Page 1

UNISUL Ciência e Comunidade BALANÇO SOCIAL 2015


Há uma perpétua troca de serviços entre a ciência e o empirismo. Muitas vezes a função da primeira consiste em formalizar o que o segundo descobriu. Multatuli, escritor holandês (1820-1887)


Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina Presidente Ailton Nazareno Soares Vice-Presidente Fabian Martins de Castro Secretário Executivo da Fundação Marcelo José Jung Júnior Procuradora Jurídica Tatiana Meneghel Controller Flávio Prá Universidade do Sul de Santa Catarina Reitor Sebastião Salésio Herdt Vice-Reitor e Pró-Reitor de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Mauri Luiz Heerdt Secretária-Geral da Unisul Mírian Maria de Medeiros Chefe de Gabinete Willian Corrêa Máximo Pró-Reitor de Operações e Serviços Acadêmicos Valter Alves Schmitz Neto Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional Luciano Rodrigues Marcelino Diretor do Campus Universitário de Tubarão Heitor Wensing Júnior Diretor do Campus Universitário da Grande Florianópolis Hércules Nunes de Araújo Diretor do Campus Universitário Unisul Virtual Fabiano Ceretta Assessor de Promoção e Inteligência Competitiva Ildo Silva da Silva Assessor Jurídico Lester Marcantonio Camargo

Gestão 2013-2017

4


6 10 22 30 40 48 54 60 66 72

Institucional Saúde Tecnologia Educação Cultura Esporte Cidadania Comunicação Empreendedorismo Balanço Social 2015

5


Institucional Instituída pelo Poder Público Municipal de Tubarão, a Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (Fundação Unisul), mantenedora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), provê a infraestrutura física, tecnológica e socioeconômica necessária à oferta de produtos e serviços que atendam com excelência às expectativas do mercado e de desenvolvimento da Região. Reconhecida como Utilidade Pública, aprovada em 1967 pela Lei Municipal nº 353, de 25 de novembro de 1964, completados mais de 50 anos, a Unisul, como Universidade Comunitária, vem promovendo a difusão do conhecimento e o desenvolvimento das comunidades da região na qual se insere, por intermédio da pesquisa, do ensino e da extensão. A atuação da Universidade se irradia por intermédio de seus 3 Campi e 6 Unidades, incluindo seu Campus Universitário UnisulVirtual, cuja capilaridade resultante das tecnologias da Educação a Distância permite sua contribuição igualmente significativa para o desenvolvimento de diversas regiões do Brasil.

6


Unisul: espaço de interação e respeito entre ciência acadêmica e ciência popular O conhecimento empírico é a sabedoria popular, o senso comum com base na tradição passada de pais para filhos há gerações. Toda ciência nasce aí, nesse cadinho ancestral feito de observação e persistência. Com o passar do tempo esse conhecimento foi esquecido em meio ao crescimento das instituições que, na codificação do saber em ciência, ocultaram de seu ambiente as próprias bases nas quais se apoiaram para crescer. No alvorecer do século XXI, a percepção acerca do conhecimento se transformou e passou a valorizar a integração entre os saberes, compreendendo as relações e influências mútuas em um mundo complexo. A Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, com mais de 50 anos construídos em parceria com a sociedade, é uma Universidade Comunitária que desde o seu início trabalha resgatando o saber popular como integrante da ciência produzida na Universidade e vivenciando a estreita ligação do conhecimento acadêmico com o conhecimento popular. A Pesquisa e o Ensino que a Unisul realiza têm essa característica. Nossa Extensão, foco desta publicação que reflete as ações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2015-2019), mostra os resultados da ciência trabalhada com a comunidade e aplicada em benefício da comunidade.

7


8


MISSÃO

A Unisul é uma Universidade Comunitária com a missão de promover educação, em todos os níveis e modalidades, para formar integralmente e ao longo da vida, cidadãos competentes, comprometidos com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, contribuindo para a melhoria da vida em sociedade.

VALORES

• Foco nos estudantes, nos professores e nos colaboradores. • Respeito às pessoas, ao meio ambiente e à cultura. • Compromisso com a excelência. • Atitude empreendedora. • Integração comunitária.

VISÃO@2030

Ser uma Universidade Comunitária de vanguarda, empreendedora e global, reconhecida pela ampliação do acesso à educação de qualidade e por contribuir com o desenvolvimento sustentável, em Santa Catarina e no País, em parceria com o Estado e outras organizações.

9


SaĂşde SaĂşde cuidada, vida conservada. Sabedoria popular

10


11


12


Não tenho plano de saúde. Se não fosse a Unisul eu não teria a facilidade de me tratar com tantos especialistas. Joaninha P. Rodrigues, 65 anos – é atendida gratuitamente no Ambulatório Médico de Especialidades – AME

13


Na área da Saúde, a Unisul presta atendimento gratuito a mais de 60 mil pessoas. Ambulatórios Médicos

Tubarão e Grande Florianópolis Policlínica Municipal de Referência Mais de 40 mil atendimentos 28 especialidades médicas Serviços prestados à população pelo Convênio entre Unisul e Prefeitura de Palhoça, através da Secretaria Municipal de Saúde, mediante aprovação da Câmara de Vereadores do Município.

Ambulatório Materno Infantil - AMI

Mais de 4 mil atendimentos Tem como referência o sistema materno-infantil, atendendo à população da região da Amurel - Associação de Municípios da Região de Laguna.

Serviço de Assistência Integrada à Saúde - SAIS

Cerca de 7 mil pessoas beneficiadas com atendimento que destaca a prevenção, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, além de ser ambulatório-escola para o curso de graduação em Enfermagem.

Ambulatório Médico de Ensino Integrado - AMEI

Atendimento médico à população em Pediatria, Ginecologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Cardiologia, Gastroenterologia e Núcleo Desenvolver - atendimento especializado para crianças. “Já fazem anos que participo do atendimento da Unisul, porque sou diabética e recebo acompanhamento sistemático com vários especialistas”. Maria Selma Santos, 71 anos

Clínicas-Escola de Fisioterapia

Tubarão e Grande Florianópolis Mais de 3 mil atendimentos Fisioterapia Aquática, Dermatofuncional, Cardiorrespiratória Ortofuncional, Neurofuncional, Esportiva, na Saúde da Mulher, em Oncologia, na Infância e Adolescência, Fisioterapia do Trabalho e outras modalidades para os diferentes ciclos da vida.

14


15


“Com a fisioterapia na piscina, ela tem melhor movimentação, fica feliz, mais atenta com as coisas em seu redor.” Depoimento da responsável por Liandra Lohn Costa, 17 anos

Núcleo de Desenvolvimento Integral da Criança

Projeto Desenvolver 112 atendimentos em solo e 110 sessões em grupo na piscina Atende à demanda da Clínica-Escola de Fisioterapia na Pedra Branca, bem como promove adaptação aquática de diversas crianças, além de envolver a comunidade quanto ao desenvolvimento infantil e saúde da infância.

16


17


“O Hospital Veterinário da Unisul é de grande importância para a cidade de Tubarão, primeiro porque é muito difícil encontrar atendimentos para ‘animais exóticos’ e porque somos muito bem atendidos tanto pelos funcionários, quanto pelos especialistas” Creusi S. Cardoso, 51 anos

Hospital Veterinário Unisul (HVU)

Amigos da Saúde Mental

Cerca de 9 mil procedimentos no Setor Clínico, Cirúrgico e Centro de Diagnóstico do Hospital Veterinário, beneficiando o município de Tubarão e região com apoio e promoção de programas de extensão por intermédio de assistência veterinária, consultoria e ações de saúde pública.

Prevenção, tratamento e reabilitação dos portadores de transtornos mentais visando integrá-los à sociedade, incluindo apoio aos familiares.

Serviço de Psicologia

Tubarão e Grande Florianópolis 3 mil atendimentos As comunidades da região de Tubarão e da Grande Florianópolis têm acesso gratuito e de qualidade a um atendimento psicológico supervisionado por professores.

Dia Mundial da Saúde Mental A edição de 2015, em Florianópolis, discutiu o tema Dignidade na Saúde Mental. Além disso, o curso de Psicologia da Unisul destacou duas outras problemáticas a partir do tema: as urgências e emergências em saúde mental e a atenção à criança e ao adolescente com sofrimento psíquico.

Oficina de Lembrança Projeto de Estimulação e Reabilitação Cognitiva de idosos da comunidade do entorno da Unisul, Campus Universitário Tubarão e da Grande Florianópolis, com atividades físicas e inclusão digital.

Clínica de Naturologia

Aproximadamente 3 mil atendimentos Serviços gratuitos à região da Grande Florianópolis com as diversas terapias complementares: plantas medicinais, Florais de Bach, aromaterapia, massagens, reflexoterapia, geoterapia, cromoterapia, recursos expressivos, hidroterapia.

Ambulatórios de Nutrição Atende à população da região da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), cuidando principalmente do acompanhamento quanto ao excesso de peso, hipertensão arterial, diabetes e hipotireoidismo.

Programa de Apoio a Pacientes em Abandono do Tabagismo Realizadas 701 consultas no Ambulatório de Tabagismo, vinculado ao Ambulatório de Atenção Básica, Internato Médico, 12ª Fase do Curso de Medicina.

Projeto da Lagoa No atendimento à população do Retiro da Lagoa (Lagoa da Conceição, Florianópolis) foi incluído projeto sobre o HIV, avaliando aspectos como preconceito, vulnerabilidade, relações pessoais, além das orientações do curso de Odontologia sobre saúde bucal.

Doação de Sangue Hemosc-Unisul Campanha para salvar vidas por meio da doação de sangue, contando com a participação de alunos e professores da Unisul, na Unidade Universitária da Pedra Branca.

18


19


20


Clínica Odontológica Aproximadamente 4 mil atendimentos Clínica em Tubarão e na Grande Florianópolis. Atendimento odontológico com equipamentos de última geração, oferecendo serviços gratuitos desde profilaxia, restaurações, tratamentos de canal a extrações dentárias.

21


TECNOLOGIA A experiência é mãe de todas as ciências. Sabedoria popular

22


23


24


Por estar doente precisei construir mais um quarto na minha casa, mas não sabia que precisava de autorização, regularização. Agradeço à Unisul, porque sem a ajuda dos arquitetos eu não teria como conseguir os documentos, nem pagar pelo espaço construído. Shirley da Silva Mateus, 39 anos – proveu sua necessidade devido à parceria do Centro de Referência de Assistência Social- CRAS/Tubarão com a Unisul, Escritório-Modelo de Arquitetura e Urbanismo - EMAU

25


Nossas ações socioambientais em 2015 nos tornaram novamente merecedores do Certificado de Responsabilidade Social 5ª Edição, entregue pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Alesc, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004.

Centro Tecnológico - Centec

Primeira Escola Solar do Brasil - REGSA+Unisul

Conferência Internacional Links

A REGSA é parte de um consórcio de pesquisa fomentado pela União Europeia, promovido no Brasil pela Unisul. Desenvolvido por equipe de professores da Unisul em uma escola pública rural, em Rancho Queimado, Grande Florianópolis, o projeto continuou, em 2015, a realizar as melhorias que transformaram a Escola em modelo de melhores práticas para outras instituições, além de novas perspectivas para as 150 crianças que frequentam a Escola – primeira do Brasil a gerar a eletricidade que consome com o uso de energia limpa e renovável (solar).

Campus Universitário de Tubarão O Laboratório Industrial Químico com uma área de 8.400m² prestou diversos serviços filantrópicos incluindo análises de balneabilidade da praia de Garopaba até Jaguaruna, além de análise de potabilidade da água para consumo humano e análises de solo agrícola para a agricultura familiar.

Campus Universitário da Grande Florianópolis O tema, consumo de energia, alimentos e água no Brasil, no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas, reuniu universidades de todo o mundo promovendo o intercâmbio de ideias e experiências adquiridas na execução de projetos. Evento aberto ao público em geral.

Unisul Solar

Programa de Educação Ambiental da Universidade Campus Universitário da Grande Florianópolis Miniusina de geração elétrica por meio de fontes renováveis. O módulo integra os projetos REGSA (sigla em inglês para Promoção da Geração de Eletricidade através de Fontes Renováveis na América do Sul) e da Conferência Internacional Links 2015 - uma rede internacional de pesquisa integrada pela Universidade de Cambridge e pela Unisul, através do Grupo de Pesquisa de Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens).

26


Escritório-Modelo de Arquitetura e Urbanismo - EMAU

Além das atividades com instituições sociais, o Emau atende famílias carentes por meio de convênio firmado entre a Universidade, Prefeituras Municipais e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

27


Projeto Ciência Móvel

Caminhão da Ciência Parceria entre Unisul e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, que leva ciência às Escolas de Ensino Médio, apresentando soluções sustentáveis para problemas ambientais, através de oficinas e protótipos desenvolvidos no caminhão chamado Ciência Móvel. O projeto abrangeu inicialmente 13 municípios da Grande Florianópolis.

28


29


30


EDUCAÇÃO A educação nos acompanha por toda a vida. Sabedoria popular

31


32


Com esforço e dedicação, aliados a uma Universidade que abriu suas portas, meu sonho de cursar Medicina foi possível. Graças à Unisul e seus programas de auxílio aos alunos que almejam dar um rumo diferente ao seu destino, muitas vezes já selado pela hipossuficiência financeira, ele foi alcançado. Só tenho a agradecer aos meus maiores apoiadores, porque hoje vivencio muito mais do que a minha profissão, mas a minha vocação; e não pode existir maior realização para alguém do que isso. Dr ª. Letícia Fernandes Monteiro, 22 anos - sonho realizado com apoio dos programas de bolsa de estudo e de inclusão social da Unisul.

33


Unisul Global

Integra a Unisul com diferentes países e culturas. Abriga o Centro Internacional, Exchange Office, parceiras, redes de pesquisa e alianças. Conta com mais de 40 convênios internacionais ativos: Alemanha, Argentina, Cabo Verde, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, México, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana.

Centro Internacional

É a sede de cinco Programas Institucionais que oferecem aprendizado da cultura brasileira e da língua portuguesa para estrangeiros, disciplinas em língua estrangeira, programas customizados, bem como aprendizado de línguas estrangeiras para a comunidade interna e externa.

34


Exchange Office Escritório de intercâmbio que, em 2015, ofertou bolsas de estudos e oportunidades de pesquisa no exterior com base no Programa de Intercâmbio de Cooperação Bilateral, Ciências sem Fronteiras, Brafitec, Programa Ibero-Americanas-Santander Universidades, Programas Customizados, Programa Intensivo de Idiomas no Exterior.

Universidade da Experiência (Uniexperiência) Em Florianópolis, o Programa foca atividades de ensino, pesquisa e extensão referentes à terceira idade, ao processo de envelhecimento, bem como à valorização dos indivíduos na sociedade e sua inclusão na Universidade e fora dela.

Os educadores-orientadores sociais no SUAS O Projeto em Defesa de Direitos de Crianças, Adolescentes e Famílias desenvolveu Seminário voltado para capacitação de equipes técnicas, gestores e educadores sociais de organizações públicas e da sociedade civil, na função do orientador-educador social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Projeto já é tradição de inserção na comunidade de Palhoça e integra o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET Saúde

Parfor Educação superior ofertada com qualidade e gratuitamente Uma parceria Unisul e MEC (Capes) com base no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor, também em 2015 prestou inestimável benefício aos professores atuantes na rede pública de ensino da região sul do Estado de Santa Catarina.

30 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente Parceria da Unisul com Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Municípios de Tubarão, Palhoça e Florianópolis, fortalecendo a integração entre ensino, serviço e comunidade para promoção e proteção da saúde no contexto do SUS.

CREP - Centro de Referência Profissional

Orientação, Capacitação, Colocação e Recolocação Profissional Serviços oferecidos aos trabalhadores do Município de Palhoça para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à inserção e manutenção dos trabalhadores no mercado formal de trabalho. O Projeto atende tanto à comunidade, quanto às empresas e microempreendedores.

Integração Universitária: intervivências entre Universidade e Escolas do Ensino Médio Pibid

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência O Pibid/Unisul dispõe de 349 bolsas Programa Capes/MEC para estudantes de licenciatura. O projeto institucional Pibid/Unisul fomenta a iniciação à docência e o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior para a melhoria da qualidade da Educação Básica pública brasileira.

Unisul Experience Participação de 21 escolas da região da Grande Florianópolis e envolvimento de mais de 2 mil alunos do Ensino Médio na vivência universitária que mostrou as possibilidades do Ensino Superior. Os estudantes receberam orientação profissional e dicas para o Enem.

Programa de Orientação de Carreira – POC

Mil estudantes orientados O Programa institucional prestou auxílio aos estudantes do Ensino Médio da Região no planejamento de carreira e orientação profissional em eventos como Vitrine das Profissões e Unisul Experience (Palhoça) com oficinas e aplicação de testes. Em Tubarão, atendimento a alunos da Escola Combemtu e da Escola Jovem.

Desenvolve estratégias para a prática de aprendizagem significativa e integrativa entre acadêmicos e alunos do Ensino Médio de diversas escolas da região de Tubarão, de modo a motivar, tanto uns quanto outros, à formação continuada.

Grupep

Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia A Semana dos Povos Indígenas é um evento promovido pelo Grupep com a finalidade de sensibilizar a comunidade regional para a temática do patrimônio cultural, com enfoque na arqueologia e pré-história catarinense. Em 2015, mobilizou cerca de 3 mil crianças e jovens de diversas instituições de ensino de Tubarão e região.

35


Inclusão Social Programa de Bolsas

O Programa representa o compromisso da Unisul com a comunidade. Ofertar diferentes modalidades de Bolsas é uma forma de promover a inclusão, colaborando para tornar igualitário o acesso ao Ensino Superior. Dentro das normas estabelecidas para obtenção de Bolsa de Estudo, os estudantes podem se beneficiar do Artigo 170, das bolsas do Artigo 171 oferecidas pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – Fumdes, bolsas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – Proesde, bolsas da Fapesc/ CFEM – para estudantes de Química, Engenharia Química, de Petróleo e alunos do Colégio Dehon – bolsa ProUnisul, bolsa do Desconto Grupo Familiar, bolsas ProUni, bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), bolsas Uniedu de Pós-graduação oferecidas pelo Fumdes, bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e bolsas do Programa Unisul de Iniciação Científica (Puic).

Programa de Promoção da Acessibilidade Com início em 2002, o Programa atende estudantes com deficiência sensorial, física e necessidades educacionais específicas. Acessibilidade arquitetônica, acessibilidade aos materiais didáticos, com mais de 24 mil páginas impressas convertidas em formato digital por programas especiais, flexibilização curricular, adaptação de livros didáticos, transcrição de videoaulas, intérprete para o acompanhamento técnico-pedagógico nas disciplinas presenciais e virtuais, além de orientações aos familiares.

36


Inclusão Digital Alfabetização digital de idosos em parceria com a Prefeitura Municipal de Tubarão.

Projeto Educadores em Saúde

by Terapeutas da Alegria Criado em 2002 inspirado pelo filme Patch Adams: o Amor é Contagioso. Em 2015, o Projeto foi além do ambiente hospitalar original e realizou 16 ações, incluindo oficinas, realizadas na Unidade Universitária da Pedra Branca e nas comunidades do Frei Damião e Brejarú, de Palhoça.

UnisulVirtual Com mais de 70 polos presenciais, localizados em diversas regiões do Brasil, oferece cursos de graduação e pósgraduação com o suporte físico e logístico necessário ao Ensino a Distância de qualidade. Por meio do Programa de Promoção à Acessibilidade Virtual, os alunos contam com acesso igualitário que permite chances justas de realizar bons estudos. Sejam dificuldade de visão, audição, mobilidade física, sejam obstáculos emocionais, o Programa promove meios para que todos possam estudar.

Semeia - V Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade

Campus Universitário de Tubarão Reúne profissionais, estudantes e pesquisadores de diversas instituições para discutir e compartilhar experiências e conhecimentos para o fortalecimento da educação inclusiva na Região.

Terapeutas da Alegria TubaCity Realizado pelo Colégio Dehon, em Tubarão, o Projeto integra alunos do Colégio e da Universidade atuando em eventos culturais, artísticos, acadêmicos e sociais. Em 2015, foram formados 80 terapeutas, incluindo voluntários da comunidade em geral, que levaram alegria e solidariedade aos hospitais e asilo da cidade.

Brinquedoteca: Brincadeira Levada a Sério Integração da Universidade com a comunidade pelo acolhimento de crianças da Escola Básica São Judas Tadeu, Centro de Educação Infantil São Judas Tadeu, além dos alunos do Colégio Dehon.

Banda Marcial Colégio Dehon Interação com as escolas públicas do município, a exemplo da Combemtu (Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente), seja atuando nas escolas e instituições, seja trazendo alunos que se destacam para integrar oficialmente a Banda. Em 2015 foram realizadas 35 intervenções socioculturais na comunidade.

37


Educação Ambiental Programa Unisul de Educação Ambiental Reafirma a preocupação com o meio ambiente pela promoção de uma cultura voltada para a consciência, respeito e preservação. Desenvolve-se no decorrer de programas, serviços e projetos aplicados na Extensão, no Ensino e na Pesquisa. Suas ações ocorrem desde a Educação Básica até a Educação Superior, unindo informação com boas práticas ambientais para que sirvam de exemplo tanto para a comunidade interna quanto externa.

Semana do Meio Ambiente Palestras abertas ao público para ampliar a oportunidade de participação da comunidade tubaronense nas atividades comemorativas à Semana do Meio Ambiente do Município.

Educação ambiental: coleta, triagem e destinação do lixo. Ofereceu aos familiares e alunos da Escola Professor Fernando Valter, no bairro Congonhas, Tubarão, a oportunidade de mudança nas atitudes e práticas pessoais na escola, em casa e na comunidade, em relação ao meio ambiente.

38

5º Desafio do Lixo Zero No Campus Universitário da Grande Florianópolis, o Projeto trabalhou o tema Você separa seus resíduos? produzindo ações para reciclagem e coleta de resíduos, oficinas de gestão e sensibilização que uniram estudantes, docentes e comunidades interativas em programas ambientais no entorno do Campus.

Educação Ambiental na UnisulVirtual Trabalhos de extensão no Ensino a Distância envolvendo escolas das diversas comunidades de abrangência da EaD, com foco em Educação Ambiental. Os acadêmicos da UnisulVirtual, orientados para a integração da Universidade com a comunidade, realizaram palestras sobre educação ambiental nas escolas de suas respectivas regiões. Observatório de Educação Ambiental da UnisulVirtual Projeto de ensino, pesquisa e extensão na área de educação ambiental, integrou a comunidade acadêmica com as diferentes comunidades, sobre questões ambientais, além de participar do Fórum Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão na Universidade do Contestado, em Concórdia. O Projeto mantém um site com portfólio dos projetos.


39


CULTURA Para prosperar na vida: arte, ordem e medida. Sabedoria popular

40


41


42


Desde criança, o teatro fazia parte do sonho da minha vida. Eu só não sabia onde e como encontrá-lo. A Unisul promoveu esse encontro, para nunca mais me separar dele. Ricardo Vandresen, 30 anos - ator da Cia. de Teatro da Unisul, Projeto de Extensão Cultural da Universidade.

43


Coral Unisul - Grande Florianópolis e Unisul Virtual Projeto cultural e extensionista que envolveu integrantes da comunidade acadêmica e pessoas da comunidade externa. A proposta atuou como um núcleo difusor de cultura e da arte do canto coral.

Noite da Gratidão Fórum das Forças Vivas de Tubarão e Unisul somaram solidariedade, arte e esforços para, em nome das comunidades de toda a região, agradecerem pelos 120 anos de chegada das irmãs da congregação Divina Providência a Tubarão, bem como pelos111 anos do Hospital Nossa Senhora da Conceição, onde exerceram com amor o seu ofício.

5ª Mostra Cultural Unisul Virtual

Tema de 2015: relações etnorraciais e direitos humanos O Programa aproveita o alcance nacional da EaD para mostrar a riqueza cultural das diversas regiões em que os Polos da Unisul Virtual estão situados. Cerca de 2 mil estudantes compartilharam com os demais reflexões, críticas e ideias sobre aspectos de sua região.

I Mostra de Cinema Marcas da Memória Sessões públicas e gratuitas, em Tubarão e Florianópolis, de documentários sobre a Ditadura. Os filmes foram produzidos pelo Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Evento dedicado à memória e à reflexão crítica sobre os regimes de exceção vividos na América do Sul, em especial no Brasil, e seus reflexos no presente.

Unicena Festival de teatro estudantil e universitário da Unisul. Além de apresentações da Cia. de Teatro da Unisul, o evento conta com participantes e apresentações do Estado e Região.

Cantart 300 vozes e seis corais da Região participaram do encontro anual de corais realizado pela Unisul, no Espaço Integrado de Artes (EIA), no Campus Universitário de Tubarão.

20º Unidança Como nas edições anteriores, o evento divulga a dança do Sul de Santa Catarina, sem competição, prestigiando a arte da dança em todas as suas dimensões.

Amor em Canção

20 Anos do Coral Universitário O evento anual, tradicionalmente alusivo ao Dia dos Namorados, em 2015 celebrou não somente o amor, mas também o aniversário do Coral Universitário Unisul, com o tema Coral Unisul 20 anos de amor à música: cada coralista, um solista.

44

Programa Revitalizando Culturas

O Programa integra a política da Unisul pela inclusão e participação de todas as culturas de seu entorno

12° Semana Indígena da Unisul - 10° Semana cultural Tekóa e Itaty Oficinas, debates e vivências na semana cultural com os Guarani Mbyá da Aldeia Itaty, buscaram a interação com os remanescentes dessa rica cultura, em processo de extinção, acolhendo sua 1ª produção cinematográfica na Unidade Universitária Pedra Branca. Há 17 anos a Unisul interage na troca de conhecimentos com os povos originários de Santa Catarina: Kaingang, Laklanhõ (Xokleng) e Guarani.

8º UniDiversidade Com o tema Diversidade é riqueza. Miséria é a desigualdade, o evento formulou um espaço para a convivência solidária com as diferentes culturas do entorno da Unisul e em cada comunidade dos alunos alunos do Campus Universitário Unisul Virtual.

Semana do Livro e das Bibliotecas na Unisul Programação realizada no Campus Universitário de Tubarão, Grande Florianópolis e Unisul Virtual para promover a leitura e a troca de conhecimentos. O evento integra o calendário acadêmico da Universidade.


Programa de Cultura Artística

Em Tubarão, o Espaço Integrado de Artes (EIA), acolhe o Programa de Cultura Artística, composto pelo Coral Universitário, Cia de Teatro Unisul e Unisul Cia de Dança. Os grupos atuam em diversos eventos da Universidade e comunidade externa.

45


Uniluz

Imaginação, fantasia e esperança. Com este tema, a versão 2015 do grande evento natalino gratuito da Região, em parceria com Ministério da Cultura e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, apresentou uma história que foi encenada pelos grupos de teatro, dança e coral da Unisul. Contou, ainda, com a participação especial da Orquestra de Câmara da Unisul, dos cantores Dudu Fileti e Gabriel Valim, além de centenas de talentos locais.

46


47


48


ESPORTE Com perseveranรงa, a vitรณria se alcanรงa. Sabedoria popular

49


50


Represento a Unisul nos jogos universitários. Se não fosse esta oportunidade oferecida pela Universidade eu não teria condições de arcar com os custos. Só tenho a agradecer o apoio e o incentivo dado a mim e aos atletas que representam a Unisul Djenyfer Arnold, 23 anos - oportunidade ofertada pelo Programa de Esportes da Unisul.

51


Atletismo na Unisul

Treinamento oferecido a adolescentes, jovens e adultos de ambos os sexos, da cidade de Tubarão e região, contribuindo para melhorar a qualidade de vida por meio de práticas saudáveis e desenvolver a boa convivência social.

Programa de Esportes

Unisul Paradesportiva

Mais de 4 mil atendimentos do Programa nos Campi Universitários de Tubarão e da Grande Florianópolis ofertando à comunidade interna e externa atividades que melhoram a qualidade de vida, promovendo saúde e bemestar.

Organização para o Movimento e o Desporto Amador (OMDA) e Unisul – parceria no esporte e no estudo Em 2015, o Projeto ampliou as atividades dos atletas para a área educacional e acadêmica. OMDA e Unisul deram suporte para que os atletas participassem de cursos de inglês, ingressassem na Unisul ou concluíssem o ensino básico e médio.

Campeões da Vida IGK

200 crianças e adolescentes em projeto de inclusão social A continuidade da parceria com o Instituto Guga Kuerten (IGK) proporciona a crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social um melhor desempenho escolar e convívio social, por meio de oficinas de tênis e esportes complementares, em trabalho integrado com as áreas de educação física, artes cênicas, informática, biblioteconomia, psicologia, pedagogia e serviço social.

Projeto de Tênis Unisul Projeto utilizou o tênis como forma de desenvolvimento motor, comportamental e cognitivo, com base em exercícios pedagogicamente adequados.

52


Complexo Aquático

O Complexo, localizado na Unidade Universitária Pedra Branca, oferece aos alunos, colaboradores e comunidade externa, estrutura para fisioterapia, condicionamento físico e treinamento para natação e saltos ornamentais. Conta com piscina de 50m e tanque para os saltos.

53


54


CIDADANIA O sol nasce para todos. Sabedoria popular

55


56


Não tenho condições de pagar por esses atendimentos. Graças à Unisul estou conseguindo resolver minha situação. Marineide Luciano Cancelier, 34 anos - suporte oferecido pela assessoria gratuita do Núcleo de Práticas Jurídicas.

57


58


Núcleo de Prática Jurídica - NPJ

Campus Universitário de Tubarão e Campus Universitário da Grande Florianópolis e suas respectivas Unidades Mais de 6 mil pessoas receberam gratuitamente assessoria jurídica em áreas que englobam direito civil, penal, público, direito do trabalho e núcleo de sentenças, além de reunir outros serviços como o de triagem que faz encaminhamento à Rede Social do Município.

Serviço Social da Unisul

Triagem de Serviço Social - Tubarão Processo de triagem e orientação de candidatos avaliando sua situação socioeconômica de maneira a encaminhá-los ao NPJ ou à rede de assistência social do município, de acordo com a necessidade.

Calouro Solidário Atividade desenvolvida pelo 1º semestre do curso de Direito da Unidade Universitária de Araranguá, com o tema “A Complexidade do Processo de Adoção no Brasil”. Além do desenvolvimento de princípios éticos e da solidariedade por meio de ações de responsabilidade social, os calouros solidários doaram 260 livros novos e seminovos de literatura infanto-juvenil para a Casa Lar de Araranguá.

Promídia Cidadã Apoio às Mulheres Empreendedoras das comunidades de Tubarão por meio da prática midiática e social. Espaços de reflexão e conhecimento teórico-prático para capacitálas no uso das ferramentas midiáticas como fotografia, produção de microdocumentários, construção de sites e redes sociais. As oficinas desenvolveram a participação cidadã e o empreendedorismo social.

Projeto Rondon 2015 - Operação Bororos

Lição de vida e de cidadania Operação do projeto Rondon 2015 foi realizada pela Unisul em conjunto com a Universidade de São Paulo – USP no município de Arenápolis – MT. Agentes multiplicadores da comunidade desenvolveram práticas e saberes nos temas cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde através de ações de caráter socioeducativo e sustentável.

59


60


COMUNICAÇÃO Bem falar e bem ouvir é arte de comunicar. Sabedoria popular

61


62


A UnisulTV tem me proporcionado grandes conhecimentos através de sua programação de alto nível, além de trazer informações diárias sobre a nossa região. Geraldo Estevam, 60 anos - sintonizado com o que acontece na Região por conta das 12 horas diárias de programação local da UnisulTV.

63


Unisul TV

Com.Versão

Em parceria com a TV Cultura de São Paulo, a UnisulTV ampliou sua programação focada na cultura regional, sem deixar de trazer para a população temas e entretenimento em pauta no mundo.

Revista digital produzida pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unidade Universitária da Pedra Branca, com foco na prestação de serviços para a comunidade, a partir de suas sugestões de pauta e informações.

Espaço Integrado de Comunicação

Espaço Hipermídia: um portal de conhecimentos

Comunicação Experimental Realizadas vivências que forneceram bases para produções e reflexões ligadas à comunicação, além de diálogo com as comunidades e perspectivas de mediações culturais. Uma das vivências foi realizada no Presídio Feminino de Florianópolis.

ProMídia Educação Oficinas capacitaram professores do ensino municipal de Tubarão, para inserção nas redes sociais, produção de vídeos, microdocumentários, imagens fotográficas e blogs para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Realizou trabalho paralelo à Secretaria de Educação do município.

64

Projeto dedicado a criar ambientes sociais de aprendizagem em que diversos segmentos sociais e acadêmicos geraram, difundiram e refletiram processos de conhecimento de diferentes culturas e saberes populares. Aproximadamente 100 familiares, amigos e afins colaboraram voluntariamente com os bolsistas do art. 170, integrantes do Projeto.

Agência Experimental - Lúdica Por meio da comunicação online, a Agência oferece um espaço de experimentação em Comunicação Social, nas áreas de pesquisa, elaboração de conteúdos de comunicação, elaboração de layout e produção.


AGECOM

Agência Experimental de Comunicação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unidade Universitária de Tubarão. Produção gratuita, para a comunidade externa e interna, de peças de divulgação dos cursos, peças jornalísticas e publicitárias em áudio e audiovisual.

65


EMPREENDEDORISMO Madruga e verรกs: trabalha e terรกs. Sabedoria popular

66


67


68


A incubadora social nos ajuda a fazer as feiras, a administrar melhor as aplicações e rendimentos dos nossos produtos. Agradecemos a Unisul por nos proporcionar tamanha oportunidade! Maria Inês de Oliveira, 60 anos e Zuleide de Oliveira, 65 anos – projetos transformados em sucesso com a parceria da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP

69


INOVAÇÃO Agetec

UNIPARQUE

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul

A Agência acolhe projetos e promove eventos voltados para a inovação tecnológica, além de tratar da propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Conta com escritórios que colaboram significativamente para o exercício do extensionismo na Unisul.

Desenvolve a cultura da inovação e do empreendedorismo na Unisul, apoiando as iniciativas de fomento e desenvolvimento de incubadoras e parques tecnológicos, de modo a cumprir um significativo papel na prática extensionista, além de disseminar a inovação nos processos de ensino, pesquisa e extensão. Com este foco abriga algumas empresas.

70


6º Seminário Nacional de Inovação (SNI)

Campus Universitário de Tubarão Com a temática Tríplice Hélice: perspectivas e desafios para o desenvolvimento do Sistema Catarinense de Inovação, o 6º SNI estimulou a discussão e o debate entre os participantes, promovendo o desenvolvimento tecnológico, o intercâmbio de experiências, além de divulgar informação e conhecimento entre Academia e Setor Produtivo.

Laboratório de Inovação e Empreendedorismo – iLab

Cultura de Inovação, Empreendedorismo e Geração de Startups Ambiente para interação de estudantes, professores, pesquisadores, empresários, inventores, criativos, agentes de transformação, empreendedores jovens e comunidade na busca de soluções inovadoras para o desenvolvimento local e regional.

II Congresso Brasileiro de Propriedade Intelectual Teve como temática as dificuldades de obtenção de patentes no Brasil, colocando em discussão os problemas e as possíveis soluções por meio de palestras, workshops e mesas redondas. O evento disseminou a cultura de inovação e empreendedorismo da Unisul.

Semana Global de Empreendedorismo Semana realizada anualmente com o propósito de proporcionar inspiração e conhecimento aos acadêmicos e, principalmente, à comunidade externa, aumentando e fomentando o empreendedorismo local.

Workshop Ideias de Negócios Inovadores

Campus Grande Florianópolis - Unidade Universitária Pedra Branca O evento é voltado para o desenvolvimento de ideias de negócios inovadores e tem como premissa a ação no TCC Startup e envolvendo interessados em novos negócios.

Empresa-Modelo – Laboratório Oferece atendimento às micro e pequenas empresas da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), promovendo uma cultura de empreendedorismo na região e na comunidade acadêmica.

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP Economia Solidária O programa apoia e assessora iniciativas de economia solidária, reunindo cerca de 1500 pessoas nos diversos espaços de ação criados pela Unisul em feiras e palestras com foco no cooperativismo, com a gestão pública estratégias e ações voltadas para inclusão social, geração de emprego e renda. Todo o assessoramento ofertado pela Incubadora Social é gratuito.

“Tem contribuído para o conhecimento profissional, pois temos uma troca de conhecimentos com professores e alunos, não só colaborando dentro da universidade, mas também fora.” Mateus da Silva Zanelato, 18 anos

71


As Ações em Números 72


BALANÇO SOCIAL 2015

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL 1. Identificação Instituição: Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL CNPJ: 86.445.293/0001-36 Categoria: Ensino Endereço: Av. José Acácio Moreira, 787 - Bairro Dehon - 88.704-900 - Tubarão (SC) Natureza jurídica: ( ) Associação (X) Fundação ( ) Sociedade ( ) Outros Sem fins lucrativos? (X) sim ( ) não Registro

(X) CNAS (registro Nº 254.840/68)

Utilidade Pública: (X) Municipal

( ) CEAS

(X) Estadual (X) Federal

( X ) CMAS (registro Nº 011) ( ) Não se aplica ( ) Não se aplica

Isenta da cota patronal do INSS: (X) sim ( ) não Possui Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Lei 12.868/13): (X) sim ( ) não Classificada como OSCIP (lei 9790/99) ( ) sim (X) não Mensagem Institucional As ações descritas no decorrer das páginas anteriores, aqui traduzidas por dados matemáticos, demonstram e quantificam as aplicações de nossa Instituição no desenvolvimento social. São números que reafirmam nosso compromisso com a sociedade. Por isso, vale ressaltar que tão importante quanto expressar a quantidade dos serviços prestados é a qualidade do atendimento que assegura o mérito e que se traduz não somente no modo como nossas ações chegam ao público, mas em sua abrangência, sua importância e sobretudo sua utilidade. Nossos projetos, serviços e eventos extensionistas atendem às necessidades que emanam da sociedade. Nossa pesquisa e ensino convergem para uma extensão que torna legítimo, verdadeiro, nosso papel de Universidade Comunitária. Portanto, produzimos ciência com a comunidade e revertemos para a comunidade os bons resultados alcançados. 2015

2014

Valores (R$)

Valores (R$)

Receita Bruta (RB)

319.041.683,07

303.497.977,75

Receita Líquida (RL)

266.816.721,18

239.872.051,96

Resultado Operacional (RO)

107.224.685,35

99.953.437,04

Folha de Pagamento Bruta (FPB)

108.159.261,09

99.374.883,64

Origem dos Recursos - Receitas Totais

319.041.683,07

303.497.977,75

Prestação de Serviços/venda de produtos

302.654.076,82

288.115.381,79

Outras receitas

16.387.606,25

15.382.595,96

Aplicação dos Recursos - Despesas Totais

330.956.683,24

309.782.293,50

Projetos, programas e ações (excluindo pessoal)

53.392.714,50

52.166.284,25

Pessoal (salários + benefícios + encargos) incluso terceiros

185.721.244,20

172.121.972,57

Despesas operacionais

54.397.004,30

59.789.666,29

467.557,00

402.368,04

Despesas Financeiras

20.217.009,61

14.804.904,95

Capital (máquina, instalações e equipamentos)

16.761.153,63

10.497.097,40

0,00

0,00

2. Base de Cálculo

Despesas com Impostos e Taxas

Outras despesas

73


3. Discriminação da aplicação dos recursos - Indicadores Internos

2015

2014

Valor (R$)

% FPB

% RB

Valor (R$)

% FPB

% RB

597.921,30

0,55

0,19

502.565,35

0,51

0,17

Encargos sociais compulsórios

43.169.547,21

39,91

13,53

39.648.349,84

39,90

13,06

Previdência Privada

7.770.553,84

7,18

2,44

7.008.364,83

7,05

2,31

Alimentação

Saúde

988.951,83

0,91

0,31

910.534,01

0,92

0,30

Segurança e saúde no trabalho

172.994,99

0,16

0,05

164.728,89

0,17

0,05

Transporte

1.407.133,70

1,30

0,44

1.716.371,89

1,73

0,57

Educação

10.516.973,31

9,72

3,30

9.366.593,10

9,43

3,09

Capacitação e desenvolvimento profissional

460.950,24

0,43

0,14

196.850,00

0,20

0,06

Creches ou auxílio-creche

138.450,00

0,13

0,04

136.200,00

0,14

0,04

Seguros e empréstimos

98.628,84

0,09

0,03

71.932,45

0,07

0,02

Vale-Transporte Total

789.296,89

0,73

0,25

613.763,80

0,62

0,20

66.111.402,15

61,12

20,72

60.336.254,16

60,72

19,88

4. Discriminação da aplicação dos recursos Indicadores Externos Educação Cultura

2015

2014

Valor (R$)

% FPB

% RB

Valor (R$)

% FPB

% RB

35.046.601,93

32,4

11,0

35.649.805,47

35,9

11,7

63.700,00

0,1

0,0

49.400,00

0,0

0,0

Saúde e saneamento

5.588.557,64

5,2

1,8

6.799.160,33

6,8

2,2

Assistência Jurídica

941.714,71

0,9

0,3

934.397,53

0,9

0,3

Esporte Doações (financeira, produtos, serviços, etc.) Assistência Social Total das contribuições para a sociedade Tributos (excluídos encargos sociais) Total

28.293,52

0,0

0,0

34.599,48

0,0

0,0

1.555.844,00

1,4

0,5

66.000,00

0,1

0,0

15.675,00

0,0

0,0

37.425,00

0,0

0,0

43.240.386,80

39,98

13,55

43.570.787,81

43,84

14,36

467.557,00

0,4

0,1

402.368,04

0,4

0,1

42.772.829,80

39,55

13,4

43.168.419,77

43,4

14,2

5. Indicadores Ambientais

2015

2014

Valor (R$)

% FPB

% RB

Valor (R$)

% FPB

% RB

0,00

0,0

0,0

0,00

0,0

0,0

Investimentos relacionados com a publicação/ operação da entidade Investimentos em programas e/ou projetos externos

576.906,28

0,5

0,2

412.521,79

0,4

0,1

Total dos investimentos em meio ambiente

576.906,28

0,5

0,2

412.521,79

0,4

0,1

0,00

0,0

0,0

0,00

0,0

0,0

Valores de multas por infração à legislação ambiental Quanto ao estabelecimento de metas anuais para minimizar resíduos, o consumo em geral na produção/operação e aumentar a eficácia na utilização de recursos naturais, a entidade: Nº de multas ambientais:

74

( ) não possui metas (

) cumpre de 0 a 50%

(

) cumpre de 51 a 75%

( ) não possui metas ( ) cumpre de 0 a 50% ( ) cumpre de 51 a 75%

( X ) cumpre de 76 a 100%

( X ) cumpre de 76 a 100%

Em 2015: 0

Em 2014: 0


6. Indicadores do corpo funcional

2015

2014

Nº de empregados (as) ao final do período

2.636

2.559

Nº de admissões durante o período:

389

450

Nº de empregados (as) terceirizados (as)

245

236

Nº de estagiários (as):

677

629

Nº de empregados (as) acima de 45 anos

934

881

Nº de empregados (as) de 16 a 18 anos

1

24

Nº de mulheres que trabalham na empresa

1.394

1.340

Percentual de cargos de chefia ocupados por mulheres

50,0%

50,0%

26

28

0,0%

0,0%

Nº de pessoas com deficiência

15

9

Nº de multas trabalhistas

0

2

N° de afrodescendentes que trabalham na organização Percentual de cargos de chefia ocupados por afrodescendentes

7. Informações relevantes quanto ao exercício da cidadania na entidade

2015

2016 Metas

Relação entre a maior e a menor remuneração na empresa

25,0

24,0

Nº total de acidentes de trabalho

5

4

Os projetos educacionais, culturais, esportivos, sociais e ambientais desenvolvidos pela entidade foram definidos por

( X ) diretoria ( X ) gerência ( X ) empregados (as) ( ) não se aplica

( X ) diretoria ( X ) gerência ( X ) empregados (as) ( ) não se aplica

Os padrões de segurança e salubridade no ambiente foram definidos por

( ) diretoria ( ) gerência ( ) empregados (as) ( X ) PPRA ( ) não se aplica

( ) diretoria ( ) gerência ( ) empregados (as) ( X ) PPRA ( ) não se aplica

Quanto à liberdade sindical, ao direito de negociação coletiva e à representação interna dos(as) trabalhadores(as), a entidade

) não se envolve ( ) incentiva ( X ) segue as normas da OIT

) não se envolve ( ) incentiva ( X ) segue as normas da OIT

A previdência privada contempla

( X ) diretoria ( X ) gerência ( X ) empregados (as) ( ) não se aplica

( X ) diretoria ( X ) gerência ( X ) empregados (as) ( ) não se aplica

(

(

75


Na seleção dos fornecedores, os padrões éticos e de responsabilidade social e ambiental adotados pela entidade: Quanto à participação de empregados(as) em programas de trabalho voluntário, a entidade:

( ) são exigidos ( X ) são sugeridos ( ) são considerados ( ) não se aplica

( (

) não se envolve ( X ) apoia ) organiza e incentiva

( ) são exigidos ( ) são sugeridos ( X ) são considerados ( ) não se aplica

( (

) não se envolve ( X ) apoia ) organiza e incentiva

Nº total de reclamações e críticas de consumidores (as):

Organização: 11.234 Procon: 51 Justiça: 99

Organização: 16.232 Procon: 35 Justiça: 87

% de reclamações e críticas solucionadas:

Organização: 99,5% Procon: 60,8% Justiça: 10,1%

Organização: 99,0% Procon: 98,0% Justiça: 12,4%

A organização prioriza contratar pessoas da comunidade onde atua:

( X ) SIM

( ) NÃO

( X ) SIM

( ) NÃO

A organização possui assento em Conselhos Municipais, Estaduais ou Federais

( X ) SIM

( ) NÃO

( X ) SIM

( ) NÃO

A organização participa de algum movimento social, como Redes e Fóruns

( X ) SIM

( ) NÃO

( X ) SIM

( ) NÃO

A organização adota políticas visando diminuir a exclusão social, através da admissão de idosos, pessoas com deficiências, mulheres, afrodescendentes e outros

( X ) SIM

( ) NÃO

( X ) SIM

( ) NÃO

Valor adicionado total a distribuir:

Distribuição do Valor Adicionado (DVA):

Em 2015:

R$ 204.433.352,20

Em 2014:

R$ 182.945.563,71

0,2

% governo

0,2

% governo

83,2

% colaboradores

85,2

% colaboradores

0,0

% acionistas

0,0

% acionistas

14,2

% terceiros

12,2

% terceiros

2,4

% retido

2,3

% retido

8. Outras informações Este Balanço Social está disponível em www.unisul.br Flávio Prá CPF 377.956.609-59 Contador CRC-SC 12892/O-6

76


Balanço Social 2015 Expediente PLANEJAMENTO Ana Regina Dutra ana.dutra@unisul.br Flávio Prá flavio.pra@unisul.br Luiz Paulo Martins luiz.martins@unisul.br Milene Pacheco Kindermann milene.kindermann@unisul.br Rafael Ávila Faraco rafael.faraco@unisul.br Roberto Iunkovski roberto.iunkovski@unisul.br Vívian Mara Silva Garcia vivian.garcia@unisul.br Willian Corrêa Máximo willian.maximo@unisul.br EDIÇÃO, REDAÇÃO E REVISÃO Vívian Mara Silva Garcia vivian.garcia@unisul.br Willian Corrêa Máximo willian.maximo@unisul.br PLANEJAMENTO GRÁFICO Michelline de Souza michelline.souza@unisul.br Ana Carolina de Freitas Durante Catarina ana.durante@unisul.br FOTOGRAFIA Hilário Machado hilariomachado@hotmail.com SUPERVISÃO Willian Corrêa Máximo willian.maximo@unisul.br


www.unisul.br

Balanço social 2015  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you