Page 1

JORNAL

Notícia em suas mãos ! WWW.OCOMERCIO.COM.BR

Americana e Região ! 10 de Setembro de 2012 | Ano 1 | Edição 1

Prefeito de Americana apresenta projeto inédito Rebocando e Pintando

15 anos sem Renato Russo

PÁG. 02

Romário exige que Fifa respeite a lei brasileira PÁG. 06

Seleção para o concurso de PÁG. 05 Miss Americana

Publicidade Master


SEQUÊNCIA MUSICAL

WWW.OCOMERCIO.COM.BR

15 anos sem Renato Russo

R

enato Russo era o nome artístico de Renato Manfredini Júnior, nascido no Rio de Janeiro, no dia 27 de março de 1960. À frente da Legião Urbana, Renato foi um dos principais cantores e compositores durante o estouro do rock brasileiro nos anos 80, registrando clássicos daquela década como Faroeste Caboclo, Que País É Esse?, Pais e Filhos, Há Tempos, entre tantos outros. A banda nasceu em 1982, logo após o fim do Aborto Elétrico - grupo punk que também deu origem ao Capital Inicial. No início, as canções de Renato eram recheadas de críticas sobre a sociedade brasileira. Exemplos claros disso eram as faixas Geração CocaCola, Será e Índios. Mas o diferencial da Legião era que além das letras de protesto, o grupo se permitia falar sobre amor, como em Ainda é Cedo, Quase Sem Querer e Eduardo e Mônica. Justamente por essa duali-

Publicidade Cartão de Visita

Publicidade Cartão de Visita

dade não era difícil ser embalado pelas melodias da banda. Em 1989, Renato Russo foi diagnosticado como soropositivo. Apesar disso, a banda seguiu carreira e só foi parar sete anos depois. O último álbum da Legião Urbana foi A Tempestade Ou O Livro dos Dias, lançado em outubro de 1996. Apenas 21 dias após o lançamento do disco, (dia 11 de outubro), Renato faleceu em seu apartamento no Rio de Janeiro. Com sua morte, estava decretado o término da Legião Urbana. Mesmo com o fim, a Legião ainda é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano. Renato é venerado como um dos mais importantes compositores do rock brasileiro e conta com uma verdadeira legião de fãs, que mantém viva a apreciação da banda, considerada por muitos a mais importante de todos os tempos no Brasil.

2

Pai de Amy Winehouse escreverá biografia da cantora

O

pai de Amy Winehouse, Mitch, anunciou que escreverá uma biografia oficial da cantora. De acordo com o jornal inglês Daily Mail, Mitch já assinou contrato com a editora HarperCollins para a publicação do livro e parte dos lucros obtidos com as vendas será direcionada para a Amy Winehouse Foundation, entidade firmada em setembro que lida com viciados em drogas. “Sinto que preciso escrever esse livro para contar a verdadeira história de Amy e para ajudar na minha recuperação”, disse o pai da cantora. “Quero levantar o máximo possível de dinheiro para a fundação, então todos os lucros do livro serão direcionados para ajudar crianças que passam por problemas com doenças e vícios.” “Acredito que através de sua música, sua fundação, e esse livro, o nome dela vai viver para sempre”. O livro, intitulado My Daughter, será lançado em 2012.

Publicidade Cartão de Visita

Publicidade Cartão de Visita

Publicidade Cartão de Visita

Publicidade Cartão de Visita


ÁREA TECNOLOGICA

WWW.OCOMERCIO.COM.BR

3

Ponte solar vai gerar quase 1 MW de energia C

omeçou a ser construída em Londres, no Reino Unido, a maior ponte solar do mundo. A ponte vitoriana sobre o rio Tâmisa, construída em 1886, será transformada na fundação da estação Blackfriars. Sobre ela, a empresa japonesa Sanyo está instalando 4.400 painéis solares fotovoltaicos, criando uma usina solar capaz de gerar 1,1 MW de energia. Os painéis estão sendo instalados na forma de um teto de 6.000 metros quadrados.

Usina solar Em média, os engenheiros calculam que a ponte solar deverá gerar 900.000 kWh de energia, suprindo 50% do consumo da estação e reduzindo as emissões de carbono em 511 toneladas por ano. Outras técnicas ambientalmente corretas que estão sendo instaladas na estação incluem um sistema de coleta de água da chuva, para uso nos banheiros e na limpeza, e “tubos solares”, para captar a luz do Sol e direcioná-la para a iluminação interna.

YouTube Space Lab leva sua ideia para o espaço

Sozinhos, ou em grupos de até três pessoas, os estudantes, de idades entre 14 e 18 anos, devem submeter um vídeo no YouTube, com a descrição da experiência que pretendem realizar. Gravidade zero e treinamento para astronauta Um painel de cientistas de prestígio, astronautas e professores, incluindo o conhecido professor Stephen Hawking e um enorme time de astronautas, vão fazer parte do júri, que levará em conta as opiniões emitidas pela comunidade do YouTube. Os seis finalistas regionais irão se reunir nos Estados Unidos, em Março de 2012, para participar de um voo de gravidade zero e receber outros prêmios. No final, serão anunciados dois vencedores globais, cujas experiências serão enviadas para o espaço e realizadas paço, na Estação, naquela que será a maior aula na Estação Espacial, no Verão de 2012, sendo aior aula de ciência do mundo de ciência já feita, transmitida para o mundo intransmitidas do espaço ao vivo pelo YouTube. Pelo menos quatro agências espaciais estão teiro através do YouTube. se juntando ao YouTube no projeto YouTube O Space Lab faz parte de um programa do You- Além disso, os vencedores globais poderão Space Lab. Tube que consiste em disponibilizar o acesso a escolher um de dois prêmios: ou uma viagem ao Japão, para assistir ao lançamento da sua O evento está desafiando estudantes de todo o conteúdos educacionais aos educadores. mundo a conceber experimentos científicos que Fazem parte do programa as agências espaciais experiência a bordo da nave de carga HTV, ou poderão ser realizados na Estação Espacial In- da Europa (ESA), Estados Unidos (NASA), uma viagem à Rússia para um autêntico treino ternacional. Japão (JAXA), Canadá (CSA) e Rússia (Ros- espacial nas instalações em que Yuri Gagarin se tornou cosmonauta. As experiências vencedoras serão feitas no es- cosmos).

M

Publicidade Rodapé


PONTO DA POLÍTICA

WWW.OCOMERCIO.COM.BR

4

Prefeito de Americana apresenta projeto inédito Rebocando e Pintando

P

ara auxiliar famílias de baixa renda que residem em habitações precárias e insalubres, o prefeito de Americana, Diego De Nadai, e o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SHDU), Davi Ramos, lançaram nesta sexta-feira (07/10) o Programa “Rebocando e Pintando”, com investimento inicial de R$ 800 mil. Cerca de cem famílias da região do São Jerônimo e Jardim Brasil serão beneficiadas com repasse financeiro de até R$ 8 mil para reparos e reformas em seus imóveis, promovendo melhorias estruturais, de recuperação e de assistência técnica para proporcionar condições dignas de habitação.

trabalho social que se destaca na comunidade e tem muitas qualidades, por isso, está conosco nessa administração desde o início, realizando várias ações, como o projeto Bolsa Habitação, por exemplo”, disse o prefeito Diego.

O secretário de Habitação agradeceu ao prefeito pela confiança no trabalho de toda a secretaria e disse que o Programa “Rebocando e Pintando” terá um alcance muito grande junto à comunidade, promovendo o bem-estar, autoestima, resgate da dignidade e solidariedade. “O projeto também permite o envolvimento de toda a sociedade, pois tem gente muito boa e solidária querendo ajudar com doação de material de construção e mão-de-obra, promovendo “É um projeto pioneiro que vai ao encontro das um mutirão solidário em imóveis precários, innecessidades da população que mais precisa, salubres e também em escolas, entidades e esque luta para comprar e pagar a casa e não tem paços utilizados pela população”. condições de concluir o acabamento, morando em casas insalubres, ficando exposta a diver- Davi revelou que o “Rebocando e Pintando” sos riscos e a prefeitura está dando essa ajuda conta com o apoio do arquiteto Marcelo Rosenpara material, mão-de-obra. É um trabalho so- baum, que participa do quadro Lar Doce Lar, cial, importante, voltado para a população que do programa Caldeirão do Huck. “Ele viu nosso necessita realmente e vamos começar com cem projeto e, em novembro, vamos nos reunir, pois famílias e ampliar ainda mais. O Davi tem um tem experiência na transformação de uma vila

Publicidade Cartão de Visita

Publicidade Cartão de Visita

onde as pessoas só conseguiram erguer suas casas por meio do mutirão. Aproveitaremos materiais que sobram das construções, como areia e pedra e faremos um banco de materiais de construção para que uma comissão avalie a qualidade das doações”, adianta. Para a captação de recursos para o programa e atendimento de mais famílias e comunidade, o secretário de Habitação encaminhará o projeto para o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e Agência Paulista de Habitação. Rebocando e Pintando O projeto a prevê a prestação de mão-de-obra para a execução de serviços de pinturas, reboco de paredes, assentamento de pisos, melhorias sanitárias, reparos nas redes elétrica e hidráulica, reparos em telhados, entre outras intervenções. Os recursos serão provenientes do próprio município, do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), Fundo Municipal de Habitações de Interesse Social e de doações de pessoas físicas e jurídicas, entidades e organismos de cooperação nacionais e internacionais.

Publicidade Cartão de Visita


CIDADES

WWW.OCOMERCIO.COM.BR

5

Seleção para o concurso de Miss Americana é em outubro

O

concurso Miss Americana será realizado em novembro e a organização do concurso selecionará as candidatas interessadas em representar Americana. Meninas, de 13 a 24 anos, devem comparecer no dia 15 de outubro (sábado) no Clube dos Veteranos, localizado na Avenida Paulista, 818, entre 9h30 e 17h00. A candidata vencedora da categoria adulta (somente uma modelo na categoria adulta de 18 à 24 anos) representará a cidade no tradicional Miss São Paulo Oficial, transmitido pela TV Bandeirantes. Já as dez primeiras colocadas das categorias mirim, infantil, infanto e juvenil, participarão da seletiva do Miss São Paulo Infanto-Juvenil. Pontos de inscrição: Pink Biju, Danny Cosmé-

ticos (Av. Antônio Lobo e no Calçadão), Passarela Calçados, e todos os supermercados São Vicente. Caso você não consiga se inscrever em nenhum dos locais citados, você poderá preencher sua ficha no dia da seleção mesmo. Observação de roupas: Usar roupa básica, uma blusinha ou uma camiseta, e uma calça jeans que vista bem. Meninas com idade entre 13 a 24 anos, usar salto alto. O evento oficial acontecerá nos dias 22 e 23/de novembro.

Zoo Americana recebe grande público no Dia das Crianças

O

Zoo Americana – Parque Ecológico Municipal comemorou 27 anos de fundação e o Dia das Crianças ontem, 12 de outubro, em grande estilo. Com a exposição dos oito pinguins-demagalhães, recém chegados ao parque, cerca de 10 mil pessoas visitaram o zoo na quarta-feira. O responsável pelo parque, João Carlos Tancredi, afirmou que a visitação superou as expectativas. “Os pinguins realmente foram uma atração à parte no zoo. Ficamos extremamente felizes com a receptividade do público e de como estamos crescendo a cada dia. Nosso zoo é referência no Estado de São Paulo”, disse Tancredi.

A bióloga do Núcleo de Educação Ambiental, Silvia Campos Machado, comentou o trabalho da equipe. “Fizemos um atendimento ao público mostrando um pouco das peculiaridades da espécie do pinguim e explicamos os hábitos, como eles chegam até nossa região, porque não são devolvidos para a natureza. A resposta do público foi bem positiva”, comentou. Os oito pinguins vieram da Fundação Zoo Rio de Janeiro e eles integram, desde terça-feira, as espécies em exposição no parque. A festa de aniversário de comemoração contou também com a equipe do grupo Anjos da Alegria e da Editora Adônis.Et;

Campanha “De olho na validade” D esde o dia 1 (Outubro), o consumidor que encontrar produto com o prazo de validade vencido no ponto de venda receberá gratuitamente produto similar, dentro do prazo de validade. A campanha “De olho na Validade” é uma iniciativa da APAS (Associação Paulista de Supermercados), que conta com o apoio do Procon-SP, fundação com qual o Procon de Americana é conveniado, e tem como objetivo incentivar uma atenção maior ao prazo de validade, não só do fornecedor, que proporcionará outro item gratuitamente, mas também do

consumidor, que será estimulado a observar a informação. A campanha terá 2600 lojas participantes em todo o Estado de São Paulo. A campanha, que é válida para os produtos que forem encontrados dentro da área de venda (antes de passar pelo caixa), prevê que se a loja não possuir o mesmo produto que o encontrado pelo cliente, deverá entregar um similar e de igual valor. Caso o consumidor encontre mais de um item com o prazo de validade vencido, receberá a mesma quantidade de produtos. Para obter mais informações sobre a campanha: www.procon.americana.sp.gov.br Endereço: Rua Panamá, 40 Vila Paraíso –Americana.

Publicidade Rodapé


ESPORTE

WWW.OCOMERCIO.COM.BR

6

Romário exige que Fifa respeite a lei brasileira

Romário não quer que a Lei Geral da Copa interfira

Romário criticou a Lei Geral da Copa através de sua página no microblog Twitter. Segundo o ex-atleta, o Governo deve chegar a um acordo com a Fifa para ajustar as leis durante o Mundial, que será realizado entre 12 de junho e 13 de julho de 2014. “A Fifa vai ter lucro de bilhões e não quer pagar uma conta de R$ 180 milhões?”, questionou Romário, enfatizando que a meia-entrada é uma conta que tem de ser paga pela Fifa. ex-jogador e atual deputado federal “Lei é lei e tem que ser cumprida! O Brasil tem Romário (PSB-RJ) declarou nesta segunda- que parar com esse negócio de ser escravo da feira que a Fifa deve respeitar a legislação Fifa. A soberania do país tem que ser respeitada”, brasileira durante a Copa do Mundo de 2014 afirmou o ex-jogador em sua página do Twitter. e cobrir os custos procedentes do desconto A lei brasileira estipula um desconto de 50% nas nas entradas para idosos e estudantes.

O

entradas de espetáculos públicos para idosos acima de 60 anos e estudantes. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor pode aplicar severas multas e indenizações para os organizadores de eventos que desrespeitarem o contrato. Romário, que é coordenador do Fórum Legislativo da Copa e vice-presidente da Comissão de Turismo e Esportes da Câmara dos Deputados, visitou nesta segunda-feira as obras da reforma do Maracanã e participou como convidado na sessão da Assembleia Legislativa. O ex-atacante declarou aos jornalistas antes de participar da sessão na Assembleia que, “se não mudar essa mentalidade, se não colocar a Fifa em seu determinado lugar, daqui a pouco a Fifa está mandando mais do que a nossa presidente”. Outro motivo de polêmica entre a Fifa e o Governo brasileiro é que alguns estados proíbem a venda de cerveja nos estádios de futebol, uma situação que Romário pediu para ser revisada e, neste caso sim, aplicar as normas internacionais. “Se permitiram beber cerveja até um determinado momento e uma determinada quantidade, não estou contra. Pior que não poder beber nos estádios é chegar bêbado. É preciso revisar isso, mas com um controle rígido”, concluiu Romário.

Maurren Maggi elege Pan a 2ª competição mais importante e calcula salto de 6,80m A saltadora competirá em terras mexicanas em busca de sua terceira medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos. Se depender da empolgação da atleta, as chances do tricampeonato são grandes. “Minha preparação está firme e forte. Estou empolgada cada dia mais e vai chegando o dia da competição, eu fico ainda mais ansiosa”, disse a saltadora em entrevista exclusiva ao Portal Virgula. Para muitos, o PanAmericano é apenas mais uma competição sem a importância aior nome do atletismo feminino brasileiro de todos os tempos, Maurren Maggi pode, de um Mundial ou Olimpíadas no cenário aos 35 anos, fazer história em Guadalajara. esportivo. Apesar disso, Maurren, que já

M

Publicidade Cartão de Visita

possui um ouro olímpico, valoriza o torneio. “Algumas modalidades não dão muita importância para o Pan por ser ou muito forte ou muito fraca a competição. Na minha modalidade, especialmente, estarão as melhores do mundo, vão estar as meninas bem ranqueadas mundialmente. Então, para mim, é empolgante. Pela visibilidade, eu dou mais importância para o Pan depois da Olimpíadas”, afirmou a atleta. Para conquistar seu terceiro ouro, Maurren Maggi terá de superar grandes adversárias. Para a atleta, um salto acima de 6,80m deve garantir o ouro. “Qualquer americana vai ser adversária forte. As jamaicanas e as cubanas são muito fortes, sempre estão brigando diretamente com a gente. Também tem as colombianas que vão estar saltando bem também, sem esquecer das próprias brasileiras”, falou Maggi.

Publicidade Média


NA BALADA

WWW.OCOMERCIO.COM.BR

#PrimeClub Americana

A mais nova casa noturna de americana é muito aconchegante e moderna, confira alguns cliques do mês de Outubro.

Publicidade

Publicidade

7


Pรกgina Inteira

Publicidade WWW.OCOMERCIO.COM.BR

8

Jornal Ocomércio - Demonstrativo  

Jornal Ocomércio - Demonstrativo