Page 1

c

urso de

FORMAÇÃO PARA

GESTORES

GESTÃO POR VALORES LIDERANÇA ÉTICO-CRISTÃ ELEMENTOS HISTÓRICOS E PRINCÍPIO MARISTAS CHAMPAGNAT EMPREENDEDOR

www.vidamarista.org.br

PEREGRINAÇÃOL’ HERMITAGE

MÓDULOS

Uma Gestão por Valores


c

urso de

FORMAÇÃO PARA

GESTORES Uma Gestão por Valores

A Província Marista do Brasil Centro-Sul convida-o a participar do 1º Curso de Formação para Gestores – Uma Gestão por Valores. Parte de um amplo Programa de Capacitação, o Curso proporciona formação humana, cristã e marista para gestores dos Setores, Mantenedoras e Negócios, buscando qualificar a visão sistêmica e estratégica do mundo corporativo.

COM ESTE CURSO, O MARISTA: • Investe na preparação contínua de seus gestores. • Partilha conhecimento e boas ideias. • Fomenta a liderança ético-cristã, ao estilo de Jesus Cristo. • Resgata a história do Fundador e de seu carisma.

O Curso está estruturado em cinco módulos, com temas pertinentes ao cenário da gestão marista contemporânea. A metodologia de trabalho é envolvente e assertiva. Palestras e cases são conduzidos por renomados especialistas do mundo corporativo, da Igreja e da Instituição Marista. O último módulo contempla viagem aos lugares maristas, na França e na Itália. A província Marista Brasil-Centro Sul acredita que somente a gestão eficaz e baseada em sólidos valores pode garantir a continuidade da missão de formar cidadãos éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade, por meio de processos educacionais fundamentados no Evangelho, do jeito de Maria. Você faz parte desse desafio.

IR. DAVIDE Pedri

Superior Provincial


25 e 26 DE JANEIRO

Gestão por

VALORES

Conteúdo • Visão de uma gestão por valores • Liderança baseada em valores • Agir com valores em cenários contemporâneos complexos e imprevisíveis

CARMEN Migueles Doutora em Sociologia das Organizações, mestre em Antropologia pela Universidade de Sophia (Tóquio, Japão) e historiadora pela PUC-RS. É consultora de empresas, professora da Fundação Dom Cabral e autora de três livros, entre eles: Liderança baseada em valores, pela Campus.

PAINELISTA

Conteúdo • Espiritualidade e gestão • Dimensão humana e cristã da gestão contemporânea

IR. AFONSO Murad Religioso marista, licenciado em Pedagogia e Filosofia e doutor em Teologia Sistemática. Autor de vários livros e artigos, entre eles: Gestão e espiritualidade, pela Paulinas.

Case- Boticário UMA GESTÃO DE BOAS PRÁTICAS Boticário – é a maior rede de franchising de cosméticos e perfumes do mundo. Possui reconhecido comprometimento com a responsabilidade sócio-ambiental, levando-a em conta em todas as ações que permeiam o negócio da empresa. Além disso, a empresa destina aproximadamente 1% da receita líquida ao investimento social privado, focando suas ações na preservação do meio ambiente e disseminação da cultura e da educação.

MÓDULO 1

AGENDA

1


L

AGENDA

22 e 23 DE FEVEREIRO

Liderança

ÉTICO-CRISTÃ

Conteúdo

• Principais elementos de uma liderança cristã

• Liderança como serviço, testemunho e presença

• Liderança baseada na pedagogia de Jesus

PE. MARCIAL Maçaneiro Licenciado em Estudos Sociais e doutor em Teologia Dogmática pela Pontificia Universidade Gregoriana, de Roma. Verificador do MEC para cursos de Filosofia e Teologia no Brasil, membro do Comitê Teológico SCJ Internacional e assessor da CNBB. Autor de livros, entre eles: Eros e espiritualidade: desejo e mistério no cotidiano da fé, pela Paulus.

Conteúdo • Ética, economia e sociedade

JUNG MO Sung Teólogo católico leigo, professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Desenvolve trabalhos em religião e educação, teologia e economia, Igreja e sociedade, neoliberalismo, globalização e solidariedade. Entre as várias obras editada está Sujeito e sociedades complexas: para repensar os horizones utópicos, pela Vozes.

Case- Pastoral da Criança GESTÃO EFICIENTE DE UM PROJETO CRISTÃO

MÓDULO 2

A Pastoral da Criança, organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, é uma organização comunitária, de atuação nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. Seu objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, desde a concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizadas por mais de 260 mil voluntários capacitados.

NELSON ARNS Neumann graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atuou como missionário leigo na Diocese de Bacabal, Maranhão. Coordenador Nacional Adjunto da Pastoral da Criança.


22 e 23 DE MARÇO

Elementos Históricos e

PRINCÍPIOS MARISTAS Conteúdo • História do Fundador e primeiros Irmãos • Identidade e valores marista • Cartas e documentos • Sociedade de Maria • Estrutura e organização do Instituto

IR. ANDRE Lanfrey Religioso marista francês, doutor em História pela Universidade de Lyon, França. Especialista em história da educação, coordena a Comissão Internacional do Patrimônio Espiritual Marista. Autor de vários artigos sobre História de Champagnat e Espiritualidade Marista. Publicou sua tese: Sécularisation, séparation et guerre scolaire: les catholiques français et l’école (1901-1914), pela Cerf.

Case- Ex-Secretário do Governo Geral Marista para o Laicato MARISTAS NO MUNDO – IRMÃOS E LEIGOS EM MISSÃO COMPARTILHADA O chamado de Marcelino se renova e se atualiza na realidade desafiadora de nossos tempos. Irmãos, leigas e leigos se sentem, reciprocamente, chamados a responder ao mesmo apelo. Por isso, o 21º Capitulo Geral recorda a necessidade de criar estruturas e processos inéditos para fortalecer nossa corresponsabilidade, respeitando a diversidade, a tradição e os costumes das diversas culturas, para assim favorecer a vida compartilhada, o desenvolvimento de novas formas de vida comunitária, o discernimento, a gestão e a tomada de decisão.

IR. PAU Fornells religioso marista espanhol, responsável pelo secretariado de Laicato junto ao Governo Geral do Instituto, entre 2006 e 2010. Escreveu artigos e livros, entre eles: Doctrina Social de La Iglesia, pela Universidad Técnica Particular de Loja.

MÓDULO 3

AGENDA

3


C

AGENDA

19 e 20 DE ABRIL

Champagnat

EMPREENDEDOR

Conteúdo

MÓDULO 4

• Perfil empreendedor de Marcelino Champagnat

4

• Expansão Marista no mundo: avanços e desafios

• 200 anos de Instituição

Ir. Juan Miguel Anaya Religioso marista, procurador-geral do Instituto Marista junto à Santa Sé. Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Publicou sua tese: La expulsión de los religiosos: um recorrido histórcdio que muestra El interes pastoral de la Iglesia.

Case- Gestores e Gestoras da Província Marista do Brasil Centro-Sul PARTILHA DE BOAS IDEIAS No último case, o Curso propõe a partilha das idéias pensadas e discutidas por seus participantes ao longo dos módulos. Será oportunidade única para a reflexão mais profunda sobre as práticas da gestão por valores na Província Marista do Brasil Centro-Sul.

MÓDULO 5

Haverá apresentação de trabalhos e Mesa Redonda com participantes do Curso.

5

L’HERMITAGE

AGENDA

Peregrinação

12 a 21 DE MAIO

L’HERMITAGE

França/ Itália

• Peregrinação aos lugares históricos significativos do Instituto Marista e da Igreja.

LA VALLA

MAISONNETTE

MARLHES

ROSEY

FOURVIÈRE

SAINT-GENIS-LAVAL

ROMA


Datas e Horários

O Curso de Gestores Marista é uma promoção da Província Marista do Brasil Centro-Sul, através do Setor de Vida Consagrada e Laicato. CURSO PRESENCIAL 25 e 26 de janeiro 22 e 23 de fevereiro 22 e 23 de março 19 e 20 de abril VIAGEM AOS LUGARES MARISTAS

12 a 21 DE MAIO

Todas as datas dos módulos presenciais correspondem a terças e quarta-feiras. O início será às 8h30 da terça-feira e o término às 13h da quarta-feira.

Local

Hospedagem

Hotel Mabu Parque Resort Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2609, Curitiba – PR

Com o intuito de gerar sinergia e otimizar o tempo disponível, a Província convida todos os gestores a se hospedarem no Hotel Mabu Parque Resort nos dias de realização de cada módulo. O check-in será às 12h do primeiro dia do módulo e o check-out às 12h do dia seguinte, correspondendo a uma diária. Diárias excedentes que estejam fora dessa programação ficarão sob responsabilidade do gestor/unidade.

Refeições

As refeições, durante os módulos presenciais, acontecerão no próprio Hotel, de acordo com a seguinte programação: 1º Dia Coffeebreak Almoço Coffeebreak Jantar

2º Dia Café da Manhã Coffebreak Almoço

As despesas com Frigobar são de responsabilidade dos participantes.

Locomoção

Informações

• Para facilitar a locomoção, a Província deixará à disposição dos participantes do Curso um ônibus. No primeiro dia de cada módulo, sairá do CMMC, às 7h30, em direção ao Hotel, e retornará, no dia seguinte ao CMMC, saindo do Hotel às 14h30. • Os carros poderão ficar estacionados no CMMC. • As despesas com transporte saindo do aeroporto ou da rodoviária até o Hotel/CMMC são de responsabilidade do gestor ou de sua Unidade. Para mais informações sobre o Curso de Formação para Gestores acesse www.vidamarista.org.br

INFORMAÇÕES GERAIS

Investimentos


www.vidamarista.org.br

FORMAÇÃO PARA GESTORES - Uma Gestão por Valores  

FORMAÇÃO PARA GESTORES - Uma Gestão por Valores. Província Marista do Brasil Centro Sul

Advertisement