__MAIN_TEXT__

Page 1

Cartilha Covid-19 Medidas adotadas pela Coop para que você possa enfrentar melhor esse período. Dezembro de 2020 5ª edição Este material vai receber atualizações constantes, que serão divulgadas por nossa comunicação.

Este é um material de uso interno e não deve ser compartilhado com pessoas que não fazem parte da equipe Coop.


Olá! Vivemos um desafio inédito com a pandemia do coronavírus, o que vem exigindo uma série de mudanças pontuais dentro da Coop e também na vida particular de cada um. Para atuar preventivamente aqui, formamos um Comitê de Risco que vem orientando todas as nossas ações. Nesta cartilha, você vai conhecer as medidas que adotamos em todas as unidades durante esse período, considerando o nosso compromisso com a saúde de nossas famílias, colegas de trabalho, cooperados e clientes. Além disso, trazemos dicas para você e sua família aproveitarem o tempo livre. Temos certeza de que vamos superar esse momento da melhor forma, e agradecemos muito a atitude dedicada de todos os nossos colaboradores.

Aproveite o conteúdo.


Índice Entenda mais sobre o coronavírus

4

Ações da Coop

7

Protocolo de Operações

12

Protocolo Administrativo

17

O que mais estamos fazendo

20


Entenda mais sobre o coronavírus O que é o coronavírus? Trata-se de uma grande família de vírus que são responsáveis, entre outras doenças, por uma infecção respiratória. O novo agente do coronavírus provoca a doença chamada COVID-19. Principais sintomas Podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Na maioria dos casos, os pacientes apresentam sintomas leves ou moderados, mas há casos graves e até fatais. Os mais vulneráveis são pessoas idosas (acima de 60 anos) ou com doenças pré-existentes. Os sintomas mais comuns são: • Tosse seca • Febre • Coriza • Dor de garganta • Dificuldade para respirar

4


Entenda mais sobre o coronavírus

Transmissão Acontece de uma pessoa doente para outra, ou por contato próximo, por meio de: • Aperto de mãos • Gotículas de saliva • Espirro • Tosse • Catarro • Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, corrimão, brinquedos, teclados de computador, etc. Como se prevenir • Higienize as mãos frequentemente, com água e sabão ou solução alcoólica (álcool em gel 70%), principalmente depois de tossir ou espirrar. • Evite tocar nos olhos, nariz ou boca sem a higienização adequada das mãos. • Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, com o cotovelo flexionado ou utilizando um lenço descartável. • Mantenha uma distância segura das pessoas ao seu redor. • Substitua os convencionais apertos de mãos, abraços e beijos por sorrisos, acenos ou joinhas! • Evite contato direto com pessoas que apresentem sinais de infecção respiratória ou se você estiver doente. • Mantenha, se possível, os ambientes de trabalho arejados, com portas e janelas abertas, para melhor circulação de ar. • Não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros. • Limpe e desinfete objetos e superfícies que são tocados com frequência.

5


Entenda mais sobre o coronavírus

Tratamento Não há ainda tratamento específico para a nova Covid-19. Em quadros leves, o tratamento é domiciliar e sintomático, ou seja, com o controle dos sintomas da infecção (dor e febre). Além disso, é recomendado: • Repouso e hidratação • Alimentação saudável • Sono reparador (dormir bem) • Manutenção das medidas de higienização Em quadros moderados e graves, ao apresentar cansaço ou mal-estar intenso, falta de ar, respiração curta, dificuldade para respirar, sonolência, ou, se pertencer ao grupo de risco, associados aos sintomas comuns de febre, dor de garganta e tosse, procure o Pronto Atendimento mais próximo para tratamento. Para saber mais sobre a COVID-19 Ministério da Saúde: coronavirus.saude.gov.br Teste virtual e confirmação se você precisa ir até um hospital: coronabr.com.br App Coronavírus – SUS Esse aplicativo também é do Ministério da Saúde. A ferramenta foi desenvolvida exclusivamente para instruir a população sobre o coronavírus, e está disponível em todas as lojas virtuais de aplicativos.

6


Ações da Coop Veja as iniciativas que tomamos para proteger os nossos colaboradores e deixar todos os ambientes da Coop ainda mais seguros e higienizados. Comitê de Risco – Coronavírus Montamos um grupo composto por colaboradores de diversas áreas da empresa para realizar reuniões periódicas e tomar decisões com foco em prevenção e contenção da propagação do vírus para colaboradores, cooperados, clientes, fornecedores e comunidade. Protocolo Coop em caso de suspeita Se você apresentar algum dos sintomas ou fizer parte das situações apontadas abaixo, entre em contato com o Canal de Comunicação Exclusivo – Coronavírus (veja na página 8): • Febre alta, tosse, congestão nasal, dificuldade para respirar, cansaço, fadiga, diarreia e dor no corpo. • Se tiver tido contato com pessoas diagnosticadas com o coronavírus. A equipe médica da Coop realizará um check list por telefone e passará todas as instruções para que você tenha o encaminhamento seguro, ditado pelo Ministério da Saúde.

7


Ações da Copp

Canal Exclusivo para Sugestões Se você tem uma sugestão que possa trazer mais proteção aos seus colegas, cooperados e clientes, veja como fazer: • Estruture bem a sua ideia. Caso haja custo para implementá-la, apresente o orçamento necessário. É importante lembrar que ela precisa atingir o máximo possível de pessoas e unidades da Coop. • Envie sua sugestão para o e-mail equipeeduccorporativarh@coopsp.coop.br. • Ela será recebida pela equipe de Educação Corporativa, que fará uma avaliação inicial do embasamento e da solidez da proposta. • As ideias que passarem pela triagem serão submetidas à aprovação do Comitê de Risco – Coronavírus. No caso de ser aprovada, a Diretoria Executiva irá tomar as providências para que ela seja implementada o mais rápido possível.

Canal de Comunicação Exclusivo – Coronavírus Para falar com o Centro de Saúde Ocupacional, disponibilizamos os seguintes contatos: 11) 4473-1350 – Ramal 503 / Ramal 506 – Segunda a Sexta das 7:30 às 17:00 (11) 9 99482126 – Segunda a Sexta após às 17:00, finais de semana e feriados.

8


Ações da Copp

Afastamento dos grupos de risco Desde o início da pandemia, o nosso Comitê de Risco – Coronavírus decidiu afastar imediatamente os colaboradores que fazem parte dos grupos de risco: • Pessoas acima de 60 anos • Gestantes • Diabéticos • Jovens aprendizes menores de 18 anos • Colaboradores que tenham passado por transplante • Colaboradores com tratamento oncológico que estejam fazendo radioterapia ou quimioterapia • Portadores de cardiopatia crônica, doenças pulmonares crônicas, insuficiência renal crônica, hipertensão arterial severa, doenças autoimunes e cerebrovasculares, HIV e cirrose hepática

Medição de temperatura nas unidades Implantamos o procedimento de medição da temperatura de todos os colaboradores e prestadores de serviço antes de iniciarem a sua jornada de trabalho. Para isso, utilizamos Termômetros Digitais de Testa sem Contato, disponibilizados em todas as nossas unidades. Quem estiver com temperatura igual ou superior a 37,5 °C é encaminhado para casa e orientado a entrar em contato com o Centro de Saúde Ocupacional. Clientes e cooperados também passam pela medição de temperatura, e acima dos 37,5 °C, o acesso às unidades é restrito.

Álcool em gel Disponibilizamos totens de álcool em gel na entrada de todas as nossas unidades, bem como frascos em locais estratégicos, para utilização tanto de colaboradores quanto de cooperados e clientes.

9


Ações da Copp

Uso de máscaras Distribuição de kit de máscaras reutilizáveis a todos os colaboradores da Coop, temporários e jovens aprendizes. O uso do equipamento de proteção é obrigatório em todas as unidades durante o expediente de trabalho.

Atenção: • Na hora de usar, cubra o nariz inteiro e o queixo, ajustando a máscara para que não haja vãos nas laterais. E encoste apenas nos elásticos. • Ao colocar e retirar a máscara, sempre higienize as mãos; não use maquiagem, nunca compartilhe com outra pessoa e troque sempre que ela estiver úmida, suja ou danificada. • Lave as máscaras todos os dias, separadamente das outras roupas, deixando com água sanitária por 20 a 30 minutos.

Não esqueça: a utilização das máscaras não exclui a necessidade da higienização correta e frequente das mãos e demais medidas para prevenção já divulgadas.

10


Ações da Copp

Plano de contingência em caso de infecção Nosso Comitê de Risco – Coronavírus discutiu e aprovou um protocolo específico para tratar casos de suspeita de Covid-19 na Coop. O primeiro passo é o afastamento imediato do colaborador para a realização de teste. Depois, realizamos a higienização completa do local de trabalho e seguimos com um acompanhamento diário dos colaboradores da unidade, incluindo a medição de temperatura na testa. Em caso de suspeita com terceiro, o protocolo é o afastamento imediato do colaborador e o contato com a empresa responsável, seguido do procedimento de higienização.

Atendimento Psicológico – Programa de Apoio e Prevenção da Covid-19 Lançamos um canal de comunicação virtual 24 horas, de domingo a domingo, para os colaboradores, seus cônjuges e filhos de até 24 anos receberem apoio psicológico nesse momento. É totalmente sigiloso e gratuito, com triagem feita por assistentes sociais. Foi disponibilizado em 04/05, com duração de três meses.

Sinalizações Instalamos sinalizações nos banheiros de todas as nossas unidades, para cooperados, clientes e colaboradores, alertando sobre a necessidade da higienização das mãos e do distanciamento social no local. Os elevadores das unidades também possuem demarcações no chão para manter as pessoas afastadas.Os bebedouros das unidades para uso de cooperados e clientes foram desativados e devidamente sinalizados.

11


Protocolo de operações Confira as diversas ações tomadas nas unidades para proteger os nossos colaboradores e cooperados: Controle de entrada nas unidades Adotamos esta ação para evitar aglomerações e trazer mais segurança aos colaboradores, cooperados e clientes. A medida tem o objetivo de controlar a quantidade de pessoas dentro das unidades, de acordo com os decretos municipais. Higienização das unidades Reforçamos a limpeza das estações de trabalho, maçanetas das portas, banheiros, caixas e balcões de atendimento, bem como dos carrinhos e cestas de compras em todas as nossas unidades. Estamos utilizando sanitizante certificadamente comprovado para o extermínio do vírus. Além disso, intensificamos os treinamentos sobre medidas de higiene para os colaboradores.

12


Protocolo de Operações

Acrílico de proteção na frente dos caixas Instalamos barreiras de acrílico para evitar contato entre operadores de caixa e cooperadores e clientes.

Adesivos Indicadores de distância Outra forma de proteger contra o coronavírus foi a marcação no chão para delimitar espaço. Para facilitar esse distanciamento entre as pessoas nas filas, instalamos adesivos de piso próximos aos açougues, padarias, setores de frios e caixas.

Cancelamento e adiamento Cancelamos ou adiamos eventos, treinamentos e reuniões presenciais com colaboradores, fornecedores, cooperados e clientes. Possíveis treinamentos presenciais com os colaboradores serão tratados em caráter de exceção, a critério da área de Recursos Humanos, desde que observadas todas as regras aplicáveis com relação a higiene e distanciamento.

Redução do horário de atendimento das unidades Nossos supermercados, drogarias e postos de combustíveis sofreram redução do horário de atendimento até 17 de junho.

13


Protocolo de Operações

Fechamento de lojas satélites Em atendimento aos decretos federal, estadual e municipal, as lojas satélites localizadas nas dependências da Coop tiveram as suas atividades interrompidas até nova orientação dos órgãos responsáveis.

Tratamento para áreas climatizadas Instalamos um sistema de automação inteligente nos salões de vendas, com máquinas com sensores internos e externos para captação e equalização da temperatura, passando pelos filtros e enviando um ar renovado para o interior das unidades. Contamos com a tecnologia de informar nossa Central de Monitoramento sobre qualquer anomalia que o sistema apresentar, por meio do software de monitoramento ou e-mail. Garantimos documentações como PMOC, Checklist e Qualidade do Ar, além de manutenções preventivas efetuadas mensalmente, dentro da legislação e com produtos antibactericidas.

14


Protocolo de Operações

Refeições Medidas preventivas aplicadas nos refeitórios da Consuma: Disponibilização de luvas descartáveis no balcão para que o colaborador possa se servir. Talheres ensacados. Álcool em gel em dispensers ou em cima do balcão térmico. Válvula de boca dos bebedouros desativada. Adesivos para demarcação de distanciamento no chão e nas mesas. Protocolo de prevenção que deve ser adotado por todos os colaboradores no local: Realizar as refeições em turnos fracionados. Higienizar as mãos corretamente antes e depois de se servir. Utilizar máscara durante toda a permanência no refeitório, tirando apenas para comer. Respeitar o posicionamento que restringe a utilização de cada mesa a duas pessoas. Seguir as faixas sinalizadas no chão, limitando a distância na fila e no momento de se servir. Ao terminar a refeição, contribuir com a limpeza da mesa e da cadeira em que se sentou. Em caso de dúvidas, basta consultar as sinalizações com medidas preventivas instaladas nos refeitórios.

15


Protocolo de Operações

Salas de descanso Também, para evitar aglomerações, as salas de descanso estão temporariamente fechadas. A reabertura só ocorrerá quando tiver passado esse momento de prevenção.

Capas térmicas Disponibilizamos capas térmicas individuais que, até então, eram compartilhadas pelas equipes de Perecíveis.

Mãos sempre lavadas Pedimos que todos mantenham a higiene lavando as mãos frequentemente com água e sabão por 20 segundos e evitando de levá-las ao rosto.

16


Protocolo administrativo Home Office No manual de home office que você recebeu, nós colocamos dicas valiosas para o seu expediente ser ainda mais produtivo. Ergonomia A ergonomia é muito importante quando se está trabalhando em casa. Para garantir a posição mais adequada e o uso do computador da melhor forma, siga as orientações a seguir:

1. Mantenha o monitor entre 50 cm e 70 cm de distância de você. 2. Regule a altura... deixe-a numa linha reta entre os seus olhos e a parte superior do monitor. 3. A altura da mesa deve ser o suficiente para que consiga encaixar e movimentar suas pernas. Deixe os pés sempre apoiados no chão ou num descanso apropriado. 4. Mantenha um ângulo de 90° na articulação dos joelhos. Deixe os antebraços sempre apoiados. 5. Prefira uma cadeira em que a sua região da lombar sempre esteja apoiada no encosto.

17


Protocolo Administrativo

Outras dicas para o Home Office • Siga a sua rotina: procure levantar e deitar nos horários de costume. Dormir bem é fundamental. • Envolva-se com hobbies e coisas de que você gosta, como karaokê, leitura, cozinha, costura, etc. • Mantenha uma boa alimentação porque isso fortalece o seu sistema imunológico. • Faça suas refeições regularmente e pausas para o café! • Cuide também da sua saúde mental. Aproveite a tecnologia e siga a orientação de psicólogos e terapeutas... converse ainda com amigos e familiares por mensagens de texto, áudio ou vídeos.

Retorno do Home Office A permanência dos colaboradores em home office fica a critério de cada gestor, de acordo com as atividades exercidas pelo colaborador. O trabalho presencial no Centro Administrativo pode ser realizado em formato de rodízio entre a equipe, para mantermos um número reduzido de pessoas no local.

Reuniões Recomendamos que privilegiem o uso de ferramentas digitais disponibilizadas pela Coop, como o Microsoft Teams, para fazer reuniões virtuais, inclusive com públicos externos.

18


Protocolo Administrativo

Circulação no Centro Administrativo e áreas de apoio Os colaboradores que precisam frequentar as nossas áreas de apoio devem estar atentos às medidas preventivas específicas dos locais, além das já adotadas por toda a Coop: • Devem circular nos locais somente pessoas que não apresentem sintomas de coronavírus. • O uso do elevador deve ser evitado e está restrito a duas pessoas por vez. • As janelas dos setores foram mantidas abertas para melhor circulação de ar. • As catracas de entrada e as portas de acesso aos andares no prédio do Centro Administrativo estão liberadas para minimizar a necessidade de contato. • Dar preferência para a utilização de copos nos bebedouros, evitando o uso da válvula de boca. • Os colaboradores presentes deverão ser alocados nas baias de trabalho utilizando o posicionamento em “W”, respeitando assim o distanciamento adequado de 2 metros entre as pessoas.

Medidas preventivas – Fornecedores Não estamos recebendo fornecedores, terceiros não fixos e prestadores de serviço pontuais. Além disso, cancelamos todas as reuniões em nossas dependências, e pedimos que, caso necessário, os contatos e as negociações sejam feitos por telefone, e-mail ou videoconferência.

19


O que mais estamos fazendo Totalmente atentos ao que acontece na nossa sociedade e sempre prontos a cooperar, não estamos medindo esforços para criar outras medidas que ajudem o maior número de pessoas nesseperíodo. Isto é ser Coop! Veja outras ações em curso: Medicamentos Genéricos Gratuitos Até setembro de 2020, todos os nossos colaboradores tiveram acesso grátis ao benefício Assistência Medicamento Genérico Gratuito. Ao comparecer num hospital para uma emergência e o médico receitar um genérico, era possível comprar os itens em qualquer Drogaria Coop* e solicitar o reembolso depois. O serviço de Assistência Medicamento permanece disponível por um custo anual de R$ 60 por pessoa, cujo valor pode ser parcelado em 12 vezes sem juros no Cartão Coop Fácil ou em até 10 vezes sem juros em outros cartões. Ligue para a Central de Atendimento: 0800 038 6300.

*Caso não haja uma Drogaria Coop aberta no momento, os medicamentos podem ser adquiridos em qualquer outra farmácia.

20


O que mais estamos fazendo

Cartão-Presente Como uma forma de reconhecer o importante trabalho, principalmente diante dos desafios da pandemia da Covid-19, entregamos a todos os colaboradores dos Supermercados, Drogarias e Postos de Combustíveis, que trabalharam pelo menos um dia no mês de março, um cartão-presente. A gratificação no valor de R$ 120 permitiu aos colaboradores usarem o cartão para compras em nossas unidades.

Vacinação contra a gripe Antecipamos a vacinação contra a Influenza (gripe) para todo o time do Centro Administrativo mediante a coparticipação de R$ 12,00, descontados em folha de pagamento. O time de Operações dos Supermercados, Drogarias, Postos de Combustíveis, Centro de Distribuição, Central de Panificação e Manutenção também recebeu a vacina, mas sem nenhum custo.

Pula Ciclo Implementamos o Pula Ciclo, que facilita o pagamento do Cartão Coop Fácil, oferecendo ao cooperado até 70 dias adicionais para começar a pagar a fatura, a partir do seu vencimento. A primeira fase da ação vigorou até 31/5, e a segunda teve vigência de 4/8 a 30/9. Essa foi uma iniciativa da área de Produtos Financeiros em conjunto com a Bradescard que aliviou as finanças das pessoas.

21


O que mais estamos fazendo

Cartão Coop Fácil: condições para parcelamento Oferecemos mais uma solução para aliviar as contas dos nossos cooperados, clientes e colaboradores nesse período de pandemia. Os usuários do cartão Coop Fácil puderam aproveitar o parcelamento espontâneo da fatura. A opção foi até agosto. • No momento de pagar a fatura do cartão, era possível parcelar o valor em até 30 vezes, com uma pequena entrada. • Ao ativar o parcelamento e realizar o pagamento da primeira parcela, a segunda poderia ser quitada com carência de até 60 dias, com juros reduzidos.

Renegociação - Cartão Coop Fácil Os usuários do Cartão Coop Fácil que estavam com fatura atrasada entre 60 e 360 dias puderam renegociar os valores com maiores descontos, e ainda contaram com taxa de juros reduzida, até 60 dias de carência e maior prazo para pagamento. A ação foi realizada até 31/08.

Pagamento via auxílio emergencial Disponibilizamos mais uma forma de pagamento em nossas unidades com o objetivo de facilitar as compras. Os beneficiários do Auxílio Emergencial do Governo Federal podem pagar as compras nas lojas sem precisar sacar o dinheiro. Basta informar o meio de pagamento para o operador de caixa. Os clientes correntistas da Caixa Econômica Federal podem fazer o pagamento via app Internet Banking. Para os demais, é preciso entrar no app Caixa Tem, gerar um código para pagamento e informar os dados do cartão de débito virtual.

22


O que mais estamos fazendo

A Hora é de Cooperar Lançamos a campanha A Hora é de Cooperar, com várias iniciativas de apoio à comunidade. Entre elas, estamos divulgando nas nossas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn) conteúdos para tornar a experiência de ficar em casa mais produtiva e divertida.

Manutenção dos preços dos medicamentos Antecipamos o cancelamento do reajuste anual dos preços dos medicamentos, antes mesmo da determinação do Ministério da Saúde.

Antecipação do Programa de Benefícios a Entidades Por meio dos Fundos Sociais de Solidariedade (FSS), ajudamos famílias em vulnerabilidade social de 10 cidades onde atuamos. Esse recurso de R$ 180 mil é metade da verba anual do nosso Programa de Benefícios às Entidades. Um valor que está sendo transformado em alimentos e itens de higiene para essas pessoas.

23


O que mais estamos fazendo

Comunicações diárias Os nossos canais de Comunicação Interna estão sendo utilizados para manter todos bem informados sobre as ações de prevenção do Ministério da Saúde, bem como as da Coop.

Fique ligado: outras medidas de prevenção e novas instruções serão atualizadas nesses canais. Redes sociais Você deve contribuir com a Coop nesse momento, estando atento ao que publica ou comenta nos seus perfis nas redes sociais: • Quando você divulga em seus perfis qual é a sua atividade profissional, as informações que publicar podem ser confundidas com um posicionamento oficial da empresa em que trabalha. Por isso, não divulgue conteúdos que possam prejudicar a Coop ou seus colegas. • Tenha cuidado com as suas palavras. As pessoas podem dar prints do que você escrever e continuar compartilhando. • Ao compartilhar uma informação, analise três aspectos: a notícia é verdadeira? Mesmo que seja verdade, essa informação é boa e não irá prejudicar ninguém? A publicação será útil? Se a resposta para uma dessas perguntas for negativa, não publique. • Se a Coop for alvo de críticas em alguma postagem, não se posicione. Aguarde as orientações da área responsável pelas redes sociais. • Em caso de dúvidas sobre alguma publicação a respeito da Coop, entre em contato com nossa equipe de Marketing Digital: marketingdigital@coopsp.coop.br

24


Muito obrigado a você! Temos consciência do papel fundamental que exercemos para a comunidade, especialmente nesse momento. Por isso, nos comprometemos a manter a nossa operação em pleno funcionamento, com a maior agilidade de abastecimento possível, para atender às necessidades de todos os cooperados e clientes. Agradecemos a nossa equipe, que vem trabalhando diariamente para manter a qualidade do atendimento dentro dos padrões da Coop, principalmente em um momento tão delicado para a população

Cooperar faz bem!

25


Profile for portalcoop

Cartilha Covid  

Cartilha Covid