Page 1

Situação: Perceber que através de ações simples pode-se evitar impactos na saúde no que tange doenças veiculadas por certos vetores. Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da doença. Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito? a)

Substituição das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o mosquito se reproduz na parede das casas de barro.

b) Colocação de filtros de água nas casas, visto que a reprodução do mosquito acontece em águas contaminadas. c)

Higienização adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se desenvolvem nesse tipo de substrato

d) Colocação de telas nas portas e janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos e fechados para a sua reprodução. e) Remoção dos recipientes que possam acumular água, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio. GABARITO: Letra E As campanhas de prevenção à Dengue insistem, repetidamente, na importância de eliminar os criadouros em água parada (pneus, vasos, calhas, entulho, etc) do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, o qual é vetor não só da Dengue, mas de outras doenças como até a Febre Amarela, de prevalência mais restrita às áreas silvestres. Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. H12 - Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios. Fonte: ENEM 2011 – Q17 Assunto: Saúde e Doenças; Filo Arthropoda; Vírus.


Situação: Relacionar conhecimento das ciências naturais com situações rotineiras como as relativas à conservação de alimentos. Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir, destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos: A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão. Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas. Com base no texto, os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas aos exemplos 1, 2 e 3, respectivamente, são: a)

Temperatura, concentração e catalisadores

b) Temperatura, superfície de contato e catalisadores c)

Superfície de contato, temperatura e concentração

d) Temperatura, superfície de contato e concentração Gabarito: Letra B Para que a ação dos microorganismos seja anulada ou diminuída é necessário que os eliminemos total ou parcialmente. O cozimento, se não destrói, diminui significativamente as populações desses microorganismos. A desidratação torna o meio desfavorável ao crescimento desses seres e o abaixamento da temperatura impede sua proliferação. Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicálos em diferentes contextos. H19 - Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental. Fonte: ENEM 2ª Aplicação, 2010 – Q07. Assunto: Cinética Química; Bioquímica Celular; Proteínas.


Situação: Contrapor conhecimentos do senso comum à luz do conhecimento científico técnico, a fim de evitar-se situações de engodo propagandístico. Um fabricante afirma que um produto disponível comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratação dos cabelos. Sobre as características químicas dessa molécula essencial à vida, é correto afirmar que o DNA: de qualquer espécie serviria, já que têm a mesma composição. a)

de origem vegetal é diferente quimicamente dos demais pois possui clorofila.

b) das bactérias poderia causar mutações no couro cabeludo. c)

dos animais encontra-se sempre enovelado e é de difícil absorção.

d) de características básicas, assegura sua eficiência hidratante. GABARITO: Letra A O ácido desoxirribonucleico (DNA), presente em todos os seres vivos, é formado por sequências de nucleotídeos cuja composição é de: fosfato, açúcares do tipo desoxirribose e também por quatro tipos de bases nitrogenadas, como adenina, timina, guanina e citosina. Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. H3 - Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos. H7 - Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida. Fonte: ENEM 2005 – Q41 Assunto: Bioquímica Celular; Ácidos Nucléicos


Situação: Entender o porquê de na natureza certos seres vivos estarem menos sujeitos à redução populacional do que outros. Pesquisando algumas cavernas em Minas Gerais, biólogos observaram que a frequência de peixes cegos – mutantes – era muito maior dentro que fora delas. Isso acontece, provavelmente, porque a)

os peixes cegos são mais predados fora das cavernas que no interior delas.

b) os peixes mutantes perderam a capacidade de enxergar por viverem no escuro. c)

as mutações para a cegueira ocorrem com maior frequência no interior das cavernas.

d) os peixes não mutantes morrem mais frequentemente no interior das cavernas. e) os peixes cegos mutantes são grandes predadores tanto dentro quanto fora das cavernas

GABARITO: Letra A Os peixes cegos têm a mesma chance de sobrevivência que outros peixes dentro da caverna, porém, são mais predados fora das cavernas. Um caso típico de seleção natural. Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais. H14 - Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

Fonte: UFMG, 2002. Assunto: Evidências da Evolução Biológica; Adaptações ao Meio Ambiente .


Situação: As implicações das tecnologias contemporâneas de comunicação em nossa saúde e o Eletromagnetismo presente nesse ínterim.

Extraído de http://olharaesquerda2.blogspot.com.br/2011/06/pesquisa-liga-proximidade-deantena.html. Acesso em 14.mai.2012

As recomendações 1 e 3 têm em comum o fato de que o sinal dos celulares possui um valor máximo quando entra em contato com o corpo:

a) a amplitude do sinal é constante ao longo de seu raio de ação. b) a frequência das radiações emitidas é muito elevada. c) a intensidade da radiação diminui com a distância. d) o comprimento de onda da radiação aumenta quando penetra do corpo. GABARITO: Letra D As recomendações indicadas no item referem-se à necessidade de se manter certa distância do aparelho. Isso ocorre porque a radiação eletromagnética emitida diminui à medida que a distância aumenta. Dessa forma, as recomendações são referentes a essa característica das ondas. Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. H2 - Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. H22 - Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas

manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais.

Ciências da Natureza  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you