Issuu on Google+


Cultural Programação

Índice

Diadema

setembro-2011 Centro Cultural Diadema....................................................................... 02 Teatro Clara Nunes................................................................................... 02 Espaço Cândido Portinari...................................................................... 02 Museu de Arte Popular de Diadema................................................. 03 Centro de Memória de Diadema........................................................ 03 Biblioteca Olíria de Campos Barros.................................................... 04 Casa da Música.......................................................................................... 07 Centro Cultural e Cine Eldorado......................................................... 08 Biblioteca Eldorado................................................................................. 08 Centro Cultural Taboão.......................................................................... 09 Centro Cultural Nogueira...................................................................... 13 Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira..................................... 13 Centro Cultural Serraria.......................................................................... 14 Biblioteca Serraria ................................................................................... 14 Centro Cultural Canhema – Casa do Hip Hop................................ 15 Centro Cultural Inamar e Biblioteca.................................................. 15 Circo Escola Diadema............................................................................. 16 Centro Cultural Promissão.................................................................... 16 Centro Cultural Heleny Guariba.......................................................... 18 Centro Cultural Vladimir Herzog......................................................... 19 Biblioteca Santa Luzia............................................................................. 19 Endereços.................................................................................................... 20

1


A partir dos 12 anos

A partir dos 16 anos

A partir dos 10 anos

A partir dos 14 anos

A partir dos 18 anos

Centro Cultural Diadema

Teatro Clara Nunes Espaço Cândido Portinari Museu de Arte Popular de Diadema

Exposição que apresenta parte das recentes aquisições do acervo do Ponto de Cultura MAP e que reúne 14 pintores Naïf. Ressalta a força das cores para a pintura popular, onde as intensidades cromáticas se espalham pelas mais variadas paisagens.

A programação pode sofrer alterações. Consulte o Centro Cultural com antecedência.

Teatro Clara Nunes

Abertura: 09/09, sexta, às 20h Visitação: até 30/09; terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 13h às 18h

MOSTRA DE ARTES E CULTURA DE DIADEMA - Prêmio Plínio Marcos Artes Cênicas de 08/09 a 18/09 e Música de 23/09 a 25/09 Dança, Performance, Circo, Mímica, Teatro, Música: são 59 apresentações que compõem um grande painel da produção cultural da cidade nas áreas de Artes Cênicas e Música. Consulte a programação específica da Mostra de Artes e Cultura de Diadema.

Espaço Cândido Portinari EXPOSIÇÃO Mostra de Artes Visuais

Mostra que reúne a atual produção de artes visuais de Diadema, com trabalhos e obras em diversos suportes e técnicas. Organizada em três grandes áreas – Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia –, faz parte da Mostra de Artes e Cultura de Diadema.

2

Festa das Cores na Pintura Popular

Abertura: 02/09, quinta, às 19h30 Visitação: até 30/09; terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 13h às 18h

LITERATURA E HUMANIDADES

Relançamento do livro Diadema: Em Cada Esquina Uma História – Biografia das Ruas, do memorialista Walter Adão Carreiro que faz uma viagem pela origem dos nomes das ruas e pelos bairros que formaram a cidade. No evento, apresentação de choro por músicos ligados à Casa da Música de Diadema.

23/09, sexta, às 19h EXPOSIÇÃO Diadema: em cada esquina uma história

Café com Bolachas

Café da tarde e bate-papo regado ao som dos velhos e bons discos de vinil, com direito a trocas e distribuição de LPs. Venha e traga também seus bolachões preferidos para ouvir.

Centro de Memória de Diadema

Livre

Centro Cultural Diadema

Museu de Arte Popular de Diadema

Legenda da classificação indicativa:

30/09, sexta, das 14 às 17h30

Apresenta um resumo do trabalho desenvolvido pelo memorialista Walter Adão Carreiro, abordando a biografia das ruas da cidade de Diadema.

Visitação: de 23/09 à 26/10, terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, das 9h às 15h MÚSICA

3


Workshop – Introdução à Filosofia

Em quatro encontros, Caio Sereno, professor da rede pública de ensino, traça uma breve introdução à história da filosofia.

08, 15, 22 e 29/09, quintas, das 14 às 16h

artísticas. Participação de Radi Oliveira, Reni Adriano e do músico Gê de Lima.

15/09, quinta, às 19h Sexta Pop

Encontros para discutir e conhecer a cultura pop. HQs, animes, mangá, música, etc. Venha participar deste espaço plural.

16 e 30/09, sexta, às 14h

Role Playing Game é uma modalidade de jogo interpretativo com construção de personagens. Sempre em um ambiente de aventura, os jogadores são convocados a improvisar histórias a partir de uma narrativa.

09 e 23/09, sextas, às 14h Encontros para discutir a poética no cinema. Neste ciclo vamos trabalhar o cinema oriental.

13/09, terça, às 19h30 Sarau – Roberto Piva e os poetas malditos

4

Encontro para leitura e apreciação de poemas. Visa difundir a literatura, com intervenções musicais, performáticas e outras manifestações

Palestras sobre os livros indicados para o vestibular da FUVEST. Neste mês será abordada a obra Capitães da Areia, de Jorge Amado. Mediação da Prof.ª Luciana Cristina de Oliveira.

27/09, terça, às 15h Lançamento de Livro

William Figueiredo, graduado em Filosofia, mestrando em Ciências da Religião pela UMESP, lança o seu primeiro livro Dos símbolos numinosos: performance e ritual. Um estudo sobre duas artistas latino-americanas.

30/09, sexta, às 15h DANÇA Paranoia

Oficina de RPG

Vídeo Poema

Leituras para o Vestibular

Café Filosófico

Encontros de reflexão sobre a cultura e o pensamento. Neste ciclo serão abordados a poética e o pensamento na América Latina a partir da música. Com Jara Arrais.

20/09, terça, às 19h30

Biblioteca Olíria de Campos Barros

Biblioteca Olíria de Campos Barros

LITERATURA E HUMANIDADES

Companhia de Danças de Diadema Espetáculo de Ana Bottosso. Idealizado a partir das ideias provocativas e imagéticas do livro Paranoia, de Roberto Piva, o espetáculo busca o desafio de transpor a poesia às imagens corpóreas.

O espetáculo busca aproximar o público infantil desse grande artista, cientista e inventor italiano do século XV, além de estimular a curiosidade, a inventividade e um olhar atento para o mundo.

23/09, sexta, às 15h

Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2010.

15/09, quinta, às 19h TEATRO INFANTIL Léo, o Menino Inventor – A Infância de Leonardo da Vinci Teatro da Conspiração – Núcleo Conspiração em Contos

5


Parceria com a Secretaria de Estado da Cultura Bate-papo com a escritora Índigo. Nascida em Campinas, em 1971, a escritora formou-se em jornalismo mas jamais exerceu a profissão. É autora dos livros infanto juvenis Um pinguim tupiniquim (2009), O colapso dos bibelôs (2008), A maldição da moleira (2007, finalista do Prêmio Jabuti), entre muitos outros. Sua literatura teve início na internet, onde publicou seus primeiros contos em 1997. Foi vencedora do Prêmio Literatura Para Todos, do Ministério da Educação, na categoria contos com o livro Cobras em Compota, este com uma tiragem de 300 mil exemplares. Público alvo: jovens de 10 a 15 anos

MÚSICA Banda Alana e Batuque Abayomi

Formada por jovens moradores da zona leste de São Paulo, a partir de projeto cultural do Instituto Alana, a banda traz no repertório música pop e ritmos brasileiros como maracatu, ciranda e outros. Abertura com o grupo de batuque feminino Abayomi, ligado à Casa da Música e ao Ponto de Cultura Diversidade Musical.

Toque de Mestre

O músico e professor de trombone Mesaque Antunes recebe convidados no Ponto de Cultura Diversidade Musical para tocar repertório com arranjos voltados para o instrumento.

Casa da Música

Biblioteca Olíria de Campos Barros

VIAGEM LITERÁRIA

30/09, sexta, às 19h30

02/09, sexta, às 19h30

29/09, quinta, às 15h ARTES INTEGRADAS A Cor dos Olhos

Roda de Samba & Choro Abertas as inscrições de PROJETOS CULTURAIS nas áreas de fomento a formação artística, ocupação de espaços de cultura e criação artística. PRAZO: 01/09/2011 a 31/10/2011

6

LOCAL Central de Atendimento da Prefeitura Municipal de Diadema, R. Amélia Eugenia nº 397, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h.

Os músicos e professores Ana Paula Guimarães (voz), Dalton Martins (violão7) e Vanderlei Cesário (flauta) recebem convidados no Ponto de Cultura Diversidade Musical. para tocar clássicos do choro e do samba. Traga seu instrumento e venha participar.

Espetáculo do grupo Associação Livre Invisível, que reúne músicas e projeções audiovisuais que dialogam com o cotidiano das grandes metrópoles. Parceria com o Ponto de Cultura Diversidade Musical.

09/09, sexta, às 19h30

16/09, sexta, às 19h30

7


A exposição mostra através de fotos a historia ambiental da região do Eldorado.

Fruto da pesquisa do arquiteto e museólogo Julio Abe Wakahara, e pertencente ao acervo do Museu Barão de Mauá, a exposição apresenta os caminhos percorridos durante 600 anos pelos tupiniquim, povo indígena que viveu também na região do atual ABC Paulista.

Abertura: 09/09, sexta, às 19h Visitação: até 30/09; terça a sábado, das 9h às 20h TEATRO Romeu e Julieta – A Construção de Americanópolis

Cia. de Teatro Amador Faz de Conta Direção: Geano Tespi Romeu é um integrante da família dos Ademaristas, moradores da cidade Ademar que gostam de músicas politicamente corretas e valorizam o casamento. Julieta integra a família dos Missionários, moradores do bairro Missionária que ouvem músicas antissociais e valorizam o “ficar” e a vida boêmia. Estes jovens se encontram e, com força do amor, irão enfrentar todas as barreiras destas famílias inimigas.

16/09, sexta, às 19h DANÇA Amor Gitano

Grupo de Dança Cigana Amor Gitano Direção: Renata Saggioro O espetáculo conta a história dos ciganos a partir do livro poético Ciganos, de Bartolomeu Campos Queirós. 8

EXPOSIÇÃO A Trilha dos Tupiniquim

23/09, sexta, 19h30

BIBLIOTECA ELDORADO

Abertura: 02/09, sexta, às 14h Visitação: de 02/09 a 01/10; terça a sábado, das 9h às 18h

ARTES INTEGRADAS Workshop – Arte e História

CINEMA Houve uma Vez Dois Verões

(Direção: Jorge Furtado – Brasil – 2002 – ficção – 75 min.) Chico, um adolescente romântico em férias no litoral, conhece a ambiciosa Rosa. Voltando pra Porto Alegre, acontece o reencontro e a paixão, e ela está grávida. Até o próximo verão, as reviravoltas do destino mudarão a vida dos dois. Parceria com o Cine Clube Cinema Digital e a Programadora Brasil.

Centro Cultural Taboão

Centro Cultural, Biblioteca e Cine Eldorado

EXPOSIÇÃO Meio Ambiente

10/09, sábado, às 18h

Com Carlos Lotto A partir de histórias de culturas diversas, como a indígena, africana, oriental e europeia, crianças serão convidadas a um passeio pelo mundo e a uma atividade criativa, como desenho e danças.

LITERATURA E HUMANIDADES Contação de Histórias para Mulheres

23/09, sexta, às 15h TEATRO INFANTIL O Pequeno Cirquinho

Cia. Contando Historias Texto e Direção: Valdilene Santana Fugindo da chuva, procurando abrigo em um circo e em busca da alegria, as palhaças Trancinha e Parapatá utilizam personagens imaginários, malabarismos, bonecos, uma minibicicleta e muitas brincadeiras para aprender como pode ser especial a leitura de um livro.

09/09, sexta, às 14h

Narrativas sobre os mitos femininos da tradição iorubá, pinturas e construções criativas de diálogo são as ferramentas utilizadas por Kiusam de Oliveira, junto com a percussionista Patrícia Vianna, nesse convite à reflexão sobre a condição da mulher em nosso mundo mundo atual e machista.

14/09, quarta, às 15h30

9


CULTURA NA RUA

TEM CULTURA EM TODO CANTO

Projeto itinerante para o público infantil, que tem como objetivo colocar em cena o teatro como sensibilizador nas cinco regiões da cidade.

TEATRO INFANTIL Teatro a La Carte – Vendemse Cenas

Com Núcleo de Pesquisa Teatral Santa Víscera O público pode escolher em um cardápio de cenas o que quer assistir. No menu, cenas de O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint Exupéry; As Aventuras do Avião Vermelho, de Érico Veríssimo, cenas criadas pelo grupo e diversos autores da dramaturgia e literatura mundiais.

Região Sul – Jd. Promissão Rua Beethoven, s/n 24/09, Sábado, às 15h30 Voz inventada Direção: Juliana Offenbecker e Priscila Harder “Existia um menino que carregava água na peneira”... Assim começa este espetáculo repleto de poemas contados, encenados e cantados. Descobrindo como usar as palavras este menino vira um poeta que brinca e inventa o que quiser e desta forma outras histórias vão surgindo de sua imaginação.

Região Central Praça da Moça – Rua Graciosa 25/09, domingo, às 15h30

Projeto desenvolvido para atender os diversos setores da Prefeitura e entidades que realizam trabalhos sociais. Tem como objetivo sensibilizar, proporcionar momentos de lazer e apresentar o trabalho realizado pela Secretaria de Cultura.

MÚSICA Banda Jazz Sinfônica de Diadema Um programa com os grandes compositores brasileiros. Paço Municipal Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Dirce

Secretaria de Esportes e Lazer – Caravana do Lazer Acompanha o projeto nas regiões com brinquedos infláveis, cama elástica, jogos e recreação.

À partir das 10h

09/09, sexta, às 12h

Lira Musical de Diadema

Apresenta repertório de MPB, por meio de um combo de sopro. Transitória Casa do Caminho Rua Vicente Adamo Zara, 230 – Jd. Rosinha

16/09, sexta, às 19h30

Os Seresteiros de Diadema

O grupo, caracterizado com figurino de época, mescla música brasileira de seresteiros consagrados. Lar do Ancião Rua Tápias, 166 – Serraria

21/09, quarta, às 15h

João Souza

Apresenta repertório eclético, que vai do pop-rock ao baião. Restaurante Popular do Serraria Av. Lico Maia, 891- Serraria

23/09, sexta, às 12h

Vanessa Reis A cantora apresenta repertório de clássicos do samba e MPB. Central de Atendimento Rua Amélia Eugênia. 397 – Centro

30/09, sexta, às 12h


DANÇA Bailando na Cidade

Cia. de Danças de Diadema Caravana de dança na cidade de Diadema envolvendo alunos da rede pública, oficinandos do centro cultural e bailarinos da Companhia. Vivência com alunos da rede pública.

Criado em 1998, apresenta pérolas da música popular brasileira (principal vertente do grupo), peças eruditas e spirituals.

22/09, quinta, às 20h

16/09, sexta, às 16h

Coral Juvenil

Criado em 1998, e com apresentações em diversos espaços culturais do ABC, em 2011 foi selecionado para o Festival Nacional de Coros Infantis e Jovens. No recital, canções tradicionais de diversos países.

A arte-educadora Kiusam de Oliveira, acompanhada da percussionista Patrícia Vianna, narra de forma lúdica algumas das histórias do livro que escreveu e publicou em 2009, baseadas na mitologia iorubana. No final, um batepapo didático com a plateia.

23/09, sexta, às 10h

Espaço em que público e convidados interagem através da poesia, dança, música e performances. Participação especial do cordelista Moreira de Acopiara.

CARAVANA CULTURAL Visita ao Jardim Botânico de São Paulo

ENCONTROS COM A COMUNIDADE Baile da Terceira Idade

O grupo Tem Japonês no Choro, com rico repertório musical (forró, samba, tango, choro, valsa, jovem guarda), celebrará conosco o Mês do Idoso, numa confraternização entre a jovem e a velha guarda dos salões de bailes.

24/09, sábado, a partir das 15h DANÇA Dança Afro para Crianças

Utilizando movimentos e batidas de natureza africana e afro-brasileira, a arte-educadora Kiusam de Oliveira e a percussionista Patrícia Vianna estimulam um despertar corporal em relação aos sons e à rítmica dos tambores.

29/09, quinta, às 14h 12

LITERATURA E HUMANIDADES Sarau dos Nogueiras

22/09, quinta, às 19h30

22/09, quinta, às 16h30 LITERATURA E HUMANIDADES Omo-Oba: Histórias de Princesas

BIBLIOTECA INTERATIVA DE INCLUSÃO NOGUEIRA

TEATRO Faz de Conto

Cia. Ludicam Rômulo e Julieta são vizinhos desde sempre. Para felicidade de ambos, em sua rua ha uma grande praça bem arborizada. Uma enorme amoreira, onde acontecem todas as brincadeiras dessa dupla.

23/09, sexta, às 16h

O Jardim Botânico possui 360 mil metros quadrados destinados à visitação pública. Diversas paisagens, consideradas as mais lindas da cidade de São Paulo, proporcionam oportunidade de observação e contemplação da natureza.

Centro Cultural e Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira

Centro Cultural Taboão

MÚSICA Coral Popular

16/09, sexta, das 8h30 às 15h

MÚSICA Diadema Rock

Visando à formação, qualificação e difusão de bandas locais, o projeto Diadema Rock promove este mês o encontro de diversas vertentes do rock, apresentando as bandas Inside War, The Ticks e Carapuça.

25/09, domingo, às 16h

13


10/09, sábado, às 19h30 CINEVÍDEO Encontros com o Cinema: O Cinema de John Ford As Vinhas da Ira

(Direção: John Ford – EUA – 1940 – Ficção – 129 min.) Oklahoma na época da Grande Depressão. O filho mais velho de uma família de trabalhadores rurais pobres retorna para casa, após cumprir pena por homicídio involuntário. Decide levar sua família para a Califórnia, na busca por uma vida melhor. É quando o sonho transforma-se numa longa e difícil jornada.

24/09, sábado, às 19h30

14

Francis Vogner Professor e crítico de cinema, Francis Vogner fará uma análise da obra de John Ford, conhecido como “o Homero do Cinema”, em razão da extensão e da importância de sua obra.

29/09, quinta, às 19h CINEVÍDEO Projeto Pirlimpimpim Exibição de filme voltado ao público infantil.

30/09, sexta, às 10h30 e às 14h30 BIBLIOTECA SERRARIA LITERATURA E HUMANIDADES Contação de Histórias – Tem Tigre, Tem Hiena

E.K. Produções A história retrata os problemas com a natureza, como: queimadas, poluição, extinção de animais, etc. Além de divertir, tem o objetivo de conscientizar as crianças da necessidade de preservar o meio ambiente.

28/09, quarta, às 15h

HIP-HOP Encontro de MCs

Atividade desenvolvida pelo Ponto de Cultura por meio do MC G.Box visa o fortalecimento da cultura Hip Hop por meio de troca de ideias, debates e apresentações.

03 e 17/09, sábado, a partir das 14h Hip-Hop em Ação

Evento que reúne os quatro elementos do hip hop, conta este mês com a participação de grupos de rap convidados, batalha de MCs com o MC Thiagão, batalha de breaking Seven to Smoke, graffiti ao vivo, Toca

ENCONTROS COM A COMUNIDADE Baile da Primavera

Diversos ritmos musicais animarão o baile, que terá a cantora Vanessa Reis na discotecagem.

17/09, sábado, às 19h EXPOSIÇÃO Fé, Sentir e Significar

Andréia Alcântara desenvolve uma pesquisa fotográfica sobre as manifestações da religiosidade no meio rural e urbano. Com este material, apropria-se de objetos do cotidiano e reinterpreta através de instalações e objetos contemporâneos.

do Vinil (espaço reservado para a apreciação de vinis com os DJs Adolar e Lovinil). Durante todo o evento a discotecagem ficará por conta dos Djs DanDan, Murphy e Bobby.

24/09, sábado, a partir das 14h DANÇA Baile da Comunidade

Festa que acontece uma vez por mês, conta com a participação de Bié do Teclados, com forró e sertanejo. Entrada para maiores de 30 anos.

Centro Cultural Canhema – Casa do Hip-Hop

Cia. de Teatro Sia Santa Direção: Edson Lozano Projeto Em Cena. Estória do caipira Januário, que recebe a visita do amigo da cidade, violeiro cantador e médico de animais.

PALESTRAS E DEBATES Encontros com o Cinema: O Cinema de John Ford

18/09, domingo, a partir das 14h Abertura: 20/09, terça, às 19h Visitação: até 20/10 de terça a sexta, das 10 às 18h; sábado, das 10 às 14h LITERATURA E HUMANIDADES

Contação de Histórias – O Reizinho Mandão

Cia. Antropofágica – Núcleo Mala & Cuia Após a morte do rei, um menino chato e mandão assume o trono e cria leis absurdas, como não deixar ninguém falar. Somente outra criança poderia quebrar sua maldição

30/09, sexta, às 16h

Centro Cultural Inamar e Biblioteca

Centro Cultural e Biblioteca Serraria

TEATRO Ser Tão Caipira

15


TEATRO Os Caçadores de Aventura e a Luz que Brilha

Ação do Ponto de Cultura Circo Lando com Tapias Voadores.

23/09, sexta, às 15h

EK Produções Os irmãos Djingo e Django são dois aventureiros que foram até o mundo da sabedoria para procurar uma fonte de energia sustentável para o planeta: a Luz Que Brilha.

LITERATURA E HUMANIDADES

Ação Ecoteca

Contação de história e sensibilização para leitura. Vagas limitadas.

Centro Cultural Promissão

02, 09, 16, 23 e 30/09, sexta, às 15h Cultura de Paz é um conjunto de valores, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da nãoviolência por meio da educação, do diálogo e da cooperação. Considerando esses como valores essenciais na contemporaneidade, o Centro Cultural Promissão planejou para este mês uma programação especial totalmente voltada para a Cultura de Paz, cujo dia mundial é comemorado em 21 de setembro.

LITERATURA E HUMANIDADES Contação de História – O Reizinho Mandão

16

23/09, sexta, às 10h

Cia. Mala e Cuia Você deixaria alguém mandálo calar a boca? Esta história fala sobre um rei que é muito mandão e acaba ficando só na vida. Não encontrando ninguém no reino que conversasse com ele, decide visitar um sábio em busca da solução para o problema.

16/09, sexta, às 15h

Conto Sonoro

Martha Lemos e Iraci Oliveira - Ponto de Cultura Olhar com Arte Um conto infantil clássico de uma maneira diferente: recursos sonoros e musicais e ainda atividade plástica ao final da experiência que facilite a compreensão e apreensão dos conteúdos de convivência cidadã - para crianças da Educação Infantil e Fundamental.

22/09, quinta, às 15h

apresentará para a população da região as ações de órgãos como CRAS, UBS, Poliesportivo, etc., com ênfase no programa do Pronasci “Economia solidária como estratégia de prevenção à violência”.

21/09, quarta, às 9h MÚSICA Mário Deganeli e Convidados

ENCONTROS COM A COMUNIDADE

Show com versões novas e intimistas de grandes nomes da música popular brasileira.

Musicodrama: A Canção dos Homens

24/09, sexta, às 16h

Martha Lemos e Iraci Oliveira Ponto de Cultura Olhar com Arte Este trabalho, dirigido a jovens e adultos, tem o propósito de estimular a valorização dos elementos artísticos e expressivos do indivíduo, por meio do Teatro Espontâneo e da Musicoterapia.

01/09, quinta, às 14h Workshop de origami – Tsuru Um tsuru é um grou, um tipo de pássaro e, no Japão, é um símbolo de felicidade. O Centro Cultural convida a população para a confecção de tsurus, a favor de um objetivo: a paz de que tanto necessitamos.

02/09, sexta e 22/09, quinta, às 14h Reunião RECAD

No dia mundial da paz, este encontro

Centro Cultural Promissão

Circo Escola

La Mala Circo Show

WORKSHOP Formação em Convivência Cidadã e Cultura de Paz

O Instituto Polis, através do pontão de Convivência e Cultura de Paz, e em parceria com o Ministério da Cultura, desenvolve este trabalho de ausculta e indicações de políticas sócio-culturais para a capacitação de agentes da paz, visando a convivência intercultural, plural e diversa, através da compreensão do outro e de si.

29/09, quinta, às 14h Flores em Festa

Show com Seresteiros de Diadema Formado por integrantes da Casa da Música de Diadema, o grupo apresenta clássicos da música popular brasileira, com destaque para as obras de Vinícius de Moraes.

30/09, sexta, às 14h

17


O grupo, caracterizado com figurino de época, traz um rico repertório bastante popular, mesclando música brasileira de seresteiros consagrados.

EK. Produções Nesta fábula são abordados os valores fundamentais para o desenvolvimento do ser, como família, inclusão social, perdão e respeito ao semelhante, levando a criança a viajar em sua imaginação.

15/09, quinta, às 19h30 TEATRO INFANTIL A Máscara da Liberdade

A Trupe do Trapo (projeto de inclusão sociocultural da pessoa com deficiência por meio da arte) Direção: Sérgio Zanck Depois de muitos anos de trabalho no circo, um velho palhaço não consegue mais tirar sua maquiagem. Ajudado por um moleque muito esperto, ele sai em busca de um velho sábio, que vai dizer como fazer para remover sua máscara.

24/09, sábado, às 15h30

dança de salão, propiciar um momento de entretenimento e socialização entre os presentes. Nessa apresentação teremos o Conjunto +1, formado em 2006 com a proposta de tocar e divulgar a música popular brasileira, dedicando-se a um trabalho sólido de inclusão sociocultural.

Sarau inspirado livremente nas letras das músicas interpretadas por Roberto Carlos. Com Radi Oliveira, Ge de Lima (voz) e Guto (violão).

ENCONTROS COM A COMUNIDADE Bailão do Ruyce 18

O evento tem como objetivo, além da prática das diversas modalidades da

22/09, quinta, às 15h30

Em setembro, a biblioteca Santa Luzia completa 19 anos de atividades, servindo a comunidade com acervo de pesquisa, circulante, acesso a internet, contação de história, oficinas de literatura Infantil, artesanato, dança de salão para público adulto, melhor idade e muito mais.

28/09, quarta, às 19h LITERATURA E HUMANIDADES Sarau – A Poesia nas Canções do Rei

29/09, quinta, às 19h30

Biblioteca Paineiras

LITERATURA E HUMANIDADES Contação de Histórias – O Coelho e a Tartaruga

Biblioteca Santa Luzia

Centro Cultural Heleny Guariba

MÚSICA Os Seresteiros de Diadema

ENCONTROS COM COMUNIDADE Café Poético

Apreciação de poemas pelo Grupo da Melhor Idade Santa Luzia, com intervenção musical do Trio Explosão.

23/09, sexta, às 9h

19


Endereços

Região Centro-OESTE Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes Rua Graciosa, 300 – Centro – Tel. 4056-3366 E-mail: ccdiadema@diadema.sp.gov.br MAP – Museu de Arte Popular Diadema / Espaço Cândido Portinari Rua Graciosa, 300 – Centro – Tel. 4051-5408 E-mail: map@diadema.sp.gov.br Casa da Música Av. Alda, 255 – Centro – Tel. 4051-2628 E-mail: casadamusica@diadema.sp.gov.br Centro de Memória Diadema Av. Alda, 255/277 – Centro – Tel. 4043-0700 E-mail: centrodememoria@diadema.sp.gov.br Biblioteca Olíria de Campos Barros Av. Sete de Setembro, 470 – Vila Conceição Tel. 4055-9200 E-mail: bbocb@diadema.sp.gov.br Centro Cultural Serraria Rua Guarani, 790 – Serraria – Tel. 4056-4950 E-mail: ccserraria@diadema.sp.gov.br Biblioteca Serraria Rua Guarani, 735 – Serraria – Tel. 4043-3446 E-mail: bbserraria@diadema.sp.gov.br

Região Sul

20

Centro Cultural / Cine Eldorado Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – Eldorado Tel. 4059-1649 E-mail: cceldorado@diadema.sp.gov.br Biblioteca Eldorado Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – Eldorado Tel. 4059-5146 E-mail: bbeldorado@diadema.sp.gov.br Centro Cultural Inamar Biblioteca e Laboratório de Fotografia Av. Antônio Sylvio Cunha Bueno, 1322 – Jd. Inamar Tel. 4043-5476 E-mail: c cinamar@diadema.sp.gov.br bbinamar@diadema.sp.gov.br Observatório Municipal Site: observatorio.diadema.com.br

Av. Antônio Sylvio Cunha Bueno, 1322 – Jd. Inamar Tel. 4053-6457 Circo Escola Diadema Av. Afonso Monteiro da Cruz, 259 – Jd. União Tel. 4044-5263

Região Leste Centro Cultural Nogueira Rua Marcos Azevedo, 240 – Vila Nogueira Tel. 4071-9300 E-mail: ccvilanogueira@diadema.sp.gov.br Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira Rua Bernardo Lobo, 263 – Vila Nogueira Tels. 4071-9684 / 4077-0122 E-mail: bbinclusao@diadema.sp.gov.br Centro Cultural e Biblioteca Promissão Rua Pau do Café, 1500 – Jd. Promissão Tel. 4066-5454 E-mail: ccpromissao@diadema.sp.gov.br bbpromissao@diadema.sp.gov.br Centro Cultural Heleny Guariba Rua Barão de Uruguaiana, 87 – Jd. Ruyce Tel. 4067-4292 E-mail: cchelenyguariba@diadema.sp.gov.br

Região Norte Centro Cultural Canhema Rua 24 de Maio, 38 – Jd. Canhema Tel. 4075-3792 E-mail: cccanhema@diadema.sp.gov.br Centro Cultural Vladimir Herzog Biblioteca Paineiras Rua Eduardo de Matos,159 – Jd. Campanário Tel. 4091-2299 E-mail: ccvherzog@diadema.sp.gov.br Centro Cultural Taboão Av. D. João VI, 1393 – Taboão Tel. 4077-1643 E-mail: cctaboao@diadema.sp.gov.br Biblioteca Santa Luzia Rua Martins Fontes, 110 – Jd. Santa Luzia Tel.: 4072-3016 E-mail: bbsantaluzia@diadema.sp.gov.br



Agenda Cultural de Setembro 2011