Issuu on Google+

Política| Pág. 5

Candidatos lançam planos de governo e vão às ruas se preparar para debate na Band

Barueri supera meta do Ideb para 2013 e 2015

24 DE AGOSTO DE 2012

ANO XXIII Nº 1558

Prefeitura inaugura

Luiz Vicente

Educação| Pág. 3

.com.br

duas escolas no sábado

O município superou a meta de qualidade de ensino estipulada pelo MEC (Ministério da Educação), através do Ideb, avaliado nas escolas pela Prova Brasil. A nota estipulada para 2011 era 5,3 e Barueri superou as expectativas com 5,9.

Instituições de ensino devem atender cerca de 1.500 crianças

Às 10h, será inaugurada a Maternal Municipal Joaquim Soares, escola da Aldeia que foi reformada e ampliada e às 15 horas,

o prefeito Rubens Furlan vai inaugurar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dalva Fogaça, no Jardim Silveira.

divulgação

Segurança | Pág. 4

Copa de 2014| Pág. 10

Jardim Silveira ganha posto 24h da Guarda Municipal Flávio Costa

Acessa SP ajuda paulistas a se inscreverem em voluntariado Internautas protestam contra Fifa por falta de remuneração

Posto tem funcionamento ininterrupto

Para estimular a participação dos paulistas, o Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, já colocou em sua página um banner anunciando o programa para seus milhares de usuários em 672 unidades. Ao clicar no banner, o usuário é redirecionado ao site www.fifa.com, onde são feitas as inscrições.

Trânsito| Pág. 3

Barueri demite Estevam Soares e contrata Evandro Guimarães

Vias da cidade são recapeadas e têm sinalização reforçada

Show: Apresentação traz novas composições do álbum 'Mais uma Página' e outros sucessos. Pág. 7

divulgação

Luiz Vicente

Série B| Pág. 8

divulgação

A Prefeitura de Barueri instalou um posto de atendimento da Guarda Municipal no Jardim Silveira. A unidade já está em funcionamento e fica no prédio da administração do terminal rodoferroviário Geraldo Corrêa, entre as avenidas Municipal e Fernão Dias Paes Leme.

Novo técnico terá desafio de tirar time de má fase

Trabalhos recentes são executados

A diretoria do Grêmio Barueri informa que desde a quarta-feira, 22, Evandro Guimarães é quem assume o comando técnico da equipe na sequência do Campeonato Brasileiro da Série B. A derrota, na Arena Barueri, nesta terça-feira, 21, para o Guaratinguetá por 3 a 2 foi a última partida do técnico Estevam Soares.

O trabalho de recapeamento mais recente envolve um trecho da estrada Velha de Itapevi; as ruas Ricardo Peagno (bairro Belval), da Prata, no Jardim dos Camargos (bairro Boa Vista) e a alameda Aruanã e avenida Ceci (bairro Tamboré). Na sequência são executados os serviços de sinalização viária. Sucessos que inebriaram o público estarão na voz e interpretação do fenômeno Maria Gadú, no dia 15 de setembro, em Alphaville

Prêmio| Pág. 4 Saúde de Barueri é indicada para receber premiação internacional

Animais| Pág. 4 Novo Centro de Zoonoses começa a funcionar no final do mês

A Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (CIPIS), indicou o secretário de Saúde de Barueri, Maurício Tundisi e sua equipe, para receber pela primeira vez o Prêmio Internacional “Integración Latino Americano 2012”.

Este novo serviço será um centro de atendimento completo, que cuidará da prevenção à raiva canina, do monitoramento da população animal e da doação de cães e gatos. O início do atendimento ao público acontece na terça-feira, 28.

Maria Gadú traz novo show ao Skyline Hall Apresentação acontece em Alphaville no dia 15 de setembro

'A zorra eleitoral nossa de cada dia'

Em sua coluna especial desta semana, Gerson Pedro relata o andamento da sessão ordinária desta

terça-feira, 21, na augusta Casa de Leis barueriense e põe a boca no trombone para falar do escarcéu de

barulho e cartazes que tomaram de assalto todo território da cidade. Pág. 2

O recém-lapidado fenômeno da música popular brasileira, Maria Gadú, traz a Alphaville a apresentação de seu novo álbum "Mais uma Página". O show acontece no dia 15 de setembro, às 22h30, no Skyline Hall.

Sexta-feira, 24 Predomínio de sol, com pouca variação de nuvens

Min.

14º

Máx.

27º

4162-1926


2

Opinião

JORNAL NOTÍCIAS

Redação e Departamento Comercial Av. D. Pedro II, 125 2º piso CEP: 06401-060 Barueri - SP PABX 4198-5888

Publicação semanal da Movimento Empresa Jornalística e Editora Ltda.

Circulação Barueri - Carapicuiba Itapevi - Jandira Osasco - Santana de Parnaíba

Diretor Inedir Concórdia

SEXTA-feira, 24 DE AGOSTO DE 2012

Paginação Fernando Gomes

Jornalista responsável Departamento Comercial: Fernanda Nascimento 4198-5888

Giro Político Gerson Pedro é Jornalista e Administrador Público Email: maboose@uol.com.br

Deputado Bidu?

Pois é amados leitores, em plena efervescência da campanha municipal, não é que o vereador e ex-secretário do meio ambiente de Barueri me confidenciou que foi sondado pela alta cúpula do Partido Verde no sentido de que seu nome seja lançado como candidato a deputado (não sei se federal ou estadual) para o próximo pleito. Hummmmmmmmmmm será que os verdes estão plantando alguma semente?

Sabe mais que a própria esposa

Não é que o nosso ínclito biólogo hoje esverdeado nas confidências que nos fez, disse ter indagado ao manda chuva do partido o por que de seu nome estar sendo cogitado tão precocemente e a resposta foi pelo fato deles estarem observando as suas ações e prestígio e ainda teria dito que lá na alta cúpula eles sabem mais da “vida do Bidu”, do que a sua própria esposa. Hummmmmmmmmmmmmm, quanta intimidade, não acham amados leitores?

Luizinho eufórico

O nobre vereador Luizinho, com documentos em mãos sobre o Ideb, que colocou parte da educação de Barueri numa posição privilegiada, em conversa com este jornalista reafirmou com todas as letras tudo aquilo que dissera na última sessão, ou seja, que “quem quiser falar mal da atual administração vai ter que lavar a boca com creolina mesmo”. Hummmmmmmmmmmm, o Luizinho está com a corda toda, descendo a ripa. E mais, ele lembrou que não citou nomes, porém tem pessoas que sabem para quem serve a carapuça, concluiu. Chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!

Agnério, o calado

Entrou com uma indicação no sentido de que haja um maior controle sobre vagas em estacionamentos rotativos gratuitos. Para o destemido vereador, existe uma preocupação com a ocupação dos espaços públicos e ele quer criar uma tal de “Zona Verde” gratuita, que no seu entendimento não irá interferir com a Zona Azul que é cobrada. Em resumo, no nosso singelo entendimento, a cidade vai virar a maior zona. (risos discretos à parte).

E por falar em zona

Candidatos dos mais diversos partidos estão transformando Barueri numa verdadeira zona. Como se não bastassem os carros de som de candidatos “salvadores da pátria” perturbando com as suas musiquinhas de péssimo gosto, agora, em vários pontos, a população se depara com carros estacionados (alguns em péssimo estado de conservação e até com pneus furados) dia e noite em locais estratégicos, lotados de propaganda, causando uma nojenta poluição visual. É o fim da picada.

Reabrindo feridas

O vereador Bidu, retornando à augusta casa de leis barueriense, chegou com a corda toda e agora quer cutucar a famigerada empresa que adora fechar acessos à Castello Branco para cobrar pedágios. Bidu quer saber o que a tal empresa tem a dizer sobre a tentativa de fechamento da saída Petrobras na Castello Branco, no Jardim Mutinga, ocorrida no ano passado, pois os moradores reclamam, poderá causar prejuízos.

Cautela e canja de galinha...

Diante do inusitado pedido, o vereador Chico Vilela, lembrou a seu par que a empresa em questão não havia fechado o acesso em discussão e que aparentemente tudo estava sob controle e dessa forma seria imprudente “cutucar a onça com vara curta e sugeriu

ao Bidu que retirasse a sua propositura. Hummmmmmm.

Bidu não arredou pé

Reafirmando que a empresa CCR (aí ele deu o nome) quer mesmo fechar o acesso do Jardim Mutinga, e por essa razão ele está reiterando o tema, pois a resposta sobre a indagação feita anteriormente sobre o fechamento ou não do acesso sequer foi dada. Chico Vilela mesmo assim insistiu na retirada do documento, pois a “empresa estava sossegada”. Para Bidu, ainda pairam dúvidas , pois ele suspeita que, depois das eleições, eles vão contra atacar. (sem maiores comentários)

Não devo nada a CCR Afirmando nada dever à CCR que sequer instalou o pedágio inteligente com custo menor para os usuários que moram no Jardim Mutinga e imediações, o vereador disse que vai sim continuar cutucando a concessionária.

Era secreta e depois...

Em meio à sessão que transcorria normalmente, repentinamente os nobres vereadores foram convidados pela presidência a participar de uma reunião com juízes e promotores na hermética sala onde eles costumam degustar deliciosos acepipes. Minha nossa, o tal convite deve ter provocado arrepios gélidos em alguns, pois como diz o velho ditado, “quem deve teme”, hi, hi, hi, hi!

A imprensa não poderia participar

Claro, tenho que confessar que a tal reunião também provocou um frenesi nesse escriba que ficou com a pulga atrás da orelha e com as antenas ligadas tentando descobrir o que estava rolando, se cabeças seriam cortadas, se alguém sairia algemado, enfim...

Porém, logo deram acesso à imprensa

Na verdade a tal reunião, para alívio de alguns, tinha como objetivo tratar do assunto com relação à doação de um terreno para a construção de um novo fórum, pois o que existe na cidade está sabidamente depauperado, com suas instalações velhas e, acima de tudo, não comporta mais a grande demanda atual, e o poder público municipal preocupado com a situação quer resolver o problema que, todos sabem, deveria ser solucionado pelo governo do Estado.

Emperrado na Câmara de Barueri

Para quem não sabe, um projeto para a doação da tal área para a construção do novo fórum, foi enviado à colenda Casa de Leis e a mesma foi rejeitada pela neooposição e como a situação não tinha votos em número suficiente, criou-se o sério impasse.

Bate boca na frente dos juízes

Meninos, eu vi tudo. Pasmem amados leitores, acreditem, virou um bate-boca na frente de juízes e promotores, com direito a rosnados, ranger de dentes, olhares de ódio, ironias, caras e bocas dignas de novelões mexicanos. Miguel de Lima disse não ter sido aprovado por não ter prazo de construção e valor do terreno. Jânio disse que a atitude de Carlinhos do Açougue era “ molequice”. Para Luizinho, eles não poderiam deixar para amanhã o que poderia se fazer de imediato. Amados leitores, rolou um corolário de pérolas oriundas das bocas dos representantes do povo.

Politicagem pura

Amados leitores, o aludido projeto chegou à Câmara que representa os interesses da população em novembro do ano passado e até

*As opiniões e conceitos emitidos pelos artigos assinados por colaboradores e/ou colunistas não refletem necessariamente a opinião do JNotícias.

edital hoje rola pelos corredores do Parlamento 26 de Março, sem que os resultados se definam. O vereador Dr. Antonio, que alegou ter medo de ações politiqueiras, sugeriu que a aprovação seja em 21 de setembro, no que foi prontamente rechaçado. Bão, as discussões novamente deram em nada e, em dado momento, sobrou para a imprensa que, segundo alguns, alardeiam os fatos e, curiosamente, propuseram até um cerceamento à imprensa para que não divulgasse os nebulosos acontecimentos.

linha de Metrô em Barueri. A tal linha sairia de Pinheiros, passaria pela bucólica Vila Madalena, daria uma voltinha pelo Jardim D’Abril, Aldeia de Carapicuíba - Criação de METRÔ Linha – Oeste/Barueri compreendendo o trecho entre Pinheiros ou Vila Madalena até Alphaville/ Tamboré, composta pelas estações Pinheiros, Butantã, Jardim D’abril, Jardim Silveira, Belval Alphaville/Tamboré e outras inúmeras quebradas, com extensão de 20 km e 13 estações. Hummm.

O vereador Jânio ao fazer uso da tribuna

Outra ideia “fantástica”

Jânio no pós-reunião fracassada, ao fazer uso da tribuna desceu a madeira e lembrou aquilo que qualifica como o interesse público com relação aos neooposicionistas que obstruem as votações até de nomes de ruas, com isso prejudicam a população e ameaçou até panfletar nas ruas. “Tenham mais respeito com os cidadãos e com os munícipes”, finalizou.

O Carlinhos Açougueiro criticou a reunião

Falando provavelmente em nome dos neo-oposicionistas, Carlinhos do Açougue aparentemente muito bravo criticou a reunião semisecreta, alegando não ter sido comunicado com antecedência e vociferou com todas as letras que não aceita ser pressionado coisa e tal. Mas o presidente Jô, do alto do seu cadeirão presidencial, rebateu às criticas dizendo ter sido surpreendido também com a tal reunião e retaliou ao Carlinhos afirmando que ele gosta de colocar veneno e jogar gasolina nos incêndios. Chiiiiiiiiiiiiiiii.

Não voto não voto e não voto

Gente do céu, vocês precisavam ver a atitude do Carlinhos Açougueiro, que parecia um menino batendo o pé e gritando” Não voto, não voto e não voto. Não voto e não voto – pode trazer o bando de juízes de todo Estado de São Paulo, não voto sob pressão”. Bando de juízes? Hummmmmm.

Mais veneno

Venenos a parte, Miguel de Lima, que não apresentou provas factíveis, disse que uma mulher lá pelas bandas do Jardim Silveira disse ter declarado a ele que não teve a sua cesta básica entregue, pelo fato de ter em sua casa uma placa do candidato a prefeito da oposição, bla bla bla. Mas, segundo suas próprias palavras, tal pessoa não tem como provar.

Já que falamos do Miguel de Lima

Atacado nas acusações, ele destacou que uma funcionária ou correligionária sua, passou mal na rua e conduzida ao PS do Jardim Silveira (se não me engano), devidamente acompanhada de duas colegas trajando uma camiseta do staff do candidato, foram expulsas do local por um guarda municipal (este ele deu um pré-nome). Em tempo, ficou-se sabendo que a moça que passou mal foi atendida e as suas amigas expulsas.

Estariam passando fome?

O vereador Toninho Furlan, não perdeu a oportunidade e satirizou a situação dizendo ao vereador Miguel de Lima que ele “precisa fornecer comida para as suas funcionárias”, insinuando que a que passou mal estaria sofrendo de inanição.

Candidato quer metrô em Barueri

Gente, não é que tem um candidato a vereador que bem ao estilo do Levi Fidelix, aquele do aerotrem, está propondo uma

Uma certa candidata iluminada quer ajudar o meio ambiente propondo a troca latinhas de alumínio e papelões usados por vales alimentos. Aí, ela mistura reciclagem com desnutrição pessoas obesas e outras de baixa renda. Aí começa o samba do crioulo doido onde ela propõe a troca de latinhas e papelão por vales de alimentos perecíveis como cascas de verduras, legumes e frutas, com direito a de cursos de receitas das sobras de alimentos e degustações. Chiiiiiiiii.

Como se não bastasse

Uma outra candidata se enveredou por outras misteriosas propostas que perpassam por aquilo que ela qualifica como “ASSUNTOS NECESSÁRIOS E DELICADOS DE MULHER”.

Engenheira de degraus

A candidata se envereda inicialmente pela largura dos espaços dos degraus das escadas, que segundo ela não levam em conta as necessidades da mulher, que devido aos saltos altos são obrigadas a colocar os seus pezitos na diagonal, coisa e tal e por aí segue um verdadeiro besteirol, que termina por críticas à engenharia e a arquitetura que fariam inveja até ao Salvador Dali. Hummmmmm.

EDITAL FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem, ou dele conhecimento tiverem, que ficam NOTIFICADOS a comparecerem no prazo de trinta (30) dias, contados dez (10) dias da última publicação deste, no CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE BARUERI, situado à Alameda Araguaia, nº 190 – Centro Empresarial e Industrial Alphaville - Barueri, nos termos do §2º, do artigo 49 da Lei Federal nº 6766/79, por não ter sido possível a notificação pessoal dos mesmos, os compromissários compradores de lotes do loteamento denominado do RESIDENCIAL MIRANTE DAS PEDRAS, situado no Município de Santana de Parnaíba, Comarca de Barueri/SP, de propriedade da empresa RODES DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO LIMITADA, inscrita no CNPJ/MF nº 05.635.280.000128, com sede na Estrada Sítio de Baixo, 700, em Santana de Parnaíba,/SP, loteamento esse devidamente registrado sob o nº 25, na matrícula 2.117 neste Cartório, por não ter sido possível a notificação pessoal dos mesmos, que se encontram com prestações em atraso, para efetuarem o depósito para pagamento do débito existente e demais despesas legais, a saber: 1º) GENARO NACARELLI NETO, brasileiro, solteiro, maior, comerciante, RG nº 15.165.066-4/SSP/SP, CPF/MF nº 041.949.528-75, residente e domiciliado na Rua Carlos Maria Dela Paolera, 601, Bosque da Saúde, em São Paulo/SP, compromissário comprador do LOTE 10 DA QUADRA 35, decorrentes do contrato de compromisso de venda e compra, registrado sob o nº 04/M.134.341, no valor de R$96.914,00, pagáveis por meio de 124 prestações, de cujo valor foi pago R$18.117,15 correspondente a 17 prestação, cujo débito importa em R$10.441,04, sendo que R$9.592,18 refere-se as prestações em atraso, R$132,99 refere-se a correção monetária cheia, R$720,50refere-se a encargos e R$0,40 refere-se a resíduo; 2º) LUCIANO ERASMO MOREIRA, brasileiro, solteiro, maior, microempresário, RG nº 37.631.069-8/SSP/SP, CPF/MF nº 050.486.32664, residente e domiciliado na Avenida Kenkiti Shimomoto,21, Bairro City Bussocaba, em Osasco/SP, compromissário comprador do LOTE 01 DA QUADRA 04, decorrentes do contrato de compromisso de venda e compra, registrado sob o nº 02/M.146.579, no valor de R$157.075,00, pagáveis por meio de 126 prestações, de cujo valor foi pago R$9.598,14 correspondente a 05 prestação, cujo débito importa em R$27.250,38, sendo que R$23.899,86 refere-se as prestações em atraso, R$749,62 refere-se a correção monetária cheia, R$2.600,00 refere-se a encargos: e, 3º) RODRIGO PRIETO MANZANO, brasileiro, solteiro, maior, comerciante, RG nº 17.705.938-2/SSP/SP, CPF/MF nº 254.098.068-67, residente e domiciliado na Rua Santo Antonio de Pádua, 92, apto 42, Bairro Pequeri, em São Paulo, compromissário comprador do LOTE 18 DA QUADRA 11, decorrentes do contrato de compromisso de venda e compra, registrado sob o nº 02/M.143.990, no valor de R$144.025,60, pagáveis por meio de 124 prestações, de cujo valor foi pago R$29.477,16 correspondente a 21 prestação, cujo débito importa em R$16.996,78, sendo que R$15.450,13 refere-se as prestações em atraso, R$290,18 refere-se a correção monetária cheia, R$1.252,45 refere-se a encargos, e, R$4,02 refere-se a resíduo.-DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de Barueri, aos 25 de julho de 2012.- Eu, (a) Bel. José Ricardo Marques Braz), substituto designado, subscrevo. 2ª ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO A COOPERAUB – Cooperativa dos Motoristas de Transportes Autônomos de Barueri convoca os seus associados em condições de votar, para comparecerem à ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, que fará realizar-se na ACERB – Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Barueri (Clube dos Japoneses), situado na Rua Antártico, n. º 22 – Jardim Reginalice – Barueri – SP, no dia 30 de agosto de 2012 (quinta-feira), às 18:00 horas em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos seus associados; em segunda convocação às 18:30 horas, com metade mais um dos seus associados, ou em terceira convocação às 19:00 horas com o mínimo de 10 associados, para tratar do seguinte ORDEM DO DIA a) Apresentação dos candidatos para eleição do Conselho Fiscal; b) Eleição do Conselho Fiscal; c) Outros assuntos de interesse da sociedade; Barueri, 01 de agosto de 2012. JOSÉ MARIA DE MORAES Presidente

cetesb “ SENSORMATIC DO BRASIL ELETRONICA LTDA LTDA., torna público que recebeu da CETESB-OSASCO a Licença de Operação - Renovação nº 32005936, para atividade de equipamentos de sistema eletrônicos dedicados a automação comercial e fabricação, sito à ALAMEDA ARAGUAIA, Nº 3718 - TAMBORE - CEP: 06455-000 BARUERI /SP.”

Candidatos “feicibuque”

Na terra de ninguém que é o famigerado “feicibuque”, tem aparecido um montão de candidatos que, ao invés de gastarem sola de sapato na busca dos preciosos votos, ficam o dia todo na frente das telas de seus computadores enchendo o saco de todo mundo com um monte de besteiras. Será que esses candidatos acreditam que o povaréu, o eleitor das quebradas, a grande massa tem acesso a essas modernices?

deliciosos cupcakes

8736-3223


Cotidiano

JORNAL NOTÍCIAS

SEXTA-feira, 24 DE AGOSTO DE 2012

3

Neste sábado, 25, a Prefeitura de Barueri fará a entrega oficial de duas importantes obras na área da Educação. Às 15h, o prefeito Rubens Furlan vai inaugurar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dalva Fogaça, cujo prédio foi construído em terreno anexo à área da Escola Estadual Professora Alayde Domingues Couto Macedo, na avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 1.127, no Jardim Tupan (bairro Silveira). Antes às 10h, será inaugurada a Maternal Municipal Joaquim Soares, escola que foi reformada e ampliada, e que já está em funcionamento na avenida da Aldeia, 905, no Jardim Iracema (bairro Aldeia). A unidade presta atendimento inicial em berçário e primeira fase a pelo menos oitenta crianças.

Emef Dalva Fogaça

O novo prédio tem cinco pavimentos e foi erguido em terreno de 2.700 m², sendo 5.950 m² de área construída, tendo em vista todos os pisos. Ele possui 24 salas de aula, laboratório ciências, dois laboratórios informática, biblioteca, artes, auditório, quadra coberta, vestiário, vivência, refeitório, administração. Tem capacidade para atender cerca de 1.500 estudantes.

fotos: Luiz Vicente

Prefeitura vai inaugurar duas escolas para atender mais de 1.500 crianças

Maternal Joaquim Soares: o prédio passa a ter quatro salas de aula, fraldário, solário, espaço para atividades, refeitório e administração

A obra é uma ampliação da Prefeitura de Barueri que optou em construir uma nova unidade para agregar alunos do ensino fundamental da rede municipal que estudavam, até então, na compartilhada escola Alayde Domingues Couto Macedo. Com o novo benefício, o prédio que já existia foi mantido – com o mesmo nome Alayde - para atender somente os estudantes matriculados na rede pública de educação do Estado de São Paulo.

Maternal Joaquim Soares

A escola foi totalmente reformada, com troca de pisos, revestimento, forros, caixilhos,

peças sanitárias, revisão das instalações elétricas e hidráulicas. Também foram realizadas obras de ampliação de uma sala e de um fraldário. Instalada em piso térreo, a escola soma 1.170,00 m² de terreno e 750,00 m² de área construída. O prédio passa a ter quatro salas de aula, fraldário, solário, espaço para atividades, refeitório e administração.

reconstruídos e nove reformados e ampliados (veja quadro ao lado), além de realizar outras obras de manutenção ou de pequenos reparos nas demais escolas da rede de ensino. Em média, o prefeito Rubens Furlan investe em mais de sete escolas entregues ao ano. “A educação é o melhor que os pais podem deixar aos seus filhos. Estamos investindo em escolas boas e de qualidade para atender aos anseios das famílias, das mães que precisam ajudar no orçamento familiar e para garantir a formação das nossas crianças e dos nossos jovens”, ressaltou.

Investimento

Com as novas unidades, rede municipal de ensino contará com 57 escolas entregues entre 2005 e 2012, sendo 36 prédios construídos, doze demolidos e

OBRAS DA EDUCAÇÃO DE 2005 A 2012 Maternais Emeis Emefs

Ensino Ensino Técnico Superior

Total

Escolas construídas

14

03

12

05

02

36

Escolas reconstruídas

03

03

06

00

00

12

Escolas ampliadas e reformadas

02

00

02

05

00

09

Total

19

06

20

10

02

57

Obras de recapeamento em trecho da estrada Velha de Itapevi

Prefeitura recapeia vias de Barueri A Prefeitura de Barueri mobiliza equipes de trabalho para execução dos serviços de recapeamento asfáltico e de sinalização viária na cidade. “São obras em importantes locais que necessitam de permanente esforço da Prefeitura na manutenção de sua qualidade, visando possibilitar melhor fluidez no trânsito e garantir mais segurança aos motoristas e pedestres em Barueri", explicou o prefeito Rubens Furlan. O trabalho de recapeamento mais recente envolve um trecho da estrada Velha de Itapevi; rua Ricardo Peagno (bairro Belval), rua da Prata, no Jardim dos Camargos (bairro Boa Vista), alameda Aruanã e avenida Ceci (bairro Tamboré). Na sequência são executados os serviços de sinalização viária como lomba-

das, linhas divisórias de fluxos (simples contínua, simples seccionada, dupla contínua e dupla contínua seccionada) e faixa para travessia de pedestres. Os serviços estão inclusos em nova etapa de obras da Prefeitura de Barueri, que já havia executado o recapeamento asfáltico de importantes vias, como: avenida Cachoeira e rua Depanchi Nakayama, no Jardim Esperança, e ruas Ipê e Marte, na Vila Industrial (bairro Cruz Preta); avenida da Aldeia (bairro Aldeia de Barueri); estrada dos Pinheiros, no Parque Viana, avenidas Marginal Direita, Marginal Esquerda e Aníbal Correia, no Jardim Paulista (bairro Votupoca); alameda Araguaia, em Alphaville, rua Adoniran Barbosa, no Parque Imperial, e rua Werner Goldberg, na Vila Dom José (bairro Boa Vista).

O município de Barueri superou a meta de qualidade de ensino estipulada pelo Ministério da Educação (MEC), através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), avaliado nas escolas pela Prova Brasil. A nota estipulada para 2011 era 5,3 e Barueri superou as expectativas com 5,9. O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade do ensino das escolas de todo o País. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar. Dessa forma, o Ideb avalia se o aluno aprende, não reprova o ano e frequenta a sala de aula. Para uma escola ser considerada de bom nível, ela precisa ter uma nota igual ou superior a 6. A maioria das escolas brasileiras ainda está longe dessa nota. O resultado mais recente aponta a média de 5,0 para as séries iniciais do Ensino Fundamental e 4,1 para as últimas séries do Ensino Fundamental. A meta é que em 2022 a média do Brasil seja igual ou superior a 6.

no primeiro ano em que a Prova Brasil foi aplicada.

Luiz Vicente

Luiz Vicente

Educação: Barueri supera meta do Ideb para 2013 e 2015 Incentivo

Complexo educacional Professor Osmarinho de Lima, do Jardim Flórida

Indicadores do MEC

Barueri em 2007 já superou essa média nos anos iniciais, com 5,2, e nos anos finais, com 4,4. Em 2009, nos anos iniciais Barueri atingiu 5,4, e nos anos finais 4,7. Agora em 2011 a média dos anos iniciais 5,9, e nos anos finais 5,0. As notas projetadas para 2011 e 2013 já foram alcan-

Fest Gospel Barueri 2012 define finalistas

Em evento de muito louvor, no sábado, dia 18, no Centro Cultural, o Fest Gospel Barueri, com apoio da Prefeitura, definiu finalistas e entusiasmou o público com apresentações do Coral Soul Livre e do Templo Soul. Um empate levou a comissão julgadora, composta pelos músicos Marcos Santana, Rogério Serralheiro e Júnior

CONHEÇA OS FINALISTAS DO FEST GOSPEL 2012 Claudinei de Souza Banda Ergon Banda INSJC – Ponte Rasa Banda Kaelum Márcio Africano Mídia Oliveira Priscila de Souza Rebeca dos Santos Ministério Resgate de Vidas Samara Oliveira Banda Segredo da Vida

Cavallari, a definirem 11 classificados para a grande final do festival, entre bandas e cantores de igrejas católicas e evangélicas (confira no quadro abaixo). "Entendemos ser mais justo levar os dois concorrentes que empataram na disputa pela última vaga para a grande final", explica Marcos Santana, patrocinador do evento.

A última e grande noite do Fest Gospel Barueri acontece no próximo dia 1º de setembro, a partir das 16h, no estacionamento do Ginásio José Corrêa. Em seguida, a partir das 20h, após a apresentação dos finalistas, tem apresentações de Fernanda Brum, Pregador Luo - Apocalipse 16, Sara Flor di Maio e Bruno Branco, tudo com entrada franca.

"Queremos que o Fest Gospel coloque Barueri cada vez mais em evidência no cenário nacional da música gospel, por isso programamos atrações de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, para que a população de Barueri tenha acesso gratuito a música de muita qualidade", afirma Ana Cláudia Batista, organizadora do festival.

çadas por Barueri em 2007 e 2009, e o município já superou os indicadores do MEC

Ações de incentivo aos professores, como a qualificação constante e a premiação extra salarial por desempenho (o “15º salário”), também destacam Barueri nos resultados positivos no setor de Educação. “O resultado alcançado é fruto de trabalho sério, de competência dos profissionais da educação e de investimento da administração do município. Superamos as metas de 2011, 2013 e 2015 no quadro geral, mas várias de nossas escolas já superaram as metas de 2017, 2019 e até 2021”, fala o secretário de Educação de Bar ueri, Celso Furlan.

Observe o quadro abaixo, de metas projetadas pelo MEC para Barueri Anos iniciais Anos finais

2007 4,6 4,2

2009 4,9 4,4

2011 2013 2015 2017 2019 2021 5,3 5,6 5,8 6,1 6,3 6,6 4,6 5,0 5,4 5,6 5,9 6,1


4

Cotidiano

JORNAL NOTÍCIAS

SEXTA-feira, 24 DE AGOSTO DE 2012

Programa ambiental implanta Ecoponto no Parque Imperial

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri revitalizou e criou o primeiro Ecoponto do Parque Imperial, através do programa Cuidando do Meu Espaço. O programa foi criado com o objetivo de revitalizar nascentes, espaços impactados com resíduos de construção civil, coleta domiciliar ou falta de coleta seletiva, mobilização e integração social, educação ambiental, infraestrutura e orientação de coleta seletiva e paisagismo. A ação envolve os departamentos da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente e outras Secretarias. Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.

Campanha de atualização de carteirinha de vacinas vai até hoje

A Prefeitura de Barueri continua até esta sexta-feira, 24, a ‘Campanha Nacional de Atualização do Calendário Básico de Vacinação da Criança’, que tem como objetivo colocar em dia todas as vacinas que as crianças precisam tomar durante o seu período de vida, entre 0 e 5 anos de idade. A campanha, que começou no sábado, dia 18, continua nas dezesseis UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município e no SAE - Serviço de Atendimento Especializado,

localizado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 268, bulevar do centro, das 8h às 17h. O calendário básico de vacinação para as crianças com até 5 anos, divulgado pelo Ministério da Saúde, você encontra no site www.barueri. sp.gov.br.

Anid promove bazar beneficente em setembro

Ong Anid, localizada na Vila Nova, em Barueri, promove de 1º a 6 de setembro, das 8h às 17h, o seu Bazar Beneficente. Entre os produtos a venda, haverão materiais escolares e de escritório, roupas novas e seminovas, calçados, brinquedos, utensílios de cozinha e muito mais. A Anid fica na Rua 15 de Novembro, 40, Vila Nova, em Barueri. Mais informações pelo site www.anid.org.br.

Iguatemi Alphaville terá estacionamento gratuito nas primeiras três horas

Até o dia 5 de outubro, quem consumir a partir de R$ 40,00 em qualquer estabelecimento do Shopping Iguatemi Alphaville, loja ou restaurante, das 18h às 22h, terá direito a isenção do período de 3 horas no estacionamento comum, no mesmo dia da compra. Para obter o beneficio, basta apresentar o cupom ou nota fiscal nos caixas do estacionamento. A cortesia é valida de segunda a sexta, das 18h às 22h. Os consumidores que possuírem Parking Card ou Sem Parar também podem participar, retirando o ticket normalmente na entrada do Shopping.

Divulgação Prefeitura

Saúde de Barueri agora recebe reconhecimento internacional

PR, por autoridades dos países que compõem o Mercosul, como ministros, senadores, diplomatas e secretários que atuam na área da Saúde na América Latina.

“Agora Barueri tem também o reconhecimento internacional, além do nacional, que revelam todo o empenho e investimentos dispensados à área

da Saúde durante o governo do prefeito Rubens Furlan. Parabéns a administração municipal e toda a sua equipe”, declarou Maurício Tundisi.

Jardim Silveira já conta com posto 24 horas da Guarda Municipal A Prefeitura de Barueri instalou um posto de atendimento da Guarda Municipal no Jardim Silveira. A unidade já está em funcionamento e fica no prédio da administração do terminal rodoferroviário Geraldo Corrêa, entre as avenidas Municipal e Fernão Dias Paes Leme. O posto é equipado com viatura da corporação e guardas municipais em sistema de plantões, de modo que o atendimento à população seja ininterrupto por 24 horas durante todos os dias da semana. Nos próximos dias o espaço receberá placas de identificação. O secretário dos Assuntos de Segurança de Barueri, Edson Santos da Silva, explica que faz

Jardim dos Camargos, já temos unidades da Guarda no Jardim Belval e no Parque Viana e o posto de atendimento da Segurança no Engenho Novo”, relatou Edson. “Esse posto no Jardim Silveira aproxima ainda mais a comunidade do bairro ao nosso trabalho”, destacou o secretário.

Flávio Costa

Programa Cuidando do Meu Espaço constrói Ecoponto no Parque Imperial

A Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (CIPIS), com atuação há mais de 34 anos na América Latina, indicou por votação unânime da Comissão Organizadora o secretário de Saúde de Barueri, médico Maurício Tundisi e a sua equipe, para receber pela primeira vez o Prêmio Internacional “Integración Latino Americano 2012”. O prêmio foi outorgado em reconhecimento à sua gestão, liderança, exemplos, trabalhos, projetos e programas desenvolvidos para melhorar a área de Saúde na cidade de Barueri, Estado de São Paulo, com reflexos positivos nos demais Estados da Federação e países do Mercosul. O prêmio será entregue no dia 25 durante o “45º Panel Latinoamericano de Integración” que acontece na cidade de Curitiba/

Prédio administrativo do terminal do Silveira abriga o posto da Guarda

parte da política municipal de segurança a distribuição deste serviço por toda a cidade para

agilizar o atendimento às ocorrências. “Além da nossa sede no

Serviço Em caso de emergência, entre em contato com a Central de Comunicação da Guarda Municipal de Barueri. Os telefones para casos de emergência são 153 ou 199. Para outras informações ligue 4199-1400 ou envie mensagem eletrônica para secretariaseguranca@ barueri.sp.gov.br .

Novo Centro de Zoonoses de Barueri começa a funcionar no final do mês A Prefeitura de Barueri vai entregar à população um moderno Centro de Zoonoses, que já está pronto para funcionar na rua Vera Cruz, bairro dos Altos. O início do atendimento ao público acontece no dia 28 quando o secretário de Saúde, médico Mauricio Tundisi, dará início oficialmente ao equipamento. Este novo serviço será um centro de atendimento completo, que cuidará da prevenção à raiva canina, do monitoramento da população animal e da doação de cães e gatos. Sua função será também atuar no controle de animais sinantrópicos, que são aqueles adaptados ao convívio com o homem e podem transmitir doenças, como: ratos, baratas, mosquitos, pombos, morcegos, aranhas e escorpiões, entre outros.

Luiz Vicente

Flávio Costa

Saúde de Barueri é indicada para receber premiação internacional

Novo centro de atendimento animal atende a todas as normas de saúde pública

O serviço será administrado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Barueri. Sua função será tratar e abrigar cães e gatos, doentes ou com suspeita de raiva, abandonados pelas ruas da cidade. O objetivo é evitar o contato desses bichos com as pessoas, para prevenir

a propagação da raiva, sarna, carrapatos e outras doenças que possam ser transmitidas aos seres humanos. O complexo tem 1.190 m2 de área, construída em terreno de 3.730 m2. Possui quatro blocos: setor administrativo com recepção, secretaria, laboratório, salas para médicos

e arquivos de registro; setor de controle animal com vacinação, espaço para banhos de sol. Terá também o setor de adoção com sala de apoio e recinto para animais disponíveis para serem doados; e setor para cirurgias e castração com salas de consulta, espera, tratamento e farmácia veterinária. “Com esse moderno centro de atendimento podemos cumprir todos os padrões técnicos adequados de saúde pública, cuidando dos animais abandonados ao mesmo tempo em que estamos preservando a saúde da população,” explicou o prefeito Rubens Furlan. Serviço – No Jardim Silveira tem um posto avançado de Zoonoses, na avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 300, que atende também das 8 às 17 horas. Telefones: 4199-3180 e 4706-1011.

Chácaras Aluga-se

uma casa com 3 cômodos, área de serviço, quintal amplo, garagem p/ 2 autos coberta – Vila Nova – Jd. Belval – Barueri. Valor: 950,00.

Vende – se

Uma chácara de 900m². 75.000,00.

Vende-se ou troca-se

uma chácara com 1000m² c/ 2 casas R$ 130.000,00 p/ venda/ 150.000,00 p/ troca.

Vende – se

uma chácara com 1.700m² sendo 70m de frente R$ 130.000,00 Bairro formado com Luz, rede telefônica, ônibus, escola, próx. ao asfalto e próximo a Aldeia da Serra – Barueri – Santana de Parnaíba – SP.

Tel: 4154-4972 | Cel. 9638-5007


Política

JORNAL NOTÍCIAS

SEXTA-feira, 24 DE AGOSTO DE 2012

5

Candidatos focam campanha e expansão divulgação

Com a finalidade de aproximar o discurso político, propostas e plano de governo dos candidatos à prefeito no estado de São Paulo do entendimento de seus eleitores, a Rede Bandeirantes de Televisão tem promovido nos sábados, às 10h, uma série de debates entre os principais nomes na disputa. Entre as cidades da região, a emissora já contemplou, no dia 18 de agosto, o pleito em Osasco, que protagoniza um dos casos mais questionados das eleições 2012, já que o petista João Paulo Cunha, réu do mensalão acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato, é o único envolvido no escândalo a disputar a preferência nas urnas. Na última semana, o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo, votou por sua

Edivaldo Santana

do plano de governo enquanto se preparam para debate na Band

Carlos Zicardi (PMDB) e Gil Arantes (DEM): debate de antigos aliados políticos gera uma das maiores expectativas entre os eleitores

condenação e a repercussão do voto chegou a gerar questionamentos acerca da continuidade da candidatura do ex-presidente da Câmara dos Deputados.

Próxima na lista

Seguindo a linha de exposição e confrontamento do trabalho de campanha de cada candidato, a cidade de Barueri

está, ainda sem data definida, entre as próximas a participar dos debates na Rede Bandeirantes. Enquanto se preparam para o grande dia, os can-

didatos baruerienses tentam afinar seu discurso no corpo à corpo com o eleitor e reforçar os principais pontos de seus planos de governo, a fim de demonstrar um domínio

Fotos: Divulgação

Néo Marques, Professor Jadis e Ronaldo Araújo focam sua campanha nas ruas, feiras livres e locais de grande movimentação de eleitores

Néo Marques, Jadis e Ronaldo do PT também apresentam suas principais propostas Fora dos holofotes da grande mídia e longe de possuir os recursos dos principais candidados ao pleito em Barueri para realizar uma campanha massiva, três coadjuvantes na disputa, o petista Ronaldo Araújo, o professor Jadis (PSOL) e o jornalista Néo Marques (PMN), fazem o que podem para levar sua candidatura e seu plano de governo ao conhecimento do eleitor. Sem dinheiro para realizar eventos de grande porte, os candidatos se esforçam no corpo a corpo com eleitores em feiras livres, áreas ocupadas pela população carente, portas de fábrica e entradas e saídas de estações de trem e terminais rodoviários, além das principais ruas e avenidas dos bairros. Jadis, que também é professor, relata que faz uma campanha simples, financiada com poucos recursos do partido e dos próprios candidatos. "Como não recebemos financiamento do setor privado para campanha,

temos menos dinheiro, mas pelo menos, se eleitos, não estaremos presos ao interesse das empresas", declarou. "Em toda a cidade, eu como candidato a prefeito tenho somente 5 placas, os vereadores tem em média 10 cada e aquele que tem 15 chegou ao máximo", completou. Entre suas propostas visando a cidade, ele define sua prioridade como a educação. "Defendo a criação de uma universidade pública, a equiparação salarial entre professores de todos níveis e a realização de um plebiscito para que sejam retiradas as áreas do exército para a construção de obras voltadas à educação", completa. Já Néo Marques acredita que a área que merece mais investimento no município é a saúde. "Minhas propostas são gerir melhor o orçamento municipal de maneira a possibilitar a construção de um novo hospital municipal, nos moldes do Servidor Público, em São Paulo, voltado exclusivamente ao atendimento

da população barueriense; a criação do cartão saúde, com histórico informatizado de cada paciente e a redução no tempo de espera para consultas especializadas para 8 dias e na entrega do remédio em casa para 72 horas", expõe. Ronaldo Araújo também vê maior carência em ações envolvendo investimento em saúde. Ele propõe a ampliação e dinamização no atendimento das especialidades; ampliação do horário de funcionamento da farmácia para 24 horas e a garantia do suprimento de medicamentos contínuos aos pacientes incapacitados de locomoção; a adoção de programas federais que ampliem a atenção primária como Médico da Família, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e outros de interesse local. "Se eleito, vou governar com eficiência, inovação, participação e controle social, na busca incansável da redução das desigualdades e garantia de direito para todos", finaliza o candidato.

O ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão, encerrou a leitura parcial de seu voto no ponto em que analisa as acusações de corrupção passiva e peculato relativas a supostas irregularidades em contratos de publicidade da Câmara dos Deputados. O ministro conclui pela absolvição do ex-presidente da Câmara, o deputado federal João Paulo Cunha, candidato à prefeitura de Osasco. Lewandowski divergiu, nesse ponto, do relator, ministro Joaquim Barbosa, que votou pela condenação do réu.

divulgação

Lewandowski vota pela absolvição de João Paulo Cunha dos crimes de peculado e corrupção passiva

Mensalão: julgamento e exposição na mídia podem enfraquecer campanha de João Paulo em Osasco

Na sequência de seu voto, o revisor analisa a segunda

acusação de peculato contra o ex-presidente da Câmara.

consistente de suas propostas perante os moradores. O primeiro a formalizar o plano de governo, nesta quinta-feira, 23, às 20h, foi o indicado do atual prefeito, Rubens Furlan (PMDB), Carlos Zicardi (PMDB). Entre os principais pontos destacados, o candidato privilegiou propostas nas áreas de saúde, espor tes, promoção social, emprego, cultura, habitação, pessoas com deficiência, segurança, transpor te público, meio ambiente, infraestr utura, educação e creches. "Quero dar continuidade e ampliar os projetos que deram certo neste governo e continuar a cuidar das pessoas", discursa Zicardi. Na linha de oposição, o democrata Gil Arantes programa o lançamento de seu plano de governo completo para o final do mês, no dia 31 de agosto. Por enquanto, ele procura se aproximar do eleitorado realizando comícios e caminhadas focadas em cada bairro. Na última atividade, realizada no sábado, 18, no Parque dos Camarg os, o candidato expôs algumas das propostas que vem desenvolvendo para contemplar a região. “Tenho compromisso com este bairro e, se eleito, farei aqui uma Policlínica e esta região ganhará mais um Pronto Socorro", comprometeu-se. Recuperar a qualidade de ensino, construir mais escolas, creches, maternidades e unidades habitacionais foram ressaltadas por Gil como propostas essenciais para elevar a qualidade dos serviços públicos.


No Foco

SEXTA-feira, 24 DE AGOSTO DE 2012

JORNAL NOTÍCIAS

Divulgação Pr ef

Fabíola Sarcinella

eitura

6

Formatura de jovens Professora de do 'Projeto Futuro' Barueri lança O recém formado curso da Prefeitura de Barueri 'Projeto Futuro' realizou a formatura de sua segunda turma no dia 20 de agosto, no auditório da Secretaria de Ações Sociais e Cidadania. Destinado a adolescentes alunos da rede municipal de ensino, entre 14 e 16 anos, o Projeto Futuro é um curso motivacional que utiliza métodos interativos e dinâmicos para criar, neste público, entre outras atitudes positivas, o hábito da leitura, aplicado pela jornalista Adriana Furlan e a empresária Daniela Romano. Participaram da cerimônia o prefeito de Barueri, Rubens Furlan; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, os secretários municipais Roberto Piteri (projetos e Construções), Eduardo Gatti (Planejamento, Gestão, Transportes e Suprimentos), Adriana Bueno Molina (Ações Sociais e Cidadania), Tatuo Okamoto (Negócios Jurídicos), Luciana Rohn (Direitos da Pessoa com Deficiência); familiares, amigos e ainda parceiros, como o empresário Cláudio Figueiredo, responsável pela doação de 50 tablets aos formandos. Para o prefeito Rubens Furlan, o poder público tem obrigação moral de oferecer cursos motivacionais aos jovens. “Muitas vezes, os jovens passam por momentos de incerteza, eles se preocupam com coisas que não são tão importantes, porque na verdade, nesta fase, o que eles mais precisam é que as oportunidades sejam apontadas. É por isso, que o governo, aliado à família, tem que oferecer os meios para os jovens tomarem o rumo certo. Não se pode nunca, perder a fé, a esperança por um futuro melhor”, falou Furlan. “Só nós podemos fazer o melhor por nós mesmos. Com 12 anos de idade já estudava e trabalhava, só assim crescemos e nos tornamos pessoas boas, com as responsabilidades. Estou feliz de ter aumentado o número de jovens participantes neste projeto, que amplia os conhecimentos, ensina a gostar de ler, de falar, de se expressar. Que Deus ilumine o caminho de cada um de vocês”, destacou Sônia Furlan.

livro na Bienal

No dia 17 de agosto, a professora Janete Caetano, da escola João Carvalho de Lima (Jardim Mutinga), lançou com sua irmã Jolie Caetano Kempers o livro “A Arca do Planeta”, na Bienal do Livro. Para o evento, a professora levou seus alunos do 3º Ano, que aproveitaram o passeio para visitar vários outros estandes da Bienal. Segundo Janete, o livro foca a preservação do planeta para as gerações futuras. “São quatro amiguinhos que aprendem juntos, como e por que preservar o planeta, cantando e se divertindo muito. É um livro voltado para o público infanto-juvenil, que narra a importância da preservação do planeta Terra. No livro, existem músicas que complementam a história de forma divertida.”

Projetos de jovens baruerienses são premiados em congresso de comunicação Um projeto experimental de conclusão de curso e um trabalho interdisciplinar de duas estudantes baruerienses chamou tanto a atenção dos avaliadores do Centro Universitário FIEO, em Osasco, onde elas cursam Publicidade e Propaganda, que seus trabalhos foram destacados para concorrer ao Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) 2012, o Oscar da criação para os recém-formados e estudantes do gênero, que aconteceu de 28 a 30 de junho em Ouro Preto (MG). Kelly Cristina Fajin Pardo e Wanderléia Pereira de Abreu tiveram os projetos de seus grupos selecionados entre os cinco melhores da região Sudeste do Brasil e foram vencedoras nas categorias Jingle e Cartaz, respectivamente, com peças experimentais criadas para a Tip Top e a Ong Grupo Vida, em Barueri. Cada uma delas concorreu nesta etapa final com outros quatro trabalhos, também selecionados pelo mesmo método. Ao todo, foram 2.800 projetos inscritos em todas as categorias, recorde em toda história da premiação. Agora, elas representarão seus companheiros de trabalho mais uma vez, na etapa nacional da premiação, que acontece em Fortaleza

(CE), de 3 a 7 de setembro. Para Kelly, hoje empregada na área de marketing de uma empresa em Alphaville, a experiência agregou valores não só ao delinear de seu futuro profissional, como aumentou sua visão pessoal de realização. “Ter representado o grupo “Agência Apuana”, a faculdade e todos os familiares e amigos que estavam torcendo, foi uma responsabilidade enorme, mas trouxe um troféu de dever cumprido. Esta experiência me agregou muito valor, tanto pessoal quanto profissional. Na etapa nacional, que será em setembro, vou fazer o melhor e conto com a torcida de todos”, declarou. Já Wanderléia, funcionária da Secretaria de Comunicação Social de Barueri, destaca o enriquecimento que o contato com trabalhos de talentos de todo país pode proporcionar. “É uma oportunidade que temos para conhecer pessoas de cidades e estados diferentes, com conhecimentos distintos e pontos de vista interessantes sobre as diversas vertentes da comunicação. Conhecer um pouco mais sobre a área em que se pretende aprofundar e as vivências de outras pessoas é sempre uma experiência de grande valor, tanto pessoal quanto profissionalmente”, define.

sEu produto | negócio

nas mãos de quem entende de comunicação

4198-5888

w w w . jnoticias. c o m . b r


Cultura

JORNAL NOTÍCIAS

SEXTA-feira, 24 DE AGOSTO DE 2012

7

Domingo é dia de “Samba na Praça” em Barueri praça de alimentação e um ambiente muito familiar com total alegria e descontração se tornando mais uma opção de entretenimento e lazer para a população de Barueri. O evento começa às 13h no bulevar da avenida 26 de março logo na entrada do Jardim Belval.

Divulgação

Domingo, 26, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, por meio do Departamento de Assessoria de Combate ao Racismo, realiza mais uma edição do “Samba na Praça”. O projeto reúne o que há de melhor do samba de raiz na região. O evento, que acontece ao ar livre, conta também com

Maria Gadú apresenta 'Mais uma Página' de sua carreira em Alphaville Apresentação acontece no Skyline Hall no dia 15 de setembro

Cine Teatro apresenta duas comédias e um espetáculo infantil neste final de semana O Cine Teatro Coronel Raymundo apresenta, neste final de semana (25 e 26/08), três peças teatrais gratuitas. O público poderá conferir as montagens “Nós, os comuns”, “1,2,3 Era uma vez – outra história” e “Salomé & Yocanaãn – Profanando a Profanação”. No sábado, às 20h, o público irá se divertir com a tragicomédia “Nós, Os comuns” da Amadododito Cia. Teatral. Com direção de Alan Pires, a peça tem 80 minutos de duração e indicação para maiores de 12 anos. A montagem narra a história de dois homens solitários, que são forçados a um convívio não desejado, onde o par se depara, a todo instante, com momentos de medo, dúvida, compaixão, solidão, apego e manipulações de vida. No domingo, 26, às 16h, será a vez das crianças conferirem a peça “1,2,3 Era uma vez – outra história”, da Trupe da Fantasia. Com censura livre, a proposta do espetáculo é de resgatar a tradição dos contadores de histórias e a magia do teatro de bonecos. A apresentação é ágil e interativa e o texto é de fácil assimilação e identificação, com vocabulário compatível com o nível cognitivo das crianças, propiciando a participação das

mesmas durante o espetáculo e o desenvolvimento de um trabalho pedagógico. Também no domingo, às 20h, o público irá se divertir com a comédia “Salomé & Yocanaãn – Profanando a Profanação”, da Amadododito Espaço Cênico. O espetáculo de grande sucesso é baseado no clássico “Salomé”, de Oscar Wilde. A montagem é uma adaptação de Lell Trevisan, mesmo autor do filme “Descomeço”. Dois atores interpretam diversos personagens e um tecido, em pedaço único de 50 metros, compõe cenário, figurinos e adereços, contando, de maneira inusitada, a história de Salomé. Com Arthur Lemos e Lell Trevisan em cena e participação em áudio da atriz Rosi Campos, a peça tem duração de 60 minutos e é indicada para maiores de 12 anos. Quem quiser assistir a qualquer um dos espetáculos exibidos no Cine Teatro deve comparecer no local – na rua Suzana Dias, 300, no Centro Histórico – com 30 minutos de antecedência da exibição de cada um. Vale lembrar que o espaço tem capacidade para 168 pessoas e que, após o início das apresentações, não será permitida a entrada. Mais informações devem ser obtidas pelo telefone 4154-4447.

Guia de Serviços

O recém-lapidado fenômeno da música popular brasileira, Maria Gadú, traz pela primeira vez a Alphaville a apresentação de seu novo álbum "Mais uma Página". O show acontece no dia 15 de setembro, às 22h30, no Skyline Hall.

O disco

Maria, Cesinha, Caneca, Doga, Gastão, Maycon: seis

Teatro do Sesi Osasco apresenta Maria Alcina em show gratuito No dia 25 de agosto, às 20h, a cantora Maria Alcina apresenta seu show 100 anos do Rei do Baião, em homenagem a Luiz Gonzaga, no Teatro do SESI Osasco. O espetáculo faz parte da programação do SESI Música 2012 – Popular, projeto itinerante do SESI-SP realizado em 20 teatros da entidade no estado. A entrada é gratuita. Para marcar o centenário de Luiz Gonzaga, a cantora Maria Alcina interpreta os clássicos do Rei do Baião como Paraíba, Baião, Asa Branca, e O xote das meninas. Maria Alcina iniciou sua trajetória ao sair de Cataguases (MG), sua cidade natal e onde não havia muitas possibilidades de uma vida artística, para estabelecer-se no Rio de Janeiro. Seus primeiros trabalhos artísticos eram apresentações em Teatros de Revista, ao lado de Leila Diniz, e em casas de shows. Após ganhar projeção nacional em 1972 com a canção Fio Maravilha, de Jorge Bem, a cantora gravou composições de artistas consagrados como Rita Lee, João Bosco & Aldir Blanc, e Eduardo Dusek. Em 2009, Maria Alcina ganhou o Prêmio da Música Brasileira nas categorias de melhor cantora, melhor álbum e melhor produção, pelo disco Confete e Serpentina.

partes que formam Mais uma Página – segundo álbum de estúdio de Maria Gadú. Lançado em dezembro pelo slap, da Som Livre, o CD, produzido por Rodrigo Vidal, é um “disco de banda”. O repertório traz 14 faixas, sendo oito delas autorais, e conta com as participações especiais do português Marco Rodrigues e de Lenine. Além da novas composi-

ções, Gadú promete entoar antigos sucessos, que já caíram

no gosto do público durante a apresentação.

Maria Gadú Data: 15 de setembro, às 22h30 Local: Skyline Hall. Alameda América, 1180 - Alphaville Ingressos: Vip 1 R$ 150,00 | Vip 1 Meia R$ 75,00 | Vip 2 R$ 130,00 | Vip 2 Meia R$ 65,00 | Plateia Lateral Par/Impar R$ R$ 110,00 | Plateia Lateral Par/Impar Meia R$ 55,00 | Setor 1 Par/Impar R$ 90,00 | Setor 1 Par/Impar Meia R$ 45,00 | Mezanino Central R$ 150,00 | Mezanino Central Meia R$ 75,00 | Mezanino Lateral R$ 130,00 | Mezanino Lateral Meia R$ 65,00

Feco Hamburger

O público irá se divertir com a comédia “Salomé & Yocanaãn – Profanando a Profanação”

A cantora interpreta os grandes sucessos de Luiz Gonzaga em homenagem ao centenário do Rei do Baião

CRÉDITO IMOBILIÁRIO

ENTRE NA ONDA DOS IMÓVEIS,USE FGTS | CRÉDITOS DE 50.000 MIL ATÉ 800,000 MIL CRÉDITO 100,000 150,000 200,000 250,000 300,000 350,000 400,000

ENTRADA 3.728,10 5.592,00 7.421,14 9.276,44 11.131,73 12.987,01 14.842,30

PARCELAS 528,10 792,15 1.021,14 1.276,44 1.571,73 1.787,01 2.042,30

SEM JUROS, SEM COMPROVAÇÃO DE RENDA, MENOR TAXA DO MERCADO ENTRADA FACILITADA, CONFIRA!!! CASA - APARTAMENTO GALPÃO - TERRENO CONSTRUÇÃO - REFORMAS - FLET’S plano base 75%, sujeito a alteração sem aviso prévio.

CONTATO: RUI (11) 4119-7129 (11) 8689-5993

Auto moto escola Central

Carta para motorista | Registro de carta Troca de categoria | 2ª via de carta

Rua Campos Salles, 513 - Centro - Barueri - SP Tel: 4198-8826 (em frente ao supermercado barbosa)


Esporte

SEXTA-feira, 24 DE AGOSTO DE 2012

JORNAL NOTÍCIAS

Divulgação

Jorge Alexandre

8

Equipe posando com treinadores e o trofeu de campeã

Ginástica de Barueri é campeã estadual Almeida (medalha de prata nas paralelas), Giulia Thomazini (medalha de prata na trave), Leandra Iasmin e Natasha Rosa, (respectivamente ouro e bronze no solo). Por equipe, o GRB terminou na primeira colocação com 195,20 contra 186,10 do segundo colocado, Serc/São Caetano. Na classificação geral individual entre 13 e 15 anos, primeira colocação para Leandra Iasmin dos Santos e terceira colocação para Natasha Andrade Rosa. Já na classificação geral acima de 16 anos, primeiro lugar para Nadhine de Almeida Xavier Ourives Os próximos compromissos das ginastas baruerienses será o Campeonato Brasileiro Adulto, que acontece de 29 de agosto a 2 de setembro, em Goânia.

Jota Basilio

A equipe adulta de Ginástica Artística do Grêmio Recreativo Barueri sagrou-se campeã do Campeonato Estadual Adulto de Ginástica Artística, no último final de semana, na cidade de São Caetano do Sul. O Estadual Adulto é a mais importante competição do calendário anual. Competiram pelo GRB as ginastas: Evelyn Nepomuceno de Souza, Natasha Andrade Rosa, Leandra Iasmin dos Santos Gago, Rafaela Cavalcante da Silva, Giulia Thomazini Bezerra e Nadhine de Almeida Xavier Ourives, treinadas pelos técnicos Luana Clara, Roger Medina e Eduardo Junqueira. A equipe barueriense participou na categoria "A", que é o nível principal da ginástica paulista. Nas finais por aparelho, as baruerienses conquistaram as seguintes medalhas: Nadhine

Diante de má atuação em campo, novo treinador terá desafios pela frente

Barueri demite Estevam Soares e contrata Evandro Guimarães

A diretoria do Grêmio Barueri informou em comunicado oficial que desde a quarta-feira, 22, é Evandro Guimarães quem assume o comando técnico da equipe na sequência do Campeonato Brasileiro da Série B. A derrota, na Arena Barueri, nesta terça-feira, 21, para o Guaratinguetá por 3 a 2 foi decisiva para o desligamento do técnico Estevam Soares.

Em sua quarta passagem no comando técnico do Abelha, Soares esteve a frente da equipe em 13 partidas e obteve 2 vitórias, 2 empates e outras 9 derrotas. Além dos resultados, o antigo técnico soma 21% dos pontos disputados. Na Arena Barueri foram realizados 6 jogos com 3 derrotas, 2 empates e 1 vitória. Esta não será a primeira

vez que Evandro Guimarães assumirá a direção técnica do time da Grande São Paulo. Após a saída do técnico Giba durante a disputa do Campeonato Paulista da A2, Guimarães assumiu a equipe em 4 partidas na competição regional e terá nova oportunidade nesta função, agora no Campeonato Brasileiro da Série B. A estreia do novo coman-

dante já tem dia, horário e local agendado. Ela acontece na próxima terça-feira, 28, ás 19h30, no estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador, diante do Vitória da Bahia, vice-líder da competição nacional. O Grêmio Barueri ocupa momentaneamente a última colocação com 10 pontos conquistados em 19 jogos realizados.

Sub/11 comemora a segunda vitória na competição

As equipes Menores de futsal do Grêmio Recreativo Barueri, pela segunda rodada do Campeonato Estadual Menores, jogando no sábado, 18, na cidade de Santo André contra o 1º de Maio FC, venceu três das cinco partidas. No Sub/9 os baruerienses não tomaram o menor conhecimento do time da casa ao golear pelo placar de 8x2, com gols de Renan (2), Kauê (2), Luiz Gustavo, Miguel, Ygor e Henrique. Vitória de Barueri também no Sub/11, embora por um placar bem apertado: 4x3. Marcaram para o GRB Victor Hugo, Alan e Muller (2). O Sub/17 também passou com relativa facilidade pelos andreenses ao vencer por 7x2, com gols de Matheus (2), Rodrigo (3), Diego (2). As derrotas dos baruerienses aconteceram no Sub/13 pelo placar de 3x1 e no Sub/15, por 2x1. Neste sábado, 25, os baruerienses voltam a atuar no ginásio

do Parque dos Camargos a partir das 14 horas, contra a equipe do Círculo Militar de São Paulo

Vitórias no Sub/7 e 8

As equipes Sub/7 e Sub/8, jogando pelo Metropolitano, na cidade de Jundiaí, venceu bem ao SM Jundiaí. O Sub/7 fez 5x2, com Flávio (3) e Luis Felipe (2). Na outra partida, a equipe Sub/8 encontrou muita dificuldade, porém, com um gol de Thiago venceu por 1x0. A garotada comandada pelo técnico Marcondes enfrenta neste sábado, 25, a partir das 10 horas, no ginásio José Corrêa, a equipe de São Caetano.

Sub/20 vence

A equipe Sub/20 do GRB, também pela segunda rodada do Estadual de Futsal, enfrentou no ginásio da Federação a Juventude Armênia e venceu bem pelo placar de 6x1, com gols de Rodrigo (3), Diego Videira, Bruno e Diego Nunes.

Baruerienses são destaques no Brasileiro Juvenil de Atletismo Os atletas baruerienses Higor da Silva Alves, Lucas da Silva, Ingrid Rodrigues Lira, Lais Priscila Pereira, Andressa Fidelis e Ingrid Luana da Silva foram destaques no Campeonato Brasileiro/Caixa de Atletismo Interclubes de Juvenis, realizado nos dias 17, 18 e 19, na Vila Olímpica Willie Davids, em Maringá, no Paraná. Higor venceu a prova de salto em distância com a marca de 7,49m e quebrou o recorde da competição. Em outro salto, o barueriense alcançou a marca de 7,68m (porém com vento de 3.9) – quando a Federação Internacional só homologa recorde com vento de até 2.0. Além disso, Higor venceu também no revezamento 4x100m e terminou na quarta colocação no salto triplo. A comissão técnica elegeu Higor da Silva Alves, do GR Barueri, e Larissa Bueno, da ASPMP, de Pindamonhangaba, os melhores atletas da competição.

Wagner Carmo/CBAt

Futsal de Barueri vence três contra o 1º de Maio

Lucas da Silva, na prova de 110 metros com barreiras

Lucas da Silva, semifinalista dos 110 m com barreiras no Mundial de Barcelona, em julho, confirmou seu favoritismo e venceu a prova do Campeonato Brasileiro/Caixa de Atletismo Interclubes de Juvenis, com o tempo de 13.69 A marca de Lucas, de 19 anos, não poderá ser homo-

logada como novo recorde do torneio por causa do vento acima dos 2.0 permitidos pela IAAF. Mesmo assim, o atleta estava feliz. “O importante é vencer e ajudar o clube a somar pontos”, disse. O Brasileiro Juvenil reuniu cerca de 400 atletas de 16 a 19 anos, representando 60 clubes de 15 Estados.

Ingrid Rodrigues Lira conquistou o ouro no Salto Triplo e a prata no Salto em distância, enquanto, Ingrid Luana da Silva ficou com o bronze, no Salto em Distância. No revezamento 4x100, os baruerienses garantiram o ouro, e no 4x400 ficaram com o bronze. No 200m feminino Andressa Fidelis sobrou na pista e ficou com o ouro. Nos 800m feminino, Lais Priscila ficou com a medalha de ouro. Na classificação geral por equipes, o GR Barueri terminou na quinta colocação, bem à frente de equipes tradicionais no Atletismo brasileiro. O Campeonato foi uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, coorganizada pela Federação de Atletismo do Paraná, com patrocínio da Caixa, apoio da Secretaria de Esportes do Governo do Estado e da Prefeitura de Maringá.


9

JORNAL NOTÍCIAS

SEXTA-feira, 24 DE AGOSTO DE 2012

UMA REGIÃO QUE CRESCE NA VELOCIDADE DO MUNDO DOS NEGÓCIOS. Fachada

Salas comerciais a partir de 73 m2. Lajes corporativas de até 1.320 m2. Lajes corporativas

O NBC Castello Branco foi projetado e pensado especialmente para atividades corporativas. Não é à toa que ele está localizado numa região privilegiada: Km 26 A da Castello Branco, próximo à estação de trem de Barueri e com acesso às rodovias Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Anhanguera e Bandeirantes. Ou seja, perto de grandes oportunidades de negócios. Além de toda a estrutura, você terá à disposição serviços de comodidade permanentes e pay-per-use, oferecidos pela Itambé. Conheça mais diferenciais do empreendimento em nbccastellobranco.com.br.

OBRAS ACELERADAS

REALIZAÇÃO

REALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO

VENDAS

INFORMAÇÕES

CONTATO: VMJL(JVSSPLYZJVTIY

(11) 3323-0000 Todas as imagens contidas neste material são meramente ilustrativas. Incorporação registrada sob o R10 da matrícula nº 112.348 no Cartório Único de RGI de Barueri - São Paulo em 07/07/2010.


10 Especial

JORNAL NOTÍCIAS

SEXTA-feira, 24 DE AGOSTO DE 2012

voz popular

Apesar da grande concorrência para o preenchimento das vagas de voluntariado na Copa de 2014- foram quase 40 mil candidatos cadastrados só nas primeiras 24 horas- o buxixo na internet que não quer calar e toma as redes sociais é o fato de não haver remuneração ou pagamento de estadia ou transporte ao aprovado. No Facebook, por exemplo, espalham-se mensagens questionando os valores monetários envolvidos na realização de um Mundial em relação à contrapartida escassa de recursos disponíveis ao voluntariado. Em uma delas, o texto: "Se a Fifa tem tanto dinheiro, por que precisa de voluntários?".

Acessa SP ajuda paulistas a se inscreverem como voluntários da Copa do Mundo fortaleza manaus natal recife salvador

cuiaba brasilia

são paulo rio de janeiro curitiba porto alegre

Cidades sede da Copa de 2014

O Comitê Organizador Local (COL) lançou nesta terça-feira, 21, em Salvador, o processo de seleção de voluntários para atuar na Copa das Confederações da FIFA 2013 e na Copa do Mundo de 2014. Para estimular a participação dos paulistas, o Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, já colocou em sua página um banner anunciando o programa para seus milhares de usuários em 672 unidades. Ao clicar no banner, o usuário é redirecionado ao site www.fifa.com, onde são feitas as inscrições. O posto do Acessa SP no Parque da Juventude, zona norte da capital, marcou o início das inscrições. “O banner inserido na homepage do Acessa SP é uma forma de incentivar a participação do cidadão paulista, já que o programa tem milhares de usuários e já chegou a 682 unidades no Estado. É mais uma maneira de contribuir para que São Paulo marque presença com seus voluntários em

um dos eventos mais importantes do mundo”, explica o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia. “Ser voluntário na Copa é uma forma de participar do evento, uma vez que poucos estarão nos estádios. O trabalho voluntário permite uma troca cultural muito rica, e no caso de um evento como esse faz com que a pessoa se orgulhe de ser brasileiro”, diz Julio Semeghini, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional e coordenador do Comitê Paulista.

Inscrições

Os interessados em doar um pouco de seu tempo e dedicação poderão pleitear uma das aproximadamente 6 mil vagas na Copa das Confederações e 18 mil para a Copa do Mundo para trabalhar em ações ligadas ao evento e aos estádios em todo o Brasil. As inscrições estarão abertas por 30 dias e são apenas a primeira etapa do processo. O candidato passará por entrevistas e treinamentos até estar apto

a integrar a equipe. O voluntário deverá se comprometer a se dedicar ao evento com exclusividade durante 20 dias. Para se candidatar é preciso ter no mínimo 18 anos completos antes do início do evento e escolher em qual das 12 cidades-sede pretende atuar. O candidato irá informar sua área de trabalho de preferência, e será avaliado de acordo com suas habilidades e qualificações. É importante destacar que o COL não se responsabiliza por viagens e hospedagem caso o candidato resida em outro município. Durante o período de trabalho será oferecido auxílio transporte e alimentação. Os voluntários selecionados pelo COL trabalharão na orientação dos eventos oficiais da Copa. Haverá outra equipe de voluntários, sob coordenação do governo federal e das sedes, para atuar de maneira complementar em áreas como informações turísticas e orientação de trânsito. O site do Acessa SP é o www.acessasp.sp.gov.br.


JN 1558