Cultura Viva, Políticas Públicas e Cultura de Paz

Page 24

estaduais têm fortalecido as redes nacionais e locais, as Teias (nacional, estadual e regional) - lugar de encontro das redes. As Teias têm se constituído como lugar fundamental de trocas e de articulação política e cultural do Programa, mas a articulação e intercâmbio entre Pontos ainda é tímida por carência de recursos específicos para esta ação.

Comunicação Os Pontos de Cultura são pequenas mídias que anunciam conteúdos criativos na localidade, aumentam seu raio de ação ao trabalhar em rede ou potencializar sua informação através de novas tecnologias. De um lado, têm uma ação presencial frente a públicos diversos, de outro alcançam segmentos da diversidade através de suas ações em rede. A combinação das tecnologias de aprendizagem e convivência com as tecnologias de comunicação e informação (TIC e TAC propostas pelo antropólogo Tião Rocha) dão um sentido vivo e peculiar aos Pontos de Cultura como pontos de comunicação com o território. Comunicação online, rádios comunitárias, blogs e sites, filmes, participação na TV povoam o universo comunicacional e combinam-se em interação direta com a comunidade: ocupação de lugares públicos (“Papo de Subida” e “Conversa de Escada” levada pelo Ponto Campus Avançado no Rio de Janeiro ou atividades de teatro de rua levada pelo Instituto Pombas 24

Cadernos de Proposições para o Século XXI


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.