Page 1

ESPECIAL

CHERNOBYL

REFLEXÃO

JABOTICABAL 191 ANOS! PÁG. 10 e 11

A SÉRIE MAIS ACLAMADA DO MOMENTO PÁG. 14

A NOSSA JABOTICABAL PAG.32


MAGNO 2


A N O

9

|

J U L

1 9

EDIÇÃO 122

CHERNOBYL A SÉRIE MAIS ACLAMADA DO MOMENTO PÁG. 14

FESTAS JUNINAS E JULINAS:

REFLEXÃO

CUIDADO COM EXCESSOS PAG. 20

A NOSSA JABOTICABAL PAG.32

NOSSOS COLUNISTAS NESTA EDIÇÃO ALESSANDRA BIANCO | ADILOR JÚNIOR | ANDRÉ FELIPE MARIA | CARLA FUZATTO | VICENTE GOLFETO | RENATA CASSIANO | ROBERTA CARREGARI | JONATHAN RAMOS | SENAC JABOTICABAL | RICARDO MENI | RENATA ASSIRATI | ROSELI B. DE CAMARGO | CARINA REGOLATT | RODRIGO GIRIO | CLAUDIA GROTTA | DOMINGOS DIAS

EXPEDIENTE

A REVISTA ANDRÉ MARIA NÃO SE RESPONSABILIZA PELO CONTEÚDO DAS MATÉRIAS ASSINADAS PELOS COLUNISTAS, POIS ELAS NÃO REFLETEM NECESSÁRIAMENTE A OPINIÃO DA REDAÇÃO. OS ANUNCIOS E INFORMES PUBLICITÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS ANUNCIANTES

DESIGN POR


4

Hoje no Brasil é comum saber de alguém que já viveu a situação em que foi limpar o gelo do refrigerador ou do freezer, acabou furando as tubulações internas, e o gás vazou!

Em câmara fria, adegas, bebedouros, entre outros aparelhos, essa situação também acontece e em grande parte dos casos não é por falha humana e sim por desgaste natural da tubulação, ou seja, em algum momento pode ser que seu equipamento de refrigeração possa ter vazamento de gás, fazendo seu equipamento parar de “gelar”. Chamamos isso de vazamento interno, onde somente um mecânico de refrigeração conseguirá fazer a correta manutenção. Para evitar esse tipo de problema na hora da limpeza destes equipamentos, recomenda-se não utilizar facas, espátulas ou ferramentas de ponta afiada. Desligue o equipamento e deixe a porta aberta para que o gelo derreta naturalmente. Manutenções preventivas, corretivas e preditivas é com a JR Ar condicionado, consulte os planos residenciais e comerciais. Nossa qualidade vale o preço!

Imagem: Freepik

O que fazer nesta situação? A primeira medida a ser tomada é desligar o equipamento, depois retirar todo o gelo em volta do furo, e, por último, manter o local do furo bem seco, a fim de não deixar a água entrar nas tubulações.

“É comum saber de alguém que já viveu a situação em que foi limpar o gelo do refrigerador ou do freezer, acabou furando as tubulações internas, e o gás vazou!”

✓ ✓

E MAIS! • Vendas de Equipamentos de Ar Condicionado • Refrigeração Comercial

Avenida Treze de Maio, 575 – Jaboticabal/SP

Solicite um orçamento

(16) 3204.4297


5

DOENÇAS CARDÍACAS SÃO COMUNS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

O CARINHO DE LEONARDO Relato dos pais Regiane Cristina do Rio e Reginaldo Aparecido

Uma parcela das crianças que nascem com Síndrome de Down apresentam anormalidades no coração. “Essas má formações, conhecidas como cardiopatias congênitas, podem atrapalhar o funcionamento do coração, alerta Ieda Jatene, cardiologista e diretora da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP)”.

Leonardo Cesar Aparecido, nascido no dia 18 de novembro de 1998, onde nascia nesse momento a felicidade das famílias.

Conforme a American Heart Association (Associação de Cardiologia Americana), cerca de uma em cada 100 crianças apresenta defeitos no coração, que usualmente ocorrem quando o feto está em desenvolvimento no útero da mãe. Segundo a cardiologista, as principais cardiopatias observadas em crianças com Síndrome de Dow estão relacionadas ao defeito do septo atrioventricular (DASV) e a comunicação interventricular (CIV). A médica explica que os defeitos são considerados acianogênicos, ou seja, as crianças não apresentam a coloração arroxeada nos lábios e extremidades, pois crianças que sofrem com a doença apresentam cansaço durante a amamentação e na realização de esforços, dificuldade em ganhar peso e resfriados ou infecções respiratórias com frequência.

Aos 4 anos de idade, Leonardo passou por momentos difíceis depois de uma cirurgia cardíaca muito complicada, mas, com a graça do nosso senhor todo poderoso, e um grande numero de orações , ele se recuperou. No ano de 2003, descobrimos a Abc Down. A partir dai, Léo, assim como ele é chamado, passou a ter um acompanhamento individual de Psicólogos, terapeuta ocupacional e fisioterapia. O Léo estuda no período da manhã na escola Nossa Senhora do Carmo, onde ele encanta a todos com seu jeito carinhoso de ser, e é paparicado por todos e, no período da tarde, frequenta a Abc Down, que ele ama de paixão. Hoje o Léo está com 20 anos de idade, sempre conectado na internet, mas, o que ele mais adora é fazer aula de dança de salão na escola de Artes com a professora Marina. Nós, pais e familiares deste jovem tão maravilhoso e carinhoso que Deus nos concedeu, somos muito gratos à Abc Down, que sempre nos acolheu e cuidou do nosso filho com amor, carinho, dignidade e respeito. Muito obrigado por existir Abc Down!

JULHO É MÊS DE COMEMORAÇÃO EM DOBRO!

QUALIDADE E CONFIANÇA DESDE 2009

RUA RUI BARBOSA,363 | JABOTICABAL/SP

(16) 3202-6282 | 3202-8167

98138-6747


7

GUERREIROS DE OLÓDÙMARÈ O culto aos mortos e as sociedades secretas O culto aos espíritos dos antepassados é outro elemento importantíssimo no universo candomblecista. Segundo Roger Bastides (1961), em várias casas de Candomblé, pede-se permissão aos Eguns para que o culto seja conduzido da melhor maneira possível. O culto aos Eguns, segundo o autor, deu-se na Bahia através da Sociedade dos Egun. Essas sociedades, sobre as quais pouco se conhece, são responsáveis por guardar os segredos invioláveis dos Eguns. Localizado na Ilha de Itaparica, a Sociedade dos Egun é responsável por evocar os espíritos ancestrais que se manifestam apenas na cerimônia funerária do axêxê em candomblés jeje-nagô, mas jamais são evocados. Cabe aos babaloges evocar a ancestralidade desses espíritos ao final do axêxê, no sétimo ou oitavo dia após o falecimento do membro. O culto na ilha começa com o padê de Exu, saudações a terra-mãe e cânticos em louvor aos mortos, acompanhados pelo som de atabaques. As mulheres beijam o solo enquanto os homens o tocam, em louvor a terra, igualmente divinizada. Posteriormente, dirigem-se os homens à ilé-saim para prestar homenagem aos ancestrais, sendo esse ato proibido às mulheres. Gritos ora roucos, ora estridentes, são ouvidos no interior da ilé-saim, marcando a chegada dos Eguns. No momento oportuno, saem das casas vestidos com suas roupas litúrgicas e prestam ordens e conselhos aos presentes. Esses espíritos manifestados são reconhecíveis pelos nomes em idioma ioruba e pelos trajes especiais. Os sacerdotes dessas sociedades são responsáveis por fixar os mortos em vasos de barro ou em ferros, posteriormente colocados no chão, em buracos ou sobre tábuas na ilésaim. A partir desse processo ser-lhes-ão ofertados alimentos e sangue animal, assim como ocorre com os Orixás. Os indivíduos incorporados pelos espíritos ancestrais são iniciados à sociedade, que consiste na aprendizagem dos segredos que o culto envolve. Aqueles que lograrem responder às perguntas formuladas pelos chefes (alagbas), passarão à condição de babaloge e estarão integrados à sociedade secreta.

O alagba desempenha o papel de condutor dos babaloges enquanto estão possuídos pelos Eguns. Com um bastão, invoca os mortos e conduz o culto, atuando como uma fronteira móvel entre os vivos e os mortos. Quem o auxilia é o alafi, que segundo hipótese de Bastide (1961), é responsável por guardar a entrada da ilé-saim e por traduzir a linguagem essencialmente africana dos Eguns para o português. É o alagba igualmente seguido pelo amuxan e pelo ala-te-orum. É o primeiro responsável por conduzir os Eguns fazendo uso de um chicote (ixã), como também por evocar o ancestral, fustigando a terra com o ixã. Já o ala-te-orum é responsável pela indicação de um Egun mascarado e por portar um prato sacralizado, contendo alimentos oferecidos aos espíritos ancestrais. Orixás como Iansã e Erusaim são igualmente cultuados nessa sociedade, pois, segundo a mitologia ioruba, foi Iansã quem venceu a morte e não a teme. Os membros da sociedade que recebem as emanações dessas divindades são homens, responsáveis por performar coreografias durante as cerimônias secretas, sendo o eruosaim representado por um sacerdote trajado com uma mascara de duas faces, uma para frente e outra para trás. Apesar da riqueza de detalhes apresentada por Roger Bastide (1961) em seus relatos, pouco se sabe sobre o culto aos ancestrais. As sociedades secretas, severamente restritas, mantém a tradição em segredo, pois sua violação representa uma traição aos preceitos e à própria ancestralidade. De qualquer maneira, é importante que se conheça um pouco sobre a reverência que os tradicionais povos iorubas e seus descendentes nutrem para com seus ancestrais, materializados na figura dos Eguns.


8

Quantas vezes ouvimos as pessoas falando " Nossa, ele é tão quietinho ou "Ele não dá trabalho nenhum"? Mas, devemos separar o que é ser uma criança tranquila e obediente de uma criança inofensiva demais, pois isso pode ser um alerta de algo que poderá ser prejudicial ao desenvolvimento da criança futuramente.

que a opinião delas também é importante; perguntando como ela foi na escola; e o item principal - tenha paciência, pois este processo é gradativo e demanda muito respeito pelo individualismo do pequeno (a).

É de grande importância os pais analisarem o quanto essa timidez está atrapalhando a vida da criança. Se ela ainda não tiver contato social, ela precisará ser incentivada para participar de novos ambientes com os amiguinhos, caso contrário, ela ficará mais tímida ainda, pois crianças com pais super protetores ficam mais retraídas e insegura. Dê um tempinho para eles colocando-os para ter contato com outras crianças, isto irá estimular o contato social e gerará autonomia para conversar com outra criança. Antes de se precipitar achando que a criança tem excesso de timidez, analise se elas gostam de ser o centro das atenções, ficam tímidas em ambientes novos, pois isso é normal. Devemos também ficar atento quando ela não interage com ninguém e só quer ficar no seu cantinho. Para ajudar filhos tímidos, é necessário levar em conta a personalidade de cada criança, respeitando o jeito dela; não forçar situações na qual deixem-nas mais tímidas do que já são; mostrando

Imagem: Freepik

Na vida adulta, timidez em excesso pode acarretar em sérios problemas, tais como: baixa estima e falta de iniciativa. Mas, o que pode levar uma criança a ser muito tímida? Os fatores podem estar vinculados à genética, ambiente e até mesmo já advindo da personalidade.

“Antes de se precipitar achando que a criança tem excesso de timidez, analise se elas gostam de ser o centro das atenções, ficam tímidas em ambientes novos, pois isso é normal.”

PARABÉNS

JABOTICABAL! POR SEUS 191 ANOS! RUA DOUTOR LOCKE, 210 APARECIDA, JABOTICABAL/SP


9

Tudo começa, na verdade, com a campanha eleitoral, sempre pobre de ideias mas rica de assacadilhas. E na mesma proporção. Faltam substantivos e abundam adjetivos. Lembrei-me diversas vezes do que se lê no Talmude, livro sagrado dos judeus, quando enfatiza que: "o que o homem vê fora dele, ele tem dentro dele". Os candidatos se acusam de tal maneira que, quando indagado a respeito, eu costumo dizer que "todos têm razão". A intolerância sempre gera a vingança. É humano. E até demasiado humano, para nos valermos de expressão que representa obra do filósofo Friedrich Nietzsche. Esquece-se de

que, na política, a boa vitória é aquela que não faz derrotados. Encerrada a disputa, todos devem arregaçar mangas para reconstrução do Brasil. Mas é tarefa difícil.

Imagem: Presidência da República

Mário Quintana – um dos maiores poetas brasileiros – enfatiza: "vivemos a temer o futuro mas é o passado quem nos derruba e nos mata". Em tempo de governo recentemente empossado, ficamos preocupados porque os vencedores das eleições sempre adotam os vícios dos vencidos. Eu era criança e, depois, avançava para chegar à adolescência, quando acompanhava a oposição brutal que a UDN fazia ao PSD-PTB, partidos que formavam a base de apoio parlamentar o presidente da república, Getúlio Vargas, levando-o ao suicídio. Indo ao poder com Jânio Quadros em 1960, a UDN – na situação – cometeu os mesmos equívocos do PSD-PTB, no governo. E, na verdade, cometeu-os em muito maior quantidade. O então senador Afonso Arinos de Mello Franco – ministro das relações exteriores do então presidente Jânio Quadros – chegou a sintetizar que "Jânio é a UDN de porre". Depois de fazer oposição ao regime militar, o MDB chegou ao poder – e esteve no poder também com Michel Temer – acusado fartamente de grossa corrupção. Tudo aquilo que o MDB assacava contra os situacionistas da Arena, fez depois, quando no poder. A mesma trilha seguiu o PT, que tinha pretensão de ser verdadeira vestal. Mas falsa.

“Em tempo de governo recentemente empossado, ficamos preocupados porque os vencedores das eleições sempre adotam os vícios dos vencidos.”


10

da Redação

Quando João Pinto Ferreira permitiu e incentivou que um povoado começasse a se formar em suas terras em meados do século XIX, será que imaginava que 191 anos depois ainda estaríamos aqui? No mês do aniversário de Jaboticabal propomos uma reflexão sobre a nossa dimensão e importância histórica, e o papel que o município que escolhemos para ser “nossa casa” desempenha no nosso dia-a-dia. Jabuticabal ou Jaboticabal? A origem do nosso nome deriva de um bosque de Jabuticabeiras existente no primeiro perímetro demarcado da cidade, sendo assim, seguindo as normas da língua portuguesa nosso nome deveria ser Jabuticabal, correto? Não! A grafia Jaboticabal sempre foi tradicionalmente utilizada no município e para que não houvesse mais nenhuma discussão tornou-se oficial pela Lei Municipal nº 421 de 20 de setembro de 1960. Extenso Território Durante sua evolução política, Jaboticabal, incorporou um extenso território que abrangia os atuais municípios de Barretos, São José do Rio Preto, Bebedouro, Pirangi, Monte Alto, Taquaritinga, Guariba, Pitangueiras, Paraíso, Taiaçu e Taiuva.

Ao longo da história todos esses municípios foram emancipados e a extensão territorial de Jaboticabal diminuiu, contudo, atualmente Jaboticabal ainda mantém um considerável território de aproximadamente 706 Km² e possui dois distritos, Córrego Rico e Lusitânia. No GPS As coordenadas para encontrar Jaboticabal de qualquer lugar no mundo são: Latitude: 21° 15' 19'' Sul, Longitude: 48° 19' 21'' Oeste. Posição de destaque Desde 2019 Jaboticabal faz parte Região Metropolitana de Ribeirão Preto, sendo uma de suas subsedes. De acordo com a Fundação Seade nossa população atual é estimada em 73.994 habitantes. Nosso PIB per capita em 2016 era de R$35.019,92, classificando Jaboticabal entre as 200 maiores do estado de São Paulo. Merecem destaque na nossa economia a fabricação e exportação de Filtros de Barro e o título de “Capital Nacional do Amendoim.


11 Cine Theatro Polytheama Na madrugada de 02 de julho 1967 um clarão iluminava o centro de Jaboticabal e podia ser visto de diversas partes da cidade, era o Cine Theatro Polytheama ardendo em chamas.

Cora Coralina Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras de todos os tempos, Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas não nasceu em Jaboticabal.

Inaugurado em 1911, construído em madeira, tinha inicialmente 1.500 lugares, em 1931 um novo edifício foi erguido agora com a inacreditável capacidade de 2.142 lugares, para ser ter uma ideia, o Theatro Pedro II localizado em Ribeirão Preto tem a capacidade 1.588 lugares e o Theatro Municipal de São Paulo, 1523. O Polytheama de Jaboticabal era gigantesco.

Porém, Jaboticabal exerceu um importante papel na história de Cora, foi aqui que nasceram seus seis filhos durante os mais de 15 anos que morou aqui. Cora Coralina publicou seu primeiro livro aos 75 anos, marcando seu nome para sempre na literatura brasileira. Faleceu aos 95 anos em 1985 na cidade de Goiânia, mas sem antes deixar eternizada a sua gratidão por Jaboticabal em forma de poesia.

Cafezal. Canavial. Algodoal. Laranjal. Rosa. Roseiral. Cidade das Rosas. Terra de meus filhos onde fiz meu duro aprendizado de vida e relembro sempre amigos e vizinhos incomparáveis.

Imagem: Agência Estado

Jabuticabal

Imagems: Centro de memória digital

Infelizmente, a estrutura de madeira facilitou a rápida propagação das chamas que consumiram todo o Theatro em 1967 restando apenas a fachada e parte da estrutura, e acabou por ser demolido. Mais tarde o terreno do Theatro foi cedido, e hoje abriga uma agência Banco do Brasil no centro de Jaboticabal.

Para eles esta página de humilde gratidão.

Uma rápida pesquisa por Jaboticabal no maior site de vídeos do mundo, o Youtube, apresenta uma centena de resultados, mas entre eles se destaca um vídeo publicado de 29 de janeiro de 2016 no canal de Marcelo Paniza. Com pouco mais de 4 minutos de duração o vídeo apresenta uma série de imagens de Jaboticabal e redondezas captadas através de um drone em resolução 4K, a mais alta resolução amplamente disponível no mercado e que oferece uma definição de imagem e cor sem igual. São ângulos fantásticos e inéditos da nossa cidade que devem ser conferidos por todos. O vídeo, na data desta reportagem, conta com apenas 5319 visualizações. Vamos fazer esse contator aumentar?

Acesse o vídeo lendo o QR Code acima no seu celular, ou busque por “Jaboticabal 4k Countryside Brazil Drone” no Youtube


12

Como consultora de imagem é necessário que, em meus atendimentos, eu mantenha um equilíbrio entre o ser para vestir e o vestir para ser – isso porque, uma de nossas premissas é respeitar o estilo pessoal do indivíduo, mas também, incentivá-lo a experimentar e vivenciar o novo. Novas texturas, modelagens, cores e cortes, para que alguma transformação ou motivação, algum movimento de fato aconteça, porém, essa experiência deve ser baseada sempre na essência do indivíduo.

Infelizmente, fora do ambiente profissional, muitas pessoas estão se perdendo em meio a tantas ofertas e novidades, causando também essa insegurança e falta de confiança. O estilo pessoal adormece, dando lugar às tendências e ao consumismo, construindo acervos e armários lotados de peças atuais hoje e ultrapassadas amanhã, porque sim, a moda muda em questão de segundos e seu estilo pode no máximo evoluir, mas nunca mudar desenfreadamente, como muda a moda.

São muitas as tentações que surgem a cada lançamento de coleção ou mudança de estação – sem contar que somos influenciados digitalmente por quase tudo hoje em dia. Impossível não estar atualizado se você navega pelas Redes Sociais - sem você esperar, cai em suas mãos uma imagem em alta resolução de uma peça ou um artigo que é tendência, e que possivelmente cairá no gosto de muita gente, inclusive no seu.

Mas, como para tudo, o equilíbrio é super bem vindo em nossas vidas – é legal ter uma dose, mesmo que homeopática, de tendências no nosso guarda-roupa - mas veja bem, adquira as inovações da moda, que confiram maior sintonia com você, com sua rotina, sua personalidade, seu objetivo de imagem.

Quando a gente treina um pouquinho o nosso olhar para os diferentes estilos não fica tão difícil reconhecer quando uma pessoa está vestida de qualquer coisa, menos dela mesma. A comunicação fica visivelmente infiel e desencaixada, quando se escolhe vestir o que não é coerente com a vida que se vive ou a profissão em que atua. É basicamente, como por exemplo, nos depararmos com um profissional da área da saúde, vestindo preto da cabeça aos pés ou um bancário, usando jeans, tênis e t-shirt divertida enquanto atua em seu ambiente de trabalho - destoa demais, formando uma barreira que nos impede de acessar aquela pessoa com a segurança e confiança que precisamos.

Trago esse tema, não para te influenciar a não investir em tendências, mas sim para trazer uma reflexão de que o consumo consciente não é uma tendência passageira – é saudável e necessário experimentar, sim, pesquisar sobre o novo, adquirir, contribuir com nosso comércio local, porém com responsabilidade e segurança de estar gerando um compromisso de compra consigo mesmo (a) ao levar para casa algo que, além do custo-benefício, te faça sentir autoconfiante e único (a). Até breve!


13

O tratamento fisioterapêutico adequado favorece um maior controle da evolução do processo de reparo (cicatrização) e suas intercorrências, como o edema, as fibroses, aderências e limitações de movimentos. O objetivo aqui é enfatizar a efetividade do uso de técnicas fisioterápicas em tecidos cicatriciais. É muito importante que os fisioterapeutas que atuam com essa especialidade tenham um profundo conhecimento do processo de reparo tecidual, para que possam propor recursos efetivos para o tratamento de todas as consequências da agressão cirúrgica. A abordagem do fisioterapeuta, que é o profissional capacitado para reabilitação dos diversos tipos teciduais do corpo humano ,visa a recuperação funcional do tecido acometido, e com isso, eles podem propiciar um resultado satisfatório tanto para os pacientes quanto para os cirurgiões. O ato cirúrgico constitui uma agressão tecidual que, mesmo bem direcionada, tem como consequência formação de fibroses, principal agravante no pós-operatório, pois prejudica a funcionalidade do indivíduo. A escolha da técnica adequada para seu tratamento pode muitas vezes se tornar um desafio. Recursos como a cinesioterapia, alongamentos, pompagens e liberação miofacial, são especialmente indicados em pacientes que apresentam retrações e aderências decorrentes do processo de reparo. Uma vez que o cirurgião e o paciente percebem os resultados de um tratamento adequado, a fisioterapia torna-se praticamente obrigatória, e assim, um complemento indispensável para o sucesso da cirurgia.

O tratamento para pós-operatório e suas técnicas evoluíram, hoje não tratamos pós-operatório com ultrassom na primeira sessão, e sim liberação miofacial e taping (podendo ser utilizado já no primeiro dia pós cirúrgico), e, se ao decorrer das sessões surgir fibroses e aderências, ai sim entramos com recursos eletroterapicos. Lembre-se: o pós-operatório é muito importante nas fases de recuperação cicatricial. Procure sempre um profissional habilitado, e lembre-se que técnicas e tratamentos evoluem. Deixe que seu Fisioterapeuta execute o melhor tratamento de acordo com a fase em que se encontra o seu reparo cicatricial.

“O ato cirúrgico constitui uma agressão tecidual que, mesmo bem direcionada, tem como consequência formação de fibroses, principal agravante no pósoperatório, pois prejudica a funcionalidade do indivíduo.”

Tecnologia!

VENHA CONHECER O

ETHERA

FISIOTERAPEUTA ESPECIALISTA EM UROGINECOLOGIA E DERMATO FUNCIONAL

ROBERTA CARREGARI FISIOTERAPIA E ESTÉTICA CREFITO 3/90723-F.E

PARABÉNS JABOTICABAL! 191 ANOS Fone: (16) 3204.1323 / Cel.: 98121.4818

Rua São Sebastião,322 – Centro, Jaboticabal/SP Atendimento em domicílio


14

As Casas Mais Extraordinárias do Mundo O premiado arquiteto Piers Taylor e a atriz apaixonada por arquitetura Caroline Quentin rodam o mundo visitando lares nada convencionais, nessa série produzida pela BBC. Mergulhe numa sensacional viagem para conhecer o interior, exterior e processos construtivos de casas erguidas por arquitetos em localidades inóspitas, à primeira vista. Na primeira temporada os episódios estão divididos geograficamente em: montanha, floresta, litoral e subterrâneo. Já na segunda temporada visitamos as mais extraordinárias casas de Estados Unidos, Portugal, Suíça, Japão, Espanha, Índia, Noruega e Israel. Taylor e Quentin formam uma companhia de viagem perfeita, visitamos, junto com eles, alguns palacetes construídos no meio “do nada” com uma bela arquitetura, sendo que algumas até mesmo desafiam todo o conceito de gravidade e de uso do espaço. São residências construídas em encostas, à beira de montes, com piscinas cuja borda dá para uma paisagem deslumbrante. Imperdível. Ano: 2017/2018 | Gênero: Doc | Onde: Netflix

O seu Amor

Chernobyl Com um elenco liderado por Jared Harris, Stellan Skarsgård e Emily Watson, Chernobyl é uma minissérie da HBO que dramatiza os eventos em torno do acidente nuclear de 1986. Logo após o acidente, enquanto o mundo lamenta o ocorrido, o cientista Valery Legasov (Harris), a física Ulana Khomyuk (Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros da URSS Boris Shcherbina (Skarsgård) tentam descobrir as causas do acidente. Em cinco episódios com aproximadamente uma hora, a produção acertou em cheio tanto o ritmo da narrativa quanto na escolha dos eventos retratados. Cada um dos capítulos avança a narrativa de modo cirúrgico e passa por elementos essenciais para uma obra do gênero: o desastre, as reações, as perdas, consequências e resoluções Aclamada pelo público e pela crítica, atingiu a mais alta nota no IMDb, o principal indicador de séries e cinema do entretenimento, 9.7, batendo séries como Breaking Bad, e Game Of Thrones. A principal mensagem trazida pela série diz respeito aos custos que uma mentira pode causar, principalmente sobre vidas humanas. Ano: 2019 | Gênero: Drama | Onde: HBO GO


15

*Por Renata Lima

Há anos sabemos que a afirmação de que a educação tem papel fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano é verdadeira. Sabemos também que, paralelo ao universo dos estudos, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente na hora de cobrar múltiplas competências dos profissionais que tentam uma inserção. Diante disso, a responsabilidade das instituições de ensino ao ofertar capacitações e qualificações profissionais torna-se maior, afinal, o futuro, as histórias de sucesso e as conquistas de jovens e adultos é que estão em jogo. No âmbito educacional, as metodologias de ensino são imprescindíveis para um efetivo processo de aprendizagem. São elas que proporcionam condições para que os alunos possam absorver conhecimento e ter autonomia no mundo corporativo. No Senac Jaboticabal, o desafio diário é preparar profissionais para acompanhar as inovações de suas áreas de atuação, com capacidade para se adaptar à intensa evolução do mercado.

articular, mobilizar e colocar valores, conhecimento e habilidades em prática. Ainda, a unidade alia a tecnologia às resoluções de problemas na rotina dos profissionais, afinal, a globalização também exige deles que estejam aptos a lidar com os múltiplos recursos digitais. As estratégias educacionais são elaboradas para ajudar o aluno a compreender aonde quer chegar e qual profissional deseja ser no futuro. É um meio de auxiliar a caminhada até o objetivo. Por isso, trabalhar a atitude empreendedora em sala de aula torna-se um diferencial do Senac, pois, por meio de projetos desenvolvidos ao longo das formações, a instituição capacita os estudantes para atuarem como atores principais de suas caminhadas rumo ao sucesso no mercado de trabalho. A ideia é sempre promover experiência real, estimular o trabalho em equipe e formar profissionais flexíveis para o mundo corporativo. No Senac, a proposta é aprender fazendo. * Renata Lima é coordenadora educacional do Senac Jaboticabal

Para chegar a essa equação de sucesso, a instituição conta com um modelo educacional que valoriza o desenvolvimento da visão crítica de mundo, o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, a leitura do mercado profissional, a projeção de futuro e a visão empreendedora. O Senac acredita que, ao proporcionar vivências reais, inserindo os estudantes em situações do cotidiano, reforça um completo desenvolvimento de competências, fomentando a capacidade de

SERVIÇO: Senac Jaboticabal Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP Informações e inscrições: www.sp.senac.br/jaboticabal


16

“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? ” (Jeremias 17:9). Em uma época onde tantas notícias falsas são disseminadas, viajando em ritmo acelerado através da malha tecnológica, corremos o risco de carregarmos dentro de nós mesmos nossas próprias “Fake News”. A Bíblia sagrada, através da boca de um dos mais importantes profetas do Antigo testamento, Jeremias, conscientiza-nos quanto a este perigo, que poderá impactar-nos de forma drástica. Quando não cuidamos dos nossos próprios pensamentos e, também, da forma como nos sentimos, podemos ser envenenados de dentro para fora, por causa das inúmeras mentiras que são disseminadas dentro de nós, através de pensamentos ou sentimentos altamente negativos. E, há aqueles que, além de pensar ou nutrir sentimentos desconexos com a realidade, acabam verbalizando suas infecções mentais, poluindo o ambiente daqueles que usufruem do mesmo espaço. Neste exato momento, existem milhares de pessoas pelo mundo afora, pensando ou sentido que não são capazes de prosseguir. Outros, sentem-se fracassados e, lentamente, vão desistindo de tudo, inclusive da própria vida. Porém, o que essas pessoas ainda não descobriram, é que grande parte desses pensamentos ou sentimentos negativos, são suas próprias “Fake News”, geradas nos labirintos traiçoeiros de suas almas doentes. Acredito que nenhum inimigo, por pior que possa ser, poderá causar tantos danos à nossa própria vida do que os nossos pensamentos mais sombrios.

Observe o que disse o ministro da Propaganda nazista de Adolf Hitler, Joseph Goebbels: “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade“. Quanto mais tempo permitirmos que as notícias falsas de nossas mentes reverberem dentro de nós, mais elas terão aparência de verdade. O nosso maior desafio não é vencer os monstros de fora, mas aqueles que camuflamos do lado de dentro. Eles são letais e não darão descanso até que sejam vencidos pela verdade. O melhor a se fazer quando estivermos sob ataques de pensamentos ruins é resisti-los e combate-los com a verdade. Lembrando que as nossas mentes são verdadeiros campos de batalhas. É ali que precisamos prevalecer. Sugiro que você cuide de seus pensamentos e também dos pensamentos de sua família. Sonde seus filhos. Procure saber o que eles pensam e como eles se sentem. Dessa forma, você estará dando a eles a oportunidade de exporem seus próprios corações. Além de sarar as feridas, expor as próprias mazelas fará com que os outros nos enxergue melhor. As grandes amizades nascem, ou são fortalecidas assim. A verdade sempre vencerá a mentira, mesmo que demore um pouco mais.


18

Ingredientes: ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓

200gr de farinha de milho amarela 01 xícara (café) de óleo ½ cebola picada ½ lata de molho de tomate ½ vidro (pequeno) de palmito picado ½ lata de milho 01 lata de sardinha levemente picada Salsinha picadinha 10 azeitonas verdes picadas 02 ovos cozidos picados (deixe 03 rodelas para enfeitar) Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Pegue uma forma redonda (aquela de pudim), unte com um pouquinho de óleo, distribua em seu fundo as três rodelas de ovos, e coloque um pouquinho de azeitonas em rodelinhas para enfeitar. Reserve. Em uma panela doure levemente a cebola, adicione 500 ml de água fervendo, e logo após coloque todos os outros ingredientes, menos a farinha de milho, mexa bem. Quando

novamente levantar fervura, coloque a farinha de milho e mexa rapidamente, deixe cozinhar por 01 min. Coloque na forma, de uma leve pressionada com uma colher. Deixe esfriar por aproximadamente 20 min. Pode desenformar. Vale por uma refeição. Dicas: Lembrando que quase tudo é enlatado (contém sal) então cuidado com a quantidade de sal que colocará no cuscuz . Forre um prato com folhas de alface e desenforme o cuscuz, seu prato ficará mais apresentável. O cuscuz poderá ser servido como acompanhamento de algum prato e também em lanches e festas.


19

É interessante constatar quantas vezes passamos a nos interessar mais por algum artista, ou mesmo por certa pessoa de nosso convívio, após a sua morte.

No universo literário de Augustina, vida e arte se entrecruzam, ora de modo harmonioso, ora em conflito.

No mesmo momento em que lia a manchete de sua morte, ao celular, senti curiosidade em saber das notícias do desgosto causado por esse fato, em Portugal. Sites, como o do Instituto Camões, listavam suas obras publicadas, por volta de meia centena, e os prêmios recebidos pela grande escritora, como o Prêmio Camões, com que foi agraciada em 2004, distinção de mais alta homenagem das Letras em português. Muitos sites mostravam intelectuais expressando sua tristeza, assim como apresentavam, até mesmo, as homenagens do presidente de Portugal. Passei a ler as informações sobre a vida de Augustina. E, logo, comecei a admirá-la, como pessoa, tanto quanto como escritora. Augustina é uma mulher além de seu tempo. Criada em meio abastado, em família de pessoas intelectualizadas, cultas, desde cedo mostrou interesse pela leitura e pela escrita, e decidiu ser escritora, “para escrever as melhores obras da literatura portuguesa”, assim ela dizia ao pai. A partir da eleição da Literatura, como projeto de vida, sua existência se expande. A narrativa de sua vida, com traços de aventura folhetinesca, aparece comparada ao enredo da existência de personagens de um dos autores que mais a teriam influenciado, Camilo Castelo Branco. Aos 20 anos, movida pelo desejo de se dedicar completamente à escrita, achando que para isso deveria ter uma rotina familiar estruturada, ela publicou um anúncio de jornal, em que declarava procurar uma pessoa culta, com quem pudesse se corresponder. Desse modo, encontrou seu marido, na época estudante de Direito, Alberto Luís, com quem manteve correspondência, vindo a se casar um ano depois de se conhecerem pessoalmente. Alberto logo se integrou ao projeto de vida e de arte da mulher. Tornando-se um incentivador e colaborador de Augustina, era ele quem digitava suas obras manuscritas. Em meio a uma sociedade capitalista, em que os objetos e os seres valem pelo lucro que proporcionam, Augustina exaltava a arte, em sua total inutilidade. Acreditava na necessidade humana de superar os limites da existência pragmática, em busca da idealidade, do sonho. Na crônica intitulada A importância da arte, ela sintetiza o dilema da criação artística: “(...) O laço da ficção, que gera a expectativa, é mais forte do que todas as realidades acumuláveis. Se ele se quebra, o equilíbrio entre os seres sofre grave prejuízo”. Augustina ressalta a importância da arte, para nosso entendimento e convívio na coletividade, que, em seus meandros, repentinamente, descortina traços do absurdo da realidade.

Imagem: Site Porto.pt

Assim me aconteceu, quando, no dia 3 de junho, soube do falecimento da escritora portuguesa contemporânea, Augustina Bessa-Luís.

Augustina define-se como uma escritora de visão existencialista, pois em seus textos analisa o ser, a realidade, na procura do sentido mais profundo da vida e dos eventos que movem o ser humano, em suas escolhas, e nos direcionamentos que o destino impõe. Suas crônicas mostram o narrador irônico, a fugir da expressão e da visão banal das coisas, preferindo descortinar e mostrar, em estilo irreverente e extravagante, a verdade, o absurdo, o insólito dos episódios do dia a dia. Como portuguesa, cria obras em que o lirismo de saudade, da melancolia, do amor são presenças fortes, mas também traz um olhar crítico mordaz da realidade e seus sentidos. Sua ficção, ou fantasia, segue o traço da visão sutil, penetrante, da artista a quem a arte faz analisar todas as nuances da realidade. É o que acontece, por exemplo, em “Crônica de Natal”, texto em que, em meio a um tema tão elevado, explodindo de indignação, ela narra uma discussão, em que profere palavrões, a um motorista de táxi, a quem contava sobre um pedido que lhe fora feito, para que escrevesse algo sobre o Natal, na certeza de que se esperava dela um conto tradicional, recriação de Dickens, que ano após ano, a TV exibia nessa data. No conto, encontram-se outras situações banais, como se a escritora, nessa data que lembra santidade, e elevação, tivesse optado por relatar os fatos mais baixos, mais triviais da vida do ser humano. Porém, nesse mesmo texto, encontramos frases em que ela emite pensamentos de muita profundidade, de complexidade filosófica sobre a vida, como aquele em que a narradora observa, sobre o “desentendimento” com o motorista, que (…) cada situação tem a sua justiça própria, e isto é duma complexidade que o código civil não alcança (…).” Desse modo, entendo os textos aqui citados, da obra de Augustina Bessa-Luís, criação que expõe sua visão complexa, filosófica, paradoxal da realidade e do ser humano, algumas vezes iluminando a contingência, e outras vezes, elevando nossa consciência a um mundo onírico, de anseios e de possibilidades ilimitadas.


20

São tantas festas, na escola, na academia, nas quermesses, que fica até difícil escolher apenas uma para marcar presença. E os quitutes então?! São tantos, que fica difícil escolher! Veja algumas dicas para fazer uma melhor escolha, e não ter excessos na balança. Bolo de fubá: Entre as opções de doce, é uma boa pedida. Apesar de o fubá também conter uma concentração significativa de carboidrato, ele tem mais fibras do que a farinha de trigo tradicional. Coma apenas um pedaço pequeno. (40 a 60g) Milho e pipoca: Essa delícia contém fibras e proteínas e por isso ajuda na saciedade. Uma xícara de chá de pipoca pronta não ultrapassa 50 kcal. Não exagere no sal, ok?

Dica preciosa da nutri: Ao chegar à festa, antes de começar a comer, dê uma volta e olhe tudo que o lugar oferece, tanto nas comidas quanto nas bebidas. Desta forma você já terá ideia do que vai querer comer, e, portanto, poderá escolher entre as opções que valem mais a pena. Não dá para comer e beber tudo! Tente não beliscar uma coisinha aqui, outra ali, em todas as barracas. Se for escolher um doce, tente comê-lo logo após a ingestão de uma proteína, como por exemplo, um pedaço de churrasco (espetinho). Ao invés de fazer a refeição em pé e rodando pela festa, procure sentar em uma mesa, isso ajuda a controlar as quantidades que serão consumidas. Não foque apenas nas comidas, aprecie a festa e o ambiente, você não foi até lá apenas para comer e beber, ok? Dance, passeie, dê muita risada e se divirta. Boas festas!

Vinho quente: Por ser proveniente da uva, o vinho possui substâncias antioxidantes. Mas, como toda bebida alcoólica, tem muitas calorias, então consuma com moderação. Quentão: Bebidas destiladas possuem um alto valor calórico, por isso não pode exagerar, além disso, na preparação vai bastante açúcar. Dê preferência aos que têm gengibre ou canela, ingredientes termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo. Pastel: Cuidado com a fritura! Não vale repetir ok? Dependendo do recheio, um simples pastelzinho pode ter 500 calorias! Prefira o recheio de carne e não o de queijo!

“Ao invés de fazer a refeição em pé e rodando pela festa, procure sentar em uma mesa, isso ajuda a controlar as quantidades que serão consumidas.“

Pé de moleque ou paçoca: O amendoim, matéria-prima utilizada para os dois doces, é uma semente oleaginosa rica em potássio, magnésio, ferro, cálcio, fibras e gorduras “boas”. O problema está na quantidade de açúcar utilizada na preparação de seus derivados. Portanto, é só não exagerar.

‘Lembre-se, o sucesso é uma

jornada, não um destino. Tenha fé em sua capacidade.“ - BRUCE LEE

RUA CARLOS BUCK,114 SANTA TEREZA JABOTICABAL/SP (16) 3204-2312 9.9724-0541


Acupuntura (Estética e auricular), Moxa, Magnetoterapia, Cone Hindu ou Cone Chinês, Reiki, Gua-Shá Massagens terapêuticas e energéticas com pedras quentes, Bambuterapia, Ventosaterapia, Candle Massage, Cromoterapia, Aromaterapia, Detox Corporal e Drenagem linfática. Essas são algumas das Terapias Alternativas disponíveis do ESPAÇO DALUTE, a seguir vamos falar sobre duas delas:

CONE HINDU OU CONE CHINÊS O especialista colocará o cone no ouvido e acenderá a outra extremidade, queimando-o como uma vela, assim, o fogo vai consumir o oxigênio existente no cone e iniciará uma pressão negativa no ouvido, formando um processo de aspiração. A aspiração, juntamente com o calor liberado pela queima do cone, estimulará todo o muco aglomerado dentro do ouvidos, nariz e garganta, proporcionando uma limpeza natural de mucosas em excesso, desobstruindo os canais. Na aplicação é comum as pessoas relaxarem a ponto de dormir durante o processo. Quando o processo se inicia, acontece um alívio imediato nas tensões dos músculos da face, além de uma liberação do movimento da articulação da coluna cervical na região do pescoço. O cone atua, ainda, emocionalmente, ajudando o paciente a organizar suas emoções e ampliar a consciência, agindo assim como um excepcional agente preventivo ao stress e as doenças.

ACUPUNTURA Benefícios: Trata alergias respiratórias; Contra dores de cabeça e enxaquecas; Aumento da atenção, da percepção e da intuição; Ajuda nos estados gripais; Elimina o excesso de cera no ouvido; Diminui a quantidade de energia em pontos específicos; Tira o excesso de mucosa do ouvido, nariz e garganta; Melhora a insônia, a labirintopatia e dores no ouvido; Trata a perda de audição adquirida por aumento de secreções; Melhora o olfato, paladar e audição; Ajuda nos sintomas da sinusite aguda ou crônica; Ameniza tonturas sem causas definidas, zumbidos e vertigens; Desobstrui o ouvido, nariz, garganta e o sistema linfático; Fortalece o sistema imunológico; Alinha os Chakras, elevando o padrão vibratório e Acalma o sistema nervoso.

A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que consiste na inserção de finíssimas agulhas em pontos específicos do corpo, fazendo com que o corpo libere de forma natural endorfinas, serotoninas (hormônios de bem estar), analgésicos e anti-inflamatórios, com a finalidade de restaurar e regular o equilíbrio energético do organismo, auxiliando na promoção, manutenção e recuperação da saúde. A Acupuntura só trata dor ? Não, embora normalmente associada ao alívio da dor, existem muitas outras disfunções e doenças nas quais ela pode tratar, como: • • • • •

EMOCIONAIS: ansiedade, estresse, insônia GASTROINTESTINAIS: dores de estômago, azia, gastrite, refluxo, constipação RESPIRATÓRIAS: rinite, sinusite, asma DERMATOLÓGICAS : acne, dermatite, urticária GINECOLÓGICAS: irregularidade menstrual, TPM, síndrome do ovário policístico, endometriose, infertilidade, menopausa.

Vale lembrar que a acupuntura é um tratamento a ser seguido, que o sucesso se dá pela constância nas sessões.


24

Segundo o psicólogo Lev Vygostky, o processo histórico-social está atrelado ao papel da linguagem no desenvolvimento do ser humano, havendo uma interação entre o indivíduo e o meio onde está inserido, conhecido como Sociointeracionista. Os Seres Humanos nascem numa “Cultura” e esse contexto é palco de importantes transformações do bebê ao idoso, sendo que o desenvolvimento e a aprendizagem caminham juntos. A criança tem que viver no meio onde propicie a aprendizagem, sendo a escola um desses espaços, onde o processo é vivenciado e a interação entre a criança e o meio acontece. A função do professor é a de mediar essa interação da criança com o meio, favorecendo essa aprendizagem, e a sala de aula é o espaço privilegiado de produção de novos sentidos e significados, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Temos que descobrir e investigar as potencialidades de cada criança. Nessa relação com o meio, utilizam a linguagem (verbal, gestual, escrita) como instrumento de relação com os outros, com mais ou menos dois anos. Esse tempo é marcado pela curiosidade, pelas palavras e perguntas. Portanto, são necessárias parcerias nos espaços pedagógicos para que haja a possibilidade de empreendimento de novas situações sociais de desenvolvimento. Cabe permitir que aluno revele-se por si, mostre-se naquilo que é capaz. O papel do professor desdobra-se em muitas funções que devem ser descobertas e assumidas conforme o desenvolvimento do aluno. E o professor é o organizador do ambiente social (conforme Vygotsky, 2003), que é o fator educativo por excelência. É por isso que ele enfatiza a posição do aluno como aquele que dirige o seu próprio processo de aprendizagem. Conjugar isso exige

Feira de CiênciasEnsino Médio 2019

compromisso e responsabilidade com o aluno, o que permite avançar na exigência da compreensão da pessoa no processo de ensinar e aprender. Mas este professor também deve estar atento para permitir que este aluno construa seu conhecimento em grupo com participação ativa e a cooperação de todos. Sua orientação deve possibilitar a criação de ambientes de participação, colaboração e constantes desafios. Essa teoria mostra-se adequada para atividades colaborativas e troca de ideias, como os modelos atuais de fóruns e chats. Suas interações com o meio são construídas a partir de sua inserção em um universo históricocultural. A família, escola, comunidade e seus elementos constituintes pais, irmãos, professores, colegas, amigos - fazem parte desse universo e servem de elo intermediário entre a criança e a aprendizagem. Estudando essa abordagem, devemos repensar o meio que propiciamos aos nossos filhos e alunos e o que está contribuindo para uma evolução em suas vidas. “Através dos outros, nos tornamos nós mesmos”. Lev Vygotsky

“A criança tem que viver no meio onde propicie a aprendizagem, sendo a escola um desses espaços, onde o processo é vivenciado e a interação entre a criança e o meio acontece.”


VOVÓ


28

Cristiano, Carla Bonafini, Elzylene (Lene), Carla Françoso, João Ismael e Juliana.

Elzylene Léga ( Lene )

"A data foi proposital, pois é o dia de aniversário de casamento dos meus finados pais, que hoje devem estar orgulhosos por chegarmos até aqui! Foi com muito trabalho e dedicação à profissão que cheguei até aqui! Transparência, estudos, boas práticas, dedicação, busca pela melhor qualidade, novas técnicas, boa gestão, equipe engajada, respeito e muito amor à profissão escolhida... Tanto que, até hoje, todos os dias são prazerosos mesmo frente às intempéries do dia a dia. Ninguém comemora 20 anos de serviços de um estabelecimento sozinho! Minha equipe é maravilhosa! Meus clientes fantásticos! Meus pacientes ... Ah, esses sim, dependem de todos nós! Saudações a quem de alguma forma fez parte desta linda história!" (Lene Léga)

Aconteceu a missa em Louvor a Santa Rita de Cássia, por anos realizada pela Família Martins, proprietários da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal. Foram distribuídos rosas e chaveiros com a imagem de Santa Rita. Santa Rita de Cássia, padroeira das causas impossíveis! Santa Rita teve uma vida difícil, mas suas dores a ajudaram a se tornar uma mulher santa. Ela começou o seu trabalho de intercessão pelos pecadores enquanto ainda vivia, começando com aqueles mais próximos de seu coração. E hoje, lá do céu, ela continua ajudando aqueles que pedem por sua intercessão. Santa Rita de Cássia, modelo de esposa, mãe e religiosa, rogai por nós!

Gislene, Iracê, Waldemar e Viviene Martins

Paulo, Viviene e Mirela Martins Amâncio

José Francisco Penariol, Valdir Homem e Marcos Labella

Luciana e Marcos Labella

Mayra P. Lourenzo, Elaine, Sofia, José Francisco e Marita Penariol

Em noite festiva na AABB o Lions Clube de Jaboticabal, realizou sua Assembléia Festiva em comemoração ao dia das Mães e homenagem a dois companheiros com a Comenda de Companheiro de Melvin Jones sendo a maior honraria dada por Lions Clubs Internacional Foudation. Na cerimônia da entrega das comendas, o homenageado da noite o CL José Francisco Penariol, que ficou muito emocionado, sendo convidado para receber a placa comemorativa Melvin Jones, das mãos do presidente do clube o MjF Valdir e sua Domadora Nilze. A Domadora Elaine colocou na sua lapela os Chevrons comemorativo da grande honraria. Em seguida o foi anunciado o nome do companheiro Marcos Antônio Labella e também muito emocionado ao receber das mãos do presidente MjF Valdir e sua Domadora Nilze a sua placa recebida de Lions Clubs internacional Foudation e na sequência foi convidada a sua Domadora Luciana para colocar na sua lapela os chevrons do título de Melvin Jones.


29

Aconteceu o Coquetel de Lançamento da Coleção exclusiva Kímika Day, outono - inverno na Gióia Boutique. Parabéns Lú... tudo perfeito! Tatiane Menezes. Luciane Agostinho e Natália Martins

O caráter e a inteligência podem impressionar as pessoas, mas é o amor e a ajuda que damos a alguém, ou alguma entidade filantrópica, que nos faz brilhantes e inesquecíveis na vida dessas crianças e adultos. O amor torna as pessoas indispensáveis e gratas. Assim, se você quiser acender um sorriso, iluminar um coração ou acordar a esperança em alguém, precisa se lembrar de uma coisa: as pessoas se alegram com sua inteligência, apreciam o seu caráter, mas precisam mesmo é do seu amor, do seu coração, colocando todo o empenho, generosidade, talento e fazendo tudo isso acontecer. Gratidão à família Bellodi... Deizinho, Zélia, Roberta, Mariana, Alice e Antonio. Aos Funcionários da ZB, aos da casa, aos nossos patrocinadores: Agropecuária Cabapuâ, Amendofort, Baita Pizza, Briliance, Boutique Dondoca, Cantinho do Verde, Faculdade São Luís, Jaboticabal By Cláudia Grotta, Plena Viagens, Sandro Multimarcas, San Marino e a todos vocês que acreditaram e compraram a Feijoada do Bem. Em nome de Gislene Martins Duarte e do Olhos da Alma, agradecemos a todos. Começamos a Feijoada da Viola do Bem em prol as instituições de Jaboticabal... que venha a próxima... ABC Down 2020!

Grupo da Confraria do Vinho - Jaboticabal

Zélia. Antonio, Alice, Deizinho e Mariana Bellodi

Deizinho Bellodi, Gislaine Martins Duarte, Zélia e Roberta Bellodi

Isabella Miranda, Deborah Castro, Rogério Boareto, Daniela Amaral, Francielle Secato

Querido Israel cantando com seu Pai Fabiano Pereira e os Feras

Aconteceu o primeiro encontro da Confraria de Vinhos de Jaboticabal e região. Neste grupo, o pessoal compra caixas de vinho que a sommelière Carla Cavalcante comercializa da empresa Wine Eventos , e troca ideias sobre bebidas e gastronomia. O evento foi realizado no Santo André Store, em Jaboticabal, com a presença de Beto Neves e sua banda Beatles Again, que fez um workshop + show dos Beatles. Ficou interessado em participar desta confraria? É só mandar uma mensagem para a Carla (16997664356).

Beatles Again, Carla Cavalgante e Lara Ferraz

Marcia Cadelca e Patrícia Louzada


30

imperfeições, através de procedimentos minimamente invasivos. É necessário a realização de uma análise detalhada do rosto do paciente, buscando harmonizar os traços e manter a máxima naturalidade de cada face, sempre evitando os exageros. Alguns procedimentos desta especialidade : Toxina Botulinica (BOTOX), Preenchedores( Ácidos Hialurônicos) , Escultura Labial , Bichectomia e LIpo de papada (Lipo Enzimática ). A Odontologia evoluiu, estudamos muito e buscamos novas técnicas em benefício de nossos pacientes que confia em nosso bom senso e planejamento personalizado de cada caso. Seguimos normas e leis de nossos conselhos que nos regem. Cirurgião Dentista CRO-SP 62766, natural de Patrocínio MG , residindo em Jaboticabal há 22 anos . Cidade do coração que escolheu para viver com minha família, trabalhar, criar e educar seus filhos. Cláudia Grotta: Conte um pouco sobre sua profissão? Renato Reis: Sou cirurgião dentista formado pela UNIUBE (Universidade de Uberaba), com diversos cursos de pós graduação na área da Odontologia Estética , Harmonização Oro Facial ênfase em lentes de Contato Dentais, especialista em Radiologia pela AORP ( Ribeirão Preto ), Mestrando em Dentística restauradora pela FORP USP Ribeirão Preto, professor assistente do curso de Odontologia Estética Avançada e lentes de Contato Dental, FORP USP – FUNORP Ribeirão Preto e membro da SBTI Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Preenchedores Faciais. Cláudia Grotta: Sua família também segue na mesma profissão? Renato Reis: Família bem maior , agradeço sempre Deus por me concedido uma família abençoada . Sou casado com Patrícia Bressan dos Reis também Cirurgiã Dentista, trabalhamos juntos em sintonia em nossa clínica Odontocenter, pai de um casal de lindos filhos, Carolina Bressan dos Reis que está no último ano de odontologia UNAERP, e Bruno Bressan dos Reis Aluno 9º ano COC. C.G.: Fale um pouco da ODONTOCENTER e seu novo espaço? R.R: Nosso foco em Odontologia Estética Avançada , onde realizamos diversos procedimentos tais como cirurgias plásticas gengivais , facetas de porcelanas , lentes de contatos dentais em cerâmicas pura de alta resistência, alinhadores invisíveis Clareamentos á laser entre outros. Atualmente construímos nossa nova sede, procurando oferecer maior conforto aos nossos pacientes. A Odontocenter conta com equipamentos de ponta de última geração e produtos de altíssima qualidade com objetivo sempre maior de reconstruir sorrisos e atingir satisfação de todos que nos procuram. Procuramos atualizar sempre e investir em novas tecnologias. C.G.: O que lente de contato dental? R.R.: Lente de contato dental é película de porcelana , extremamente fina e muito resistente. Ela nos permite criar novos sorrisos , mais claros , mais harmônicos elevando autoestima e rejuvelhecendo nossos pacientes. Nos permite ainda devolver forma e cor de um dente que por ventura possa ter sido fraturado ou escurecido. Procedimento muito procurado , trabalhamos com a marca E_MAX ivoclar, empresa Alemã que se destaca no segmento. C.G.: Harmonização Facial , fale um pouco sobre essa nova especialidade da Odontologia? R.R.: Harmonização Facial é um conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto, contornos, corrigir

RESOLUÇÃO CFO-198/2019 Reconhece a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica, e dá outras providências. O Presidente do Conselho Federal de Odontologia, no uso de suas atribuições legais e regimentais, “ad referendum” do Plenário, Considerando o que dispõe o art. 6º, caput e incisos I e VI da Lei nº 5081, de 24 de agosto de 1966, que regula o exercício da Odontologia. O QUE DIZ A LEI 5081 QUE REGULAMENTA A ODONTOLOGIA Lei 5.081, de 24 de agosto de 1966, que “Regula o Exercício da Odontologia”, inclusive estabelecendo, em seu artigo 6º, I, que “compete ao cirurgião-dentista praticar todos os atos pertinentes a Odontologia, decorrentes de conhecimentos adquiridos em curso regular ou em cursos de pós-graduação” e II – prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo. C.G.: Alguma novidade? R.R.: Sempre buscamos novidade , agora com odontologia digital onde planejamos nossos casos estéticos e cirúrgicos através de radiografias digitais , tomografias , scanners intra orais assim podemos prever com precisão nossos resultados. C.G.: Qual a sua missão na realização de sua profissão? R.R.: Satisfação do paciente , devolvendo estética do sorriso e função da mastigação. Elevando autoestima e saúde dos nossos pacientes.

ODONTOCENTER Av. Olga Morello de Stéfani 290 Colina Verde - Jaboticabal/SP Fone: (16) 32036870


31

Muitos possuem um bichinho de estimação que é um membro da família, para muitos um “filho”, já que dispensamos a ele um amor muito grande. Mas, como tudo que tem vida e habita a crosta terrestre, chegará o dia em que cessará a vida física. Então, neste momento, muitos ficam se perguntando o que acontecerá com a alma dele ou ainda se questionam se eles possuem alma. Podemos utilizar as questões 597 e 597a de O Livro do Espíritos para responder a essa questão, “Visto que os animais possuem uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, haverá neles um princípio independente da matéria?” E a resposta é “Sim, e que sobrevive ao corpo”. “Este princípio é uma alma semelhante à do homem?”, "É também uma alma, se o quiserdes, dependendo do sentido que se dê a esta palavra; ela é, porém, inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem distância igual àquela existente entre a alma do homem e Deus". Portanto, essa resposta deixa claro que os animais têm alma e que sobrevive a morte do corpo físico. Mas, precisamos esclarecer essa inferioridade a qual os espíritos dizem existir em relação a alma humana. Para isso, vamos nos utilizar novamente de O Livro dos Espíritos na questão 601, “Os animais seguem uma lei progressiva, como os homens?” e a resposta é “Sim, e é por isso que, nos mundos superiores, onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo dos meios de comunicação mais desenvolvidos; eles, porém, são sempre inferiores e submissos ao homem; são, para ele, servidores inteligentes”. Todos os

seres vivos não escapam da evolução, é uma lei inexorável. A frase “A alma dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem” esclarece perfeitamente o caminho pelo qual a alma ou princípio inteligente que habita o ser humano percorre para alcançar sua independência e conhecimento. Não estou dizendo que hoje somos homem e que no passado fomos um animal. Eu disse que a alma caminha muito, vai se transformando até atingir a evolução ideal para que possa habitar um corpo humano e vai caminhar mais ainda ate que possamos habitar em corpos mais evoluídos, que vivam em esferas também evoluídas. Portanto, podemos entender que os animais são seres menores que necessitam do nosso amor e nossa proteção a fim de subirem a escala evolutiva conforme as leis da natureza e que vivenciam, como nós, em uma escala muito menor as vivências naturais que depuram o ser que um dia terá despertada a inteligência consciente que possui. Portanto, os animais progridem conforme suas vivências de maneira quase mecânica, visto que não possuem ainda uma consciência de sua individualidade e agem muito mais por instinto e uma inteligência, ainda adormecida, os guia em sua jornada.


32

Jaboticabal é uma cidade daquelas que ou você ama, ou você odeia. Não tem como ser indiferente à ela. Há pessoas que apenas moram aqui. Estes veem languidos o passar de seus bucólicos dias cinzas. Reclamam de tudo e de todos. É o buraco da rua, é o trânsito da Rui Barbosa, o cheiro do rio. Para esses, nunca nada está bom. Mas também há pessoas que VIVEM aqui e sabem aproveitar os pequenos prazeres de se morar em uma cidade do interior. Sabem que nada é perfeito, mas que é bom ter um cantinho pra chamar de seu, um lugar para onde sempre se pode voltar e que terá sempre braços abertos para lhe receber. Para nós (sim, eu me incluo entre estes últimos), ainda que não fechemos os olhos para os problemas que toda cidade tem, Jaboticabal oferece a tranquilidade e aconchego das cidades pequenas com a comodidade e recursos de cidades maiores. Além disso, quando necessário, Ribeirão é logo ali. Aqui tudo é perto, tudo é fácil, tudo é nosso. Aqui você não vai na empresa A, B ou C. Aqui a gente vai tomar sorvete no Ricardo, almoçar no restaurante do Léo, tomar uma no bar do Paulo, abastecer no posto do Alexei. Todo mundo conhece quase todo mundo, as pessoas se cumprimentam e se olham nos olhos. Nada da frieza e empáfia dos grandes centros. Nosso shopping, ainda que não seja lá um “Aricanduva”, está sempre ali, à disposição, tanto para aqueles que querem tomar um cafezinho no sábado à tarde, quanto para aqueles que precisam comprar um presentinho fora de horário, além de contar com um cineminha pra levar a patroa e duas opções de fast-food mundialmente conhecidas, coisas que até cidades maiores como, por exemplo, Sertãozinho e Matão, ainda não tem. Temos uma concha acústica recém restaurada que é palco de festivais e apresentações, às vezes não muito bem divulgados, mas com seu público fiel. Temos faculdades nacionalmente conhecidas, uma tradicional

“Festa do Quitute” que atrai pessoas de toda a região e é responsável por boa parte da arrecadação anual de algumas entidades assistenciais. Somos a capital nacional do amendoim e um dos mais importantes polos regionais de agronegócio do país, temos um excelente IDH e estamos sempre entre as 150 melhores cidades para se viver no país. Como sempre digo, não significa que tudo seja ou esteja uma maravilha, mas para quem quer trabalhar, empreender, investir ou simplesmente curtir seus dias de aposentadoria, aqui é um belo lugar. Lógico que sempre haverá aqueles que torcerão o nariz para esse nosso “cadinho” de conforto, assim como há aqueles que daqui saíram e hoje renegam suas origens, mas esses são apenas dignos de pena. Eu, como filho adotado dessa terra, que aqui fui tão bem recebido e que aqui fiz tantas amizades, terei sempre essa cidade no coração, ainda que amanhã ou depois o destino me leve para outros cantos. Por isso eu lhe digo, VIVA esta cidade. Aproveite tudo aquilo que ela pode lhe oferecer. Faça tudo aquilo que estiver ao seu alcance para contribuir com a melhoria da cidade. Cuide daquilo que é seu e não permita que ninguém deprede ou difame aquilo que é de todos nós. Aproveite e comemore os 191 anos dessa cidade que é nossa e que merece o melhor de cada um de nós.

“Por isso eu lhe digo, VIVA esta cidade. Aproveite tudo aquilo que ela pode lhe oferecer. Faça tudo aquilo que estiver ao seu alcance para contribuir com a melhoria da cidade.“


Profile for Pop Up Comunicação Digital

Revista André Maria - Edição 122 - Ano 9 - JULHO/2019  

Com mais de 8 anos de história, a Revista André Maria já é uma das mais longevas publicações mensais de Jaboticabal/SP. Com informação, entr...

Revista André Maria - Edição 122 - Ano 9 - JULHO/2019  

Com mais de 8 anos de história, a Revista André Maria já é uma das mais longevas publicações mensais de Jaboticabal/SP. Com informação, entr...

Advertisement