Page 1

R

E

V

IS

T A

TO N E M E PL U S

PP AA RR AA NN ÁÁ

Ano XV - nº 116 - Maio - 2014

Suplemento da Revista Conexão Paraná. Distribuição gratuita em aeroportos e estabelecimentos conveniados.

acesse o portal: www.jornalaeroporto.com.br

Especial - Como os bancos decidem o crédito dos clientes ? Pg 09

Compras no exterior Cuidados ao entrar na fila do “nada a declarar”


Maringá

02

Editorial

Assinado o decreto para o Centro de Convenções O prefeito Carlos Roberto Pupin continua cumprindo suas promessas de campanha de reeleição. Ele realmente assinou o decreto 835/2014 que institui a comissão Pró Centro de Convenções. O objetivo é que entidades e representantes da sociedade desenvolvam ações conjuntas para a viabilização de um espaço adequado para que Maringá se torne mais atrativa para a realização de todos os tipos de eventos, como acontece em Foz do Iguaçu, Curitiba, Londrina, etc. Para publicações especializadas, como o Jornal Conexão Aeroportos, este foi um passo decisivo para ampliar Maringá como destino das grandes convenções nacionais e internacionais. Os editores sempre preconizaram a necessidade de Maringá construir um centro de convenções, de importância vital para que a cidade se consolide de vez na rota dos grandes eventos. Esta publicação apoiará todas iniciativas deste desafio. O projeto foi apresentado neste início de mês (7) com café da manhã, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), dentro da edição local de 2014 do Café com Turismo. Além da comissão, foi mostrada uma campanha elaborada pela Jump Propaganda sobre o assunto, que os editores esperam estar no contexto divulgacional. Na comissão inicial, não houve empenho da participação dos clubes de serviços, que anualmente realizam suas convenções distritais na cidade. Mas acredita-se que não haverá empecilhos para que representantes dos Lions e Rotarys da cidade também sejam convocados para as próximas etapas. Neste início a comissão é formada pela Prefeitura, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e outras entidades representativas. Na edição de 2013 (novembro), o desafio preconizado foi projetado foi montar três câmaras: uma sobre a cidade de Maringá e suas singularidades; a segunda para ajudar a desenvolver a realização de eventos; e a última pensando em segmentar o turismo, aproveitando o potencial do município.

Publicação da Editora Online Jornalismo Suplemento da Revista Conexão Paraná

Jornalista Responsável Joel Cardoso FENAJ 66023 Redação e Escritório Rua Martin Afonso, 1587 Zona 2 - Maringá - Paraná Fone: (44) 3026-8585 jornalaeroporto@onlinejornalismo.com.br www.jornalaeroporto.com.br

Demanda por voo doméstico subiu 10,3%, informou Iata A demanda por voos domésticos no Brasil cresceu 10,3% em março quando comparada a igual período de 2013, informou, em nota à imprensa, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). Esse resultado mais uma alta de 3,4% na oferta doméstica levou a uma taxa de ocupação dos voos domésticos das empresas brasileiras de 79,8%. Segundo a Iata, o tráfego doméstico brasileiro aumentou no mês por conta das viagens de carnaval. A associação, no entanto, ainda vê preocupações relacionadas à fraca situação econômica do País que pressiona para baixo a demanda doméstica.Mas há contradições, principalmente com a demanda projetada para os jogos da Copa do Mundo. No resultado mundial dos mercados domésticos a demanda - medida em passageiros-quilômetro transportados (RPK) - subiu 4% em março, ante crescimento de 5 , 8 % ve r i f i c a d o e m f e ve r e i r o e m comparação a um ano antes. Com alta de 4,9% na oferta de assentos, a taxa de ocupação das operações domésticas pelo mundo chegou a 80,5% em março. Em relação às operações internacionais, a América Latina foi a única região do globo que apresentou alta na taxa de ocupação

(load factor) quando comparada a março de 2013. A taxa de ocupação das aeronaves das companhias da região passou de 77% em março de 2013 para 78,8% em igual período deste ano. "A perspectiva para as empresas da América Latina se mantêm positivas por conta da robusta performance de economias como Colômbia, Peru e Chile", afirmou a IATA. No geral, informou a associação, a demanda pelos voos internacionais cresceu 2,6% em março deste ano ante mesmo mês de 2013. O resultado representa uma desaceleração ao crescimento de 5,4% registrado em fevereiro, ante um ano antes. A demanda mais uma alta de 5,5% na oferta resultou em taxa de ocupação dos voos internacionais de companhias de todos os continentes 2,3 pontos porcentuais menor em março, para 78%. Aeroportos regionais, como o Silvio Name Júnior de Maringá, fazem parte destas perspectivas positivas. Continuamente os voos originados deste aeroporto saem com as aeronaves lotadas, o mesmo ocorrendo com o fluxo de desembarques. Está havendo um desinteresse contínuo na preferência de embarques no Aeroporto de Londrina. “O que está faltando, é a adequação das tarifas, pois os valores praticados no Aeroporto José Richa são mais competitivos”, observou um passageiro.


Aviação

03

Jey Lag

O (des) conforto das poltronas existentes nas empresas aéreas

Quem já viajou na primeira classe nas viagens internacionais, sabe da grande diferença desta categoria com a classe executiva. Evidente que as poltronas executivas de empresas aéreas oferecem um pouco mais de conforto que a mesma categoria oferecida nos voos domésticos. Para minimizar esta situação, vai vigorar uma norma que as aéreas não cobrem taxas para que os passageiros que querem ir na “zona de conforto”, ou seja, nas primeiras poltronas ou nas áreas de saídas de emergência. Mas nada se compara com a iniciativa da empresa Etihad Airways, de Abu Dhabi, que lança em dezembro uma primeira classe com 74% a mais de espaço em relação à atual, chegando até a 3,7 m² de área. O investimento em alto luxo é contrário ao que outras empresas têm feito, apostando na eliminação da primeira classe. A Etihad faz a mudança com a chegada de seus primeiros Boeing 787 e com o Airbus 380.

No A-380, a primeira classe foi batizada de First Apartment - além da porta de correr, terá um sofá que vira uma cama de solteiro e tem uma poltrona reclinável. No 787, não há a poltrona extra e o produto foi batizado de First Suite. Nos dois, há opção de, em algumas das cabines, abrir o compartimento para a cabine vizinha e criar um "quarto com duas camas". No Boeing, as cabines estão em corredores curvos. A primeira classe é complementada com pijama, minibar e outros detalhes, como acesso a um banheiro com chuveiro. Atualmente, nas classes primeira e executiva da empresa, já existe um gerente de Alimentos e Bebidas e um chef exclusivo. As duas suítes de primeira classe (Apartment e Suite) foram desenvolvidas pela B/E Aerospace dos Estados Unidos. Veja algumas imagens (Foto: Divulgação):

A insônia e o cansaço em voos de longa duração Cansaço, irritação, insônia. Os efeitos de voos de longa duração são sempre indesejados. A alteração do relógio biológico causada pelo jet lag é um incômodo difícil de ser evitado, mas é possível minimizar o mal-estar e driblar o período de adaptação do corpo por conta dos diferentes fusos horários seguindo algumas recomendações. De acordo com uma pesquisa do Skyscanner, site global de busca de viagens, uma dieta leve com comida fresca e saudável é a alternativa preferida pelos passageiros, sendo a mais adotada quanto maior a faixa etária do viajante - 25,33% entre os jovens de 18 a 24 anos e 45,83% entre os que têm acima de 55 anos afirmaram mudar os hábitos alimentares antes de voar. Ajustar o relógio para o horário do destino também está entre os truques mais adotados, principalmente entre os que têm entre 25 e 34 anos, com 25,29%. Já entre a faixa etária de 35 a 44 anos, 30,33% disseram ficar acordados durante todo o voo e dormir somente ao chegar no destino. Os mais jovens (24%) e os com idade superior a 55 anos (21,88%) também revelaram que costumam evitar álcool nas 24 horas que antecedem o voo até a aterrissagem. Mas há quem prefira tomar uns drinques durante o voo para dormir e acordar bem, opção mais popular entre adultos com mais de 55 anos (10,42%). Tomar pílulas para dormir, fazer exercícios e respirar bastante ar puro no dia da viagem, fazer alongamentos durante o voo, ingerir melatonina, pílulas anti-jet lag, remédios homeopáticos e até mesmo Viagra também foram mencionados pelos passageiros no levantamento feito pelo site global. Curiosamente, 63% dos respondentes a partir de 45 anos afirmaram que nunca sentiram qualquer efeito de jet lag, enquanto entre os mais jovens, apenas 37,33% disseram o mesmo. Outra pesquisa divulgada recentemente pelo Skyscanner revelou que os Emirados Árabes Unidos, com 57%, foi o destino internacional que registrou maior aumento de procura entre os brasileiros em 2013. Dubai tem 7 horas de diferença no fuso horário em relação a Brasília e o voo direto leva cerca de 14 horas. Para a Austrália, o segundo país mais buscado, são 19 horas de voo e 14 horas de diferença no fuso horário.


Viagem & Turismo Compras no exterior

Cuidados ao entrar na fila do “nada a declarar” Com Infográfico da Folha de São Paulo, eis informações que podem ajudar o consumidor nas compras feitas no exterior. Confira o que pode ser (ou não ser) levado na fila do “nada a declarar” e que fazer quando sua cota excede na hora do desembarque.

04

Festival de Turismo das Cataratas

Cerca de 99% dos estandes vendidos A nona edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, a ser realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho em Foz do Iguaçu, está com os últimos estandes à disposição dos expositores. O evento é considerado um dos principais do Mercosul em volume de negócios em turismo e deverá contar com a cobertura da editoria de Turismo da Revista Conexão Paraná/Jornal Conexão Aeroportos. . Até agora, 90% dos estandes já foram comercializados. Ao todo, são 180 espaços e mais de 1.200 expositores. As estruturas possuem três tamanhos diferentes – 9, 12 e 16 metros quadrados – e podem ser compradas com desconto até o dia 31 de março. Para informações sobre preços e formas de pagamento, é necessário entrar em contato com os organizadores por meio do email feira@fitcataratas.com ou pelo telefone (45) 3029-6603. Os estandes de 12 metros, por exemplo, possuem montagem especial, quando localizados em “esquina”. Esse tipo de espaço ainda dá direito a dez credenciais. Para o coordenador do festival, Paulo Angeli, a presença dos expositores no evento traz a garantia de bons contatos e negócios. “Este ano teremos grandes novidades entre expositores e novos destinos, o que oferecerá aos participantes uma enorme visibilidade”, afirmou. Público – Para 2014, a expectativa é superar o número de participantes das edições anteriores, que ultrapassaram seis mil inscritos. O público do FIT é especialmente composto por operadoras de turismo, agentes de viagem, hoteleiros, guias de turismo, profissionais de bares e restaurantes, de empresas aéreas, como Gol e TAM, de empresas de transporte, além de representantes do governo e da iniciativa privada das áreas ligadas ao turismo. Também já está confirmada este ano a vinda de 28 caravanas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Durante o evento haverá atividades paralelas, entre elas: Feira de Turismo e Negócios, Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, Encontro de Negócios SEBRAE/PR, Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, exposição de equipamentos hoteleiros, Festival Gastronômico da Abrasel, capacitação de profissionais no turismo, Salão E-Marketing Cataratas com a presença de blogueiros, Encontro de Turismo Rural, Salão Adventure Cataratas, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, e atividades sociais. O 9º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu (FIT) está marcado para o período de 4 a 6 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu. É uma realização da De Angeli Feiras & Eventos, com apoio e patrocínio da Itaipu Binacional, Sistema Fecomércio do Paraná, SEBRAE Nacional e Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu (Fundo Iguaçu). Contatos: (45) 3029-6603 secretaria@fitcataratas.com facebook.com/FesturdasCataratas


Saúde / Maringá Ministro se impressiona com o formato do sistema Portal Saúde Fotos: câmera Glup! menos filas, agilidade e eficiência. O secretário destacou ainda a possibilidade de atualizar os dados de cada paciente em tempo real. “Vamos acabar com o segundo, o terceiro e tantos prontuários abertos para um paciente, e muitos outros obstáculos que interferem no atendimento para termos um sistema seguro e muito ágil”, informou Nardi lembrando que toda rede de saúde está informatizada e interligada em rede.

A recepção ao Ministro foi feita pelo prefeito Pupin, além de autoridades e empresários.

* Da redação Embora com atraso justificável (tráfego aéreo), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou no último dia 28 de abril do lançamento do Portal Saúde Maringá. Conhecedor do sistema, foi nesta reunião que teve acesso a todas as informações de todo o mecanismo, inédito na rede de saúde pública do País. Não se conteve e classificou o programa como exemplo para a saúde pública de todo o Brasil. De fato, o portal parece estar entre os mais criativos programas de software da América do Sul. O novo serviço inclui a ferramenta de consulta ao Cartão Saúde, que possibilita o acesso a resultados de exames, carteira de vacinação e histórico médico. “O portal de Maringá é referência e trouxe toda equipe técnica do DataSus para conhecer o sistema para o nosso projeto do Cartão Nacional do SUS”, afirmou Chioro. Além do ministro Arthur Chioro participaram do lançamento o secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo, o diretor do DataSus, Augusto Gadelha, o prefeito Roberto Pupin, o vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, , a secretária de Saúde de Vitória (ES), Deise Paganela Pelissari Fe r m i a n o , s e c r e t á r i o s m u n i c i p a i s , vereadores e planos de saúde estabelecidos em Maringá. Entre as prestadoras de assistência à saúde presentes à solenidade, o Santa Rita Saúde foi representado pelo seu gestor Hiran Mora

Castilho, um dos empresários do setor que manteve mais tempo conversando com o ministro Chioro. Na oportunidade, a autoridade ministerial atualizou suas informações sobre a operadora fundada em agosto de 1992 e que atende em suas unidades quase 50 mil, agrega 200 médicos em todas as especialidades. A partir de agora, explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, o usuário que já possui o Cartão Saúde precisa ir até uma Unidade Básica e cadastrar a senha pessoal. Os que não possuem o cartão, podem se cadastrar também na UBS de referência para o bairro onde reside. “O Cartão Saúde é totalmente seguro e sigiloso, apenas os profissionais da rede e o usuário terão acesso aos dados pessoais”, explica Nardi. O secretário destacou também que a partir da implantação do Portal, o morador de Maringá que tenha o Cartão, terá acesso às informações em todo o mundo através da rede mundial de computadores. “Inclusive em aparelhos portáteis como um celular”. Nardi destacou a presença do ministro Arthur Chioro pelo prestígio do Portal e do Cartão Saúde. “O programa que estamos lançando agora é mesmo referência para todo o Brasil, graças a uma equipe muito dedicada e a muitas parcerias”, lembrou Nardi citando o apoio recebido do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado na estruturação do sistema. Porém o mais importante, destacou Nardi, é beneficiar o usuário com atendimento mais humano,

O secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo, parabenizou Maringá pelo Portal lembrando o compromisso do prefeito Roberto Pupin durante a campanha. “Não me arrependo de ter vindo aqui assumir esse compromisso com o Pupin porque tinha certeza que seria realizado”, afirmou Caputo. O prefeito Roberto Pupin falou do privilégio de receber o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para o lançamento do Portal, e afirmou que o sistema faz parte de um movimento de melhoria do atendimento público iniciado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Pupin lembrou das ATIs, uma delas com o patrocínio do Santa Rita Saúde, também um projeto de saúde pública lançado em Maringá e hoje presente em mais de mil municípios brasileiros. “O Portal da Saúde trará mais segurança e agilidade no atendimento em qualquer lugar, e precisamos agradecer as parcerias”, disse o prefeito, agradecendo a presidente Dilma Rousseff para o ministro Chioro. “Nos dois últimos anos o Governo Federal investiu mais de R$ 700 milhões em Maringá, e isso é reconhecer nossa gestão”. Chioro parabenizou o secretário Antônio Carlos Nardi e o prefeito Roberto Pupin pela inovação. “A população de Maringá talvez não tenha a dimensão da importância do secretário Nardi no Conasems e do prefeito Pupin na diretoria de saúde da Frente Nacional dos Prefeitos, mas o município ganha muito com essa dedicação dos dois, e prova disso é o Portal e o Cartão Saúde”, comparou. O ministro lembrou a experiência que acumulou em gestão pública de saúde nos últimos anos, e garantiu que no Brasil não existe sistema semelhante ao de Maringá. “Pode parecer falta de gerenciamento, de vontade, mas não é porque para se implantar um sistema como o Portal de Maringá é preciso estar com o sistema organizado, senão de nada adianta. Não basta comprar programas e instalar”. Segundo Chioro o Cartão Nacional do SUS já é uma realidade. “A inovação do portal de Maringá deve servir de incentivo aos demais municípios, garantindo mais segurança e acesso à saúde pública de qualidade”, citou o ministro, lembrando dos avanços do SUS nos últimos anos. Entre os avanços significativos, citou o ministro, está o programa Mais Médicos. (Com Ascom).

05


Separado


Separado


Mundo Animal Coluna do GUGU, O MASCOTE Tikall Pet Siter da escolha e na forma se servir

Quem ama cuida com amor Hotel para pequenos animais de estimação não deixa de ser uma excelente alternativa para que os donos possam viajar com tranquilidade. Quando a estadia encontra um anjo da guarda, o hóspede se sente muito mais a vontade e protegido. Por este motivo, o Gugu utiliza este espaço agradecer a excelente estadia (já é a terceira) com a médica veterinária Claudia Costa (foto). Ela ama os animais e tem um carinho especial por cãezinhos dóceis, como é o caso do Gugu, o maltês que é o mascote da Revista Conexão Paraná. Obrigado “Tia Claudia”. Aliás, faz jus ao nome do pet sister que ela administra: Tikall Pet Siter.

08

10 razões para adotar um cachorro adulto Adotar um cão adulto tem muitas vantagens. Na realidade, a adoção de cães filhotes somente deve ser realizada por pessoas muito pacientes, que têm tempo para ensinar. Veja porque é muito legal adotar um cão adulto: 1) Não há supresas. Já têm seu tamanho definitivo; 2) Não requerem atenção constante, como os filhotes; 3) Sem complicações, seus móveis, chinelos e jadim não correm riscos; 4) Se acostumam facilmente ao lar, fazendo parte da família; 5) O animal ideal para quem não dispõe de muito tempo para educar um filhote. Fazem as necessidades sempre no mesmo local; 6) Precisa exercitar-se, mas não com a energia que demanda o filhote; 7) Salve uma vida, pois correm o risco de serem sacrificados; 8) É um animal tranquilo, fiel e agradecido; 9) São excelentes companheiros; 10) Ao contrário do que muitos pensam, são fáceis de ensinar e aprendem rápido comandos novos, pois são mais concentrados. Fonte: PINGOEABICHARADA

44 3025-6031

Gugu e seu “Dia de Beleza” Nesta edição, o assunto é só do Gugu. Além de cuidados especiais do cotidiano, todo período festivo que antecede datas especiais e feriados, ele tem o seu “dia de beleza”: higienização, tosa, corte de unhas, perfumes caninos, enfim um dia muito especial do bichinho de estimação. A mais recente sessão de beleza, foi no Pet

Shop “Patas e Garras”, que recentemente está sob a direção de uma pessoa que já cuidava do Gugu de maneira informal. Trata-se da querida Débora Caroline Benevento. Ao seu lado como sócio, está outro que ama os animais: Flostines Muraro. Uma dupla perfeita e confiável. Confira as fotos.

AV. P R U D E N T E D E M O R A I S , 992 MARINGÁ-PR

Viaje tranquilo assistência veterinária e hotelaria

44 9941-8656 - 44 3222-3405


Registro Advogado e pecuarista Caetano Beltran Cervantes comemorou em grande estilo seus

Realizada no Espaço Lions, a festa de aniversário do advogado e pecuarista Caetano A. Beltran Cervantes, um dos pioneiros de Maringá, foi marcada pelo prestígio de muitos convidados, amigos e familiares do aniversariante. Ele comemorou 81 anos no último dia 19 de abril ao lado da esposa Luiza M. Fontes Beltran, filhos, netos e bisnetos. Bem relacionado com diversos setores da sociedade, a festa de aniversário contou com presenças de seus colegas de advocacia e sua gestão em Leis foi lembrada por um de seus colegas, quando foi homenageado pela subseção da OAB pela sua capacidade e amor às causas jurídicas quando a instituição completou 55 anos em 2013. Como um dos advogados mais tradicionais da OAB, seu registro na entidade tem inscrição número 1559. Parentes e amigos vieram de diversas cidades paulistas para prestigiar o aniversariante. Por ser um dos sócios mais antigos do leonismo maringaense, foi bastante expressiva também as presenças de sócios dos Lions Clubes de Maringá, notadamente a presença do Governador do Distrito LD-6, Nestor Ribeiro, que fez questão de marcar presença na data festiva “pela presença expressiva do Dr. Caetano nas causas leonísticas“. Alguns convidados confidenciaram à reportagem a importância do aniversariante na constituição de diversas instituições e entidades de Maringá. Como pecuarista, ele compôs a primeira diretoria da Sociedade Rural de Maringá, cuja presidência esteve a cargo do saudoso criador e pecuarista Joaquim Romero Fontes. O aniversariante, como sócio do Lions Clube de Maringá, teve presença representativa na fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na cidade. Veja a sequência de fotos registradas pela Câmera Glup! com os convidados especiais da festa de aniversário que reuniu mais de cem convidados. *As demais fotos registradas no evento festivo estão disponíveis no link "Click do Glup!" no site www.glup.com.br

O aniversariante e sua esposa Luiza M. F. Beltran foram os anfitriões nota 10 de seus convidados.

09


Empresarial

Saiba como bancos decidem se clientes merecem crédito Existem muitas diferenças das taxas de juros cobradas por instituições financeiras. Em razão dessa realidade, diversos clientes terminaram o primeiro trimestre bastante decepcionados com as tentativas feitas em obter linhas de crédito com taxas mais baixas desses juros. Em razão dos critérios usados pelas instituições para analisar o perfil de endividamento e o risco de calote de cada cliente, são poucas as pessoas que, de fato, conseguem se beneficiar das menores taxas. Entre as características dos tomadores de crédito avaliadas pelos bancos estão: salário, idade, empregabilidade, comprometimento da renda com dívidas, volume de investimentos na instituição e

10

SGC

Noroeste Garantias renova sua direção

histórico de pagamentos (se já passou cheque sem fundos ou atrasou prestações).

Assembleia também aprovou reforma no estatuto da entidade.

Geralmente quem busca financiamento é porquê já possui em seu perfil econômio mais de 30% da renda comprometida com dívidas. Essa projeção é altamente proibitiva para se obter qualquer tipo de crédito, pois os bancos rotulam esses clientes como de alto risco.

O empresário da construção civil, Everaldo Belo Moreno, passa a presidir a Noroeste Garantias durante o biênio 2014/2016. Ele e outros 28 associados foram eleitos na Assembleia Geral Ordinária da Sociedade de Garantia de Crédito (SGC), que ocorreu em Maringá, no Paraná.

O banco tem modelos estatísticos que analisam, por exemplo, a probabilidade de um cliente que deu cheque sem fundos há dez anos ficar inadimplente hoje. "É uma chance pequena, mas, se ele fez isso há um ano, a probabilidade costuma ser maior", disse Maria Dolores Oliveira, diretora de modelos analíticos da Boa Vista Serviços. Confira esse infográfico da Folha Press.

Everaldo Belo Moreno já dirigiu a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) no final da gestão do governador Orlando Pessuti (2006/2010).Ele também foi vicepresidente para Assuntos de Desenvolvimento Regional da Associação Comercial e Industrial e membro do Conselho de Administração da Universidade Estadual de Maringá. “A experiência do novo presidente e dos demais eleitos trará ideias inovadoras para melhorar, cada vez mais, os serviços prestados pela entidade aos empresários de micro e pequenos negócios da região”, aposta Rafael Thibes, superintendente executivo da Noroeste Garantias. Os associados presentes na assembleia também aprovaram uma reforma do estatuto da SGC. A principal mudança é a criação do Comitê Gestor do Fundo Garantidor. “O papel dessa instância será a fiscalização e administração dos recursos do fundo de risco da entidade. Caberá aos seus integrantes a tarefa de escolher as melhores opções para fazer render o capital que possuímos, seja realizando aplicações ou captando mais recursos”, esclarece Rafael Thibes. Os novos dirigentes e conselheiros da SGC compuseram a chapa única Noroeste Garantias, garantindo crédito para a micro e pequena empresa e foram aclamados pelos participantes da assembleia. A posse dos eleitos aconteceu no último dia 31 de março, quando também foi definido o nome do vice-presidente e dos integrantes da Diretoria Executiva e dos Conselhos Superior, Fiscal e de Administração. Uma das primeiras tarefas dos futuros dirigentes será a condução do planejamento estratégico da entidade para este ano. O presidente em exercício da Noroeste Garantias, Ilson Resende, deverá integrar o Conselho Superior da entidade. A prestação de contas de sua gestão à frente da SGC foi aprovada pelos associados durante a assembleia realizada no último dia 24. Haverá posse festiva em data a ser confirmada.


editor@onlinejornalismo.com.br

Vendas da Fiat no Brasil cai em 10%

Na quarta-feira dia 23 de abril, o Grupo Chanson recebeu o Prêmio Lion d'OR no Hotel Transamérica em SP. Este prêmio anual é oferecido pela Peugeot e conta com a participação de todas as concessionárias da marca no Brasil. O Grupo Chanson foi premiado na categoria de Marketing 2013 na qual são avaliados os seguintes requisitos: Conversão de leads; PdM (Participação de Mercado) anual e crescimento em relação a 2012 e Valor de Investimento em Marketing. O resultado desta premiação é decorrente dos trabalhos realizados por todas as unidades do Grupo Chanson, localizadas em Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Umuarama.

A queda no movimento das concessionárias de veículos no Brasil já aparece nos números das grandes montadoras. O balanço do primeiro trimestre da italiana Fiat mostra que as vendas no Brasil caíram 10% na comparação com igual período do ano passado. Com isso, o Brasil derrubou o desempenho da filial da América Latina e a região amargou o pior resultado entre todas as subsidiárias da companhia no mundo. O fim dos incentivos tributários é o motivo dessa piora, diz a empresa.

Av.Colombo, nº 3114, Zona 07 (44)

3261-7800

Av. Cerro Azul, 1686 - Fone: 3227-6373 - Maringá - PR.

44

GREMASCHI Posto Horto Florestal Av.Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2073 Fone: 44 3029-5800 - Maringá - PR.

Balanço divulgado neste dia 6 de maio pela montadora italiana mostra que a Fiat entregou 171 mil carros no primeiro trimestre de 2014 no Brasil. O volume é cerca de 20 mil veículos inferior ao registrado em igual período do ano passado. A empresa explicou em teleconferência que essa retração foi gerada especialmente pelo fim dos incentivos tributários concedidos pelo governo. "Principalmente pela primeira etapa do retorno às antigas alíquotas do IPI", diz o balanço, ao comentar o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no início do ano. A contração sentida pela Fiat, porém, é bem maior que a observada no restante do mercado. Segundo a própria montadora, as vendas do setor automobilístico caíram 2% no mercado brasileiro no trimestre. Além de menos clientes das lojas, outro motivo que prejudicou o resultado da companhia foi a desvalorização cambial fenômeno que também afetou outras filiais latino-americanas. Segundo o balanço, os custos industriais aumentaram em toda a região porque os

insumos importados ficaram mais caros na moeda local e houve aumento de custos domésticos via inflação. Ainda nos custos, a montadora também registrou alta das despesas relacionadas à nova fábrica no Estado de Pernambuco. A empresa nota, porém, que lançou produtos no Brasil. Após a campanha promocional, os novos modelos Strada e Fiorino, por exemplo, registraram aumento das vendas de 42% e 64% no trimestre, respectivamente. O esforço comercial, porém, aconteceu com a redução de preços ao consumidor. A medida reduziu parte da margem nessas linhas, diz o balanço. Mundo-Com o fraco desempenho no Brasil e na Argentina - onde as vendas caíram 13% - foram entregues 205 mil veículos na América Latina no primeiro trimestre. O volume é 10,9% menor do que o registrado há um ano. Na Fiat, a filial do México faz parte do balanço da filial América do Norte. Com esse resultado, a América Latina foi a única região em que a Fiat vendeu menos carros no começo deste ano. Nas demais áreas, a entrega de carros aumentou 68,8% na Ásia e Pacífico, 14,7% na América do Norte e 5,7% na Europa, Oriente Médio e África. Ao contrário da queda vista no Brasil, as vendas aumentaram em praticamente todos os outros países. Entre os grandes mercados da Fiat, o volume de carros entregues pela montadora saltou 58% na China, 39% na Espanha, 17% nos Estados Unidos e, após 10 trimestres seguidas de queda, voltou a crescer 17% na sede italiana.


www.glup.com.br twitter.com/jornalistajc facebook.com/revistaconexao facebook.com/glup.acesse.ja


Jornal Conexão Aeroportos - Maio 2014  

Jornal Conexão Aeroportos - Maio 2014

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you