programa Super Professor ®

As informações da legenda do mapa nos permitem analisar o seguinte aspecto do Brasil: A) as variações na altitude do relevo. B) os limites das unidades climáticas. C) os tipos climáticos e sua localização. D) as localizações dos recursos minerais.


QUESTÃO 12 Analise o mapa e as informações nele presentes.

Brasil: Monitoramento das Queimadas através de Imagens de Satélite / Julho a Novembro de 1999

MOREIRA, C. e SENE, E. de. "Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil". São Paulo: Scipione, 2002. p. 177. (adaptado) In. UFSM, 2003.

No mapa encontram-se representados elementos de um mapa: título, orientação, escala e legenda. Com base na leitura do mapa e de seus elementos é CORRETO afirmar que: A) as informações só permitem identificar a direção Norte do mapa. B) as cores mais escuras representam maior quantidade de incêndios. C) os quadrados em branco representam a falta de informações confiáveis. D) os elementos não permitem calcular a distância real entre dois pontos. QUESTÃO 13 Órgãos de Defesa Civil dos Estados do Rio e de São Paulo foram alertados nesta terça-feira sobre a possibilidade de que ocorram chuvas de longa duração amanhã, feriado do Dia de Finados. Há risco de que ocorram alagamentos, deslizamentos de terra e escorregamento de pedras. (Jornal Folha de São Paulo; caderno Cotidiano; 01 nov. 2005)

O deslizamento de encostas e morros é causado devido ao(a): A) excesso de chuvas no verão. B) ocupação irregular dos morros. C) ação dos agentes internos.

D) movimentação das placas tectônicas.


QUESTÃO 14 Chuvas e enchentes podem estragar o dia de hoje e o final de semana do paulistano. O alerta é do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo. A causa para o tempo ruim é uma frente fria que está sobre o Estado. De acordo com o CGE, as chuvas começarão hoje e devem ficar mais intensas amanhã. O Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) também espera mau tempo nos próximos dias na cidade. Prevê chuvas até segunda-feira e temperaturas de 17C a 29C. A Defesa Civil vai colocar carros em pontos críticos para fazer observação de campo no fim de semana e monitorar o nível dos córregos. O plantão do telefone 199 será reforçado. (Jornal Folha de São Paulo; caderno Cotidiano; 28 out. 2005)

As enchentes, fenômeno comum nas grandes cidades, é uma consequência: A) da dinâmica climática global. B) da urbanização desordenada. C) do regime anual de chuvas. D) do clima chuvoso do Brasil. QUESTÃO 15 A seca no Amazonas já matou pelo menos seis crianças, cinco delas indígenas, com diarréia. Segundo a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), as mortes estão diretamente relacionadas à escassez de água potável (própria para o consumo humano) e também à seca, que está se prolongando desde o mês de agosto. O problema é mais grave entre os índios ticunas, que moram em aldeias da região do alto Solimões, onde os lagos continuam secos. A Funai (Fundação Nacional do Índio) confirmou mortes por diarréia também na aldeia Feijoal, em Benjamin Constant e em São Paulo de Olivença. Desde o agravamento da seca, os índios abriram cacimbas nas margens dos rios para beber água. De acordo com a Funai, as mortes estão acontecendo porque a água está contaminada e porque a maioria dos índios não utilizou o hipoclorito de sódio – que purifica a água – porque o produto não chegou às aldeias. (Jornal Folha de São Paulo, 23 out. 2005)

Com base na leitura do texto podemos concluir que: A) a falta de água é um problema que afeta a população pobre do Nordeste. B) a água deve ser tratada antes de poder ser consumida para evitar doenças. C) a Amazônia possui água em excesso e não enfrenta o problema da escassez. D) a população indígena conhece a natureza e sabe evitar os problemas ambientais. QUESTÃO 16 O Brasil se prepara para iniciar a transposição do Rio São Francisco, ambicioso projeto hídrico que pretende aliviar a pobreza de milhões de habitantes do Nordeste, onde as prolongadas secas causam fome e êxodo de agricultores. O São Francisco se


degradou com a construção de hidrelétricas, a ocupação de suas margens e o lançamento de lixo doméstico e industrial, segundo Brito. "Os ribeirinhos estão acostumados a pescar no rio, e hoje não têm praticamente mais peixes, porque todo o sedimento, a alimentação natural dos peixes, fica retido na grande represa da usina hidrelétrica de Sobradinho", afirmou ele, acrescentando que o assoreamento reduziu a profundidade do leito. (http://noticias.uol.com.br/ultnot/2005/07/22/ult27u50215.htm; Acesso em 13 nov. 2005. Adaptado)

O assoreamento do rio São Francisco foi causado pelo(a): A) construção da usina hidrelétrica. B) desmatamento das margens. C) falta de peixes em suas águas. D) projeto de transposição do rio. QUESTÃO 17 A ação conjunta dos agentes internos e externos é responsável pela formação do relevo. O relevo terrestre é constituído por quatro formas básicas: montanhas, planaltos, planícies e depressões. Três dessas formas básicas existem no Brasil. A forma de relevo que não pode ser encontrada no Brasil é: A) depressão. B) montanha. C) planalto. D) planície. QUESTÃO 18 Observe o mapa e o climograma a seguir. Brasil: tipos climáticos

FONTE: Adaptação do Programa Super Professor ®

O climograma representa o tipo climático brasileiro típico da região:


A) I. B) II. C) III. D) IV. QUESTÃO 19 A camada de gelo do Ártico derreteu por quarto anos consecutivos e ficou reduzida à menor área em um século, segundo novos dados divulgados hoje por cientistas americanos. As imagens de satélite mostram desde 2002 um processo de degelo incomum em áreas do norte da Sibéria e do Alasca durante o começo da primavera no hemisfério norte. Essa tendência se acentuou em 2005, passando a incluir o total da camada de gelo do Ártico, segundo o Centro Nacional de Dados sobre o Gelo e a Neve, que dirigiu o estudo divulgado hoje, do qual também participaram especialistas da Nasa e da Universidade de Washington. O grupo de pesquisa utilizou dados de satélite disponíveis desde 1978 e descobriu que o degelo da primavera e do verão de 2005 começou aproximadamente 17 dias antes do normal, o que representa um novo recorde. (http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2005/09/28/ult1809u6266.jhtm; Acesso em 13 nov. 2005)

O problema ambiental descrito no texto é uma das consequências do(a): A) extinção da camada de ozônio. B) poluição dos rios e oceanos. C) aumento da emissão de gases estufa. D) acúmulo de lixo industrial e doméstico. QUESTÃO 20 Dentre os problemas ambientais em escala global, o da mudança do clima destaca-se pela sua importância e pela relevância para o setor energético. A expressão mudança do clima refere-se à alteração do clima da Terra em escala global, devido ao aumento do efeito estufa natural, como resultado da emissão pelo homem dos chamados gases de efeito estufa a uma taxa muito superior à capacidade da natureza de removê-los naturalmente da atmosfera. Ocorre que no último século a concentração de gás carbônico, metano e óxido nitroso na atmosfera vem aumentando significativamente devido às atividades humanas. O resultado é um aumento da temperatura média da superfície do planeta e uma conseqüente elevação do nível médio do mar devido principalmente à expansão de seu volume. (http://www.mct.gov.br/clima/brasil/discplind.htm; Acesso em 113 nov. 2005)

As opções a seguir representam ações que podem diminuir o aquecimento global, exceto A) substituir o petróleo por fontes alternativas de energia. B) preservar as florestas e reflorestar áreas desmatadas. C) tratar a água dos esgotos e despoluir os rios e oceanos. D) evitar o consumismo e diminuir o uso de automóveis.


GABARITO QUESTテグ

ALTERNATIVA

QUESTテグ

ALTERNATIVA

01

B

11

A

02

D

12

B

03

D

13

C

04

B

14

B

05

C

15

B

06

C

16

B

07

B

17

B

08

A

18

D

09

A

19

C

10

C

20

C


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.