Page 1


Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; [...] a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. John Donne [1572-1631]

“O que há de melhor no homem somente desabrocha quando se envolve em uma comunidade.” Albert Einstein [1879-1955]


4


5


Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina Presidente Ailton Nazareno Soares Vice-Presidente Fabian Martins de Castro Secretário Executivo da Fundação Marcelo José Jung Júnior Procuradora Jurídica Tatiana Meneghel Controller Flávio Prá Universidade do Sul de Santa Catarina Reitor Sebastião Salésio Herdt Vice-Reitor e Pró-Reitor de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Mauri Luiz Heerdt Secretária-Geral da Unisul Mírian Maria de Medeiros Chefe de Gabinete Willian Corrêa Máximo Pró-Reitor de Operações e Serviços Acadêmicos Valter Alves Schmitz Neto Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional Luciano Rodrigues Marcelino Diretor do Campus Universitário de Tubarão Heitor Wensing Júnior Diretor do Campus Universitário da Grande Florianópolis Hércules Nunes de Araújo Diretor do Campus Universitário Unisul Virtual Fabiano Ceretta Assessor de Promoção e Inteligência Competitiva Ildo Silva da Silva Assessor Jurídico Lester Marcantonio Camargo

Gestão 2013-2017


ÍNDICE 11 12 22 32 46 52 58

Institucional História, Missão, Valores e Visão

Saúde e Esporte Vida com Qualidade

Ciência e Tecnologia Desenvolvimento Sustentável

Educação e Cultura Unisul Multicultural

Inovação e Empreendedorismo Trabalho e Sustentabilidade

Cidadania e Comunicação Direitos Humanos

Balanço Social 2016 Números


Mensagem Institucional A Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (Fundação Unisul), instituída pelo Poder Público Municipal de Tubarão, é mantenedora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e como tal provê a infraestrutura física, tecnológica e socioeconômica necessária à oferta de produtos e serviços que atendam com excelência às expectativas do mercado e de desenvolvimento da Região. Foi reconhecida como Utilidade Pública em 1968, pela Lei nº 456, de 10 de junho de 1968. Completados 52 anos em 2016, a Unisul, como Universidade Comunitária, tem trabalhado não somente para difundir o conhecimento, mas para que ele se preste ao desenvolvimento das comunidades da região na qual se insere, por intermédio de seus 3 Campi e 6 Unidades, incluindo o vasto alcance no território nacional com os recursos da Educação a Distância, realizados pelo Campus Universitário UnisulVirtual. Desta forma, a Universidade tem cumprido com qualidade superior seu compromisso na formação de seus estudantes, ao mesmo tempo em que colabora com o desenvolvimento da comunidade local, regional, estadual, nacional e mesmo internacional, com base nas parcerias firmadas com instituições do mundo todo.


Unisul: expressão viva de sua comunidade A história da Unisul é contada a partir do momento em que surge a Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Santa Catarina, em 1964. Mas, se quisermos narrar a história da Unisul Comunitária, então devemos retroceder mais, ao ano de 1947, momento em que toda a sociedade tubaronense se mobilizou para a criação do Colégio Dehon. Ali já estava presente o mesmo espírito colaborativo e concentrado no bem comum que em 1964 deu origem a um segundo movimento coletivo para fundar o Ensino Superior em Tubarão, atendendo com igual benesse os demais municípios da região Sul do Estado. A partir daí, a parceria desta Instituição com todas as questões que emocionam, alegram ou preocupam nossa cidade-sede e demais regiões onde atuamos tem se intensificado. De fato, se analisarmos nossa trajetória veremos que é impossível dissociá-la do desenvolvimento da cidade de Tubarão e das comunidades de entorno. Como bons companheiros de “infância”, crescemos juntos. E, no decorrer desses anos, que somam mais de meio século, a Unisul Comunitária se constituiu, não por palavras, mas por meio de seu efetivo trabalho no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, convergindo para qualificar nossos estudantes e ofertar os melhores e mais diversificados serviços à comunidade. Nossa atuação extensionista nos define como uma universidade cidadã, definindo bem o que se espera de uma Universidade Comunitária. No auxílio por meio de bolsas de estudo e outros benefícios, com recursos próprios ou dos governos estadual e federal, temos ampliado em muito o acesso da população de baixa renda ao ensino superior. Hoje, permanecemos como espaço que acolhe os anseios de uma região inteira, mas que vem se expandindo no acolhimento também daqueles que vêm de longe, atraídos por uma formação acadêmica de qualidade. Hoje, estudantes, professores, colaboradores e comunidade constituem a mente, a voz e a alma desse corpo em permanente construção que é a Unisul.


10


Missão A Unisul é uma Universidade Comunitária com a missão de promover educação, em todos os níveis e modalidades, para formar integralmente e ao longo da vida, cidadãos competentes, comprometidos com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, contribuindo para a melhoria da vida em sociedade.

VALORES • Foco nos estudantes, nos professores e nos colaboradores. • Respeito às pessoas, ao meio ambiente e à cultura. • Compromisso com a excelência. • Atitude empreendedora. • Integração comunitária.

VISÃO@2030 Ser uma Universidade Comunitária de vanguarda, empreendedora e global, reconhecida pela ampliação do acesso à educação de qualidade e por contribuir com o desenvolvimento sustentável, em Santa Catarina e no País, em parceria com o Estado e outras organizações.

11


12


SaĂşde e Esporte Viver com Qualidade

13


Área da Saúde

Atendimento gratuito a mais de 60 mil pessoas Alunos, professores e colaboradores da Unisul praticam diariamente o exercício da filantropia, oferecendo seu aprendizado e sua excelência no atendimento gratuito às pessoas que vivem nas comunidades onde a Unisul atua. Serviços essenciais de uma Universidade Comunitária prestados à população.

Serviço de Assistência Integrada à Saúde - SAIS 8.127 pessoas usufruíram do atendimento gratuito

Criado em 1992 em parceria com a Prefeitura Municipal de Tubarão e a organização da Estratégia de Saúde da Família – ESF, o serviço oferece consultas médicas e de enfermagem, além de procedimentos de atenção à saúde, com utilização de práticas integrativas e complementares, destacando a importância do diagnóstico precoce. Em alguns períodos oferta também atendimento psicológico, de farmácia e de nutrição.

Ambulatório Materno Infantil – AMI Na Grande Florianópolis, 7.642 atendimentos. Na região da Amurel foram beneficiadas 3.760 pessoas. Atendimento gratuito em Ginecologia e Obstetrícia, além de Pediatria.

Ambulatório de Internato em Ginecologia e Ambulatório de Internato em Pequenas Cirurgias

Juntos, estes dois Ambulatórios prestaram assistência para 2.518 pessoas.

Ambulatório Médico de Ensino Integrado – AMEI

Na comunidade de Tubarão e região, atendidas 2.761 pessoas O AMEI presta assistência multidisciplinar em saúde, atendendo nas especialidades de endocrinologia, ginecologia, pediatria, alergia, dermatologia, acupuntura, otorrinolaringologia, ortopedia, pneumologia, cardiologia e psiquiatria.

14


ClínicaEscola de Fisioterapia Grande Florianópolis 4.664 atendimentos

Professores especialistas orientaram os alunos no atendimento gratuito ao público infanto-juvenil, adulto e idoso na Fisioterapia aquática, Dermatofuncional, Ortofuncional, Neurofuncional, Fisioterapia na Saúde da Mulher, em oncologia, Fisioterapia na infância e adolescência, Fisioterapia Esportiva, cardiorrespiratória e Fisioterapia do trabalho. A Clínica é muito importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Tubarão

3.139 atendimentos Atende em todas as áreas da Fisioterapia. Presta atendimentos à comunidade da Amurel em Fisioterapia Neurológica, Ortopédica e Traumatológica, Fisioterapia Pediátrica e Neuropediátrica, Cardiorrespiratória, Fisioterapia Ginecológica e Obstétrica, Fisioterapia em amputações, órtese e prótese, Fisioterapia Reumatológica.

15


Ambulatório Médico de Ensino Integrado – AMEI Durante 2016, o AMEI de Florianópolis atendeu gratuitamente 1.477 pacientes em Pediatria, Ginecologia, Clínica Médica, Endocrinologia, Psiquiatria, Cardiologia e Gastroenterologia.

Ambulatório Médico das Especialidades - AME Referência na Grande Florianópolis. Prestou 13.383 atendimentos filantrópicos em 28 especialidades médicas. É um serviço que reflete significativamente na qualidade de vida dos envolvidos.

Ambulatório de Especialidades Também atuando na Grande Florianópolis, promoveu a saúde de 2.411 pessoas.

16

Projeto Desenvolver

112 atendimentos em solo e 110 sessões em grupo na piscina O projeto já assinou diferentes nomes, mas sempre atendeu as crianças da comunidade com as diversas patologias que necessitam de atendimento fisioterapêutico. Tem investido não somente no tratamento, mas na prevenção, proporcionando acompanhamento e orientações quanto aos distúrbios do desenvolvimento, além de informar à comunidade sobre o desenvolvimento infantil e saúde da infância.

Serviço de Psicologia - SP Clínicas de Tubarão e Grande Florianópolis Juntas, beneficiaram 3.146 pessoas

Os Cursos de Psicologia dos dois Campi ofereceram acompanhamento psicológico por meio de serviços especializados, com consultas semanais. O atendimento gratuito e de alta qualidade, individual ou em grupo, foi fundamental para a para a saúde emocional e social da população.


Dia Mundial da Saúde Mental

Tema: liberte-se da louCURA?! A edição deste ano propôs uma reflexão por meio do jogo de palavras. A comemoração organizada pelo curso de Psicologia pretendeu ampliar o debate sobre as especificidades e abrangência dos fenômenos relativos à saúde mental, bem como problematizar os avanços conceituais e de serviços no campo da atenção psicossocial.

Amigos da Saúde Mental

Desarticulando a doença social do preconceito. Psicologia e enfermagem somando mais de 3 mil atendimentos. Oficinas terapêuticas. Atenção à família. Atividades operacionais. No espaço socializador oferecido pela Universidade, são realizadas práticas de prevenção, tratamento e reabilitação dos portadores de transtornos mentais, de modo a integrá-los aos seus familiares, possibilitando quebrar preconceitos e colaborar para sua inserção social.

XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno e

IV Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável. Compromisso da Unisul com o respeito à sabedoria dos povos originários. O público presente na união desses dois Encontros ouviu a fala de Marcelo Gonçalves, representante do cacicado, e de Juliana Kerexu Mirim, coordenadora das artesãs

guarani, ambos da aldeia Itaty do Morro dos Cavalos, em Palhoça. Os temas foram desenvolvidos sob o olhar guarani e compartilhados com outras culturas.

Unisul Coração Saudável

Ofertado a 240 participantes Oficinas oferecidas para pacientes com risco cardiovascular do município de Palhoça. O programa recebeu todas as pessoas do município interessadas na busca de conhecimentos sobre a manutenção da saúde pelo equilíbrio entre alimentação e exercícios físicos. O projeto também recebeu pessoas oriundas das Unidades Básicas de Saúde da Palhoça.

Comitê Unisul IFMSA Brazil

International Federation of Medical Students Associations - IFMSA Ações sociais desenvolvidas por esta organização de alunos de Medicina, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), à Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Seus comitês, presentes em mais de 100 países, promovem projetos e campanhas em favor da saúde pública, direitos humanos e educação médica. Na Unisul, foram realizadas algumas ações sociais. Novembro Azul, em parceria da Liga de Urologia da Unisul para a prevenção e tratamento do câncer de próstata. Dia Mundial do Rim, realizado em Tubarão, alcançando cerca de 300 pessoas. Candle Light Memorial Day, em memória das vítimas da AIDS, alertando para sua prevenção. Setembro Verde, campanha sobre prevenção do desenvolvimento da neoplasia de intestino.

17


Saúde na Escola Ações para promover a saúde em escolas particulares e públicas do Município de Palhoça, a partir do conhecimento das diferentes realidades locais. Professores da educação básica foram preparados para identificar situações de emergência em crianças acidentadas na escola, bem como estratégias de reeducação alimentar e criação de horta escolar, entre outras ações para uma vida mais saudável. Participaram os cursos de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Design, Psicologia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Odontologia, Naturologia, Pedadogia e Serviço Social.

Oficina de Lembrança

Para que não se percam autoestima e afetos. Estimulação e reabilitação cognitiva de idosos portadores de quadro leve ou avançado de perda de memória, da comunidade do entorno da Unisul, Campus Universitário Tubarão e da Grande Florianópolis, por meio da inclusão digital. O projeto incluiu também identificar alterações cognitivas em indivíduos acima de 45 anos, com base nos diagnósticos e dados de prontuário dos Ambulatórios e Clínicas-Escola da Unisul.

ODONTO Clínica-Escola de Odontologia Clínica-Escola de Naturologia

18

Resgatando a beleza de um sorriso

4.323 atendimentos gratuitos

3.098 atendimentos em Tubarão. 2.040 atendimentos na Grande Florianópolis.

Terapias complementares para a região da Grande Florianópolis.

Em ambas as Clínicas, atendimento de qualidade e com equipamentos modernos na realização de serviços gratuitos à população, como profilaxia para disseminar a cultura da prevenção; restaurações, tratamento de canal, extrações e clareamento dentário, além de atendimento especializado para as crianças.

Plantas medicinais (fitoterapia), Florais de Bach, aromaterapia, massagens, reflexoterapia, geoterapia, cromoterapia, recursos expressivos, terapias mente-corpo e hidroterapia. A Clínica de Naturologia presta atendimento naturológico à comunidade interna e externa, melhorando o bem-estar a qualidade de vida das pessoas que buscam esses procedimentos.


Ambulatório de Nutrição Trabalhando na reeducação alimentar.

Atende à população da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) desde 2007, contribuindo para a prevenção de doenças pela reeducação alimentar, além de realizar acompanhamento quanto às questões relacionadas à hipertensão arterial, diabetes, hipotireoidismo e demais problemas relacionados ao excesso de peso.

Cosmetologia e Estética para a Comunidade

Participação nas ações sociais da Universidade

com informação sobre AVC e acompanhamento fisioterápico, enfermagem e cuidados especiais com o idoso.

Laboratório de Análises Clínicas – LAC

Atendeu 31.663 pacientes e realizou 228.502 exames, com cota reservada à filantropia. O Laboratório de Análises Clínicas da Unisul é o único laboratório-escola do Brasil com Certificado de Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade expedido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e garante à população de Tubarão e região exames confiáveis para o diagnóstico clínico.

Serviço realizado gratuitamente nas ações sociais em que a Universidade participa, aplicando procedimentos de estética facial, além de conhecimentos sobre tratamentos corporais e cuidados com a pele, de modo a proporcionar saúde e bem-estar, melhorando a autoestima como consequência de melhor imagem pessoal.

Parceria Hemosc-Unisul Participação de toda a comunidade acadêmica da Unisul na Campanha para salvar vidas por meio da doação de sangue, contando com a participação de alunos, professores e população residente nas proximidades da Unidade Universitária da Pedra Branca.

Projeto da Lagoa Foram desenvolvidas estratégias para a melhoria da qualidade de vida da população do Retiro da Lagoa (Lagoa da Conceição, Florianópolis), a partir da caracterização do perfil psicossocial para monitorar sua saúde e encaminhar os indivíduos aos especialistas, quando necessário. Os serviços prestados incluíram higiene bucal, fisioterapia

Atenção à saúde do trabalhador

Em favor da reeducação alimentar e postural Ações voltadas à saúde do trabalhador, contribuindo para o seu bem-estar. Os trabalhadores foram orientados sobre nutrição, saúde ocupacional e desconfortos crônicos relacionados à má postura corporal no trabalho, de modo a incentivar a adoção de um estilo de vida ativo, capaz de prevenir o surgimento de doenças ocupacionais.

19


HOSPITAL VETERINÁRIO UNISUL - HVU 7.940 procedimentos realizados Atendimento hospitalar médico-veterinário, clínico, cirúrgico, internamento, diagnóstico de imagens e exames laboratoriais, para prevenção e tratamento de doenças em animais domésticos e silvestres. Presta relevante serviço ao município de Tubarão e região como agente na prevenção de transmissão de doenças entre animais e seres humanos.

20


Integração mente e corpo a serviço da inclusão social

Nos Campi Universitários de Tubarão e da Grande Florianópolis, as comunidades acadêmica e externa têm à disposição uma variedade de atividades físicas, esportivas e recreativas que visam melhorar a qualidade de vida com base na aquisição de hábitos saudáveis. O Programa de Esportes a Unisul elabora e gerencia programas, projetos e eventos que promovem a saúde e a inclusão social, tais como Esporte Participação Social, Esporte Educacional, Esporte Rendimento, Gestão do Complexo Esportivo.

Complexo Aquático

Atletismo na Unisul

Programa de Esportes

81 mil atendimentos

O Complexo da Unidade Universitária Pedra Branca, com piscina de 50 metros e tanque para saltos, reafirma o papel comunitário da Unisul disseminando os valores do esporte. Oferece a instituições e corporações estrutura para fisioterapia, condicionamento físico, treinamento para natação e saltos ornamentais. O desporto aquático para crianças da Palhoça conta com a parceria da Fundação Municipal de Esportes de Palhoça e o Esporte Escolar na Unisul, tem parceria com a Secretaria de Educação de São José. Atendimento Integral ao Atleta Amador e Profissional Para atletas amadores, federados, profissionais e praticantes de atividade física sistemática. Os atendimentos são realizados no Complexo Aquático da Pedra Branca, com a proposta de avaliar, acompanhar, prevenir e tratar o atleta amador e profissional da Unisul e das Federações Esportivas da Grande Florianópolis.

Treinamento oferecido a um público composto por adolescentes e adultos de ambos os sexos, independentemente de idade, de Tubarão e região. Em 2016, o Projeto atendeu mais de 30 participantes por semestre, contribuindo para um melhor condicionamento físico de pessoas da comunidade e do ambiente acadêmico.

Unisul e Omda

Parceria em Escolinha de Basquete A Unisul e a Organização para o Movimento e o Desporto Amador - Omda ofereceram aulas de basquetebol para crianças. As atividades foram prescritas e acompanhadas por dois profissionais de Educação Física, um Fisioterapeuta e sete acadêmicos estagiários da Unisul.

21


CIÊNCIA e TECNOLOGIA RE S P O N S A B ILIDADE AM B IE N T AL

22


23


RESPONSABILIDADE SOCIAL Pelo 6º ano consecutivo, a Unisul recebeu o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc. O documento destaca empresas públicas e privadas, bem como entidades sem fins econômicos, que incluem a responsabilidade socioambiental em suas políticas de gestão. São merecedoras dessa distinção aquelas que voluntariamente exercem a responsabilidade social pelo comprometimento com o desenvolvimento sustentável do seu entorno.

Programa de Educação Ambiental

Preservar o Planeta para as futuras gerações Além de economizar água ou coletar seletivamente o lixo, as ações sociais reafirmaram o compromisso de formar uma cultura na qual a população cuide do meio ambiente como resultado de consciência do quanto ele afeta a qualidade de vida das pessoas. Na Unisul, a educação ambiental tem sido desenvolvida em programas, serviços e projetos de Extensão, no Ensino e na Pesquisa, com ações que estimulam essa conscientização, além de boas práticas ambientais em alunos da Educação Básica à Educação Superior, para que se tornem multiplicadores dessas ideias e atitudes.

Laboratório de Engenharia Ambiental e Sanitária - LEA

No Ensino Fundamental e Médio os projetos beneficiaram 300 estudantes. No plano da Extensão, o Laboratório serve para realização dos ensaios microbiológicos para a manutenção da qualidade da água do Complexo Aquático da Unisul, Pedra Branca. O laboratório também tem sido ambiente de apoio para os trabalhos dos projetos de Extensão, Projeto Biodiesel da Associação Pro-CREP da Pinheira (Palhoça) e do Projeto Ciência Móvel do CNPq para o desenvolvimento das oficinas que são realizadas nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio.

24

Projeto Unisul Solar Sustentabilidade Energética

Campus Universitário da Grande Florianópolis Miniusina é módulo-piloto do Unisul Solar, Programa de Educação Ambiental, gerando eletricidade por meio de fontes renováveis, energia solar fotovoltaica, que converte em economia e redução de emissão de carbono. Este módulo-piloto materializa pesquisas da Unisul em sustentabilidade energética e foi inaugurado no Campus da Grande Florianópolis como parte dos projetos REGSA (Consortium of Electric Generation by Renewable Sources in Latin America ou Promoção da Geração de Eletricidade através de Fontes Renováveis na América Latina).


Semabio

Ciências Biológicas Nossa atual relação com o meio ambiente define o futuro da humanidade. As questões ambientais dizem respeito a todas as áreas, mas no curso de Ciências Biológicas a base é a ecologia, de modo que ali é o núcleo onde o debate e o cuidado com o meio ambiente podem ser mais produtivos, gerando ações que, efetivamente, contribuem para transformar nossa relação com a vida no Planeta. A Semana Acadêmica de Ciências Biológicas – Semabio em 2016 teve como tema a conservação e gestão da Mata Atlântica.

Engenharia Ambiental

Analogia entre crescimento árvore e o do estudante Os alunos da 1ª fase do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária plantaram uma muda de ipê amarelo e outra de sibipiruna, na Unidade Pedra

Branca. A iniciativa chamou atenção para a analogia entre o crescimento das mudas nativas e o crescimento profissional e pessoal dos estudantes, fortalecendo por este vínculo o respeito ao meio ambiente. Cada nova turma deverá plantar suas mudas e acompanhar o crescimento no decorrer do curso.

Centro Tecnológico - Centec

Campus Universitário de Tubarão Mais de mil análises gratuitas de balneabilidade das praias da região Atendimentos gratuitos realizados em 4 comunidades O Laboratório Industrial Químico com uma área de 8.400 m² presta serviços filantrópicos especialmente quanto à balneabilidade e à potabilidade da água para consumo humano e análises de solo agrícola para a agricultura familiar. As comunidades recebem informações quanto à qualidade da água que consomem para que não prejudiquem a saúde.

25


Projeto Ciência Móvel Caminhão da Ciência

Financiado pelo CNPq, o Projeto promoveu uma nova e divertida percepção da ciência para os alunos de 12 escolas públicas, em aproximadamente 11 municípios da Grande Florianópolis. Foram apresentadas soluções sustentáveis para problemas ambientais, por meio de oficinas levadas às escolas pelo Caminhão da Ciência, envolvendo demonstrações e atividades sobre a fabricação de biodiesel, de sabão, fabricação de biofilme, sistema de aquecimento de água a partir da energia solar, maquetes com iluminação de led gerada por energia mecânica e produção de óleo essencial a partir de rejeitos (cascas de laranja e limão).

26


27


28


Escritório-Modelo de Arquitetura e Urbanismo EMAU

e redução de impactos, além de iniciar um processo de educação ambiental. O evento aproximou os alunos de Arquitetura da realidade local.

Além do serviço filantrópico prestado com base no convênio entre Universidade, Prefeituras Municipais e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), uma das ações que fortaleceram a função social da Arquitetura e o papel da Unisul como parceira da comunidade, foi o Projeto Arquitetônico, de Urbanismo e Paisagismo para a revitalização da Praça Tereza Cristina e da antiga locomotiva, em Tubarão. O Projeto idealizou mais do que a estética do espaço urbano, considerou sobretudo melhorias que tragam outros benefícios à população, como uma possível rede de internet gratuita no local.

Pesca Artesanal

Arquitetura e Comunidade

Construindo a Habitabilidade O projeto atuou nas proximidades do Campus Universitário da Grande Florianópolis, no sentido de melhorar as moradias de algumas comunidades do Maciço do Morro da Cruz, em especial Alto da Caieira do Saco dos Limões. Foram destacados interesses comuns aos integrantes das comunidades, como acessibilidade, ergonomia, orientação solar e habitabilidade dos ambientes.

Palestra sobre redução de impactos ambientais Unisul, Ministério Público e Prefeitura de Tubarão realizaram a palestra sobre o Diagnóstico Físico e Socioambiental do Rio da Madre, em Tubarão. Foram propostas medidas conciliatórias para ocupação territorial

Monitoramento participativo da pesca artesanal: gestão da zona costeira Projeto foi iniciado em 2016 para o monitoramento da pesca, acertado entre os pescadores artesanais do Centro de Garopaba e validado pela APA da Baleia Franca para o uso de metodologias participativas envolvendo os pescadores, suas famílias e a comunidade escolar. Público-alvo: pescadores artesanais da praia do Centro de Garopaba, estudantes e professores da Escola Municipal Pingurito e da Escola Estadual Prof. José Rodrigues Lopes, do município Pescaria Brava. O propósito foi impulsionar o aprendizado social e o desenvolvimento de estratégias de adaptação diante de mudanças socioecológicas.

Educação ambiental: coleta, triagem e reaproveitamento do lixo Projeto realizado em Tubarão, na Escola Professor Fernando Valter, que atende 101 alunos do Ensino Fundamental. Uma pesquisa feita com a comunidade registrou o tipo de lixo produzido e sua destinação. Os dados coletados conduziram a ações educativas em relação aos cuidados com o meio ambiente, resultando em lixeiras para coleta seletiva na Escola, revitalização do jardim, implantação de horta escolar, composteira para reaproveitamento do lixo orgânico, coleta e reutilização do óleo caseiro, entre outras providências.

29


30


Cidades e Sustentabilidade Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC A Unisul recebeu o evento nacional na Unidade da Pedra Branca, em Palhoça. O evento contou com 8 conferências, 9 mesas-redondas e 17 minicursos para estudantes de graduação, pós-graduação e do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico, incluindo pesquisadores e representantes de órgãos públicos. Os temas discutidos atraíram o interesse do público em geral, discutindo cidades inteligentes, imigração e seus impactos no desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, Acessibilidade nas cidades, Liberdade de Expressão, Inovação em Santa Catarina, entre outros assuntos. Participação do Caminhão da Ciência, com soluções sustentáveis por meio de oficinas e protótipos com temática ambiental a serem envolvidos em veículo adaptado.

31


32


33


Programa de Cultura Artística

Espaço Integrado de Artes – EIA Reúne aproximadamente 10 mil pessoas por ano. O Programa é composto pelo Coral Universitário, Cia de Teatro Unisul e Unisul Cia de Dança. Os grupos atuam em diversos eventos da Universidade e comunidade externa, como Cantart, Amor em Canção, Unidança, Unidança Kids e Uniluz.

Núcleo Cênico Tabula Rasa Em parceria com o Espaço Hipermídia foi criado o Núcleo Cênico Tabula Rasa. O Núcleo fez sua estreia na Unidade Universitária Pedra Branca com a mostra La Cena Rasante, quando os atores, alunos da Unisul, apresentaram à comunidade um conjunto de peças curtas e instigantes, com base em textos de grandes autores brasileiros, como Hilda Hilst, Nelson Rodrigues, Mário Viana e Leilah Assumpção.

Amor em Canção

20º Cantart

20 Anos do Coral Universitário

Encontro de vozes e amor à música

Neste ano, o tradicional evento alusivo ao Dia dos Namorados apresentou o tema Semeando sonhos. No repertório, 15 músicas representativas de grandes sucessos nacionais e internacionais.

O evento acontece todos os anos e se propõe a disseminar a prática do canto coral em Tubarão e cidades vizinhas. Diversos corais participaram em cerca de 10 apresentações, incluindo o coral da APAE de Tubarão, com um repertório eclético, no qual sempre aparece destacada a Música Popular Brasileira.

Cineclube Cinema Unisul O Cineclube Cinema Unisul, Campus da Grande Florianópolis, promoveu sessões gratuitas de cinema no Teatro do CIC. Na programação do Cineclube Cinema Unisul, o público foi convidado a participar da apresentação de três profissionais da Associação Brasileira de Compositores de Música para Audiovisual.

I Unidança Kids Mais de 400 crianças e 14 coreógrafos fizeram o sucesso da primeira edição do Unidança Kids. Desdobramento do Unidança, esta primeira edição recebeu grupos de dança de 18 escolas dos municípios da região, inaugurando um evento no qual sobressaiu o espírito de colaboração e amizade. A exemplo do Unidança, os dançarinos fizeram suas performances com base na confraternização.

Uniluz Natal-Luz evento gratuito na cidade de Tubarão Mais uma vez, o grande evento natalino da Região foi realizado pela Unisul em parceria com Ministério da Cultura e CDL de Tubarão, com patrocínio do Farol Shopping, GAM, Florisa, Khronos, ACIT, Tractebel Energia e Prefeitura Municipal de Tubarão. O tema de 2016 foi A paz entre os povos, trazendo uma programação musical que enalteceu o sentimento de paz entre os povos por ocasião do Natal. O público foi convidado a colaborar com alimentos não perecíveis, que foram destinados às famílias carentes cadastradas.

34


RasaBoxes da Unisul O curso de extensão da Unisul produziu na Unidade de Pedra Branca o treinamento psicofísico inspirado em Antonin Artaud e nas escrituras sagradas da arte clássica indiana, agregando Psicologia e Neurociência. O curso foi ofertado aos acadêmicos da Unisul, bem como aos alunos do Ensino Médio de todas as escolas como forma de superação da dificuldade em expressar emoções, sentimentos ou afetos.

Coral Unisul Grande Florianópolis e UnisulVirtual A Sala de Vivências da Clínica de Naturologia, na Unidade Pedra Branca, foi disponibilizada para os ensaios do Coral, que abriu oportunidade de participação a todos. As atividades foram gratuitas e inspiraram a vida cultural na comunidade.

O Programa Revitalizando

Culturas realizou 32 atividades cujas propostas alcançaram mais de 7 mil pessoas Há 19 anos vem atuando com o objetivo de estreitar o convívio dos acadêmicos com os grupos vulnerabilizados nos contextos da Unisul, como as aldeias do povo Guarani, quilombolas, imigrantes, recicladores, crianças e adolescentes em situação de risco. Cinco ações se destacaram em 2016: 1º Congresso Internacional Revitalizando Culturas sobre Indigenismo, 11ª Semana Cultural Tekoá Itaty Mbya Yvyrupa Reko (Sistema Territorial Guarani), 6º Desafio Zera Lixo, Projeto Direitos Humanos e Mediações Culturais no Profoco e 6º Espiritualidades. Essas atividades, das quais apenas algumas estão descritas aqui, reafirmam a importância do Programa para criar um ambiente de educação com relações solidárias, pluralistas, e que reforcem o respeito da Unisul pela diversidade cultural. 1º Congresso Internacional Revitalizando Culturas sobre Indigenismo Reuniu comunidades locais e internacionais. Trouxe a necessária ampliação de partilha com universi-

dades e organizações indígenas de outros continentes. Os participantes experimentaram a vivência na aldeia do Morro dos Cavalos no Centro Cultural Tataendy Rupá, unindo pesquisadores-doutores e os Xeramõi (velhos sábios).

11ª Semana Cultural Indígena O evento aconteceu no Centro Cultural de Formação Tataendy Rupá (Berço das Estrelas Brilhantes), uma conquista dos 18 anos de parceria da Unisul com os povos originários de Santa Catarina. O Centro oferece oficinas de artesanato, pinturas corporais, jogos guarani, danças rituais, comidas típicas e palestras. 6º Espiritualidades Encontro artístico, exposições, rituais, teatro, dança, pinturas corporais, canto coral e individual. O acontecimento reuniu 76 estudantes e artistas em apresentações musicais e dança, 25 alunos e docentes expositores de pinturas e fotografias e mais de mil visitantes da comunidade.

Semana do Livro Bibliotecas da Unisul

O evento integrou o calendário acadêmico da Universidade nos Campi de Tubarão, Florianópolis e Unisul Virtual, com entrada gratuita e aberta ao público. Promoveu não somente a leitura de textos, mas também associou o universo dos livros e seus respectivos autores ao cotidiano, com imagens, músicas, roupas e objetos. A semana contou ainda com exposição de desenhos, distribuição de livros, sorteios e café literário.

Programa Unisul Carreiras

Em 2016 foram atendidas 1.596 pessoas por meio de palestras e oficinas. O Programa Orientação Profissional e de Carreira é composto por três projetos: para a comunidade interna, o Projeto Desenvolvimento Profissional; para a comunidade externa, o Projeto Escolhas, com orientação para estudantes do Ensino Médio e de pessoas vinculadas a projetos sociais

35


Cia. de Teatro Unisul 36


Com início em 1998, a Cia. de Teatro Unisul vem difundindo a cultura teatral para a comunidade de Tubarão e arredores. A cada ensaio o grupo desenvolve um trabalho com enfoque social, resultando em espetáculos que trazem diversão e reflexão para o público. Em 2016, o Teatro Unisul retomou Pluft, o fantasminha, envolvendo as crianças da Escola Francisco Gallotti e Escola de Educação Básica Sagrado Coração de Jesus.

37


2 1 ª E DI Ç ÃO Por seu caráter não competitivo, o evento presta um serviço especial no aperfeiçoamento dos grupos de dança da região, já que se reúnem para apresentar o resultado de seu trabalho, trocar informações técnicas, conhecer novos talentos, enquanto o público usufrui de muitos momentos de emoção e beleza. Participaram grupos de dança da rede pública e particular de ensino, academias e grupos independentes.

38


das comunidades onde atua a Unisul; e o Projeto Empregabilidade para promover a qualificação e a inserção dos estudantes da Unisul no mercado de trabalho.

VIII Simfop

Simpósio sobre Formação de Professores

como prevenção DSTs, gestação precoce, mitos e verdade sobre drogas, bullying, cyberbullyng, escolha de carreira, orientação profissional, direitos humanos, dicas para vestibular, violência, segurança na internet, entre outros temas fundamentais para um crescimento saudável – profissional, mental e físico.

PET Saúde Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Programa desenvolvido na Unisul em parceria com o Governo Federal, a partir dos ministérios da Saúde e da Educação, e as prefeituras da Palhoça e Florianópolis. Como nas edições anteriores, promoveu a divulgação científica e a socialização de experiências pedagógicas, estreitando o fundamental contato da Universidade com as Escolas de Educação Básica. A realização do Simfop reafirmou o compromisso da Unisul como Universidade Comunitária promovendo uma educação de alta qualidade e igualitária, por meio da formação de professores. O VIII Simfop reuniu para o mesmo período outros eventos relativos à formação docente e educação, tais como II Seminário Regional do Proesde Licenciaturas, IV Seminário de Pesquisa Parfor; VI Semeia, VII Semana Integrada das Licenciaturas.

Uniexperiência 30 pessoas com idade entre 50 a 80 anos receberam os proveitos do Projeto que valoriza a pessoa idosa como repositório da cultura e de sua preservação. Realizado na Unidade Universitária de Braço do Norte, difundiu o alcance da participação social e o desenvolvimento humano em todas as fases. Oficinas, palestras, seminários e vivências reeducaram para a formação de uma cultura preventiva e de manutenção da saúde através de atividades físicas, de integração social, valorização de talentos culturais e inclusão social.

Integração Universitária Mais de 700 alunos do ensino médio Mais de 700 alunos do ensino médio e outros 430 participantes de Tubarão, Braço do Norte, Içara, Jaguaruna, Imbituba, Garopaba, Capivari de Baixo e Pescaria Brava usufruíram da integração com a Universidade a partir das temáticas trabalhadas,

Dois projetos no PET-Saúde beneficiaram a população: USE a Saúde - Unidade Serviço Ensino (USE), instalada no Centro de Convivência da Terceira Idade do município de Palhoça e Saúde Escola, que promove a saúde das crianças e adolescentes matriculados nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Brinquedoteca: Brincadeira Levada a Sério Espaço que funciona como laboratório criativo, no qual professores e acadêmicos desenvolvem atividades lúdicas, criando e testando jogos ou brinquedos voltados para a infância. Tem igualmente prestado serviço à comunidade por meio de orientação e assessoramento a escolas e centros de educação infantil. Foram atendidas aproximadamente 2.500 crianças de Centros de Educação Infantil, da rede municipal de Tubarão e do Colégio Dehon.

Centro de Referência Profissional - CREP

Orientação, Capacitação, Colocação e Recolocação Profissional Proveito para a comunidade na interação entre universidade e empresas. O CREP ofereceu estratégias para ampliar e qualificar o mercado de trabalho da região de Palhoça, com orientação, capacitação, colocação ou recolocação profissional e desenvolvimento de competências – atividades estas apoiadoras do desenvolvimento de empresas e microempreendedores individuais, além de trabalhadores, empregados ou desempregados.

39


Educação Financeira

Professores da Rede Pública Estadual do Ensino Fundamental e Médio

Encena Dehon

Realizado pela Empresa-Modelo da Unisul, o Projeto compartilhou orientações básicas sobre educação financeira com aproximadamente 300 jovens da rede pública, para que desde cedo pudessem compreender a importância de se usar o dinheiro com consciência. Foram capacitados agentes multiplicadores em educação financeira, transformando positivamente sua prática de consumo para atitudes conscientes e sustentáveis.

Grupep - XI Semana dos Povos Indígenas Envolveu mais de 4 mil alunos

O Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia – Grupep promoveu o evento anual sobre a importância do patrimônio cultural, destacando a arqueologia e a pré-história catarinense. O evento alcançou 4.550 alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio de Laguna, Tubarão, Imbituba, Garopaba, Braço do Norte, Pescaria Brava, Capivari, São Ludgero, Jaguaruna, Pedras Grandes, Criciúma e Gravatal.

História e Português em Aula Prática O Grupep também realizou aula prática para alunos do 6º e 8º anos, da Escola Comandante Moreira, de Laguna, com visita ao Sambaqui da Lagoa Garopaba do Sul, de modo que os alunos visualizassem o que aprendem em sala de aula sobre a história do Brasil e região.

Terapeutas da Alegria Projeto realizado pelo Colégio Dehon, em Tubarão, integrando alunos do Ensino Fundamental, da Universidade e voluntários da comunidade para atuarem em eventos culturais, artísticos, acadêmicos e sociais. Também em 2016 levaram alegria e solidariedade às pessoas nos hospitais e asilos da cidade.

40

A Cia. de Teatro do Colégio Dehon existe há 12 anos. Hoje conta com 120 alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio que atuam no festival anual de teatro, Encena Dehon, apresentando gratuitamente peças para um público de aproximadamente 500 pessoas por dia. Os ingressos são doações destinadas a várias entidades como Lar da menina, Ong Nossa Família, Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente – Combemtu e Associação das Voluntárias da Pediatria – Avope, do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Banda Marcial Colégio Dehon Em 2016 prosseguiu com sua proposta de interação com as escolas públicas do município, trazendo alunos de outras instituições – como a Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente – Combemtu – que se destacam para integrar oficialmente a Banda.


UNISUL GLOBAL Identifica-se com a Academia atual, que possui sede própria geograficamente e campi espalhados pelo mundo. Paralelamente à sua posição de Universidade Comunitária, ao prestigiar a cultura local e investir no desenvolvimento da região, há também uma intensa troca de saberes resultante das conexões globais, conquistadas pela área de relações internacionais da Unisul e que a caracterizam como plenamente inserida na complexidade do século XXI. O contato com outras culturas reflete no desenvolvimento do meio acadêmico, mas alcança igualmente a comunidade em geral com novas informações e um novo entendimento do mundo e das pessoas que nele vivem, de tal modo que nesse movimento podem ser agregados valores, percepções ou habilidades que ampliam a formação pessoal e profissional. A área de relações internacionais da Unisul reúne em sua estrutura o Centro Internacional e o Exchange Office. Juntos, desenvolvem políticas de intercâmbio internacional, nacional, regional e local, estimulam a interculturalidade, promovem integração entre comunidades brasileiras e estrangeiras. Em 2016, no Centro Internacional, além do Programa de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, a Elaboração de um Business Plan como instrumento de consolidação, qualificação, integração e expansão. Quanto ao Exchange Office, além dos já estabelecidos programas de cooperação para alunos de graduação, foi consolidado o programa intensivo de Inglês, no Canadá; e a primeira oferta para o estudo intensivo de Língua Francesa, em Cannes. A participação em importantes feiras internacionais garantiu novas parcerias e novos benefícios para a comunidade acadêmica. Alunos estrangeiros na Unisul: 174 Alunos da Unisul em intercâmbio: 116

41


Inclusão Social Programa de Bolsas

Compromisso da Unisul com a comunidade para acesso igualitário ao Ensino Superior. O Programa oferece variadas opções de benefícios que são um grande incentivo para não somente para a permanência, mas como estímulo ao ingresso no Ensino Superior, como Desconto de Escola Pública, Boas-Vindas (transferência de outras Universidades), Desconto Retorno (Evadidos), Desconto para uma Segunda Graduação e outros. Vale ressaltar que oferecer diferentes modalidades de Bolsas é uma forma de promover a inclusão social. Os estudantes podem usufruir do Artigo 170, das bolsas do Artigo 171 oferecidas pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – Fumdes, bolsas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – Proesde, bolsas da Fapesc/ CFEM – para estudantes de Química, Engenharia Química, de Petróleo e alunos do Colégio Dehon – bolsa ProUnisul, bolsa do Desconto Grupo Familiar, bolsas ProUni, bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), (Pibid), alcançando 25 escolas públicas estaduais

42

e municipais, em 11 municípios, bolsas Uniedu de Pós-graduação oferecidas pelo Fumdes, bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e bolsas do Programa Unisul de Iniciação Científica (Puic).

Programa de Promoção da Acessibilidade Estudantes atendidos: 489

A partir de 2002 o Programa começou com atividades de acompanhamento de estudantes cegos no Campus Universitário da Grande Florianópolis. Hoje, abrange os três campi da Unisul e o programa institucional que estuda, discute, planeja, orienta, apoia e executa ações para garantir às pessoas com deficiência ou necessidade educacional específica, acesso, permanência e aprendizagem colaborando para o processo de eliminação das barreiras pedagógicas, arquitetônicas e dos preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações que marginalizam e excluem as pessoas com deficiência.


Acolhida ao Migrante

No conceito de humanidade não cabem linhas divisórias. Foram 8 nacionalidades e 130 pessoas amparadas no Núcleo de Apoio e Assessoria ao Migrante. O Projeto visitou 20 escolas dos municípios de Tubarão, Capivari de Baixo, Pescaria Brava e Laguna, propondo a mais de mil alunos essa necessária reflexão com base nos princípios de solidariedade das Nações Unidas. O Projeto, coordenado pelo Curso de Relações Internacionais, auxiliou togoneses, ganeses, haitianos e senegaleses vivendo na região de Tubarão no processo de inserção social, integração cultural e produtiva do migrante.

Inserção Comunitária

As ações atingiram um público de até 30 mil pessoas Em Braço do Norte a Unisul realizou integração com a comunidade pelo desenvolvimento de eventos simultâneos no Dia do Cooperativismo e Feagro (Feira Agropecuária), em que foram ofertadas gratuitamente palestras de orientação sobre internet, orientação de carreira e vestibular, apresentação da Banda Dehon e corpo coreográfico, aulão solidário, consultas jurídicas, entre tantas outras atividades de interesse geral.

Projeto Inclusão Digital

Prefeitura Municipal de Tubarão e Unisul na albetização digital de idosos Trata-se de um dos mais antigos projetos de extensão da Universidade para reintegrar o idoso na sociedade por meio da alfabetização digital. Em 2016, o trabalho das oficinas reuniu alunos do Prodel e grupos de idosos em parceria com o Programa Oficina da Sabedoria, da Prefeitura de Tubarão estimulando a convivência entre gerações diferentes no resgate da cidadania e dos direitos, do potencial criativo e produtivo, valorizando especialmente a pessoa idosa.

43


Com mais de 70 polos presenciais, localizados em diversas regiões do Brasil, oferece cursos de graduação e pós-graduação com o suporte físico e logístico necessário ao Ensino a Distância de qualidade.

44


6ª Mostra Cultural UnisulVirtual

Educação Ambiental na UnisulVirtual

A Mostra Cultural de 2016 falou sobre Cidades Sustentáveis. Foram compartilhadas com toda a comunidade acadêmica, por meio de vídeo ou foto, as iniciativas de sustentabilidade urbana da cidade ou região em que o estudante reside. O post mais curtido foi o vencedor da Mostra. O prêmio foi uma viagem do estudante a Florianópolis para conhecer a Unisul e a região.

O Projeto de Extensão no Ensino a Distância promoveu a educação ambiental por meio de propostas válidas tanto para a comunidade acadêmica quanto externa, por meio de ações que estimulam a preservação e a conservação do meio ambiente. As ações incluíram desde a criação de um site com portfólio de projetos viáveis para todo o Brasil até a construção de um espaço físico que comportasse protótipos e experimentos ambientais, onde foram realizadas oficinas de temática ambiental com a comunidade. No Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) os alunos encontraram conteúdos e orientações para a realização do Projeto em suas respectivas cidades.

Maio Amarelo O Seminário transmitido online pela internet alcançou todos os estudantes dos 77 Polos da Unisul Virtual, os professores e funcionários dos 3 Campi da Unisul e a comunidade em geral. A Unisul participou também com outras ações em favor da conscientização sobre a necessidade de melhorar o comportamento no trânsito – somente no Brasil acidentes nas estradas matam cerca de 50 mil pessoas por ano.

Programa de Promoção à Acessibilidade Virtual Garantia de que os alunos encontrem igualdade de condições para acessar a todas as oportunidades que os cursos da UnisulVirtual oferecem, de modo que tenham chances justas de realizar bons estudos. O Programa oferece meios diversificados para que todos possam acompanhar integralmente os cursos, sejam dificuldades de visão, audição, mobilidade física ou obstáculos emocionais.

Brinquedoteca Projeto apresentado aos alunos virtuais para implantação em suas respectivas cidades, propondo um espaço para literatura, para o lúdico e brincadeiras em locais como hospitais, lar de idosos, postos de saúde, centros comunitários, abrigos para crianças, promovendo vivências que tragam alegria e bem-estar às pessoas e aos alunos uma experiência educativa de produção de conhecimento associando teoria à prática.

Tecnologias Aplicadas ao Social O Projeto de Extensão Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas a Finalidades Sociais ou Educacionais, que contou com a participação de estudantes da EaD, colocou as tecnologias da informação e da comunicação a serviço de causas de interesse social e educacional, em organizações do terceiro setor e escolas públicas.

45


INOVAÇÃOE EMPREENDEDORISMO Trabalho e S u st e nt a b i l i d a d e

46


47


48


49


Uma cultura de inovação impacta positivamente o desenvolvimento social. Ao promover a inovação e dar suporte à criação de novas tecnologias ligadas ao mercado de trabalho, bem como a projetos ou eventos focados em propriedade intelectual e transferência de tecnologia, a Agetec estimula o desenvolvimento da região em que atua a Unisul. Seus escritórios colaboram significativamente para o exercício do extensionismo na Unisul.

8º Seminário de Pesquisa Interdisciplinar – SPI Grande Florianópolis e Tubarão

Tecnologia e inovação no Brasil, seus desafios e as oportunidades para as Universidades foram tópicos abordados no evento, que mostrou diferentes perspectivas sobre o tema Tecnologia e Desenvolvimento: um debate interdisciplinar.

O EPD auxilia na prospecção, elaboração, aprovação e gestão dos projetos sob as diretrizes da Unisul e da Fundação Unisul. O Epitt é responsável pela gestão da propriedade intelectual e pela transferência de conhecimento e tecnologia. A finalidade do Nuemp é colaborar na geração de novas oportunidades de negócios no setor produtivo e governo, nas relações com o mercado e a sociedade, contribuindo para a sustentabilidade. Os C&IP promovem a harmonização das políticas e diretrizes para a criação de centros e institutos de pesquisa na Instituição. A incubadora Crie valoriza ideias inovadoras, oferecendo orientação e infraestrutura para a criação de um novo negócio. A Conjur, articulada com a Assessoria Jurídica da Unisul, garante a segurança jurídica e a agilidade das relações de CT&I da Universidade com o Setor produtivo e governo. O iLAB realiza mentorias, assessorias e consultorias para o desenvolvimento de novos negócios e startups. O objetivo do Uniparque é apoiar a Unisul nas iniciativas de fomento e desenvolvimento de incubadoras e parques tecnológicos, no efetivo cumprimento de seu papel no exercício do extensionismo, formação empreendedora e disseminação de uma cultura de inovação no meio acadêmico.

50

O objetivo é promover a gestão da inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia no NIT (Agetec) da Unisul. Por meio deste projeto foram desenvolvidas mais de 10 capacitações, entre elas: Workshop Ciência, Tecnologia e Inovação na Unisul, Oficina: Contratos e licitações para universidade (inovação e empreendedorismo), Contratos e Transferência de Tecnologia, A importância da Propriedade Intelectual para Empreendedores.

iLab Inovação, Empreendedorismo e Startups Trabalho colaborativo e inovador entre estudantes, professores, pesquisadores, empresários, inventores, agentes de transformação, empreendedores jovens e comunidade em geral na criação de negócios que colaborem para o desenvolvimento local e regional.


Economia Solidária

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP

Empresa-Modelo

Projeto que incentiva e dá suporte à economia solidária, colaborando para a inclusão social, a geração de emprego e renda.

Estudantes de Administração e Processos Gerenciais, integrantes da Empresa-Modelo da Unisul, aplicam estudos, pesquisas e projetos que resultam em atendimento especializado às micro e pequenas empresas de Tubarão e arredores, trazendo benefícios aos comerciantes e também aos consumidores locais. Esta parceria entre Universidade e empresas é relevante para a formação dos acadêmicos, mas igualmente para o estímulo de uma cultura do empreendedorismo, imprescindível ao desenvolvimento regional.

Reeducação na administração da economia doméstica Gestão de Conflitos Familiares Unidade de Araranguá.

Em 2016, entre algumas ações, destacaram-se o apoio na consolidação da Associação de Catadores e Selecionadores de Material Reciclável de Tubarão – Acamart, a capacitação em gestão financeira e marketing para empreendimentos econômicos solidários.

Semana Global de Empreendedorismo - SGE Mais de 150 países participaram desse movimento global que prestigia o empreendedorismo como um dos fortes agentes do desenvolvimento econômico social. A mensagem deixada pelo evento em 2016 intensificou a capacidade que tem o empreendedorismo de transformar as cidades. A Unisul participou desse movimento que, em Tubarão, foi realizado no espaço de coworking do Uniparque, com apresentação de 3 palestras e capacitações, fomentando o empreendedorismo local.

Foram “reeducados” neste processo cerca de 4 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio. Redução dos conflitos por meio da contabilidade e administração doméstica e direito da família para controle do patrimônio familiar, minimizando os problemas causados na vida de crianças e adolescentes de famílias com baixa renda, que se prostituem para comprar celular, maquiagem ou roupas. O Projeto age mais na reeducação do que na gestão, propriamente.

Grupo de Estudos Avançados em Ciência de Dados Reuniu pessoas interessadas em aprender e aplicar os conhecimentos em ciência de dados na construção de projetos para aproximação entre Universidade e setor produtivo, a fim de melhorar produtos e processos. O foco na pesquisa e inovação desenvolveu ideias que podem se tornar startups ou spinoffs vinculadas à Unisul. Esta conexão com a comunidade via negócios foi iniciada pelas empresas do Parque Tecnológico da Universidade (Uniparque e Incubadora).

51


52


53


Núcleo de Prática Jurídica – NPJ

Conquista coletiva: respeito aos Direitos Humanos e seus respectivos deveres. Unidades Pedra Branca e Florianópolis realizaram 2.146 atendimentos. Nas Unidades de Tubarão e Braço do Norte foram realizadas 5.907 ações. NPJ presente também nas Unidades de Araranguá, Içara e Trajano (Florianópolis). Os Núcleos de Prática Jurídica do Curso de Direito da Unisul atendem à comunidade no conhecimento relacionado ao Direito Civil, especificamente na área de família e registros públicos. Também estão ligados ao Núcleo o Centro Interdisciplinar de Mediação (CIM) e o Serviço Social. Outros serviços foram realizados como triagem para assistência judiciária gratuita e encaminhamento à Rede Social do Município, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Assistência Social (CMAS) e dos Direitos da Mulher (CMDM). A prática jurídica do Curso de Direito conta ainda com a Delegacia-Modelo (Novos Valores) em convênio com a Academia de Polícia do Estado, com atendimento gratuito à população nas questões penais.

Projeto Sentenciar Inédito no País, o Projeto permite que estagiários acessem técnicas de produção de projetos de sentenças em processos reais, sob supervisão de juiz de direito responsável e professor do NPJ. O direito de acesso à justiça é o fundamento da existência dos NPJs e de seu vínculo com a comunidade, garantindo os direitos fundamentais que amparam os menos favorecidos economicamente.

Núcleo de Resolução de Conflitos - NRC Grande Florianópolis

Atua não somente oferecendo acesso gratuito à justiça para as populações economicamente hipossuficientes, como também alivia as demandas do Judiciário, diminuindo custos, tempo e a burocracia processual. Propõe às partes envolvidas a chance de resolverem por si mesmas seus conflitos, evitando longos e custosos processos judiciais.

54


Serviço Social Unisul Triagem de Serviço Social no Campus de Tubarão . Serviço que atende avaliando a situação socioeconômica dos candidatos e a partir da análise orienta os encaminhamentos ao NPJ ou à rede de Assistência Social do Município, de acordo com a necessidade de cada cidadão.

edição um conjunto de atividades que incluíram pesquisa bibliográfica, de campo e intervenções na comunidade, entre elas leitura analítica do Estatuto do Idoso, estudo de seu contexto no Brasil e na Região de Araranguá, finalizando com uma tarde musical no Lar São Vicente, com lanche, roupas e presentes personalizados, doados pelos estudantes.

Programa Universitário Solidário Como forma de estender o estímulo à solidariedade, este Programa produziu ações de alunos de todas as fases do curso de Direito da Unidade de Araranguá. As turmas mobilizaram suas próprias famílias e demais membros de suas comunidades, para arrecadar fundos e doações para as 150 crianças da Creche Tia Valda, da Rede Municipal de Araranguá. As entregas foram realizadas em uma tarde de lazer com lanche especial para as crianças.

Pastoral Universitária

Semeando Cidadania

A Pastoral Universitária, parceria da Diocese de Tubarão com a Unisul, iniciou suas atividades em 2016 trazendo reflexões sobre direitos humanos e sistema prisional. O Pátio dos Gentios, uma das atividades da Pastoral, elegeu dois temas a serem trabalhados: ética e direitos humanos, além de desdobramentos dessas questões, como ética na política e na ciência e direitos humanos e imigração.

Parceria do Curso de Direito com o Grupo de Pesquisa em Inovação Social que teve por objetivo criar um ambiente de diálogo com os jovens do Ensino Fundamental e Médio da Escola Pública Lauro Müller, abordando assuntos relacionados às formas de cidadania.

Calouro Solidário

Proposta compatível com uma Universidade Comunitária, em contraste com os aviltantes trotes convencionais. Projeto imprescindível para humanizar a entrada de calouros na Universidade. Na Unisul, esta ação social vem estimulando nos jovens acadêmicos o sentimento de solidariedade e produziu nesta

55


UNISULTV 10 anos de comprometimento com os interesses regionais

No decorrer desses anos, a UnisulTV ampliou sua programação, sempre mantendo em primeiro plano a cultura e os interesses regionais. O grande destaque de 2016 foi a cobertura das eleições municipais, quando foram transmitidos ao vivo debates e entrevistas com os candidatos a prefeito de Tubarão, Laguna, Capivari de Baixo, Braço do Norte, Jaguaruna, incluindo os candidatos a vice-prefeito de Tubarão. A cobertura do dia das eleições teve mais de 12 horas ao vivo. O ano de 2016 marcou igualmente outra conquista da emissora: a inauguração de uma sucursal em Laguna, com proposta de prestigiar a população produzindo conteúdo local.

56


A Comunicação é Social Há seis anos os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Campus de Tubarão usam este lema no seu projeto integrado, incentivando para realização de atividades que beneficiem as comunidades onde vivem. Ações que se destacaram em 2016: 5ml de Vida (benefícios da doação de sangue e de medula óssea), Bituca no Lixo (conscientização para não poluir o meio ambiente), Sociedade Musical Lira Tubaronense (para ajudar a Instituição a se reerguer e reconquistar seu espaço na sociedade), Ong Movimenta-cão (mais visibilidade para a Ong e incentivo à adoção de cães e gatos de rua), Voluntários Pela Vida (documentário de depoimentos de pessoas contando sobre as experiências de voluntariado).

Promídia Cidadã

Apoio à Formação de Mulheres Empreendedoras Em parceria com a Prefeitura de Tubarão, o Projeto propõe atividades em três oficinas que levam à inclusão pelo acesso educativo do manuseio dos recursos tecnológicos. A primeira oficina melhora a autoestima das senhoras com trabalhos de fotografia e criação de books fotográficos. A segunda, ensina digitação, e-mail, integração virtual e redes sociais. Na etapa final do curso são oferecidas palestras sobre empreendedorismo, orientando para a produção artesanal como fonte de renda complementar.

Espaço Hipermídia

Ambientes sociais de aprendizagem

AGCOM

Agência Experimental de Comunicação

Tem por objetivo ser um espaço gratuito de experimentação aos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unidade Universitária de Tubarão, mas igualmente de prestação de serviços à comunidade interna e externa, produzindo peças de divulgação, peças jornalísticas e publicitárias em áudio e audiovisual. A sintonia com o público jovem promete impulsionar a interação da Unisul com a comunidade.

Na Unidade Pedra Branca, o Espaço Hipermídia acolheu o projeto Ragnarok em cena: degustações abertas para mentes apocalípticas. A ação ofereceu entrada gratuita, com bases transdisciplinares que animaram o universo do mito de Ragnarok. O método teve exercícios cênicos fundamentados nas bases comportamentais do animal humano e na antropologia tradicional indiana. Nessas vivências foram estimulados tato, olfato, visão, audição, gustação e equilíbrio para jogos sinestésicos de interpretação cênica e brainstorms narrativos.

Histórias de Vida

RPG AEIOU Lab

Reportagens que inspiraram benevolência e compreensão

A ideia de valorizar a história de vida de pessoas anônimas e à margem da sociedade estimulou os alunos do 7º semestre de Jornalismo, levando-os ao albergue noturno Pousada da Paz, que funciona em Tubarão desde 1996, para entrevistar os hóspedes – moradores de rua, andarilhos, dependentes químicos.

O Espaço Hipermídia abriu o Laboratório AEIOU à comunidade gamer da Grande Florianópolis com um ciclo completo de 5 cursos de Extensão em parceria com os cursos de Comunicação Social e de Cinema e Realização Audiovisual da Unisul. Foram abertos diferentes cenários experimentais nas diversas dimensões dos universos imersivos.

57


58


59


BALANÇO SOCIAL 2016

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL 1. Identificação Instituição: Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL CNPJ: 86.445.293/0001-36 Categoria: Ensino Endereço: Av. José Acácio Moreira, 787 - Bairro Dehon - 88.704-900 - Tubarão (SC) Natureza jurídica: ( ) Associação (X) Fundação ( ) Sociedade ( ) Outros Sem fins lucrativos? (X) sim ( ) não Registro: (X) CNAS (registro Nº 254.840/68) Utilidade Pública: (X) Municipal

( ) CEAS

( X ) CMAS (registro Nº 011) ( ) Não se aplica

(X) Estadual (X) Federal

( ) Não se aplica

Isenta da cota patronal do INSS: (X) sim ( ) não Possui Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Lei 12.868/13): (X) sim ( ) não Classificada como OSCIP (lei 9790/99) ( ) sim (X) não Mensagem Institucional Os valores aqui expressos não somente quantificam, mas demonstram efetivamente as aplicações dos resultados obtidos pelo trabalho convergente do Ensino, da Pesquisa e da Extensão desta Instituição em favor do desenvolvimento social. Nosso compromisso com as comunidades nas quais atuamos, incluindo os diferentes locais do território nacional pelo alcance da nossa Educação a Distância, podem ser avaliados, além dos números, pelas descrições e imagens nas páginas anteriores. Nesses breves relatos, divulgamos quantidade, mas, acima dela, a qualidade, a excelência, a diversidade de serviços, atendimentos, programas e eventos, incluindo muitas oportunidades de capacitação e lazer, ofertados gratuitamente à população. Privilegiamos a inclusão social, ampliamos nossa presença na educação ambiental, somos uma parceria forte com órgãos públicos na área jurídica e na área da saúde. Não poderia ser de outra forma, pois no cumprimento dos princípios básicos da Universidade Comunitária que somos, cabe-nos atuar consoante às necessidades concretas da sociedade, encontrando respostas e soluções que sejam verdadeiramente úteis ao bem-estar das pessoas; e mais: que substancialmente promovam o desenvolvimento da nossa região e, por consequência, do nosso Estado e do nosso País. 2. Base de Cálculo

2015

Valores (R$)

Valores (R$)

Receita Bruta (RB)

356.085.984,01

319.041.683,07

Receita Líquida (RL)

291.199.390,03

266.816.721,18

Resultado Operacional (RO)

113.544.628,18

107.224.685,35

Folha de Pagamento Bruta (FPB)

121.993.775,81

108.159.261,09

Origem dos Recursos - Receitas Totais

356.085.984,01

319.041.683,07

Prestação de Serviços/venda de produtos

341.277.097,84

302.654.076,82

Outras receitas

14.808.886,17

16.387.606,25

Aplicação dos Recursos - Despesas Totais

371.663.753,77

330.956.683,24

Projetos, programas e ações (excluindo pessoal)

66.891.485,59

53.392.714,50

Pessoal (salários + benefícios + encargos) incluso terceiros

202.283.723,24

185.721.244,20

Despesas operacionais

49.282.208,66

54.397.004,30

Despesas com Impostos e Taxas

60

2016

810.077,39

467.557,00

Despesas Financeiras

28.556.372,94

20.217.009,61

Capital (máquina, instalações e equipamentos)

23.839.885,95

16.761.153,63


3. Discriminação da aplicação dos recursos - Indicadores Internos Alimentação Encargos sociais compulsórios Previdência Privada Saúde Segurança e saúde no trabalho

2016 Valor (R$)

2015

% FPB

% RB

Valor (R$)

% FPB

% RB

677.169,96

0,56

0,19

597.921,30

0,55

0,19

47.402.100,37

38,86

13,31

43.169.547,21

39,91

13,53

530.912,27

0,44

0,15

7.770.553,84

7,18

2,44

1.146.350,87

0,94

0,32

988.951,83

0,91

0,31

176.048,58

0,14

0,05

172.994,99

0,16

0,05

Transporte

1.500.598,03

1,23

0,42

1.407.133,70

1,30

0,44

Educação

11.528.885,10

9,45

3,24

10.516.973,31

9,72

3,30

Capacitação e desenvolvimento profissional

377.095,96

0,31

0,11

460.950,24

0,43

0,14

Creches ou auxílio-creche

133.800,00

0,11

0,04

138.450,00

0,13

0,04

Seguros e empréstimos

105.721,64

0,09

0,03

98.628,84

0,09

0,03

Vale-Transporte

655.469,54

0,54

0,18

789.296,89

0,73

0,25

64.234.152,32

52,65

18,04

66.111.402,15

61,12

20,72

Total 4. Discriminação da aplicação dos recursos - Indicadores Externos Educação Cultura

2016

2015

Valor (R$)

% FPB

% RB

Valor (R$)

% FPB

% RB

44.644.949,76

36,6

12,5

35.046.601,93

32,4

11,0

45.500,00

0,0

0,0

63.700,00

0,1

0,0

Saúde e saneamento

5.324.917,41

4,4

1,5

5.588.557,64

5,2

1,8

Assistência Jurídica

5.918.819,33

4,9

1,7

941.714,71

0,9

0,3

Esporte

36.725,23

0,0

0,0

28.293,52

0,0

0,0

Doações (financeira, produtos, serviços, etc.)

88.500,08

0,1

0,0

1.555.844,00

1,4

0,5

0,00

0,0

0,0

15.675,00

0,0

0,0

56.059.411,81

45,95

15,74

43.240.386,80

39,98

13,55

810.077,39

0,7

0,2

467.557,00

0,4

0,1

55.249.334,42

45,29

15,5

42.772.829,80

39,55

13,4

Assistência Social Total das contribuições para a sociedade Tributos (excluídos encargos sociais) Total 5. Indicadores Ambientais

2016

2015

Valor (R$)

% FPB

% RB

Valor (R$)

% FPB

% RB

0,00

0,0

0,0

0,00

0,0

0,0

Investimentos em programas e/ou projetos externos

374.447,39

0,3

0,1

576.906,28

0,5

0,2

Total dos investimentos em meio ambiente

374.447,39

0,3

0,1

576.906,28

0,5

0,2

Valores de multas por infração à legislação ambiental

0,00

0,0

0,0

0,00

0,0

0,0

Investimentos relacionados com a publicação/ operação da entidade

Quanto ao estabelecimento de metas anuais para minimizar resíduos, o consumo em geral na produção/operação e aumentar a eficácia na utilização de recursos naturais, a entidade: Nº de multas ambientais:

( ) não possui metas (

) cumpre de 0 a 50%

(

) cumpre de 51 a 75%

( ) não possui metas ( ) cumpre de 0 a 50% ( ) cumpre de 51 a 75%

( X ) cumpre de 76 a 100%

( X ) cumpre de 76 a 100%

Em 2016: 0

Em 2015: 0

61


6. Indicadores do corpo funcional

2016

2015

Nº de empregados (as) ao final do período

2.666

2.636

Nº de admissões durante o período:

304

389

Nº de empregados (as) terceirizados (as)

237

245

Nº de consultores (as) especializados (as):

0

0

Nº de estagiários (as):

763

677

Nº de empregados (as) acima de 45 anos

924

934

Nº de empregados (as) de 16 a 18 anos

0

1

Nº de mulheres que trabalham na empresa

1.437

1.394

Percentual de cargos de chefia ocupados por mulheres

50,0%

50,0%

24

26

0,0%

0,0%

Nº de pessoas com deficiência

15

15

Nº de multas trabalhistas

1

0

N° de afrodescendentes que trabalham na organização Percentual de cargos de chefia ocupados por afrodescendentes

7. Informações relevantes quanto ao exercício da cidadania na entidade

2016

2017 Metas

Relação entre a maior e a menor remuneração na empresa

25,0

24,0

Nº total de acidentes de trabalho

2

0

Os projetos educacionais, culturais, esportivos, sociais e ambientais desenvolvidos pela entidade foram definidos por

( X ) diretoria ( X ) gerência ( X ) empregados (as) ( ) não se aplica

( X ) diretoria ( X ) gerência ( X ) empregados (as) ( ) não se aplica

Os padrões de segurança e salubridade no ambiente foram definidos por

( ) diretoria ( ) gerência ( ) empregados (as) ( X ) PPRA ( ) não se aplica

( ) diretoria ( ) gerência ( ) empregados (as) ( X ) PPRA ( ) não se aplica

Quanto à liberdade sindical, ao direito de negociação coletiva e à representação interna dos(as) trabalhadores(as), a entidade A previdência privada contempla

62

(

) não se envolve ( ) incentiva ( X ) segue as normas da OIT

(

) não se envolve ( ) incentiva ( X ) segue as normas da OIT

( X ) diretoria ( X ) gerência ( X ) empregados (as) ( ) não se aplica

( X ) diretoria ( X ) gerência ( X ) empregados (as) ( ) não se aplica


Na seleção dos fornecedores, os padrões éticos e de responsabilidade social e ambiental adotados pela entidade: Quanto à participação de empregados(as) em programas de trabalho voluntário, a entidade:

( ) são exigidos ( X ) são sugeridos ( ) são considerados ( ) não se aplica

( (

) não se envolve ( X ) apoia ) organiza e incentiva

( ) são exigidos ( ) são sugeridos ( X ) são considerados ( ) não se aplica

( (

) não se envolve ( X ) apoia ) organiza e incentiva

Nº total de reclamações e críticas de consumidores (as):

Organização: 5.825 Procon: 46 Justiça: 84

Organização: 5.200 Procon: 30 Justiça: 75

% de reclamações e críticas solucionadas:

Organização: 99,8% Procon: 28,3% Justiça: 28,5%

Organização: 100,0% Procon: 50,0% Justiça: 50,0%

A organização prioriza contratar pessoas da comunidade onde atua

( X ) SIM

( ) NÃO

( X ) SIM

( ) NÃO

A organização possui assento em Conselhos Municipais, Estaduais ou Federais

( X ) SIM

( ) NÃO

( X ) SIM

( ) NÃO

A organização participa de algum movimento social, como Redes e Fóruns

( X ) SIM

( ) NÃO

( X ) SIM

( ) NÃO

A organização adota políticas visando diminuir a exclusão social, através da admissão de idosos, pessoas com deficiências, mulheres, afrodescendentes e outros

( X ) SIM

( ) NÃO

( X ) SIM

( ) NÃO

Valor adicionado total a distribuir: Distribuição do Valor Adicionado (DVA):

Em 2016:

R$ 225.518.399,31

Em 2015:

R$ 182.945.563,71

0,3

% governo

0,2

% governo

80,6

% colaboradores

83,2

% colaboradores

0,0

% acionistas

0,0

% acionistas

16,8

% terceiros

14,2

% terceiros

2,3

% retido

2,4

% retido

Flávio Prá CPF 377.956.609-59 Contador CRC-SC 12892/O-6

63


Balanço Social 2016 Expediente SUPERVISÃO GERAL Flávio Prá flavio.pra@unisul.br Ademar Schmitz ademar.schmitz@unisul.br Mírian Maria de Medeiros mirian.medeiros@unisul.br Luiz Paulo Martins luiz.martins@unisul.br

COORDENAÇÃO EXECUTIVA EDIÇÃO E REDAÇÃO Vívian Mara Silva Garcia vivian.garcia@unisul.br

REVISÃO Ademar Schmitz Vívian Mara Silva Garcia

PROJETO GRÁFICO Michelline de Souza michelline.souza@unisul.br Ana Carolina de Freitas Durante Catarina ana.durante@unisul.br

FOTOGRAFIA Hilário Machado AGCOM - Agência Experimental de Comunicação Drone Sul

Este Balanço Social está disponível em www.unisul.br


APOIO Ana Paula Reusing Pacheco Diretora do Campus Universitário Unisul Virtual Ana.Pacheco@unisul.br Elivete Cecília de Andrade Gerente de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação do Campus Universitário de Tubarão elivete.andrade@unisul.br Fabiano Ceretta Assessor de Marketing, Comunicação, Estratégia e Negócios fabiano.ceretta@unisul.br Inês Alessandra Xavier Lima Gerente de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação do Campus Universitário da Grande Florianópolis ines.lima@unisul.br Milene Pacheco Kindermann Gestão de Extensão, Inovação Social, Cultura e Esporte milene.kindermann@unisul.br Moacir Heerdt Gerente de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação do Campus Universitário UnisulVirtual moacir.heerdt@unisul.br Rafael Ávila Faraco Diretor do Campus Universitário de Tubarão rafael.faraco@unisul.br Zacaria Alexandre Nassar Diretor do Campus Universitário da Grande Florianópolis Zacaria.Nassar@unisul.br

Gestão 2017-2023


CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS A Equipe do Balanço Social 2016 agradece a todos que direta ou indiretamente contribuíram com o envio de informações ou imagens para esta publicação, mas registra aqui seu especial agradecimento para Gislane Ferreira da Silva, Silvana Pagnan Harger, Vanessa Fretta May, Elias de Souza Tavares e Adalberto de Oliveira Neto (Nino), pela fundamental colaboração para que este trabalho pudesse ser realizado e distribuído com êxito.


Balanco social 2016  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you