Folheto TESP P.PORTO 2022

Page 1

POLITÉCNICO DO PORTO I N S TI T U T O S U P E R IO R D E E N G E N HA RI A D O P O R T O I N S TI T U T O S U P E R IO R D E C O N TA BI L I DA D E E A D M I N I S T R AÇ ÃO D O P O R T O E S C O L A S U P E R IO R D E E DU C AÇ ÃO E S C O L A S U P E R IO R D E M Ú S I C A E A R T E S D O E S P E TÁC U L O E S C O L A S U P E R IO R D E T E C NO L O G I A E G E S TÃO E S C O L A S U P E R IO R D E S A Ú D E E S C O L A S U P E R IO R D E H OT E L A RI A E T U R I S M O E S C O L A S U P E R IO R D E M E D I A A R T E S E D ES I G N

A crescente dependência das sociedades em relação à energia e, em particular, à energia elétrica, as preocupações com a escassez dos recursos fósseis, o aumento gradual e acentuado dos seus preços, os problemas ambientais associados ao uso dos mesmos, motivam a uma crescente preocupação económica, ambiental e de sustentabilidade.

As inovações da Engenharia Eletrotécnica potenciaram a 4.ª Revolução Industrial (Indústria 4.0), responsável pelas principais inovações tecnológicas nas áreas da automação, controlo e tecnologias da informação, visando a melhoria dos processos de fabrico. Funções de técnico superior em diversas áreas como Eletrónica, Automação, Energia, Programação, Controlo e Instrumentação: Técnico de Automação -Técnico de Automação Industrial e Robótica - Técnico de Eletrónica e Automação - Técnico de Processo Técnico Industrial.

Tecnologia Mecânica

I N S TI T U T O S U P E R IO R D E E N G E N HA RI A D O P O R T

Profissionais que desenvolvem aplicações informáticas em ambiente empresarial, utilizando tecnologias baseadas em serviços e metodologias ágeis de desenvolvimento. Há falta de 20 mil profissionais em Tecnologias de Informação e Comunicação em Portugal, pelo que o curso de Desenvolvimento Ágil de Software se afirma como uma excelente oportunidade.

Na indústria da atualidade verifica-se uma crescente necessidade de quadros técnicos intermédios com conhecimentos consistentes nas áreas dos materiais e processos tecnológicos, da construção mecânica e de projeto.

Energia, Eficiência e Sustentabilidade

Automação,O Robótica e Controlo Industrial

Integração em empresas da área das instalações elétricas, energias renováveis e serviços energéticos. Atividades de projeto, comercialização, instalação e manutenção.

Técnico superior em diversas áreas da indústria metalomecânica e afins - Funções na área do desenvolvimento de produtos, construção mecânica e equipamentos - Funções na implementação de processos de fabrico - Funções na coordenação de atividades de produção.

Georrecursos, Construção e Ambiente

I N S TI T U T O S U P E R IO R D E E N G E N HA RI A D O P O R T Metrologia,O

Desenvolvimento Ágil de Software

A Geotecnia está relacionada com a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia na implementação de soluções relacionadas com o solo e o subsolo e com a gestão sustentável dos georrecursos.

Laboratórios de Mecânica de Solos em empresas privadas de construção civil ou em organismos estatais e estabelecimentos do ensino superior - Obras públicas como vias rodoviárias, com movimentação de terras (escavação e aterro) e pavimentaçãoPedreiras de matérias primas destinadas à construção e de rochas ornamentais - Oficinas de serração de rocha ornamental. Instrumentos e Qualidade A Metrologia, domínio do conhecimento relativo à medição, tem uma natureza transversal a todas as especialidades da engenharia e serve um vasto conjunto de atividades económicas, científicas e legais. Gestão e manutenção de equipamentos hospitalares na área da saúde - Gestão e manutenção de equipamentos nas áreas do ambiente, indústria, energia, serviços, laboratórios de investigaçãoTécnicos de Metrologia, Instrumentação e Qualidade nas Indústrias, laboratórios fornecedores de serviços metrológicos de calibração e de ensaios - Apoio técnico na implementação de programas de qualidade e confiabilidade metrológica. Sistemas Eletromecânicos Os desafios da indústria são cada vez maiores, exigindo maior produtividade e qualidade e, ainda, custos mais baixos. Para responder a estes desafios há necessidade de desenvolver, implementar e garantir a manutenção de equipamentos eletromecânicos. No mercado nacional, verifica-se uma escassez de quadros intermédios para implementar as soluções que esta indústria exige. Indústrias de fabrico de máquinas e equipamentos - Manutenção industrial - Controlo de sistema produtivos.

Desenhado com o objetivo de dotar o Técnico Superior de uma formação teórica e prática consolidada, permitindo-lhe adquirir conhecimentos multidisciplinares, em áreas fundamentais da Gestão de Tecnologias para a Inovação das Organizações. A ênfase do curso situa-se na gestão de tecnologias, o que implica um trabalho concertado de integração de competências da área de sistemas de informação com tecnologias de informação, com o objetivo centrado na Inovação Organizacional.

Comércio e Gestão de Negócios de Moda

Técnico comercial - Gestor de vendas - Prospetor de mercadosGestor de clientes.

Tecnologias Aplicadas à Comunicação Internacional em PME O técnico estará preparado para produzir, traduzir e interpretar conteúdos empresariais, de complexidade média (em, de ou para português, inglês e espanhol), com recurso a tecnologias e técnicas adequadas, e mediar questões de comunicação e diversidade cultural em contexto organizacional.

I N S TI T U T O S U P E R IO R D E C O N TA BI L I DA D E E A D M I N I S T R AÇ ÃO D O P O R T GestãoO de Tecnologias para a Inovação

I N S TI T U T O S U P E R IO R D E C O N TA BI L I DA D E E A D M I N I S T R AÇ ÃO D O P O R T VendasO

Um espírito de análise, compreensão dos mercados internacionais e dos seus principais atores, bem como estratégias de abordagem, permitem que estes profissionais se afirmem como uma mais valia para as organizações.

Os diplomados podem ingressar em dois dos cursos de qualificação de nível 6 oferecidos no ISCAP: Assessoria e Tradução e Comunicação Empresarial.

Técnico Superior Profissional de tecnologias para a InovaçãoGestor de Tecnologias - Supervisor no suporte técnico a utilizadores dos sistemas informáticos - Supervisor de programas de incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Produtos e Processos Organizacionais - Supervisor no suporte às tecnologias, como forma de potenciar a inovação de processos e produtos - Gestor de Projetos Tecnológicos.

Relações Públicas e Organizações de Eventos Forma profissionais aptos a conceber, gerir e controlar planos de Relações Públicas, bem como organizar, preparar, orçamentar e implementar eventos, integrados no plano de Comunicação Estratégica das organizações, recorrendo aos diversos meios tecnológicos, técnicas de RP e organização de eventos, com capacidade de adaptação a situações inesperadas, potenciando a notoriedade e prestígio das organizações, dos seu produtos e serviços.

Técnico de Relações Públicas - Técnico de Organização de EventosTécnico de Comunicação Organizacional. Este perfil permite a atuação profissional em: - Empresas, Fundações, Associações e

para Mercados Internacionais

O curso promove a aquisição de competências para apoiar, desenvolver e gerir negócios de moda, através do desenvolvimento de conhecimentos e aptidões ligados à pesquisa e prospeção de novos mercados e clientes na área da moda, à identificação de apoios existentes na criação de empresas, à criação da marca e gestão da empresa e à realização das vendas dos seus produtos/serviços.

Empresário/Negócio próprio na área da moda - Inserção em gabinetes/empresas de produção, distribuição e comercialização de bens relacionados com a moda - Assistente/ Promotor de vendasApoio ao e-commerce - Gestor de conteúdos (social media) na área da moda /negócios de moda - Consultor de Imagem (em lojas, espaços de beleza e saúde, atendimento individualizado ao domicílio, acompanhamento e orientação de compras, etc.)Stylist/Stylist Assistant - Fashion forecaster - Blogger de moda.

Apoiar na decisão de funções de planeamento, organização, direção e controlo da empresa, gerindo recursos e procurando soluções, fazendo uso pleno dos sistemas integrados de gestão.

O curso visa formar profissionais aptos a coordenar e executar atividades associadas à gestão do ponto de venda, apoiando também o planeamento, organização, direção das equipas comerciais do ponto de venda. Assistente de loja - Assistente de serviços de restauração e hotelaria - Apoio a loja on-line - Empresário na área do comércioConsultor imobiliário - Consultor turístico - Promotor de vendasAssistente Comercial - Coordenador de equipa de Vendas - Criação de conteúdos digitais para o ponto de venda.

E S C O L A S U P E R IO R D E E DU C AÇ Ã IlustraçãoO

ContabilidadeO

I N S TI T U T O S U P E R IO R D E C O N TA BI L I DA D E E A D M I N I S T R AÇ ÃO D O P O R T

Confere Diploma de Técnico Superior Profissional, com qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Possibilita desenvolver a atividade profissional em: Escolas de surf - Escolas de montanhismo - Parques temáticos com atividades desportivas ligadas à natureza - Empresas de eventos desportivos relacionadas com o turismo e desporto de natureza, entre outras.

Desporto e Turismo de Natureza

Gestão Comercial do Ponto de Venda

Gráfica

Formar Técnicos de Desporto e Turismo de Natureza, vocacionados para conceber, planificar, organizar e acompanhar programas de atividades desportivas de natureza, enquadrando autonomamente os clientes participantes e participando na gestão e manutenção de instalações e equipamentos.

Apoio à Decisão

O curso visa formar Técnicos Superiores aptos a exercer atividades nos domínios da contabilidade e de gestão administrativa, financeira e de recursos humanos, organizar, preparar e apresentar soluções de natureza contabilística, administrativa, económica, financeira e laboral e assegurar a informação necessária ao processo de tomada de decisão de PME.

para a Gestão de PME

Técnico de contabilidade - Técnico administrativo - Técnico do departamento financeiro - Consultor nas áreas da contabilidade e fiscalidade, das finanças, de recursos humanos e administrativaAssessor do órgão de gestão/administração - Quadro médio em entidades privadas em áreas administrativas/financeiras e de recursos humanos.

Serviços de Tecnologia Educativa

O curso visa a formação de técnicos com competências ao nível da produção e fabricação de recursos didáticos e educativos de base tecnológica, que poderão centrar a sua ação em diferentes estabelecimentos de ensino, respondendo às necessidades específicas de cada um e apoiando a implementação de projetos pedagógicos. Escolas, empresas especializadas na promoção de espaços educativos e culturais (públicos e privados), de atividades de enriquecimento curricular e ocupação de tempos livres, clubes.

Poderão exercer funções em áreas do planeamento, da organização, da direção e do controlo de empresas, gerindo recursos e procurando soluções, fazendo pleno uso dos sistemas integrados de gestão. Cadeias de abastecimento/distribuiçãoArmazenamento - Venda a retalho - Indústria - LogísticaProdução ou serviços. e Produção Este Técnico Superior é um profissional capaz, de conceber, planear e executar ilustração e objetos gráficos de comunicação, de forma autónoma e precisa, integrando tecnologias digitais e analógicas. Criar e gerir o negócio próprio ou participar em equipas de conceção e produção de ilustração e composição gráfica de texto com imagem.

Programadores de sistemas de luz/vídeo - Técnico de integração de sistemas luz/vídeo - Assistente de Designer de luzAssistente de direção/produção técnica.

TecnologiasO de Dados e Visualização de Informação Atualmente, as organizações a lidar com um mercado cada vez mais volátil e com cada vez mais variáveis que afetam tanto os processos de tomada de decisão quanto a necessidade de compartilhamento de informações com todos os agentes envolvidos.

Curso de Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações que confere o Diploma de Técnico Superior Profissional e desenvolve as competências técnicas específicas para iniciar uma atividade profissional capaz de coordenar uma PME. Gestor de PME,especialmente vocacionado para o desenvolvimento de planos de marketing e de vendas para PME - Gestor de equipas comerciais, responsável pela elaboração e coordenação de planos de negócios e estratégias comerciais para PME - Coordenador de projetos de internacionalização de PME.

Criar e gerir o negócio próprio ou participar em equipas de conceção e produção de ilustração e composição gráfica de texto com imagem. Informática Jurídica O curso visa a formação de técnicos com formação destinada ao exercício de uma atividade profissional na área jurídica, facilitando a inserção no mercado de trabalho competitivo e exigente. A exponencial expansão das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) a todas as áreas de atividade humana.

Os profissionais prestam apoio administrativo a gabinetes jurídicos, seja em entidades públicas ou privadas, com conhecimentos básicos de secretariado, procedimento administrativo e processo judicial, que exige sólidos conhecimentos de informática.

O curso desenvolve as competências técnicas específicas para iniciar uma atividade profissional no domínio da gestão industrial assente em princípios da Indústria 4.0. Técnico de operações e processos industriais - Técnico de logística em empresas industriais, comerciais e de serviços, nomeadamente, gestão do aprovisionamento, gestão da cadeia de abastecimento e gestão da distribuição - Técnico de sistemas de informação para a gestão industrial e para a logística - Gestor de PME - Consultor de processos industriais e logísticos.

Este diplomado detém as competências técnicas específicas para planear, analisar, desenhar e desenvolver aplicações para a web e para dispositivos móveis.

Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis

Programador de software, especialmente vocacionado para o desenvolvimento de aplicações para ambiente web e dispositivos móveis -Técnico especialista em tecnologias e serviços web e/ou móveis - Administrador de plataformas digitais empresariais (públicas ou privadas) - Gestor de produtos de software.

E S C O L A S U P E R IO R D E T E C NO L O G I A E G E S TÃ

Gestão Industrial 4.0

E S C O L A S U P E R IO R D E M Ú S I C A E A R T E S D O E S P E TÁC U L O E S C O L A S U P E R IO R D E T E C NO L O G I A E G E S TÃ

Gestão e Negócio de PME

Cibersegurança, Redes e Sistemas Informáticos O curso visa formar profissionais capacitados para realizar tarefas de instalação, configuração e manutenção de redes e sistemas informáticos de apoio às diferentes áreas da organização, e assegurando a sua manutenção e funcionamento de modo otimizado e seguro.

Administrador de Redes e Sistemas Informáticos - Técnico de Segurança Informática - Operador de Helpdesk - Técnico Superior Profissional de Informática.

ProgramaçãoO

de Sistemas de Iluminação Cénica O curso visa conferir qualificação na área de instalação e programação de sistemas de iluminação cénica e destina-se a pessoas com experiência nas áreas abordadas.

Gestor de Sistemas de Gestão da Qualidade, do Ambiente e da Segurança e Saúde no Trabalho - Colaborador de departamento da Qualidade - Técnico de Ambiente - Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho (não certificado) - Auditor interno de Sistemas de Gestão.

Gestão Integrada de Sistemas

Diretor de F&B - Diretor de Restaurante - Chefe de mesaEmpregado(a) de mesa - Empregado(a) de bar - Empregado(a) de Room-service - Ecónomo.

Visa conferir qualificação para planear, gerir e coordenar todas as operações de produção e serviço de restauração e catering, organizar, gerir e supervisionar as equipas de trabalho, etc.

Motion Design e Efeitos Visuais

de Marketing e Comércio Digital Profissional que planeia, organiza, coordena e controla as diferentes atividades que compõem a operação de marketing e vendas, realizadas através de canais tradicionais e digitais.

E S C O L A S U P E R IO R D E T E C NO L O G I A E G E S TÃO E S C O L A S U P E R IO R D E S AÚ D GestãoE

Serviços de Restauração e Catering

O gestor tem como principais funções planear, gerir e colaborar na implementação de sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança no trabalho nas organizações e elaborar análises económica e financeira dos projetos empresariais.

Laboratórios de instituições de ensino, de Química e Bioquímica de monitorização ambiental, de Química e Bioquímica de controlo alimentar e controlo de qualidade, de ciências forenses - Indústria alimentar - Indústria Química e Bioquímica - Indústria farmacêutica e de cosméticos - Empresas de equipamento especializado.

Profissional responsável por acompanhar e orientar trabalhos de obras de construção em geral e de reabilitação, desde o planeamento e preparação inicial até à fase da sua conclusão.

Práticas Laboratoriais em Próteses Auditivas Profissionais com formação para apoio laboratorial em reabilitação auditiva, especificamente: elaboração de moldes, montagem e reparação de próteses auditivas, de acordo com aconselhamento por parte do Audiologista.

RI

Visa conferir qualificação na área conceção e realização de projetos de motion design e de efeitos visuais/sonoros, aplicados a diferentes meios e formatos que cruzam as áreas do audiovisual, da multimédia e do design de comunicação. Empresas de Criação e Produção de Audiovisuais - Empresas e serviços de Visualização de Arquitetura, Design de Comunicação e Design de Jogos - Designer e Técnico de Motion Design e Efeitos Visuais - Artista e Técnico 3D - Animador Digital - Visualizador Digital Designer e Editor de Som e Vídeo - Técnico de Captura de Movimento.

Laboratórios de moldagem de Centros de Próteses AuditivasOficinas de Reparação - Receção de Centros de Próteses Auditivas.

E S C O L A S U P E R IO R D E S AÚ D E

Laboratórios de Química e Bioquímica Formação na área da Química e Bioquímica, com a aquisição de competências gerais e científicas, assim como técnicas e profissionalizantes na área de formação. L A S U P E R IO R D E H OT E L A A E T U R I S M O E S C O L A S U P E R IO R D E M E D I A A R T E S E D ES I G N

Técnicas de Supervisão na Construção

Controlo e Qualidade

Alimentar Profissional qualificado para executar, acompanhar e supervisionar as atividades e operações ligadas à produção e controlo de qualidade dos géneros alimentícios frescos e transformados. Grandes superfícies comerciais de géneros alimentícios (Hipermercados) - Mercados Abastecedores Unidades Agroindustriais - Empresas agroindustriais (leite e laticínios, carnes, vinicultura, pescado) - Empresas hortofrutícolas - Panificação e Pastelaria, Laboratórios de análise de alimentos, de águas e embalagens - Organismos de Controlo e Certificação de Produtos Alimentares, Organizações de agricultores (ex: Cooperativas)Empresas ligadas ao setor secundário e setor terciário.

E S C O

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.