Issuu on Google+

ORNAL DA CIDAD J E

Jornal da Cidade

17 ANOS

Escrevendo nossa história

2ª quinzena de Setembro de 2011

UM J ORNAL

DE

QUALIDADE

1

17 ANOS

Escrevendo nossa história

ARCOS-MG - N O 247- 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2011 - CIRCULAÇÃO: ARCOS, LAGOA DA PRATA E JAPARAÍBA

Postos arcoenses de bandeira nova Desde setembro de 2011, que os Postos de combustível Milênio e Barreiro estão sob a bandeira da Petrobrás. O Posto Milênio, localizado no Bairro Jardim Bela Vista, em Arcos, tem também serviço completo de borracharia e restaurante. O Posto Barreiro, que fica na BR 354, quilômetro 484, fornece todo tipo de combustível e, além disso, tem um amplo restaurante, com atendimento nota 10, freqüentado até pelas famílias da região aos domingos.

Veja matéria completa na página 07 O cronista nem sabe se a maioria dos fiéis leitores irá concordar, porém, é a opinião do cronista. O mundo mudou! Ontem mesmo, vendo o CQC na Band, pude constatar, que o primeiro mundo está se ajoelhando. Quem diria, que os Estados Unidos, outrora o maior gerador de empregos no mundo, anda mal das pernas neste quesito. Cidadão que perdeu o emprego e não consegue recuperar. O país parou de crescer depois da crise. O crescimento ficou com o BRIC`s- Brasil, Russia, India e China.

!Página 02

Bar do Afranio Afranio Alves deu uma bela repaginada no seu bar, que fica ao lado do Degraus. O "Bar do Afranio" fica defronte ao coreto e tem um visual voltado para o belo e quase centenário Jardim, cuja história está retratada na música "A Praça", uma composição do arcoense Nilo Peixoto. Por falar em Nilo Peixoto, quero enviar um abraço ao Arnaldo Peixoto. Eu tive o prazer de conversar com ele na festa de aniversário do Zé Lopes, Banco Itaú, na boate do Arcos Clube, no dia 20 de agosto. O Arnaldo Peixoto, na ocasião, estava muito bem acompanhado.

O cronista não tinha dúvidas de que a seleção canarinha não iria decepcionar no Estádio Mangueirão, na quarta-feira, 28.09, diante da seleção portenha, já que na Argentina o Brasil impôs o seu jogo. No Brasil, diante da fanática torcida paraense, o time de Neymar brilhou. E não poderia ser diferente. O "bebê prodígio" (Neymar) não jogou tudo que sabe, porém, ainda fez um gol, que decretou, de vez, com a derrota da seleção argentina, que por sinal era melhor do que o time que jogou anteriormente contra o Brasil, empatando em zero a zero.

O coreógrafo e bailarino Donizetti Bernardes completa 10 anos de Corpo Vivo

!Página 05 !Página 16

E VEJA MAIS

! Editorial Executivo Apoia Cultura ! E-mail do Leitor ! Um Arcoense na terra do Tio Sam ! Notas do Pejora ! Bola em Jogo e Fora de Jogo ! Frases do Mês

Ele veio ao mundo para realizar uma tarefa diferente. Veio ser coreógrafo, bailarino e levar sua arte a todos, principalmente aos diferentes. O grupo Corpo Vivo , fundado por ele, completou 10 anos.

Veja matéria completa na página 03


2

2ª quinzena de Setembro de 2011

Um arcoense na terra do Tio Sam CXLVIII Dimas Rodrigues O cronista nem sabe se a maioria dos fiéis leitores irá concordar, porém, é a opinião do cronista. O mundo mudou! Ontem mesmo, vendo o CQC na Band, pude constatar, que o primeiro mundo está se ajoelhando. Quem diria, que os Estados Unidos, outrora o maior gerador de empregos no mundo, anda mal das pernas neste quesito. Cidadão que perdeu o emprego e não consegue recuperar. O país parou de crescer depois da crise. O crescimento ficou com o BRIC`s- Brasil, Russia, India e China. Quem diria, leitor e leitora, que um dia veríamos um quadro destes. Tem americano querendo vir para o Brasil. Para que? O cronista diria, que é para conseguir emprego. E aqui tem. Falta engenheiro. Falta técnico especializado. Falta mão de obra em geral. Estamos na fase do PAC II- Programa de Aceleração do Crescimento- e se não fossem as corrupções - no Ministério do Transporte, do Turismo dentre outros- o país estaria mais acelerado. Foi necessário demitir ministro, colocar a polícia federal na rua, colocar a Casa em ordem primeiro. Vem a ciumeira de determinados partidos políticos, a oposição aproveitando a "deixa" para colocar lenha na fogueira. Nem parece "Um arcoense na terra do Tio Sam", estarão dizendo, neste momento, alguns leitores deste minifúndio de papel. O cronista diria que sim e que o assunto é pertinente. Um assunto puxa o outro. Que o mundo mudou e está mudando e que ainda mudará muito mais já sabemos, porém, não tão depressa. Hoje a China, com os seus quase 3 bilhões de habitantes, é a segunda economia do mundo. É o segundo PIB- Produto Interno Bruto- do mundo. O primeiro ainda é os Estados Unidos. E o Brasil está na oitava colocação no ranking, porém, caminhando a passos largos para a quinta. Segundo os especialistas até 2016 chegaremos à quinta colocação no ranking mundial. Aleluia. Que os Anjos digam Amém! Também o que eu vi de chinês fazendo doutorado e mestrado nos Estados Unidos, nos anos de 1996 e 1997, não é brincadeira! Hoje, o investimento está rendendo frutos. Professor de Matemática do 2º grau E. E. Berenice de Magalhães Pinto advogado. Editor do Jornal da Cidade.

EXPEDIENTE Este Jornal é uma publicação da SAMID Comunicações e Empreendimentos - Publicação Quinzenal - C.G.C.: 64.486.756/0001-75 Diretor e editor: Dimas José Rodrigues E-mail: dimasjc@oi.com.br Telefone: (37) 3351-7558 Colaboradores: Toninho Sampaio Diagramação: GRAFONTES - 3351-4724 Impressão: GRAFONTES - 3351-4724 (e-mail : grafontesgrafica@gmail.com )

Jornal da Cidade

Toninho Sampaio Comenta

DESENCONTROS Será que dá para, pelo menos uma vez, prestar atenção ao que eu estou dizendo? Hoje eu acordei com saudade de você, beijei aquela foto que você me ofertou. O meu cabelo não está bom. Você acha que eu deveria cortar, ou apenas pintar? Queixo-me às rosas, mas que bobagem, as rosas não falam, simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti. Acho que vou vender esta mesa e estas cadeiras. Não aguento mais olhar para elas. Aproveito e vendo também esta cama. Se ao menos você chorasse, se você morresse, mas você não morre. Você é duro, José! O menino da Mirinha está com uma virose. O médico não sabe o que é, então fala que é virose. Coisas do mundo, minha nega. Quem não gosta de samba bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça, ou é doente do pé. Ainda ontem eu vi ele. Estava tão alegre, cheio de planos. Não acredito que ele morreu. Quando Ismália enlouqueceu, pôs-se na torre a sonhar. Viu uma lua no céu, viu outra lua no mar. Que você acha? Vou de azul ou de amarelo? De preto eu não vou, porque está muito quente e eu tenho certeza de que todas as

outras vão de preto. O que importa para mim não é a cor de seus cabelos, a textura de sua pele. Eu amo o imponderável, a brisa, o cheiro do vento, o inconsciente, o inconsequente. A comida está pronta. Está na mesa. Vai esfriar. A coisa pior do mundo é fazer comida e ninguém dar valor. Fica ali, esfriando e ninguém vem. Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça é essa menina que vem e que passa, num doce balanço a caminho do mar. Marquei meu médico para depois de amanhã, às três horas. Você vai ter que me levar ao Rio. Nossa mãe, que vestido é aquele, vestido naquele prego? Cala a boca, minhas filhas, vosso pai evém chegando! Você vem ou não vem almoçar? Nem só de pão vive o homem. O Filho do Homem é senhor também do sábado. Vai ter o show do Roberto Carlos, dia vinte. Compra dois camarotes, que eu quero ir. Em verdade, em verdade vos digo: não construireis para vós imagens para adorardes. Essa dor nas costas não passa. Já consultei tudo o que é médico. Vou procurar uma benzedeira. Veja ilustre passageiro, o belo tipo faceiro, que você tem ao seus

lado. Mas, no entanto, acredite, quase morreu de bronquite, salvou-o o rum creosotado. Já vou dormir. Estou morrendo de sono. Esta noite eu quero te ter. Toda se ardendo só pra mim. Esta noite eu quero te ter, te envolver, te seduzir. Eu queria tanto entender essa coisa! Por mais que eu pense, eu não chego a lugar nenhum. Dai, pois, ao Vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o Vosso povo e discernir entre o bem e o mal. Está faltando margarina, cera líquida e banana. Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, uma história pra contar de um mundo tão distante. Essa mesa está cheia de manchas. A empregada fica doida pra ir embora, faz tudo correndo. Duchas corona, um banho de alegria num mundo de água quente. Hoje eu não vou dormir em casa. Vou ter que dormir com a mamãe. Ele está meio doente. Se acaso me quiseres, eu sou dessas mulheres que só dizem sim. Por uma coisa à toa, uma noitada boa, um cinema, um botequim. Você vive gastando o nosso dinheiro com bobagens. O mês está longe de acabar e o nosso dinheiro já acabou. E se tiveres renda, aceito uma prenda,

qualquer coisa assim: como uma joia falsa, um sonho de valsa ou um corte de cetim. Acaba logo com esse banho, olha a energia. Depois você fica reclamando que a luz está cara. Se a dona se banhou, eu não estava lá, por Deus Nosso Senhor, eu não olhei sinhá. Hoje tem missa e coroação na casa da Mirtes. Vai ser às oito horas e nós temos que ir. Por que te preocupas? Todas as tuas preocupações não serão capazes de acrescentar um só minuto a mais em teus dias. Você não me ama mais. Não está nem aí para mim. ...eu possa me dizer do amor (que tive): que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure. Você não presta a mínima atenção ao que eu digo. Parece que está no mundo da lua. Qualquer hora eu arrumo a trouxa e desapareço. Pode ir armando o coreto e preparando aquele feijão preto, eu tô voltando. Põe meia dúzia de Brahma pra gelar, muda a roupa de cama, eu tô voltando. Dá uma geral, faz um bom defumador, enche a casa de flor que eu tô voltando. Põe pra tocar na vitrola aquele som. Estreia uma camisola, eu tô voltando. Dá folga pra empregada, manda a criançada pra casa da avó, que eu tô voltando.


Jornal da Cidade

2ª quinzena de Setembro de 2011

3

Donizetti Bernardes 10 anos dançando com a diferença

Grupo de Hidroginastica e Terapia Ocupacional O criador e coreógrafo do grupo Corpo Vivo de Arcos, Donizetti Bernardes, relata um pouco de sua vivência com os participantes, nestes 10 anos, e comenta o projeto do espaço Galpão Artes-Apae (Gap). Donizete enfatizou, na ocasião, “o meu trabalho é resgatar a qualidade de vida dos participantes e a minha própria, desenvolvendo valores como respeito e cooperação, diálogo e harmonia como pessoas que somos”, finalizou. Segundo professor Donizete, o principal fator é a valorização do

aluno, família e comunidade em geral, possibilitando assim, ao público, enxergar o potencial que existe em cada um participante do grupo. E Donizete foi mais alem: “dançamos e dançaremos em qualquer lugar, escolas, parques, parques, empresas. Entramos em contato com várias pessoas e de qualquer nível e às vezes encontramos com gente que nunca se aproximaram com pessoas com deficiência.” Concluiu. “Vivenciou-se dentro destes 10 anos, experiências que valorizam as comunicações alternativas,

de forma que o diferente fica normal, pois o público aprende e vê com as nossas diferenças e semelhanças, o belo, dentro de uma linha de trabalho, que parece não ter a deficiência entre eles”, disse o coreógrafo. Esse projeto é baseado na teoria de vários mestres como Rudolf Laban, Maria Fux, Klaus Viana e outros favoritos do coreógrafo na área do teatro como Boal, Fernando Peixoto, Carmem Paternostro, dentre outros. Segundo Donizete Bernardes muitos prêmios foram recebidos, nestes dez anos, e relatou, na

O público aplaude a apresentação do grupo Corpo Vivo ocasião, “o legal é que não houve intervenção política para que isto acontecesse, pois foram prêmios de valorização tanto no Brasil quanto no exterior”. O Corpo Vivo é apoiado por duas empresas de Arcos, a Isabela Garcia e a Transradar e professor Bernardes disse, que sem eles. muitas cenas não iriam para o público. Com a saída do coreógrafo da Casa de Cultura, em novembro de 2010, ele percebeu que dias melhores viriam e com muita calma e determinação surgiu o projeto do Galpão Artes Apae.

Apoiado pela diretora da Apae e teve oportunidade de dar oportunidade a outras pessoas comuns, especiais, idosos e outros, de trabalharem e cuidarem de sua saúde bio-psicosocial, através de participação em vários grupos de atividades como hidroginástica, futsal, terapia de grupo, biodança, alongamento, capoeira, artesanato e gastronomia. Este projeto já acontece a 120 dias, em todas as quartas-feiras e quintas no Galpão Artes Apae. A voluntária Cleuza de Fátima Oliveira Lima, for-

mada em Psicologia pela PUC - Minas, faz terapia com pacientes da Sociedade Vencer e mães de alunos da Apae. Hoje já existem mais duas psicólogas voluntárias formadas pela PUC - Minas. Valéria Calixto é outra voluntária na hidroginástica. Donizetti Bernardes afirmou, ao JC, que nestes 10 anos ganhou um palco de 8 m por 5m, com cortinas, cocheas, dividido em módulos onde podem se apresentar em qualquer espaço. Um presente da Transradar, que também patrocina o espetáculo.


4

2ª quinzena de Setembro de 2011

ATLETA ARCOENSE É CONVOCADA PARA SELEÇÃO MINEIRA DE VÔLEI Marcela integra equipe que disputa o Campeonato Brasileiro em Goiás no próximo mês

Marcela, à esquerda, durante a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) em Juiz de Fora

Jornal da Cidade

Editorial

EXECUTIVO APOIA CULTURA Prefeito Claudenir José de Melo, "Baiano", tem se notabilizado em apoiar a cultura da cidade, em todos os níveis. A Casa de Cultura de Arcos vivia na inércia nas quintas-feiras e com apoio do executivo municipal, através da Secretaria de Cultura, aquela casa tem levado pessoas, que mal saem de casa nos fins de semana, nas quintasfeiras culturais. Motivados pela qualidade do evento que a Casa de Cultura apresenta neste dia. Bons shows com artistas arcoenses, de todos os gêneros musicais, revelando artistas da terra e proporcionando lazer à comunidade. Prefeito "Baiano", depois que passou a investir no esporte como prioridade, de forma inteligente, teve feed back(retorno) através do ICMS Solidário. O retorno maior foi nossas duas atletas de vôlei, convocadas para a seleção juvenil de vôlei de Minas Gerais, e também o técnico arcoense de vôlei. A saúde, no advento de sua administração, melhorou consideravelmente. Os bairros melhoraram em sua infra-estrutura. Melhorou a Segurança Pública, dentre outros quesitos. E Arcos, cidade que cresce a cada dia, tem espaço para melhorar ainda mais. Basta esperar; Dimas Rodrigues

A atleta arcoense Marcela Parreira Silva é a mais nova integrante da Seleção Mineira de Vôlei Infanto-Juvenil. Marcela foi inicialmente pré-convocada, assim como sua colega do time de Arcos Taíssa Aparecida de Sousa. Ambas passaram por um período de treinamentos em Belo Horizonte com outras 30 garotas de todo o Estado. Na seletiva final, Marcela foi uma das 12 jogadoras escolhidas para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria, que acontece de 09 a 15 de outubro em Caldas Novas, Goiás. Durante as competições disputadas pelo time de vôlei de Arcos, Marcela vem se destacando e suas atuações têm sido fundamentais para conquistas como as das etapas microrregional, regional e do vice-campeonato estadual do Programa Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2011, além da Copa Unimed. Técnico O técnico do time de vôlei de Arcos Sebastião Lourenço de Faria também foi convidado a integrar a Seleção Mineira de Voleibol Infanto-Juvenil, devido ao trabalho desenvolvido com a equipe de Arcos, vice-campeão estadual do JEMG 2011. Caso aceite o convite, o treinador será auxiliar-técnico da equipe que disputa do Campeonato Brasileiro em Goiás. Prezado Senhor. Atendendo à reivindicação do povo de Arcos, em especial aos motoristas usuários da BR 354, venho solicitar de Vossa Excelência, digo representante de Arcos no Congresso Nacional, apoio junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura deTransportes) Superintendência Regional do Centro-Oeste de Minas Gerais, para execução de obra de recuperação de parte do acostamento do km 475 da referida rodovia. Ao longo dos anos, por falta de manutenção, criou-se uma cratera à margens da BR 354, inclusive colocando o risco de famílias e caminhoneiros que circulam diariamente pelo local. Por ser um parlamentar atuante e defensor dos interesse de Arcos e com grande prestígio junto ao Governo Federal é que depositamos nossas esperanças em Vossa Excelência para solução deste problema. Certo de merecer vossa costumeira atenção, desde já antecipo agradecimentos e aproveito para renovar meus votos de estima e apreço. Atenciosamente, João Julio Cardoso (PMDB - MG) Vice-prefeito de Arcos MG

WS INFORMÁTICA Manutenção e Formatação em Pc e Notebooks

Cel.:(37) 9909-5204 Rua Francisco M. Bernardes, 234 / wsinformatica2010@bol.com.br


Jornal da Cidade

Notas do Pejora

Dimas Rodrigues dimasjc@oi.com.br

Recuo e inércia O clamor popular fez com que a Câmara de Vereadores de Arcos recuassem quanto ao aumento de salário dos vereadores e do executivo. Por enquanto fica nos atuais R$ 4.186,00. Prefeito "Baiano" revogou a lei, que ele mesmo assinara. Este foi o recuo. A inércia, porém, fica por conta do aumento do número de vereadores. A tal Lei 609. Esta aumenta o número de vereadores, em Arcos, para até 13. Se quiser poderá ficar no mesmo patamar dos atuais 9 edis. O clamor do povo, mais uma vez, veio em forma de 6.113 assinaturas, em um abaixo assinado organizado pelo comercianrte Geraldo Lino- o Leitão- pedindo a revogação da tal Lei. Nesta, necessita-se de no mínimo três vereadores, dentre os nove, para que se coloque em votação. Até agora, somente a vereadora Maria Marlene Rodrigues manifestou-se favorável. Somente o vereador Pedro César Rodrigues manifestou-se contra o abaixo-assinado, alegando "maior representatividade", enquanto os outros sete ainda não se manifestaram. O povo está lotando o plenário da Câmara às terças-feiras e os vereadores não colocam em votação a tal lei. Eis aí o impasse: Em se tratando de clamor popular, vote com o povo.

2ª quinzena de Setembro de 2011 Dia do Cliente Quero agradecer à empresa JF Premoldados pelo "mimo", um bombom cuja mensagem é muito forte. Ao entregar jornal nesta conceituada empresa - conforme faço sempre- fui agraciado com um bombom e uma mensagem: "Parabéns pelo Dia do Cliente". A significação da mensagem é altamente positiva e cativante. Obrigado. ! ! ! !

Grande Verdade I "Entre o céu e a terra existem muito mais coisas do que possa imaginar a nossa vã filosofia". Shakespeare ! ! ! !

Empresário do Ano Essa nova modalidade de escolha do "Empresário do Ano", feita pela ACE de Arcos, foi muito feliz. Dos 400 boletins respondidos pela população escolheu-se os três mais votados e acrescentou-se mais sete nomes de empresários à lista, totalizando dez. Reuniu-se um júri composto por profissionais da imprensa escrita, falada, internet, representantes da educação, instituição financeira, políticos, Plano de Saúde, dentre outros e fez-se uma votação secreta, com escrutínio. Dois empresários ficaram empatados com quatro votos cada um: Onofre Felisberto Ferreira - o Panofo- e José Carlos Faria- o Kakalo- e o primeiro critério de desempate foi quem era associado. Ambos eram. No segundo critério foi eleito o "Panofo", pelo fato de ser empresário com maior tempo - 26 anos-, enquanto que José Carlos, Halt-Amnésia, tem somente 20 anos como empresário. Parabéns à ACE pela transparência e pela concorrida festa de premiação, que este ano acontecerá no dia 28 de outubro, na Casa de Show Olympia.

Greve do professores Em uma greve que ultrapassou os 100 dias, grande parte do professorado mineiro - que lutou até o fimteve, finalmente, o Piso Salarial conquistado. Foi necessário que os deputados da oposição PT/PC do B, aliados ao PMDB, obstruíssem a pauta de votação do governo Anastasia. Foram eles que, sensibilizados, negociaram com o governador o fim da greve. Teve professor que fez greve de fome, acorrentaram aos portões da Assembléia Legislativa, dormiram na porta da Assembléia em vigília. Sensibilizaram a opinião pública e a maioria dos deputados. Só assim o governo cedeu e resta ficar vigilante. Ainda não foi concretizada a implantação do Piso Salarial da Educação, um direito da classe e que é lei. Resta ao sindicato da categoria e aos deputados negociarem prazo e forma de implantação do Piso. ! ! ! !

Grande Verdade II "Os foras-da-lei de Arcos estão correndo para as cidades vizinhas, porque a Segurança Pública em Arcos está pegando pesado e com eficiência". ! ! ! !

Gente Nossa O programa líder de audiência no horário, o "Gente Nossa", capitaneado pelo jornalista Aurelio Tadeu e auxiliado pelo professor Dimas Rodrigues - editor do JC-, homenageou, na nova estreia, professor Roulien Ribeiro Lima, no domingo 18.09, e o telefone bombou o tempo todo. Foi tão emocionante, que professor Roulien, precursor da Radio Difusão em Arcos, o repetiu no seu programa de domingo, o Caraa-Cara, líder de audiência no horário da Rádio Vertical. No domingo seguinte, 25.09, o Empresário do Ano, Onofre Felisberto Ferreira - o Panofo- foi

o homenageado e mais Bar do Afranio uma vez o programa ultraAfranio Alves deu uma passou em mais de 60 bela repaginada no seu minutos do horário, fruto bar, que fica ao lado do da grande audiência. Degraus. O "Bar do Afra! ! ! ! nio" fica defronte ao coreAniversário no Berenice to e tem um visual voltaProfessora Rosely Ma- do para o belo e quase tos, de Português, soprou centenário Jardim, cuja velinhas no mês de se- história está retratada na tembro e foi muito cumpri- música "A Praça", uma mentada pelos colegas composição do arcoense da Escola Estadual Bere- Nilo Peixoto. nice de Magalhães Pinto. Por falar em Nilo PeixoProfessora Rosely já foi to, quero enviar um abraaluna daquela escola e ço ao Arnaldo Peixoto. Eu hoje brilha como profissi- tive o prazer de converonal do ensino da lingua sar com ele na festa de portuguesa. De visual aniversário do Zé Lopes, novo, professora "Lili" tem Banco Itaú, na boate do se notabilizado como uma Arcos Clube, no dia 20 de colega nota 10 e uma pro- agosto. O Arnaldo Peixofissional digna de ser co- to, na ocasião, estava piada. A coluna lhe dese- muito bem acompanhado. ja os parabéns! ! ! ! ! ! ! ! ! Possante Ana Paula e Haroldo ArcosFestival Irão casar no dia 22 de Prefeito Baiano outubro de 2011, na Igreja Fim da greve dos Matriz de Santo Antônio, professores mineiros em Arcos. O enlace acon! ! ! ! tecerá às 20:45h. Ela é fiLuiz Marafelli lha de José Admar SoaEste é o nome cujo sigres Rodrigues e Elvira Tei- nificado reflete uma grande xeira da Silva Rodrigues fidelidade aos amigos. Luiz e ele é filho de Sebastião Marafelli também é fator de Mauri Gomes - o Lilinho- inteligência e está antenado e Maria Tavares Gomes. ao que acontece na atualiRecebemos o convite e dade. O marido da dona agradecemos. "Téia Soraggi", quando inte! ! ! ! rage com as rádios arcoenGrande Verdade III ses é sinal de muita atenção. Os emergentes de Arcos Luiz Marafelli coloca bem as estão quase todos moran- palavras e defende arduado na Vila Boa Vista. mente o seu ponto de vista, ! ! ! ! com tenacidade e inteligênBetho Leão, promotor cia. Parabéns "Lu" e obrigade eventos. do pela recepção nota 10 ! ! ! ! todas as vezes em que fui Segurança Pública à sua residência. A Segurança Pública, ! ! ! ! em Arcos, tem funcionado Paula Fernandes e tem recebido o apoio e Raça Negra do executivo municipal. São artistas de peso No dia 07 de setembro que estarão vindo, ainda uma Blazer Advanted, 0 este ano, em Arcos, no km, completo, com itens Novo Espaço de Eventos. de série, totalmente equi- Mais uma aposta da FAZ pado de acordo com os EVENTOS, dos empresápadrões da polícia militar, rios Bambão, Cuecão e teve suas chaves entre- Wesley Santos. A região gues ao Capitão Welling- descobriu este novo eston Levy, comandante da paço de shows, no ad241ª Companhia da Polí- vento do recente Arcoscia Militar de Arcos. Festival, que foi sucesso

5 de público e organização. ! ! ! !

Dr. João Julio O vice-prefeito de Arcos, CD João Julio Cardoso, tem feito suas reivindicações em favor da cidade junto ao deputado federal, Paulo Piau (PMBD-MG), e recebido feed back de suas reivindicações junto ao deputado. A última delas foi quanto à cratera na BR 354 rumo a Iguatama. ! ! ! !

Pejorativo Aumentar o número de vereadores Os times mineiros na série A do Brasileirão Dólar Alto ! ! ! !

Antonio Cardoso O empresário e ex-vice prefeito por três vezes em Arcos, Antonio Luiz Cardoso, 77 anos, está em plena forma. Ainda bate a sua bolinha aos domingos, vai à Igreja, festas, churrascos, Rot ary Clube. No domingo ele ligou para a Rádio Cidade, no programa "Gente Nossa", parabenizando o empresário do ano Panofo. Adivinhe!!! Totoim Cardoso, quase dois metros de altura e que na infância tinha o apelido de Neném, estava com a "latinha na mão, rumando para uma festa da Equitropa. O Mancol do Lima Professor Roulien Ribeiro Lima me ligou no domingo, 25.09, depois das 22 h, querendo visitar a recémnascida Maria Clara, filha do casal Rodolfo e Fernanda Praça. Claro que recusei, uma vez que iria trabalhar na segunda-feira cedo. Ele e Dr. Rezende, atualmente o seu braço direito. Na terça-feira, 27 de setembro, me ligou Fernando Antonio Guimarães de Faria, a mando de professor Roulien, depois das 23h, querendo que eu fosse na Praça da Matriz. Eles estavam reunidos com alguns amigos. Adivinhe se eu fui?!

Notas do Pejora


6

2ª quinzena de Setembro de 2011

“UM CONTO, UM CASO E UM ACASO.”

Luiz Henrique Fidelis

Estar triste, estar alegre, estar pensativo, enfim, quando estamos assim, entramos momentaneamente em um estado de espírito passageiro. O que quer dizer que “estar”, pode não significar um sentimento duradouro. Como tudo nessa vida passa, o ditado é certo em dizer: “o tempo é o melhor remédio” e em certos casos sim. Porém, na vida pública, não tem sido assim, pelo contrario, o tempo tem sido um péssimo e amargo remédio, Há relatos de políticos, que passaram a figurar nas capas de revistas de grande veiculação, de jornais, telejornais, de radiodifusão e até mesmo de comentários nas esquinas

desse imenso país, por corrupção, enriquecimento ilícito, favorecimento, tráfico de influência e outras mazelas, que um mau político pode fazer em prol de si. Há também casos de que, tais pessoas e não se sabe como, estão figurando no cenário político, eleitos pelo voto. Taí a comprovação, de que o tempo é um remédio, que consegue curar até falta de vergonha em certas pessoas. E em outras causa esquecimento. Eu espero que a população de Arcos, tenha, em mãos, a bula desse remédio, chamado tempo, e que possam ler e reler, quantas vezes se fizer necessário, até que saibam qual a dose certa de tempo, para se causar esquecimento e curar falta de vergonha. Somente assim poderão saber, que, o certo, é ficar o tempo todo na vigília. Hoje o caso da vez é “o curioso caso de Benjamin Button”, um homem que nasce com oitenta e poucos anos e vai fican-

do cada dia mais jovem, porém, por nascer já idoso, não trouxe consigo a experiência que a vida nos oferece ao longo dos anos. Nasceu sem saber nada e na medida em que foi rejuvenescendo é que seu aprendizado foi aparecendo, sendo que, ao longo dos seus quarenta anos, ele sabia o que um homem normal, da sua idade, sabia, No entanto, ao se apaixonar, percebeu que enquanto ele ficava cada vez mais jovem a sua amada envelhecia. Ele então sentiu, que estava, andando, na contra mão do tempo. E isso lhe causou enorme tristeza, pois descobriu que o tempo, indo ou vindo, não se pode parar. E na nossa vida também é assim. Se pararmos ou tentarmos reverter ou voltar o tempo, algo ao nosso lado estará avançando e fazendo com que pareça que estamos retrocedendo. E sendo assim me pergunto: Será o tempo um bom remédio? Pra que?

COMEÇAM INSCRIÇÕES PARA FESTA DA MELHOR IDADE Estão abertas as inscrições para a Festa da Melhor Idade. O evento será realizado no dia 08 de outubro, no Poliesportivo. Podem se cadastrar as pessoas nascidas antes de 31 de dezembro de 1956 (com mais de 55 anos). As inscrições serão feitas até o dia 03 de outubro nos PSF’s dos bairros, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e na recepção da Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas pelo 3359-7935.

Na reunião da Câmara ele pediu que eu colocasse melancia no pescoço Professora Marlene Rodrigues, vereadora, referindo-se ao vereador Geraldo Claudio Rodriguers – o Claudinho- através da Rádio Cidade, no domingo, 02 de outubro, no programa líder de audiência, comandado pelo jornalista Tadeu Nunes e auxiliado pelo editor do JC, Dimas Rodrigues.

Tadeu, hoje você ganhou pontos comigo! Vereador Geraldo Claudio Rodrigues – o Claudinho-, referindo-se ao manda-chuva da Rádio Cidade, Aurélio Tadeu Nunes de Sousa, no mesmo dia e programa.

Ai de Arcos se não fosse, hoje, o programa do Tadeu! Pastor Josias, no mesmo dia e programa.

Jornal da Cidade

FRASES DO MÊS

"Ele come dois pães com salame todo dia" Jaime Pedroza, o dono do Portal Arcos, em relação ao sócio Renato Soares.

"Eu como um pão com presunto todo dia" Daniel Silvério, o Marcilene, locutor da Rádio PCN, também do Grupo Portal Arcos.

"Por um pequeno detalhe você ganha um cliente e por um mesmo pequeno detalhe você poderá perdê-lo". Panofo, empresário do ano 2011.

"A saliva elimina qualquer coisa" Guilherme Pardini, guitarrista da banda arcoense Sem Skala

"O grande sucesso do Panofo é o fato de ele entregar a mercadoria, na obra, de forma rápida". Professora Rossana Lasmar.

"Ó pai, aqui ó! A bela Stéphane, filha do casal professora Carla e jornalista Aurelio Tadeu-Rádio Cidade-, no domingo, 25.09. A "Téphane" atende o telefone, passa a ligação para o estúdio- quando é ao vivo- e leva o bilhete com o recado do ouvinte, quando este não quer falar ao vivo. Esta frase foi dita quando ela entregou um bilhete do ouvinte para o pai, Aurelio Tadeu Nunes de Sousa, jornalista formada pela PUC-Arcos, 40 anos.

"Bater e depois pedir desculpas é facil,o dificil tá sendo ponderar antes de fazer qualquer ação". Luiz Fidelis, no advento da votação dos vereadores pelo subsidio.


Jornal da Cidade

2ª quinzena de Setembro de 2011

7

Combustíveis

Postos Barreiro e Milênio sob nova Bandeira

Desde setembro de 2011 os Postos Barreiro e Milênio estão de bandeira nova. Sob a logomarca da Petrobras, as duas empresas arcoenses adquiriram motivação nova e se qualificaram, ainda mais, para atender bem ao cliente. O Posto Milênio, localizado na Avenida Laura Andrade, 190, no bairro Jardim Bela Vista, em Arcos, tem atendimento, além do combustível, de serviço de borracharia e restaurante e o mesmo acontece com o Posto Barreiro, da mesma empresa, localizado na BR 354, quilômetro 484, com uma maior infra-estrutura e um restaurante enorme, que emprega nove funcionários (o churrasqueiro Jackson, Célia, Rosilene, Maria Inês, Paulo, Paula, Fernanda e Marcela, além do gerente Jorge, é claro.). Segundo o gerente, Jorge da Silva “o Posto Barreiro abre, todo dia, às 6:00h, e somente fecha no término do movimento. Não tem hora para fechar” finalizou. Aos domingos famílias inteiras, da região, marcam presença no Posto Barreiro, cujo restaurante é self service e o local é estratégico e aconchegante. O editor do JC, ao fazer a reportagem no Posto Milênio, ouviu do arcoense Isaac Vinicius Arantes, 36, funcionário da empresa de cimento UAU, “eu almoço aqui toda semana, às vezes até por três vezes. A comida aqui é muito gostosa e vale a pena dar uma paradinha aqui para almo-

çar”, salientou. A empresa em que Isaac trabalha fica em Pains, que é a cidade mais próxima do Posto Barreiro. Perfil A Petrobras é movida pelo desafio de prover a energia capaz de impulsionar o desenvolvimento e garantir o futuro da sociedade com competência, ética, cordialidade e respeito à diversidade. É uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil, e atua como uma empresa de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia. Líder do setor petrolífero brasileiro expande suas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2020 e está presente em 28 países. O Plano de Negócios 2010-2014 prevê investimentos de US$224 bilhões. É a terceira maior empresa em energia do mundo. Oitava maior empresa global por valor de mercado e a maior do Brasil. Somente o valor da marca Petrobras é de R$ 19,27 bilhões. É a empresa mais socialmente responsável do Brasil. A empresa mais lembrada na categoria combustível e o quarto lugar entre as empresas mais respeitadas do mundo.

O churrasqueiro Jackson e o gerente Jorge

Célia, Rosilene, Jorge e Jackson


8

2ª quinzena de Setembro de 2011

Jornal da Cidade

AGUARDEM!

Veterinária São Francisco de Assis Jóse Aparecido da Silva Médico Veterinário CRMV-MG 3620

Rua Joaquim Murtinho, 551 - Centro - (esquina com expedicionário) Arcos - Tel. (37) 3351-4697


Jornal da Cidade

2ÂŞ quinzena de Setembro de 2011

9


10

2ª quinzena de Setembro de 2011

Jornal da Cidade

PRECURSOR DA RÁDIO DIFUSÃO É HOMENAGEADO

Roulien, Dimas e Tadeu Grande repercussão teve o programa “Gente Nossa”, da Rádio Cidade, capitaneado pelo jornalista Aurélio Tadeu Nunes de Sousa, auxili-

ado pelo editor do JC, professor Dimas, no domingo, 18 de setembro. O homenageado do dia, do programa “Gente Nossa”, professor Rou-

Zenilia Xavier, Roulien e Dimas lien Ribeiro Lima, foi respaldado por dezenas de telefonemas. O público interagiu de forma bombástica com o programa, líder de audiên-

cia no horário, e professor Roulien, emocionado, chorou inúmeras vezes. Foram telefonemas de familiares, exalunos e amigos do di-

retor da Rádio Vertical FM, professor Roulien, também fundador da Rádio Cidade. No domingo, 25 de setembro, professor Rouli-

en repetiu a gravação do “Gente Nossa”, no não menos líder de audiência no horário, o Cara-a-Cara, também com enorme repercussão.

Homenagem da Familía Xavier ao Prof. Roulien Roulien sei que muitos alunos arcoenses, que passaram por você, o tem como uma pessoa merecedora de louváveis homenagens. Esteja certo disto. Hoje , nesta oportunidade , a Família Xavier vem externar e reconhecer o professor batalhador e incansável que foi você. Numa época em que Arcos era uma cidade criança, recebemos você. Professor de certa forma polêmico, que aqui chegou com um olhar crítico, criativo e de grandes qualidades. Você foi aquele educador, que ultrapassava os limites da sala de aula, em incansável desafio, muito bem conduzido, conquistando a amizade e confiança de todos , criando expectativas positivas, despertando, valorizando, descobrindo e forçando o brotar do interesse, da energia e do entusiasmo, em cada um dos seus alunos. A escola é passagem obrigatória do aluno e quando deparamos com professores dedicados, esforçados, dinâmicos e entusiasmados como você, a obrigatoriedade é mais amena e até divertida. Durante a viagem educacional, trazemos em nossa bagagem, acúmulo de experiências positivas e até negativas, tão necessárias para a construção da nossa vida pessoal e profissional. Você foi uma pedra fundamental nesta grande edificação. Você foi um professor importante e firme. Um alicerce verdadeiro do então Ginásio Comercial Arcoense. Foi muito bom podermos contar com a experiência de um professor multidisciplinar, como você, que não mediu esforços para incluir seus alunos numa escola dinâmica. No seu dia- a- dia, administrou aulas em horários extras, para ensaio do coral ´´Paz e Vida´´, do qual até hoje temos saudades. Aulas de boas maneiras, ensaios das fanfarras para desfiles, até nas cidades vizinhas, além das mais variadas modalidades de esporte, que os jovens tanto necessitavam em nossa cidade. E quem mais despertou o gosto pela poesia, que o professor Roulien? Quem mais que o povo arcoense conhece o poema JUCA PIRAMA? Sem esquecer que você foi pioneiro na fundação da radio difusora em Arcos. E sua presença, aqui hoje, na Rádio Cidade, bem traduz que o bom filho a casa torna. Roulien, assiduidade, austeridade, energia, são características bem suas. Rigorosidade e sensibilidade são, com certeza, qualidades que fazem de você, professor Roulien, um professor inesquecível, amado, respeitado, que merece nosso elogio, nossa eterna lembrança e reconhecimento. Certamente Skinner, Roger e outros tantos educadores e pedagogos, escreveram seus livros como se o conhecessem. Roulien, na faculdade da vida, você foi “o” professor que nos inspirou. Você foi, sem, dúvidas, o mais completo professor que tivemos. Professor Roulien, esteja certo de que sua presença foi e é, uma constante, no roteiro da grande viagem do povo arcoense. Fomos e somos privilegiados por tê-lo conosco. Nós compartilhamos com a Rádio Cidade e homenageamos você. Família Xavier.

Um Supermercado de qualidade

Rua São Geraldo, nº 859

Fone: (37) 3351- 0694


Jornal da Cidade

2ÂŞ quinzena de Setembro de 2011 Onofre Felisberto Ferreira (Panofo)

11


12

2ª quinzena de Setembro de 2011

Jornal da Cidade

Ana Luiza de Faria Cardoso completou 15 anos no dia 30 de setembro. Aluna da 1ª série da Escola Estadual Berenice de Magalhães Pinto, educada, boa aluna, atenciosa e carinhosa com os professores, residente em Arcos no Bairro Othon Maia. O JORNAL DA CIDADE, compreendendo o significado desta "idade mágica", ofereceu à Ana Luiza este espaço e fez com ela o seguinte ping- pong. C -Nome Ana Luiza -Ana Luísa de Faria Cardoso JC -Data de nascimento Ana Luiza: 30/09/ 1996 JC- Nome dos pais Ana Luiza: José Eustáquio Cardoso e Maria Hilda de Faria Cardoso JC - Escola onde estuda Ana Luiza:Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto JC- Matéria que mais gosta Ana Luiza: Biologia JC - Política Ana Luiza - Não me interesso por política. JC -Prefeito Baiano Ana Luiza -Não tenho nada a reclamar JC -Dilma Roussef Ana Luiza: Na minha opinião não está satisfazendo a expectativa dos brasileiros. JC - Quem você levaria para uma ilha deserta? Ana Luiza -Meus amigos JC - Música

Dr. João Júlio Cardoso Ortodontista CRO-MG 20835

Aparelhos fixos e removíveis Rua Getúlio Vargas, 139 - Sala 05 - Centro Tel.: (37) 3351-2838 - e-mail:jjorto@yahoo.com.br

Ana Luiza: Pop e sertanejo JC -Time de futebol Ana Luiza: Cruzeiro JC - Um ídolo Ana Luiza: Deus JC- Deus Ana Luiza: TUDO , minha vida . JC - Uma frase Ana Luiza:Tudo que me desejar de negativo,baterá no peito e voltará pra você em forma de amor e paz"


Jornal da Cidade

2ª quinzena de Setembro de 2011

13

E-MAIL DO LEITOR

Em 1919, uma campanha a favor da proibição do álcool nos EUA mostrava a foto abaixo: "LÁBIOS QUE TOCAM BEBIDA, NÃO TOCARÃO OS NOSSOS" Olhando BEM para ELAS, responda: CÊ ACHA QUE ALGUÉM PAROU DE BEBER???

E-MAIL DO LEITOR Ex_PI_ri_MENTA! *OS BENEFÍCIOS DA PIMENTA* **** *Pimenta* **** *Quem coloca a pimenta no dia-a-dia está levando, além de tempero, uma série de medicamentos naturais: analgésico, antiinflamatório, xarope, vitaminas, ... benefícios que os povos primitivos descobriram há milhares de anos e que agora estão sendo comprovados pela ciência. A pimenta do reino faz bem à saúde e seu consumo é essencial para quem tem * *enxaqueca**. Essa afirmação pode cair como uma surpresa para muitas pessoas que, até hoje, acham que o condimento ardido deve ser evitado. A pimenta traz consigo alguns mitos, como por exemplo o de que provoca gastrite, úlcera, pressão alta e até hemorróidas. Nada disso é verdade. Por incrível que pareça, as pesquisas científicas mostram justamente o oposto! A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde. No caso da pimenta-do-reino, o Nome da substância é piperina. Na pimenta vermelha, é a capsaicina.*****

*Surpresa! Elas provocam a liberação de endorfinas - verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica! O mecanismo é simples: Assim que você ingere um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina ativam receptores sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem primitiva e genérica, de que a sua boca estaria pegando fogo. Tal informação, gera, imediatamente, uma resposta do cérebro no sentido de salvá-lo desse fogo: você começa a salivar, sua face transpira e seu nariz fica úmido, tudo isso no intuito de refrescá-lo. Além disso, embora a pimenta não tenha provocado nenhum dano físico real, seu cérebro, enganado pela informação de que sua boca estava pegando fogo, inicia, de pronto, a fabricação de endorfinas, que permanecem um bom tempo no seu organismo, provocando uma sensação de bem-estar, uma euforia, um tipo de barato, um estado alterado de consciência muito agradável, causado pelo verdadeiro banho de morfina interna do cérebro. E tudo isso sem nenhuma gota de álcool!

Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida! E quanto mais endorfina, menos dor e menos enxaqueca.***** *E tem mais: as substâncias picantes das pimentas (capsaicina e piperina) melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem efeito carminativo (antiflatulência). Estimulam a circulação no estômago, favorecendo a cicatrização de feridas (úlceras), desde que, é claro, outras medidas alimentares e de estilo de vida sejam aplicadas conjuntamente.***** *Existem cada vez mais estudos demonstrando a potente ação antioxidante (antienvelhecimento) da capsaicina e piperina. Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta, tanto do gênero piper (pimenta-do-reino) como do capsicum (pimenta vermelha), tem qualidades farmacológicas importantes. Além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer.***** *Graças a essas vantagens, a planta já está clas-

Problema de matemática... GÊNIO DA MATEMÁTICA! VOCE SE ACHA??? DESSA MATEMÁTICA EU NÃO ENTENDI NADA, MAS TENHO CERTEZA Q A MAIORIA DE VOCÊS CONSEGUIRÁ RESOLVER!... BOA SORTE!!! EQUAÇÃO DO PROBLEMA: *Digamos que vc é o gerente de Logística de uma determinada empresa de transporte e precisa escolher, entre duas cargas, qual expedir primeiro. * *Uma carga é feita de ferro e vale US$ 1.000.000,00. A outra é de pau e vale a metade deste valor. * *As cargas devem ser enviadas para duas cidades diferentes: Tupi e Juá, respectivamente.* *Tupi fica a 2.000km de onde vc está e Juá fica na metade desta distância. * * O que vc preferiria? * * Levar pau até emtupi ? * Ou ferro até emjuá? * *Boa sorte na sua decisão.** Obs: nem adianta mandar de volta, não sei nada sobre matemática. sificada como alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde. Hoje ela é usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na prevenção de arteriosclerose. Apesar disso, muitas pessoas ainda têm receio de consumi-la, pois acreditam que possa causar mais mal do que bem. Se você é uma delas, saiba que diversos estudos recentes têm revelado que a pimenta não é um veneno nem mesmo para quem tem hemorróidas, gastrite ou hipertensão.***** *DOENÇAS QUE A PIMENTA CURA E PREVINE **Baixa imunidade** - A pimenta tem sido aplicada em diversas partes do mundo no combate à aids com resultados** **promissores. **Câncer** - Pesquisas nos Estados Unidos apontam a capacidade da capsaicina de inibir o crescimento de células de tumor **maligno na próstata**, sem causar toxicidade. Outro grupo de cientistas tratou seres humanos portadores de** tumores **pancreáticos malignos com doses desse mesmo princípio ativo. Depois de algum tempo constata-

ram que houve redução de 50% dos tumores, sem afetação das células pancreáticas saudáveis ou efeitos colaterais. Já em Taiwan os médicos observaram a morte de células cancerosas do esôfago. **Depressão** - A ingestão da iguaria aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas. **Enxaqueca** - Provoca a liberação de endorfinas, analgésicos naturais potentes, que atenuam a dor. **Esquistossomose** A cubebina, extraída de um tipo de pimenta asiática, foi usada em uma substância semi-sintética por cientistas da Universidade de Franca e da Universidade de São Paulo. Depois do tratamento (que tem baixa toxicidade e, por isso, é mais seguro), a doença em cobaias foi eliminada. **Feridas abertas** - É anti-séptica, analgésica, cicatrizante e anti-hemorrágica quando o seu pó é colocado diretamente sobre a pele machucada. **Gripes e resfriados** - Tanto para o tratamento quanto para a prevenção dessas doenças, é comum recomendar a inges-

tão de uma pequena pimenta malagueta por dia, como se fosse uma pílula. **Hemorróidas** - A capsaicina tem poder cicatrizante e já existem remédios com pimenta para uso tópico. **Infecções **- O alimento combate as bactérias, já que tem poder bacteriostático e bactericida, e não prejudica o sistema de defesa. Pelo contrário, até estimula a recuperação imunológica. **Males do coração** A pimenta caiena tem sido apontada como capaz de interromper um ataque cardíaco em 30 segundos. Ela contém componentes anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos e ativam a circulação arterial. **Obesidade** - Consumida nas refeições, ela estimula o organismo a diminuir o apetite nas seguintes. Um estudo revelou que a pimenta derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal. Além disso, aumenta a temperatura (termogênese) e, para dissipá-la, o organismo gasta mais calorias. As pesquisas indicam que cada grama queima 45 calorias. **Pressão alta** - Como tem propriedades vasodilatadoras, ajuda a regularizar a pressão arterial.


14

2ª quinzena de Setembro de 2011

Jornal da Cidade

Hospital Municipal São José dá início Ruas do ‘São José’ serão às cirurgias de otorrinolaringologia asfaltadas na próxima semana O último dia 29 de setembro, quinta-feira, marcou o início das cirurgias de otorrinolaringologia no Hospital Municipal São José. De acordo com a secretária municipal de Saúde Édna Miranda, as cirurgias de adenóide e amígdalas serão realizadas todas as quintas-feiras pelo médico otorrinolaringologista Daniel Bernardes Araújo. Ela explica que o objetivo principal é acabar com a fila de espera para que outras intervenções cirúrgicas sejam realizadas no Hospital. “Este projeto é bem maior, nosso objetivo é realizar também outras intervenções cirúrgicas, mas precisamos primeiramente zerar a fila de cirurgias de adenóide e amígdalas o quanto antes, ou seja, acabar com a demanda reprimida que não é grande. Nós temos apenas quinze pessoas esperando. O médico realizará de três a quatro cirurgias por dia, com isso conseguiremos acabar rapidamente com a fila”, explicou. Segundo a secretária, um dos planos para o futuro é que sejam realizadas também cirurgias de ouvido no Hospital Municipal. “Nós temos uma equipe muito bem qualificada e treinada para esse tipo de cirurgia. Temos o Dr. Daniel como cirurgião e o Dr. Roberto Dias como anestesista. Acabando com a fila de espera vamos conversar com o Dr. Daniel para que ele realize aqui também cirurgias de ouvido”, finalizou.

Arcos Saudável realiza edição especial para funcionários Almoxarifado recebe na terça-feira atividades voltadas para a saúde do homem Os funcionários do almoxarifado da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos participarão, na próxima terça-feira, 04, a partir das 07h, de uma edição especial do Projeto Arcos Saudável – que normalmente acontece nas academias ao ar livre de diversos pontos da cidade e é voltado para os praticantes de atividades físicas. No almoxarifado, os trabalhadores poderão aferir a pressão arterial, fazer exames de glicemia e tomar um café da manhã especial. Haverá palestras sobre a saúde do homem e esclarecimentos a respeito da hanseníase. Os acadêmicos de enfermagem realizarão exames para detectar possíveis sintomas da doença. Será feito ainda rastreamento de casos de hipertensão arterial sistólica nos servidores e pedidos para exames de rotina. A ação inédita é uma parceria do Governo de Arcos, através do Projeto Arcos Saudável, da equipe do PSF Santo Antônio e do curso de Enfermagem da PUC Minas em Arcos.

Expectativa é de que pavimentação seja iniciada na segunda-feira. Serão realizadas na próxima semana as obras de asfaltamento das ruas do bairro São José que sofreram intervenções durante a construção da nova rede pluvial do bairro. o dia 07 de setembro, uma primeira camada de pavimentação foi aplicada nas ruas do Rosário e Efraim Procópio. De acordo com a empresa responsável, o novo asfalto será implantado entre segunda e terça-feira, marcando o final das obras no local. Rede pluvial Durante o mês de agosto, foram realizados os trabalhos de construção da nova rede pluvial do bairro São José. As intervenções realizadas têm como objetivo captar as águas provenientes da Avenida Governador Valadares e da região da trincheira, pondo fim a qualquer problema de inundação e aos possíveis transtornos causados pelas chuvas. Foram instaladas manilhas maiores e construídos bueiros em pontos estratégicos, em um investimento de cerca R$ 450 mil.

Rua Professor Francisco Fernandes passa por obras

Há quase um mês, a Prefeitura de Arcos trabalha na reconstrução da praça do bairro Niterói, próxima à Escola Municipal ‘Dorvina Teixeira Arantes’. Além do espaço, onde será feito todo um trabalho paisagístico, a Rua Professor Francisco Fernandes também sofrerá alterações em seu traçado. Há ainda a expectativa para o asfaltamento da via, que deverá ser feito nos próximos meses, contemplando o trecho da ponte do bairro Niterói até a ponte do bairro Gameleira.


Jornal da Cidade

2ª quinzena de Setembro de 2011

Ronda Policial

15

Funcionários simulam assalto e furtam mais de 9 mil em posto de gasolina Homem já teria praticado falso crime no ano anterior

Fonte: Portal Arcos

PM apreende cerca de 30 gramas de crack no bairro Cidade Jardim Dois rapazes foram presos por tráfico de drogas Na noite desta segundafeira, 26, por volta das 22:30h, Militares interceptaram dois rapazes, de 19 e 22 anos, em uma moto Tornado amarela. Foi dado busca pessoal nos dois e foi encontrada com eles uma porção de maconha (28,7g) e uma pedra de crack. Ao serem indagados, um dos rapazes informou que possuía mais drogas escondidas em um terreno no bairro Cidade Jardim. Os Policiais foram até o local e encontraram cerca de 30 gramas de crack e uma balança de precisão, escondidos perto de um poste, atrás da sorveteria. Um dos rapazes assumiu ser dono da droga e disse que vendia para recuperar o que gastou para comprá-la. A PM então se deslocou até a residência dos acusados, na rua Tiradentes e Rua Ten. Florêncio Nunes, no bairro Brasília, mas nada foi encontrado. Com os dois foram apreendidos também: 2 celulares, uma moto Tornado e R$ 515,00 reais em dinheiro e uma balança de precisão. Os dois foram encaminhados para o plantão da Polícia Civil em Formiga e apresentados ao Delegado de plantão, que ratificou o flagrante por tráfico de drogas.

Homem de 54 anos é encontrado morto em mata-burro, na zona rural de Arcos Prazo para resultado da necropcia é daqui 30 dias Na tarde desta quinta-feira, 29, por volta das 12:40h , o corpo de um homem de 54 anos, da cidade de Lagoa da Prata, foi encontrado sem sinais de vida, dentro de um mata-burro, na estrada Vicinal do Distrito da Ilha de Cima, em Arcos. Segundo informações da Polícia Militar um motorista de ônibus escolar que passava pela estrada, avistou uma bicicleta dentro do mata-burro e constatou que o homem estava desacordado, com uma grande quantidade de sangue no local e sem pulsação. Testemunhas do local informaram que não é a primeira vez que ele se acidenta, e sempre fazia uso de bebida alcoólica. Segundo informações da Delegacia de Polícia Civil, a princípio, a causa da morte é natural. As investigações serão iniciadas e ainda estão aguardando maiores informações da Delegacia Regional em Formiga. A perícia foi acionada e o prazo para o resultado da necropsia e dos laudos para inquérito policial é daqui 30 dias.

Dois homens, de 24 e 29 anos simularam um assalto em um posto de gasolina às margens da BR 354, na madrugada desta segunda-feira, 3. Um dos envolvidos era frentista do posto de combustível localizado em frente. Foi ele que ligou para a polícia, ainda de madrugada, para informar que algo anormal estava acontecendo no posto em frente onde trabalha. Ao chegar no local, a polícia encontrou o vigia do estabelecimento trancado no interior do banheiro, deitado com o pés e mãos presas por fita adesiva. Ele relatou aos PMs que foi surpreendido por um dos quatro indivíduos encapuzados, que pararam no posto de combustível em um veículo escuro, provavelmente um GM / Kadett. O vigia também informou que o criminoso, segurando uma arma de fogo, ordenou para levá-lo até o cofre do posto e que um dos autores havia quebrado o cadeado da porta do escritório. Segundo o gerente do posto, foi levada uma quantia de R$9.267,60 e dois cheques de R$500,00. De acordo com o vigia , os autores levaram um celular e R$50,00 que ele possuía. Devido à controvérsias em algumas informações entre o frentista e o vigia, a PM desconfiou do falso crime. Outro dado relevante, segundo a PM é que o vigia já havia sido preso por simular assalto, em Janeiro do ano passado. MOTO COMPROVA LIGAÇÃO ENTRE OS FUNCIONÁRIOS Segundo Sargento Daniel, ao chegar na casa da suposta vítima, a moto do frentista se encontrava na residência dele e ao retornar, posteriormente, a moto não estava mais no local. Sem justificação para veículo ter chegado até sua casa, o vigia teve que confessar que a moto era do frentista, o que comprovou a ligação do furto entre os dois, pela madrugada. Ele também informou que o dinheiro do assalto havia sido dividido entre os dois. A parte que correspondia ao vigia foi jogada no telhado de uma casa próxima à dele, temendo que a polícia fosse atrás. "Temos que ir para o caminho errado porque as pessoas não dão chance pra gente (...) "Eu fui errado, peço desculpas às pessoas dos bens e tomara que eu morra..." Em entrevista à imprensa o vigia disse que queria comprar um carro com o dinheiro roubado. Ele exclamou que não consegue outros empregos por já ter sido preso uma vez. “Ninguém dá chance mais pra gente. Temos que ir para o caminho errado porque as pessoas não dão chance pra gente.” Ao confessar que já havia simulado outro assalto semelhante a este, ele declara: “Eu fui errado, peço desculpas às pessoas dos bens e tomara que eu morra pra não ficar perto das pessoas de bem.” Em entrevista ao Portal Arcos, o autor informou que tem dois filhos, toma remédio controlado e faz tratamento psicológico.

Fone: (37)3351-4919 Praça Floriano Peixoto, 201, lj 01 Centro/Arcos


16

2ª quinzena de Setembro de 2011

Jornal da Cidade

RESENHA ESPORTIVA VITÓRIA CONVINCENTE

Dimas Rodrigues

O cronista não tinha dúvidas de que a seleção canarinha não iria decepcionar no Estádio Mangueirão, na quartafeira, 28.09, diante da seleção portenha, já que na Argentina o Brasil impôs o seu jogo. No Brasil, diante da fanática torcida paraense, o time de Neymar brilhou. E não poderia ser diferente. O "bebê prodígio" (Neymar) não jogou tudo que sabe, porém, ainda fez um gol, que decretou, de vez, com a der-

rota da seleção argentina, que por sinal era melhor do que o time que jogou anteriormente contra o Brasil, empatando em zero a zero. O craque Montillo- do Cruzeiro- e o meio-campista argentino do Internacional de Porto Alegre, deram mais vigor ao time argentino e o desconhecido Montillo, para eles, foi o melhor jogador de sua equipe. O cronista tem a impressão de que o gringo Montillo será titular da seleção portenha e jogará ao lado de Messi, nas eliminatórias. Ah, leitor e leitora, o menino Lucas, do São Paulo, deixou o seu sangue no gramado paraense, porém, valente como

é não se intimidou e abriu o placar. Com isto a equipe brasileira adquiriu mais confiança. Foi só administrar o placar e fazer mais um. E este mais um veio com o "bebê prodígio", que fez muito gringo dançar, para delírio da torcida, principalmente a feminina. Nesta seleção brasileira, onde jogam somente atletas que moram e jogam no Brasil, vale destacar o zagueiro Réver- do Atlético Mineiro-, o craque Ronaldinho Gaucho, o menino Lucas, Neymar. O cronista também gostou do futebol do Borges, enquanto esteve em campo, e do lateral Cortez. Este uma grata surpresa.

Posto Milênio 24 horas de bom atendimento e qualidade nota 10

Fone: (37) 3351-1228 Avenida Laura Andrade, 190 - Bairro Jardim Bela Vista - Arcos/Minas Gerais

Posto Barreiro Aberto de 6:00h até final de noite. Venha nos fazer uma visita

Fone: (37) 3351-4607 Combustível, borracharia, amplo restaurante self service BR 354, KM 484, Arcos/MG

Não ganhou nem contra nove O time do Atlético Mineiro, jogando em casa, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, precisando vencer, empatou com o Ceará Esporte Clube em 1 a 1. No início do segundo tempo a equipe do Ceará estava jogando com apenas nove jogadores, já que dois deles foram expulsos. Além disso o centro-avante, Magno Alves, do Atlético, ainda perdeu um pênalte. Depois o time cai novamente para a segunda divisão e vai saber a causa. Um time medíocre, sem craques – a não ser o zagueiro Rever- e que anda perdendo oportunidades iguais a esta. O atleticano não agüenta outra segundona. Descendo a ladeira Está o Cruzeiro. O time viciou em perder e no domingo, 02 de outubro, perdeu para o Grêmio de Porto Alegre, no Estádio Olímpico, de 2 a 0. Na equipe do craque Montillo está acontecendo a mesma novela atleticana. Eles vendem craques e compram bondes. Se abusar da sorte irão disputar, com o América Mineiro, a segunda divisão. Se correr o bicho pega Assim está acontecendo com o América Mineiro. O time tem lampejos de time grande como golear o Fluminense e Vasco, que estão no topo da tabela. E tem lampejos de time pequeno perdendo para times do mesmo nível que o seu. No domingo, 02 de outubro, o América empatou com o Palmeiras em 1 a 1. Vai entender. Dizem Que o técnico Luiz Felipe Scollari, o Filipão, está fazendo terapia. Ele- está muito rico- não se conforma com o Palmeiras tão mal no campeonato. Ele começa a acreditar, que o seu trabalho já não seja o mesmo. Felipão fazendo terapia....Sinal dos tempos? Estive com o Ita na CEF E o manda-chuva do Palmeirinha e fundador e presidente vitalício do time me disse, na ocasião, que o time vai bem. Acredito que o time do Palmeirinha, este ano, vá bem no Campeonato Municipal. Está entrando “dim dim “ de patrocinadores e time que tem patrocínio é time que provavelmente estará no topo da tabela. Eu nunca vi Tanto torcedor do Flamengo, em Arcos. Até o Pastor Josias é torcedor do time de Ronaldinho Gaucho, que no domingo, 02 de outubro, ganhou do líder São Paulo, dentro do Morumbi. Ter um craque como o Ronaldinho Gaucho no time é fator decisivo. Ele desequilibra e coloca o companheiro de equipe na cara do gol quase sempre.


Jornal da Cidade 247